PDA

Ver Versão Completa : Ventilador do A/C Grand Cherokee 98 Disparado!



UpGrade
29/07/2008, 20:55
Amigos, procurei em todos os tópicos um problema igual ao meu mas não encontrei!

Sou do RS (Porto Alegre), novo no fórum, aliás abraço a todos! e tbém novato nas Cherokees, A uns 2 meses adquiri uma ZJ 98 e não havia tido nenhum problema, fiz a troca dos óleos dos diferenciais conforme recomendações aqui do forum, troquei tbém o Fluido do CA, tudo pq sou meio chato em relação a revisões e manutenções preventivas para que não precise haver muitas corretivas que geralmente são caras, ainda mais no caso de um carro diferenciado como a ZJ.
Bom a questão é a seguinte, hj eu estava andando numa estrada irregular, há dias chove muito além do normal aqui no sul, muitos buracos, poças dágua e lugares alagados mesmo, muitas vibrações e solavancos no carro qdo de repente o ventilador do ar condicionado disparou!,ficou em velocidade elevada como se o botão estivesse na posição HI, parei o carro, desliguei a chave e pude perceber que o ventilador continuava funcionando só que agora em velocidade quase imperceptível. Como precisava descer em um lugar, procurei no manual qual fusível seria o responsável pelo ventilador do A/C, achei o fusível de nº 12, retirei-o e o ventilador não desligou! Dei mais uma olhada no manual e achei um outro fusível que trata de ventilação forçada, A/C e mais outras coisas, retirei o fusível e nada do ventilador parar!, daí chequei todos os fios que chegavam no motor do ventilador abaixo do porta-luvas e vi que havia um soquete branco duplo, desconectei-o e o ventilador parou.

Vai longe ainda a piração... hahahaha

Então fiz o que tinha que fazer e fui pra casa com o ventilador desligado, chegando em casa religuei o fio e o ventilador estava funcionando ainda, mesmo com a chave do ventilador na posição off, religuei o ar condicionado, coloquei o botão do ventilador em LO e fui andar pra ver, notei a seguinte coisa, qdo se acelera o motor o ventilador do A/C acelera junto! até chegar na velocidade maxima, qdo freio e paro ele volta pra velocidade mínima!, gostaria de saber se existe ligação da aceleração do carro com o motor do ventilador do A/C, algum sensor, vácuo, se pode ter molhado algo, notei que de tanta água que eu atravessei haviam alguns pingos na caixa de fusível tbém, que parecem ter entrado por algum lugar ou na parede de fogo do lado do carona, ou pela caixa de rodas, verifiquei assim por cima mas não vi nenhum tampão faltando, alguém por aí pode me ajudar? :parede:

Desculpe o texto, mas é que o problema me pareceu mesmo complexo e louco! :pensativo:

Abraço a todos !

nzardo
30/07/2008, 15:57
Up,

O seu a/c é com controle automático de temperatura ?? se for pode ser q o módulo q controla a velocidade esteja com problema...., :pensativo:... como pode ser tambem algum mal contato ou curto no rele q fica junto ao sistema...., salvo adaptações vc não deve ter acertado qual é o fusivel do a/c..... verifique tambem a conexão do controle do a/c.... ;)

A agua pode ser q o dreno do a/c esta entupido... pesquise no forum q tem matéria sobre o assunto.... ou pode ser tambem q o para brisa esta começando a descolar permitindo a entrada de agua... :concordo:

UpGrade
30/07/2008, 20:59
Up,

O seu a/c é com controle automático de temperatura ?? se for pode ser q o módulo q controla a velocidade esteja com problema...., :pensativo:... como pode ser tambem algum mal contato ou curto no rele q fica junto ao sistema...., salvo adaptações vc não deve ter acertado qual é o fusivel do a/c..... verifique tambem a conexão do controle do a/c.... ;)

A agua pode ser q o dreno do a/c esta entupido... pesquise no forum q tem matéria sobre o assunto.... ou pode ser tambem q o para brisa esta começando a descolar permitindo a entrada de agua... :concordo:


Valeu amigo, mas levei o carro em uma casa especializada em ar condicionado e descobrimos que a resistência eletronica do motor do ventilador (uma caixinha com dissipadores de calor que fica atrás do motor do ventilador, debaixo do porta-luvas, deve ser esse módulo que falas) molhou, conduziu eletricidade e enlouqueceu, o eletricista desmontou, secou, fez uma boa limpeza, remontou, religou o soquete que eu havia desconectado e o troço ficou zero!, o meu ar condicionado é aquele que tem o controle digital, primeiro tem o botão do ventilador, segundo botão das posições de entrada de ar e depois tem um display com as informações de temperatura, recirculação, etc, a questão é que o carro passou numa água muito alta e segundo o cara passou pelo filtro de polen que fica atrás daquela tela plastica (aqui no sul chamamos de churrasqueira!, pois o dreno não estava entupido, com o A/C ligado pinga aquela água normal lá na rua), entrou pelo ventilador, desceu pela caixa de evaporação (acho q é isso) e molhou a tal resistência essa, após isso como estávamos em dúvida ainda, pegamos uma mangueira e começamos a molhar vários pontos, perto do vidro (pois achamos tbém que o vidro pudesse estar descolando), na churrasqueira, dentro da caixa de rodas etc, mas não molhou mais nada, acreditamos que como eu vinha rápido e de repente peguei esse "bolsão" de água a água entrou meio que sob pressão lá pra dentro, como molhou o filtro aproveitei para trocá-lo tbém, mas enfim o mistério está resolvido :palmas: e eu feliz com o jipão! é guerreiro! Se tu visse onde passei!! hahahahaha:lol:

PS.: Como é bom rir depois de um problema resolvido né!?

Grande abraço amigo e obrigado pela presteza!

Certamente nos falaremos mais ao longo da vida do meu "brucutu"..:concordo:

nzardo
31/07/2008, 10:05
Up,

Beleza q resolveu com o ''secamento''...:-D, ainda bem q o danado não queimou........ e agora cuidado com as 'pocinhas'...... :twisted:

UpGrade
31/07/2008, 11:52
Up,

Beleza q resolveu com o ''secamento''...:-D, ainda bem q o danado não queimou........ e agora cuidado com as 'pocinhas'...... :twisted:

hahahaha...é, assim to começando a aprender!!

Valeu!!

J Pinho
31/07/2008, 20:25
Valeu amigo, mas levei o carro em uma casa especializada em ar condicionado e descobrimos que a resistência eletronica do motor do ventilador (uma caixinha com dissipadores de calor que fica atrás do motor do ventilador, debaixo do porta-luvas, deve ser esse módulo que falas) molhou, conduziu eletricidade e enlouqueceu, o eletricista desmontou, secou, fez uma boa limpeza, remontou, religou o soquete que eu havia desconectado e o troço ficou zero!, o meu ar condicionado é aquele que tem o controle digital, primeiro tem o botão do ventilador, segundo botão das posições de entrada de ar e depois tem um display com as informações de temperatura, recirculação, etc, a questão é que o carro passou numa água muito alta e segundo o cara passou pelo filtro de polen que fica atrás daquela tela plastica (aqui no sul chamamos de churrasqueira!, pois o dreno não estava entupido, com o A/C ligado pinga aquela água normal lá na rua), entrou pelo ventilador, desceu pela caixa de evaporação (acho q é isso) e molhou a tal resistência essa, após isso como estávamos em dúvida ainda, pegamos uma mangueira e começamos a molhar vários pontos, perto do vidro (pois achamos tbém que o vidro pudesse estar descolando), na churrasqueira, dentro da caixa de rodas etc, mas não molhou mais nada, acreditamos que como eu vinha rápido e de repente peguei esse "bolsão" de água a água entrou meio que sob pressão lá pra dentro, como molhou o filtro aproveitei para trocá-lo tbém, mas enfim o mistério está resolvido :palmas: e eu feliz com o jipão! é guerreiro! Se tu visse onde passei!! hahahahaha:lol:

PS.: Como é bom rir depois de um problema resolvido né!?

Grande abraço amigo e obrigado pela presteza!

Certamente nos falaremos mais ao longo da vida do meu "brucutu"..:concordo:




Up, estamos sempre aprendendo. Onde fica este filtro de polem que voce citou. Da pra informar onde podemos ver no manual de Parts? Se puder poe fotos.

tonatto
31/01/2017, 16:46
Galera, e o que pode ser aquele barulho chato do motor do ventilador?Consigo desmontar e lubrificar esse eixo do ventilador ?Alguém sabe como tenho acesso ao motor o ventilador ?Valew!

tonatto
31/01/2017, 22:32
Opa, sabe me dizer onde fica o motor do ventilador ?O meu está fazendo um barulho chato..



Valeu amigo, mas levei o carro em uma casa especializada em ar condicionado e descobrimos que a resistência eletronica do motor do ventilador (uma caixinha com dissipadores de calor que fica atrás do motor do ventilador, debaixo do porta-luvas, deve ser esse módulo que falas) molhou, conduziu eletricidade e enlouqueceu, o eletricista desmontou, secou, fez uma boa limpeza, remontou, religou o soquete que eu havia desconectado e o troço ficou zero!, o meu ar condicionado é aquele que tem o controle digital, primeiro tem o botão do ventilador, segundo botão das posições de entrada de ar e depois tem um display com as informações de temperatura, recirculação, etc, a questão é que o carro passou numa água muito alta e segundo o cara passou pelo filtro de polen que fica atrás daquela tela plastica (aqui no sul chamamos de churrasqueira!, pois o dreno não estava entupido, com o A/C ligado pinga aquela água normal lá na rua), entrou pelo ventilador, desceu pela caixa de evaporação (acho q é isso) e molhou a tal resistência essa, após isso como estávamos em dúvida ainda, pegamos uma mangueira e começamos a molhar vários pontos, perto do vidro (pois achamos tbém que o vidro pudesse estar descolando), na churrasqueira, dentro da caixa de rodas etc, mas não molhou mais nada, acreditamos que como eu vinha rápido e de repente peguei esse "bolsão" de água a água entrou meio que sob pressão lá pra dentro, como molhou o filtro aproveitei para trocá-lo tbém, mas enfim o mistério está resolvido :palmas: e eu feliz com o jipão! é guerreiro! Se tu visse onde passei!! hahahahaha:lol:

PS.: Como é bom rir depois de um problema resolvido né!?

Grande abraço amigo e obrigado pela presteza!

Certamente nos falaremos mais ao longo da vida do meu "brucutu"..:concordo: