Conectar

Ver Versão Completa : Equipamentos de sobrevivencia na trilha.

raphaelmacae
29/07/2008, 18:46
Pessoal, procurei pelo forum e não achei nenhum topico com este objetivo.

A intenção é reunir todos os jipeiros aqui para discutirmos o que levar nas nossas viaturas para eventuais emergencias nas trilhas,expedições e viajens.

- kit de primeiros socorros completo
- pá
- machadinha
- facão
- bussula
- fosforos e isqueiro
- barraca
- cinta para reboque
- luvas
- manilhas
- caixa de ferramentas completa
- lanterna
- fusiveis
- kit reparo de pneus
- compressor para encher pneus
- prancha para desatolar
- bom macaco tipo high lift
- pilhas e baterias
- radios(px ou/e py)
- 1 muda de roupa
- casaco
- um pouco de agua e comida

Acho que estes itens são de muita utilidade em nossas viaturas, as vezes saimos de casa para uma simples trilha no meio do mato mas nunca sabemos o que o pode acontecer, por aqui na maioria dos lugares de trilha não pega celular e para chegar em algum lugar de apoio chega-se a andar mais de 30km.

com certeza esqueci de colocar mais coisas aí voces vão adicionando.

EDUARDO LEITE VALEIXO
29/07/2008, 20:32
Oi Rafael
Bem Pensado E De Grande Valia Pois Quase Sempre Que Se Vai Para A Trilha Um Confia No Outro Que Vai Levar O Kit E Termina Todo Mundo Na Mão.
Um Abraço.
Eduardo Valeixo

Joao Baeta
29/07/2008, 21:47
Oi Rafael
Bem Pensado E De Grande Valia Pois Quase Sempre Que Se Vai Para A Trilha Um Confia No Outro Que Vai Levar O Kit E Termina Todo Mundo Na Mão.
Um Abraço.
Eduardo Valeixo
:arrow:Boa iniciativa Rapha!
A gente nunca sabe no futuro né? :pensativo:

Joao Baeta
29/07/2008, 21:59
- kit de primeiros socorros completo
- pá
- machadinha
- facão
-Enxada
- bussula
- fosforos e isqueiro
- barraca
- cinta para reboque
- luvas
- manilhas
- caixa de ferramentas completa
- lanterna
- fusiveis
- kit reparo de pneus
- compressor para encher pneus
- prancha para desatolar
- bom macaco tipo high lift
- pilhas e baterias
- radios(px ou/e py)
-TalkBout
- 1 muda de roupa
- casaco
- um pouco de agua e comida
-Correias (Alt/DH/ar/dentada)

:arrow:Coloquei alguns na lista... Em negrito!
Abssssssssssss

zero_sp
29/07/2008, 22:06
Já vi um tópico assim, não consigo achar.:parede:
A busca ficou ruim depois que tem que ficar digitando uma sopa de letrinha.
Mas, já fizeram uma lista sim.

raphaelmacae
30/07/2008, 06:34
Já vi um tópico assim, não consigo achar.:parede:
A busca ficou ruim depois que tem que ficar digitando uma sopa de letrinha.
Mas, já fizeram uma lista sim.

fala amigo Zero, antes de abrir o topico tambem dei uma procurada e nao encontrei nada parecido, provavelmente deve existir um topico assim, mas esta perdido no fundo do bau.. derrepente algum dos moderadores nos ajude.
obrigado.

a ideia seria deixar este topico fixo na primeira pagina junto com outros topicos importantes tambem.

Elmer_Jeep
30/07/2008, 18:01
Uma pesquisada meia-boca e encontrei alguns topicos com muita coisa legal que da pra reunir numa nova lista.

Peças sobressalentes para expedição (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=609499)

Lista de Sobressalentes para Trilha (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17678)

Caixa de Ferramentas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32918&page=3)

compor meu kit para trilhas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37648)

[]'s

Eduardo Velo
30/07/2008, 21:47
Ia colocar o que levar na cx de ferramentas e sobressalentes , mas o Elmer ja colocou ...
Acrescentaria - Âncora de solo pra regiões sem árvores ...
Não sei como funciona o - G3 da Claro , mas parece que funciona em qqer lugar ;- GPS .

Só pra completar ... a cx de ferramentas e os sobressalentes não vão resolver se for totalmente leigo ... acho que todo aventureiro deveria fazer pelo menos um curso básico de mecanica de auto ...

abs ...

Luciano SHAKALL
31/07/2008, 01:10
Minha contribuição:

:arrow: Kit Vamoquevamo! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29733) .

"... a cx de ferramentas e os sobressalentes não vão resolver se for totalmente leigo ... acho que todo aventureiro deveria fazer pelo menos um curso básico de mecanica de auto ..."Eduardo, mesmo que seja totalmente leigo, é conveniente levar as peças e as ferramentas para trocá-las (ou mesmo só as peças, caso não tenha as ferramentas),
pois "nos Cafundós do Judas", é bem mais fácil encontrar alguém "safo" pra trocar AQUELA peça pra você, do que você achar a peça pra comprar :wink: ...
Concordo com a idéia do curso :concordo: !

[]'s

raphaelmacae
31/07/2008, 09:07
Obrigado pela ajuda elmer, alguns topicos ja existiam mas estava reservado para aventureiros de Toyota e niva, a intenção era colocar um topico para que todos vejam, tire suas duvidas, de opnioes e acrescente algo.

obrigado pela contribuicao SHAKALL, realmente tbm mt importante o topico que passou.

Eduardo, concordo com voce, não entendo nada de mecanica mas procuro ficar sempre por dentro de como funciona as coisas, em breve vou fazer um curso de mecanica para que eu possa ajudar as pessoas e ate mesmo me tirar de alguma enrascada nada trilha.

GuTo_Cerulli
31/07/2008, 11:19
Meus "dois centavos":

- Mangueiras de linha de combustível e abraçadeiras (ou fita hellerman - famoso enforca gato)

Se a lista for tipo um "check-list" antes de ir para trilha, coloca ai:
- Revisão pré-trilha (esses dias ouvi falar de gente que troca embreagem na trilha!!! Ai já é demais...)

[]'s

folgado
31/07/2008, 11:30
Macaco hi-lift e âncora acho fundamentais. Uma pequena pá e duas pranchas de desatolagem vão bem.

Agora não tinha pensado em correias e mangueiras (com abraçadeiras). Não custa nada deixar junto com a caixa de ferramentas.

E se furar o radiador? Não se esqueçam de levar umas bananas :mrgreen: .

[]s

raphaelmacae
31/07/2008, 20:23
sempre tem uma turma que acha q nunca vai quebrar ou precisar de algo na trilha, se cada um tiver um pouco de cada coisa ja iremos ajudar um pouco quando precisarmos...

eu sempre penso em ajudar e quando precisar gostaria que me ajudassem,portanto se eu puder levar algumas coisas pra emergencia levarei sim sem problemas.

joão k. chikui
01/08/2008, 00:42
Sempre levo durepoxi , silver tape, fita isolante , e kit de eletrodos , terminais e fios para solda elétrica com 36V DC. Sempre dei sorte e nunca precisei soldar meu próprio jeep , mas , de colegas , muitas vezes.

GuTo_Cerulli
01/08/2008, 16:49
Sempre levo durepoxi , silver tape, fita isolante , e kit de eletrodos , terminais e fios para solda elétrica com 36V DC. Sempre dei sorte e nunca precisei soldar meu próprio jeep , mas , de colegas , muitas vezes.

João,

Da mais detalhes deste "kit de soldagem"!

[]'s

joão k. chikui
01/08/2008, 19:28
Guto
Simplesmente 3 baterias em serie(cada jeep nosso, para usar guincho elétrico com CCA alto, utilizam duas baterias) . Para isso levo 2 cabos curtinhos de 25 mm2 com terminais para borne . 1 pedaço de fio para terra e um para o alicate.
Devido a alta amperagem da solda com eletrodo revestido, cabo de chupeta não serve.
Guto, para soldar peças finas , que sofrem pouco esforço , pode fazer com 24V DC com eletrodo K46.00 de 2 a 2,5 mm . Mas , para soldas mais fortes(chassi, barra de direção...) melhor usar 36V (3 baterias em série ) com eletrodo k46.00 de 1/8" (3,25 mm).
Imprescindível máscara com filtro 12 (para solda elétrica). Para não dar muito volume, levo uma velha(já quase sucata) com as lentes bem protegidas.
Guto, solda muito bem também com eletrodo de Inox 308L .
OBS:Não derrete K48.00

Ah, algo muito util para reparos no mato é corrente e parafusos(prender feixe de mola quebrado , eixo ...)

Eduardo Velo
01/08/2008, 19:54
. Para isso levo 2 cabos curtinhos de 25 mm2 com terminais para borne . 1 pedaço de fio para terra e um para o alicate. Ah, algo muito util para reparos no mato é corrente e parafusos(prender feixe de mola quebrado , eixo ...)

João , vc leva o alicate que prende o eletrodo na cx de ferramentas ?? , tenho uma maq. de solda e esses dias estava pensando nisso que vc comentou , mas aí eu deveria ter o alicate pra poder segurar o eletrodo né ? , vc sabe se tem outro jeito de segurar o eletrodo ??
Corrente e parafuso ja salvou muitos amigos meus em trilhas ... o maior uso foi em feixe de mola quebrado ... sempre tenho 2 tipos de corrente e muitos parafusos ...

A gente sabe que acaba sendo muita coisa , mas se for em 4 vtrs por ex. da pra dividir entre os 4 pra não levar repetido ...

joão k. chikui
01/08/2008, 23:29
E aí , Edu , Tudo bem??
Edu , na verdade um alicate de pressão morde o fio junto com o eletrodo(já fiz assim algumas vezes, sendo 2 só na trilha do 90) , mas , precisa proteger o cabo com borracha para não levar choque , afinal , nunca quebra em lugares secos.
Edu , levando as duas lentes bem protegidas , com um papelão ou tampa de caixa de isopor , 1 canivete e silver tape vc constrói uma mascara(Eu não levo a mascara , só levo as lentes).
Edu , tem que desligar os terminais de bateria da viatura que será reparada(se já não estiver sem bateria , sendo utilizada no 36V) , e nunca soldar perto do tanque de gasolina.
Edu , me cobre lá no Paca que te empresto uns 2 ou 3 DVD de trilha onde este recurso foi utilizado, por necessidade , lá no meio do mato.

[]s

GuTo_Cerulli
02/08/2008, 11:11
Guto
Simplesmente 3 baterias em serie(cada jeep nosso, para usar guincho elétrico com CCA alto, utilizam duas baterias) . Para isso levo 2 cabos curtinhos de 25 mm2 com terminais para borne . 1 pedaço de fio para terra e um para o alicate.
Devido a alta amperagem da solda com eletrodo revestido, cabo de chupeta não serve.
Guto, para soldar peças finas , que sofrem pouco esforço , pode fazer com 24V DC com eletrodo K46.00 de 2 a 2,5 mm . Mas , para soldas mais fortes(chassi, barra de direção...) melhor usar 36V (3 baterias em série ) com eletrodo k46.00 de 1/8" (3,25 mm).
Imprescindível máscara com filtro 12 (para solda elétrica). Para não dar muito volume, levo uma velha(já quase sucata) com as lentes bem protegidas.
Guto, solda muito bem também com eletrodo de Inox 308L .
OBS:Não derrete K48.00

Ah, algo muito util para reparos no mato é corrente e parafusos(prender feixe de mola quebrado , eixo ...)

Legal isso ai, então fica basicamente os fios e os eletrodos...A única vez que vi esse sistema funcionando, foram duas baterias e os "alicates" de solda eram cabos de chupeta.

[]'s

joão k. chikui
03/08/2008, 07:27
Guto
Pode até funcionar , mas fica uma solda fraca , de baixa penetração. E , derrete no máximo eletrodo de 2,5 mm.
Soldamos com 24V uma F-75com maxxion ST4Plus e pneus 35" na praia Brava na qual a rosca da barra grande espanou tanto que, mesmo adaptando 2 abraçadeiras ,ao mexer no volante o terminal pulava fora da barra. Neste caso deu certo(rodou ainda uns 4 meses) pois tinha a rosca e o rasgo da barra para soldar.

[]s

beetle
04/08/2008, 13:45
Achei bem bacana... vale a pena dar uma olhada no PDF anexo

xibiu!!!
17/07/2016, 20:00
...um tubo grande de desodorante...!!!

como encher pneu com rexona - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=9nnCkWGmRh0)