PDA

Ver Versão Completa : Direção Hidraulica em CJ, quais os riscos???

Marcio Martin
29/07/2008, 14:36
Olá amigos.

Pretendo colocar um DH do santana no meu CJ q ja esta com a direção mecanica do mesmo, porém, algumas pessoas têm me alertado sobre riscos de dirigibilidade, que o CJ ficaria muito mto leve, por tanto mto instável, isso procede? Alguém q possua DH no CJ, por favor deixem seus pareceres.

abraços a todos !!!

Elmer_Jeep
29/07/2008, 15:22
O maior risco está no pensamento limitado de certas pessoas...

Tem um tópico bem extenso aqui na seção falando sobre direção VW nos CJ's.

[]'s

Marcio Martin
29/07/2008, 16:29
Tentei achar por algumas palavras chave, se for facil pra vc, tem como por o link?

Elmer_Jeep
29/07/2008, 16:56
Clica aí ------------> Diferenças de instalação de direção VW (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872)

No final da minha assinatura tem uma página com dicas de como pesquisar e encontrar os resultados mais facil.

[]'s

Elmer_Jeep
29/07/2008, 17:30
Tem as de opala também: Direção Hidráulica em CJ-5 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8)

[]'s

felipemendes
29/07/2008, 17:51
Também vale procurar no Goggle, porque às vezes dá melhor resultado que a procura do forum.

Repondendo à pergunta, uso no meu CJ3A com pneus 32" (235-85-16 recauchutados) a direção mecânica, e garanto que é bem leve. Mais leve que no Gol. Não vejo necessidade de colocar a hidráulica, e o único problema que vejo em colocar é a perda de sensibilidade quanto a uma eventual roda travada.

Sergio Rocha
29/07/2008, 18:07
O uso de Dh em jeep causa dependencia.

Vc vicia e nunca mais vai querer usar jeep sem DH.:mrgreen:

[]'

joão k. chikui
29/07/2008, 20:48
Marcio
Talvez vc tenha interpretado errado o amigo Elmer. Ele não criticou vc , mas sim quem disse que o jeep com DH fica inseguro.
[]s

Tentei achar por algumas palavras chave, se for facil pra vc, tem como por o link?

GBarros
29/07/2008, 23:47
Olá amigos. Pretendo colocar um DH do santana no meu CJ q ja esta com a direção mecanica do mesmo, porém, algumas pessoas têm me alertado sobre riscos de dirigibilidade, que o CJ ficaria muito mto leve, por tanto mto instável, isso procede? Alguém q possua DH no CJ, por favor deixem seus pareceres. abraços a todos !!!

Márcio, coloquei a DH do opala em meu jeep quando estava ainda na reforma (até parece que jeep para a reforma, rs...) e não me arrependo. O jeep ficou macio, quem andou, prou com a direção macia. Comentários como: "_ É melhor que meu carro de passeio", ouvi demais. MAs é como disseram aí em cima: DH em jeep causa dependencia. E outra: já coloquei 80 no meu jeep, e dava até pra colocar mais, mas como não sou doido, mantive a velocidade, e a direção ficou do mesmo jeito, intacta. A questão é vc montar direito, sem folgas, material bom, terminais bons, etc etc etc. O bom resultado final vai ser o fruto de seu empenho e dedicação ao montar a DH. Um abraço!

GBarros
29/07/2008, 23:48
Leia o topico que o Elmer indicou, vai te abrir os olhos em relação a DH, tanto de VW quanto de opala.

rubensx
30/07/2008, 01:05
maurnao tudo depende... tamanho de pneus e rodas e do uso do seu veiculo, a DH realmente deixa mais macio, mas nada a temer a nÀos er ficar com braço de moça (hehehehe)

o topico explica melhor mas há quem tenha opinião que as caixas de VW não sirva muito para offroad pesado etc, solução comprovada é de opala, mas sempre é bom pesquisar bem antes de fazer qualquer alteração, tenha em mente o uso de sua viatura e oque vc espera dele

DH na veia!

monge
30/07/2008, 09:46
O único contra da direção hidráulica é se vc precisar rebocar o jeep no cambão...

o jeep arrastado fica quadrado... a não ser que vc o deixe ligado.

Tirando isso o resto é normal...

Elmer_Jeep
30/07/2008, 09:53
Monge,

tá falando das DH VW ??

Porque nas de opala não tem isso não. Todos os CJs que já adaptei aqui, inclusive os de outros mecanicos amigos meus que adaptaram também rodam no cambão numa boa.

[]'s

Marcio Martin
30/07/2008, 09:59
Marcio
Talvez vc tenha interpretado errado o amigo Elmer. Ele não criticou vc , mas sim quem disse que o jeep com DH fica inseguro.
[]s

Opa
Não interpretei mal não, pelo contrario, realmente disse que seria mais facil pro Elmer passar o link pois ele teria idéia de onde estaria ou qual palavra chave usar, de qquer forma eu é me desculpo se pareci grosseiro e agradeço a todos pelas dicas.

abraços a todos.

joão k. chikui
30/07/2008, 21:42
X2 !!
Só deve ficar quadrado se errar no caster. Meu CJ3A tem DH de Opala e anda muito bem no Towbar.

Monge,

tá falando das DH VW ??

Porque nas de opala não tem isso não. Todos os CJs que já adaptei aqui, inclusive os de outros mecanicos amigos meus que adaptaram também rodam no cambão numa boa.

[]'s

rubensx
30/07/2008, 23:23
x3

todos que já puxei (não vw) ficam normais...

tem algo ai...

AndreiMDL
31/07/2008, 17:55
pose ja puxei alguns no Towbar e realmente n notei essa "dificuldade"

DH da F1000 é uma baita
pessoal aqui na região usa muito e alem de que fica dentro do cofre do motor!

[]'s boa empreitada

dionell
01/08/2008, 18:57
Eu tenho DH no meu jeep e não tiro de jeito nenhum. Fica uma beleza, ainda mais com esses pneus grandes e o peso do jeep, que exigem mais força. Vale a pena. A minha é do santana.:-D

monge
02/08/2008, 19:30
o problema é pra arrastar o jeep com o motor desligado...

o peso da direção em si...

vcs que tem hidraulica no jeep, nunca fizeram o teste de desligar ele e girar o volante?

agora este peso sendo arrastado pode causar o desgaste prematuro dos pivôs de direção.

Aqui quando vamos arrastar algum veiculo que tenha DH, desligamos a barra da caixa, assim ele fica com as rodas soltas e leves...

Julinot
04/08/2008, 13:53
Márcio,
no começo você vai estranhar pois a diferença não é pequena em termos de leveza/dureza. Mas logo logo se acostuma e não vai querer saber de outra coisa. Também dizem que algumas direções mecãnicas, como a do Maverick, são também bem leves - eu não conheço. Agora... se você vai substituir a direção original, não cometa o erro que eu cometi: troque todo o sistema. No meu caso entrou praticamente apenas a caixa hidráulica, e aproveitaram-se quase todos os outros componentes (braços, articulações, ou sei lá qual é o nome) da antiga. O resultado é que a minha direção apesar de leve tem alguns calos, e não desfaz sozinha nem a paulada.

Abraços a todos...

Olá amigos.

Pretendo colocar um DH do santana no meu CJ q ja esta com a direção mecanica do mesmo, porém, algumas pessoas têm me alertado sobre riscos de dirigibilidade, que o CJ ficaria muito mto leve, por tanto mto instável, isso procede? Alguém q possua DH no CJ, por favor deixem seus pareceres.

abraços a todos !!!

rubensx
04/08/2008, 14:36
a caixa de direção do maverick mecânica é mais leve que a original do jeep pois tme mais voltas para se chegar de batente a batende

ou seja fica mais leve pois é desmultiplicada, logo vc tb gira mais o volante, é uma ótima caixa!

Systema
14/08/2008, 12:27
no meu esta a DH do santana, ele ficou otimo, nem tão leve e muito firme e preciso, eu recomendo, tem fotos no meu album aqui
abraços

Systema
14/08/2008, 12:30
O único contra da direção hidráulica é se vc precisar rebocar o jeep no cambão...

o jeep arrastado fica quadrado... a não ser que vc o deixe ligado.

Tirando isso o resto é normal...
acho que não a DH do santana funciona como uma mecanica quando o motor esta parado, se, hipoteticamente, desligar o motor eu dirijo normalmente em um declive, ou manobrando via empurrão ele vira as rodas so que um pouco mais pesado.

Renatocp57
14/08/2008, 15:05
Pessoal,

Também estou querendo fazer a mesma adaptação em meu CJ3 e, por falta de experiencia no fórum, acabei criando um novo tópico com o mesmo assunto.
Enfim, gostaria de saber uma base de quanto vcs gastaram nessas adaptações. Ou talvez o que seria um bom preço a se pagar.

Valeu, abraços.

Systema
14/08/2008, 16:47
aqui em londrina estao cobrando por volta de 1300 na do santana instalada, sem incluir coluna nova, eu particularmente comprei um conjunto de uma santana 2003 no desmanche por 500 reais e instalei eu mesmo nos fins de semana, sofri feito doido, mas o resto foram coisas pequenas como chapas, parafusos, a coluna e os cardans que liga a cx a coluna eu ganhei uma de fox de uma amigo que instala ar e direção em automoveis.
:discordo: Pra dizer a verdade eu não aconselharia fazer o que eu fiz, :-? pois houve momentos que eu estufei o peito, olhei pra cima e pros lados e disse agora fo...,:putz: :pensativo: :parede:no outro fim de semana achava :idea: uma saida.
mas enfin hoje :cool: :grin: estou feliz com o resultado

rctorrezam
15/08/2008, 10:14
No meu está instalada uma de santana.

Dá para manter a coluna de direção original.

Excelente. Recomendo.

felipemendes
18/08/2008, 16:17
Pessoal,

Também estou querendo fazer a mesma adaptação em meu CJ3 e, por falta de experiencia no fórum, acabei criando um novo tópico com o mesmo assunto.
Enfim, gostaria de saber uma base de quanto vcs gastaram nessas adaptações. Ou talvez o que seria um bom preço a se pagar.

Valeu, abraços.

Eu paguei barato (uns 500 reais tudo), mas o mecânico demorou uns 6 meses pra montar. Pagaria até o dobro pra evitar a dor de cabeça.

Santoro
18/08/2008, 16:29
Paguei a uns 2 anos 800 reais, n paragia de novo, muito mais facil fazer eu msm e fazer do meu jeito do que pagar para fazerem

umberto xxxrrr
18/08/2008, 17:01
Pessoal,

Valeu, abraços.

Olá amigo Renato.

Não consegui identificar de onde falas (RJ/SP...?)

Bem, o que posso acrescentar em termos de valores é que em SP uma instalação competente me foi orçada em 350-500 reais de MDO.

Um kit de S10/Blazer ano 2002 (Setor/bomba/mangotes) vendo por 900.

Demanda colocar um polia "lisa" na bomba.

Dá uma olhada aqui : http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40651&highlight=dire%E7%E3o+hidra%FAlica+blazer&page=2

Abraços.

Thiago Rodeghel
18/08/2008, 19:19
Caramba galera vamos garimpar!!!:shock:

Eu... preços que comprei

Bomba hidraulica ZF, com mangueiras e reservatório: 150,00 (santana)
Caixa de direção Santana 90 hidraulica: 150,00
Bomba hidraulica TRW recondicionada, garantia: 220,00
Caixa de direção Opala hidraulica progressiva 92(foi pra um amigo): 150,00
Caixa de S10 03/03, pitman e mangueiras 330,00

Mão de obra... é nois mesmo:razz:

[s] em busca do "ouro" perdidos:cool:

rctorrezam
18/08/2008, 19:44
acho que não a DH do santana funciona como uma mecanica quando o motor esta parado, se, hipoteticamente, desligar o motor eu dirijo normalmente em um declive, ou manobrando via empurrão ele vira as rodas so que um pouco mais pesado.

Confere:concordo:

Já tive o problema de uma correia arrebentada e continuei dirigindo tranqüilamente sem a correia do hidráulico, ou seja, como se mecânica fosse.:palmas: