Danniel Pizatto
28/07/2008, 22:17
Depois de muito bater a cabeça debruçado nos catálogos e manuais procurando o motivo dos dentes das engrenagens da 1ª e 2ª marcha estarem aproximadamente 5mm deslocadas para trás acho que finalmente descobri o porquê.
Imagino que a milhares de anos os roletes que vão dentro do eixo pilo moeram, levando junto a ponta do eixo secundário. Digo isso pois dentro do eixo primário não encontrei roletes, e sim um rolamento de esferas.
Este provavelmente não deu o tamanho certo e por isso todo o conjunto secundário é deslocado pra trás, deixando os dentes desalinhados e os dentes da ré encostando.
Estou tentando tirar este rolamento para ver se o eixo primário pode ser poupado. O secundário eu prefiro acreditar que não, mas provavelmente deverá ser trocado pelas marcas de esmeril e lima na ponta.
Estou mandando em anexo uma foto do dito cujo que estava aqui na minha máquina. Não consegui pensar numa maneira de sacar este rolamento. A não ser o disco de corte da dremel :mrgreen:
O câmbio em questão é o 3 marchas, 1ª sincronizada.
Abraços
Imagino que a milhares de anos os roletes que vão dentro do eixo pilo moeram, levando junto a ponta do eixo secundário. Digo isso pois dentro do eixo primário não encontrei roletes, e sim um rolamento de esferas.
Este provavelmente não deu o tamanho certo e por isso todo o conjunto secundário é deslocado pra trás, deixando os dentes desalinhados e os dentes da ré encostando.
Estou tentando tirar este rolamento para ver se o eixo primário pode ser poupado. O secundário eu prefiro acreditar que não, mas provavelmente deverá ser trocado pelas marcas de esmeril e lima na ponta.
Estou mandando em anexo uma foto do dito cujo que estava aqui na minha máquina. Não consegui pensar numa maneira de sacar este rolamento. A não ser o disco de corte da dremel :mrgreen:
O câmbio em questão é o 3 marchas, 1ª sincronizada.
Abraços