Conectar

Ver Versão Completa : Retirar rolamento adaptado no cambio

Danniel Pizatto
28/07/2008, 22:17
Depois de muito bater a cabeça debruçado nos catálogos e manuais procurando o motivo dos dentes das engrenagens da 1ª e 2ª marcha estarem aproximadamente 5mm deslocadas para trás acho que finalmente descobri o porquê.

Imagino que a milhares de anos os roletes que vão dentro do eixo pilo moeram, levando junto a ponta do eixo secundário. Digo isso pois dentro do eixo primário não encontrei roletes, e sim um rolamento de esferas.

Este provavelmente não deu o tamanho certo e por isso todo o conjunto secundário é deslocado pra trás, deixando os dentes desalinhados e os dentes da ré encostando.

Estou tentando tirar este rolamento para ver se o eixo primário pode ser poupado. O secundário eu prefiro acreditar que não, mas provavelmente deverá ser trocado pelas marcas de esmeril e lima na ponta.

Estou mandando em anexo uma foto do dito cujo que estava aqui na minha máquina. Não consegui pensar numa maneira de sacar este rolamento. A não ser o disco de corte da dremel :mrgreen:

O câmbio em questão é o 3 marchas, 1ª sincronizada.

Abraços

leopoldo
28/07/2008, 23:05
Daniel,

Nesse caso específico, nem a tecnica da prensa hidraulica com graxa funciona.

Ou vc cria um extrator por impacto, ou vai ter que comprar um sacador para isso. E existe. Exemplo:

http://www.usag-tools.com/prodotti/famiglia.htm?id=474

Como esse brinquedinho custa uns 500, eu faria o seguinte:

compra um parafuso de aço em que a cabeça allen cilindrica (ou um parafuso desses de viga de madeira, que tem a cabeça abaulada) e que passe bem junto ao O - dia da pista interna, só que esse parafuso tem que ser comprido ... uns 20 cm para poder usar impacto de remoção. Remove (usina) para ele poder entrar e ficar entre o rolamento e a parte interna do piloto ... deve ter um espaço ali.

Coloca a cabeça o cilindrica do parafuso no furo. Coloca uma porca, arruela bem grossa e outra porca. Aperta as porcas de forma que a arruela fique travada. Prende o piloto num torno de mesa e vai batendo da arruela que aos poucos o rolamento deve sair.

Entendeu a ideia ?

Danniel Pizatto
28/07/2008, 23:26
Entendi Leopoldo.

A partir da sua idéia até pensei em usar uma porca e uma arruela grande apertada contra o piloto de modo que puxe o rolamento pra fora.

Mas de qualquer modo sua idéia é mais simples. Vou tentar e posto o resultado.

Danniel Pizatto
03/08/2008, 17:09
Bom, dando o retorno prometido:

Descobri que ganhei não um, mas DOIS rolamentos. Tentei tirar com o sacador sugerido mas não havia espaço suficitente para que a cabeça do parafuso pegasse no rolamento.

Consegui retirar esmerilhando com a dremel em dois pontos diametralmente opostos até o rolamento partir-se em dois.

Depois de tanto trabalho, descobri que não serviu pra nada.

O eixo piloto teve seu diametro interno aumentado para 35mm enquanto a ponta do entalhado diminuída para 15mm (a original tem 19).

Resultado: lixo pros dois. :?

rubensx
03/08/2008, 20:32
pois eh já vimos coisas parecidas em macintoshes não??

mas cara num tme como resgatar nada?? que cambio é?? devo ter um eixo piloto auqi pra vc me manda mp