PDA

Ver Versão Completa : Diagramas e sistema elétrico da Ranger.



Renato Romano
28/07/2008, 19:15
olá a todos...
Estou precisando com urgência do esquema dos fusíveis da Ranger CS 4x4 99/99...pode ser uma lista do tipo:
Fusível 1 - 10A - Limpador do parabrisa
Fusível 2 - 7,5A - Busina
...
Se alguma alma caridosa puder fazer a gentileza de me arrumar, ficaria muito grato.
Abraços.

Anthoniusnikos
28/07/2008, 19:35
Olá Renato, segue aí algumas páginas do Manual. Desculpe a qualidade, vou ver se tenho em arquivo .PDF
Abs
Anthoniusnikos

Renato Romano
28/07/2008, 20:10
Muito obrigado Antonio...ja da para checar la no painel...
eu fui mecher nos fusíveis para verificar o lance do AirBag e agora luz nenhuma do painel esta acendedno...
abraços.

Anthoniusnikos
28/07/2008, 20:16
Vê se confirma, porque a minha é modelo 2000, e não tenho certeza se houve alguma modificação da 99 p/ 00. Se não enxergar algum ítem é só perguntar.
Nota: No painel, ao lado do volante do motorista, verifique principalmente o 11 e o 25. No cofre do motor (fusíveis e relés de alta corrente), verifique álgum fusível não está com o filamento rompido, mas antes de qualquer reparo desligue a bateria.
Abs

Renato Romano
28/07/2008, 20:51
olha Antonio, não sei se esta correto não...dei uma olhada lá agora e tem alguns que não batem...por exemplo, o número 12 está com um fusível de 7,5A e o 23 está com um fusível de 25A...será que mudou de um ano para outro, ou será que ja fizeram gambiarra??? De qquer forma, muito obrigado.
[]´s

Anthoniusnikos
28/07/2008, 21:24
Tanto o 12 quanto o 23 saem de fábrica sem utilização, mas podem vir a ser utilizados para a proteção de algum dispositivo.
Também muitas vezes, na emergência, são substituídos pelo de amperagem que estiver à mão. Depois vai ficando.
É preciso ter de reserva: 7,5 A, 10 A, 15 A, 20 A, 25 A e 30 A, uma meia dúzia de cada.
Obs.: Na foto 3 (no cofre), o fusível n. 1 de 50 A (máxi fusível) é o do painel de instrumentos da Ranger. Dê uma olhada nele.
Abs

Renato Romano
28/07/2008, 21:42
acho que vou morrer com uma grana na ford... a respeito dos fusiveis que estao "a mais", nao seria por algum outro equipamento que veio na XLT??? sei la viu...estranho...vou dar mais uma olhada amanha e depois digo a conclusao... de qquer forma obrigado.
[]´s

ACB2004
24/11/2008, 21:03
Algum dos amigos do fórum possui o esquema elétrico da ranger 2.5 diesel ano 2001?Obrigado.

ACB2004
26/11/2008, 21:54
Algum dos Amigos do fórum possui o esquema eletrico da ranger 4x4 diesel com motor Maxion HSD 2.5 ?

Allan Nielsen
27/11/2008, 11:14
Aqui tem todas as informações http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40934&page=24

abs

dudas_308w
27/11/2008, 11:44
Allan,
eu participei da troca de DVDs, tenho ele aqui comigo e nao consegui achar nada sobre esquema eletrico.... pode me dizer qual é exatamente o arquivo?
Grato

Eduardo

Allan Nielsen
27/11/2008, 17:32
Eduardo,
realmente não tem um diagrama eletrico unifilar. Na pratica este tipo de diagrama unifilar praticamente não é mais usado, visto que a maior parte são modulos eletronicos interligados, e em alguns casos em sistema de rede.

No manual de serviço, existem mapas (flowchart) que dá pra identifcar os conectores e as conexões com os modulos, sensores, motores eletricos, etc.

O chato é que como o manual é focado na identificação de problemas, vc tem apenas as informações para aquela area especifica, e não todas as funções de um conector ou modulo; mas dá pra levantar.

Não sei se nesse cd que vcs trocaram foi incluida a versão antiga do manual de serviço que é um pdf em espanhol, e neste caso por estar em "papel" fica mais facil de levantar as informações.

Abs

Krisiun
06/12/2008, 11:46
Algum dos Amigos do fórum possui o esquema eletrico da ranger 4x4 diesel com motor Maxion HSD 2.5 ?
Olá amigo,

Segue tópico com o manual:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2299&highlight=manual+Maxion (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2299&highlight=manual+Maxion)

Da próxima vez, utilize a Busca (http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php) do fórum.:concordo:

Abraços.

guelo
16/12/2008, 00:18
Olá!!!!!!!!!
Krisiuns, não estou conseguindo abrir aquele arquivo do esquema eletrico da ranger 4x4, sou novato e tenho uma necessidade urgente dele, estou sem tração dianteira e velocimetro.
Se puderes mandar para o meu email, ficarei grato.
obrigado, guelo

guelo
02/04/2009, 23:49
Olá pessoal!!!!
Alguem tem ou poderia me indicar onde posso encontrar o esquema eletrico da RANGER 4X4 DIESEL 2001, por que a concessonária daqui não fornece cópia, já solicitei tambem na fabrica da ford através do 0800 e emails, e a resposta foi negativa, PESSIMO ATENDIMENTO.
Estou com problemas com ranger HÁ MAIS DE 2 ANOS, tenho aqui um eletrecista de auto tarimbado, ele me falou que resolve todos os problemas, MAS TENHO QUE ARRUMAR O ESQUEMA ELETRICO.
Caso alguem possa me ajudar, o meu email é miguelvjmartins@yahoo.com.br
Ficarei muito grato.
Miguel

guelo
06/04/2009, 22:14
Olá pessoal!!!!
Alguem pode responder a minha solicitação, tá dificil encontrar este bendito esquema.
Vamos ver se aparece uma alma para me ajudarrrrrrr
um abraço
Miguel

fverna
07/04/2009, 10:42
Olá pessoal!!!!
Alguem pode responder a minha solicitação, tá dificil encontrar este bendito esquema.
Vamos ver se aparece uma alma para me ajudarrrrrrr
um abraço
Miguel


Olá Miguel,

Calma meu amigo, nada se resolve se não for com calma.

Vamos lá, garimpando aqui mesmo no forum, descobrí o diagrama da caixa de fusiveis, mas só, tb quero o esquema eletrico inteiro, mas ainda não consegui.

Espero que ajude de alguma forma.

Abraço,
Flávio

Anthoniusnikos
09/06/2009, 20:04
Olá pessoal.
Estou querendo entender melhor a parte elétrica da Ranger 1999/2000, etc., pois preciso fazer umas instalações de equipamentos.
Para isso venho pedir aos amigos que tenham o esquema elétrico do chicote. Da onde vem e para onde vão os fios. O significado das cores, etc.
Abraços
Anthon

Anthoniusnikos
13/06/2009, 22:07
E aí pessoal, alguém tem parte do Manual da Ford com essa parte elétrica ? :pipoca::pipoca::pipoca:
Abraços
Anthon

ACB2004
17/06/2009, 21:17
Também to precisando desse esquema ,mas parece que por aqui ninguém tem.

linuxhellmaster
17/06/2009, 21:29
Eu tenho querido amigo, tenho os manuais de servico completos das fords ranger e explorer... praticamente todos os modelos ate... 2002 se nao me engano.. ou talvez 2004.

Oq exatamente voce precisa? qual setor ? diagramas de ligacao ou aplicacao ? (os de ligacao sao os esquemas completos, os de aplicacao sao os esquemas separados por partes, aonde soh consta o diagrama eletrico daquele setor.)

Nao tenho muiiiiito tempo disponivel, mas posso ajudar no possivel. Eh soh dizer oq voce precisa.

att.

amigo distante.

linuxhellmaster
17/06/2009, 21:33
Ahhh, favor incluir o modelo exato da que voce quer, pois sao diferentes gasolina/diesel. Nao tenho muitos de diesel, mas se voce me disser exatamente oq voce precisa, te consigo.

De diesel, a mao, eu tenho da power stroke 2.8l ate 2002 acho. fora isso das V6 e do 2.3L .. tenho mais na empresa.

cheers.

Anthoniusnikos
17/06/2009, 23:29
Beleza Linux,

1 - estou precisando ligar um rádio, então existe um bolo de fio do rádio antigo que foi retirado, e preciso saber quais fios posso aproveitar, ou partir para uma ligação nova.
2 - preciso do esquema da fiação da chave de ignição para instalar um alarme.

Já ví esse esquema num catálogo da Ford, mas não encontro.

Abraços
Anthon

Walter L. L. Casitta
18/06/2009, 07:55
Beleza Linux,

1 - estou precisando ligar um rádio, então existe um bolo de fio do rádio antigo que foi retirado, e preciso saber quais fios posso aproveitar, ou partir para uma ligação nova.
2 - preciso do esquema da fiação da chave de ignição para instalar um alarme.

Já ví esse esquema num catálogo da Ford, mas não encontro.

Abraços
Anthon

Pra isso não precisa de esquema não. Esquema elétrico automotivo é difícil de ser interpretado. Até hoje eu não consegui saber de onde vem a alimentação da tomada de 12V que fica na parte de baixo do painel da minha Ranger e que parou de funcionar...

linuxhellmaster
18/06/2009, 08:14
Entendo, voce quer usar o amplificador original, fiacao original com um radio novo, eh isso ? se for isso... eu sei do q se trata... eu vou pesquisar usando o modelo da tua ranger como base..

Te adianto que inclusive tem pra vender os pig tails, que encaixam direto na fiacao original da caminhonete, e sim, se voce manjar um pouquinho de eletronica, voce pode ligar um radio "aftermarket" no amplificador original. (fiz isso na minha STX)

Da chave de ignicao tmb deve estar junto... eu vou dar uma pesquisada nisso durante o dia hj, e posto a noite oq eu consegui.

cheers!

linuxhellmaster
18/06/2009, 08:16
Pra isso não precisa de esquema não. Esquema elétrico automotivo é difícil de ser interpretado. Até hoje eu não consegui saber de onde vem a alimentação da tomada de 12V que fica na parte de baixo do painel da minha Ranger e que parou de funcionar...


Sou obrigado a concordar com voce.... mas a minha empresa desenvolve coisas pra carros a muitos anos... entao fomos obrigados a "aprender" a lidar com os diagramas da ford... e te digo uma coisa... AS VEZES EH FORD :evil:.... rsssss

Se eu puder ajudar em algo... soh gritar.:mrgreen:

cheers

Anthoniusnikos
18/06/2009, 09:25
Ajuda qualquer esquema ou diagrama da Ranger 2.5 1999/2000 diesel.
Obrigado
Anthon

cycloar
18/06/2009, 09:44
Anthon

Qdo vi esse tópico fiquei animadissimo, procurava ele todos os dias, até que um abençoado apareceu hehehehe

Parabens a ambos!!!

em tempo, Linux, o que você possuir da v6 99/00 pode enviar pra mim por favor... nao é nada urgente, mas é bom ter o material em mãos, ainda mais para iniciantes como eu!

Obrigadissimo

linuxhellmaster
18/06/2009, 10:05
Anthon

Qdo vi esse tópico fiquei animadissimo, procurava ele todos os dias, até que um abençoado apareceu hehehehe

Parabens a ambos!!!

em tempo, Linux, o que você possuir da v6 99/00 pode enviar pra mim por favor... nao é nada urgente, mas é bom ter o material em mãos, ainda mais para iniciantes como eu!

Obrigadissimo

Entao meu querido amigo, se fosse assim tao simples, jah teria atachado os manuais completos... porem infelizmente os q nao sao em papel sao em um CD/DVD podre da FORD :putz: e todos os diagramas sao acessiveis somente dentro de um programa proprio... em tempo, nao eh facil de copiar os arquivos com os diagramas separados, eles ficam em um formato proprietario no CD/DVD, eu jah havia tentado extrair antes.... nao vale o trabalho. Por isso que eu perguntei aos nossos amigos oq eles precisam, pois aparentemente toda a minha documentacao eh completa (custou uns $$) entao deve ter oq voces precisarem *theoria*, pois assim eu capturo em arquivos os diagramas q voces precisam... sendo assim.. sim sim, eu tenho os diagramas eletricos,mecanicos,vacuo,chassi..etc..etc..etc.. da V6 gasolina 4.0, das 95 em diante, incluso STX e splash.... mas pra melhor poder lhe ajudar, eu precisava saber oq voce precisa... e qual o modelo exato da sua. (incluso o tipo de cabina) :pipoca:

cheers

linuxhellmaster
18/06/2009, 10:10
Beleza Linux,

1 - estou precisando ligar um rádio, então existe um bolo de fio do rádio antigo que foi retirado, e preciso saber quais fios posso aproveitar, ou partir para uma ligação nova.
2 - preciso do esquema da fiação da chave de ignição para instalar um alarme.

Já ví esse esquema num catálogo da Ford, mas não encontro.

Abraços
Anthon

Veja se eh isso q voce precisa... nesse caso eh o sistema simples, sem JBL.. se for esse tipo de esquema q voce precisa, me passa a sonorizacao original da tua ranger, q eu jah pego o esquema apropriado... tem pelo menos umas 3 opcoes... preciso saber se tem amplificador nela la (Externo ao radio original), que tipo de radio era o seu original (tape, cd...etc..), se tinha cdchanger e se tinha subwoofer num canal mono.

cycloar
18/06/2009, 10:19
Entendi Linux

Esse cd/dvd ele é autoexecutavel?

Sera que nao existe a possibilidade de eu lhe comprar uma copia?! Se isso nao lhe prejudicar, lógico!

Em tempo a minha é uma 99 Cabine dupla, v6 4.0

linuxhellmaster
18/06/2009, 10:24
Olá pessoal.
Estou querendo entender melhor a parte elétrica da Ranger 1999/2000, etc., pois preciso fazer umas instalações de equipamentos.
Para isso venho pedir aos amigos que tenham o esquema elétrico do chicote. Da onde vem e para onde vão os fios. O significado das cores, etc.
Abraços
Anthon


Desculpe estar picado, porem nao tenho como grudar agora, e o programa da ford eh uma merda :putz: , veja se bate com oq voce tem ae, eu possuo esse diagrama em varios manuais, peguei do q eu tenho a mao agora. Comparando as cores, voce jah ve se bate. mas eh pra bater com teu carro ae.

Qualquer coisa eh soh gritar.

cheers

linuxhellmaster
18/06/2009, 10:32
Entendi Linux

Esse cd/dvd ele é autoexecutavel?

Sera que nao existe a possibilidade de eu lhe comprar uma copia?! Se isso nao lhe prejudicar, lógico!

Em tempo a minha é uma 99 Cabine dupla, v6 4.0

Sim, eh um DVD aonde voce instala (ele tem o autorun), e se registra na ford usando uma conta + o S/N do DVD.

Amigo, ate poderia lhe copiar.. mas vou fazer melhor.... entre no google e ponha assim "manual de servico ford ranger torrent", e puxa uma versao "+/-" publica do mesmo, via bittorrent... se nao achar pro teu carro, usa a query em ingles.. "ford ranger service manual torrent" deve resolver teu problema.

Caso voce precise de algum diagrama especifico, eu tenho praticamente tudo oq a ford tinha pra fornecer (claro, nao tudo...) p/ ranger 95+, explorer 91+ e ford mustang de 64 e 1/2 ate 69 e 71 ate 75... sao os carros q eu gosto. em teoria manuais completos... caixas de tracao..etc..etc.

cheers!

linuxhellmaster
18/06/2009, 10:35
Inclusive pessoal, eu estou "-/+" habituado a fazer modificacoes e instalacoes na eletrica original da ranger, modificando ou nao o funcionamento dos itens originais... como o proprio som dela usando o amplificador original, ignicao... injecao de gasolina/gnv..etc..etc..

Na medida do possivel posso ajudar em qualquer tipo de projeto maluco, que eh claro.. sempre sao mais legais que os projetos "normais" RSSSS....

cycloar
18/06/2009, 10:45
blz Linux

vou correr atras, abraços e obrigado

Anthoniusnikos
18/06/2009, 19:04
Revirando nos meus arquivos, comecei a encontrar as coisas. E graças ao meu amigo allan tenho os tais diagramas.
Mas, como o Linux observou(Obrigado pelo esforço), não consigo tirar pedaços. E tem diagrama de toda a Ranger e Explorer. Porém, dá para scaniar, só que é um processo muito demorado. Quem precisar, a gente pode ir postando aos poucos.
Cycloar, se não conseguir puxar pela rede, posso te enviar uma cópia completa. Só que vou precisar ter uma folga.
Segue anexo uma página, impressa e scaniada do chicote para o rádio.
Abraços
Anthon

linuxhellmaster
18/06/2009, 19:09
Revirando nos meus arquivos, comecei a encontrar as coisas. E graças ao meu amigo allan tenho os tais diagramas.
Mas, como o Linux observou, não consigo tirar pedaços. E tem diagrama de toda a Ranger e Explorer. Porém, dá para scaniar, só que é um processo muito demorado. Quem precisar, a gente pode ir postando aos poucos.
Cycloar, se não conseguir puxar pela rede, posso te enviar uma cópia completa. Só que vou precisar ter uma folga.
Segue anexo uma página, impressa e scaniada do chicote para o rádio.
Abraços
Anthon



Isso ae, essa parte q voce postou eh a referente a "vista dos componentes e chicote".. ainda tem a vista dos conectores.. aonde ele mostra exatamente qual sinal eh qual pino de qual conector.. e ainda o diagrama em si! ehhh a boa e velha ford nao falha... eh soh manter com carinho (minha religiao :discordo: permite outras marcas) ...

Conforme precisarem, eh soh gritar aqui no topico q vamos postando dentro do possivel.

cheers!!

linuxhellmaster
18/06/2009, 19:27
Soh pra manter o topico animado, jah que nosso querido amigo virtual postou uma parte do diagrama do radio, vou postar mais uma!

essa eh da ranger 96, igual a minha.

Seguraaaaaa!!!

Anthoniusnikos
18/06/2009, 19:28
Diz aí Linux, como o rádio que vou instalar não é original, devo ter que desmontar esse plug quadrado ? Vide A220/C290. Nele, deve estar a fonte 12 V, e mais o quê ? Faz idéia ?

Caro amigo, vamos por partes. Não sou eletricista, só sei emendar fios. Então esse diagrama aí, para mim é muito complicado.

Pretendo localizar e ligar a fonte 12V e os falantes. Já está bom demais. Depois a gente vê o resto.

Abs
Anthon

linuxhellmaster
18/06/2009, 19:34
Diz aí Linux, como o rádio que vou instalar não é original, devo ter que desmontar esse plug quadrado assinalado no desenho ? Vide


Nao precisa nao!

Saca soh.. tem pra vender uns kits la fora (coisa de 15 ~ 20 U$) q vem o "lado oposto" de todos os conectores q tem na tua ranger.... foi oq eu fiz... comprando esse kit, mais o "semi chicote" q vem com seu radio "aftermarket", e usando o diagrama.. voce conecta tudo como se fosse original.

Inclusive voce pode usar o proprio amplificador q tem na tua ranger, se for o caso.... o meu original dava uns pipocos quando passava perto de estacao de radio ou px... rsssss.. piquei a machadinha nele e montei outro circuito dentro da caixa original... quem ve nao fala (; ...

Um porem... se a tua ranger tiver o amp original e externo ao radio/tape/cd... note q eh de baixa potencia.. e existe um limite que voce pode aplicar na fiacao original.... usando ou nao o aplificador embutido na ranger... se nao me engano a potencia do amp original eh 35w por canal, rms... e voce podia aplicar ate 50 ~ 75w por canal.. rms. senao derrete tudo e pega fogo :twisted:

cheers!

linuxhellmaster
18/06/2009, 19:37
Diz aí Linux, como o rádio que vou instalar não é original, devo ter que desmontar esse plug quadrado ? Vide A220/C290. Nele, deve estar a fonte 12 V, e mais o quê ?
Abs
Anthon



Eh.. eu li a msg antes de voce editar... rssss.. entao

os sinais basicamente sao os seguintes... se tiver o amp externo...

- entrada de baixa potencia do amp, 4 ou 5 canais.. entra uma baixa potencia.. baixa impedancia... q excita o amp.. tipo.. 1w..
- entrada de sinal quando voce liga a lanterna... pra acender o painel do radio
- controles do cdchanger
- controle da antena
- 12 volts pro amp
- 12 volts pro radio
- uma kctada de terra's
- sinal q "liga" o amp... tipo +12

e claro q estou esquecendo alguns... e esses ae podem ser divididos em 2 conectores.. ou ate mesmo 3..

coisas assim... "perfeitamente gambiarravel" e mantendo 100% a fiacao original do peh de breke. :mrgreen:

abraco!

linuxhellmaster
18/06/2009, 19:43
Diz aí Linux, como o rádio que vou instalar não é original, devo ter que desmontar esse plug quadrado ? Vide A220/C290. Nele, deve estar a fonte 12 V, e mais o quê ? Faz idéia ?

Caro amigo, vamos por partes. Não sou eletricista, só sei emendar fios. Então esse diagrama aí, para mim é muito complicado.

Pretendo localizar e ligar a fonte 12V e os falantes. Já está bom demais. Depois a gente vê o resto.

Abs
Anthon


Vamos la.. jah q voce editou ele novamente.. requer respostas novas! :mrgreen:

Seguinte.. se voce tiver um amp externo... vai dar mo trampo pra voce acessar diretamente os falantes... vai ter de tirar o amp e instalar um conector no lugar.. q eh vendido pra esse proposito... pois no painel.. vai ter somente os fios de entrada do amp.. nao direto aos falantes.

Nao eh complicado de ligar usando o amp do carro.. eh soh ir por partes... 1o liga tudo q voce conhece aonde vai.. depois vemos o resto!

como eu disse, eh muito mais simples de fazer do q muita coisa q voce jah fez no teu carro! :concordo:

aloha!

linuxhellmaster
18/06/2009, 19:45
Mas.... voce nem parece macaco velho de guerra!!!

detalhes.. detalhes!!!! qual a sonorizacao q tem na tua ranger? sem codigos... me diz se tem o subwoofer.. quantos canais.. e se ela veio com o som "premium" ou "jbl"

(brincadeira o lance do macaco velho!)

Anthoniusnikos
18/06/2009, 19:45
Atualmente está sem rádio. E de rádio não entendo absolutamente nada, Linux.

Sei que quando vem o cj rádio+falantes, tudo fica fácil. Como faço para saber a potência dos falantes se estiverem sem etiqueta ?

Se existir, onde fica e como é esse amplificador ?

Abs
Anthon

linuxhellmaster
18/06/2009, 20:01
Atualmente está sem rádio. E de rádio não entendo absolutamente nada, Linux.

Sei que quando vem o cj rádio+falantes, tudo fica fácil.

Se existir, onde fica e como é esse amplificador ?


Bem meu querido amigo, isso voce pode ver pro seu modelo em especifico no teu manual (nao tenho perto de mim nenhum deles).. na minha ranger 96 STX, o maledicto fica por dentro da "coluna" na parte extendida... tipo... retirando o falante traseiro do lado do passageiro, enfiando a mao la dentro sentido a frente do carro.. voce sente o fdp... muito fdp o lugar... por isso eu nao mexeria....eu verificaria no manual.. mas sem o radio original fica 1 pouquinho mais dificil.... talvez o ideal seria voce ver alguem com um carro igual ao teu, qual radio vem (eh facil comparar.. nos teus manuais tem a frente de todos eles...) ae fica facil.. pois ele vai te dizer se tem amp externo.... em geral os modelos melhores da ranger tem esse amp externo.

Tah ae outra coisa q voce precisa verificar.. se por um acaso tua ranger saiu com esse sistema de altafidelidade... e alguem tirou o amp (considerando q nao foi voce q tirou o radio dela....) ae nao iria funcionar mesmo q voce fizesse as ligacoes todas certinhas... entao.. caso voce descubra q ela veio com o amp..enfia a mao la pra ver se o fdp tah la... fica a uns ... 20 cm pra frente do buraco do falante... no meu caso... vendo pelos manuais vc vai ver a localizacao exata.

procura por...

- premium sound system
- jbl sound system
- ford sound system

no caso daquele manual q tu postou uma parte... eh aonde voce vai ver aonde ele tah instalado... procura os desenhos de dentro da cabina pro teu modelo/ano

tamos ae...

linuxhellmaster
18/06/2009, 20:03
Atualmente está sem rádio. E de rádio não entendo absolutamente nada, Linux.

Sei que quando vem o cj rádio+falantes, tudo fica fácil. Como faço para saber a potência dos falantes se estiverem sem etiqueta ?

Se existir, onde fica e como é esse amplificador ?

Abs
Anthon


Falantes originais da ford sao 40 ~ 45w, pelo menos pras americanas... isso RMS e com o som original!

Anthoniusnikos
18/06/2009, 20:06
É isso aí, vou dar uma estudada no manual do rádio novo, e nos diagramas que tenho.
Por enquanto obrigado.
Abs
Anthon

cycloar
19/06/2009, 08:49
Anthon e linux

Bom dia, ta bom o papo, estou só corujando hehehehe

Anthon, qdo tiver um tempinho eu kero sim td q pode mandar :D

Como disse, nao é sangria desandada, mas gosto de estar bem paramentado hehehehe

Abraços

Anthoniusnikos
19/06/2009, 13:49
Cycloar, sempre é melhor saber um pouco das coisas, para não ser enganado facilmente pelos maus profissionais: advogados, engenheiros, médicos, dentistas, mexânicos, eletrificas, etc. Deixar segamente, sem acompanhamento, na mão deles é muito perigoso.

Mas, hoje de manhã, com um multímetro, já identifiquei quase todos os fios (do bolo) para a ligação do novo rádio.

Abs
Anthon

linuxhellmaster
19/06/2009, 14:31
Cycloar, sempre é melhor saber um pouco das coisas, para não ser enganado facilmente pelos maus profissionais: advogados, engenheiros, médicos, dentistas, mexânicos, eletrificas, etc. Deixar segamente, sem acompanhamento, na mão deles é muito perigoso.

Mas, hoje de manhã, com um multímetro, já identifiquei quase todos os fios (do bolo) para a ligação do novo rádio.

Abs
Anthon


Tu vai cortar/modificar a fiacao original ou vai usar aqueles conectores q encaixam na fiacao original ?, posso te passar aonde tem, caso interesse... inclusive.. eles tem e vendem "pigtails" das principais partes do chicote.. q em geral fode facil... tipo... ali dos conectores dos bicos injetores, A/C, abs.. radio..etc..etc..

cheers

Anthoniusnikos
19/06/2009, 20:40
Se conseguir um esquema elétrico para a Ranger 99/200, como este da C-10 1977, vide anexo, agradeço muito.
Nada de eBay, caro amigo. Aquí tem que ser eBarato & eBom.
Abraços
Anthon

linuxhellmaster
19/06/2009, 20:46
Se conseguir um esquema elétrico para a Ranger 99/200, como este da C-10 1977, vide anexo, agradeço muito.
Nada de eBay, caro amigo. Aquí tem que ser eBarato & eBom.
Abraços
Anthon


Consigo sim, sem problemas... pro setor de radio ?

[]'s

linuxhellmaster
19/06/2009, 20:48
Se conseguir um esquema elétrico para a Ranger 99/200, como este da C-10 1977, vide anexo, agradeço muito.
Nada de eBay, caro amigo. Aquí tem que ser eBarato & eBom.
Abraços
Anthon


Se quiser eu consigo os conectores e te envio... todos os q fazem parte do teu chicote de audio porem com a conexao inversa, assim voce encaixa direto ae na sua fiacao.

Se interessar eu vejo o custo. nao eh caro.. nem de longe!

[]'s

Rogerrm
19/06/2009, 20:50
Anthonius, nem sabia que C-10 tinha eletrica:mrgreen:

Anthoniusnikos
19/06/2009, 20:51
Talves seja por isso que achei o esquema fácil demais.
Abraços
anthon

linuxhellmaster
24/06/2009, 18:27
Diz aí Linux, como o rádio que vou instalar não é original, devo ter que desmontar esse plug quadrado ? Vide A220/C290. Nele, deve estar a fonte 12 V, e mais o quê ? Faz idéia ?

Caro amigo, vamos por partes. Não sou eletricista, só sei emendar fios. Então esse diagrama aí, para mim é muito complicado.

Pretendo localizar e ligar a fonte 12V e os falantes. Já está bom demais. Depois a gente vê o resto.

Abs
Anthon

Como eu havia comentado... hj eu comprei pra minha ranger.. pra comecar a adaptar meu car pc... sao os conectores q encaixam na fiacao original do audio dela... soh ligar na fiacao do radio q voce quer instalar.. paguei 22 R$, jah com entrega.:mrgreen:

cheers

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=250415877957&ssPageName=ADME:X:RTQ:US:1123

caso nao apareca correto, o numero do item eh 250415877957

"Metra 70-5600 95 -Up Ford Ranger Explorer Radio Harness"

Walter L. L. Casitta
24/06/2009, 18:38
Como eu havia comentado... hj eu comprei pra minha ranger.. pra comecar a adaptar meu car pc... sao os conectores q encaixam na fiacao original do audio dela... soh ligar na fiacao do radio q voce quer instalar.. paguei 22 R$, jah com entrega.:mrgreen:

cheers

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=250415877957&ssPageName=ADME:X:RTQ:US:1123

caso nao apareca correto, o numero do item eh 250415877957

"Metra 70-5600 95 -Up Ford Ranger Explorer Radio Harness"

Isso é fabricado no Brasil. Comprei por uns R$15,00 cada para colocar um Pioneer na Ranger e no Visteon da Ranger que foi para o Honda Fit da patroa. Tudo sem gambiarra. Achei até o adaptador pro fio da antena...

Walter L. L. Casitta
24/06/2009, 18:44
Isso é fabricado no Brasil. Comprei por uns R$15,00 cada para colocar um Pioneer na Ranger e no Visteon da Ranger que foi para o Honda Fit da patroa. Tudo sem gambiarra. Achei até o adaptador pro fio da antena...

Desculpem, não se conta o milagre sem dar o devido crédito ao santo: www.tcchicotes.com.br

linuxhellmaster
25/06/2009, 09:59
Isso é fabricado no Brasil. Comprei por uns R$15,00 cada para colocar um Pioneer na Ranger e no Visteon da Ranger que foi para o Honda Fit da patroa. Tudo sem gambiarra. Achei até o adaptador pro fio da antena...


Eh... cara sortudo... porque eu havia consultado eles referente ao "kit" pra minha ranger/som...(stx com o premium sound system) nao tinham e ia dar trabalho p/ conseguir.. Ela usa um som "premium" da ford q eh mosca branca de olhos azuis e sao diferentes os conectores. :evil:

Otima dica essa dos caras aqui no brasil, tinha esquecido deles... de qualquer modo no meu caso foi sorte achar no ebay oq eu preciso, todos os pigtails (no meu caso precisa de 3) pelos ditos 22 R$.


cheers!

guelo
16/07/2009, 23:21
linux!!!!!
tenho uma ranger 2001 4x4 diesel cabine simples, e estou precisando do esquema completo, porque estou cheio de problemas eletrico, que podem ser resolvido com o bendito esquema.
um abraço
guelo

linuxhellmaster
16/07/2009, 23:22
linux!!!!!
tenho uma ranger 2001 4x4 diesel cabine simples, e estou precisando do esquema completo, porque estou cheio de problemas eletrico, que podem ser resolvido com o bendito esquema.
um abraço
guelo

Qual motor ?, qual parte do esquema voce precisa ?

cheers

Italo Xavier Santos
17/07/2009, 10:59
Pessoal aproveitando o tópico estou querendo instalar um CD/DVD comum na minha explorer 97 4.0 V6, já descobri que ela tem um módulo externo (que não faço idéia onde fica), o som é um toca-fitas sem disqueteira, mas não tenho certeza do fabricante... alguém sabe qual seria e se poderiam me enviar um esquema de ligação, pretendo utilizar o módulo original mesmo.

linuxhellmaster
17/07/2009, 11:06
Pessoal aproveitando o tópico estou querendo instalar um CD/DVD comum na minha explorer 97 4.0 V6, já descobri que ela tem um módulo externo (que não faço idéia onde fica), o som é um toca-fitas sem disqueteira, mas não tenho certeza do fabricante... alguém sabe qual seria e se poderiam me enviar um esquema de ligação, pretendo utilizar o módulo original mesmo.

Som Premium FORD, com amplificador externo..

Voce precisa comprar o kit de conectores p/ ligar na fiacao original.. eu comprei meu kit original da metra, que jah vem com os sinais escritos na embalagem e nos proprios fios... me custou 18 R$ via ebay.

Com esse kit fica simples ligar qualquer radio na fiacao/som original da ranger. (note q esses kits sao especificos ao ano/tipo de som) segundo o Walter... acha naquela empresa q ele citou... porem nao gostei da qualidade deles (quando comparada com os produtos originais) e +/- pelo mesmo preco... porem la eles nao tinham pro meu premium sound system, se eu passasse todo o diagrama eles levariam 20 dias p/ me enviar os 2 conectores "enfiozados".. to fora.. comprei via ebay.. original da metra.

Se voce der uma pequena pesquisada desse topico, vai ver q jah expliquei e comentei sobre esse sistema de som "premium" original ford.

Inclusive tem um outro topico sobre som na ranger.. e eu postei fotos do citado kit la... eu procurei e nao tenho as fotos aqui pra postar denovo... mas eh soh dar uma pesquisadinha.

Se tiver duvidas ou problemas... (apos procurar e pesquisar) eh soh dizer.


cheers

PS: esse amplificador na CS eu nao sei aonde fica, mas na CE fica do lado do falante traseiro do lado do passageiro (direito), voce tira o falante.. enfia a mao no sentido da frente do carro... fica bem ali.

TylerNTL
16/08/2009, 12:54
Anthoniusnikos,

Desculpe por minha postagem atrasada, mas o esquema que vc está (ou estava precisando) é tipo esse?

Anexei só três páginas. O arquivo todo tem 329 pg e uns 4MB. No site www.4shared.com basta procurar por "Ford Ranger ESQUEMAS ELECTRICOS español.pdf" que vc esbarra nele.

Achei ele bem completo, detalhe que é em Espanhol.

Alguém sabe onde consigo ele em Português (ou inglês)? Estou tentando para encontrar um problema no acionamento da tração e optei por não ser estorcido*

*O único eletricista que localizei que afirma resolver o problema em Natal, um tal de Chico que trabalha na Gilberto Autoelétrica próximo a Rodoviária, cobrou R$ 500 de cara sem nem olhar a viatura, nem fazer qualquer avaliação da parte elétrica do carro. Quando pedi para ele melhorar o preço (pq com esse valor eu conseguia um motorzinho da tração novo) ele começou a debochar dizendo que o problema não era lá, que eu podia levar o carro em qualquer lugar outro lugar mas no final das contas ia morrer nos R$ 500 na mão dele. Realmente um doce de pessoa esse Chico, se depender de receber dinheiro meu, fica ele com fome e eu sem tração.

Anthoniusnikos
16/08/2009, 19:28
Obrigado Thelmo. Muito bom esse esquema, e tão logo tenha tempo vou estudá-lo, e fazer um esforço para progredir um pouco na parte elétrica.
Por aquí a gente está acostumado com o portunhol, mas parece que tenho em inglês. Vou procurar e posto.
Procure por um bom eletricista que o motorzinho de tração pode ser refeito(se queimou mesmo), e de repente pode não ser o motorzinho. Já retirou o seu e testou na bancada ?
Do resto, se a tração da sua Ranger não estiver funcionando, primeiro verifique os fusíveis :mrgreen:, depois o relé(atrás do rádio), teste a chave seletora 4x4(dificilmente dá problema, e por último, já com o motor fora da CT, verifique(com um alicate) manualmente se consegue mudar as posições, 2WD e 4WD alta e reduzida.
Abs
Anthon

TylerNTL
16/08/2009, 20:53
Obrigado Thelmo. Muito bom esse esquema, e tão logo tenha tempo vou estudá-lo, e fazer um esforço para progredir um pouco na parte elétrica.
Por aquí a gente está acostumado com o portunhol, mas parece que tenho em inglês. Vou procurar e posto.
Procure por um bom eletricista que o motorzinho de tração pode ser refeito(se queimou mesmo), e de repente pode não ser o motorzinho. Já retirou o seu e testou na bancada ?
Do resto, se a tração da sua Ranger não estiver funcionando, primeiro verifique os fusíveis :mrgreen:, depois o relé(atrás do rádio), teste a chave seletora 4x4(dificilmente dá problema, e por último, já com o motor fora da CT, verifique(com um alicate) manualmente se consegue mudar as posições, 2WD e 4WD alta e reduzida.
Abs
Anthon


A CT está ok e o motor também, pois vai de 4x2 para 4x4L e volta.

Estou desconfiado dos relés.

Já tinha lido alguma coisa sobre eles estarem próximo ao rádio do lado esquerdo. Com a sua informação vou partir para mexer neles. Estou colocando minhas exeperiências dessa nova empreitada em outro tópico.

Engraçado que o diagrama em espanhol mostra os relés de acionamento da tração como um módulo de controle da tração!

Anthoniusnikos
16/08/2009, 21:04
Parece que já foi dito em tópico anterior, mas atrás do rádio tem dois módulos (caixinhas pretas), aquele que liga os fios do botão seletor no painel é o da tração 4x4.

dudas_308w
20/08/2009, 20:18
Quando pedi para ele melhorar o preço (pq com esse valor eu conseguia um motorzinho da tração novo) ele começou a debochar dizendo que o problema não era lá, que eu podia levar o carro em qualquer lugar outro lugar mas no final das contas ia morrer nos R$ 500 na mão dele. Realmente um doce de pessoa esse Chico, se depender de receber dinheiro meu, fica ele com fome e eu sem tração.


Sensacional..:dance::dance::dance:

Anthoniusnikos
21/08/2009, 10:37
E aí Thelmo, encontrou os relés ? Só vou poder desmontar no sábado mesmo.

Edintruder
21/08/2009, 12:15
Faz um orçamento numa concessionária ford. Pode resolver por menos de R$500,00 (o que acho difícil), mas saberás aonde está o problema.

Edintruder
21/08/2009, 12:32
Uma perguntinha, conferisses se a lâmpada do 4x4hi está acendendo?
Se tu engatas o 4x4hi, escutas o relé e ele não engata, experimenta voltar para 4x2 e retornar ao 4x4hi novamente de forma rápida.
No motor, vais ter que retirar ele, abrir e testar todos os fios dentro do conector e direto nos contatos do disco.

fverna
21/08/2009, 14:27
Caros amigos foristas,

Eu quando comprei a minha Ranger, o 4x4 não funcionava e eu nem imaginava o que poderia ser. Este foi o motivo para eu vir a conhecer este forum. Fui num eletrecista que me orçou em 1.200 reais para resolver e colocar para funcionar, tendo em vista que ficou o dia todo com o carro para dizer isso. Disse que teria que refazer o chicote e trocar o motor, pois o mesmo éra blindado e não recondicionava. Fui para o pai dos burros e coloquei no google sobre a tração 4x4 da Ranger que nada eu conhecia, fui direcionado ao forum. Resumindo, entrei em varios tópicos sobre o assunto, fiz varios testes e depois de varias tentativas, encontrei este esquema eletrico da caixa de fusiveis e fui checar, BINGOOOO, éra só o fusivel que estava faltando. Problema resolvido por 2 reais.

Espero que seja o mesmo problema que o meu.

Boa sorte!

Flávio

Edintruder
21/08/2009, 18:41
Imagina se tivesses pago o fusível de R$1200,00???

TylerNTL
21/08/2009, 21:39
R$ 1.200 para trocar um "fuzil" é Flórida!
Até o Chico da Gilberto Autoelétrica em Natal faz mais barato, cobra só R$ 500 para trocar fuzil e/ou fazer outra gambiarra qualquer!


Já dei uma conferida em todos os fusíveis, não tem nenhum queimado.

Quanto a luz 4x4HI, ela acende por alguns instantes (em conjunto com a 4x4L) logo após a partida do motor. Pelo que sei esse é o funcionamento esperado do sistema (exceto quando a tração está engatada, essa é a única hora em que essas luzes acendem).

até agora:
1- Concluo que a parte de força do motor está ok. Pois ele vai de 4x2 para 4x4L e volta.
2- Suponho que o disco está ok. Pq apresenta mudança no fechamento dos contatos do chicote diferentes nas proximidades das posições 4x4HI e 4x4L.
3-Desconfio de algum problema no módulo de controle da tração.

Se sábado não der praia o programa será desmontar o painel e fuçar esse módulo...

Anthoniusnikos
22/08/2009, 19:57
Fverna, por isso é bom ser um pouco curioso. Quando algo para de funcionar, primeiro verifica-se os fusíveis, depois a fiação e conectores, por fim o motor. Esse motorzinho 4WD não tem nada de blindado.

Thelmo, quando o motorzinho estava fora, você testou com o alicate ver se engatava normal o High e Low na CT ?
Já devo ter mencionado, mas não esqueça de verificar a fiação do botão das três posições e a fiação do conector no motorzinho. Pode ser que o fio da posição Low esteja solto.
Hoje(sábado) ainda não consegui tempo, mas na segunda-feira vou dar uma geral no meu sistema.
Abs
Anthon

Anthoniusnikos
28/08/2009, 01:41
Pessoal, na Caixa de Distribuição Elétrica (CDE) da minha Ranger(diesel-2000-CD-4x4) está faltando os seguintes fusíveis, relês e diodos(vide fotos anexas):
Mini Fusíveis - 1, 2, 5, 6, 7, 8, 13, 14, 15
Relês: 4, 5, 10, 11, 12 (nesta caixa não existem o 13 e 14)
Diodo: 2
São da PCM: diodo(2), relês(4) e minifusível 6 e 8. Seriam do 4WD ?
Da buzina: relê(7) Nota: a buzina está funcionando normalmente.
Bomba de combustível: relê(5) Nota: a minha Ranger não tem bomba de comb. elétrica.

Sem esses componentes, deixaram de funcionar: 4WD, high e low, e a luz do painel fica piscando; a luz ABS fica aceza, e já percebi que o ABS não está funcionando.

O mini fusível 3: Relê e mudança eletrônica e módulo de controle de mudança eletrônica, é do 4WD ?

O motor está ligando e funcionando normalmente.

Nota: Ao lado da foto, a Caixa de Distribuição Elétrica do manual que tenho. As outras são das 2.3L, 2.5L, 3.0L e 4.0L gasolina, que são um pouco diferentes.
Já o Painel de Fusíveis parecem ser iguais para todas, diesel ou gasolina.

Abs
Anthon

Allan Nielsen
28/08/2009, 08:28
Sem esses componentes, deixaram de funcionar: 4WD, high e low, e a luz do painel fica piscando; a luz ABS fica aceza, e já percebi que o ABS não está funcionando.



Anthon, o que exatamente vc precisa? Vc retirou alguns componentes ou passou a apresentar estes problemas e vc acha que é a ausencia destes componentes?

abs

Anthoniusnikos
29/08/2009, 00:31
O diodo da PCM não passava corrente em ambos os lados, daí retirei. Também retirei o relê 4 e os fusíveis 6 e 8 que no Manual diz serem do PCM, porém o 4WD deixou de funcionar. Daí vem minha dúvida: - O módulo PCM fica no cofre e atrás do motor, e com esse módulo desligado o motor da viatura não funcionaria. Certo ? Então, acho que todos os componentes ausentes são do 4WD, porém o mini fusível 3, que é do relê de mudança eletrônica e módulo de controle de mudança eletrônica, está no lugar e bom.
Você poderia me confirmar os fusíveis, relês e diodos do 4WD ? E também os do RABS ?
Abs
Anthon

Allan Nielsen
29/08/2009, 13:52
Anthon,
alguns tipos de diodos não dá pra testar com um ohmeter comum. Pra este motor funcionar ele necessita apenas de 12v no solenoide do diesel. A unica informação que tenho sobre fusiveis etc, é o que consta no manual.

Vc tá com problema onde?

Anthoniusnikos
29/08/2009, 15:30
Obrigado Allan. Comprei um multímetro que faz o teste em diodos, transistores e outros semicondutores. O teste consiste na queda de tensão direta. Se o diodo estiver bom(junção de Si), a queda de tensão direta fica en torno de 0,5 a 0,8 V. Se o diodo estiver aberto ou com polaridade invertida o display(LCD) mostra 1. Para um e outro caso troca-se de posição das pontas de prova.
Com relação a PCM é que me parece que o Manual foi mal traduzido, e isso é que eu queria discutir. Parece que existe uma confusão em PCM(módulo do motor diesel) e o módulo da tração 4x4(4WD). Pelo menos no Manual que tenho.

Exemplo: Mini fusível de número 3, de 20A e descrição: Relê de mudança eletrônica e módulo de controle eletrônica. O que componente se refere esta descrição: PCM ou 4WD ?

Abs
Anthon

TylerNTL
07/09/2009, 20:35
Anthon, (achei o tópico!!!)

Também fico com dúvidas quando o manual fala do tal PCM:
"Powertrain Control Module" eu leio isso e penso em uma Ranger americana com uma caixa automática e motor a gasolina!

Até onde sei a única elétrica que tem no "Powertrain" das nossas é o soleníde da BI e um conectorzinho com uns 4 fios (que eu não sei qual é a função) na lateral da caixa de marchas.

Anthoniusnikos
09/09/2009, 03:53
O Edin vai me mandar o Manual das 2.5L e 2.8L HSD aí faço a comparação das diferenças com as a gasolina 2.5; 2.8; 3.0 e 4.0 que tenho.

O módulo PCM ou Módulo de Controle do Motor e Transmissão (Powertrain = motor e transmissão: câmbio e CT), também conhecido por ECU ou centralina, das 2.5L e 2.8L HSD são bem mais simples que as 3.0L ou 4.0L que possuem muito mais sensores para o controle do motor e transmissão, ou seja, a tecnologia de controle elétrico embarcada é muito maior.
O problema é que as traduções nos manuais são mal feitas, e fazem uma salada na descrição das listas.
Quando receber o Manual original vou tirar essas dúvidas.

Além desses sensores do câmbio, CT, BI, o do sinal da embreagem, temperatura do liq. de arref., sensor de posição da árvore de comando de válv., de posição da árvore de manivelas, e outros, também tem o do acelerador que comanda a injeção eletrônica do diesel (TPS),

O que me intriga é a minha Ranger estar funcionando sem o diodo do PCM.

Abs
Anthon

dudas_308w
16/09/2009, 18:14
Anthon,
acho que a sua funciona por que somente o solenoide do diesel precisa ser energizado... a sua é 2.5, certo?

Aproveitando, quando comprei os milhas e a buzina maritima, ganhei a instalaçao. Ae quando fui ver, o mecanico infeliz havia colocado o rele pendurado no terminal da bateria direto.:parede:

Agora vou ter que fazer um serviço menos porco.:concordo: Imagino que a caixa de fusiveis tem alguma posiçao livre para isso. Alguem sabe qual?
E preferencialmente, devo alimentar a buzina e milha pegando após o megafuse, certo?

Abs

Nirello
07/03/2011, 01:33
http://sistemasautomotivos.blogspot.com/2008/12/ranger-parte-20.html

Depois visite o meu: alinhamento-tecnico.blogspot.com (http://alinhamento-tecnico.blogspot.com)

FARAUJO70
07/03/2011, 19:34
Falando em parte eletrica, eu tenho uma Ranger XLX 2001/01 quando ligo o limpador ele não que parar mais. Tem a central do limpador eu queria saber o codigo

FARAUJO70
08/03/2011, 12:36
Ahhh, favor incluir o modelo exato da que voce quer, pois sao diferentes gasolina/diesel. Nao tenho muitos de diesel, mas se voce me disser exatamente oq voce precisa, te consigo.

De diesel, a mao, eu tenho da power stroke 2.8l ate 2002 acho. fora isso das V6 e do 2.3L .. tenho mais na empresa.

cheers.
OI tenho uma Ranger 2001/01 XLT, o limpador do parabriza quando liga não para mais, so quando desligo o carro. ´já olhei os reles do carro,tem um modulo, tenho que saber a referencia. na Ford tem um valor de 275,00 e outro de 1.700,00.

jugabeta
28/03/2014, 14:58
ola gente boa tarde
perdi o meu manual na enchente, e preciso das imagens da caixa de fusivel do manual, pois estou com alguns problemas, possuo uma ranger 2008 xlt cd
att
obrigado

JRoberto
28/03/2014, 16:32
ola gente boa tarde
perdi o meu manual na enchente, e preciso das imagens da caixa de fusivel do manual, pois estou com alguns problemas, possuo uma ranger 2008 xlt cd
att
obrigado

Jugabeta, segue o manual do proprietário em PDF. É da 2010, acho que não deve mudar muita coisa, da uma olhada.

[]'s

JPEDROSA2
21/11/2014, 00:49
Obrigado, JRoberto, pela postagem do manual da RANGER... Valeu!!!
A minha é 2007, mas esclareceu muitas coisas.

João

JRoberto
21/11/2014, 08:19
Obrigado, JRoberto, pela postagem do manual da RANGER... Valeu!!!
A minha é 2007, mas esclareceu muitas coisas.

João

Tamos ai! :concordo:

gilbsb
20/04/2015, 19:04
tenho uma ranger ano 2000, xlt, verifiquei que existe uma caixa só com reles dentro do painel da vtr, aguem sabe quais reles são esses ou possuem algum diagrama?

Mario Junior Simoes
09/01/2016, 10:45
Alguém sabe me responder onde fica o fusível do limpador de pára-brisa ??? Caixa que fica dentro do carro ou no cofre do motor? E o número do fusivel!!! Grato a quem responder! (Ranger 2001 diesel 2.5)

RODOLFO RODRIGUES
11/01/2016, 01:27
Alguém sabe me responder onde fica o fusível do limpador de pára-brisa ??? Caixa que fica dentro do carro ou no cofre do motor? E o número do fusivel!!! Grato a quem responder! (Ranger 2001 diesel 2.5)

520005520004520006520007520008520009520010
Vê se te ajuda acho que é fusível 16

_O8oO_
15/02/2016, 16:32
Olá a todos

Estou com dificuldade de ler a imagem 3 do esquema de distribuição elétrica q fica ao lado da bateria, "só quero saber qual é o do AR no momento", mas ja pela dificuldade preferia o esquema todo mais legivel, minha ranger é a 2.8 2002, mas o esquema bate com o da imagem 3.

Agradeço antecipadamente e boa trilha a todos

jdiniz
23/03/2017, 16:47
ola boa tarde, eu possuo uma ranger 4x4 XLT 2.8 diesel ano 2001/2002, estava precisando do manual do proprietario, pois ja tive problema com um dos fusiveis que me deixou na mão.

nogueira da silva
20/06/2017, 19:17
Boa noite tenho uma ranger 3.0 4x2 e recententemente parou de marcar o combustível baixei o tanque troquei a boia só que continua não marcando,toda fiação esta boa ja testei inclusive a boia velha e anova esta boa,ja testei o painel esta ok ,só não acho o bendito fuzivel da boia não é possível que seja direto,alguem pode me informar ?

Elias Branco
24/02/2018, 10:37
Boa tarde
Alguém teria o esquema de fusíveis da Ford ranger 2002??

Mfernando2099
01/05/2018, 20:44
boa noite tem como me mandar o esquema elétrico da ranger XLT 2000 4.0 v6, estou com problema no pedal do freio estacionário. quando aciona , ele a boia do tanque fica louca, para de marcar, e tambem parou de acender a luz do abs , e da luz do freio estacionário.

Izaiasborges
21/06/2019, 22:37
boa noite tenho uma ranger 2008 2.3, o vidro dela parou de funcionar, liguei direto para testar o motor, funcionam todos. comprei um comando novo do interruptor, mesmo assim nao funciona, quando aciono o botão a luz do painel fica fraca, mas nao funciona nenhum dos vidros. alguem pode me ajudar ?

Gilson Gomes de Oliveira
15/07/2019, 21:12
boa noite
tenho uma ranger 2008 cabine dupla. a luz do teto demora 7 minutos para apagar, e quando o carro esta ligado não apaga.
não estou conseguindo alguem que resolva.
será alguem sabe me ajudar?

xibiu!!!
15/07/2019, 21:19
boa noite
tenho uma ranger 2008 cabine dupla. a luz do teto demora 7 minutos para apagar, e quando o carro esta ligado não apaga.
não estou conseguindo alguem que resolva.
será alguem sabe me ajudar?

https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/6524-luz-interna-da-ranger-98-nao-desliga.html

https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/44850-luz-de-cortesia-da-ranger-nao-apaga.html

zumbi60
28/10/2019, 07:21
Pessoal minha ranger não funciona relogio de medir temperatura e nivel de combuistivel
Alguem teria o esquema eletrico para eu fazer as verificaçõe ?

Ja procurei no forum, porem ou não era o esquema eletrico ou o link não funcionava mais,

Grato

ranger 2.5 ano 2000 disiel

jpranger1998
27/01/2023, 13:34
Alguem poderia me informar quais as cores dos fios do velocimetro, contagiros e pressao de oleo da ranger 2.5 gasolina 1998?

Iuridias
16/04/2023, 11:00
Bom dia, ao Grupo

Sou iniciante e portanto posso usar termo equivocado. Mas como estou para aprender vamos lá.

Adquirir uma Ranger CE XLT 15X 4x4 2001 a gasolina/gnv, com problema no motor ( comprei ciente ). Fiz o serviço necessário e agora está com o motor ZERO, inclusive mandei tirar o gnv. Mas agora, estamos com dificuldade com a parte elétrica. Diante disso vcs poderia orientar onde encontro o esquema elétrico dela. Já procurei na net e não encontro o ano específico.

Obrigado