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Ver Versão Completa : velocidade permitida



jasantos
27/07/2008, 21:38
Olá boa noite caros amigos : Gostaria de saber sobre a velocidade do defender. No meu 110 viajo sempre a uma velocidade de 120 km, de vez enquando nas ultrapassagens atinjo a uma velocidade de 130 kms queria saber se estou exagerando ou estou dentro do permitido, o motivo da pergunta é que ja ví alguns comentários que 120 km é muita velocidade para o defender, isto procede?

Noventinha 00
28/07/2008, 10:38
Jasantos, o importante é a rotação do motor. Na estrada, aconselho a manter o giro do motor na faixa dos 2.500 rpm por aproximadamente 01 hora, baixar um pouco e depois retornar aos 2.500 rpm, como determina a International, fabricante do nosso 300 tdi, o que seria mais ou menos entre 100 km/h e 110 km/h.
Temos que ter em mente que não somos proprietários de um SUV, (Graças a Deus) somos donos de um jeep que, como tal, não foi feito para correr!!!
Há alguns tópicos sobre isso bem interessantes aqui no fórum.
Grande abraço,
Rodrigo.

miguelcps
28/07/2008, 11:44
Jasantos, o importante é a rotação do motor. Na estrada, aconselho a manter o giro do motor na faixa dos 2.500 rpm por aproximadamente 01 hora, baixar um pouco e depois retornar aos 2.500 rpm, como determina a International, fabricante do nosso 300 tdi, o que seria mais ou menos entre 100 km/h e 110 km/h.
Temos que ter em mente que não somos proprietários de um SUV, (Graças a Deus) somos donos de um jeep que, como tal, não foi feito para correr!!!
Há alguns tópicos sobre isso bem interessantes aqui no fórum.
Grande abraço,
Rodrigo.
Com essa mentalidade, ainda bem que você não é proprietario de um SUV.

ricardo 013
28/07/2008, 13:39
j santos

a velocidade de cruzeiro de uma 110 é por volta de 115 km /h, qq coisa dentro 110 a 120 esta de bom tamnho ,mais que isso só em ultrapassagem

um abraço

ricardo 013

Noventinha 00
28/07/2008, 18:32
Com essa mentalidade, ainda bem que você não é proprietario de um SUV.


Obrigado pelo elogio, Miguel!!!
Abraços,
Rodrigo.

jasantos
28/07/2008, 19:44
Olá amigos ! Muito obrigado pela dica. Agora vou manter a velocidade de cruzeiro por volta dos 110

Edintruder
29/07/2008, 16:49
O 2.5 suporta longos períodos acima dos 3000 rpm sem problemas. Já viajei com a Ranger com o pé colado no fundo sem aliviar por cerca de 225km sem problemas, a temperatura cravada no meio, o rpm beirando 3900rpm e nem sinal de problemas. O prudente é andar em uma faixa de velocidade que prime pela segurança, e esse é o ponto aonde na land o ideal é ficar por volta dos 120km/h no máximo, mas pela durabilidade do motor não tem problema nenhum.
Tem um conhecido meu que vendeu a Ranger dele com 330.000km e ele sempre viajava por volta de 140km/h na Ranger 2.5 01/01, o rpm fica em torno de 3500rpm

Carlão Rover
29/07/2008, 23:15
Concordo com você...

Edintruder
30/07/2008, 19:25
Tópicos com assuntos paralelos...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42163&page=3

Noventinha 00
01/08/2008, 17:17
Concordo no que tange as rotações, mas isso não é tudo. Como o tópico é de velocidade, lembro aos amigos que mesmo que o motor aguente e ele aguentará, penso que se mantivermos essa rotação na Defender, a velocidade será grande para ela e podemos não forçar o motor, mas vamos forçar diversos outros itens, como caixa de velocidades e transmissão, que não foram feitas na Defender para trabalhar em tal regime, além da segurança ao volante, é claro.
Andar nessa rotação com o International numa Ranger é bem diferente de andar numa Defender, cuja tração nas 04 é permanente e a relação de marchas tb é outra!!!
O motor pode ser exigido nessa faixa de rotação no caso de uma trilha (lama, rampa, etc.) ou coisa parecida, mas em velocidade, não aconselho.
Abços,
Rodrigo.

Edintruder
02/08/2008, 13:10
Rodrigo, qual é o óleo da caixa na Defender?

Convenhamos uma coisa, se o motor foi escalonado para o veículo sendo um HSD, pode ser utilizada toda a faixa de torque do motor pois não quer dizer nada andar tracionando 4 rodas ou 2, até pq com o diferencial central pode perder toda a tração para apenas um roda. Mais um equívoco de tal afirmação é que a transmissão 4x4 integral trabalha com mais esforço em velocidades menores, na medida que a velocidade aumenta o atrito dos pneus contra o solo se reduz muito, tanto é que mesmo na Ranger que é 4x4 part time, temos a mesma velocidade final em 4x2 ou 4x4, e o ruído na CT depois dos 60km/h desaparece pois os pneus reduzem muito a aderência com o asfalto. Eu ando direto em asfalto com 4x4 ligado, basta estar com o piso molhado ou andando em estrada com muitas curvas.

No momento que a faixa "verde" no hsd vai de 1800 até 3500rpm, essa é a faixa de operação do motor, a transmissão acomanha esse parâmetro. Mais um equívoco é quea transmissão sofre mais com o motor a 1800 rpm aonde tem mais torque do que a 3500 rpm aonde o torque induzido pelo motor é menor.

Se fosse para andar a no máximo 3000 rpm como está sendo dito, o motor seria um LSD...

jasantos
03/08/2008, 01:16
É um 4x4 permanente. Por isto tive esta dúvida em relação a velocidade, e quis um esclarecimento dos mais experientes, pois envolve tudo isto que o rodrigo falou, caixa de velocidades e etc.
Agora estou compreendendo melhor. Realmente este conjunto não foi desenvolvido para altas velocidades o que tinha me esquecido em se tratando do defender.
Obrigado aí Rodrigo por lembrar-me destes itens.
Obrigado também a todos os amigos que tambem me esclareceram duvidas em relação à velocidade.
Abraços.
Agostinho land 110

Edintruder
03/08/2008, 09:00
Qual é o óleo utilizado na caixa do Defender?
Em motores LSD de baixa rotação, as transmissões utilizavam antigamente óleo 130 ou 90, porém como atualmente as transmissões trabalham com maior velocidade, as transmissões passaram a utilizar óleo 80w90, SAE 80 e até OH49 ou ATF.
Nenhum veículo desse estilo é concebido para grandes velocidades, mas nada impede de rodar a 110, 130 ou a 140km/h em se tratando do conjunto mecânico. Se tem força e faixa de rpm disponível, o HSD aceita bem.

Noventinha 00
04/08/2008, 19:05
Concordo em parte, mas já vi carros saírem de fábrica com Conta-giros no qual a faixa vermelha começa após o carro já ter passado bastante a faixa ideal de trabalho, ou seja, o proprietário pensa que não está forçando o carro confiando na informação da fábrica, mas tá esgoelando o motor!! um absurdo o que alguns fabricantes fazem!!!
De qq sorte, eu prefiro manter o motor 300 Tdi em viagens na faixa de rotação indicada pela própria International, ou seja, 2500 RPM.
Na caixa eu utilizo o MTF, com especificação Dexron II. É vendido pela Honda. O câmbio fica bem mais macio.
Abraços.
Rodrigo.

Hugo4x4
05/08/2008, 21:33
Edintruder,

Andar numa Ranger a 120 km/h é o mesmo que numa Defender a 100 Km/h, em ambos os motores giram a 2567/2530 rpm, ou seja, 68/67% da rotação máxima que são bons valores para ter longa vida. No caso da Defender por ser um "jipe" com centro de gravidade mais distante do chão que outros veículos, a velocidade cruzeiro de 100 km/h é uma boa.

Edintruder
05/08/2008, 22:10
Hugo, a relação da Land é a mesma da Ranger 2.5...
A 100km/h fica por volta de 2500rpm. A 120km/h fica por volta de 3000rpm.
A Ranger chega a 160km/h a 3800rpm (giro de maior potência) e 165km/h a 4000rpm(início da faixa vermelha). Vale comentar que o corte de rpm desse motor vem regulado em 4640rpm (antes de risco de quebras). A minha Ranger eu regulei para passar de 5000rpm. Porém só chega a tais rpms em casos extremos em 1a ou 2a reduzida com pé no fundo. Na 3a reduzida não chega a esse giro pois nesse regime o torque é muito baixo.

E nem por isso o motor é ruim, fraco ou frágil. Bem pelo contrário, esse motor aceita desaforos não tem grilo de operação como eu andei endo por alguns tópico.

Não estou dizendo que alguém tem que fazer algo smelhante, na verdade estou insistindo nisso pois o pessoal fica postando dicas de "cuidado, não acelera que quebra, não acelera que não dura..." ou algo semelhante e a verdade é bem diferente disso.

O motor utilizado é muito durável, desde que faça a manutenção correta. Eu ando com 1 1/2 volta da bomba injetora e regime de giro máxiomo alterado ha mais de 50.000km e sei que o motor vai durar os mesmos 300.000km pois faço toda a manutenção de acordo com a forma que eu uso, com trocas de óleo e filtros com intervalos de 5000 ou 8000km rigorosamente em dia.

O que defendo é apenas devemos ser claros com o que efetivamente ocorre, se a Land não tem estabilidade, não deve-se passar de 100km/h como tu dizes eu penso exatamente a mesma coisa, porém a desculpa que o motor não aguenta como estava no início do tópico não é verdade.

Tem muita diferença da Ranger 2.5 para a 2.8 e a diferença é a mesma da Land para a Ranger 2.8, dessa forma comparar a mecânica da Ranger 2.5 até 2000 e a Land é exatamente a mesma coisa, mudando apenas o equilíbrio e estabilidade.

Hugo4x4
05/08/2008, 22:51
[QUOTE=Edintruder;661504]Hugo, a relação da Land é a mesma da Ranger 2.5...
A 100km/h fica por volta de 2500rpm. A 120km/h fica por volta de 3000rpm.
A Ranger chega a 160km/h a 3800rpm (giro de maior potência) e 165km/h a 4000rpm(início da faixa vermelha).

Edintruder,

O valor da redução total da Ranger em quinta marcha é de 1:3,02 e da Defender 1:3,80, para os cálculos acima citados trabalhei com os diâmetros originais de pneus, Ranger 245/70/16 e Defender 235/85/16.

Edintruder
06/08/2008, 09:48
Pneus da Ranger 2.5; 235/75 R15

Lothar
06/08/2008, 10:30
Edi, não fique zangado. Ao contrário de você, que demonstra que tem experiência com mecânica, nós aprendemos por lições de outros, e por isso temos receios de chegar sequer próximo ao limite de capacidade. Quando nos manifestamos nos tópicos o fazemos com base no que aprendemos, inclusive nos tópicos deste fórum.
De qualquer forma, sua exposição acresce nosso conhecimento, teórico, sobre o tema.

e.t. Já tive uma ranger, c.s., e não confio muito em sua estabillidade.

Edintruder
06/08/2008, 16:48
Zangado nada! Se não fosse o elevado custo de eventual manutenção da carroceria, eu trocaria a Ranger por uma Land 110, que quando for trocar a minha Ranger será uma excelente opção.
Eu confio muito nesse motor que não trocaria o HSD Pelo MWM Sprint nem com banda de música!

Hugo4x4
06/08/2008, 19:21
Pneus da Ranger 2.5; 235/75 R15

Com esta medida de pneu Defender a 100 km/h equivale a Ranger a 116 km/h para uma mesma rotação do motor.