PDA

Ver Versão Completa : Guincho Elétrico warn XD9000i - como lubrificar?

Ric Mac
27/07/2008, 16:44
Galera,

Ontem ao utilizar meu gincho, um warn xd9000i para tirar um amigo de uma lama, percebí que o guincho estava "preso" com um ruído semelhante ao forçando o motor demasiadamente, mesmo sem peso ao enrolar o cabo sem carga.
O Guincho foi submerso em água.
Existe alguma maneira de lubrificar a caixa de engrenagem? como fazer? é necessário?

Obrigado!

Ricardo

joão k. chikui
28/07/2008, 20:08
Ricardo
Como ninguém te respondeu, vou dizer o faço no meu qdo fico muito tempo sem levar na revisão:
-Lavo com muita agua doce ,em todo espaço possível de entrar lama , desenrolo o cabo , lavo , seco bem e enrolo bem arrumadinho , passando WD depois de cada camada enrolada. Tiro um parafusinho allen que prende a alavanquinha que engata/desengata, retiro a alavanquinha e coloco um pouco de graxa especial para rolamento ali.
Qdo fico muito tempo sem usar o guincho , desengato e ligo prá frente e para tras diversas vezes.

Ric Mac
28/07/2008, 20:47
Obrigado pelas dicas vou fazer isto...
Andei pesquisando e ví que se pode desemontar a caixa de engrenagens, onde fica a alavanca engata/desengata... Mas foi por este seu caminho primeiro!

Obrigado

Fabil
29/07/2008, 09:20
por coicidencia estou aqui dando manutencao num XD9000i que estava com o mesmo sintoma do seu... o motor parecia pesado e sem forca p/ enrolar o cabo..

desmontei o motor e o mesmo estava tudo enferrujado e cheio de lama dentro, as escovas travadas, rotor todo enferrujado, as bobinas dos eletro-imas em curto devido a lama etc...

a cx de engrenagens estava perfeita..

o que me chamou a atencao é o fato do motor nao ser selado, a carcaça possui dois canais p/ escoar agua, mas sao bem pequenos e facilmente entopem, dai acumula agua dentro do motor...

pelo seu sintoma, desmonta primeiro o motor.. aposto que ele esta todo oxidado..

T+

Ric Mac
29/07/2008, 15:57
Obrigado pela informação, acho que vou desmontar tudo mesmo!!!!!

Abraço

Ric Mac
30/07/2008, 17:15
Galera,

Achei o seguinte link, com as informações para dar uma geral no XD9000i.
http://www.wanderingtrail.com/Repairs_Rebuilds/warn_winch/warnwinch.html

Abraço

Ric Mac
20/08/2008, 13:09
Galera,

Desmontei TUDO ontem.
Bom para começar desmontei a frente a PKP, seguindo o manual de serviço da Nissan. Show de bola, em 20 minutos e 10 parafusos depois, já estava com tudo desmontado.
Tirei o guincho e desmontei tudo também seguindo as indicações do site acima.
REsultado, oxidação no motor elétrico e água misturada na graxa da caixa de engrenagens.
Tive que limpar tudo, lavar, secar, lubrificar, remontar tudo de novo. A única coisa que não fiz foi esmerilhar para tirar as encrustrações de ferrugem, preferí fazer uma limpeza sem arranhar as peças.
Montado tudo, funcionando.
Hoje tive uma idéia, que ficará para a próxima vez, usar veda junta em cada junta do guincho. No futuro farei isto!

Abraço

Fabil
20/08/2008, 13:23
se vc nao tirou as crostas de ferrugem daqui a pouco vai travar de novo... vc deveria é ter passado as peças num escovao de aco p/ limpar e depois aplicar uma camada fina de verniz ou tinta p/ nao oxidar mais...

eu tb pensei em vedar com silicone, mas vira uma faca de dois gumes, por mais que vc vede sempre sobra uma brechina p/ entrar agua.. dai com boa parte vedada fica mais dificil da agua sair..
se vc reparar bem, na carcaça do motor tem uns "regos" p/ drenar agua... ou seja.. se o fabricante nao "selou" é pq deve ter algum motivo p/ nao selar..

o lance é que guincho, diferente do que muitos pensam requer manutencao periodica sim, principalmente aqueles que trabalham com frequencia em atoleiros, mas a galera só lembra de dar manutencao no guincho depois que ele trava,.heheh

T+

Beto
20/08/2008, 15:44
Tenta lubrificar o meio do carretel, onde passa o eixo do motor para as engrenagens, normalmente ali trava e força o motor tb., fica dificil de soltar o cabo com a mão, etc......
tem 3 pçs de plastico ali, com uma mola, senão me engano faz a função de freio.

Ric Mac
20/08/2008, 20:08
O miolo do carretel eu não desmontei não!!!!! Acho que fiz M....
É verdade sobre os rasgos vou repensar nisto!

Quando eu desmontar de novo, com certeza vou aplicar o verniz como mencionado....

VALEU!

Beto
21/08/2008, 08:41
O miolo do carretel eu não desmontei não!!!!! Acho que fiz M....
É verdade sobre os rasgos vou repensar nisto!

Quando eu desmontar de novo, com certeza vou aplicar o verniz como mencionado....

VALEU!

Vc. sabe dizer se o eixo ficou no carretel?? No meu caso estava tão travado q. ele nem saiu do carretel, precisou de umas porradas para sair, pra mim aquele eixo nem era pra sair, dai qdo. montei mesmo sem o cabo senti o carretel esquentar, daí desmonta tudo denovo e ai vai.

Ric Mac
23/08/2008, 09:03
O eixo ficou no carretel... Agora, o motor elétrico me parece que está esquentando muito!!!!!!!
Acho que vou desmontar de novo, para ver...

AKPG
23/08/2008, 13:39
Ric,
Vou fazer um check-up no meu....
Abraços,

tavinho
16/09/2009, 17:34
Estou desmontando o meu guincho, a parte mecânica foi muito fácil, encontrei muita lama. Ainda não estou com coragem para desmontar a parte elétrica.

Tio Eddie
16/09/2009, 22:05
Para ajudar os amigos, segue o link para uma manutenção detalhada dos ward XD9000i
http://www.wanderingtrail.com/Repairs_Rebuilds/warn_winch/warnwinch.html (http://www.wanderingtrail.com/Repairs_Rebuilds/warn_winch/warnwinch.html)
Abraços

RONIE_VALIM
28/09/2009, 12:29
Alguém sabe dizer quanto gira +/- o valor de um guincho deste modelo, usado? Estou vendo um semi-zero (realmente é muito conservado, nem aparenta ter uso) e não sei qual seria um valor bom para pagar, sei que um novo está custando 4200...

Abs!