Conectar

Ver Versão Completa : Turbinar Vale A Pena ?

Inner
27/07/2008, 14:10
Sou marinheiro de 1ª viagem comprei recentemente uma Hilux SR5 98 diesel 4x4 cab dupla que está com 160.000Km rodados, o vendedor me disse que era possível turbiná-la e qua ficaria muito boa com o turbo disse que um mecânico na Barra adapta o turbo da L200 e que funciona bem. Daí pergunto alguém já fez fica bom prejudica o motor seria mesmo a turbina da L200 ou existiria uma forma melhor, não faço trilhas rodo em média 600km por mes com viagens eventuais renderia melhor em serras grato Inner:?:

praiasecacustom4x4
27/07/2008, 17:29
ola Inner
tem kit ja pronto ou se podr recorrer a em turbo original Toyota no desmanche.Compensa?.....
depende do uso,eu estou com a intençao de colocar um turbo na minha Hilux porque fazo trilha e uso pneu 35,e precisa de uma força a mais.para uso normal nao acho que o investimento compensa.melhor com certeza na subida de uma serra, ma o motor nao turbinado eu acho mais economico e duravel que um motor Turbo.
O motor Toyota aspirado e famoso para a durabildade

murilloaquino
27/07/2008, 18:37
economico não é não....Relatos mostram que os turbinados forçam menos nas aceleraçoes e por isso ficam até mais economicos. Se for bem turbinado, a durabilidade tambem diminui pouco com relacao ao custo beneficio...

Bruno Mosso
30/07/2008, 10:11
Galera, aproveitando o ensejo,
Tenho um amigo que comprou uma Band com 14B e não acha o kit pra turbinar :evil:. Alguem pode me dizer onde arrumo isso? ou se alguem tiver o coletor, o resto é canja pra nóis :dance:.

Valeu!!!!!

Guiga Tostes
30/07/2008, 11:31
Bruno,

fale com o João da Sollo 4WD(11)3835-3781 que ele conhece "o caminho das pedras", regula, instala e desenvolve o projeto das tubulações(exceto coletor de escape) como poucos.
Se não me engano a Turbo Anhanguera tem o kit 14B.

Bruno Mosso
30/07/2008, 14:24
Bruno,

fale com o João da Sollo 4WD(11)3835-3781 que ele conhece "o caminho das pedras", regula, instala e desenvolve o projeto das tubulações(exceto coletor de escape) como poucos.
Se não me engano a Turbo Anhanguera tem o kit 14B.

Guiga, muitíssimo obrigado!!!! Foi de muita valia:concordo:

Guiga Tostes
30/07/2008, 17:06
Bruno, se precisar é só chamar.

Confira no link abaixo o trabalho realizado em uma Band 14B, o proprietário é fã de cromados, veja o capricho:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36045&highlight=joaozinho+sollo

Abrs

Raphael Stephano
31/07/2008, 16:14
Caro Inner,

Tenho uma Hilux cd 2004 com Motor 5L 3.0 sem turbo de fabrica, é praticamente o mesmo motor da sua, com 10 cv a mais. Intalei um kit turbo SPA há exatos 7.000km, e posso te falar que vale muito a pena, vira outro carro, vc consegue subir serras sem precisar ficar reduzindo e esticando as marchas, e o consumo não mudou praticamente nada. Na verdade so me arrependi de demorar tanto para turbinar.
Abraços

Ditreviso
01/08/2008, 00:56
Sou marinheiro de 1ª viagem comprei recentemente uma Hilux SR5 98 diesel 4x4 cab dupla que está com 160.000Km rodados, o vendedor me disse que era possível turbiná-la e qua ficaria muito boa com o turbo disse que um mecânico na Barra adapta o turbo da L200 e que funciona bem. Daí pergunto alguém já fez fica bom prejudica o motor seria mesmo a turbina da L200 ou existiria uma forma melhor, não faço trilhas rodo em média 600km por mes com viagens eventuais renderia melhor em serras grato Inner:?:
Caro amigo: Vou expor o meu ponto de vista para os participantes do forum...Tudo é uma questão de custo X benefício eee...conceito! Eu poe exemplo, não turbinaria um motor aspirado...ele tera a taxa aumentada MAS...as bancadas/mancais; as bielas e seus metais; o volante e etc, permanecerian os mesmos, ou seja, estas peças passariam a receber uma carga superior para as quais foram progetadas, tendo suas vidas úteis concideravelmente reduzidas (proximo de 35%), vale a pena?... depende do que vc vai fazer com sua maquina!!!se vc precisa de força na trilha, lembre que tem 5 marchas a frente + 4x4 + reduzida!...da pra brincar legal, não acham?...Talvez, para rodar no asfalto, um pouco mais rapido e se vc faz grandes percurços, turbinar "compense"...Eu, particularmente, tenho o seguinte raciocínio: Se fosse para ser turbinado, certamente os engenheiros de uma grande montadora os teria feito (valido para motores aspirados, cujos as montadoras, NÃO recomendam turbinar). O motor 2.8-3L é o melhor do mundo, mantendo-o original, já alguns motores 3.0-5L, permitem este procedimento. Convem verificar qual a série tem a mecanica reforçada para este fim. Da para consultar pelo numero do chassi. Abraços a todos.

DieselPower
01/08/2008, 09:19
Ditreviso,
Aceito a sua explicação, porém, na prática, existem inúmeras 2.8 turbinadas que passaram dos 500.000 km sem nenhum problema. Lembre-se que alguns motores diesel projetados para serem aspirados, receberam a sobrealimentação pela própria fábrica sem alteração da taxa de compressão. Apenas deve-se evitar pressões elevadas, acredito que até no máximo 0,8 kgf/cm3 apresentará uma durabilidade aceitável.
Meu sogro possui uma 1999 Sr5 e assim que sobrar tempo iremos turbina-la.
Na minha opinião, vale a pena.
Abraço a todos.

Sergio Barcellos
01/08/2008, 15:45
Ditreviso,
Aceito a sua explicação, porém, na prática, existem inúmeras 2.8 turbinadas que passaram dos 500.000 km sem nenhum problema. Lembre-se que alguns motores diesel projetados para serem aspirados, receberam a sobrealimentação pela própria fábrica sem alteração da taxa de compressão. Apenas deve-se evitar pressões elevadas, acredito que até no máximo 0,8 kgf/cm3 apresentará uma durabilidade aceitável.
Meu sogro possui uma 1999 Sr5 e assim que sobrar tempo iremos turbina-la.
Na minha opinião, vale a pena.
Abraço a todos.
Estou acompanhando essa troca de conhecimentos e opiniões sobre o uso de turbo por estar interessado no assunto pois tenho uma SW 92/93 2.8 D, com 190.000 km que considero muito conservada e desde que comprei procurO cuidar dela da melhor forma possível. Posso dizer que só tem me dado alegria. Já fiz algumas viajens entre as quais destaco Lençois Maranhenses, Jalapão (duas vezes), Canastra com Serra da Bocaina e outras mais próximas Pela Chapada dos Veadeiros. Hoje, estou planejando uma viajem para Peru, Chile, Bolívia e Argentina e tenho conversado com alguns amigos a respeito da capacidade dessa SW92/93 - aspirada, vencer a altitude de 4.500 m. Diante dessa questão, gostaria de saber se alguém já teve experiência com um veículo com essas características ter vencido essas altitudes, mesmo com algum sacrifício. Penso em colocar um turbo com intercooler mas ai vem a pergunta: com essa kilometragem o motor dela aguenta e não compromente sua durabilidade? Para simplificar, posso ou não fazer essa viajem sem colocar turbo? E se colocar, como fica a vida útil do motor?
Desde já agradeço as informações e informo que esta é minha primeira participação no Forum embora já acesse há algum tempo.
Ats,
Sergio Barcellos
Hilux SW4 92/93

beni-rj
01/08/2008, 18:26
Caro amigo: Vou expor o meu ponto de vista para os participantes do forum...Tudo é uma questão de custo X benefício eee...conceito! Eu poe exemplo, não turbinaria um motor aspirado...ele tera a taxa aumentada MAS...as bancadas/mancais; as bielas e seus metais; o volante e etc, permanecerian os mesmos, ou seja, estas peças passariam a receber uma carga superior para as quais foram progetadas, tendo suas vidas úteis concideravelmente reduzidas (proximo de 35%), vale a pena?... depende do que vc vai fazer com sua maquina!!!se vc precisa de força na trilha, lembre que tem 5 marchas a frente + 4x4 + reduzida!...da pra brincar legal, não acham?...Talvez, para rodar no asfalto, um pouco mais rapido e se vc faz grandes percurços, turbinar "compense"...Eu, particularmente, tenho o seguinte raciocínio: Se fosse para ser turbinado, certamente os engenheiros de uma grande montadora os teria feito (valido para motores aspirados, cujos as montadoras, NÃO recomendam turbinar). O motor 2.8-3L é o melhor do mundo, mantendo-o original, já alguns motores 3.0-5L, permitem este procedimento. Convem verificar qual a série tem a mecanica reforçada para este fim. Da para consultar pelo numero do chassi. Abraços a todos.

Sérgio
Seu raciocínio está correto para motores somente fabricados para serem aspirados.
No caso do 2.8 D Toyota, a fábrica disponibilizou em vários países do mundo o mesmo carro motorizado com turbo, sem turbo, ou com turbo (opcional), ficando a critério do usuário sua conveniência ($). O mesmo acontece com os diferenciais com SLD, bem como outros itens de menor importância.
Todas essas informações estão disponíveis no Manual de Manutenção do fabricante.
Quanto à minha opinião e experiência, desde que feita de acordo com os parâmetros do fabricante, só vejo grande vantagem, com custo/benefício razoável.
Há extenso tópico sobre o assunto, com várias opiniões e informações importantes. Vale a pena consultar o search.

abrçs hiluxminados

beni-rj
01/08/2008, 18:47
Estou acompanhando essa troca de conhecimentos e opiniões sobre o uso de turbo por estar interessado no assunto pois tenho uma SW 92/93 2.8 D, com 190.000 km que considero muito conservada e desde que comprei procurO cuidar dela da melhor forma possível. Posso dizer que só tem me dado alegria. Já fiz algumas viajens entre as quais destaco Lençois Maranhenses, Jalapão (duas vezes), Canastra com Serra da Bocaina e outras mais próximas Pela Chapada dos Veadeiros. Hoje, estou planejando uma viajem para Peru, Chile, Bolívia e Argentina e tenho conversado com alguns amigos a respeito da capacidade dessa SW92/93 - aspirada, vencer a altitude de 4.500 m. Diante dessa questão, gostaria de saber se alguém já teve experiência com um veículo com essas características ter vencido essas altitudes, mesmo com algum sacrifício. Penso em colocar um turbo com intercooler mas ai vem a pergunta: com essa kilometragem o motor dela aguenta e não compromente sua durabilidade? Para simplificar, posso ou não fazer essa viajem sem colocar turbo? E se colocar, como fica a vida útil do motor?
Desde já agradeço as informações e informo que esta é minha primeira participação no Forum embora já acesse há algum tempo.
Ats,
Sergio Barcellos
Hilux SW4 92/93

Sérgio

Não só recomendo, como acho quase mandatório para evitar problemas devido ao ar rarefeito e as subidas dos passos. Desde que feita com critério, dentro dos parâmetros recomendados pelo fabricante, só vejo vantagens, sem nenhum dano ao motor, salvo se você se entusiasmar muito a ponto de achar que está dirigindo uma Ferrari.Você encontrará no tópico de Trilhas On Road vários relatos de recentes viagens inclusive com as opiniões do experiente Sérgio Holanda sobre o assunto.
Também pretendo seguir, em breve, pelas mesmas paragens.

Boa viagem e abraços hiluxminados.

Sergio Barcellos
06/08/2008, 15:02
Olá Beni,
Muito obrigado pela sua contribuição. A sua recomendação coincide com a do Sergio Holanda em relação a melhora de performance e durabilidade do motor. As recomendações de vocês me deram mais segurança para providenciar a instalação desse kit turbo + intercooler.
Mais uma vez obrigado.
Vou te perguntar só mais uma coisa: você conhece alguma boa solução de bagagerio para a SW4? Quero colocar uma barraca de teto e ter lugar para levar mais uns dois reservatórios de combustível. Se preferir pode mandar para o meu e-mail: asbarcellos@uol.com.br

Um abraço,
Sergio Barcellos

DieselPower
06/08/2008, 15:30
Sérgio,
Já decidiu qual kit turbo vai comprar? E o intercooler?
Já viu os preços?
Onde fará o serviço?
Meu sogro irá turbinar a Hilux Sr5 CD 1999 dele, pra falar a verdade, já deveríamos ter levado para realizar o serviço. Mas como ela é utilizada no serviço, ainda não deu tempo.
Aguardando os resultados...
Abraço.

guilhermeabreu
06/08/2008, 18:36
CARO SERGIO BARCELLOS

Tenho uma SW4 93 ha 6 anos comprei com 143.000 km muito conservada e e hoje esta com 270.000 km rodados .

Qdo comprei já tinha um turbop instalado da marca IHI que eu nunca ouvi falar , mas até hoje nunca precisei de mexer no turbo , não sei qto de pressão trabalha este turbo , mas a impressão que tenho é que ela seja uma 3.0 aspirada pelo desmpenho dela .

Nunca tinha andado em uma HILUX 2.8 , só na minha , e depois andei em uma 3.0 aspirada e não observei muita diferença de uma para outra no desempenho não .

Tive que fazer o motor por causa da troca da correia dentada feita na concessionéria de FRIBURGO que fizeram MAL FEITA , ÍSTO É : " TROCARAM A CORREIA E NÃO TROCARAM O ESTICADOR DA CORREIA COM O ROLAMENTO ", daí após rodar 27.000 km O ROLAMENTO DO ESTICADOR TRAVOU , A CORREIA ARREBENTOU E O MOTOR FOI PRO SACO , PREJÚ DE R$10.000,00 . mas ísto é outra estória .

Eu acho que turbinar esta HILUX SW4 2.8 , É UMA BOA POR EXPERIENCIA PRÓPIA .

LÓGICO QUE SEGUINDO A ORIENTAÇÃO DOS COLEGAS AQUI JÁ DITO , ÍSTO É : " NÃO BOTAR OU DEIXAR COM MUITA PRESSÃO NO TURBO .

Daí , é só ir pro abraço . Em viagens longas vc verá o qto é útil estas MARAVILHOSAS SW4 nossas turbinadas , pq nas subidonas elas quase não perdem velocidade .
Como já falei , não sei qto de pressão tem no meu turbo e nem qto de potencia foi aumentado , mas viajando da para ver com muita clareza .
EX : Viajei com meu cunhado este ano para Itacaré - BA , eu com a SW4 93 e ele com uma LAND-ROVER DEFENDER 110 , a SW4 2.8 sem turbo tem 77 HP e a LAND que é 2.5 turbo/intercooler tem 115 HP , nas subidas curtas ele encostava em mim , MAS QDO TINHA SUBIDAS LONGAS , ele ía ficando para tras , a minha com tutbo deve estar com uns quase 100HP ,mas mesmo tendo menos dos 115HP da LAND , por ele ser 2.8 tem um torque maior em rotação mais baixa , daí perde menos velocidade qdo precisa de fazer mais força .

Se vc viajar por uma estrada que tenha muitas subidas como vc pretende ír vai te dar um adianto danado , sem falar que nas ultrapassagens , VC FARÁ COM MUITO MAIS SEGURANÇA E RAPIDEZ , ÍSTO É O QUE MAIS NOS INTERESSA .

Respondendo a sua pergunta de : SE LÁ EM CIMA DOS ANDES ELA VAI ANDAR BEM COM TURBO .
RESPONDENDO : Se ela não andar bem nenhum outro carro andará tb .

Já vi vários vídeos de expedições lá na VENEZUELA no alto das cordilheiras um monte de SW4 na expedição , na realidade a expedição era só de SW4 que lá eles chamam de LAND-CRUISER .

Acho que a VENEZUELA é o país que mais tem SW4/LAND-CRUISER na AMÉRICA DO SUL , acho tb que eles fabricam elas lá .

Desculpe por ter me alongado , mas qdo fala de SW4 , me empolgo , pq sou apaixonado pela minha .

ABRAÇÃO , boa sorte em sua descisão de colocar o turbo .

DieselPower
06/08/2008, 18:59
Guilhereme,
Se a sua 2.8 turbinada esta andando junto com uma 3.0 aspirada, ela deve estar com algum problema.
O 3.0 aspirado anda praticamente junto com o 2.8 aspirado. O 2.8 turbinado deveria andar muito mais!
Abraço.

guilhermeabreu
06/08/2008, 20:39
GRANDE DÍESELPOWER

Vc tem toda a razão e desculpem pela minha falha , a que eu andei de meu amigo REALMENTE é a SW4 3.0 turbo com 115 HP.

LOGO : Onde se lê " SW4 3.0 ASPIRADA " que eu escrevi anteriormente deveria ter escrito " SW4 3.0 turbo " .

Muito obrigado pela correção DÍESELPOWER , e reafirmo mais ainda a minha opinião de turbinar a sua SERGIO BARCELLOS .

beni-rj
07/08/2008, 22:48
Olá Beni,
Mais uma vez obrigado.
Vou te perguntar só mais uma coisa: você conhece alguma boa solução de bagagerio para a SW4? Quero colocar uma barraca de teto e ter lugar para levar mais uns dois reservatórios de combustível. Se preferir pode mandar para o meu e-mail: asbarcellos@uol.com.br

Um abraço,
Sergio Barcellos

Sérgio

Depis de tentar usar o Thule que é bonitinho, cheio de chavinhas e fraquinho, passei para o Keko Action, com tubos grossos semelhante ao padrão da X-Terra. Atende perfeitamente e, na minha opinião, combina com a rusticidade do estilo Toyota.
Preço em torno de 400,00, com instalação furando o teto (dói um pouquinho só e passa).
Inconveniente: ruído de vento nos racks, ou travessas que são removíveis mas aja saco! Já acostumei com o barulho de avião qando acima dos 100km/h. Veja abaixo fotos da MaryGood com meu caiaque a vela no bagageiro.
abraços hilxminados

guilhermeabreu
08/08/2008, 15:48
CARO BENI-RJ

Qdo comprei minha SW4 93 , já veio com o bagageiro original , mas a sua com este KEKO , ficou linda tb , parabens .

Inner
10/08/2008, 18:07
Alguém conhece ou usa a turbina Mitsubish usada nas L200 em Hilux 2.8 pergunto pois fui informado que seriam as melhores para as Hilux embora hoje sejam difíceis de encontrar grato Inner

igneis alves demelo
13/08/2008, 16:58
Caro amigo, tenho uma hilux ano 2000 2.8 diesel a mais de 4 anos e assim que comprei, instalei um kit da MAXCCOLER ( em Goiânia ) e ate hoje so tive alegrias, portanto voce teve colocar a turbina com o interccoler OK.

igneis alves demelo
13/08/2008, 17:14
Caro amigo, uso turbina da GARRETT modelo 704091 - 5001 S T2 , instalei ela a mais ou menos uns 4 anos, e ate agora não deu defeito, uso presão ate 9,0. ( não esquece de colocar tambem o intercooler pois o mesmo é muito importante, porque resfria o ar que ira alimentar o motor, ar este mais rico em oxigênio OK um grande abraço a todos. Em tempo:
Abrir a bomba para melhor alimentar o motor, e em resposta a um amigo nosso, veja bem: quando é que você utiliza realmente a turbina? resposta: apenas quando você vai subir uma serra ou fazer uma ultrapassagem, o resto você apenas alimenta o motor com um leve toque no acelerador e a mesma, turbinada mantem a velocidade de cruzeiro ok, portanto voce não força o motor assim o motor ira girar mais livre certo.

Inner
13/08/2008, 23:02
Valeu Igneis vou cotar o preço do kit mencionado por você e em breve instalar pelo que tenho observado do carro vai ficar show pois na realidade é justamente nas serras ultrapassagens e retomadas que se faz necessário a turbina um forte abraço Inner