PDA

Ver Versão Completa : Tomada 12V/ Acendedor de cigarro como fonte 12V. Quais as limitações??

André-4WD
27/07/2008, 13:50
Pessoal:
Eu tenho tanto na bandeirante quanto na rural, acendedor de cigarro que utilizo como tomada 12V para farolete de mão (jacaré, cilibim e outros nomes..).
Tenho 2 faroletes de mão desses e ambos usam lâmpadas H3 - 12V - 55Watts.
Agora queimou a lâmpada de um deles e comprei uma H3 de 100Watts.
Porem fiquei em dúvida:
-Até que ponto a instalação do acendedor de cigarro suporta esses acessórios? tanto o de 55w como de 100W???
- Será que tenho que refazer a instalação e colocar um RELÉ? como se faz nos faróis de milha??
Obrigado,
Andre

Luciano SHAKALL
30/07/2008, 16:13
Também tenho interesse em saber disso :pensativo: . . .
Será que os "Eletricistas de Plantão" poderiam dar uma luz :idea: (trocadilho infame :mrgreen: ...)

[]'s

ojaneri
30/07/2008, 16:35
É só checar o fusivel dele...se não me engano é 10A, então ele vai aguentar 10A x 14v = 140Watts. Deixando uma folga de 15%, diria que suporta 120Watts sem problemas!

Sukys
30/07/2008, 16:54
P = E*I

logo E = P/I

onde P é a potência em Watts, E a tensão em Volts e I a corrente em Ampéres.

Se a potência é 100W e a tensão 12V, a corrente circulante será de 8,3A, agora resta saber qual é a corrente máxima admidita pelo conector do acendedor de cigarros, só que este dado não é fornecido por nenhum fabricante de acendedor, e isso por um motivo muito simples: os contatos do acendedor de cigarros são adequados para a resistência de aquecimento, que por sinal só é usada em tempo muito restrito e mesmo assim "vão para o espaço" com o uso, porque via de regra o material utilizado para o contato é de péssima qualidade.

Moral da história: acendedor de cigarros pode sim ser utilizado como conector para alimentar qualquer coisa, desde que esta "qualquer coisa" apresente baixo consumo, e 8A é um valor de corrente considerável para contatos tão ruins.

Acendedor de cigarros é igual benjamim, serve como quebra-ganho mas também faz quebrar a cara.

.

Sukys
30/07/2008, 17:15
É só checar o fusivel dele...

Sim e não.

O valor do fusível é determinado em função da corrente de pico, não necessariamente corrente média ou mesmo uso continuado, como é o caso do acendedor de cigarros, que normalmente funciona por apenas alguns segundos e mesmo assim de tempos em tempos.

120W sem problemas?
Dê uma olhada na bitola da fiação original do farol e outra na fiação do acendedor. A diferença na bitola diz muito sobre a possibilidade de corrente circulante de forma continuada.
Manda bala em 120W via acendedor de cigarros. O fusível pode aguentar o tranco mas a fiação pode virar churrasco.

Lembra daquela frase que diz "que a resistência de uma corrente é igual ao seu elo mais fraco"?
É isso aí... :concordo:

.

Quati
30/07/2008, 18:15
Agora considerando uma distancia da caixa de fusíveis até o acendedor de 1.6m e uma bitola do fio de 2.5mm² permite uma corrente de 8.3 A, portanto no limite da fiação, isso para uma queda de tensão de 2%. Sendo o acendedor suporta essa sua carga de 100W. Mesmo porque esse tipo de utilização do acendedor é por pouco tempo.

Complementando o que Sukis falou, o fusível seja qual for, ele protege contra curto-circuito, quem protege a fiação contra sobre carga é outro tipo de chave que o automóvel não tem, portanto vale o bom senso.

Se você quiser aplicar a potencia citada aí de 140W vai elevar a corrente para 11,67 A, para isso a bitola do fio para essa mesma distancia precisa ser de 4mm² para uma queda de tensão de 2%.

Abraço
Chico

Sukys
30/07/2008, 20:01
Ok, temos uma fiação adequada para o consumo e um fusível bem dimensionado, mas mesmo assim existe gargalo: qualidade da conexão.

A qualidade de qualquer conexão, seja ela feita por chave, relé ou um simples conector, depende de três fatores: material utilizado, área e pressão de contato.
Considerando um acendedor de cigarros, os contatos fêmea (carcaça do acendedor) via de regra são de ferro galvanizado, e os contatos macho de ferro niquelado para o central e aço niquelado para o lateral, que é quem dá a fixação do conjunto pelo efeito de mola, o que de tabela também serve para a pressão de contato.
Tudo isso pode ser traduzido da seguinte forma: material com condutividade meia-boca, área de contato meia-boca, e pressão dos contatos também meia-boca, e tudo isso só serve quando a corrente também é meia-boca, ou seja, de intensidade relativamente baixa.

Em tempo, existem acendedores e acendedores, cada qual com suas características, mas em linhas gerais não oferecem garantia de conexão para consumo que supere alguns poucos ampéres, e se superar, que seja por breve período, e não existe nada de errado nisso, porque acendedor de cigarros foi feito para... acender cigarro! :-)

.

Luciano SHAKALL
31/07/2008, 00:17
Mais uma vez, o "Mestre Sukys" salvando a galera com suas intervenções :palmas: :palmas: :palmas: . . .

"... acendedor de cigarros foi feito para... acender cigarro! :-) ..."Alguns carros vem com o "Acendedor de Cigarro" e mais uma "Tomada 12V" (com uma tampinha de borracha)....
Trata-se do MESMO "Conector Fêmea" do "Acendedor de Cigarro", apenas SEM o "Conector Macho" (O próprio Isqueiro),
ou será que rola algum "melhoramento" (uma vez que essas, não são pra acender cigarro) :pensativo: ?

[]'s

paulobarbosa
31/07/2008, 00:52
Não fiz as contas.
Mas na duvida, puxei nova fiação para os acendedores de cigarro do meu carro.
Acendedore(s) no plural, pois coloquei mais 2 no meu carro. Por enquanto.
Um fixo para o gps. Um para o inversor 140W. E outro para celulares e outras coisas normais.
PS.: Não fumo. Logo nenhum deles funciona como isquero.
PB

André-4WD
31/07/2008, 12:36
Luciano:
Não é a toa que Sukys é o MESTRE..
Mas a questão é justamente esta:
- Até que ponto eu tenho uma melhor instalação substituindo o acendedor de cigarro por uma TOMADA 12V (com aquela tampa de borracha)??? Olhando os dois, parece igual!!!

- Quero fazer algo direito,sem gambis... assim to pensando em puxar um fio (4mm2) da caixa de fusível para alimentar esses 100W mas não adianta fazer tudo certo e ter uma tomada inadequada...

- Alguém sabe como funciona nas viaturas da Polícia,os faróis de manejo ?? Como ´pe feita a instalação?

abraços
andre

Cláudio Brasília
31/07/2008, 13:36
A primeira pergunta é: aguenta quanto? E a segunda pergunta é: por quanto tempo? Antes que se comprometa a bateria ou tenha que empurar a carniça para recuperar a carga da bateria, caso a mesma não tenha sido comprometida. Vejamos o que diz o Manual Instruções de Operação, dos caminhões Volkswagen, cuja bateria tem uma autonomia bem maior do que carros de passeio, diga-se de passagem (no caso do Titan 18.310 são duas baterias de 12VDC com 100Ah cada uma ligadas em série, mas penso que somente uma abastece estas tomadas).

proelton
31/07/2008, 15:00
As limitações são (em ordem de importância):
1º- fiação: se for fina pega fogo ao esquentar.
2º - bateria: se for fraca para o seu equipamento, pode nao dar conta.
3º - potencia do alternador: mesmo ligado o carro, nao podes ter um equipamento mais forte do que isso.
4º - fusível: esse é o mais simples, qualquer um sabe trocar um fusível e colocar um mais forte. Mas o negócio é dimensionar a bateria e a fiação!!

sobre área de contato e soldas frias, etc... acho que isso seria um problema apenas se voce quiser ligar um fogão elétrico 12V no carro rsrs, que deve ter uns 5000W (hehe brincadeirinha)..

Se sua bateria é de 60A.h (basta ler a tampa para ver), ela pode fornecer:
8 amperes por 7,5 horas (quem confia na matemática?)
30 amperes por 2 horas
60 amperes por 1 hora
120 amperes por 0,5 hora
200 amperes por 18 minutos (quem confia na matemática?)

E ainda tem que deixar um pouco de energia na bateria pra partida do carro.

Em 12 volts, cada 1 watt do equipamento puxa 0.08 amperes, consequentemente 100 watts requer 8 amperes (100x0,8 ).

--------------------------
mudando de assunto

O valor do fusível é determinado em função da corrente de pico, não necessariamente corrente média ou mesmo uso continuado, como é o caso do acendedor de cigarros, que normalmente funciona por apenas alguns segundos e mesmo assim de tempos em tempos.

O fusível é dimensionado para a corrente de trabalho contínuo, e ao mesmo tempo, dimensionado para suportar uma corrente muito maior, desde que seja proporcionalmente muito menor o tempo de duração dessa corrente. Acho que voce falou a mesma coisa né :) "funciona por apenas alguns segundos". Mas é que esse tempo "muito menor" são alguns segundos ou centésimos.. No caso do acendedor de cigarros já é um regime permanente pois voce pode deixar ele ligado varios minutos (nunca testei por horas rsrs) sem queimar os fios.

Sukys
31/07/2008, 16:06
Até que ponto eu tenho uma melhor instalação substituindo o acendedor de cigarro por uma TOMADA 12V (com aquela tampa de borracha)??? Olhando os dois, parece igual!!!

E são iguais, a tomada simplesmente não tem o plug com a resistência de aquecimento.

Na falta de informação técnica e para dar um pouco mais de consistência na conversa, tenho aqui dois acendedores, ainda sem uso. A resistência de aquecimento apresenta 3 Ohm, o que em 12V representa um consumo de 36W (corrente de 4A).

Aí fica a pergunta: qual o sentido do fabricante se preocupar com consumo maior se na proposição de uso, na razão de ser do acendedor, o consumo será de 36W, por um período de 5 segundos e mesmo assim de tempos em tempos?

E a coisa não para por aí. Minha câmara não possui macro, mas o que dá para ser visto serve como referência.
Na foto em anexo é possível ver uma seta que aponta para o elemento de conexão utilizado quando se faz uso de plug (o plug para alimentação externa, já que o plug com a resistência faz uso de outro contato, que com o aquecimento perde a função de mola, permitindo a ejeção).
Pois bem, este contato nada mais é que um rebite de latão, e como todo rebite do tipo, a superfície que serve de contato é oca e abaulada.
Não fica difícil de imaginar que a área efetiva de contato não passa de poucos DÉCIMOS de mm² daí, de que adianta fazer uso de fiação com seção de 500 mm² se a corrente terá como gargalo a área de contato com o rebite?

Ah, mas tem gente que usa acendedor de cigarros para fazer chupeta entre o motor de arranque e a usina de Itaipú. Tudo bem, também tem gente que usa chave de fenda como pé de cabra, alicate como martelo, e por aí vai. Tudo é uma questão de pesar a necessidade com o bom senso, de separar o quebra-galho com o bem feito.

Acendedor de cigarros aguenta cento e tantos Watts? Pode até aguentar, da mesma forma que chave de fenda aguenta ser tratada como pé de cabra, pelo menos as boas...

Alguém sabe como funciona nas viaturas da Polícia,os faróis de manejo ?? Como ´pe feita a instalação?

Um grande amigo meu, jipeiro por sinal, durante um bom tempo fez manutenção de viaturas da polícia civil, e posso te dizer com toda a convicção: não tome como referência a instalação elétrica que é feita em viaturas, nem aquelas que são customizadas (giroflex, rádio e coisas do tipo) porque tudo aquilo só está lá em função de concorrência pública, onde ganha quem oferece o menor preço.
Entendeu o que isso significa? :mrgreen:

.

André-4WD
31/07/2008, 23:34
E são iguais, a tomada simplesmente não tem o plug com a resistência de aquecimento.

então... qual seria a instalação adequada para este tipo de acessório,o farolete de mão, já considerando com lâmpada original de 55W?

Seria a ligação direta nos pólos da bateria através dos chamados "jacarés"? Isso contando q o alternador/bateria estao dimensionados para suportar esse dreno de energia?????:pensativo::pensativo:

.. A resistência de aquecimento apresenta 3 Ohm, o que em 12V representa um consumo de 36W (corrente de 4A).

Já vi essa mesma lampada H3 com 35W de potência, seria essa a ideal para uso no farolete de mão plugado na tomada 12V?

Ah, mas tem gente que usa acendedor de cigarros para fazer chupeta entre o motor de arranque e a usina de Itaipú. Tudo bem, também tem gente que usa chave de fenda como pé de cabra, alicate como martelo, e por aí vai. Tudo é uma questão de pesar a necessidade com o bom senso, de separar o quebra-galho com o bem feito.

a minha preocupacao com o assunto é grande que por isso abri o tópico. Justamente nao quero fazer o quebra-galho. quero o bem-feito!!! Prefiro ter um farolete de mão com 35W de potencia funcionando sem preocupação do que um de 100W por alguns segundos até o incêndio na viatura...

Um grande amigo meu, jipeiro por sinal, durante um bom tempo fez manutenção de viaturas da polícia civil, e posso te dizer com toda a convicção: não tome como referência a instalação elétrica que é feita em viaturas, nem aquelas que são customizadas (giroflex, rádio e coisas do tipo) porque tudo aquilo só está lá em função de concorrência pública, onde ganha quem oferece o menor preço.

sou funcionário público e vejo como tratam os veículos oficiais da minha repartição. Dos 6 motoristas q tem, apenas UM trata o veículo como se fosse dele mesmo... inclusive com relação a manutenção. O resto é o resto... mas pensei que as instalações customizadas fossem melhor, pq vejo as viaturas policiais (pelo menos daqui de Porto alegre) todas feitas por uma empresa chamada Rontan.

enfim, qual a melhor forma de instalar o farol de mão??:pensativo::pensativo:
abraços
andre

André-4WD
31/07/2008, 23:39
E em função da informação do cláudio, existe diferença da tomada 12V instalada no caminhao daquela de uso em veículos leves?? ou é a mesma e só muda em função do caminhão possuir 2 baterias?
ate
andre

Francisco Lomonaco
01/08/2008, 00:13
O acendedor de cigarros é também uma tomada de 12 Volts.
Tenho um farolete que parece um holofote e venho usando em todos os carros que tive de um tempo para cá, sem nenhuma modificação em nenhum deles alem de algum fusível.

Sukys
01/08/2008, 02:43
então... qual seria a instalação adequada para este tipo de acessório,o farolete de mão, já considerando com lâmpada original de 55W?

A instalação adequada para QUALQUER COISA é: dimensionar tudo, fiação, conector, chave, fusivel, para o consumo desta "qualquer coisa". :-)

Fios, tomadas, conectores e chaves possuem indicação de corrente máxima admissível. Sabendo o consumo do que se pretende instalar é só uma questão de escolher os fios, tomadas, conectores e chaves com capacidade de suportar o consumo com uma margem de segurança, sem exageros, nem oito nem oitenta.

Tomadas para uso automotivo não são muito fáceis de se achar, mas vai que no auto-elétrico da esquina tenha alguma coisa.
Se não achar, nada impede o uso de tomada para outro tipo de ambiente, industrial, por exemplo, e só para exemplificar:
http://www.steck.com.br/brasil/schuko.php

Estas tomadas possuem tensão de isolação de 250V. Maravilha, temos uma margem de segurança de quase 200%, considerando a tensão máxima do sistema elétrico do seu jipe em 14V.

Estas tomada possuem uma corrente máxima de 16A.
Legal, considerando a tensão de 14V, a carga (consumo) poderá chegar a um máximo de 224W

Estas tomadas possuem polaridade. Jóia, no caso de lâmpadas isso não tem nenhuma utilidade mas sendo polarizada não existe o risco de pifar equipamentos eletrônicos que por ventura venha a utilizar no jipe.

Algumas destas tomadas possuem tampa de proteção. Chique do ultimo, já que além de ser um item de segurança também oferece um visual mais, digamos, "profi".

Isso foi apenas um exemplo, prático por sinal, e se "rodar" pela web talvez até encontre coisa mais interessante.
De resto, é só aplicar as fórmulas que já postei para encontrar potência ou corrente, e fazer uso de bom senso.

.

Cláudio Brasília
02/08/2008, 17:59
O problema que vejo é que os equipamentos que vamos conectar, quase todos tem a tomada de acendedor de cigarros, apesar de quase ninguém fumar mais; mas são laptops, carregadores de baterias para celular, cabos de alimentação para GPS e navegadores e, por que não, lâmpadas auxiliares diversas. No caso das lâmpadas, pode-se encontrar valores inúmeros para seus consumos e estes são bem maiores do que os dos outros equipamentos ditos eletrônicos; ficando assim aquele rebite de latão e o resto da fiação atuando como fusível, antes de pegar fogo em toda a viatura; mas antes disto os bombeiros de plantão apagam. É claro que numa situação de curto-circuito a tensão vai a zero e a corrente tende ao infinito. Penso que, para ligar uma maior carga na bateria, como no caso das lâmpadas auxiliares de mão, devemos usar, então, aquelas garras jacaré e jampear diretamente nos polos da bateria. Certa vez, em uma regata de velejada noturna, quando a bateria do barco já estava ocupada com os demais itens, como toca CD, rádio VHF e etc.; tirei a bateria do carro e levei a bordo, junto com uma lâmpada auxiliar destas, que havia feito em casa com restos de faróis de milha e uma chavezinha à tôa e esta foi utilizada a noite toda, claro que alternadamente, para se verificar as birutas de vela e auxiliar no foco de bóias/ balizas e obstáculos à frente. Claro que usamos com parcimômia, pois aquilo ofusca você e depois de desligar ficávamos quase cegos até acostumar a vista novamente com o escuro; mas para concluir, foi o maior sucesso e aguentou a noite toda e, ao retorno ainda, deu partida no carro. Grande abraço a todos.
PS: o sistema daquele caminhão é 24VDC, para partida, banco de baterias e alternador, mas com uma derivação entre as duas baterias é obtido 12VDC para consumo dos equipamentos de cabina que tem esta tensão.

joão k. chikui
03/08/2008, 07:42
Cláudio
Acho que o 12V do caminhão Volks(apenas para radio e tomadas) é obtido com um conversor de 24 /12V.

profcarlos
03/08/2008, 14:24
- Alguém sabe como funciona nas viaturas da Polícia,os faróis de manejo ?? Como ´pe feita a instalação?
abraços
andre

Viatura é feita pela Rontam, sim, mas isso não quer dizer que é bem-feita.

Na nossa (Polícia Científica-SP), a tomada 12V é simplesmente uma dessas tomadinhas 12V normais do Corsa (que aliás a gente volta e meia mete em lama de dar medo em jipe de madame ir ao shopping - a gente faz perícia de crimes ambientais tbm).

A Rontam só faz tudo pq é a única que faz (e tem bons amigos em todas as instituições, é claro), pq o equipamento deles é péssimo. Imagine uma sirene e giroflex com botões tipo membrana, quase nivelados com o corpo do aparelhinho de controle, e precisando apertar no mínimo dois botões para usar o equipamento. Ninguém liga aquelas porcarias por gosto, e ninguém liga com calma. A coisa mais comum é ficar cutucando o aparelhinho às escuras até fazer o barulho, enquanto já se sai em disparada. O certo seria algo no mínimo tão fácil de achar e usar quanto o pisca-alerta, mas é mais complicado de usar que qualquer outro acessório que eu já tenha visto na minha porca vida. É mais fácil regular equalização de CD Player que ligar uma sirene Rontam. Imagine saindo em disparada.

É coisa feita por quem não usa, para vender para político que não usa mas acha bonitinho. Não recomendo usar como modelo, de jeito nenhum, muito menos se for se enfiar em uma trilha e confiar naquilo.

Quanto à ligação, recomendo seguir o conselho do pessoal e fazer uma fiação nova, com fio grosso, relé e fusível, e usar só a pontinha dos conectores, que vai sar o ponto fraco. Se vc for usar um isqueiro, recomendo tbm botar uma chavinha de liga-desliga escondida se o seu jipe for aberto; já tive os bancos de um Puma queimados por um desocupado que viu o carro aberto e resolveu brincar com o isqueiro.

Alessandro Henrique
05/08/2008, 17:36
Alguns veiculos ja trazem a especificacao de potencia maxima na tampa de borracha. Ex.: 12V / 120W ou seja, 10 A.
Nas duas tomadas que possuo na viatura, nunca tive problema algum. Mas saliento que eh importante ter bom senso. Nao utilizar por tempo demasiado e proceder com uma boa instalacao e bom dimensionamento do cabeamento, nao esquecendo do fusivel apropriado.

Sds.

Cavalcante
10/08/2008, 09:02
Se sua bateria é de 60A.h (basta ler a tampa para ver), ela pode fornecer:
8 amperes por 7,5 horas (quem confia na matemática?)
30 amperes por 2 horas
60 amperes por 1 hora
120 amperes por 0,5 hora
200 amperes por 18 minutos (quem confia na matemática?)

Dá pra confiar perfeitamente na matemática, desde que se use a relação certa.

A taxa de descarga da bateria não é linear, ou seja, sua conta está furada.

A relação que mais se aproxima nas baterias chumbo-ácidas comerciais é

t = R * (C/(R*I))^k

Onde C é a capacidade da bateria, em Ah, I é a corrente elétrica consumida, em ampere (A), t é o tempo de descarga, em horas (h),k é a constante de Peukert da bateria, adimensional e característica de uma bateria, determinada por sua construção, componentes internos, etc, etc, etc. e portanto variável de uma bateria para outra (mas podemos usar algo em torno de 1,4. A variável R é a taxa sob a qual é especificada a bateria, em horas. Essa taxa varia de fabricante a fabricante e deve estar especificada. Nas baterias automotivas, em geral, é de 10 horas, mas nada garante que seja isso mesmo.

Faça as contas e verá que os resultados vão ser beeeem mais coerentes com a realidade.

A matemática não erra. Se os resultados não batem com os fatos, azar dos fatos, como diria Nelson Rodrigues.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Loras
26/03/2009, 17:55

.

Putz... :putz:

Passo por situação semelhante em Boa Vista.

Acabamos de receber viaturas do SAMU 192... zeradas.

Uma delas já apresentou um curto na instalação elétrica. Como fica a garantia a um Brasil inteiro de distância?:?:

Precisa ver a qualidade dos acabamentos internos... forros... tomadas... instalação do inversor... TERRÏVEL!!!!:parede:

Abs,

carioca10
27/01/2010, 21:46
Comprei uma extensão de tomada de 12v na dakotaparts: http://loja.dakotaparts.com.br/loja/produto-55187-9750-extenso_de_acendedor_de_cigarros_com_saida_usb_3_s aidas. (http://loja.dakotaparts.com.br/loja/produto-55187-9750-extenso_de_acendedor_de_cigarros_com_saida_usb_3_s aidas)

Deixei ligado somente o carregador do TomTom e do PSP de meu filho - sem os aparelhos conectados - em 2-3 dias a bateria arriou para 11,2V (normalmente fica em 13,7V), e, o carro não ligava.

Tive que chamar o socorro da Ford para recarregar, pois o carro estava na garantia.

Sei que isto acontece com muitos. Eu gostaria de cortar o fio desta extensão no meio e inserir uma chave liga/desliga, e, se possível, com LED e fusível de 20A (limitação do manual do proprietário).

Por favor, alguém já fez algo semelhante que possa passar especificações e fotos?

Como o carro está na garantia, não quero mexer internamente na fiação do veículo.

É uma droga. O rádio MP3/Player normalmente desliga, quando não deveria, quando Vc desliga o veículo. Já as tomadas auxiliares de 12v não desligam com o carro desligado.

Se não colocar esta chave "externa" , vou ter que ficar colocando/tirando o plug da extensão de 12v.

Felipe

profcarlos
28/01/2010, 13:46
Comprei uma extensão de tomada de 12v na dakotaparts: http://loja.dakotaparts.com.br/loja/produto-55187-9750-extenso_de_acendedor_de_cigarros_com_saida_usb_3_s aidas. (http://loja.dakotaparts.com.br/loja/produto-55187-9750-extenso_de_acendedor_de_cigarros_com_saida_usb_3_s aidas)

Deixei ligado somente o carregador do TomTom e do PSP de meu filho - sem os aparelhos conectados - em 2-3 dias a bateria arriou para 11,2V (normalmente fica em 13,7V), e, o carro não ligava.

Tive que chamar o socorro da Ford para recarregar, pois o carro estava na garantia.

Sei que isto acontece com muitos. Eu gostaria de cortar o fio desta extensão no meio e inserir uma chave liga/desliga, e, se possível, com LED e fusível de 20A (limitação do manual do proprietário).

Por favor, alguém já fez algo semelhante que possa passar especificações e fotos?

Como o carro está na garantia, não quero mexer internamente na fiação do veículo.

É uma droga. O rádio MP3/Player normalmente desliga, quando não deveria, quando Vc desliga o veículo. Já as tomadas auxiliares de 12v não desligam com o carro desligado.

Se não colocar esta chave "externa" , vou ter que ficar colocando/tirando o plug da extensão de 12v.

Felipe

Se eu fosse vc, usaria o fio que alimenta o MP3 pra acionar um relé auxiliar que comandaria a alimentação do acendedor.

Ah, recomendo sempre tirar carregadores da tomada, mesmo em casa: eles gastam o tempo todo, tendo ou não algo conectado.

Elmer_Jeep
22/02/2010, 16:41
Galera, estou concluindo a parte elétrica do meu Jeep e olhando esse tópico resolvi não instalar o acendedor/tomada convencional, pesquisando no google encontrei alguns modelos náuticos, será que alguma dessas é mais resistente que as automotivas?

http://www.martinellishop.com.br/details.php?id_prod=1566
http://www.martinellishop.com.br/img/prod/2-1-2008-16-11-4-g.jpg
R$ 23,00

http://mencaps.com.br/Produto.aspx?IdProduto=296&IdProdutoVersao=514
http://mencaps.com.br/eshop.admin/imagens/mencaps/Thumbs/TN_esqueiro.jpg
R$ 59,80

http://www.marinework.com.br/product_info.php?products_id=320
http://www.marinework.com.br/images/MTW000049.jpg
R$ 62,00

[]'s

Quati
22/02/2010, 17:15
Saudações Macho veio.

São mais resistentes as oxidações, mais em relação a potencia elétrica eles se equivalem.
Abraço
Chico

profcarlos
22/02/2010, 18:12
Galera, estou concluindo a parte elétrica do meu Jeep e olhando esse tópico resolvi não instalar o acendedor/tomada convencional, pesquisando no google encontrei alguns modelos náuticos, será que alguma dessas é mais resistente que as automotivas?

Resistente a maresia, certamente. Fora isso, não vejo muita vantagem, ao menos não ao ponto de fazer uma diferença significativa. Eu, pessoalmente, não botaria uma tomada inox por medo de haver um curto-circuito se molhar. A de plástico pode ser uma boa, mas não creio que valha a pena.

Danielgvs
22/02/2010, 20:04
Tive um Fiesta Zetec que a tampinha tinha a inscrição 180W.

De acordo com o manual do ford Cargo aguenta 15A (sistema de 12V).
Fazendo as devidas contas, dão os mesmo 180W.

https://www.ford.com.br/fordcaminhoes/images/capitulo_12.pdf

Isso era no Ford Fiesta, acredito que se a Ford colocou isto a fiação deve ser dimensionada para isto.

Att,

Cláudio Faria
15/10/2010, 00:44
Comprei um compressor de ar para o vitara e vem com o plug de acendedor de cigarros. A potência nominal mínima requerida pelo compressor é de 15 amp. Sabendo que é um equipamento que demanda muuuito tempo ligado para encher os quatro pneus, Será que não vai funfar então?:?

profcarlos
15/10/2010, 06:43
Comprei um compressor de ar para o vitara e vem com o plug de acendedor de cigarros. A potência nominal mínima requerida pelo compressor é de 15 amp. Sabendo que é um equipamento que demanda muuuito tempo ligado para encher os quatro pneus, Será que não vai funfar então?:?

Uai, mas pq vc teria que encher os quatro pneus? O uso normal um troço desses é aumentar a pressão depois que sai duma trilha ou qdo há um vazamento de ar, coisa rápida.:pipoca:

Cláudio Faria
19/10/2010, 20:03
Segundo o vendedor, enche de 15 à 25lb um pneu 235 75 15 em 2 min e meio. isso não é tempo suficiente para aquecer os fios?

profcarlos
19/10/2010, 21:20
Segundo o vendedor, enche de 15 à 25lb um pneu 235 75 15 em 2 min e meio. isso não é tempo suficiente para aquecer os fios?

Não o suficiente para dar problemas. :)

Vai aquecer menos que para acender dois ou três cigarros sucessivos usando o isqueiro, por exemplo. Está dentro do tolerável, tranquilamente.

edson83
19/02/2021, 14:01
Rapaziada, não entendo nada de elétrica então venho pedir ajuda aqui no tópico.

Em Abril farei uma viagem de Sp ao Ushuaia.

Comprei um inversor de 2000w.

A ideia é utilizá-lo para carregar notebook e tb para usar uma cafeteira nespresso (1260w).

Pelo que entendi, se eu ligar o inversor direto na bateria do carro não terei problema algum. Ponto negativo é que preciso estar com o carro parado para fazer isso.

Eu gostaria de deixar o inversor instalado dentro do carro, ligado no acendedor 12v para poder preparar o café dentro do veículo.

Ouvi dizer que o acendedor não vai aguentar e que vai queimar o fusivel do inversor.

Isso faz sentido? Tem alguma forma correta / segura de ligar direto no acendedor?

Se não tiver, vai direto na bateria mesmo :)

edson83
19/02/2021, 16:36
Completando: o uso da cafeteira será sempre breve. A cada utilização ele não deve ficar ligada mais de 3min. Tempo de aquecer e processar 2 expressos.

ALVARO ANGELO
20/02/2021, 08:20
Completando: o uso da cafeteira será sempre breve. A cada utilização ele não deve ficar ligada mais de 3min. Tempo de aquecer e processar 2 expressos.

Tenho um inversor na minha Toyota CD. Fica fixado atrás do banco traseiro.
É ligado direto na bateria e alí mesmo no borne da bateria tem um fusível próprio e uma chave para acionar e desligar o inversor, além da própria chave liga/desliga do inversor. É para usar com furadeira ou serra circular no meio do mato onde não existe eletricidade. Do inversor sai um fio paralelo que termina em uma tomada que fica na lateral interna da viatura. Espero ter ajudado.
Disse o meu eletricista : quanto mais perto da bateria colocar o inversor, melhor. (não foi o meu caso, mas funciona perfeitamente).
Alvaro Angelo