PDA

Ver Versão Completa : Revisão do setor de maverick

Vinicius_4x4
07/08/2004, 17:10
Aqui estou eu com mais uma dúvida :).
Primeiramente gostaria de agradecer a ajuda de todos os que me auxiliaram na enquete anterior. :D
Conforme foi me dito, na enquete em que falavamos sobre a utilização do pneu 33 com o setor de direção do maverick, para fazer uma revisão na caixa deste (verificar rolamentos etc). Gostaria de saber se eu mesmo posso fazer isto, ou é algo muito difícil de se fazer. Estava olhando em meu jeep, e imagino eu que seja apenas abrir a caixa que fica para fora do jeep, pois o setor é mais comprido que o original (o mesmo que acontece se colocarmos o setor de opala). Enfim, o que devo fazer? Devo abrir a tampa de cima (5 ou 4 parafusos) e limpar cada peça? Como saberei se os rolamentos estão bons ou não? E eu posso trocá-los por rolamentos comprados em qualquer loja de ferragem (se encontrá-los é claro) ou eu tenho que comprá-los em casas especializadas (tipo um kit, ou sei lá)? :?: :?:
OBS.: estou gostando muito deste forum, desde que me cadastrei estou sempre visitando o site e aprendendo cada vez mais, pois a dúvida dos outros pode ser a minha dúvida no futuro.

fpandur
11/08/2004, 10:29
Vinicius

Se algum rolamento estiver ruim (são 2), você logo verá os pedaços dele dentro da caixa ... :?

P/ desmontar:

- retirar o braço pitman (normalmente com uma prensa)
- desrosquear a tampa da parte frontal da caixa, que sai p/ a coluna de direção
- retirar a tampa superior (3 parafusos)
- retirar a peça que que contém as esferas recirculantes (não sei o nome correto dela)
- retirar o setor

Pronto, está desmontada !

Algumas observações:

- Já que está desmontada, troque os 2 retentores. Se precisar, tenho os códigos.
- No setor, há uma série de roletes que compõe um rolamento de agulha, próximo ao pitman. Cuidado ao tirar, p/ não perder nenhum rolete.
- Limpe tudo muito bem, tirando toda graxa velha. Cuidado especial com a peça das esferas recirculantes. Ao final da limpeza, ela deve ficar bem "solta", ou seja, se movimentar livre.
- Analise a pista dos rolamentos. Uma delas fica na tampa retirada no passo 2 e a outra no fundo da caixa.
- Ao montar, tem que regular essa tampa rosqueada que falei anteriormente, p/ que o eixo não fique com folga ou apertado demais.

Se precisar trocar algum rolamento .... bem, aí pode complicar. :roll: Por aqui não tenho encontrado esses rolamentos. Consegui alguns usados de reserva, mas foi difícil. Uma solução talvez é levar em um torneiro e tentar adaptar algo. Mas eu acho que em lojas de peças p/ autos antigos dá p/ conseguir esses rolamentos sim, principalmente nos grandes centros. É que nunca procurei com mais "afinco" eles.

Qualquer dúvida, grita aí ! :P

Abraços