Ver Versão Completa : Truques no abastecimento
ramalho-vitoria
26/07/2008, 00:06
Recebi um E. mail interessante com relação a truques no abastecimento de combustível. Não sei se são corretas. Coloco na pedra para opinião dos senhores e acrescentarem outros truques:
*1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo onde a temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera, a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.
*2º Truque: Quando encher o tanque oriente o frentista para não apertar a pistola ao máximo. Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do injetado converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação, resultando, assim, menos combustível pelo mesmo dinheiro.
*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade. Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos das cisternas das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois. Se chega você ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, revolve-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer com combustível sujo.
ramalho-vitoria
26/07/2008, 08:06
Recebi um E. mail interessante com relação a truques no abastecimento de combustível. Não sei se são corretas. Coloco na pedra para opinião dos senhores e acrescentarem outros truques: Eis o que ele apresenta
*1º.TRUQUE: Encher o tanque pela manhã cedo onde a temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo da terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor.
O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto,se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.
Na indústria petrolífera, agravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.
*2º TRUQUE: Quando encher o tanque oriente o frentista para não apertar a pistola ao máximo. Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro.
Mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do injetado converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação, resultando, assim, menos combustível pelo mesmo dinheiro.
*3º. TRUQUE: Encher o tanque antes de que este baixe da metade. Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa.
Os grandes depósitos das cisternas das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º TRUQUE: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois. Se você chega ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento.
Ao reabastecer os tanques, revolve-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer com combustível sujo.
Guiga Tostes
26/07/2008, 20:28
Bacana!
Nunca ouvi falar sobre estes truques e não tenho conhecimentos técnicos para opinar, mas me parecem fazer sentido.
Vou tentar.
Abrs
Recebi um E. mail interessante com relação a truques no abastecimento de combustível. Não sei se são corretas. Coloco na pedra para opinião dos senhores e acrescentarem outros truques: Eis o que ele apresenta
*1º.TRUQUE: Encher o tanque pela manhã cedo onde a temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo da terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor.
O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto,se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente.
Na indústria petrolífera, agravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.
*2º TRUQUE: Quando encher o tanque oriente o frentista para não apertar a pistola ao máximo. Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro.
Mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do injetado converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação, resultando, assim, menos combustível pelo mesmo dinheiro.
*3º. TRUQUE: Encher o tanque antes de que este baixe da metade. Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa.
Os grandes depósitos das cisternas das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º TRUQUE: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois. Se você chega ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento.
Ao reabastecer os tanques, revolve-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer com combustível sujo.
O primeiro e o terceiro eu já conhecia, e pratico, os outros dois são novidade para mim, e também acho que fazem sentido.
Outro cuidado que se deve tomar, particularmente no caso da gasolina e do álcool, é o de não encher o tanque até a boca, caso não se pretenda rodar vários Km logo em seguida. Isto porque, caso o carro seja estacionado ao Sol, o combustível irá se expandir, e, uma vez que o tanque está totalmente cheio, irá sair pelo respiro ("ladrão") de combustível. Ou seja, parte do combustível simplesmente será jogada fora...:putz:
GARCIA/SP
27/07/2008, 00:10
O primeiro e o terceiro eu já conhecia, e pratico, os outros dois são novidade para mim, e também acho que fazem sentido.
Outro cuidado que se deve tomar, particularmente no caso da gasolina e do álcool, é o de não encher o tanque até a boca, caso não se pretenda rodar vários Km logo em seguida. Isto porque, caso o carro seja estacionado ao Sol, o combustível irá se expandir, e, uma vez que o tanque está totalmente cheio, irá sair pelo respiro ("ladrão") de combustível. Ou seja, parte do combustível simplesmente será jogada fora...:putz:
Aconteceu comigo:(
Lotei o tanque do Niva, e, minutois depois, estacionei o carro sob o sol, e, ainda por cima, inclinado para a direita:putz:
Resultado: eu estava na sala de espera de um consultório médico, e, de repente, um senhor entra assustado perguntando quem era o dono do "jipinho vermelho"...
Levantei e me identifiquei. O homem, ainda assustado, diz: " Corre lá que o seu carro tá vazando gasolina...se alguém jogar uma "bituca" de cigarro, explode tudo!"...rss
Fui lá, tirei o carro do sol, e parei em outra rua, sem inclinação. Resolvido o problema...:mrgreen::mrgreen:
Nunca mais fiz a besteira de encher o tanque e parar sob o sol.
Abs:concordo:
Já me aconteceu o mesmo que o ChedidGarcia, mas infelismente ninguém me avisou... ficou pingando lá por horas. Por sorte, nada explodiu.
Desconhecia esses truques, vou tentar coloca-los à pratica.
Mas posto é um negócio maldito, por mais que vc avise pra não abastecer até a boca, ou seja, quando desarma a bomba tá bom, os caras sempre conseguem derramar combustivel pra fora, por nossa conta.
Devia ser que nem nos EUA que vc mesmo abastece seu carro.
maxdelta
28/07/2008, 15:52
Todos os truques fazem muito sentido, tanto pra sistema otto como diesel.
Eu já fazia isso sem aperceber, que eram "truques".
Mas posto é um negócio maldito, por mais que vc avise pra não abastecer até a boca, ou seja, quando desarma a bomba tá bom, os caras sempre conseguem derramar combustivel pra fora, por nossa conta.
Devia ser que nem nos EUA que vc mesmo abastece seu carro.
Bem essa parte, querem implantar mais ai os frentistas ficam desempregados, faz pressão que vc será chamado de desalmado pelo sindicato dos frentistas.
Apesar que pra mim sindicato é só mais uma forma de te arrancarem dinheiro.
proelton
29/07/2008, 16:08
Dilatação Volumétrica?
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080522152825AA1Gjnr
(FUVEST) Um tanque contém 10.000 litros de combustivel a 30ºC. A temperatura do combustivel baixa para 20ºC. Considere o coeficiente de dilatação volumétrica do combustivel 1,1.10^-3ºC^-1
b) Quantos litros de combustivel existem a 20ºC?
∆V = Vo . ɣ . Δθ
∆V = 1000 . 1,1 . 10-3 . (20 - 30)
∆V = - 11000 . 10^-3
∆V = - 11ℓ ou 1,1% de variação
Como:
∆V = V - Vo
-11 = V - 1000
V = 989ℓ
Ou seja, voce pode ganhar um desconto de 1,1% se abastecer num horario que a temperatura é 10ºC a menos que outro horario (o que é muito difícil). Isso significa R$ 0,023 Centavos por litro no Diesel. O normal deve ser nem uns 5ºC de variação SOB DA TERRA, o que significa uns R$ 0,01 de economia. E isso é um peido, visto que estamos cag@dos na hora de abastecer.
2º truque: esse é um que me agradou! mas é foda mandar abastecer devagar
3º truqueEvaporação... hum... quantos litros será que ficam em suspensao? É mais fácil dar uma acelerada a menos por dia pra economizar a mesma coisa... Mas é válido!
4º truque: Esse deve ser fato mesmo!
Ainda outra dica, que uso:
www.querominhapartedevolta.com.br
É o cartão combustivel do HSBC (existem vários outros, inclusive da Ipiranga, Shell, etc). Esse, nesse caso, me da 3% de desconto na próxima fatura sob o meu uso em postos de gasolina (incluindo a loja de conveniencia!). Mas só vale a pena se usar mais de R$ 115,00 pois tem uma taxinha por mês de R$ 3,00 ou R$ 3,99. Mas, aqui a gente centraliza o gasto com postos da familia e da empresa, e dá para econimizar uns R$ 50,00 a R$ 60,00 por mês. Não é muito, mas é algo!
Aqui em Fortaleza, tem dia que dá quase esses 10o de diferença durante o dia. De manha logo cedo umas 6:00hs da uns 25 graus, e quase todo dia da mais de 32o.
ramalho-vitoria
29/07/2008, 20:04
Ou seja, voce pode ganhar um desconto de 1,1% se abastecer num horario que a temperatura é 10ºC a menos que outro horario (o que é muito difícil). Isso significa R$ 0,023 Centavos por litro no Diesel. O normal deve ser nem uns 5ºC de variação SOB DA TERRA, o que significa uns R$ 0,01 de economia. E isso é um peido, visto que estamos cag@dos na hora de abastecer.
Fórum também é cultura ... Temos algo parecido com aquele programa caçadores de mitos na tv.
Vamos enriquecer o tópico gente. Gostei do cartão abastecimento.
LUIZ MOTTA
29/07/2008, 20:49
Pessoal, a 4a. dica eu já faço. A sujeira realmente é dose....entope tudo.
Abs
proelton
29/07/2008, 22:38
Fórum também é cultura ... Temos algo parecido com aquele programa caçadores de mitos na tv.
Vamos enriquecer o tópico gente. Gostei do cartão abastecimento.
Eu só tentei mostrar o quanto é pouco útil certas encomodações, como sair de casa 6 da manhã pra abastecer.
Simplesmente falar que a gasolina diminui de tamanho pela manhã é meio difícil de mensurar, e pode enganar certas pessoas no "quanto" ela diminui.
PS: Nada se contesta nesse fórum, sem que se receba uma sarrafada. A não ser, que o que se fale concorde com o criador do topico ou o comentario seja de um membro antigo... participo de outros foruns e não é assim não.
ramalho-vitoria
30/07/2008, 06:03
Grande Proenton,
Talvez eu tenha colocado mal minhas palavras quando falei de caçadores de mitos.
Muito pelo contrário, minha observação foi até mesmo um elogio, pois realmente não detinha conhecimentos mais aprofundados com relação a expansão de volumes.
O objetivo do tópico e continua sendo, é uma contribuição para que outras idéias de economia surjam.
Fique a vontade e me desculpe mesmo se me expressei mal.
Um grande abraço e estamos aqui em Vitória de pé e a ordem para qualquer coisa.
Ou seja, voce pode ganhar um desconto de 1,1% se abastecer num horario que a temperatura é 10ºC....
Acho que Proelton esta certo. A variação do volume existe mas é pequena, portanto só faz sentido preocupar-se, se vc for encher grandes volumes como um um caminhão tanque ou um navio :)
Brincadeiras a parte, as distribuidoras de combustível fazem a correção do volume pela temperatura ambiente quando transportam derivados de petróleo. Existe até uma tabela do antigo CNP, para calculo do volume na temperatura de referência de 20 oC
2º truque: esse é um que me agradou...
Mas provavelmente não esta certo. Um instrumento medidor de qualquer coisa, funciona com menor erro, quanto mais perto ele tiver do valor ou faixa para o qual ele foi fabricado. O medidor da bomba foi previsto para traballhar com o gatilho a pleno, logo "apertar pouco" vai causar um erro maior. Na verdade tenho um amigo que trabalha em uma distribuidora que jura que aquelas apertadinhas que o frentista dá quando o tanque esta quase cheio "roubam" a favor do posto. Mas esta é fácil de conferir. Vá a qualquer posto e antes ou depois de abastecer, solicite a aferição da bomba. O posto é obrigado a pegar um galão aferido (INMETRO) de 20 litros e encher na sua frente. Peça a ele para encher com gatilho a pleno e veja o resultado. Eu já fiz o teste e cravou 20 litros!
3º truqueEvaporação... hum... quantos litros será que ficam em suspensao?...
Penso que esta dica é verdadeira e deve ser considerada independente do volume perdido. Quanto maior o espaço de vapor dentro do tanque, maior a perda pois o tanque tem um suspiro que deixa este vapor escapar quando a temperatura ambiente aumenta. Então se vc deixar o carro no sol com o tanque quase vazio, perde-se algum combustível, o que é ruim, mas o principal dano é ambiental, pois este combustível vai para a atmosfera piorando a qualidade do ar.
4º truque: Esse deve ser fato mesmo!
Também acho que é fato. Aliás para carros a diesel é ainda mais, pois logo após o abastecimento existe maior chance de haver água em suspensão no diesel. Bom mesmo abastecer no outro dia.
Como diria um advogado amigo meu: Salvo melhor juízo :grin::grin:
Gente,
Agradeço e parabenizo estas postagens, porque elas fazem um certo sentido (tirando essa de apertar o gatilho a meia-força, o que acho ser impulsivel, já que aquilo é mecânico e não digital, então, não ha força gradativa...) No mais, meu bom senso diz pra eu me ligar!
Valeu mesmo!