PDA

Ver Versão Completa : correia dentada

jasantos
25/07/2008, 23:15
Boa noite a todos .
Quero agradeçer a todos pelo aprendizado que tenho adquirido.
A cada entrada um novo aprendizado apesar de frequentar e participar pouco, ja adquiri muitos conhecimentos com os colegas participantes .
Principalmente no que diz respeito a land rover.
Quero relatar um novo aprendizado!
Bem! Desde que adquiri meu land rover por volta de um ano, ainda não havia trocado a correia dentada. Prestes a fazer uma viagem para o sul da Bahia resolvi procurar um profissional experiente para efetuar o serviço, que foi feito por um fucionario da mecanica sob a supervisão do mecanico resonsavel pelo estabelecimento.
Serviço feito tudo funcinando, serviço pago curioso perguntei? qual o torque que foi dado no tensionador da correia dentada e me responderam que o torque é de 5 kilos ou 50nms newton metros.
Comecei a ficar preocupado pois a pesquisa no manual manda que o torque seja de 1 kilo ou 10 nms , ao chegar em casa pesquisei de novo em tres lugares e resolvi de novo ligar e repetir a pergunta ao profissional que havia feito o serviço e, que me respondeu que era aquilo mesmo 5 kilos, vi que não podia mais contestar o profissional que havia dado o torque em excesso. Não poderia viajar preocupado certo! Pois a correia ia arrebentar;
Criei coragem perdi o medo, desmontei e montei tudo refiz o serviço dei o torque de 10nm tudo perfeito viajei mais de 4000 kms e tudo ok .
Descobri que por ai existem muitos mecanicos que fazem muitas coisas no chute.
Agora quem precisar trocar correia dentada de um defender pode contar comigo.

Edintruder
26/07/2008, 11:58
Na minha Ranger 2.5 quando montei deixei um aperto próximo de 5kgf, pois eu prefiro deixar mais apertado pois tenho certeza que no final dos 80.000km a correia estará bem tensionada ainda. Quando desmontei, a correia já tinha uma certa folga, o que facilita um pulo de algum dente se algo fugir da normalidade.

ojaneri
26/07/2008, 12:50
Na minha Ranger 2.5 quando montei deixei um aperto próximo de 5kgf, pois eu prefiro deixar mais apertado pois tenho certeza que no final dos 80.000km a correia estará bem tensionada ainda. Quando desmontei, a correia já tinha uma certa folga, o que facilita um pulo de algum dente se algo fugir da normalidade.

Edi,
Mas com o torque 5x acima do recomendado a correia não fica mais suscetivel a se romper e o risco ser maior, pois ela estara com maior tensão o tempo todo?

jasantos
27/07/2008, 16:28
Bem meus caros amigos! Como ainda estou iniciandocom este motor não tinha ainda uma experiencia,vasta: Como a dos amigos, então fiquei precupado com o torque de 5 kilos e preferi seguir o manual original e tambem comparei com a orientação da goodyear.
Concordo com os amigos com a experiencia que teem de aplicarem 5 kilos por já terem rodadado assim, e é lógico que no final a correia estará com menos folga sendo assim pergunto aos amigos a correia nunca estourou antes da hora? dos 8000.

Carlão Rover
27/07/2008, 19:42
Acredito que existem vários fatores que interferem na durabilidade da correia dentada.
Mas uma coisa é certa, o torque correto é fundamental, mas como o motor não é zero, o estado geral do mesmo influenciará na minha opinião no desgaste ou não da correia também, além da qualidade da mesma....
Abraços

Lothar
27/07/2008, 20:02
Sem desconsiderar quem faz diferente, eu prefiro seguir o manual, pois já pensaram se os mecânicos de aviação agissem desta forma? Partindo do princípio que os parâmetros estabelecidos pelos fabricantes levaram em consideração critérios de desgaste de material, fadiga e outros, acredito que querer ajustar, empiracamente, uma peça tão importante perigoso.

Anthoniusnikos
27/07/2008, 20:36
Lothar, abraços pro Mandrake ! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Se o seu motor é um HSD 2.5 l, então é recomendado um torque de 0,9 a 1,0 Kgf.m ou 9 a 10 N.m (Kgf.m e N.m são derivada de Força, portanto essas são as unidades de torque). Se não tiver muito trabalho forçado com a viatura, após uns 80.000 Km abra a tampa do distribuidor e verifique o estado da correia, pois pode durar mais uns 20.000 Km.
Nota: Aliás, já percebí que TORQUÍMETRO, nas oficinas mecânicas, parecem só ser usados nos parafusos e porcas do interior dos motores, nas outras partes da viatura qualquer mecânico usa qualquer chave e qualquer aperto e pronto na COCHAMBRADA. Haja visto o empenamento dos platôs na troca das embreagens.
Além da Good-Year, são boas a Dayco e a Motorcraft.
Abraços
Anthoniusnikos

Lothar
27/07/2008, 21:21
Lothar, abraços pro Mandrake ! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Se o seu motor é um HSD 2.5 l, então é recomendado um torque de 0,9 a 1,0 Kgf.m ou 9 a 10 N.m (Kgf.m e N.m são derivada de Força, portanto essas são as unidades de torque). Se não tiver muito trabalho forçado com a viatura, após uns 80.000 Km abra a tampa do distribuidor e verifique o estado da correia, pois pode durar mais uns 20.000 Km.
Nota: Aliás, já percebí que TORQUÍMETRO, nas oficinas mecânicas, parecem só ser usados nos parafusos e porcas do interior dos motores, nas outras partes da viatura qualquer mecânico usa qualquer chave e qualquer aperto e pronto na COCHAMBRADA. Haja visto o empenamento dos platôs na troca das embreagens.
Além da Good-Year, são boas a Dayco e a Motorcraft.
Abraços
Anthoniusnikos
Entendeu o trocadilho!!!!!!:palmas::palmas::palmas:

jasantos
27/07/2008, 21:23
Obrigado aos amigos pelas orientações, tambem não discordo de quem faz diferente, mas ainda prefiro seguir o torque recomendado.

Edintruder
29/07/2008, 16:55
Excesso de aperto nunca é ideal, mas é o motivo pelo qual sempre deve-se colocar peças originais, pois aguentam o tranco muito bem. Eu dou o aperto na mão mesmo, pelo esforço que fiz imagino que tenha ficado por volta do 5kg. A flexão máxima não ficou nem com 1cm.

jasantos
30/07/2008, 00:19
Olá caros amigos ! É muito bom estar aqui sempre somando conhecimentos diversos, apesar de ter pouco tempo no forum. Estou aprendendo muito sobre o defender hs 2.5 e confesso tenho economizado uma boa grana. E tempo que tenho passado aqui tem sido uma boa terapia.

mauromosc
30/07/2008, 10:26
Bom mesmo foi o ajuste que fizeram na correia dentada de minha viatura lá na Land Center. Quando levei para o Djalma para ele ver os estragos da antiga oficina, além da correia estar com certa folga, ele teve que soldar o pitu em um dos parafusos para conseguir soltar o bendito e fazer o ajuste correto com o torquimetro.

um abraço!

jasantos
30/07/2008, 22:58
É mauro! Alguns mexanicos por aí não querem nem saber apertam mesmo e até adcionam uma alavanca para dar mais aperto:Foi o que fizeram com a minha viatura tive que serrar tres parafusos para fazer o novo serviço , e perdi o medo do hs 2.5 agora faço qualquer serviço seguindo rigorosamente o manual original. Comprei todas ferramentas necessárias para este motor até um torquimetro mais moderno. perdí a confiança nos caras por aí.