PDA

Ver Versão Completa : Direção Do Jimny - vibração.



VICTORP
25/07/2008, 19:56
Ola pessoal, acabei de adiquirir um jimny 2001, o carro é exelente, porem estou com um problema que esta me deixando preucupado, sempre quando passo por um buraco a cerca de uns 80 a 100 km meu volante começa com uma trepidação enorme, chegando ao ponto de eu ter que para o veiculo por causa da trepidação... Isso é normal nesse carro? Ja olhei todas as buchas, fiz alinhamento e nada, me disseram que pode ser pelo fato que ele nao tem amortecedor na direção. Alguem pode me ajudar?

TMorais
25/07/2008, 20:05
Verifique o rolamento do munhao das rodas dianteiras.:pensativo:

VICTORP
25/07/2008, 21:00
bom.. ontem levei em um mecanico e ele colocou o carro no elevacar, mecheu nas rodas mas nao apresentou folga...isso jaaconteceu com vc?

TMorais
25/07/2008, 21:47
bom.. ontem levei em um mecanico e ele colocou o carro no elevacar, mecheu nas rodas mas nao apresentou folga...isso jaaconteceu com vc?

Já. E foi o seguinte: Estava andando a 70km/h em linha reta e de repente a direção começou a vibrar forte e girar para um lado e outro. Levei no meca e foi constatado folga no rolamento do munhao dianteiro lado do carona. (Rolamentos dos munhões: iguais aos do samurai; (ref. 6202) R$65,00).

O meca tem que levantar o carro e verificar, balançando o pneu na vertical, se há folga. (Se houver a troca do rolamento verifique o retentor da roda se está ok.) Verifique também folga nas buchas da barra estabilizadora dianteira. Pelo ano do carro vale a pena checar e trocar.

Não lembro se o jimny tem ponteira.. verifique se tem folga tambem.

Outra coisa importante: Procure um mecanico que conheça de Suzuki e de preferencia que tenha trabalhado com Samurai e Jimny. (faça um teste: pergunte se ele sabe onde fica localizado a abertura da tampa do motor.:mrgreen: )

Vamos ver se Fabil dá algumas dicas.:concordo:

FIDELIS
25/07/2008, 21:51
Comigo aconteceu o mesmo, mandei inspecionar tudo e nada foi encontrado de anormal, pois o carro na época estava com 18.000km rodados. Após conversa com o antigo dono o mesmo me informou que isto passou a acontecer após a troca das rodas originais de ferro por outras de liga leve.

Assim sendo adaptei um amortecedor de direção super potente que eu tinha comprado para um Samurai que eu fazia trilhas, depois de instalado nunca mais deu o tal "chimi" na direção, andei por mais uns 5.000km e nada de "chimi".

Um abraço,

VICTORP
26/07/2008, 00:49
Ta E Qual Foi O Amortecedorquevocê Usou?

leodinossauro
26/07/2008, 09:35
Vitor, amortecedor de direção é gambiarra neste seu caso. Óbvio que tem sua utilidade, mas evitar shimmy com isso não é legal. Aliás, o shimmy é caracterizado em direção vibrando com o carro andando em linha reta em terreno plano e uniforme. Quanto aos buracos, a tremedeira ocorre durante os buracos ou continua vários segundo após já em terreno regular ?

Se for durante os buracos, é normal sentir ela "pular" devido a folga original de fábrica de +- 3 cm ( pode olhar no manual de serviço, está lá ). Nas direções mecânicas essa folga é regulável, diminuindo a sensação de "pula pula" da direção, mas deixando-a mais dura.

Fica tranquilo que shimmy não é um privilégio seu. A maioria dos Jimny e vários Samucas helicoidais sofre com isso. Cada um resolve de uma maneira.

1)Verifique se as buchas estão todas ok ( as da barra estabilizadora costumam folgar com o tempo )

2)Tem que medir a força que os rolamentos de munhão estão aplicando. Isso só mecânico de jeep ou experiente em Suzuki sabe fazer. São em conta, conforme o TMorais disse.

3)Faça um balanceamento NO LOCAL nas rodas dianteiras.

Esses 3 itens costumam resolver a maioria dos problemas de shimmy por aí.

Abraço

VICTORP
26/07/2008, 21:07
BOM.. O shimmy continua forte apos o buraco, hj levei o carro em uma loja super especializada em balanceamento, e esta tudo certo com o balanceamento, foi feito tudo navanete, revisado todasas buchas possiveis e imaginaveis na direção.nada foi constatado. bom depoius de conversar com vcs e com algunsjipeiros daki axo q so pode ser algo nos munhões, nao há outra coisa.. msa ta me preucupando muito, pois a vibração das rodas é mt forte.. hj dei uma olhada n roda qndo começou a tremer, e é imprecionante...
to ate com medo...
HELPPP!!!!
hahaha

JEFFCATUNDA
27/07/2008, 19:25
Colega, os pneus são recauchutados?

estão com o mesmo desgaste?...como dizem por aqui....são parelha?

Já mandou avaliar os aros? ...vc disse que são de liga leve.........

Boa sorte.

FIDELIS
28/07/2008, 14:16
Ta E Qual Foi O Amortecedorquevocê Usou?


O amortecedor que instalei foi o "Heckethorn" modelo "Rough Country" (comprei na "CALIBRE 4x4 em São Paulo"), lhe afirmo que foi o que deu certo, antes mandei inspecionar e não foi achado nada de anormal no carro, foi feito balanceamento no local, ou seja com o pneu no carro.

Não foi gambiarra, foi um arranjo técnico que deu certo, hoje o carro não está mais comigo, o atual proprietário instalou pneus BF AT 215x75x15 e não dá "chimi", o mesmo já rodou outros 5.000km e nada de "chimi".

Alfredo Stavale
28/07/2008, 14:51
faça o rodízio de pneus e verifique se para.

eu uso o Pro-Comp Es2000 mod. p/Wrangler.

VICTORP
30/07/2008, 14:03
bom galera.. depois de feito todos os procedimentos sujeridos aki.. nao foi verificado nehuma anormalidade.. levei em um mecanico q trabalha com suzuki e o jeito foi adaptar o amortecedor de direção... o carro ficou zero.. ta otimo... tomara q esteje resolvido definitivamente.
valeu

JEFFCATUNDA
30/07/2008, 20:39
uma duvida......
Os jimmy tem direção hidraulica?

MaGao
30/07/2008, 21:24
uma duvida......
Os jimmy tem direção hidraulica?

os completos tem =)

JEFFCATUNDA
30/07/2008, 21:37
Sera que rola no samurai?

BrunnoCosta
16/09/2013, 18:11
bom galera.. depois de feito todos os procedimentos sujeridos aki.. nao foi verificado nehuma anormalidade.. levei em um mecanico q trabalha com suzuki e o jeito foi adaptar o amortecedor de direção... o carro ficou zero.. ta otimo... tomara q esteje resolvido definitivamente.
valeu

Gostaria de saber como está o jimny hoje em dia com a adaptação. Comprei hoje um amortecedor cofap da D-20 para adaptar no meu.

Roger_RJ
16/09/2013, 21:09
Aproveitando que o colega reabriu o tópico, gostaria de saber como é feita essa adaptação de um amortecedor de direção no Jimny. É algo complicado ou nem tanto? Vale a pena realizar essa adaptação?

Quando testei o Jimny o único aspecto que não me agradou no carro foi a direção dura que, acho, numa viagem longa deve cansar bastante o motorista. Essa adaptação de um amortecedor atenuaria isso?

Renato maia
04/10/2019, 07:50
Bom dia... Acabei de comprar um Jimny 2018 com 57mil km e todas as revisões feitas na concessionária. Mas ele está apresentando aquele problema crônico já relatado aqui sobre a direção que vibra bastante quando a velocidade está próxima dos 70km/h... Tem até um recall para os modelos de 2014... Alguém já constatou esse problema nos 2018??? Conseguiram resolver?

Dumaluf
03/11/2019, 20:28
Meu é 18 tbm e a css instalou umas arruelas nos munhoes dianteiros em garantia, melhorou mas se o balanceamento não estiver 101% vai vibrar, todo rodizio q faço é um saco acertar essa vibração. Outro ponto, a centralização das rodas não é feita pelo cubo e sim pelos parafusos de roda, assim tem que apertados devagar e com carinho p deixar tudo milimetricamente centralizado. Abracos