PDA

Ver Versão Completa : Freio puxando pro lado

valeriano
25/07/2008, 19:09
Fala pessal,

peguei minha primeira Band hoje e estou totalmente apaixonado pela
viatura. :D Acho que nunca mais vou querer dirigir carro de passeio na
vida.
Mas tem um problema rolando.

Quando eu estava trazendo o carro para casa, senti ele puxando para a
direita toda vez que eu freiava. Ele tem freios a disco na frente e
tambor atrás.
As pastilhas do freio dianteiro e o cilindro de freio trazeiro foram
trocados em fevereiro de 2008, então não é por desgaste.

Se eu estiver dirigindo a 80km/h ele praticamente dá uma guinada para
o lado, o que é bem ruim, pois tenho que compensar com o volante para
o outro lado, para que ele não seja jogado contra o carro da faixa ao
lado. Isso em uma curva (principalmente para a direita) é foda de
corrigir.

Alguém tem noção do que pode estar causando isso?

estyvybeykr
25/07/2008, 20:10
Mas tem um problema rolando.
Quando eu estava trazendo o carro para casa, senti ele puxando para a
direita toda vez que eu freiava. Ele tem freios a disco na frente e
tambor atrás.
As pastilhas do freio dianteiro e o cilindro de freio trazeiro foram
trocados em fevereiro de 2008, então não é por desgaste.

Meu caro Valeriano, meus parabens pela aquisição e sejá bem vindo ao mundo Offroad e ao Forum 4x4 Brasil.
Como vc mesmo relata que foram trocados em fevereiro as pastilhas e cilindros, falta verificar a regulagem das lonas trazeiras, e principalmente na dianteira se a roda do lado oposto ao lado que esta puxando(esquerda) esta freiando, para isso vc tera que por a band no macaco.
No caso de não estar vc tera que verificar se as pastilhas estão colocadas corretamente, se não estão presas ou ainda se o pistão(Embolo) da pinça esta atuando sobre a pastilha, ou ainda pisando no pedal do freio (com auxilio de outra pessoa é claro) e verificar atravez do parafuso sangrador da pinça se realmente sai oleo, caso seja negativo o problema poderá ser o mangote flexivel entupido.

Espero que seja de alguma valía essas ideias e qualquer coisa é só gritar, digo, falar . T+.

Estevão:mrgreen:

joão k. chikui
26/07/2008, 08:54
Valeriano
Se for na frente , a puxada é mais forte , puxando o volante inclusive.
Se for atrás , puxa também , porém é bem menos .

Na frente , pode ser ou oleo na pastilha esquerda ou cilindro de roda engripado.
Na traseira , oleo nas lonas do lado esquerdo, regulagem ou cil. engripado.

Wanderson Braga Neves
26/07/2008, 16:54
Valeriano
Se for na frente , a puxada é mais forte , puxando o volante inclusive.
Se for atrás , puxa também , porém é bem menos .

Na frente , pode ser ou oleo na pastilha esquerda ou cilindro de roda engripado.
Na traseira , oleo nas lonas do lado esquerdo, regulagem ou cil. engripado.

Tenho uma toyota 96 curta, quando comprei no Rio de Janeiro, estava na dutra, precisei freiar forte, o carro puxou todo para esquerda, foi um tremendo susto, mandei verificar imediatamente os freios, estava tudo ok na dianteira, mas o freio trazeiro direito, estava com o cilindro engripado, aproveitei e troquei pelo cilindro da pick-up, de 1", com frenagem melhor, ficou o bicho, se pisar forte trava as rolas de tão poderoso que ficou, com CERTEZA, seu cilindro de umas rodas trazeiras esta engripado, custa R$95,00 cada, lembrado são dois em cada roda, mas sua vida vale mais e a viatura agradeçe.

abraços. e troca logo este freio.

guilhermeabreu
26/07/2008, 23:31
CARO VALERIANO

Endoço todas as dicas dos colegas anteriores e acrecentaria ainda outras como :

1º - Procurar amigos que tenha BAND e perguntar qual é o mecanico de confiaça deles , pois facilita muito vc levar a sua BAND em um cara que só mexe nelas . Um BOM MECANICO resolverá este problema que com certeza é uma destas coisas que os AMIGOS daqui te informou .

2º - Tive uma BAND tb que vivia travando uma roda traseira esquerda qdo freava mais forte , fiz tudo ísto que eles falaram e continuava travando a roda traseira esquerda .
Só solucionei qdo coloquei freio a disco na traseira tb , AÍ : FUI PRA GALERA , só alegria , e travava as 4 rodas junto qdo freava com mais violencia e a BAND não mudava a trajetória , É QUE O QUE MAIS IMPORTA .

CONCLUSÃO : Se vc tem disposição$$$$$$$$$$$$$$$$$ , coloque freio a disco na traseira , vc irá gastar UMA VEZ SÓ e ficará muitíssimo satisfeito .

Caso descida ficar com o mesmo freio na traseira , vira e mexe estará desrregulado e travando uma roda traseira primeiro , foi assim comigo , vivia indo e voltando ao mecanico por conta do freio , e após ter trocado nunca mais voltei para ver freio .

ABRAÇÃO E BOA SORTE E PARABENS PELA BELA COMPRA .

OBS : Só pra vc ter uma idéia , HOJE tenho um ENGESA com motor MWM 2.8 turbo/intercooler , COM FREIO A DISCO NAS 4 RODAS ORIGINAIS DA "BAND" E HIDROVÁCUO E CILINDRO MESTRE DA "BAND", EMBREAGEM HIDRÁULICA DA "BAND" E EIXO FLUTUANTE NA TRASEIRA COM MANGAS DE EIXO E CUBOS DA "BAND" .
Só para vc ter a idéia de como as coisas da BAND SÃO BOAS , RESITENTES E DE BAIXO CUSTO , OU SEJA É INQUEBRÁVEIS .

rub
24/08/2008, 17:03
Olá Guilherme,

Tive a oportunidade de ver este tópico que por sinal está sendo muito aproveitado por mim e com certeza por todos que precisam de informações sobre freios puxando dentro do forum 4x4 Brasil.

Tenho uma SW4 3.0 TD que está com o mesmo problema (puxando para a direita quando freio). Já verifiquei os pistões das pinças, tanto do lado esquerdo quanto do lado direito e eles estão livres, tirei o flexivel do lado esquerdo e está limpo. A magueira do flexivel tem algumas trincas, agora será que este flexivel pode estar "estufando (dilatando)" quando piso no freio?

Como ele puxa bastante para o lado direito somente quando eu freio, será que mesmo assim poderá ser o cilindro da roda traseira? Pretendo investigar

Também tenho uma Camper que está com o motor S4T e o freio dianteiro é o original (Kombi) e a embreagem é a cabo, por sinal muito ruim, muito pesado, doe a perna, o joelho e cansa muito
Estou pensando instalar o mesmo kit que você instalou da Band no seu Engesa.

Perguntas:

Como ficou o acionamento da embreagem hidraulica com o kit da Band? Você precisou aumentar o tamanho do pedal (pedaleiras) e também do braço de acionamento da embreagem?

Você poderia encaminhar algumas fotos da instalação da embreagem hidraulica e dos freio da Band do seu engesa? Vou tentar conseguir esses kits e instalar na Camper.

Que aro de roda você está utilizando no seu Engesa? O disco e a pinça encaixaram bem ou foi preciso gastar muitas horas de "engenharia" para adaptar?

Desculpa pela pergunta, em média quanto você gastou no kit da Embreagem Hidraulica e também nos Freios da Band?

Abraços,

Rubens

elmestizo
24/08/2008, 18:01
Ops..

Cuidado os trocar os burrinhos traseiros... tem de diferentes medidas e tamanhos...

atente-se para comprar os 2 iguais!

rub
24/08/2008, 18:30
Obrigado pela dica!
Vou observar!
Grato,
Rubens

guilhermeabreu
25/08/2008, 02:06
CARO AMIGO RUB

O problema da sua maravilhosa SW4 3.0 , tenho uma tb mas é a 2.8 93 uma maravilha . Mas o problema pode ser o flexível mesmo , as vezes o revestimento interno da mangueira desprende uma parte e forma uma válvula obstruindo a passagem de óleo , pode ser ísto , e pode ser tb na traseira o cilindro de roda , o certo é vc levar nom mecanico de confiança , vc deve ter aí em SAMPA não ?

Já qto a embreagem hidráulica da BAND que coloquei no ENGESA , não precisei de modificar nada de pedaleira nem do braço de acionamento .
O detalhe é o seguinte : Na embreagem hidráulica da BAND tem um cilindro superior que vem acoplado o reservatório de óleo e um cilindro inferior que tem uma haste de acionamento , esta haste de acionamento que foi calibrada ou seja adaptada no tamanho para que desse curso completo qdo pisasse na embreagem , dependendo da posição que é fixado este cilindro terá que fazer a haste do tamanho ideal , deu só um pouco de trabalho , mas nada que fosse difícil de execução , apenas medir o tamanho da haste após ter fixado o cilindro .

Qto a dureza ? Ficou quase igual a antes de colocar o conjunto hidráulico , o que me fez chegar a conclusão de que a EMBREAGEM de nossos ENGESAS/CAMPERS é dura mesmo . Eu tb pensei que ao colocar o conjunto hidráulico a embreagem fosse ficar uma seda , me enganei , MAS COLOCARIA MESMO SABENDO QUE FICARIA COMO FICOU , pq não deu mais manutenção cabo rigindo , esgarçando , nunca mais tive que mexer ou pensar no acoonamento da embreagem , VALE A PENA .

O custo deste KIT não foi caro , pq estas peças da BAND é muito barato , aí em SAMPA deve ter preços bons , mas deve encontrar tb preços caríssimos , é bom vc verificar , mas aui em CAMPOS-RJ tem a TOYOMAR do MARQUINHO tem o fone lá no tópico dos ENGESAS na seção de auto-peças , logo no início do tópico . Não me lembro direito mas é em torno de uns R$150,00 cada cilindro , os caninhos é barto e falta a mão de obra , fica bem barato .

Qto ao freio , nossa senhora , este freio do ENGESA/CAMPER comp pinças de KOMBI é brincadeira , AINDA MAIS vc com um baita de um S4T pesadão que é , NÃO PARA MESMO .
VALE MUITÍSSIMO A PENA VC COLOCAR JÁ , vc irá ver a diferença que faz , e irá se arrepender de não ter colocado a mais tempo .

Não precisou de gastar muito tempo de engenharia não .

As minhas rodas são de liga , as famosas BINNO BBS de 15" X10" , NESTE CASO É QUE TENHO QUE EXPLICAR BEM DIREITINHO .

Os discos da BAND com pinças da BAND para serem usadas nestas rodas , TIVE QUE DESBASTAR UM POUCO AS PINÇAS PARA NÃO ROÇAREM NAS RODAS , DÁ DÓ , MAS TIVE QUE FAZER , nada que comprometesse a resistencia da pinça , qdo tive uma BAND fiz ísto tb para colocar aro de liga de 15" .

Coloquei os discos e as pinças da BAND e o suporte da pinça foi confeccionado uma chapa de 10 mm e espessura com 4 furos , dois furos que aparafusei na furação original do ENGESA e dois furos mais altos e mais externos que foram aparafusado as pinças da BAND , ficou parecendo que é original sem adaptação .
O custo disto é o seguinte : comprei recentemente para colocar na traseira , um par de disco da BAND paguei R$170,00 um par de pinças R$ 440,00 , mais a mão de obra .

Mas tem outra opção que é melhor e tem o mesmo efeito/eficiencia do disco e pinças da BAND que é o disco da D-20 com as pinças da S-10 .

O disco da D-20 tem um diametro menor 3 cm do que o da BAND e a pinça da S-10 é do mesmo tamanho da pinça da BAND , as pastilhas são as mesmas só que a da S-10 a boca da pinça é mais larga pq o disco da D-20 é mais largo ou seja , tem a espessura maior , DAÍ VC NÃO TERÁ NENHUM PROBLEMA COM AS RODAS DE LIGA ARO 15" , só terá que soldar o suporte da pinça no munhão , o KIM de PARANAVAÍ-PR fez ísto no ENGESA dele .

A eficiencia na frenagem será praticamente a mesma pois a pinça é do mesmo tamanho , talvez tenha um POUQUÍSSIMO menos de eficiencia pq o diametro do disco da D-20 é um pouco menor do que a da BAND .

Tb coloquei o cilindro mestre da BAND e a cuíca (ou hidrovácuo ou servofreio ) da BAND .
A cuíca ficou +- R$150,00 o cilindro R$180,00 , não me lembro direito mais , tudo comprado na TOYOMAR do MARQUINHO aqui em CAMPOS-RJ.

Na frente , só comprei o disco da BAND e as pinças tb da BAND , fixei por tras do cubo do ENGESA que é igual ao da CAMPER , o resto é o cara que adaptou que faz , e faz tranquilo , NÃO PERCA TEMPO , POIS SUA CAMPER É BEM MAIS PESADA DO QUE MEU ENGESA .

VALE TODO O DINHEIRO INVESTIDO .

Qquer dúvida é só perguntar , as fotos disto tudo tem lá no tópico dos ENGESAS .
Tem tb no FROTA 4X4 com o título de : ENGESA E4 87 F-1 : enfim o quase CORAÇÃO VALENTE .

Desculpe por ter me alongado demais .

ABRAÇÃO .

joão k. chikui
25/08/2008, 07:00
Rubens
A instalação da embreagem hidraulica nas Engesa é perfeitamente possível . Já nas Camper , pelo poquissimo espaço , nunca vi.

Olá Guilherme,

Tive a oportunidade de ver este tópico que por sinal está sendo muito aproveitado por mim e com certeza por todos que precisam de informações sobre freios puxando dentro do forum 4x4 Brasil.

Tenho uma SW4 3.0 TD que está com o mesmo problema (puxando para a direita quando freio). Já verifiquei os pistões das pinças, tanto do lado esquerdo quanto do lado direito e eles estão livres, tirei o flexivel do lado esquerdo e está limpo. A magueira do flexivel tem algumas trincas, agora será que este flexivel pode estar "estufando (dilatando)" quando piso no freio?

Como ele puxa bastante para o lado direito somente quando eu freio, será que mesmo assim poderá ser o cilindro da roda traseira? Pretendo investigar

Também tenho uma Camper que está com o motor S4T e o freio dianteiro é o original (Kombi) e a embreagem é a cabo, por sinal muito ruim, muito pesado, doe a perna, o joelho e cansa muito
Estou pensando instalar o mesmo kit que você instalou da Band no seu Engesa.

Perguntas:

Como ficou o acionamento da embreagem hidraulica com o kit da Band? Você precisou aumentar o tamanho do pedal (pedaleiras) e também do braço de acionamento da embreagem?

Você poderia encaminhar algumas fotos da instalação da embreagem hidraulica e dos freio da Band do seu engesa? Vou tentar conseguir esses kits e instalar na Camper.

Que aro de roda você está utilizando no seu Engesa? O disco e a pinça encaixaram bem ou foi preciso gastar muitas horas de "engenharia" para adaptar?

Desculpa pela pergunta, em média quanto você gastou no kit da Embreagem Hidraulica e também nos Freios da Band?

Abraços,

Rubens

rub
25/08/2008, 07:37
Guilherme,

Muito obrigado pela explicação detalhada.
Na SW4 eu retirei o flexivel e ele aparentemente está normal. Não está entupido, o que tem é ressecamento na mangueira, pequenos trincos e nada.
Vou começa a examinar os freios traseiros...

Também vou modificar os freios da Camper com urgência!

Abraços,

Rubens

rub
25/08/2008, 07:39
João,

O acionamento da embregame da minha Camper está péssimo. O conjunto, plato disco e rolamento não tem 1.000 Km e haja força na perna para acionar. Já não sei o que fazer para deixa-la um pouco mais suave.

Se você souber de alguma dica, por favor me avise!

Abraços,

Rubens