Ver Versão Completa : Opinião Motor 1.9 Vw Diesel
Gostaria De Saber De Quem Tem Esse Motor O Que Acha, Para Adaptação No Cj5.
Consumo???
Na Trilha???
Na Estrada ???
Quantos Cavalos???
Manutenção???
Obrigado Pela Atenção
felipemendes
25/07/2008, 18:40
Vê o jeep do Dirceu:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23051&page=31
Cara não possuo este tipo de motor mas conheço quem possui.
É um bom motor, não é muito beberrão se milindrosamente regulado, seu torque pode-se dizer que é Baixo para quem gosta de uma aventura bem loca, bom opiniões cada um tem a sua mas posso dizer que se fosse o meu caso opitaria por um MWM 2.8 turbodiesel.
Abraços Campi:concordo:
Gostaria De Saber De Quem Tem Esse Motor O Que Acha, Para Adaptação No Cj5.
Consumo???
Na Trilha???
Na Estrada ???
Quantos Cavalos???
Manutenção???
Obrigado Pela Atenção
RGD,
Segue o meu parecer:
Consumo - 15 Km/l com o compressor do Fiesta (Supercharge).
Na trilha - Não tenho reclamação, mas não é nenhum MWM 3.0.
Na Estrada - Sobra motor, mesmo porque este não é o gargalo para um jeep na estrada. A estabilidade, relação de diferencial, etc... reduzem bastante a performance na estrada.
Cavalos - Aproximadamente 92 cavalos com 21 Kgf de torque.
Manutenção - O que é isso :mrgreen:. Cara é só por diesel e rodar. No meu caso, troco o óleo por tempo, ou seja, a cada 4 ou 5 meses, pois rodo menos de 5.000 Km neste intervalo. O resto é só trocar o filtro de óleo e de diesel periódicamente que terá motor por toda a vida.
Ainda não realizei a tão comentada inspeção veicular para carros a diesel aqui em São Paulo. Acredito que não terei problema, pois a minha bomba de injeção é zero e o jeep não fuma nada.
Agora tirando as coisas boas que podem ser vistas acima, este motor não é barato e as peças de reposição também não. Fora a dificuldade de encontrar as peças. O meu motor teve que ser feito por inteiro (era de um carro de teste da VW). A maioria das peças de reposição tiveram que vir da Argentina.
Fora isso, na minha opinião e para o meu gosto (gosto - esse é o fator fundamental para partir para esse tipo de modificação, levando em conta o valor dos motores a gasolina vendidos no Brasil x motores diesel) ficou muito bom.
Qualquer dúvida, é só gritar e acessar o link que o Felipe postou aqui para ver o meu jeep.
Abraços,
Dirceu
Valeu pelas dicas pessoal...
Obrigado pela atenção e boas trilhas.
O motor 1.6 diesel da saveiro era bom? dá para usar no CJ 5?
O motor 1.6 diesel da saveiro era bom? dá para usar no CJ 5?
RBM,
O motor 1.6 é muito fraco para um CJ...
Abraços,
Dirceu
RBM,
O motor 1.6 é muito fraco para um CJ...
Abraços,
Dirceu
Obrigado Dirceu
Carlão Rover
28/07/2008, 00:35
Na minha opinião o 1.9 tdi é perfeito.O que o dirceu está usando é o 1.9 sdi.Este não conheço...estou com pneus 35, câmbio 5 marchas, consumo médio de 12km/l, uso todo dia...Atinge 120km/h a 2000 rpm.
Na minha opinião,é perfeito...apenas 130 kg...
Abraços
Leonardo L.
14/01/2009, 20:36
RGD,
Motor diesel 1.9 da VW existem vários modelos, fabricados em épocas distintas e com tecnologias diferentes. É comum confundirem os vários modelos no nome "AP 1.9" ou "AP 1.9 diesel", ou até mesmo "AP 1.9 TDI", mas eles têm diferenças - especialmente entre os modelos de injeção direta e indireta. :!:
Os mais utilizados/conhecidos são os seguintes:
Injeção indireta:
1.9 D, com 124 N·m @ 2000−3000 rpm, código 1Y, fabricado de 1991 a 1997.
1.9 TD, com 150 N·m @ 2400−3400 rpm, código AAZ, da mesma época.
Injeção direta:
1.9 SDI, com 125 N·m @ 2200−2800 rpm, código AEY, de 1995 a 1997;
1.9 TDI, com 202 N·m @ 1900 rpm, código 1Z, de 1993 a 1996;
1.9 TDI, com 210 N·m @ 1900 rpm, código AHU, de 1996 a 1997;
1.9 TDI, com 235 N·m @ 1900 rpm, código AFN, de 1996 a 1997.
É só verificar a diferença de torque entre eles que já dá para perceber que não são o mesmo motor. Na dúvida, é só olhar o bloco do seu motor e procurar as primeiras letras, que são relativas a este código.
As características mais importantes são as seguintes:
Os de injeção indireta possuem cilindros com a cabeça reta e cabeçotes com uma pré-câmara de combustão, onde a queima do diesel é iniciado, para então continuar na câmara principal. São conhecidos por terem um alto nível de durabilidade, já que os componentes internos do motor sofrem esforços mais amenos com este processo de queima gradual e mais lento - além de serem mais silenciosos. Também são ótimos para "converter" a óleo vegetal - não estou falando de biodiesel, mas de óleo de cozinha mesmo. ;-)
Os de injeção direta, mais atuais, possuem apenas a câmara principal de combustão, sendo que os cilindros possuem cavidades onde se dá a combustão. São mais eficientes que os de injeção indireta - e portanto, mais econômicos - mas são mais sensíveis à qualidade do combustível - que no Brasil, é muito ruim. Também diminuem bastante a necessidade de uso de velas de aquecimento - considerando nosso clima, elas praticamente não são necessárias.
Sobre a potência final, já vi muitos números meio "chutados" por aí - alguns até sem levar em conta dados importantes do tipo do motor e da preparação :roll: - mas até hoje não vi nenhum resultado de teste de dinamômetro que comprovasse um ganho de potência assombroso ou fora da média.
Digo isso porque tenho um Jeep 1.9 diesel com motor 1Y (ou seja, 1.9 originalmente aspirado, de injeção indireta), e com um supercharger do Fiesta ajustado para 0.6kg/cm2. O desempenho dele é muito bom, mas tenho quase certeza que não chega aos 110 cavalos dos TDIs modernos. De qualquer forma, é um motor ótimo, e logo pretendo levá-lo num dinamômetro para ter dados reais sobre a potência e o torque na atual configuração. :cool:
Algumas fontes onde você pode achar estas informações, e até outras:
http://en.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Golf_Mk3
http://www.tdiclub.com/TDIFAQ/TDiFAQ-1.html
Qualquer coisa, estamos aí! :concordo:
Abraços,
Leonardo
O motor 1.6 diesel da saveiro era bom? dá para usar no CJ 5?
Já tive um Wyllis que e fiz essa adaptação nele, sinceramente é uma fase da minha vida que prefiro esquecer.
Abraço.
Segue o meu parecer:
Consumo - 15 Km/l com o compressor do Fiesta (Supercharge).
Na trilha - Não tenho reclamação, mas não é nenhum MWM 3.0.
Na Estrada - Sobra motor, mesmo porque este não é o gargalo para um jeep na estrada. A estabilidade, relação de diferencial, etc... reduzem bastante a performance na estrada.
Cavalos - Aproximadamente 92 cavalos com 21 Kgf de torque.
Manutenção - O que é isso :mrgreen:. Cara é só por diesel e rodar. No meu caso, troco o óleo por tempo, ou seja, a cada 4 ou 5 meses, pois rodo menos de 5.000 Km neste intervalo. O resto é só trocar o filtro de óleo e de diesel periódicamente que terá motor por toda a vida.
Dirceu
Tem alguma dica de onde posso conseguir um motor ap diesel? Após ler bastante coisa no fórum, acho que esta é a melhor opção para mim também.
Valeu!
Dirceu
Tem alguma dica de onde posso conseguir um motor ap diesel? Após ler bastante coisa no fórum, acho que esta é a melhor opção para mim também.
Valeu!
Djahori,
Aqui no forum tinha uma pessoa que tinha 3 para vender. Posta uma mensagem no forum no link de compra e espera para ver se alguém aparece com um motor.
Na Crestana (www.crestana.com.br (http://www.crestana.com.br)), também tinha desses motores para vender, mas era zero KM.
Pelo que estou acompanhando no mercado, estes motores estão cada vez mais difícil de encontrar.
Boa sorte na sua busca.
Abraços,
Dirceu
Gustavo de Olliveira
22/01/2009, 08:56
Na turma daqui tem um Cj3A que usa um 1.9 diesel turbo, faz 15 Km/l (pista) , relação 9/44 e pneus 750/16, vai bem na estrada e não passa vergonha na trilha.
Valeu, Dirceu!
Já está na seção "compra-se" o meu anúncio.:mrgreen:
Abraços,
ola a todos tenho um cj5 sem motor quero colocar um ap diesel mas tenho duvidas sobre o cambio. qual utilizar? cambio de d-20, de chevett 4m ou 5m?
Pablo.pinto2007
06/07/2009, 20:13
ola a todos tenho um cj5 sem motor quero colocar um ap diesel mas tenho duvidas sobre o cambio. qual utilizar? cambio de d-20, de chevett 4m ou 5m?
Se você já decidiu o motor a caixa, pro meu, ver tem que ser uma caixa leve e resistente, vá de chevette mesmo e de 5M, pois tem over drive. Tem que ver se será necessário trocar também os diferenciais (coroa e pinhão), pois como o motor diesel trabalha em baixas rotações, pra compensar isso, muitos trocam a relação ok? aí sim fica 10.
PS. os pneus também influenciam na relação, atentar!
Abraços!
Pablo
CJ-3A - 1951 AP 1.8 Álcool + câmbio niva 5M(over drive) + pneus Oligator 255/70 R15.
www.renegadosoffroad.com.br
victor massinha
06/07/2009, 21:13
bem se vc já comprou o motor... eu diria pra colocar um câmbio bom e forte que seria o da D-20 (clark) agora se for por o do chevette que ate que é baum, coloca o do chevette 1.0 se não me engano é o chevette junior que tem a 1ª marcha mais reduzida, proporciona melhor desempenho na trilha!
abraço
ola a todos tenho um cj5 sem motor quero colocar um ap diesel mas tenho duvidas sobre o cambio. qual utilizar? cambio de d-20, de chevett 4m ou 5m?
Dude,
Eu coloquei no meu jeep o Clark 260F da F1000 (4M) com o AP Diesel, não tem erro...
A configuração do meu jeep pode ser vista no link da minha assinatura - Jegão Azul...
Qualquer dúvida é só perguntar.
Abraços,
Dirceu
Dude,
Eu também tenho clark no meu Samurai, mas o 5 marchas da C20, modelo CL2215A.
Atente para as relações que o seu jeep vai ficar, pois eu tive problemas com isso depois que coloquei os novos pneus (33 com recape Vipal = 34,5 polegadas). No meu caso, a quinta ficou muito longa, mesmo o meu câmbio sendo um 2215 que já não é das relações mais longas.
Talvez, pela relação, o ideal para o motor fosse mesmo o câmbio do chevette, mas a deeptec desaconselhou esse câmbio com o meu motor...
Abs.
RGD,
Motor diesel 1.9 da VW existem vários modelos, fabricados em épocas distintas e com tecnologias diferentes. É comum confundirem os vários modelos no nome "AP 1.9" ou "AP 1.9 diesel", ou até mesmo "AP 1.9 TDI", mas eles têm diferenças - especialmente entre os modelos de injeção direta e indireta. :!:
Os mais utilizados/conhecidos são os seguintes:
Injeção indireta:
1.9 D, com 124 N·m @ 2000−3000 rpm, código 1Y, fabricado de 1991 a 1997.
1.9 TD, com 150 N·m @ 2400−3400 rpm, código AAZ, da mesma época.
Injeção direta:
1.9 SDI, com 125 N·m @ 2200−2800 rpm, código AEY, de 1995 a 1997;
1.9 TDI, com 202 N·m @ 1900 rpm, código 1Z, de 1993 a 1996;
1.9 TDI, com 210 N·m @ 1900 rpm, código AHU, de 1996 a 1997;
1.9 TDI, com 235 N·m @ 1900 rpm, código AFN, de 1996 a 1997.
É só verificar a diferença de torque entre eles que já dá para perceber que não são o mesmo motor. Na dúvida, é só olhar o bloco do seu motor e procurar as primeiras letras, que são relativas a este código.
As características mais importantes são as seguintes:
Os de injeção indireta possuem cilindros com a cabeça reta e cabeçotes com uma pré-câmara de combustão, onde a queima do diesel é iniciado, para então continuar na câmara principal. São conhecidos por terem um alto nível de durabilidade, já que os componentes internos do motor sofrem esforços mais amenos com este processo de queima gradual e mais lento - além de serem mais silenciosos. Também são ótimos para "converter" a óleo vegetal - não estou falando de biodiesel, mas de óleo de cozinha mesmo. ;-)
Os de injeção direta, mais atuais, possuem apenas a câmara principal de combustão, sendo que os cilindros possuem cavidades onde se dá a combustão. São mais eficientes que os de injeção indireta - e portanto, mais econômicos - mas são mais sensíveis à qualidade do combustível - que no Brasil, é muito ruim. Também diminuem bastante a necessidade de uso de velas de aquecimento - considerando nosso clima, elas praticamente não são necessárias.
Sobre a potência final, já vi muitos números meio "chutados" por aí - alguns até sem levar em conta dados importantes do tipo do motor e da preparação :roll: - mas até hoje não vi nenhum resultado de teste de dinamômetro que comprovasse um ganho de potência assombroso ou fora da média.
Digo isso porque tenho um Jeep 1.9 diesel com motor 1Y (ou seja, 1.9 originalmente aspirado, de injeção indireta), e com um supercharger do Fiesta ajustado para 0.6kg/cm2. O desempenho dele é muito bom, mas tenho quase certeza que não chega aos 110 cavalos dos TDIs modernos. De qualquer forma, é um motor ótimo, e logo pretendo levá-lo num dinamômetro para ter dados reais sobre a potência e o torque na atual configuração. :cool:
Algumas fontes onde você pode achar estas informações, e até outras:
http://en.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Golf_Mk3
http://www.tdiclub.com/TDIFAQ/TDiFAQ-1.html
Qualquer coisa, estamos aí! :concordo:
Abraços,
Leonardo
Leonardo,
Postei outras informações no tópico do JPX que estou montando http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=75716 .
Esse VW do meu JPX é o ATD.
Abraço
Wander
jonhjp26
25/09/2010, 20:07
Caros amigos, tenho esse motor no CJ há cerca de 5 anos.
Usei o ATD e agora tenho o BEW, na pratica a mesma coisa. O primeiro estava ainda em fase de aprendizado, adaptações que me informaram erradas, etc...
Acabou que partiu a correia dentada e emprenou válculas etc.. conseguir fazer um "rolo" e coloquei um 0 km no lugar.
Hoje ando com ele para todo lugar, na pista chega aos 15- 16 km/l dependendo do pé, e chego a 120 km/h (real) pois tenho odometro aferido, com 3000 RPM. Ainda estou a melhorar a programação dele, mas, o torque dele de saida e as respostas, é melhor do que o 2.8.
Esse motor com uma boa programação chega tranquilo, sem prejudicar o motor a 160 cv e 35 kgf de torque, vira um foquete.
A unica coisa ruim é que esse motor não é diesel, mas sim, gasoleo, diferente do nosso diesel, apesar de usar diesel por nao ter opção. Ele quando está frio não é bom, pois o diesel esta mais espesso e ele as vezes entra em "safemode" mas desliga e liga e resolve. Depois de aquecido o motor e o combustivel mais quente também ele fica 100%.
Para quem tem opção de usar diesel podium ele melhora significativamente, apesar de ainda não ter a qualidade do gasoleo. No paraguai e argentina se acha nos postos a bomba de gasoleo e de disel, como se fosse nosso alcoo e gasolina.
Os encaixes dele é igual ao AP, tanto que uso o volante do AP 2.0 e sistema de embreagem, mas de cerâmica pois o normal não aguenta em função dos picos de torque do motor.
Inspeção para quem precisa emplacar no detran, é tranquilo pois sai menos poluentes que um carro novo a gasolina, se meter o pé no acelerador de uma vez, não sai NADA de fumaça.
QUalquer coisa, só perguntar
João Luis
CJ5 1.9 Tdi PD power
Leonardo L.
17/01/2011, 13:13
Interessante saber que há adaptações das versões PD do motor 1.9 em funcionamento. Com certeza é uma solução muito interessante também, já que a potência e o torque são muito bons.
A única ressalva seria a questão das peças, já que a própria VW migrou para o sistema Common Rail e estes motores foram produzidos por um período curto de tempo. Isso tende a encarecê-las. Também tem a questão do módulo, que é uma caixa preta - mas isso é uma questão de custo/benefício e que cada um deve pesar individualmente.
Acabei não falando do resto da configuração do meu jipe: assim como o do DJunior, tenho um Clark 260F, mas alonguei o meu diferencial de 44x9 para 45x11. Antes eu andava de 4a marcha na cidade, a 60km/h - agora fico só na terceira, e a quarta ficou como uma overdrive para viajar.
A minha opinião pessoal é que para usar no dia-a-dia é ótimo, mas para viajar falta só um pouco de torque para vencer algumas subidas. Quando for mexer na sobrealimentação do motor vou aumentar para 0.9 a 1.0kg, e acredito que isso deverá ser resolvido.
Abraços,
Leonardo
jaime_sandim
29/01/2011, 16:15
olá Leonardo
estava olhando teu jeep e vejo que ele usa o mesmo motor e compressor do Jegão do Djunior que a agora é meu comprei dele
então oque eu quero te perguntar é qual a polia que voce esta usando para rodar o compressor(de qual modelo de carro é ou a medida dela)?
e quanto de pressão esta te dando.
parabens pela viatura
abraço
Leonardo L.
30/01/2011, 01:25
jaime,
Não sei te responder qual a multiplicação, mas sei dizer que estava chegando de 0.5 a 0.6kg/cm2. Por cálculos teóricos, desconsiderando perdas, 0.5kg seria próximo de 3.57x a rotação do virabrequim, o que na prática (considerando as perdas e arredondando) seria 4x.
Bom, esse é o limite desse compressor. Se estiver pensando em aumentar a pressão acima desse valor, recomendo fortemente não fazê-lo a não ser que troque de compressor. Para um motor 1.9, mesmo diesel, o M24 trabalha muito fora da faixa ideal. Além disso, qualquer multiplicação acima de 4x já ultrapassa o limite do compressor (perto de 18000rpm, valor alcançado com o motor a 4500rpm).
Há algum tempo comprei um M45 no e-bay, pensando em um futuro upgrade, visando justo pressões na ordem de 0.9 a 1kg. Infelizmente precisei dar um tempo de mexer no jipe por algumas coisas mais urgentes no momento, por isso não fui mais além, e mantive a multiplicação "original" por enquanto.
Se estiver pensando em seguir por esse caminho, fica a sugestão.
Ah, e obrigado! Você também tem uma bela máquina nas mãos. :concordo:
Leonardo
jaime_sandim
30/01/2011, 23:38
Legal Leonardo
era isso mesmo que estou querendo uma pressão por volta de 0.5 a 0.6kg
porque o Dirceu disse que como estava amaciando deixou com aprox. 0.3 a 0.4kg
ele mencionou aumentar um para 0.5 a0.6kg depois de amaciado(máximo).
obrigado pela resposta
vou acompanhar teu tópico. Vou te perguntar umas coisas sobre o intercooler dele.
Estou querendo fazer algo do tipo
Inté
Reabrindo o tópico pela necessidade. heheheheh
Alguém tem o esquema eletricos desse motor?
Diego Morgado
07/08/2016, 17:40
Qual câmbio vc adaptou Djunior?
tiaomsiq
28/12/2016, 20:38
Gostaria De Saber De Quem Tem Esse Motor O Que Acha, Para Adaptação No Cj5.
Consumo???
Na Trilha???
Na Estrada ???
Quantos Cavalos???
Manutenção???
Obrigado Pela Atenção
Amigo, conheça o Grupo Saveiro Diesel-Fãs, você vai gostar...
bom dia,
preciso de peças pra esse motor aonde posso conseguir?
bom dia,
aonde consigo comprar peças pra esse motor?
tubo guia vareta oleo
capa correia dentada
junta tampa valv
anti chama
??
SANDESFISICA
18/02/2019, 18:12
RGD,
Motor diesel 1.9 da VW existem vários modelos, fabricados em épocas distintas e com tecnologias diferentes. É comum confundirem os vários modelos no nome "AP 1.9" ou "AP 1.9 diesel", ou até mesmo "AP 1.9 TDI", mas eles têm diferenças - especialmente entre os modelos de injeção direta e indireta. :!:
Os mais utilizados/conhecidos são os seguintes:
Injeção indireta:
1.9 D, com 124 N·m @ 2000−3000 rpm, código 1Y, fabricado de 1991 a 1997.
1.9 TD, com 150 N·m @ 2400−3400 rpm, código AAZ, da mesma época.
Injeção direta:
1.9 SDI, com 125 N·m @ 2200−2800 rpm, código AEY, de 1995 a 1997;
1.9 TDI, com 202 N·m @ 1900 rpm, código 1Z, de 1993 a 1996;
1.9 TDI, com 210 N·m @ 1900 rpm, código AHU, de 1996 a 1997;
1.9 TDI, com 235 N·m @ 1900 rpm, código AFN, de 1996 a 1997.
É só verificar a diferença de torque entre eles que já dá para perceber que não são o mesmo motor. Na dúvida, é só olhar o bloco do seu motor e procurar as primeiras letras, que são relativas a este código.
As características mais importantes são as seguintes:
Os de injeção indireta possuem cilindros com a cabeça reta e cabeçotes com uma pré-câmara de combustão, onde a queima do diesel é iniciado, para então continuar na câmara principal. São conhecidos por terem um alto nível de durabilidade, já que os componentes internos do motor sofrem esforços mais amenos com este processo de queima gradual e mais lento - além de serem mais silenciosos. Também são ótimos para "converter" a óleo vegetal - não estou falando de biodiesel, mas de óleo de cozinha mesmo. ;-)
Os de injeção direta, mais atuais, possuem apenas a câmara principal de combustão, sendo que os cilindros possuem cavidades onde se dá a combustão. São mais eficientes que os de injeção indireta - e portanto, mais econômicos - mas são mais sensíveis à qualidade do combustível - que no Brasil, é muito ruim. Também diminuem bastante a necessidade de uso de velas de aquecimento - considerando nosso clima, elas praticamente não são necessárias.
Sobre a potência final, já vi muitos números meio "chutados" por aí - alguns até sem levar em conta dados importantes do tipo do motor e da preparação :roll: - mas até hoje não vi nenhum resultado de teste de dinamômetro que comprovasse um ganho de potência assombroso ou fora da média.
Digo isso porque tenho um Jeep 1.9 diesel com motor 1Y (ou seja, 1.9 originalmente aspirado, de injeção indireta), e com um supercharger do Fiesta ajustado para 0.6kg/cm2. O desempenho dele é muito bom, mas tenho quase certeza que não chega aos 110 cavalos dos TDIs modernos. De qualquer forma, é um motor ótimo, e logo pretendo levá-lo num dinamômetro para ter dados reais sobre a potência e o torque na atual configuração. :cool:
Algumas fontes onde você pode achar estas informações, e até outras:
Volkswagen Golf Mk3 - Wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Golf_Mk3)
TDI FAQ (http://www.tdiclub.com/TDIFAQ/TDiFAQ-1.html)
Qualquer coisa, estamos aí! :concordo:
Abraços,
Leonardo
Boa tarde, sou novo aqui no forum mas já acompanho como visitante a algum tempo, a questão é a seguinte, comprei a uns 2 anos um motor AP 1.9 Diesel da Volks serie AF (por favor se tiver alguma informação a respeito das especificações deste motor tipo potencia, torque, se seria TDI ou SDI fico agradecido) mas voltando ao motor fiquei com o motor parado esperando o carro certo para colocar, um amigo meu tem uma tracker 2008 a gasolina que bateu o motor e agora é a oportunidade de dar um bom destino ao motor, alguém já fez esta adaptação ou tem alguma dica para passar, desde já obrigado
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