Ver Versão Completa : TR4 mecânica ou automática???
Amigos, por favor gostaria de ouvir as considerações de quem tem...
O consumo realmente faz a diferença :?:
Quais as vantagens e desvantagem que devo considerar nesta escolha :pensativo: :?:
Desde já agradeço as opiniões. :concordo:
1 ab.,
Drovk
lealrenato
25/07/2008, 19:07
drovk
:discordo::discordo: vou colocar pelo lado de vantagens e desvantagens.
vou dizer q cambio at, so serve o tiptronic, fora esse, os demais sao meia boca.
sobra entao, o cambio mt, q te proporciona ter o controle total do carro.
se vc mora numa cidade, q tem muitos engarrafamentos e :discordo: usa o carro no off-road, em raids, ai ate pode ir de at
fora isso, o cambio é o mt
tive as duas, uma TR4 at, uma L 200 at e a ultima troquei-a por causa do cambio.
agora to com uma L 200 mt, e feliz, muito feliz.
abs
Bom, opinião todos tem a sua...
A minha IO é AT, e não tenho nada a reclamar, só elogios. Quanto ao consumo, pouco vai alterar, pois a TR4/IO bebe muito, e também vai influenciar o modo de dirigir. Qto a fazer raid/trilha, se não for fazer nada radical, tudo bem.... EU iria de AT= + conforto. Att
Cara, se for pegar o modelo Flex, sugiro o MT. O consumo é bem diferente, e dizem que o câmbio AT da TR4 é muito mal escalonado. Tenho um amigo de trabalho que teve uma AT e reclamava muito do carro. Tenho uma MT e nunca dirigi uma AT, mas acho que vai muito do gosto da pessoa, eu gosto de controlar ao máximo, então o câmbio MT para mim está muito bom.
Quais as vantagens e desvantagem que devo considerar nesta escolha :pensativo: :?:
1 ab.,
Drovk
Fala DrovK
Eu tive a oportunidade de ter as duas (TR4 A/T e depois a M/T, ambas 2004), sendo que continuo com a M/T até hoje. Tô acostumado em dirigir carro A/T fora do pais e dá para ter uma boa margem de comparação.
a) Consumo
Posso te falar que incrivelmente a A/T é pouca coisa mais econômica que a M/T (cerca de 9,2 contra 9 da M/T em estrada).
b)Curva de potência
Devido ao escalonamento do câmbio da A/T (já comentado aqui), ela perde feio para a M/T. A 120km/h, temos na A/T 3200RPM e 65cv contra 3950RPM e 100cv. Nisso dá para entender o porquê a M/T é menos econômica (rotação), porém devido ao escalonamento da marcha, é um carro muito mais fraco nesta rotação.
Abs
DK
Eu estou gostando muito da minha AT. Tenho rodado 1000Km por semana e o conforto é bom demais. No fora de estrada tb me surprendeu positivamente, só em descidões é que a 1a reduzida não segura tanto quanto deveria. Qto ao consumo (alcool) como já disse em outros tópicos é 5km/l no transito pesado de SP e 6km/l na estrada pisando forte.
Abs,
Gostei das opiniões e agradeço todas as respostas postadas, mas estou um pouco assustado com o consumo que o povo anda relatando aqui... :shock: É isso mesmo???
Estou perguntando isso, pois já tive uma TR4 AT 2003 e durante o tempo que fiquei com ela nunca medi ou calculei o consumo, mas não acredito que estivesse fazendo somente 5 ou 6 Km/L... Acho que fazia mais que isso rodando na cidade, por exemplo, talvez alguma coisa entre 7 e 8 km/L . Estou baseando minha percepção no valor que colocava de gasolina ao reabastecer e os kms que rodava na época... Por isso, pergunto novamente: o consumo é este mesmo ou vcs estão com um pé direito de chumbo que não sai do acelerador nem parado num semáforo??? :lol:
Bom, eu nunca dirigi uma TR4 manual só tive uma automática, por isto continuo na dúvida se foco minha busca nas A/T ou na M/T, agora que estou disposto a voltar para as Pajeros. :pensativo:
1 ab.,
Drovk
freitasjr
05/08/2008, 15:45
Gostei das opiniões e agradeço todas as respostas postadas, mas estou um pouco assustado com o consumo que o povo anda relatando aqui... :shock: É isso mesmo???
Estou perguntando isso, pois já tive uma TR4 AT 2003 e durante o tempo que fiquei com ela nunca medi ou calculei o consumo, mas não acredito que estivesse fazendo somente 5 ou 6 Km/L... Acho que fazia mais que isso rodando na cidade, por exemplo, talvez alguma coisa entre 7 e 8 km/L . Estou baseando minha percepção no valor que colocava de gasolina ao reabastecer e os kms que rodava na época... Por isso, pergunto novamente: o consumo é este mesmo ou vcs estão com um pé direito de chumbo que não sai do acelerador nem parado num semáforo??? :lol:
Bom, eu nunca dirigi uma TR4 manual só tive uma automática, por isto continuo na dúvida se foco minha busca nas A/T ou na M/T, agora que estou disposto a voltar para as Pajeros. :pensativo:
1 ab.,
Drovk
Amigo, veja que no relato do consumo entre 5 e 6 pelo colega forista LGVM era no ÁLCOOL(que em qualquer carro consome 30% a mais) diferente se botar gasolina que na TR4 AT fica na cidade 6,5 a 7 e 8,5 na estrada.
Abraços, cordialmente, Francisco de Freitas...
Fabio Romano
05/08/2008, 17:40
1 ab.,
Drovk
Eu acabo de comprar uma TR4 FLEX 08/09 Mec. Andei nas at. quanto na Mec e senti muita diferença no torque. Como não me importo com cambio automático, achei a melhor opção para mim.
Vou te dizer melhor quando chegar o carro.
Abraço
elmarmoreira
06/08/2008, 08:42
Drovk,
Estou há cerca de 3 meses com uma TR4 A/T 2005. Rodei cerca de 4000km, entre cidade e estrada. Minhas melhores médias foram: 7,8 km/l na cidade co~m pé leve e sem ar cond. e 9,8km/l na estrada nas mesmas condições ! Pra consumir menos não pode subir muito de 3000 rpm e evitar trocas constantes de relação (marchas) ! No geral o carro é muito bom e seguro. Faça sua escolha e boa sorte !
Elmar Moreira
MANFREDI
06/08/2008, 12:11
Bem Drovk, comprei a minha TR4 aut 2006 há 2 meses e senti que o cambio é realmente mal escalonado. Na arrancada ela muda da 1a p/ 2a muito rápido e a segunda não tem força suficiente em baixa rotação, pra aumentar a velocidade do carro rapidamente. Agora tem também o motor 16 V que tem essa característica de melhor somente em giro mais alto. Tive um tempra que era 16V e era lento em baixa também, como era manual resolvia fácil. Com a TR4 a/t você não tem escolha, ela muda por si a menos que deixe em L pra sair e mude depois. Quanto ao consumo: mixto 6,5km/l sem pisar demais, estrada 9 sem ar e com bagagem até 110km/h.
Conforto: muito bom mesmo
Este find dei uma esticada mais forte nela até pra ver se o motor poderia estar amarrado ainda(23000km) e ela respondeu melhor chegando fácil a 150km/l mas perde em subidas chegando até a 110 (não afundei o pé pra manter velocidade) no entanto o consumo foi lá pra baixo, visível no marcador.
Agora, desculpem-me os amigos mas ouvi uma vez de um colega relatando uma passagem dele por uma autorizada BMW: ele comprou um bmw 540 de um magnata dono de um hotel em sampa, o carro interasso, 60000km, dolar 1:1 ainda. Bom feliz da vida com o carrão, desfilando na rua somente. eheheh Até que a bateria começou a dar sinais de falha. Levou na concessionária e o gerente disse que seria necessário trocar a bateria pois poderia dar falha nos sistemas, etc Custo da época: 880,00.
Absurdo uma bateria custar isso, iria trocar em outro local, etc.
O gerente diz a ele: " Dr, se o senhor não tem dinheiro pra comprar uma bateria original pro seu carrão, melhor não tê-lo."
Claro que não concordo totalmente com isso mas a TR4 é gastona mesmo, então quan do comprei sabia disso, quis assim mesmo, então estou feliz.
Mesmo acontece com meu Niva, ainda estou com ele apesar dos problemas(poucos realmente) e feliz.
DrovK, fiquei nessa mesma dúvida antes de comprar a minha e decidí pela MT, porque?
Tens que considerar o porque voce quer um carro desses:
- cidade, terra ou trilhas? Na cidade eu optaria por uma AT (muito mais conforto). No meu caso usarei misto com umas subidas de morro duas vezes por semana. Neste caso, acho que deve ser MT, vc tem mais o carro na mão e decide quando cambear.
- consumo, tenho que concordar com o que o amigo Manfredi citou (desculpe!). No mundo nada se cria, tudo se transforma ( + potência = + consumo ). Se queres potência tens que pagar por isso e depende do seu uso (cidade x terra) e do seu pé.
Acho que as duas tem seus prós e contras, porém, acho que consumo tem mais a ver com modo de dirigir do que com tipo de câmbio. Oque é bom pra um as vezes não é pra outro.
Espero ter ajudado com minha opinião. :concordo:
AUGUSTOCAVALCANTE
10/08/2008, 21:59
Eu tenho uma 2004 automática, tem a vantagem do conforto de não ficar passando a marcha, mas sinto falta da retomada na estrada no momento e medida certa que só na manual tem. Aliás tô vendendo a minha. Interessa?
robertokbc
23/10/2008, 13:52
Senhores, estou com a mesma dúvida na compra: At x Mt.:pensativo:
Andei em uma Mt original e achei a 1ª reduzida não tão reduzida.
Será que a At é mais reduzida:?:
Alguém pode fornecer o comparativo velocidade x RPM:?:
Desde já, lhes agradeço:concordo:
Roberto,
A 1a reduzida do At deixa o carro um pouco mais solto nas descidas. Mas em termos de força em subidas é um tratorzinho. Disso não da p/ reclamar. Com certeza não será por causa do cambio que vc ficará em algum obstáculo.
Abs,
Idem.
Não gostei da automática qdo fiz o teste de direção, achei muito frouxa. Já a manual pareceu mais esperta.
abs
Lindóia
Eu acabo de comprar uma TR4 FLEX 08/09 Mec. Andei nas at. quanto na Mec e senti muita diferença no torque. Como não me importo com cambio automático, achei a melhor opção para mim.
Vou te dizer melhor quando chegar o carro.
Abraço
NilsinhoRox
23/10/2008, 18:38
Minha humilde opinião...
Se for 0km, alem da diferença de preços entre M/T e A/T, algo em torno de 5k... O consumo de combustivel é algo que se deve ser levado em consideração, ja li relatos de tr4 flex A/T, no alcool, fazerem 4km/l aqui em Sampa, no transito...
Agora se for usada... Cambio A/T qdo da problema, sai de baixo, a manutenção é carissima... E sem garantia, tbm creio que seja um ponto a ser pensado!!!
Trilhas como todos ja falaram... M/T é sem duvida a melhor opção!!!
Absss
Fala ae amigo, beleza, 1° meus parabéns por escolher a mitsubichi, 2° por escolher o TR4, que na minha opinião é o melhor carro em relaçaõ custo/beneficio, carro relativamente barato, facil e gostoso de dirigir, confortável.A minha faz na cidade 8,5/9,5km/l na cidade e 10,5/11km/l na estrada sem ar cond. andando a 90/100km/h.Se vai fazer trilhas, vai de mec. mesmo, pois sempre tem o carro na mão.Grande abraço.
freitasjr
24/10/2008, 16:05
É exatamente o contrário, o automático no Off-Road é melhor que o manual, principalmente se for em trilhas com erosões.
Na areia fofa tb é melhor, pois mantem o giro do motor sempre cheio, ao contrário do manual que faz o giro cair nas trocas de marchas.
P/ travessias de alagados no AT não precisa-se preocupar na possibilidade de troca de marchas cmo no MT. Na lama indiferente p/ os 2 tipos de câmbio, ambos têm performance iguais.
O MT é melhor em duas situações:
1º segura o carro mais nas descidas
2º Onde se vai subir um morro/duna de areia bem fofa aonde não se tem espaço p/ pegar embalo; neste caso MT melhor que AT.
No on-road, o AT tem a vantagem do conforto na cidade, já o MT tem a vantagem de ser mais esperta na estrada.
No fim fica mais uma questão de gosto e necessidade de uso. Tou pegando uma zero Km agora, e daqui a uns 3 meses, vou chipa-la como fiz com uma EX-TR4 que tinha em 2005, e com isso, resolvesse esse problema de mal escalonamento no câmbio na estrada.
Abraços, cordialmente, Francisco de Freitas...
robertokbc
25/10/2008, 19:29
Aí pessoal, valeu pelas dicas, ajudaram bastante. Freitasjr era td q precisava ler:dance:. To bem inclinado p At. obrigado a todos:palmas:
freitasjr
26/10/2008, 16:57
Aí pessoal, valeu pelas dicas, ajudaram bastante. Freitasjr era td q precisava ler:dance:. To bem inclinado p At. obrigado a todos:palmas:
Olá Robertokbc, acho que vc deveria efetuar um Test Drive nas duas (MT e AT) e se possível na terra/areia e vê como ambas se comportam tanto no On-Road como no Off-Road.
Eu já dirigir carros MT(de outras pessoas) no off-road, mas os meus(Pajero Sport e TR4) sempre foram AT. Nesses vídeos abaixo, veja que os carros automáticos em que eu estou , não deixa nada a desejar aos MT.
1) http://br.youtube.com/watch?v=Sd0VRBmDoLw Aqui tou na P. Sport Prata Auto
2) http://br.youtube.com/watch?v=e9JNVW2WDmg Estou na Pajero TR4 Auto
3) http://br.youtube.com/watch?v=rgwrgPFmmgE Pajero Sport Auto
4) http://br.youtube.com/watch?v=x2rtKcf-kNE Neste aqui, eu estou na Pajero Sport autom. Veja que tb tem uma TR4(q não é a minha) manual que tenta subir a duna por 2 vezes e não consegue. Só depois que o cara baixa a pressão dos pneus p/ 8 libras é que consegue subir(nessa vez não tive a oportunidade de filmar)
5) http://br.youtube.com/watch?v=_dpB5H1FQ7I Aqui sou eu na minha TR4 automática
6) http://br.youtube.com/watch?v=xewDjmwK_b8 Esse é o mesmo morro que subi no item 3, só que agora na na 2º marcha reduzida. Tb câmbio automático.
7) http://br.youtube.com/watch?v=3G6Ztq5uwps Na lama tb com automático.
8) http://br.youtube.com/watch?v=S6Snu5Gt8VE Esse aqui é bem light, é em um bairro daqui de chão de terra batida que quando chove fica assim. Carro normal, não passa(os q estão do outro lado, vieram pela rua de trás e e só vão até ali antes do alagado)... Na TR4 AT é só engatar em drive e pé dentro(sem muita velocidade), sem se preocupar em trocar de marcha.
9) http://br.youtube.com/watch?v=Z148cajniEM Bem, esse Defender aqui, Não é automático heheeehe :-) e teve essa dificuldade(tb devido ao tamanho) p/ passar por esse obstáclo, onde a minha TR4 AT, tinha passado a poucos minutos atrás sem problemas, reduzido e com o câmbio AT na posição LOW. :concordo: Veja o desgaste que a Defender deve ter tido no câmbio e embreagem devido a água(dando ré e indo p/ frente várias vezes) até conseguir superar o obstáculo. Se fosse um carro AT, a mudança de marcha(caso fosse preciso) em um caso desses(de D p/ R e vice-versa), não afetaria o câmbio.
Como vc pode vê todos esses vídeos usei carro automático, e ambos se saíram muito bem; e nos alagados e lamaçais, NÃO tive que me preocupar em escolher uma marcha e evitar debrear p/ não estragar uma possível embreagem(caso o meu carro fosse manual), era só botar no automático(Drive) e "Pé na sola", que o carro ia muito bem.
Faça um teste em ambos (AT e MT) e veja qual se adequa melhor ao seu perfil e necessidades. Boa sorte e uma boa compra.
Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
robertokbc
30/10/2008, 11:31
Olá Francisco, bom dia. Valeu pelas dicas e pelos vídeos. Estou tentando achar uma A/T aqui na minha cidade p dar uma volta mais ta meio difícil:(.
Abraços
A/T com certeza,
Sobre a troca de marchas, só depende de vc.
Se afundar o pé ela só troca de marcha em 6000 rpm(entrando no vermelho) inclusive de primeira, ou seja da para ter controle total do carro, até porque da para escolher qualquer marcha na alavanca e no over drive.
Eu diria que carro a/t é o futuro mas as pessoa ainda não se acostumaram com essa tecnologia aqui no Brasil.
A pouco tempo atrás eu tambem era contra carro automatico. Mudei de idéia.
waldeques
30/10/2008, 14:02
Cambio automatico.. na TR 4.. falta a 5ª marcha.. quando tiver... vai ficar o melhor custo beneficio...
Olá Francisco, bom dia. Valeu pelas dicas e pelos vídeos. Estou tentando achar uma A/T aqui na minha cidade p dar uma volta mais ta meio difícil:(.
Abraços
Fala ae Roberto, é simples, dá uma olhada na www.webmotors.com.br (http://www.webmotors.com.br) , e no estado coloca rj, ai vc ve as milhares de TR4 que tem por aki, aproveita venha passear no Rio de Janeiro.No bairro da barra da tijuca tem mais TR4 doque gol 1.0, vc vai achar o carango da cor/mod/geito que vc quiser.abs.
Cambio automatico.. na TR 4.. falta a 5ª marcha.. quando tiver... vai ficar o melhor custo beneficio...
Tambem senti a mesma carencia! Quando tiver a 5 marcha e rescalonarem as outras, não vai ter pra ninguem!
freitasjr
31/10/2008, 15:10
Tambem senti a mesma carencia! Quando tiver a 5 marcha e rescalonarem as outras, não vai ter pra ninguem!
As novas TR4 Flex teve o desempenho melhorado um pouco devido ao novo sistema de injeção, logo essa "carência" do escalonamento das marchas é menor.
De qualquer forma, com um remapeamento da central isso sumirá. Já tive o unichip instalado em uma EX-TR4 minha e melhorou bastante.
Se tudo der certo, devo estar remapeando a central da minha nova TR daqui a uns 2 meses. Aí depois posto o resultado aqui como ficou.
As novas TR4 Flex teve o desempenho melhorado um pouco devido ao novo sistema de injeção, logo essa "carência" do escalonamento das marchas é menor.
De qualquer forma, com um remapeamento da central isso sumirá. Já tive o unichip instalado em uma EX-TR4 minha e melhorou bastante.
Se tudo der certo, devo estar remapeando a central da minha nova TR daqui a uns 2 meses. Aí depois posto o resultado aqui como ficou.
E ae Francisco?? já remapeou o TR4??? no aguardo dos dados tecnicos, consumo, comportamento, valores, locail que foi feito, etc.Abs.
carlosdiegao
30/12/2008, 22:08
Amigo, andei em uma que a princípio pensei que a Redução estava com problemas!!! Pra mim a 1ª tava como se fosse Tração normal Hi. Era a/t... OU seja, realmente a 1ª não é tão reduzida... Ah, no caso das a/t, não tem 4ª marcha para reduzida, o câmbio é limitado até a 3ª.
Abraço
carlosdiegao
30/12/2008, 22:24
Amigo, depende do seu gosto!
Tive oportunidade de andar em ambos... São excelentes carros... Só bebem muito e ninguém pode negar!
Agora se queres saber minha opinião, o m/t proporciona mais domínio do carro..., mais controle nas ultrapassagens e trilhas...
Já o a/t não é ruim ñ! E quanto ao consumo, bebe um pouco mais que o m/t. E se você pizar, o bixo voa!
Amigo, dirija os dois, veja qual faz melhor seu gosto... o a/t faz entre 7,5 e 8,0 (depende do seu pé, calça que nº?! kk) e o m/t 8,5 e 9,5. (Pelomenos comigo foi assim)
Cordialmente, Carlos Diego.
Forte abraço!
freitasjr
10/01/2009, 15:27
E ae Francisco?? já remapeou o TR4??? no aguardo dos dados tecnicos, consumo, comportamento, valores, locail que foi feito, etc.Abs.
Olá MauaRJ, só irei remapea-la em fevereiro, quando o técnico/engenheiro acabar de fazer e testar o programa p/ a TR4 Flex, pois a que ele tem no momento é p/ TR4/IO a gasolina.
Assim que fizer o serviço, posto os resultados. Daqui a 1 mês pretend trocar os pneus ST que veio nela por uns AT da Yokohama. Qdo tiver tudo pronto posto os resultados aqui Ok.
Um abraço, cordialmente, Francisco de FReitas...
Olá MauaRJ, só irei remapea-la em fevereiro, quando o técnico/engenheiro acabar de fazer e testar o programa p/ a TR4 Flex, pois a que ele tem no momento é p/ TR4/IO a gasolina.
Assim que fizer o serviço, posto os resultados. Daqui a 1 mês pretend trocar os pneus ST que veio nela por uns AT da Yokohama. Qdo tiver tudo pronto posto os resultados aqui Ok.
Um abraço, cordialmente, Francisco de FReitas...
Freitas meu amigo,tava sumido!!!
Como está a TR4???
Minha namorada(ops,noiva)tava comprando um civic,mas deixou de lado e comprou uma tr4 At.
Grande abraço!
Acho que o conforto que o carro AT proporciona se sobrepoe ao aumento do consumo de combustivel. O consumo da minha com 8.000 km e:
1- 2.2 km/l de alcool na cidade (com ar) e 3.0 Km/l (sem ar).
2- Na estrada faz cerca de 6.5 km/l de alcool (alternando ar ligado/desligado durante o percurso).
3- Com gasolina na estrada faz cerca de 8km/l.
4- Com gasolina fora de estrada 4x4 faz cerca de 4km/l.
Eu particularmente nao gosto de jeito nehum de carro mecanico, por isso nunca optaria por um principalmente na faixa de preco da TR4.
Acho que o conforto que o carro AT proporciona se sobrepoe ao aumento do consumo de combustivel. O consumo da minha com 8.000 km e:
2- Na estrada faz cerca de 6.5 km/l de alcool (alternando ar ligado/desligado durante o percurso).
Eu particularmente nao gosto de jeito nehum de carro mecanico, por isso nunca optaria por um principalmente na faixa de preco da TR4.
2.2 km/l e 3.0 km/l? Acho que teu tanque está furado. A minha TR4 Flex 2008 A/T faz 5,04 km/l de álcool na cidade com ar ligado.
Carlos Emanuel
2.2 km/l e 3.0 km/l? Acho que teu tanque está furado. A minha TR4 Flex 2008 A/T faz 5,04 km/l de álcool na cidade com ar ligado.
Carlos Emanuel
A sua TR4 ta com qnts Km?
Passando pra divulgar o evento passeio/trilha do dia 25/01/2009,
espero todos os amigos jipeiros dessa parte do forum por lá, abs a All.
Obs: A inscrição é gratis, porém obrigatória.
http://www.cdvonline.com.br/ralliart/flyer_baixa.jpg
freitasjr
15/01/2009, 02:44
Freitas meu amigo,tava sumido!!!
Como está a TR4???
Minha namorada(ops,noiva)tava comprando um civic,mas deixou de lado e comprou uma tr4 At.
Grande abraço!
Olá Netão, como tem passado, tudo Ok ? Rapaz o carro ta indo bem(se bem que prefiriria uma Full hehee), mas como disse em uma Msg atrás, assim que trocar os pneus e chipa-la, vai ficar melhor ainda :concordo:
Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
freitasjr
15/01/2009, 02:54
Olá Drbart; assim como o Emanuel, tb estou achando o consumo de combustível da sua TR4 muito alto.
A minha com 3400 Km está fazendo 4,5 Km/L na cidade com o ar ligado. Aconselho a vc leva-lo na autorizada e pedir p/ eles darem uma checada.
Sei por exemplo que algumas modelo 2008, vieram com problemas de fábrica nos cabos de vela...
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
luis figueira
15/01/2009, 17:19
Olá Drbart; assim como o Emanuel, tb estou achando o consumo de combustível da sua TR4 muito alto.
A minha com 3400 Km está fazendo 4,5 Km/L na cidade com o ar ligado. Aconselho a vc leva-lo na autorizada e pedir p/ eles darem uma checada.
Sei por exemplo que algumas modelo 2008, vieram com problemas de fábrica nos cabos de vela...
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Essa eh mais um assunto polemico do site.
1 - AT ou MT? - Depende do uso geral. Se for para trilha, obvio que MT eh menhor que AT devido o controle do torque (Essa eh uma outra discussao pois off-road nasceu nos EUA onde todos carros sao AT). Essa eh minha experiencia. Passar em rios com pedras com AT nao eh facil. Pode ser que depende do costume. Na cidade, AT eh bem melhor. Na estrada, AT eh menhor mas pra ganhar torque, eh preciso pisar fundo e o consumo vai junto.
2 - Consumo - TR 4 AT consome mais na cidade (eh logico). Na estrada nao eh bem verdade. Acabo de retornar da Patagonia e o consumo foi de 9 km/l em 10000 km. Nao muito longe de um Grande Vitara (atencao MT) que fez 10 km/l.
freitasjr
16/01/2009, 15:14
Ah só p/ acrescentar uma informação na minha mensagem anterior... o consumo que relatei de 4,5 Km/L na cidade com o ar ligado, era no Álcool, na gasolina, é claro, faz mais Km por litro de combustível.
Bom dia a todos,
Sou novo aqui, pois estou fechando a compra de uma TR4 em BSB.
Tenho um colega que possui uma e o consumo dele por aqui é de 8km/l de gasolina.
Vcs podem me dizer se vale a pensa pagar pelo banco de couro na concessionária ou fazer fora??? Tem noção de preço??? Se possível qto custa o stribo???
Obrigado,
Cláudio
O banco sai mais barato na concessionária, normalmente cobram 1 mil, e o estribo sei q está na faixa de 400 a 500 dependendo da marca e do acabamento. Abç
Como sou brasileiro e não desisto nunca, gosto da Manual!!!!! Questão de preferência!
Pessoal,
Tenho pensado em adquirir uma TR4 usada e aproveito para reativar essa discussão, inicialmente sempre tive certeza que seria uma com câmbio mecânico pelo menor consumo e por pensar ser mais adequado ao off road, mas depois de ler todo esse tópico e também por observar que no mercado de usados a disponibilidade de automáticas é maior, fiquei em dúvida. As minhas dúvidas são as seguintes:
1- A mecânica é realmente mais econômica?
2- Como se trata de um carro usado, o câmbio automático da manutenção a partir de quando? Quais os riscos de se comprar uma com problema de câmbio? O que deve ser olhado antes de se fechar negócio para evitar aborrecimento nesse caso?
3- Fala-se muito aqui que o câmbio automático é mal escalonado, alguém tem esperiência diferente nesse sentido?
ABS
freitasjr
18/11/2010, 12:15
Pessoal,
...As minhas dúvidas são as seguintes:
1- A mecânica é realmente mais econômica?
2- Como se trata de um carro usado, o câmbio automático da manutenção a partir de quando? Quais os riscos de se comprar uma com problema de câmbio? O que deve ser olhado antes de se fechar negócio para evitar aborrecimento nesse caso?
3- Fala-se muito aqui que o câmbio automático é mal escalonado, alguém tem esperiência diferente nesse sentido?
ABS
Olá Carter, em resposta as suas perguntas:
1 - Sim é, algo em torno de um 1 Km/L mais econômica
2 - Se o câmbio automático estiver Ok, ou seja se o antigo dono o tiver usada corretamente, ele não dar manutenção corretiva, só preventiva. Um câmbio automático bem cuidado dura tanto quanto o motor ou até mais.
* A manutenção preventiva que deve ser feita é apenas a troca de óleo recomendada pelo fabricante dentro do prazo estipulado.
* Quando vc for ver o carro, verifique se as passagens de marchas estão sendo feitas sem trancos e se nas reduções p/ as retomadas o carro não está patinando(vc acelera, porém ele demora a responder a jogar o torque p/ as rodas). Se não apresentar esses problemas, então câmbio deverá está ok. É bom levar um mecânico de sua confiança contigo p/ olhar também.
3 - Sim, o câmbio da TR4 é mal escalonado sim, ou seja, as vezes ele permanece com o giro muito alto em uma marcha(onde deveria passar p/ a próxima), ou o inverso, demora a reduzir e permanece em uma marcha alta; apesar de que, todo câmbio AT(automático) sempre te dar a opção de reduzir a marcha manualmente.
Quem já andou em carros ATs com câmbios mais inteligentes consegue perceber isso. Isso incomoda a algumas pessoas, a outras não. O bom é que vc antes faça um teste drive bem completo, pegando trechos urbanos e um pouco de estrada, simulando ultrapassagens e reduções(freadas e retomadas) a fim de que possa saber se esse comportamento do câmbio AT da TR4 te incomoda ou não.
De fato o câmbio automático da TR4 é mal escalonado sim!
Sempre tive carros automáticos e nunca sofri tanto quanto sofro com a TR4.
O câmbio é muito "burro" sobe marcha quando não deve, não reduz quando deve, ou seja, fico sempre brigando com ele para obter um rendimento um pouco melhor do carro!
Mas... para uso offroad (correndo o risco de ser xingado aqui, kkk), eu prefiro o automático. Vc consegue prestar mais atenção aos obstáculos quando não precisa se preocupar com a troca de marchas!
Abraço.
Olá Carter, em resposta as suas perguntas:
1 - Sim é, algo em torno de um 1 Km/L mais econômica
2 - Se o câmbio automático estiver Ok, ou seja se o antigo dono o tiver usada corretamente, ele não dar manutenção corretiva, só preventiva. Um câmbio automático bem cuidado dura tanto quanto o motor ou até mais.
* A manutenção preventiva que deve ser feita é apenas a troca de óleo recomendada pelo fabricante dentro do prazo estipulado.
* Quando vc for ver o carro, verifique se as passagens de marchas estão sendo feitas sem trancos e se nas reduções p/ as retomadas o carro não está patinando(vc acelera, porém ele demora a responder a jogar o torque p/ as rodas). Se não apresentar esses problemas, então câmbio deverá está ok. É bom levar um mecânico de sua confiança contigo p/ olhar também.
3 - Sim, o câmbio da TR4 é mal escalonado sim, ou seja, as vezes ele permanece com o giro muito alto em uma marcha(onde deveria passar p/ a próxima), ou o inverso, demora a reduzir e permanece em uma marcha alta; apesar de que, todo câmbio AT(automático) sempre te dar a opção de reduzir a marcha manualmente.
Quem já andou em carros ATs com câmbios mais inteligentes consegue perceber isso. Isso incomoda a algumas pessoas, a outras não. O bom é que vc antes faça um teste drive bem completo, pegando trechos urbanos e um pouco de estrada, simulando ultrapassagens e reduções(freadas e retomadas) a fim de que possa saber se esse comportamento do câmbio AT da TR4 te incomoda ou não.
Perfeitas as colocações do Freitas. Acrescento apenas, em relação à transmissão automática da TR4, que, em alguns momentos, ela é meio indecisa (faz que vai, mas não vai e acaba “fondo”...rsrsr), contudo, é um câmbio bastante resistente que dificilmente incomoda. Já de há muito tempo, prá mim, carro com câmbio mecânico é carroça. Só tenho carro automático.
Obrigado pelas respostas pessoal, particularmente ao Freitas pela quantidade e clareza das informações prestadas. Há algum tempo fiz um test drive em uma TR4 manual e gostei bastante, quando tiver tempo e/ou oportunidade vou fazer um teste na automática (pra falar a verdade dirigi muito poucas vezes carros automáticos).
Com carro automático é possível usar freio motor como no manual (reduzir em descidas, nas curvas..)? Pelo que eu entendi é possível já que existe a possibilidade de troca manual, é isso mesmo?
Isso mesmo. Dá pra reduzir sim...
roger.df
20/11/2010, 15:58
Obrigado pelas respostas pessoal, particularmente ao Freitas pela quantidade e clareza das informações prestadas. Há algum tempo fiz um test drive em uma TR4 manual e gostei bastante, quando tiver tempo e/ou oportunidade vou fazer um teste na automática (pra falar a verdade dirigi muito poucas vezes carros automáticos).
Com carro automático é possível usar freio motor como no manual (reduzir em descidas, nas curvas..)? Pelo que eu entendi é possível já que existe a possibilidade de troca manual, é isso mesmo?
Dá pra reduzir sim. Para isso que existe aquelas marcas "1" e "2" no câmbio.
O "1" ele utiliza apenas a 1a marcha, o "2" ele utiliza a 1a e 2a marchas, conforme o necessário. hehehehe
Nunca pilotei uma Mit automática, mas possuo um Omega 4.1 automático e digo que quando dirijo o carro manual da esposa me dá é saudades do cambio automático ... hehehe
Estou estudado a possibilidade de trocar o Omega por uma Mit e pretendo que ela seja automática tbm.