PDA

Ver Versão Completa : Regulagem Da Bóia Do Tanque.

Marcio Martin
25/07/2008, 09:58
Olá pessoal,

Preciso de mais uma ajuda de vcs, tenho um CJ 60, tanque e bóia (nova) originais, assim me disseram, pelo menos.
Existe algum macete pra fazer a regulagem em casa mesmo, ou preciso de algum aparelho especifico?
Oq acontece é q qdo o ponteiro marca tanque vazio ainda rodo bem com o CJ, aí ja viu né, uma hora eu fico na mão.

vlw!!

felipemendes
25/07/2008, 15:48
Descobri esses dias: a bóia do Corcel é visualmente idêntica à do jeep (a bóia em questão é de 6 furos), porém a resistência é diferente. Se estou certo, a resistência da bóia do Corcel é de 20 ohms (cheio) e 70 ohms (vazio). Não lembro mais da resistência da bóia do jeep, mas meça na bóia que vc tem e descubra. O medidor tem que ser compatível.

O único aparelho específico é um multímetro, vendido por 30 reais em qualquer loja de componentes eletrônicos.

coloma
25/07/2008, 19:12
Olá pessoal,

Preciso de mais uma ajuda de vcs, tenho um CJ 60, tanque e bóia (nova) originais, assim me disseram, pelo menos.
Existe algum macete pra fazer a regulagem em casa mesmo, ou preciso de algum aparelho especifico?
Oq acontece é q qdo o ponteiro marca tanque vazio ainda rodo bem com o CJ, aí ja viu né, uma hora eu fico na mão.

vlw!!
a minha boia so marca ate o meio e eu acabo ficando doida pois as vezes vou ao posto abastecer e o tanque esta cheio

Willys51or
29/07/2008, 14:05
Amigos, as bóias giram em torno de 10 ohms e 70 ohms de resistência. Algns usam 10 para cheio outros para vazio, ou seja, temos uma bóia com 10 ohms que indica tanque cheio e 70 ohms para tanque vazio e ao contrário também ocorre. Sugiro que utilize um resistor de 10 ohms (compra em loja de componentes ) pode ser de 1/2 watt, não vai ter problema, ainda que muitos fiquem de cabelo em pé!!!!!
Liga o fio que vai para o marcador com a lata do jeep utilizando o resistor no meio. Você vai ter certeza como o seu medidor tabalha, ele vai dar tanque cheio ou continua vazio. Depois pega um de 70 ohms e tenta a mesma coisa. Assim você vai ver se a escala chega perto das marcações.
Na Donatti tem vários tipos de bóias, talvez você ache alguma que sirva para seu caso.
Caso não dê a escala, tente um valor próximo desses resistores. Se tiver dúvida, pode postar!!!!

victor massinha
04/08/2008, 10:44
no meu jeep eu ja tentei trocar a boia, nao deu certo, ja tentei trocar o relogio, tbm nao deu certo, tentei regular a boia, e nao acredita... nao deu certo!
ai eu desencanei peguei um cabo de vassoura, cortei do tamanho certo fiz umas marcaçoes, agora toda vez que preciso ver o combustivel é so enfiar o cabo dentro do tanque e ver com quanto esta de gasosa! hehe
é bem precario mas funciona que é uma beleza!! rsrs ( o bom é que é uma soluçao barata)