PDA

Ver Versão Completa : Ajuda com Carburador



dewes
24/07/2008, 17:55
Primeiramente boa tarde!

Fiz uma limpeza no carburador Solex H34 do OHC 2.3 Maverick, no meu Jeep 1963, eis que o mesmo ficou com uma lenta em torno de 3.000 giros e não consigo baixar de jeito nenhum, o que pode estar acontecendo, o acelerador não ficou esticado, pois tirando o cabo do mesmo fica na mesma situação, acelerado.

Desde já agradeço pela ajuda.

BLANCO
24/07/2008, 19:59
Boa noite , parabens pela entrada no forum com certeza ira navegar muito aqui no forum e descubrira muita coisa de interessante , bem primeiro voçe desmontou tudo nele ou seja retirou peça por peça se nao fez isto pode fazer mas se fez com certeza deve ser alguma coisa relacionada a entrada de ar falsa como por exemplo pe , empeno do mesmo pode fazer este sintoma , verifique e depois retorne , abraços ><><><><><><

dewes
24/07/2008, 21:12
Desmontei peça por peça, peguei uma visão explodida do carburador, que consegui na net e desmontei todo ele.

Amanhã irei verificar a parte de baixo, vou ver se consigo uma peça nova para por com juntas novas inclusive.
Obrigado pela dica.
Depois postarei como ficou.

Dodger
24/07/2008, 22:18
Viu se as borboletas estão perfeitamentes fechadas quando na lenta?
Se estiverem pode começar a procurar entrada falsa. Aquela flange sob o carburador quanto tá veia custuma num acetar direito e dar entrada de ar.

Verifica tbém os gicleurs dele, de lenta é 57 no primeiro corpo e 80 no segundo, mas no primeiro pode aumentar um pouco sem problemas, tipo 60 ou 62,5 ainda mais se motor já tiver bem rodado. de alta é 135 e 100, 1º e 2º corpo respctivamente.

Marcos ET
25/07/2008, 10:52
Fiz uma limpeza no carburador Solex H34 ... o mesmo ficou com uma lenta em torno de 3.000 giros ... o que pode estar acontecendo?

Saudações!
Da uma olhada no parafuso que regula a borboleta, veja se ele nao está segurando ela aberta... (veja foto, parafuso circulado de vermelho).

wcas
25/07/2008, 11:31
O meu, depois que o cara montou depois de limpar estava acontecendo isso, depois de 4 horas descobri que ele colocou uma aruela onde não devia e estava prendendo a borboleta.
Como na seta verde.

dewes
25/07/2008, 12:07
Hoje pela manhã liguei numa casa de auto peças, e consegui a base do carburador, que fica entre a admissão e o carburador.
Vou trocar ela e acrescentar mais uma junta, para evitar de puxar ar falso.
Irei verificar tbm a situação das borboletas.
Obrigado pelas dicas.
Depois informarei a situação.

dewes
26/07/2008, 19:25
Realmente era a borboleta que estava aberta, o parafuso empurrou a parte plástica onde ele é fixado para frente, deixando assim a borboleta aberta.

Obrigado pelas dicas.

Marcos ET
28/07/2008, 09:44
Tbem apanhei um pouco deste carburador... agora tou começando a entender ele melhor.. rsrsrs

dewes
14/08/2008, 20:56
Consegui resolver o esquema da lenta super alta, agora estou com o seguinte problema.
A lenta fica oscilando, baixa e sobe, o que pode ser?

Desde já agardeço pela atenção.

GVGRJ
15/08/2008, 08:25
Consegui resolver o esquema da lenta super alta, agora estou com o seguinte problema.
A lenta fica oscilando, baixa e sobe, o que pode ser?

Desde já agardeço pela atenção.
Bom Dia dewes!! Possuo um carburador Solex H34 SEIE no meu Jeep (motor opala 4cc a álccol). Gostaria de saber se é o mesmo carburador que vc usa e se possível, me mandar os esquemas que vc possui.
Obrigado e um abraço!!
Glauco Silva..

Marcos ET
15/08/2008, 10:14
GVGRJ, sim, ele tem o mesmo carburador q vc!
dewes, eu tbem tou com este problema de oscilação, mas é pq a parte interna do meu carburador já soltou o níquel, e o álcool (no meu caso) acaba oxidando o alumínio, causando grande quantidade de impurezas lá dentro, dificultado o trabalho dos "glicheurs" (ha! é frances... rs) Como "paliativo", eu troquei o glicheur do primeiro estágio, colocando outro maior... claro que com isso o jeep bebe muuuuuuuuuito mais, porém, trabalha melhor...
Se vc quer uma marcha lenta legal, provavelmente vai ter que dar uma geral nele e, se for o caso, niquelar novamente... como paliativo, compra aqueles "car80" para limpeza de bicos injetores e carburadores, desmonta tudo e bate o spray.... depois lava o carburador, dá umas "assopradas" com compressor de ar, e depois monta... No meu caso, sendo o jeep a álcool, eu coloco uns 10 ~ 15% de gasolina para ajudar a dissolver as borras que aparecem dentro do carburador...

Para resolver o problema de vez, tem que trocar tudo pela Injeçaõ Eletronica mesmo! rs

wcas
17/08/2008, 19:53
Olá, estou com um problema pra fazer funcionar meu motor(BF) depois que parei ele pouco mais de 1 mes pra refazer a eletrica. Fiquei tentando dar a partida nele e não tava querendo pegar, quando pegava dava umas falhadas e apagava. Peguei um pouco de gasolina e joguei direto no carburador e pegou de primeira, mais não consigo manter ele ligado em marcha lenta. É só parar de acerelar que ele apaga e mesmo quando esta acelerado da umas falhadas, como se estivesse como afogador puxado.
Meu carburador é o DFV, estava pensando que pode ser o jigle que entupio ou algo assim, só que não consigo ver ele com o carburador montado. Alguem sabe onde esta este jigle nesse carburador ? Esse carburador tem um jigle de marcha lenta ?

[]s

wcas
17/08/2008, 20:33
Tem um parafuso bem no pé do carburador que vi em uma foto ser para regulagem entrada de ar, esse parafuso tem que estar totalmente fechado ? Essa foi a unica coisa que alterei, soltei um pouco e fechei um pouco pra ver se fazia diferença, o motor apagou nas duas tentativas.

Marcos ET
18/08/2008, 09:17
Compra um produto chamado "Car 80" (veja foto), tira o filtro de ar, depois a tampa do carburador (até vc ver a cuba de combustível e bóia), depois tira a bóia e veja se os glicheurs (sim, é frances - ehehehe) aparecem. Veja se consegue tirar eles (se nao conseguir, melhor nao tirar!).

Isola o tubo de combustível (para nao jorrar gasolina) e pede para alguem ligar o jeep... as vzs ele até pega, mesmo com o carburador aberto...

Assim que secar a gasolina da cuba (seja pelo motor funcionando, seja por vc ter secado ele "na mão"), aplique o "car 80" em tudo que é "buraquinho" que vc encontrar no carburador, espere uns 30 segundos, aplica novamente, mais uns segundos, e mais uma borrifada.... veja que ele vai limpando tudo pela frente...

Daih, com o carburador aberto e cheio deste "car-80", derrama mais um pouco de gasolina na cuba e tenta dar a partida acelerando... põe a mao sobre a "boca" do carburador algumas vzs, acelera, poe a mao, acelera, poe a mao..... até ele apagar novamente por falta de gasolina na cuba...

Sempre que vc ver "borra" saindo de algum lugar no caburador, limpa ela para nao ser "sugada" de volta....

Monta tudo novamente e veja como ficou.... se nao ficou bom, sinto muito, vai ter que desmontar tudo mesmo, fazer uma BOA limpeza e depois uma ÓTIMA regulatem.... rs

wcas
18/08/2008, 10:57
Vou comprar isso e tentar. As juntas, gigles, e outras pecinhas estão novas porque mandei limpar ele a uns 2 meses e não andei mais que 20km, sera que da pra usar as mesmas juntas ? Vou pegar um novo kit de juntas só pra garantir e deixar em casa se precisar. Só to com medo de desmontar ele e depois não conseguir regular tudo na montagem,rssss. Mais vou tentar.

Valeu.

Marcos ET
18/08/2008, 11:54
Se vc tá com medo de desregular ele, entao é melhor só tirar os glicheurs mesmo... mas se for arriscar, entao vc pode contar o número de voltas de cada parafuso regulador... anota tudo para montar depois. Porém, se vc tava com um monte de coisa entupida, qdo desentupir, provavelmente vai dar alteração na regulagem.

wcas
18/08/2008, 21:10
Marcos, comprei o car80 amanhã vou tirar ele fora e tentar limpar.
Agora pouco fui dar a partida nele e não pegarava nem a pau, foi só jogar um tanto de gasolina por cima que ele pegou e firmou, mais sempre que dou uma acelerada ele faz um barulho como se tivesse apertando uma bisnaga quase vazia, olhando por cima do carburador quando puxo o cabo do acerelador sai um espirro bem fraco de gasosa que faz até um chiado, e da uma engasgada até acelerar de vez.

Marcos ET
19/08/2008, 11:40
Se ele só engasga quando vc acelera, convém dar uma olhada no circuito do injetor (aquele diafragma que fica na lateral do carburador! quando apertamos ele, esguicha gasolina pelo tubo que fica lá na "boca" do primeiro estágio). Se o diafragma estiver furado, se a mola que tem lá dentro estiver fora do lugar ou se a passagem da gasolina estiver entupida, ele nao esguicha como deveria, daih o motor engasga na acelerada (para conseguir acelerar o motor com este diafragma furado, vc tem que ir acelerando aos poucos, bem devagar e de maneira gradual e constante...)
Aplica CAR 80 lá e veja se desentope..... o certo é vc aplicar no orifício que tem lá no diafragma e ver que espirra CAR80 lá onde esguicha gasolina, ok?

wcas
19/08/2008, 13:09
Se ele só engasga quando vc acelera, convém dar uma olhada no circuito do injetor (aquele diafragma que fica na lateral do carburador! quando apertamos ele, esguicha gasolina pelo tubo que fica lá na "boca" do primeiro estágio).

Olhando por cima do meu carburador vi que tem 2 saidas de gasolina, uma por dentro de um "tubo" no centro do carburador e outro na lateral, seria esse da foto ??
Se for, é esse mesmo que ta saindo só respingo de gasolina quando puxo o acelerador.
Pela foto do manual seria esse circulado em vermelho,né

[]s

Marcos ET
19/08/2008, 15:53
Aquele que vc viu no centro é o que joga gasolina pelo princípio do "tubo de venturi"... nao existe injetor para ele... a quantidade de gasolina que passa por ali é controlada pelo glicheur do carburador. Voce deve procurar aquele outro "tubinho" fininho, geralmente de cobre e que no seu carburador deve ser curvado (nao me lembro bem)... é este que esguicha gasolina quando voce pisa no acelerador e é este que tem que jogar uma "boa" quantidade de gasolina para "boas" aceleradas.

Um detalhe que tou vendo aqui é que estes carburadores nao tem o tal diafragma nao é? eles tem uma espécie de ampola interna (putz, tem um tempão que nao vejo este tipo de carburador, nao me lembro bem) que faz o papel de diafragma (aeh! se alguem souber se é assim mesmo, favor confirmar! hehehe)... bom, o que importa mesmo nao é ser diafragma ou ampola! oq importa é vc ver se ele tá injetando normalmente... se for diafragma, pode estar furado e se for ampola, pode ser uma daquelas borrachinhas (retentor, embolo... nao me lembro) rasgadas ou ressecadas....

veja se é uma destas duas hipóteses... assim fica mais fácil de descobrir oq é... pelo desenho que vc mandou, nao estou bem certo! rsrsrs

wcas
19/08/2008, 16:08
Aquele que vc viu no centro é o que joga gasolina pelo princípio do "tubo de venturi"... nao existe injetor para ele... a quantidade de gasolina que passa por ali é controlada pelo glicheur do carburador. Voce deve procurar aquele outro "tubinho" fininho, geralmente de cobre e que no seu carburador deve ser curvado (nao me lembro bem)... é este que esguicha gasolina quando voce pisa no acelerador e é este que tem que jogar uma "boa" quantidade de gasolina para "boas" aceleradas.

Um detalhe que tou vendo aqui é que estes carburadores nao tem o tal diafragma nao é? eles tem uma espécie de ampola interna (putz, tem um tempão que nao vejo este tipo de carburador, nao me lembro bem) que faz o papel de diafragma (aeh! se alguem souber se é assim mesmo, favor confirmar! hehehe)... bom, o que importa mesmo nao é ser diafragma ou ampola! oq importa é vc ver se ele tá injetando normalmente... se for diafragma, pode estar furado e se for ampola, pode ser uma daquelas borrachinhas (retentor, embolo... nao me lembro) rasgadas ou ressecadas....



...isso que eu tava vendo no manual,..não tem diafragma, é um outro sistema.

Acho que é essa a foto do tal tubo, só não achei essa saida da gasolina para o tubo olhando de cima, mais hoje a noite eu desmonto ele.

Marcos ET
19/08/2008, 16:54
nao nao! a foto que vc mandou antes dava pra ver melhor o sistema de injeção de gasolina... nesta última que vc postou, eu "pintei" de vermelho o circuito que é controlado pelo glicheur principal... vc pode ver o "caminho" que a gasolina passa para ser "borrifada" no difusor do carburador... por este circuito que eu pintei de vermelho, nao tem injetor nenhum ok?

O outro circuito, eu circulei o injetor de azul e o "caminho" (mas nao estou bem certo) da gasolina em verde.... isso tudo daih deve estar em ordem... e aquela parte que eu circulei em azul é a que nao pode vazar muito pelos lados... tira ela e veja se a parte preta que tem no desenho nao está ressecada ou com rachaduras... aproveitando que esta parte está fora do carburador, veja se injeta lá no furo (por onde a gasolina deve sair quando o embolo do injetor funciona) o tal CAR80 e observe se ele sai normalmente pelo bico lá dentro da "garganta" (acho que fica abaixo do difusor principal, mas nao tenho certeza) do carburador... justamente por onde vc fala que respinga muito pouco.... (ali deveria sair um jato de gasolina....)

Veja que aquela parte que eu circulei de azul, tem o nome de "Pistão Injetor" (ou coisa parecida, nao da pra ler mto bem)...

Pridi
19/08/2008, 19:25
WCAS,

Quando li o seu relato, a situação é idêntica a qual passei esta semana mesmo. Refiz toda a parte elétrica da viatura, arrancando tudo que é fiação e refazendo tudo, mas tudo mesmo.
No momento de ligar, a mesma coisa que você relatou, falhando e sem lenta nenhuma. Na hora pensei a mesma coisa....carburação...

SOLUÇÃO: Somente ajustar o ponto....Problema resolvido em menos de 5 min. Tá funcionando que é uma beleza.:-D A diferença que o meu motor e opala 3,0L, com carburador original opala DFV e ignição eletrônica.

Se o carburador ou qualquer outro cabo não foi mechido, e a gasolina que você usa é de uma qualidade razoável (nem vou dizer boa por que isso é quase impossíve...eu só uso aditivida) não há razão para problemas de carburação.:discordo:

Abraços eletrificados.....

wcas
19/08/2008, 22:20
Pridi, isso que to achando meio estranho, não era pra ter dado problema no carburador de uma ora pra outra só por que ele parou um mes.

Mais analisando a figura acima e a explicação do Marcos, coincidencia ou não, esse pistão que pode ser a causa do problema foi justamente a peça que o cara não trocou quando fez a limpeza do carburador a uns 4 meses atras porque o pistão que veio no kit de reparo era de tamanho diferente com o que estava no carburador e ele acabou deixando o usado.

Antes de sair "destruindo" tudo vou ver se acho alguem pra ver esse negocio do ponto, isso não entendo nada.

[]s

wcas
19/08/2008, 22:29
WCAS,

SOLUÇÃO: Somente ajustar o ponto....Problema resolvido em menos de 5 min. Tá funcionando que é uma beleza.:-D A diferença que o meu motor e opala 3,0L, com carburador original opala DFV e ignição eletrônica.
Abraços eletrificados.....

Só um detalhe, essa parte da ignição eletrônica, cabos de vela e velas, eu nem toquei, porque ja tinha trocado por ignição eletrônia a uns meses, então por que sairia do ponto se nem encostei no distribuidor ?

No seu caso voce chegou a mexer nessa parte ?
Eu lembro que uma vez fui inventar de trocar a tampa do distribuidor de um carro que eu tinha e depois não pegou mais. Só o mec. pra colocar na ordem certa os cabos e o ponto.

Pridi
20/08/2008, 06:43
Editei uma resposta enorme sobre o ajuste do ponto do motor, e quando fui enviar não estava mais logado e acabei perdendo a msg....:putz:

De noite eu posto de novo um passo-a-passo completo.

Abraço,

Marcos ET
20/08/2008, 08:48
... não era pra ter dado problema no carburador de uma ora pra outra só por que ele parou um mes...

Discordo... se vc botou gasolina "ruim" e parou o jeep por um mes, foi tempo mais que suficiente para dar aquele "zinabre" dentro do carburador, gasolina evaporar da cuba e borrachas internas ressecarem....

wcas
20/08/2008, 13:00
Discordo... se vc botou gasolina "ruim" e parou o jeep por um mes, foi tempo mais que suficiente para dar aquele "zinabre" dentro do carburador, gasolina evaporar da cuba e borrachas internas ressecarem....


Só aditivada, e do mesmo posto sempre a uns 2 anos nos meus carros.

Marcos ET
20/08/2008, 15:31
Bom... era só uma hipótese... mas se vc falou que o mecanico "regulou" o carburador mas nao trocou isso... quem sabe? pode ser mesmo o injetor

coloma
20/08/2008, 20:04
O meu CJ5 1966 tem um carburador so nao sei o modelo mas ainda é o original.faz 3 meses que mandei fazer o serviço colocando buchas novas so que agora ta afogando demais.Hoje fui a um especialista em carburãdor e ele me disse que foi a agulha e a boia que estavam ruim.Quero saber se procede afinal tinha trocado tudo isso a 3 meses atras.

wcas
20/08/2008, 20:29
Depois de todas as cagadas que eu ja vi fazerem, quem garante que o cara que fez o primeiro serviço trocou tudo mesmo.

Nem to falando só de jeep, uma vez levei um outro carro que tinha pra fazer a limpeza do carburador e quando peguei o carro ele tava pior que quando estava com o carb. sujo. Levei num mecanico de confiança de um amigo e quando ele abriu eu vi que o cara só tinha trocado as juntas, o resto era tudo velho e o diafragma tava rasgado. Faz 6 anos que esse mecanico mexe nos meus carro, só levo nele, o cara é bom e honesto, pena que não mexe com jeeps, até falei com ele ja desse problema do meu carburador mais ele não quer por a mão no que não conhece.

coloma
20/08/2008, 21:18
ficou bom mas eu gostaria de saber se isso pode voltar a acontecer?afinal a gasolina vai toda fora da uma raiva e o que é pior o carro nao pega mesmo.

Pridi
21/08/2008, 06:42
WCAS,

Vai abaixo um passo-a-passo para o ajuste do ponto:

Verifique se a posição dos cabos de vela estão certos. Para o BF 161 A sequência de ignição é 1-5-3-6-2-4.

1- Tire a vela do 1o. cilindro (da frente) e enfie ali um objeto comprido, como uma chave de fenda (prefira material plástico para não riscar o pistão). Com o carro desengatado, gire a hélice com a mão no sentido horário até você identificar o PMS (ponto máximo/morto superior). Vc vai identificá-lo quando o objeto que vc introduziu subir no ponto mais alto. DICA: caso não consiga girar com a mão, engate a 3° ou 4° marchas e empurre o carro para frente e para trás.

2- Estando o 1o. pistão no PMS, olhe pelo lado direito do seu carro a polia do virabrequim (a que fica embaixo da hélice). Passe dedo pela borda dela, vc vai notar um picote, um pequeno entalhe ou marca na borda. Atrás da polia está a tampa de engrenagens, e na lateral dessa tampa há uma chapinha com uma agulha. Se o picote da polia não estiver próximo dessa chapinha, gire novamente a hélice até o pistão atingir novamente o PMS o picote ficar alinhado com a agulha.

4- Tire a tampa do distribuidor e observe a posição do rotor. Nessa posição, ele deveria estar apontando para o borne correspondente ao cabo do 1o. cilindro.

5- Se não estiver, solte a base do distribuidor e gire o mesmo até o rotor apontar para o borne do cilindro n°1.

6- Ligue o motor e gire no sentido horário e anti-horário até encontrar o funcionamento mais redondo. Dê umas aceleradas e verifique se está engasgando, falhando em alta. Faço o ajuste fino até encontrar a melhor posição.

7- Aperte tudo e vá para o abraço

Dá uma olhada no tópico abaixo, que fala sobre a adaptação da ignição eletrônica no motor BF. A troca por ignição eletrônica altera o ponto de ignição.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11939 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11939)

Abraço,

wcas
21/08/2008, 08:06
Valeu Pridi.
Essa regulagem manual é pra quem não possui a tal lampada sincroscópica ?

Como tinha comentado instalei a ignição eletrônica bem antes de fazer essa parada para reforma eletrica, e dessa vez nem toquei nos cabos de velas, bobina, distribuidor e módulo de ignição. Mais só por desencargo de consciencia vou dar uma olhada nisso, não custa nada.

[]s

Marcos ET
21/08/2008, 10:52
ficou bom mas eu gostaria de saber se isso pode voltar a acontecer?afinal a gasolina vai toda fora da uma raiva e o que é pior o carro nao pega mesmo.

Tratando-se de Jeep, tudo pode acontecer (ou voltar a acontecer)!
Voce instalou um desborbulhador? se nao instalou, pode ser uma saída interessante!! eu instalei o do Corcel II para reduzir a pressao da bomba de combustível e ficou mto bom! (procure aqui no tópico que tem vários "passo a passo" pra instalar ele! só nao instale o retorno na própria linha de combustível, ele tem que voltar para o tanque!)
Pode ser que na montagem da bóia e da agulha, a bóia tenha ficado muito alta.... quem sabe?
bom, da próxima vz que um mecanico que vc nao conhece bem for fuçar no teu jeep, recomendo ficar "por perto" para ver oq ele está aprontando.... e se nao for possível ficar por lá, pede as peças que ele trocou para vc "ver como estava" ....

coloma
21/08/2008, 19:20
onde compro isso?qualquer casa vende!!!!! é caro???? onde faz a instalação?

Pridi
21/08/2008, 19:38
No meu caso, nenhum elemento, a não ser a fiação foi modificado, mas o comportamento apresentado foi o mesmo que você relatou. Não sei se a fiação antiga apresentava mais resistência (tô chutando) ou o que seja, mas de fato, só alterando o ponto resolveu.

A lâmpada estroboscópica serve muito bem no moter original. O funcionamento dela é você é que ela é ligada (se não me engano) ao cabo de vela do cilindro n° 1 e cada vez que ocorrer a centelha neste ponto a luz emite um flash. Assim, a polia do virabrequim parece estar parada e você pode checar o alinhamento da polia com a agulha. Pra o BF 161 o avanço é de 5° (pode se verificado na polia) com o tubo do avanço à vácuo desligado. O procedimento é o mesmo, girando o distribuidor. Mas neste caso não vai ser no "feeling" do funcionamento do motor e sim confirmado com a lâmpada.

Como você instalou a ignição eletrônica o avanço pode não ser mais de 5°, como você pode confirmar no tópico que eu indiquei, onde há alguns relatos de valores diferentes, como até 12°.

Sucesso na empreitada,

[]'s regulados

wcas
21/08/2008, 21:11
Abri o bura agora pouco e adivinhem,...o pistão tava travado no fundo.:-D
Agora imaginem se eu tivesse levado pra um mecanico ver, com certesa ele ia destravar o pistão, fechar tudo e tava pronto. Ai daqui um mês o bicho trava de novo,.rsss.

Como sou mais chato, desmontei tudo e vou limpar ele todo, até porque olhem pela foto como foi a bela limpeza que foi feita.

Amanha vou limpar tudo, secar e montar de novo.

Marcos ET
22/08/2008, 09:39
...tava mesmo com cara de problema com injetor! rsrsrs

Coloma, este desborbolhador é a coisa mais simples do mundo! é apenas um recipiente com tres "plugs": a entrada do combustível vem pelo plug do meio (liga alí a mangueira que vem da bomba de combustível), a saída de baixo vai para o carburador (como tá embaixo, nao fica bolha na tubulação, por isso é "desborbolhador"), e a saída de cima, a mais fechada, é a que volta para o tanque de gasolina (com as bolhas e com a gasolina que o carburador nao deu conta de "engolir"). Assim, toda vz que a agulha "fecha" a entrada de gasolina para o carburador, o desborbulhador oferece ao circuito de combustível uma alternativa de retorno ao tanque, sem sobrecarregar, nem a bomba, nem o carburador... sacou? No meu caso, o meu tanque de combustível tem uma outra entrada na parte de baixo (originalmente para drenar a gasolina), foi lá mesmo que eu adaptei um plug para ligar a mangueira do retorno da gasolina, que sai lá do desborbolhador....
Em qualquer autopeças vc encontra isso... é um "potinho" pequeno, fácil fácil de instalar.... sem mistério!

wcas
22/08/2008, 11:12
Uma vez queria colocar o desborbulhador, dei uma pesquisada aqui e li alguns comentarios prós e outros contras, a maioria era contra, acabei nem querendo mais colocar por causa disso, acho que depende do uso do jeep, como até hoje só andei até oficinas ainda não sei se no meu caso é essencial.

Pra quem não conhece é essa peça aqui:
http://www.ciashop.com.br/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=&dept_id=90&pf_id=DB001

Marcos ET
22/08/2008, 11:33
maioria contra? "uai"!? nos tópicos que eu li (antigos), nao me lembro de ver posições "contra" a instalação dele.... alias, nao consigo ver prejuizos em instalar o desborbolhador... claro que deve haver alguns, mas até onde consigo lembrar, só vejo benefícios....

Ramone
25/08/2008, 11:37
Desmontei peça por peça, peguei uma visão explodida do carburador, que consegui na net e desmontei todo ele.

Amanhã irei verificar a parte de baixo, vou ver se consigo uma peça nova para por com juntas novas inclusive.
Obrigado pela dica.
Depois postarei como ficou.

Dewes, vc pode disponibilizar neste fórum a imagem do H34 explodido?

Tenho o mesmo carburador, seria de grande valia.

Agradeço.

dewes
26/08/2008, 09:44
Aqui vai a vista explodida do carburador

dewes
26/08/2008, 09:48
Agora vai, antes ficou pequena eheheh

dewes
26/08/2008, 09:55
Não consigo deixar a lenta estável, o que pode ser, ela oscila bastante.

wcas
10/09/2008, 10:05
Ontem abri novamente o carburador(DFV) pra ver se achava algum problema que poderia causar a falta de ar na mistura,
ja fazendo o teste para ver se o pistão estava jogando gasolina sem vazamento e para fechar o carburador,
na ultima bombada o pistão começou a emperrar no fundo, tirei ele novamente e percebi que ele estava emperrando
porque a passagem entupiu, não sei como, de uma hora pra outra travou.:-(
Preciso tirar aquela valvula de retorno de ar pra ver se consigo desentupir o canal, no manual tem um desenho de
uma peça(490007), mais acho que isso nem deve existir mais, como faço pra tirar aquilo, tentei com uma chave bem fina
dobrada mais não sai nem a pau.
Alguem tem uma idéia ???

[]s cheirando a gasolina de novo !!!rssss

turboroe
10/09/2008, 18:52
Ontem abri novamente o carburador(DFV) pra ver se achava algum problema que poderia causar a falta de ar na mistura,
ja fazendo o teste para ver se o pistão estava jogando gasolina sem vazamento e para fechar o carburador,
na ultima bombada o pistão começou a emperrar no fundo, tirei ele novamente e percebi que ele estava emperrando
porque a passagem entupiu, não sei como, de uma hora pra outra travou.:-(
Preciso tirar aquela valvula de retorno de ar pra ver se consigo desentupir o canal, no manual tem um desenho de
uma peça(490007), mais acho que isso nem deve existir mais, como faço pra tirar aquilo, tentei com uma chave bem fina
dobrada mais não sai nem a pau.
Alguem tem uma idéia ???

[]s cheirando a gasolina de novo !!!rssss


Cara, vo te da uma dica
Uma maneira fácil de limpar o carburador: Creolina
É um treco nojento, fede pacas, se pegar na tua mão tua mulher vai querer o divórcio pq o cheiro dura uma semana ou mais... mas o carburador fica limpinho heheheh
Se não me engano Creolina é um inceticida pra animais, da pra comprar em ferragens e veterinárias.
Deixa ele mergulhado em creolina diluida com água (bota o tubo de creolina inteiro e completa com água até o carburador ficar totalmente submerso).
Um tubo de creolina tem uns 500ml. Quanto mais forte, mais limpo vai ficar e pior vai ser o cheiro hehehe

Pode deixar quanto tempo tu quiser mergulhado, mas volta e meia pega uma escova ou pincel e esfrega pra tirar a camada de sujeira (não esquece de usar luva, óculos e máscara e roupa com manga comprida... depois não vai dizer q não avisei do cheiro horrivel dessa coisa).

Ok, depois de descarbonizado com a creolina o ideal é limpar os dutos com ar comprimido. Sem jatear ar comprimido não vai ficar bom. Então das 2 uma:
ou compra um comperssor e jateia com +- 100psi ou mais
ou leva em alguém que tenha um e faça um jateamento completo, usando algum solvente ou gasolina mesmo junto com o ar. O ideal é usar uma pistola com a pontinha de borracha, pra não escapar a pressão.

Tenta fazer aquilo que eu te falei no outro tópico pra desentupir o injetor... pisa no pedal do acelerador com força várias vezes, se o bura estiver montado, ou então coloca gasolina na bombinha e força o pistão do injetor com as mãos, com força e velocidade, de repente ela desentope assim e facilita o trabalho (como se fosse um desentupidor de pia).

turboroe
10/09/2008, 19:01
Outra coisa Walter, procura no MercadoLivre por Reparo DFV 228, tem vários lá pra comprar e eles vêm com todas as peças q tu precisa.
Ou então
http://www.bfs.ind.br/carburacao.htm

Eles não vendem direto, mas telefona ou manda email e pergunta onde tem revendedor aí na tua cidade.

Uma coisa muito importante na montagem é a altura da gasolina na cuba, que é determinada pela bóia do carburador. Não sei se as bóias ja vêm calibradas, mas acredito que não.
Então vc tem que achar em algum lugar qual é a altura ideal pro seu carro/carburador e ajustar a bóia (dobrando a haste dela) pra que a gasolina fique sempre nessa altura (geralmente isso é um procedimento de bancada, tem que ter um manômetro e uma bomba de gasolina avulsa, ou fazer uma gambiarra no seu motor).
Acredito que a maioria dos mecânicos tenham esse equipamento, então na falta vc pode levar em algum e pedir a regulagem da bóia. Mas é bom estudar isso antes pra garantir que ele vá fazer corretamente.

Inclusive isso pode causar aqueles pipocos que estavam dando no seu jeep... a altura da gasolina na cuba desregula a mistura em quase todo o regime do carburador, então isso é muito importante.

wcas
10/09/2008, 20:17
O problema é que aquela valvula de retorno de ar esta emperrada e não fecha, assim toda gasolina sai por ali, tenho que abrir aquela valvula pra arrumar ou trocar, o problema é que não tem encaixe pra nenhuma chave.
Veja o circulo na peça em vermelho.

turboroe
11/09/2008, 18:26
O problema é que aquela valvula de retorno de ar esta emperrada e não fecha, assim toda gasolina sai por ali, tenho que abrir aquela valvula pra arrumar ou trocar, o problema é que não tem encaixe pra nenhuma chave.
Veja o circulo na peça em vermelho.


Emperrou ou não está vedando direito?
Aquela válvula ali é nada mais que um pedaço de metal com uma mola embaixo, que empurra ela contra a parte de cima. Se tu enfiar alguma chave e a tampinha de metal se mexer livremente, provavelmente é só uma questão de sujeira.
Compra um spray de Car 80 (ou algum limpador de carburadores - vulgo descarbonizante) e um pincel fino que caiba ali e tenta limpar.
Ou tenta com a creolina mesmo.
Se estiver emperrado, compre um extrator de parafuso quebrado que ele sai facil (da pra usar com uma parafusadeira a bateria, ou furadeira com velocidade muito lenta). Um pouquinho de dano na parte superior não vai fazer mal, só cuida pra não detonar muito o buraco e nem chegar perto da parte inferior. Não use furadeira com broca pra furar, vai dar caca.

http://www.irwin.com.br/site/extratoresinterna.php (http://www.irwin.com.br/site/extratoresinterna.php)

Aliás, de repente até um parafuso com rosca pontuda sirva pra tirar isso.
Mas tem que ser um trabalho cuidadoso.

Eu tentaria limpá-la primeiro com um pincelzinho.

Marcos ET
11/09/2008, 19:05
Cara.. que trabalheira! já considerou a possibilidade de trocar ele por um 2E? ou mesmo por um outro DFV na base da troca?

wcas
11/09/2008, 20:02
Agora ja foi, meti a broca no bixo pra tirar e ainda foi dificil.
A tampa tava colada, alguem deve ter ficado com as 2 orelhas vermelhas de tanto que eu xinguei esse artista que colou.
To vendo se acho em agumas casas especializadas em carburador.
Falei com um cara de uma loja que vende os DFV recondicionado hoje e ele falou que eles fecham esa valvula porque não esta achando pra repor. Diz ele que não tem problema, como ja deve ter vendido alguns assim e ninguem reclamou vou tentar em ultimo caso se não achar nenhuma por ai.

Marcos qual é esse 2E ? É melhor ? de que carro é esse ? tem que mudar alguma coisa ?

Marcos ET
11/09/2008, 20:42
wcas, o "2E" é um "dois estágios"... e eu acho ele um pouco melhor, só que vc teria que adaptar o coletor pra receber um destes... existem várias opções de 2E e até mesmo os 3E (tem uns tópicos falando deles aqui no fórum)... Outra coisa é mudar por um de estágio único de outro modelo (quem sabe dos Opala? - nem me lembro qual é o "bura" dos opala simples)... sei que os de duplo estágio (acionamento do 2º estágio mecanico) dao uma resposta melhor, pois trabalham com um estágio em rotações mais baixas e abrem outro maior qdo vc "enfia o pé"... na prática isso deveria dar uma certa economia de combustível andando "na manha" e uma melhora de rendimento "fincando o pé"....

AEH PESSOAL, favor corrigir se eu estiver falando besteira! Sukys, kd vc? rsrsrs

wcas
11/09/2008, 21:20
Outra coisa é mudar por um de estágio único de outro modelo (quem sabe dos Opala? - nem me lembro qual é o "bura" dos opala simples)... sei que os de duplo estágio (acionamento do 2º estágio mecanico) dao uma resposta melhor, pois trabalham com um estágio em rotações mais baixas e abrem outro maior qdo vc "enfia o pé"..

Os de opala não são os solex alguma coisa ?? Tem opala com DFV também que vi hoje numa auto peças o reparo.

Eu tinha um verona 1.8 que era desses de estagio duplo, o bixo era loco.
Sera que da pra colocar um desses ? Vou pesquisar isso, até porque esses é bem mais facil de achar nos desmanches e da um talento no bixo pra ficar novo.

[]s

turboroe
11/09/2008, 21:28
Cara, aconselho primeiro vc deixar o carro funcionando direitionho com o carburador que vc tem, pra depois pensar em trocar, senão vai ser problema em cima de problema, e como vc gosta de mexer no jeep por conta, pode ser dificil achar as soluções certas, ainda mais levando em conta que adaptação de carburador não é nada plug´n´play, geralmente leva um tempo até achar as regulagens certas.

Se a tua válvula está colada, faz o seguinte, bota ela devolta no carburador, bota alguma coisa que caiba no buraco da válvula e dá com um martelo de leve em cima. Deve soltar, pois só tem uma mola embaixo.

Ou tenta colocar Thinner pra ver se dissolve a cola.

wcas
11/09/2008, 22:03
Cara, aconselho primeiro vc deixar o carro funcionando direitionho com o carburador que vc tem, pra depois pensar em trocar, senão vai ser problema em cima de problema, e como vc gosta de mexer no jeep por conta, pode ser dificil achar as soluções certas, ainda mais levando em conta que adaptação de carburador não é nada plug´n´play, geralmente leva um tempo até achar as regulagens certas.

Se a tua válvula está colada, faz o seguinte, bota ela devolta no carburador, bota alguma coisa que caiba no buraco da válvula e dá com um martelo de leve em cima. Deve soltar, pois só tem uma mola embaixo.

Ou tenta colocar Thinner pra ver se dissolve a cola.

Acho que não estamos falando da mesma valvula, essa não tem mola, tem um contra-peso o uma espera. A que tem mola não é a debaixo do pistão ?

turboroe
12/09/2008, 01:26
Acho que não estamos falando da mesma valvula, essa não tem mola, tem um contra-peso o uma espera. A que tem mola não é a debaixo do pistão ?

É verdade, não tem mola mesmo... confundi
Bom, acredito que limpando e colocando devolta vá funcionar...
O fato de ter machucado o furo não vai alterar o funcionamento se vc não alterou o diâmetro dele (na verdade nem sei se alterando o diâmetro iria fazer diferença, por se tratar do circuito do injetor, mas isso é chute)
Em todo caso, naquele site que te dei deve ter as peças pra vender. Ou procura no mercadolivre que tu acha.

wcas
12/09/2008, 07:44
Em todo caso, naquele site que te dei deve ter as peças pra vender. Ou procura no mercadolivre que tu acha.

As perninhas que prendiam a chapa de metal que tampa o furo quebraram na retirada, o proprio manual do mecanico ja falava isso, fiquei pensando esses dias e vou fazer a peça, se der certo eu falo como fiz e coloco por aqui.

Esses extratores de parafusos era o que eu estava procurando mais não sabia no nome. Valeu mesmo !!:concordo:

Marcos ET
12/09/2008, 13:45
wcas, a saída indicada pelo turboroe é mto boa! embora vc esteja com dificuldades de manter o motor funcionando "direitinho" justamente por conta do seu carburador.... A saída indicada pelo turboroe é a mais fácil (desde que vc encontre as peças) e sem adaptações (mais seguras, portanto), porém, vc corre o risco de "encher o saco" deste carburador (disponibilidade de peças e deficiencias de projeto)... bom, daih a coisa fica diferente e trocar ele por um mais "novo" pode ser interessante...

Como o turboroe falou, trocar um carburador nao é "plug-in-play" (ta bom, tem uns modelos que sao 99% pnp) mas nada que um pouco de paciencia e imaginação nao resolvam... afinal de contas, tem aqui no fórum colega que tá indo atrás de botar Injeção Eletrônica no BF... se dá pra montar assim, por que nao com outro carburador?

Eu indiquei a troca por pensar na dificuldade de encontrar peças para este velho DFV... existem carburadores mais novos que podem ser mais eficientes neste excelente motor (que nao é exemplo de eficiencia)... pra vc ter uma idéia, já colocamos aqueles minusculos SOLEX de FUSCA (com um pouco de trabalho no carburador) num Continental 442 e em um OHC. Em ambos os casos o resultado foi muito satisfatório (no caso dos OHC o motor perdeu um pouco - muito pouco - de sua potencia, mas melhorou muito - muito mesmo - na economia. Claro que neste ultimo caso, era o objetivo do dono do OHC ter um motor mais economico)...

Para adaptar um outro carburador, vc terá que usar uma flange entre o coletor do seu BF e a base do carburador que vc quer instalar... o formato da flange vai depender do formato da base deste "novo" carburador.....

Agora, se vc conseguir recuperar este seu DFV, pode ir usando ele até nao ter mais oq recuperar! rsrsrs

trocar ou manter? vai depender das tuas necessidades!

Christian L A Marchi
12/09/2008, 18:56
Estou de olho naqueles carburadores do mercado livre, recondicionados. Estou vendo um solex h40 que é o simples do opala gas.
Alguem já comprou desse pessoal? O responsável diz que já vendeu muitos carburadores, mas não vejo muitas ofertas para este em especial. A garantia é de funcionamento e as qualificações negativas são de 99%.

wcas
12/09/2008, 21:12
Estou de olho naqueles carburadores do mercado livre, recondicionados. Estou vendo um solex h40 que é o simples do opala gas.
Alguem já comprou desse pessoal? O responsável diz que já vendeu muitos carburadores, mas não vejo muitas ofertas para este em especial. A garantia é de funcionamento e as qualificações negativas são de 99%.

Cara procure por outros vendedores, pois tem alguns vendedores que dão garantia de 6 meses. E 99% de qualificações negativas quer dizer que 99% não gostaram da venda.

Tem também:
http://www.sbacarburadores.com.br/

Tem uma outra empresa mais só tenho o endereço la no trampo se quiser na segunda te passo.

Christian L A Marchi
13/09/2008, 14:06
Ahhh! Desculpe, quis dizer 99% de qualificações positivas e 1% negativas. O preço parece bom, o q preocupa é a qualidade.

valeu pela dica!

Christian

turboroe
13/09/2008, 19:32
... mas não vejo muitas ofertas para este em especial.


E nem vai ver... olha a quantidade de pessoas que usam este carburador... e olha a quantidade de pessoas que precisa comprar um novo...

isso não tem mercado hehehe
Se o cara tiver 1 desses na estante ja é lucro.
:p

Christian L A Marchi
13/09/2008, 22:47
É verdade, mas pelo jeito ninguem daqui precisou comprar um destes né? Fui ver numa loja de recon aqui na cidade, e só o corpo deste mesmo carburador pediram 220,00 e ainda era a álcool. Alias, o vendedor disse que à álcool pode ser usado no gasolina e o de gasolina no álcool não (só deveria trocar os 'gicles'), mas o mecanico falou que os difusores são diferentes, funciona, mas gasta um pouco mais...

wcas
14/09/2008, 14:29
Só pra conhecimento sobre o problema na minha valvula, eu isolei ela como um cara de uma oficina de carburadores me indicou e esta funcionando perfeito. O que fiz ?? Peguei uma bolinha de chumbo, aqueles de pesca, derreti e lacrei essa saida de ar.

[]s

Clandio
13/12/2008, 13:33
Wcas,
Estou com um problema parecido com o teu. Meu CJ5 tem motor BF161, Carburador DFV228 original. Fui ver a tal válvula e retirei uma tampinha feita de material da junta e embaixo dela havia uma outra em cobre, com um furo central. Com auxilio de um parafuso, retirei ela. Percebi que esta peça possui uma chapinha nela que funciona como uma espécie de válvula de retenção, só que na realidade não retem nada (além quando acionado o acelerador esguichar gasolina pra cima, fiz teste assoprando nela). Dentro do canal tinha outra peça, tipo uma arrualinha com um furo central em forma de meia lua que impedia a subida de um pino qua estava abaixo dela (acho que este pino deve ser o tal contra-peso).
Bom, depois de todo esta descrição, pergunto: Qual a função desta válvula? Tu disseste que simplesmente tapou ela. Isso melhorou a resposta ao acelerar?
Tenho dúvida se tapo ela tb ou tento algum conserto. Nem sei o que consertar nela.
Obrigado.
Clandio

turboroe
14/12/2008, 19:03
Wcas,
Estou com um problema parecido com o teu. Meu CJ5 tem motor BF161, Carburador DFV228 original. Fui ver a tal válvula e retirei uma tampinha feita de material da junta e embaixo dela havia uma outra em cobre, com um furo central. Com auxilio de um parafuso, retirei ela. Percebi que esta peça possui uma chapinha nela que funciona como uma espécie de válvula de retenção, só que na realidade não retem nada (além quando acionado o acelerador esguichar gasolina pra cima, fiz teste assoprando nela). Dentro do canal tinha outra peça, tipo uma arrualinha com um furo central em forma de meia lua que impedia a subida de um pino qua estava abaixo dela (acho que este pino deve ser o tal contra-peso).
Bom, depois de todo esta descrição, pergunto: Qual a função desta válvula? Tu disseste que simplesmente tapou ela. Isso melhorou a resposta ao acelerar?
Tenho dúvida se tapo ela tb ou tento algum conserto. Nem sei o que consertar nela.
Obrigado.
Clandio


Meu pitaco é o seguinte: ninguém vai gastar dinheiro pra projetar uma peça que não seja necessária...

Se ela está ali é pq tem que estar. Se o carro funciona melhor sem ela, ou ela está com defeito ou o problema é em outro lugar, mas com certeza a PIOR solução é desativar a válvula.

Dodger
14/12/2008, 19:52
Meu pitaco é o seguinte: ninguém vai gastar dinheiro pra projetar uma peça que não seja necessária...

Se ela está ali é pq tem que estar. Se o carro funciona melhor sem ela, ou ela está com defeito ou o problema é em outro lugar, mas com certeza a PIOR solução é desativar a válvula.


Exemplo disso que vc falou é o que fizeram com o carburador H-34 do meu OHC. Quando comprei o carro tinha até uns pedaços de madeira tapando entradas de ar, gilgles bem menores que os originais(de chevette), e uma gambiarra que num deixava abrir o segundo estagio totalmente. Tava uma beleza...:parede:
O carro rateava, num subia a rotação sem parecer que ia voar algum pedaço do motor, num andava bosta nenhuma e ainda gastei uns 5 litros de gasolina pra rodar 12 km e trazer ele aqui pra casa. Peguei a tabelinha dele, um Car-80(limpeza de carburador e bicos) e um kit completo de reparos e mais os gigles originais. Limpei e montei tudo conforme manda o figurtino. Pronto! O carburador tá zerado até hj! Bateu na chave o bicho pega, mete o pé o motor urra sem falhas e num gasta metade do que gastava antes.

A conclusão é que antes de inventar moda é sempre bom testar nas especificações de fábrica. Se não é a melhor, pelo menos é sempre boa pedida.:concordo:

wcas
14/12/2008, 21:47
Realmente, se tivesse outra tampa original pra trocar eu não tamparia.
Mais conversei com 3 lojas que fazem recondicionamento desses carburadores e todos me falaram que isolavam esta valvula então foi o que eu fiz e realmente ficou tudo perfeito.
Não diria que isso melhora alguma coisa, mais sim que soluciona um problema de forma simples. Pode ser que colocando um motor novo numa bancada e testando com e sem a valvula deve fazer alguma diferença, mais no pé e no ouvido pra mim ficou igual.

Tira uma foto da peça pra gente ver se é essa mesma antes de voce mexer em algo.

[]s

Clandio
15/12/2008, 07:57
Wcas,
Vou tirar as fotos assim que der e posto aqui.
Obrigado
Clandio

Clandio
15/12/2008, 14:48
Tirei algumas fotos.
No final da desmontagem me pareceu que havia uma pequena esfera no fundo da cavidade, porém não consegui retirá-la, nem saiu nas fotos.
Também não sei o funcionamento desta válvula para verificar se está correta ou não. Pensei que poderia ser aí o problema porque ao acelerar rápido a partir da marcha lenta, o motor parece que afoga (quase apaga) e depois recupera a rotação. Andado na rua isso aparece como uma engasgada.

Clandio
15/12/2008, 14:57
Segue a última foto, com a tampa da cavidade vista por baixo.
Peço ajuda aos amigos. Por que será que está acontecendo isso? O que devo verificar para tentar solucionar esse problema de engasgar ou quase apagar quando acelero rápido (a partir da marcha lenta)?
Obrigado a todos.
Clandio.

wcas
15/12/2008, 22:30
Perai que tem boi na linha,rssss.

Claudio, essa sua tampa de valvula da estava lacrada, olhe na foto que eu postei.
Quando falamos em isolar a valvula, não é pra fechar o tubo de passagem, o que era pra fazer é só pra fechar o furo da tampa de cima, mais a sua ja esta fechada. So que voce tem que tomar cuidado para as perninhas da tampa não bloquear o furo de passagem de gasolina para a saida.

Não sei o que aquela meia lua ta fazendo ali, alguem ja deve ter feio uma gambiarra nesse carburador.

wcas
15/12/2008, 22:43
......completando, da uma olhada na pagina 5 deste topico e vai ver uma foto da tampa com furo que esta no meu carbura ante de fechar.

PS. essa semana achei um kit de reparo original e completo, tem até os chumbinhos, e esta tampa não estamos comentando ja vem fechada no kit, é apenas uma tampa, sem a funcão de valvula respiradora.

Christian L A Marchi
15/12/2008, 22:53
Comprei um carbura recon essa semana. O outro tava modificado paa GNV (tinha um parafusão atravessado e dava excesso sempre, as vezes morria do nada, andando em velocidade cruzeiro).
Mesmo assim ainda sinto o mesmo problema que voces, de amarrar um pouco quando pisa fundo a partir da marcha lenta. E não sei se é impressão minha mas ele ta demorando um pouco para pegar. Antes era uma batida e pronto, mesmo com o carro parado por mais de tres dias!!!

Clandio
16/12/2008, 00:45
Wcas,
Tu diz que ela já estava lacrada por causa do disco de cor verde (material de junta) que estava alí? Eu testei e montei sem o tal disco, e não mudou nada o funcionamento. Continuou morrendo em aceleração rápida.
Com relação a tampa de metal (latão ou bronze, acho), ela permite a passagem de ar e gasolina para cima. Penso que isso seja o correto, pois existe um canal na tampa, em local correspondente a esta tampa de metal que estamos falando, que faz o combustível retornar para a cuba.
Outra coisa, o pistão eu troquei, pois o antigo estava trancando tb, que nem o teu. Só que o novo é folgado, isto é, alem de injetar o combustível, ele tb deixa passar gasolina pelas bordas. Isto está correto?
Mais uma coisa. Hoje percebi que no parafuso de regulagem de mistura, que pelo que vi aqui no fórum, deve estar aberto 2 voltas e meia, apresenta uma melhora na rotação do motor (acelera mais a marcha lenta e parece que o motor trabalha mais redondo) quando eu fecho ele meia volta. Eu tô usando giclê #14 (sei que o certo e #12, mas ainda não achei este por aqui). Isto pode ser o responsável por este detalhe da regulagem deste parafuso? Ou isto é assim mesmo e devo manter ele na posição "2 e meio"?
Este gicle #14 (ao invés do #12) influi no consumo?

Clandio (precisando de socorro com o carburador)

wcas
16/12/2008, 18:00
Claudio, em relação ao giglê, vou deixar para os especialistas responderem porque nem mecanico eu sou. mais a regulagem do parafuso não sei dizer, eu vou vendo no ouvido e testando até achar que ta bom, depois do motor estar quente, claro.

Então o que eu estava falando daquela tampa com junta é que se ja etava fechada, não precisa altera, pois era isso que eu estava falando pra voce fazer. Agora quanto voce pões a tampa no buraco(canal) tem que prestar atenção pra que a borda que fica interna não obstrua a passagem da gasosa para a saida, pois a primeira vez que montei a minha quando apertei a tampa acabei deixando uma parte do fira de passagem obstruida pela tampa.

Faça um teste sem aquela meia lua de latão, coloque apelas o contrapeso, e a esfera que ja esta la né ? e feche com a tampa, sem aquela chapa de latão.

Voce tem o manual de desmontagem desse carburador ??

wcas
16/12/2008, 18:08
ha,...ia esquecendo, o pistão não pode vazar não pelas bordas,...provavelmente aconteceu o que falei, na hora de voce fechar com a tampa, voce acabou obstruindo um pouco o curaco lateral de passagem de gasolina para a saida.
Na minha tampinha ei fiz um pequeno corte com a mini retifica pra não correr o risco de obstruir. Fiz uma pequena "porta" e esse lado da "porta" coloquei bem em cima da passagem.

coloquei em amarelo onde corte a "porta"

Clandio
16/12/2008, 21:06
Wcas,
Não tenho o manual de desmontagem. tenho o manual do mecânico da seção de downloads. Lá mostra uma figura que eu identifiquei como sendo a meia lua de latão. Cuidei as "perninhas" da tampa na colocação para não obstruir o canal. Deixei como estava, porém sem a tampinha verde (de material de junta).
Fiz como tu disseste: regulei o parafuso de mistura no "ouvido" e o carro parou de engasgar em aceleração rápida. Acho que estava com mistura muito pobre e por ocasião da abertura da borboleta, acabava faltando gasosa num primeiro momento.
Vamos ver como vai ficar o consumo dele agora.
Sobre o pistãozinho, eu havia verificado o vazamento com o carburador aberto (claro) e não tinha mexido na tampinha da válvula. Isso foi quando troquei o pistãozinho. Hoje fui verificar de novo e vi que está vedando bem. O material é couro ou coisa parecida e acho que ele acabou encharcando de gasolina e ficou funcionando bem.
Obrigado pela dicas.
Abraços

wcas
16/12/2008, 22:55
Beleza, se ta funcionando bem esta bom. O consumo ja são outros quintentos,.rsssss.

Uma duvida, voce tirou a junta de papel de cima e ficou um burado aberto la ?? porque ai vai vazar gasolina ali, não ??? voce deu umas bombadas no pistão com o carburador aberto pra ver se não sai gasolina por ali ?

wcas
16/12/2008, 22:59
no mamual do mecanico que eu tenho, tem todos os passos pra desmontagem e montagem do carburador. o que voce tem não é um com a capa verde ??

baixe aqui o manual da capa verde que tem isso do carburador.

http://www.sertaozinhojeepclube.com.br/manuais.php

Clandio
17/12/2008, 07:17
Eu só tirei a junta de papel. O resto eu deixei como estava (esfera, arruela com meia lua, contra-peso e tampa-válvula). Quando aciono o acelerador sai sim um pouco de gasolina por cima, e vai para a cuba. Acho que isso é um sistema de alívio ou coisa assim, pois no tubo injetor (gicle) sai gasosa que é uma beleza.
O meu é aquele da página da rural (tb de capa verde), mas não tem muita explicação de desmontagem e montagem.

http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/indicemecanico.htm (http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/indicemecanico.htm)

Abraços.

LStar
02/01/2009, 02:14
Saudações, amigos,

Há um bom tempo, não tenho visitado o Fórum 4x4, por falta de tempo, mesmo. Eu sou do fórum, mas do lado do pessoal das Rural/F-75/F-85, porém como todos estes veículos, inclusive o Jeep, descendem de um "ancestral comum", também fico olhando os posts deste grupo, que é de muito interesse.
Pois bem, somente gostaria de colocar minha opinião: estou com o DFV 228 inteiramente desmontado, já há algum tempo, pois por falta deste tempo, não consigo me dedicar muito, mas por problemas semelhantes de "engasgos", primeiramente, desmontei e troquei todos os reparos da bomba de combustível, que ficou tinindo, luzindo, e funcionando que era uma beleza. Depois parti para o carburador, pois o mesmo estava em estado deplorável. Após a fase de desmontagem "total" e do banho de "Creolina", que relmente cheirou muito mal e não resolveu à contento - o carburador estava muito mal, mesmo - descobri depois, fuçando numa loja de carburadores, que o tal "banho químico" que eles dão para "rejuvenescer" o carburador, é nada mais, nada menos que "querosene" (e talvez com alguma outra coisa que eu não sei...). Depois de lavagem "no tanque" com água e esfregando com pincel/escovinha de dentes, retirando os restos de Creolina e Tinner + Car80, que gastei muito pra tirar a "goma nojenta" que se instalara no mesmo (o antigo dono judiou...), dei a tal "jatada de ar comprimido" em tudo, deixando tudo muito bem seco e garantindo que todos aqueles canais internos estivessem devidamente desobstruídos (metendo ar em tudo e observando se saia do outro lado - nenhum "buraquinho" escapou).
Na remontagem das peças usei uma mescla de kits de reparo que fui comprando, aproveitando o que era de melhor e que servia de volta no carburador - às vezes uma parte de um, às vezes, de outro...
E sobre as tais válvulas de retenção, referentes ao Pistão Injetor:
- é fato que o Manual do Mecânico Willys está corretíssimo nos seus detalhes (não podia ser diferente...) e explica exatamente como proceder,
- no fundo do êmbolo, por onde corre o Pistão Injetor, existe a tal Válvula de Retenção, que deve puxar combustível da cuba, quando o Pistão sobe, e quando o mesmo desce, ela se fecha, e então a gasolina passa por um duto lateral, que a joga em uma outra câmara vertical paralela, no sentido de baixo-para-cima, onde passa pelo conjunto "esfera e contra-peso" - a esfera fica no fundo deste canal vertical, em paralelo ao êmbolo do Pistão, e sobre a mesma fica o contra-peso, que é uma pecinha quadrada e comprida, exatamente como nas fotos já vistas, e sobre o contra-peso, a tal arruela, que é aquele disco de metal, bem fininho, com uma abertura de passagem à "meia-lua". Sobre isto tudo, vem uma tal válvula de ar, que nada mais é do que uma tampa, e deste canal vertical, logo na borda, perto de onde entra esta "tampa", há uma outra saída para o lado (oposto ao duto do Pistão), que vai dar naquele tubinho fininho também de latão como tudo, que é o bico que injeta o combustível direto no venturi, sendo que o mesmo possui uma tampa (ele fica meio inclinado no corpo do carburador). Para limpeza correta e total, deve-se retirar com chavinha de fenda ou como no meu caso, que fui em uma casa de reformas de carburadores e pedi para os caras tirarem estas tampinhas pra mim, pois eles só mexem com isso o dia todo e têm as ferramentas de extração corretas - eles me disseram que era melhor eu deixar o carburador por lá, que eles faziam todo o serviço e deixavam o mesmo "novo" - era só passar no dia seguinte e pegar - mas eu preferi seguir fazendo eu mesmo, por gosto e economia.
Pois bem, extraí a tampa deste "gargulante de alta", que é este tubinho que fica enclinado e vai lá no venturi, não o extraí, exatamente como manda o Manual da Willys, pois o mesmo foi colocado ali por pressão, quando fabricaram o carburador, extraí a tampa do lado, a larga, a tal válvula de ar - assim como manda o Manual, virei o carburador ao contrário e dei umas batidinhas com a mão: saíram na sequencia, a arruela, o contra-peso e a esferinha - guardei tudo e dei aquele banho de limpeza que já falei.
Depois que ficou tudo limpo, na remontagem, fiz o inverso: deixei cair a esfera, depois dela (em cima) o contra-peso quadrado e por cima a arruela (a da meia-lua) e tampei com novo tampão (válvula) de um kit que comprei no M.Livre, da Casa do Carburador, que é um kit bem completo e tem todos estes tampões que encaixam certinho, inclusive o tampão do lado, que vai sobre o tal gargulante de injeção de alta (ele também vem no kit, mas preferi deixar o original mesmo, mas garantindo que o mesmo também estivesse desobstruído...). :pensativo:
Sobre a Válvula de Retenção, na base do pistão é o seguinte: quando tirei o Pistão velho, de couro e totalmente comido pela Creolina, este invalidou-se, então o substituí por um novo dos kits (escolhi o de haste mais curta para dar mais injeção de combustível, quando der a pisada no acelerador - com cuidado para não afogar), e saiu logo depois deste na minha mão, uma "esferona". Conversando com os caras da oficina de reparar caburadores me disseram que:
- não tente retirar a tal Válvula do fundo do duto do Pistão, pois será muito difícil - aqueles dentinhos de metal, realmente quebram e a invalidam - a mesma perde com o tempo a sua função, que a faz permitir passar combustível nos dois sentidos - tanto quando o Pistão sobe, como quando desce - e por ser praticamente impossível encontrar uma substituta no mercado - pesquisei por muito tempo, em muitos lugares, casas de auto-peças, de antigos, de Carburadores, no M.Livre, etc. etc. - ninguém tem isso, então segui a dica dos caras da oficina de carburadores: deixa esta válvula quieta lá, garanta a passagem desobstruída - OK, testei e vi que passa líquido pelos dois sentidos, monta a esfera de volta (só joga ela lá que vai tapar o furo central da válvula e vai fazer as vezes da antiga mola que tinha por baixo) e monta o Pistão por cima, tudo como era antes da desmontagem. :o
Por fim, estou com tudo isto neste momento já pronto e preparado para ser colocado de volta no BF - será apenas pôr e ligar o bixão - já até dei a carga na bateria, pra ter força total.
Estarei fazendo a instalação do DFV de volta, nestes próximos dias e depois reportarei as experiências e postarei fotos.
É isso aí, deixem a tal Válvula de Retenção quieta lá no fundo e mesmo que não funcione mais direito (deixando passar combustível sempre), compense com uma esferinha - daí é só por um novo Pistão Injetor e pronto - só falta testar (veremos agora...) :rolleyes:

Um Abraço e bom Ano-Novo à todos.
:concordo::concordo: