Ver Versão Completa : Ajuda com a futura mecânica do meu JEEP!!
Lucas Nassif
24/07/2008, 14:12
Galera,
como alguns já devem saber, estou [tentando] montar um novo conjunto mecânico pro meu Jeep. (motor/caixa/tcase)
Porém, a única coisa que já decidi [e comprei] foi o motor, um GM L6 4.1 que ganhou pistões 4", comando 250/S, etcc...
Como o motor sai do forno nesse fim de semana, é hora de partir pra caixa e a Tcase.
Uma configuração final que gostaria era essa: GM 4.4L + Câmbio Eaton da Blazer V6 + Tcase de Hilux
Só que estou com um problema, o que me fez abrir esse tópico.
Não sei se esse conjunto completo vai caber no meu CJ5 sem que seja feita alterações no chassi (alongar).
Estou com medo de comprar tudo, e na hora de instalar, nao caber!! :putz: :putz: :putz:
Portanto, gostaria que vocês, o pessoal que trabalha com isso e que já deve ter noção do tamanho do conjunto, ou até mesmo alguem que tenha esse conjunto adaptado na viatura, opinassem aqui e me ajudassem a resolver esse "pepino".
Já achei o cambio e a tcase pra venda, agora só preciso tirar essa duvida!
Abraço a todos,
Lucas Nassif.:concordo:
Lucas Nassif
24/07/2008, 14:35
Algumas medidas:
:arrow: Comprimento do motor GM: não sei pq o motor não está aqui em casa ainda, mas se alguem souber essa medida eu agradeço. Só a tampa de valvula dele mede 680mm.
:arrow: Comprimento do Cambio Eaton (achei essa medida no manual do mesmo): 792mm
:arrow: Comprimento da Tcase de Hilux: 390mm (de acordo com Marcel)
:?: :?: :?: :?: :?: :?:
LucianDaRolt
24/07/2008, 14:36
E quem disse que jeep precisa ter cardã?
Solda a traseira da T-case na ponta do diferencial, assim não teras problemas com cruzeta :concordo:
abraçO
Lucas Nassif
24/07/2008, 14:38
E quem disse que jeep precisa ter cardan?
Solda a traseira da T-case na ponta do diferencial, assim não teras problemas com cruzeta :concordo:
abraçO
Soldar??? E a articulação?? :rolleyes:
equipeminas4x4
24/07/2008, 14:53
pelas contas no pré-projeto, ficaria com 1073mm da face de apoio no motor, até a face de montagem do cardan traseiro, na tcase.
[]'s
LucianDaRolt
24/07/2008, 14:53
Nassif, articulações são conexões habituais existentes entre dois ou mais ossos, nos vertebrados, ou entre os artículos dos apêndices dos invertebrados. Então fica frio, que sua t-rex bone tera muitas kkkkk
Mas agora falando serio, ja vi troller a gasolina adaptar motor, caixa e t-case de s10, sendo que a de s10 é mais comprida mesmo.
abraçO
Elmer_Jeep
24/07/2008, 14:54
Da uma olhada aqui, pode ser o caso: Aumentando o entre-eixos sem alongar o chassi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37988)
[]'s
Elmer_Jeep
24/07/2008, 14:55
diacho, todo mundo na mesma hora... hehehe
Lucas Nassif
24/07/2008, 15:22
pelas contas no pré-projeto, ficaria com 1073mm da face de apoio no motor, até a face de montagem do cardan traseiro, na tcase.
[]'s
Ae, bela informação! :)
Pena que estou sem o motor aqui (tá na pintura:D) mas quando eu buscá-lo vou medir o comprimento dele e somar com esses 1073mm e ver quanto vai medir tudo!! :shock:
Eu medi lá no jeep da polia do virabrequim do motor BF-161 até o flange do pinhão do dif traseiro. Deu aproximadamente 1,90 a 2 mts....Não tá preciso pq medi sozinho, mas depois vou com alguem lá pra me ajudar.
Outra coisa, atualmente o tubo do cardã traseiro mede 28cm! Só o TUBO!!
OBS.: Segue foto do câmbio que estou 'namorando'! :mrgreen:
umberto xxxrrr
24/07/2008, 15:58
Hehehe eu ACHO que cabe. 8)
Algumas medidas:
:arrow: Comprimento do Cambio Eaton (achei essa medida no manual do mesmo): 792mm
:?: :?: :?: :?: :?: :?:
Carai !!!
Que estoria e essa de que " achei essa medida no manual mesmo" !!!:stop:
E quem forneceu tudo isso de mao beijada, link do arquivo e ate o numero da pagina ???!!!:mrgreen::mrgreen:
** Boa sorte com o conjunto !!
[]'s querendo meus creditos no rodape do topico !!!
JCJ
Lucas Nassif
24/07/2008, 16:56
Carai !!!
Que estoria e essa de que " achei essa medida no manual mesmo" !!!:stop:
E quem forneceu tudo isso de mao beijada, link do arquivo e ate o numero da pagina ???!!!:mrgreen::mrgreen:
** Boa sorte com o conjunto !!
[]'s querendo meus creditos no rodape do topico !!!
JCJ
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Vc entendeu né!!! haaahahaha...
Lucas Nassif
24/07/2008, 17:39
1ª Alteração: (de muitas ainda):mrgreen:
Sai da lista a tcase de HIlux e agora é a original Willys reforçada! Pra poupar espaço pro cardã!
Alguem conhece e já usou esse kit que vende na Donatti?
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=621859&idcategoria=16863&Nivell=&Categorias=
Ouvi dizer que com isso, a tcase fica mais silenciosa e mais resistente...Será que daria pra usar ela com esse kit no 4.4??
Ou quebra assim mesmo?
equipeminas4x4
24/07/2008, 18:28
Sai da lista a tcase de HIlux e agora é a original Willys reforçada! Pra poupar espaço pro cardã!
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=621859&idcategoria=16863&Nivell=&Categorias=
Ouvi dizer que com isso, a tcase fica mais silenciosa e mais resistente...Será que daria pra usar ela com esse kit no 4.4??
Ou quebra assim mesmo?
Boa sorte. Vai precisar.
ihhh cara sei não, creio que num vai guentar
assim a reduzida do jeep aguentar aguenta, sempre aguenta umas porradas é bem legale talz, mas nums ei tme um kit ai mkrawler algo asism que ahco mais vantajoso...
tem certeza que num vai esticar o jeep? porque dependendo da config de motor eh o minimo pra ter mais segurança e estabilidade... enfim
Lucas Nassif
24/07/2008, 22:16
ihhh cara sei não, creio que num vai guentar
assim a reduzida do jeep aguentar aguenta, sempre aguenta umas porradas é bem legale talz, mas nums ei tme um kit ai mkrawler algo asism que ahco mais vantajoso...
tem certeza que num vai esticar o jeep? porque dependendo da config de motor eh o minimo pra ter mais segurança e estabilidade... enfim
Rubensx,
Como uso relação do diferencial 43/8 e pneus 31", não necessito do mcrawler.
A redução que essa Tcase proporciona já está de bom tamanho, o que eu quero saber é se depois dela ser reforçada, se ela vai aguentar exercer sua função (com pé de anjo no acelerador), ou se mesmo ela reforçada, vai quebrar na primeira arrancada!
E caso ela não seja a 'ideal', qual tcase que daria certo, lembrando o pouco espaço que tenho?
Hoje conversei com um amigo forista, e ele já usou essa Tcase Willys reforçada num Argentino 3.6 Turbo....Pelo que ele falou, ela aguentou!
Ou quebra assim mesmo?
Blz Lucas,
Conforme prometido tirei as medidas que pediu !! 790 mm conjunto inteiro e 600 mm ate o sensor de velocidade que é a ultima coisa do cambio !! Logico que isto vai bater com as medidas que vc já tem !!
Provavelmete estas medidas não vão servir para nada porque pelo visto vc já mudou de idéia !!
Que vai fazer com a tcase da Hilux ! Vender ! Trocar ! Emprestar ! Doar !
Dependendo do que for fazer me avise !!:mrgreen:
O que vc quer dizer com Tcase Willys reforçada ? É esse kit ?
Se for isso acho que não reforça nada ! Simplesmente tira o sistema de rolamento de agulha e coloca rolamento conico !! Mas as engrenagens continuam as mesmas.
[]´s
JCJ
Lucas Nassif
24/07/2008, 23:50
Blz Lucas,
Conforme prometido tirei as medidas que pediu !! 790 mm conjunto inteiro e 600 mm ate o sensor de velocidade que é a ultima coisa do cambio !! Logico que isto vai bater com as medidas que vc já tem !!
Provavelmete estas medidas não vão servir para nada porque pelo visto vc já mudou de idéia !!
Que vai fazer com a tcase da Hilux ! Vender ! Trocar ! Emprestar ! Doar !
Dependendo do que for fazer me avise !!:mrgreen:
O que vc quer dizer com Tcase Willys reforçada ? É esse kit ?
Se for isso acho que não reforça nada ! Simplesmente tira o sistema de rolamento de agulha e coloca rolamento conico !! Mas as engrenagens continuam as mesmas.
[]´s
JCJ
JCJ,
eu não vou fazer nada com a tcase da Hilux pq eu nem cheguei a comprar! :mrgreen:
Como disse, cv hoje com um forista que tinha um Jeep 3.6 Turbo, e ele fez um reforço na tcase original, não sei se é só os rolamentos conicos e tals, mas ele disse que a tcase aguentou!
O Umberto pode me ajudar a explicar, pois ele também estava na conversa!
Agora uma curiosidade: quando vc exige muito da tcase original, e ela vai pro saco, o que que quebra? Engrenagens? Pino chorão? Roletes?? Ou o que??
Outra coisa: JCJ, que tcase vc vai usar com o seu Vortec?
No mais, brigadão pela ajuda! Caso eu volte pra tcase da Hilux, essas medidas me ajudarão!
:concordo:
JCJ,
eu não vou fazer nada com a tcase da Hilux pq eu nem cheguei a comprar! :mrgreen:
Agora uma curiosidade: quando vc exige muito da tcase original, e ela vai pro saco, o que que quebra? Engrenagens? Pino chorão? Roletes?? Ou o que??
Outra coisa: JCJ, que tcase vc vai usar com o seu Vortec?
No mais, brigadão pela ajuda! Caso eu volte pra tcase da Hilux, essas medidas me ajudarão!
Lucas,
Meu motor anterior era um beefinho, entao ele nao sabia o que era exigir muito da Tcase !:mrgreen:
A maioria das caixas que quebram por aqui, detonam por falta de manutencao e nao por chegarem ao limite ! Jipinho que nem trilha faz, vira e mexe ta na oficina com cambio ou a reduzida detonado ! Oleo faz 20 anos que nao troca ! Rolamento de agulha nem sabe que existe !! a primeira marcha raspa a re pula e por ai vai !!
Vou usar a tcase Willys e ver o que acontece !! Se realmente moer !! (Leia-se 192 cv + cambio 5m + pneu 38 + 101 entre eixo !!) ai vou atras de uma da hilux e um CA ! por isso perguntei se vc tinha a da Hilux ! poderia propor uma troca no meu conjunto ou coisa parecida !!
Ainda bem que vc nao tem, assim paro de viajar e me contento com o manual !!!
[]'s
JCJ
Lucas Nassif
25/07/2008, 11:24
Lucas,
Meu motor anterior era um beefinho, entao ele nao sabia o que era exigir muito da Tcase !:mrgreen:
A maioria das caixas que quebram por aqui, detonam por falta de manutencao e nao por chegarem ao limite ! Jipinho que nem trilha faz, vira e mexe ta na oficina com cambio ou a reduzida detonado ! Oleo faz 20 anos que nao troca ! Rolamento de agulha nem sabe que existe !! a primeira marcha raspa a re pula e por ai vai !!
Vou usar a tcase Willys e ver o que acontece !! Se realmente moer !! (Leia-se 192 cv + cambio 5m + pneu 38 + 101 entre eixo !!) ai vou atras de uma da hilux e um CA ! por isso perguntei se vc tinha a da Hilux ! poderia propor uma troca no meu conjunto ou coisa parecida !!
Ainda bem que vc nao tem, assim paro de viajar e me contento com o manual !!!
[]'s
JCJ
Hauhauhauahauah, se a reduzida aguentar vc eu posso usar a minha tranquiloooo!!! :mrgreen: :mrgreen:
t-case do willys (dana 18 ) reforçada aguenta um motorzinho mais bravo..
segue o video do meu jipinho com a configuração:
motor 3.6 argentino turbo com 0.6 kg + cambio de f600 + t-case reforçada com pneus 35 e um piloto ignorante.
http://br.youtube.com/watch?v=p-28tf-tIIA
umberto xxxrrr
25/07/2008, 13:29
motor 3.6 argentino turbo com 0.6 kg + cambio de f600 + t-case reforçada com pneus 35 e um piloto ignorante.
Hehehehe este cara é bom(não da cabeça).:mrgreen:
Diz aí a atual/futura configuração do "jipinho".:dance: (se bem que merece um tópico só para tal) :mrgreen:
Abração.
Lucas Nassif
25/07/2008, 13:42
Isso aíi Serga! Parece que aguenta mesmo!
Passa a receita de uma tcase reforçada aí, please!
Hehehehe este cara é bom(não da cabeça).:mrgreen:
Diz aí a atual/futura configuração do "jipinho".:dance: (se bem que merece um tópico só para tal) :mrgreen:
Abração.
bão.. futura configuração: (validade de 10 minutos)
vortec v6 do comprado do humbertão (compre um v6 e ganhe um churrasco)
pistões trw speed pro modelo dome (a taxa foi pruns 12:1)
Supercharger eaton m90 (já comprado mas não instalado)
bicos injetores 60# siemens racing e flauta accel
bobina pro comp (baixa impedancia de saida)
modulo do cm doidão racing
bomba e filtro summit alta pressão
sensor maf de cadillac escalade (diametro 3.5")
cambio eu num sei se vou usar o fso2405 ou outro.. tava caçando um zf 5s420 mas num acho
transferencia da toya (reforçada tb....)
suspensão 4 link (ainda construindo a maledeta)
hum...
that's all folk's!
em anexo:
*meu vortec completamente restaurado (ainda sem o M90)
*projeto em CAD da futura susp 4-link
*pistão cabeçudo q eu usei
*um M90 para referencia (o meu num tem foto ainda)
Isso aíi Serga! Parece que aguenta mesmo!
Passa a receita de uma tcase reforçada aí, please!
very well
t-case abre o bico qdo:
por qq motivo, no momento de esforço as engrenagens se afastam e diminuem a area de contato dos dentes das mesma. aí é escalpo na certa.
aí....nós, gonorantes, resolvemos botar mais de 100 cv na coitadinha
a infiliz, ja com os rolamentos agulha do carretel em frangalhos, implode.
outra coisa q tb contribui é a flexão da carcaça, que acaba se abrindo
as engrenagens em si, já são parrudinhas. se estiverem bem apoiadas não quebram tão facilmente.
outros fatores tb tem grande influencia:
suportes do motor
diametro de pneus
relação de diferencial
no meu jips eu quebrei duas vezes a minha t-case
tava com relação longa, com o motor mal fixado e caixa cheia de folgas
parou de quebra qdo:
eu parei de beber (mentiraaaaaaaaaaa)
refiz os suportes do motor (assim ele não gira torcendo a t-case q tá fixa na travessa)
mudei a relação pra 9x44 (tava 13x46 e pneus 33") agora tenho pneus 35"
e reforcei a caixa ( pino chorão, e tampas de chapa de 1/4")
o pino chorão (rolamentos conicos) impede q o carretel se afaste da engren acionadora
e as tampas de chapa grossa diminuem a flexão do corpo da caixa de transf. e reforçam a mesma.
qdo a minha t-case implodiu ela se partiu em duas, com a rachadura começando na tampa inferior, passando pelo furo do eixo do carretel e terminando na tampa superior. as duas tampas de lata se rasgaram.
com isso feito eu deixei de quebrar a t-case e fui quebrar o semi eixo......
cachaça maltida!
ah, esqueci de mencionar.. meu motor era um 6 bocas argentino 3.6 turbo (um litro de alcool pra mim, dois pra ele)...
abraços.
Lucas Nassif
25/07/2008, 15:06
very well
t-case abre o bico qdo:
por qq motivo, no momento de esforço as engrenagens se afastam e diminuem a area de contato dos dentes das mesma. aí é escalpo na certa.
aí....nós, gonorantes, resolvemos botar mais de 100 cv na coitadinha
a infiliz, ja com os rolamentos agulha do carretel em frangalhos, implode.
outra coisa q tb contribui é a flexão da carcaça, que acaba se abrindo
as engrenagens em si, já são parrudinhas. se estiverem bem apoiadas não quebram tão facilmente.
outros fatores tb tem grande influencia:
suportes do motor
diametro de pneus
relação de diferencial
no meu jips eu quebrei duas vezes a minha t-case
tava com relação longa, com o motor mal fixado e caixa cheia de folgas
parou de quebra qdo:
eu parei de beber (mentiraaaaaaaaaaa)
refiz os suportes do motor (assim ele não gira torcendo a t-case q tá fixa na travessa)
mudei a relação pra 9x44 (tava 13x46 e pneus 33") agora tenho pneus 35"
e reforcei a caixa ( pino chorão, e tampas de chapa de 1/4")
o pino chorão (rolamentos conicos) impede q o carretel se afaste da engren acionadora
e as tampas de chapa grossa diminuem a flexão do corpo da caixa de transf. e reforçam a mesma.
qdo a minha t-case implodiu ela se partiu em duas, com a rachadura começando na tampa inferior, passando pelo furo do eixo do carretel e terminando na tampa superior. as duas tampas de lata se rasgaram.
com isso feito eu deixei de quebrar a t-case e fui quebrar o semi eixo......
cachaça maltida!
ah, esqueci de mencionar.. meu motor era um 6 bocas argentino 3.6 turbo (um litro de alcool pra mim, dois pra ele)...
abraços.
Bela explicação! :palmas:
Acho que a tcase original vai quebrar meu galho, entao já estou quase decidido a usar ela mesmo!
Mas uma coisa ainda está tirando o meu sono: mesmo com a tcase original, terei espaço pra cardã ou terei que desistir do cambio da blazer e partir prum clark 4m da C10 mesmo??
:pensativo::pensativo:
umberto xxxrrr
25/07/2008, 15:35
Mesmo que não venha a ser o de Blazer, eu preferiria um 5 marchas senão vai ficar "meio" preso nos deslocamentos não é?
Lucas Nassif
25/07/2008, 15:56
Mesmo que não venha a ser o de Blazer, eu preferiria um 5 marchas senão vai ficar "meio" preso nos deslocamentos não é?
Sim, de inicio eu tinha pensado nas clarks 5m da C20, mas ela só guenta 30kg de torque...
A nao ser que exista uma caixa 5m, pequena, boa, e ...............barata! :mrgreen:
umberto xxxrrr
25/07/2008, 16:14
Sim, de inicio eu tinha pensado nas clarks 5m da C20, mas ela só guenta 30kg de torque...
A nao ser que exista uma caixa 5m, pequena, boa, e ...............barata! :mrgreen:
BBB(e recente) só na gRobo. :mrgreen:
Serga,tudo bem?
Onde encontrou esses pistões?
Quanto custaram?
Abraço
Lucas Nassif
25/07/2008, 16:27
Será que vou ter que alongar a frente do Jeep 13cm?? Seráaa??? :pensativo:
umberto xxxrrr
25/07/2008, 16:39
hauhauhauauh rindo muito da descrição da "quebra" feita pelo amigo do supercharger.
Serga,tudo bem?
Onde encontrou esses pistões?
Quanto custaram?
Abraço
nos USA, claro.. heheh
foi uns 35 dolares cada.. (preço lá)
Lucas, eu tenho um jeep alongado, original!!!! Quer dar uma olhada? Te mando fotos, ou você vem ve-lo mesmo, é só combinar.
Sou de BH!