PDA

Ver Versão Completa : técnicas



scherer
24/07/2008, 13:08
olá sou novo aqui,
gostaria de algum link/dicas de como usar melhor os modos de tração do
carro.. hi,low,reduzida etc.. como usar e qual a situaçao melhor para cada modo.. obrigado

SmootH_
24/07/2008, 13:28
opa! qual carro tu tem?
te passo informações conforme o que conheço no cj5
tendo as 3 alavancas: cambio, 4x4, e reduzida, respectivamente
use sempre o 4x2 quando andar na cidade ou deslocamentos no asfalto
4x4 seria quando precisa de mais tração, como subidas ingremes, lama, areia solta, e etc
reduzida é pra quando exige mais força, como se fossem marchas -1, -2, e -3 com relação mais curta que a primeira
na verdade a terceira reduzida, seria como a primeira normal
agora era bom que dissesse qual carro tem, e quais opções tem no carro, pra podermos ajudar com mais clareza
[]´s

scherer
24/07/2008, 13:38
bom tenho um pajero tr4. mas ja tive varios carros 4x4 mistos (caminhonetes etc)

o basico ja manjo, 4x4 sai da lama rs
mas em q situaçao uso a reduzida, como acelerar , etc? nao diz nada no manual de nao poder andar no asfalto, pelo contrario, eles até autorizam como eu diria, quando o asfalto ta molhado, em serras, descidas, principalmente..

e o bloqueio de diferencial central, oq faz e quando uso..
eh mais ou menos isso.

Luciano SHAKALL
08/08/2008, 00:34
"... bom tenho um pajero tr4 ... o basico ja manjo, 4x4 sai da lama ... em q situaçao uso a reduzida, como acelerar , etc? nao diz nada no manual de nao poder andar no asfalto, pelo contrario, eles até autorizam como eu diria, quando o asfalto ta molhado, em serras, descidas, principalmente... o bloqueio de diferencial central, oq faz e quando uso..."Cara, a Pajeiro Tr4 é 4x4 Full-Time (além da opção 4x2). O que significa que ela possui um terceiro diferencial (central),
e que isso possibilita usar o 4x4 no asfalto, mesmo que seco e em curvas. Você pode optar por utilizar o 4x2 ou o 4x4 Full-time "como quiser":
Supõe-se que em 4x2 o consumo seja ligeiramente menor (além de "poupar" os componentes da tração dianteira), enquanto que
em 4x4 Full-Time você tem melhor dirigibilidade, maior segurança e aderência nas curvas, principalmente em piso molhado.
Ou seja: Mais que uma "autorização" do manual, seria uma RECOMENDAÇÃO!

Já ouviu falar no "Porshe Carrera 4"? O esportivo mesmo. Ele tem tração nas 4 rodas!
Ele (e outros como o "novo" Audi A3) se utilizam do recurso da tração 4x4 (com diferencial central) para melhorar
a aderência em curvas e a "transmissão de potência a solo". É a mesma coisa que acontece com sua Pajeiro 4x4 Full-Time.

Agora, numa situação de Off-Road; aí você bloqueia o diferencial central! Quando fazer isso?
Na mesma situação em que você acionaria o 4x4 de um Jeep ou uma Camionete. A "grosso modo" é isso:
4x4 integral (ou Full-Time) roda onde rodaria em 4x2, só que com mais aderência (tanto em acelerações como em curvas).
4x4 com o diferencial central bloqueado, roda onde roda os 4x4 "normais" com o 4x4 engatado.

Quanto ao uso da reduzida, é pra situações em que se exija mais força do carro.
Se você tiver em 2ª marcha e faltar força, o que você faz? Reduz pra 1ª.
E se tiver em 1ª e faltar força? Aí você usa a reduzida!

Também não precisa "esperar faltar força" pra reduzir não.... Por exemplo:
Sabe aquelas situações em que você só troca de marcha no máximo até a 3ª? Tipo um areião?
Pois é! Nessas situações (entre outras) EU uso a reduzida! Com o "câmbio reduzido", você pode trocar de marcha normalmente, da 1ª até a 5ª,
mas é como se as relações de marcha fossem diferentes, por exemplo: 3ª reduzida, como o Smooth bem falou, equivale-se - geralmente - à 1ª "normal".
Se estiver em reduzida, você pode sair com o carro em 3ª, do mesmo jeito que sairia em 1ª sem está reduzido. E a seqüência continua:
4ª reduzida "se equivale" à 2ª "normal" e a 5ª reduzida se equivale à 3ª "normal".

Lembra que eu falei das situações em que você só usava 1ª, 2ª e 3ª ?
Pois é... Em reduzida (pra ter "O MESMO EFEITO") você vai usar 3ª, 4ª e 5ª ! Vai andar igual!
Qual a vantagem? você ainda tem a 2ª e a 1ª pra usar se faltar força!

Bom, acho que é basicamente isso aí!
O "resto" é você testar o carro para conhecê-lo melhor, suas capacidades e suas limitações!
Sugiro que você procure alguma "turma'" de jipeiros da sua cidade (um Jipe Clube, ou um grupo de amigos)
pra te mostrarem "na prática" toda essa "teoria" :concordo: . . .

Espero ter ajudado,

VALEU!!!

[]'s

Dangelo
28/06/2011, 17:47
Luciano Shakall obrigado pelas dicas! Estive procurando no histórico do fórum sobre como utilizar as opções de tração da Pajero TR4 2008 Auto que acabo de pegar. Estou adorando a viatura mas ainda tinha dúvidas que o manual não deixa muito claro. Vou seguir seu conselho e procurar um Jipe Clube aqui no ABC. Abraços

sgrul1
28/06/2011, 19:05
Amigo de uma olhada a partir do post 407 conversamos disso, apesar de nao ser a mesma viatura:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/47782-concentrando-informacoes-sobre-land-cruiser-prado-34.html
Vai que ajuda ... Abrc:concordo: