PDA

Ver Versão Completa : Sistema de partida à frio - Motor DIESEL



Thiago Pereira
23/07/2008, 21:17
Pessoal,

Gostaria de saber de quem tem Sportage Diesel (a minha é 2.2 aspirada, mas acredito que o sistema da TDI seja semelhante) se a sistema de partida à frio funciona em todas as partidas ou apenas pela manhã (motor frio), pois na minha o aquecimento sempre é acionado independente da temperatura do motor e pelo mesmo tempo.

Essa duvida surgiu, pois observei que existem dois sensores de temperatura proximo a vávula termostática, sendo que pelo esquema elétrico um deles é do sistema de partida à frio, o que teoricamente era para fazer o sistema funcionar apenas com o motor frio.

Abraço,
Thiago

Amostardeiro
23/07/2008, 21:29
Pessoal,

Gostaria de saber de quem tem Sportage Diesel (a minha é 2.2 aspirada, mas acredito que o sistema da TDI seja semelhante) se a sistema de partida à frio funciona em todas as partidas ou apenas pela manhã (motor frio), pois na minha o aquecimento sempre é acionado independente da temperatura do motor e pelo mesmo tempo.

Essa duvida surgiu, pois observei que existem dois sensores de temperatura proximo a vávula termostática, sendo que pelo esquema elétrico um deles é do sistema de partida à frio, o que teoricamente era para fazer o sistema funcionar apenas com o motor frio.

Abraço,
Thiago

Thiago

O sistema liga sempre, com o motor frio ele fica entre 15 e 20 segundos ligado, mas quando o motor esta quente deveria desligar logo devido ao sensor de temperatura.

Abraço

Thiago Pereira
23/07/2008, 21:42
Thiago

O sistema liga sempre, com o motor frio ele fica entre 15 e 20 segundos ligado, mas quando o motor esta quente deveria desligar logo devido ao sensor de temperatura.

Abraço

Antonio,

Então, na minha Sportage o sistema sempre é acionado por 10 segundos, pode ser na manhã de um dia frio com 10ºC, ou após o motor aquecido desligar e ligar. E sempre foi assim desde que comprei em 2002.
Pensei que fosse uma caracteristica da Sportage, mas depois que observei o sensor achei estranho.

Na L200 o sistema apenas é acionado pela manhã e dependendo da temperatura por mais ou menos tempo, depois de aquecido a luz nem pisca.

Será que o problema está no sensor?

Abraço,
Thiago

Nava
25/07/2008, 22:35
A minha é gasolina e tem dois sensores tb.

Robinho da Jaguatirica
30/07/2008, 09:35
Qualquer eletricista meia-boca testa e acha o erro, que só pode estar em 2 lugares, ou no sensor da temperatura, ou no relé, ambos são baratos se for o caso de trocar.


[]s


Robinho

Thiago Pereira
30/07/2008, 10:49
Qualquer eletricista meia-boca testa e acha o erro, que só pode estar em 2 lugares, ou no sensor da temperatura, ou no relé, ambos são baratos se for o caso de trocar.


Robson,

Infelizmente não é tão simples assim.
Testei o sensor e ele está variando a resistência, mas não sei se de forma correta, precisaria do manual de serviços pra saber a relação correta.
A informação do sensor é enviada para uma "Unidade Controladora de Tempo" (UCT) e ai sim para o rele das velas, que está funcionando normalmente.
Essa unidade controla mais alguns sistemas como o alarme de porta aberta, alarme de cinto de segurança, a luz do cinto de segurança, etc.

Acho que vou comprar um sensor novo para testar. Se continuar td na mesma, ou o problema está na UCT ou no chicote elétrico.

Abraço,
Thiago

Nava
30/07/2008, 22:11
Acesse o site da kia que la tem de tudo!

Ditreviso
31/07/2008, 00:22
Pessoal,

Gostaria de saber de quem tem Sportage Diesel (a minha é 2.2 aspirada, mas acredito que o sistema da TDI seja semelhante) se a sistema de partida à frio funciona em todas as partidas ou apenas pela manhã (motor frio), pois na minha o aquecimento sempre é acionado independente da temperatura do motor e pelo mesmo tempo.

Essa duvida surgiu, pois observei que existem dois sensores de temperatura proximo a vávula termostática, sendo que pelo esquema elétrico um deles é do sistema de partida à frio, o que teoricamente era para fazer o sistema funcionar apenas com o motor frio.

Abraço,
Thiago
Caro Thiago: eu não tenho uma Esportage mas tenho uma Mazda B2200 o que é a mesma mecanica/motor R2. Realmente ha sensor, só que é um apenas, o que esta ao lado, só te da informação de temperatura no painel;bem, o outro é que avisa se o relé do aquecedor vai ou não ser acionado.-Lembre que a temperatura ideal deste motor é acima dos 85graus, portanto, se vc estiver com uma valvula termostatica bem calibrada e o motor estiver quente verdadeiramente, vai pegar, digamos A FRIO (na verdade o motor estaria quente) para testar o sensor é só por o dito dentro de uma vasilha com agua bem quente e ver se o circuito esta aberto ou fechado (quente deve estar aberto). Contudo, se não funcionar, NÃO SE APAVORE, vc só vai esperar uns segundinhos mais e pronto. Se precisar de alguma notícia, estou as ordens. jnoal@terra.com.br