Ver Versão Completa : Uso do Towbar
Prezados,
Meu jeep tem um towbar conforme a foto em anexo. Tenho as seguintes dúvidas:
- Atualmente ela é presa a grade do radiador através de um cinto de material semelhante a um cinto de segurança. Isto é seguro? Se não, há outras formas melhores de fazê-lo?
- Vi em outros tópicos a recomendação do uso de correntes de segurança quando rebocando com o towbar. Onde e como devo prender a corrente no carro rebocado? e no rebocador?
- Que bitola de corrente devo usar?
André-4WD
23/07/2008, 10:08
Durval:
Que estranho o teu towbar. Falo isso pq a munheca do towbar é um olhal apenas, como faz para engatar na bola de reboque??
Te respondendo, quando deixava o towbar direto no jeep eu deixava amarrado com extensor. O extensor pegava na alça (empunhadura) que existia na munheca e no capô tinha um "U" invertido onde eu passava ele ali. MAS por segurança, eu sempre usava uma corrente + cadeado num dos braços do towbar (mais perto da base) ancorando num ponto do parachoque. Essa corrente q eu usava era aquelas emborrachadas, para nao ficar batendo ferro por aí...
Ja a outra corrente que vc menciona, é a prevista na lei do engate (lembra?). todo engate tem que ter um ponto de ancoragem para uma corrente de segurança, caso a munheca desacople.
Eu tenho uma corrente de 1,00 metro de comprimento e o elo tem diametro de 8mm. Felizmente nunca aconteceu da munheca desacoplar..
Abraços
Andre
Durval:
Que estranho o teu towbar. Falo isso pq a munheca do towbar é um olhal apenas, como faz para engatar na bola de reboque??
Andre
Esse towbar é modelo militar.. é d olhal pq ele so encaixa no reboque tipo Gancho G...
abç
Durval:
Que estranho o teu towbar. Falo isso pq a munheca do towbar é um olhal apenas, como faz para engatar na bola de reboque??
Pô André se para vc que é expert isto lhe parece estranho, imagine para mim que tô começando agora! :-):-):-)
O CJ60 tem razão, tem que usar este tal de gancho G, que eu ainda não comprei para o rebocador. Aliás é uma Ranger, e eu acho que vai ter que fazer algumas adaptações para colocá-lo.
Ja a outra corrente que vc menciona, é a prevista na lei do engate (lembra?). todo engate tem que ter um ponto de ancoragem para uma corrente de segurança, caso a munheca desacople.
Eu tenho uma corrente de 1,00 metro de comprimento e o elo tem diametro de 8mm. Felizmente nunca aconteceu da munheca desacoplar..
Abraços
Andre
Valeu pela dica da corrente. No Jeep posso prendê-la nas manilhas que existem no parachoque, mas ainda não sei onde vou prendê-la no rebocador!?!? :pensativo:
Alguma idéia??
André-4WD
23/07/2008, 23:10
Durval:
Vou te dar uma idéia, veja se vai poder fazê-la na ranger.
Na bandeirante, eu coloquei um gancho G que tem a bola de engate, e o que fiz como ponto de apoio da corrente de segurança foi utilizar um parafuso com olhal no lugar de um dos 4 parafusos que prendem o gancho G no parachoque. Ficou muito bom!!
abraços
Andre
...e o que fiz como ponto de apoio da corrente de segurança foi utilizar um parafuso com olhal no lugar de um dos 4 parafusos...
Andre
Excelente idéia André, vou adotar! Mesmo assim acho que vou ter que fazer alguma adaptação para acoplar o gancho G, pois o parachoque da Ranger tem uma furação única para pino bola como vc pode ver na foto.
achoefel
24/07/2008, 09:29
Seguinte Durval. Tbem tenho uma ranger igual a sua. Duas coisas. Esta bola na frente da placa vai te dar multa . A latinha que é feito o parachoque não vai aguentar muito o peso do jeep. Mandei instalar um engate de reboque que vai preso no chassi da Ranger.
Ele fica mais abaixo do parachoque.
Rogério Barthy
30/07/2008, 16:28
Isso mesmo, o engate passará a ser o "G bola" , acoplado ao chassis da Ranger.
A outra possibilidade que utilizei em minha viatura, foi adquirir uma munheca para substituir a argola anteriormente usada em minha viatura já que aqui em Resende ninguêm possuia o engate G.
Durval.
Algumas considerações:
1ª - Troque o olhal por um engate, dê preferência ao Kharmann Ghia.
2ª - Coloque um engate "Keko" na Ranger, sem dúvida um dos melhores no mercado para esse peso
3ª - Nunca ande rápido com esse conjunto: Não freia, não dá estabilidade e é perigoso.
Instale um olhal debaixo do engate da keko, não na parte removível, mas na parte fixa.
instale outro olhal no jipe, não no tow bar, mas no para choque, centralizado.
com o jipe engatado, ponha uma corrente grossa, quase esticada entre eles, ligue-os com manilhas e não com cadeados ou parafusos.
Faça uma barra com lanternas e um fio comprido que ligue do engate ao para choque traseiro do jipe..
Boa viagem....( e não se esqueça....sempre devagar!!!)
ADI..
Já passei muito apuro com tow bar e sei do que tô falando...
[]'s sempre com carreta!
Bem, de volta ao Brasil e ao assunto. :-D
Agradeço aos comentários anteriores, mas no momento estou no seguinte pé.
Tentei de várias maneiras mas continuo tendo dificuldades para adaptar um gancho G na Ranger. Achei alguém que se dispôs a fazer uma adaptação no parachoque da ranger, mas como disse o Achoefel, não acho que ele vá suportar força de tração, então esta opção está descartada.
Outra hipótese, também dita pelo Achoefel, é colocar um suporte acoplado no chassis. Neste caso tive dificuldades com duas coisas: a primeira foi encontrar um suporte para Ranger (encontrei) e a segunda foi encontrar este suporte com gancho G (não encontrei).
O suporte que encontrei na própria concessionária era da Keko (obrigado Stephan), mas segundo o atendente ele suporta apenas 600 kg de força de tração. Daí fica uma dúvida minha, qual a força de tração quando eu traciono um jeep de 1200 kg? De toda forma o engate era tipo bola.
Liguei para a ENSIMEC mas eles, que tem o engate G, não tem um suporte para Ranger. Sei que tem um colega aqui que é da ENSIMEC, será que pode ajudar?
Eu não gostaria de modificar o towbar do jeep assim meu problema continua. Aceito sugestões e palpites :pensativo:
Bicudo4x4
12/10/2008, 13:01
Pessoal, tudo blz?
Aproveitando o topico, tenho um corsa sedan premium 1.8 flex será que puxa com tranquilidade o meu CJ?
Tem alguma lei especifica para reboque em towbar? estou com medo de rebocar o CJ e ser abordado pelos COPS..rs
Abs e obrigado
Rogério Barthy
12/10/2008, 20:11
Bicudo, o cálculo de peso para o veículo que reboca é de 1 x e 1/2 o peso do rebocado no mínimo ou seja Jeep = 1300 Kg e o rebocador 2000 Kg.
ROGÉRIO
Luciano SHAKALL
13/10/2008, 04:29
"... tenho um corsa sedan premium 1.8 flex será que puxa com tranquilidade o meu CJ? ... ":arrow: Quais veículos rebocam Cjs com segurança? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43408) :concordo: . . .
[]'s
cacanakagi
13/10/2008, 09:23
Será que uma Montana 1.4 puxa um samurai com eixos de rural numa boa???
victor massinha
13/10/2008, 10:32
a mesma pergunta feita ai em cima. pode ate puxar mas o carro rebocador tem que ser mais pesado que o rebocado! imagine se vc tem que fazer uma frenagem de emergencia? o seu samuca vai acabar empurrando a sua montana sendo que os dois tem pesos praticamante iguais isso se o samurai nao for mais pesado.
Bicudo4x4
13/10/2008, 14:04
Muito obrigado galera...
Abs
cacanakagi
13/10/2008, 21:48
É galera, até concordo que o veículo que puxa, tem q ser mais pesado porém vai depender do cuidado de quem guia... outro dia fui com um amigo de Saveiro puxando um willys de mais ou menos 1.500k.........
Cara, na minha opinião foi numa boa....
Luciano SHAKALL
14/10/2008, 03:53
" ... concordo que o veículo que puxa, tem q ser mais pesado porém vai depender do cuidado de quem guia ... fui com um amigo de Saveiro puxando um willys de mais ou menos 1.500k ... na minha opinião foi numa boa...."É, realmente "vai numa boa" :o ... O problema, é que SE acontecer um imprevisto que necessite de uma freada mais brusca,
ou uma mudança rápida de direção, ou uma "curva em pista suja" que provoque uma derrapagem, ou uma série de outros fatores,
se o rebocado for mais pesado, vai rodar e levar o rebocador junto, gerando "pelo menos", o chamado "efeito L" :putz: ,
podendo haver desde uma "simples tombada" :rolleyes: , à uma rolada ribanceira abaixo :shock: ....
Sendo o rebocador mais pesado isso seria evitado :pensativo: ? Talvez :roll: ! Mas mesmo que ocorresse, seria mais fácil controlar :concordo: .
Quando a gente fala pra usar um rebocador mais pesado que o rebocado, não é que um rebocador mais leve não puxe não...
ele até puxa (como a tal Saveiro do teu amigo :rolleyes: ), não precisa ser piloto pra isso :discordo: . . .
O fato de "não dá nada", é porque não ocorreram imprevistos: Não tem esse "Piloto" que,
mesmo guiando com todo cuidado, vá evitar determinadas coisas em determinadas situações com um rebocador mais leve :parede: . . .
[]'s
cacanakagi
15/10/2008, 07:44
É, realmente "vai numa boa" :o ... O problema, é que SE acontecer um imprevisto que necessite de uma freada mais brusca,
ou uma mudança rápida de direção, ou uma "curva em pista suja" que provoque uma derrapagem, ou uma série de outros fatores,
se o rebocado for mais pesado, vai rodar e levar o rebocador junto, gerando "pelo menos", o chamado "efeito L" :putz: ,
podendo haver desde uma "simples tombada" :rolleyes: , à uma rolada ribanceira abaixo :shock: ....
Sendo o rebocador mais pesado isso seria evitado :pensativo: ? Talvez :roll: ! Mas mesmo que ocorresse, seria mais fácil controlar :concordo: .
Quando a gente fala pra usar um rebocador mais pesado que o rebocado, não é que um rebocador mais leve não puxe não...
ele até puxa (como a tal Saveiro do teu amigo :rolleyes: ), não precisa ser piloto pra isso :discordo: . . .
O fato de "não dá nada", é porque não ocorreram imprevistos: Não tem esse "Piloto" que,
mesmo guiando com todo cuidado, vá evitar determinadas coisas em determinadas situações com um rebocador mais leve :parede: . . .
[]'s
É Luciano, vc tá certo, se meu amigo tivesse grana, ele com certeza iria puxar o willys dele com uma 250, ou uma hilux... Mas quem não tem cão, caça com gato né... Talvez a melohor solução para ambos os casos seriam aqueles towbar que freiam o veículo como estes:
http://www.readybrake.com/tow-bars.html
Quem vai se dispor a fazer um desses??? hehehehehehe...
Tá fácil hein... Mas tem que ser minuciosamente testado para evitar um acidente....
Luciano SHAKALL
15/10/2008, 11:57
" ... É Luciano ... se meu amigo tivesse grana, ele com certeza iria puxar o willys dele com uma 250, ou uma hilux... Eu "to ligado" :wink: ! Também padeço desse mesmo mal :lol: . . .
Eu apenas quis frisar que, embora "possa puxar", não é seguro :concordo: !
" ... Talvez a melohor solução para ambos os casos seriam aqueles towbar que freiam o veículo como estes:
http://www.readybrake.com/tow-bars.htmlTaí um negocinho legal :palmas: . . .
[]'s
Bem, de volta ao Brasil e ao assunto. :-D
Agradeço aos comentários anteriores, mas no momento estou no seguinte pé.
Tentei de várias maneiras mas continuo tendo dificuldades para adaptar um gancho G na Ranger. Achei alguém que se dispôs a fazer uma adaptação no parachoque da ranger, mas como disse o Achoefel, não acho que ele vá suportar força de tração, então esta opção está descartada.
Outra hipótese, também dita pelo Achoefel, é colocar um suporte acoplado no chassis. Neste caso tive dificuldades com duas coisas: a primeira foi encontrar um suporte para Ranger (encontrei) e a segunda foi encontrar este suporte com gancho G (não encontrei).
O suporte que encontrei na própria concessionária era da Keko (obrigado Stephan), mas segundo o atendente ele suporta apenas 600 kg de força de tração. Daí fica uma dúvida minha, qual a força de tração quando eu traciono um jeep de 1200 kg? De toda forma o engate era tipo bola.
Liguei para a ENSIMEC mas eles, que tem o engate G, não tem um suporte para Ranger. Sei que tem um colega aqui que é da ENSIMEC, será que pode ajudar?
Eu não gostaria de modificar o towbar do jeep assim meu problema continua. Aceito sugestões e palpites :pensativo:
Durval, particulamente acho esse engate tipo militar mais seguro que o da bola, porém o problema dele é quanto ao engate "g" na ranger, acho que não encontra um próprio para ela, tem de partir para adaptação, e outro fato é que é bem mais provável que a turma que vc anda tenha mais engate de bola, o que aumenta as possibilidades de em alguma trilha e vc precisar ser puxado, e não ter ninguém com o engate "g", más ai depende de vc querer mudar o towbar do Jeep, só esse ano presenciei três casos em que o veículo soltou, e os três estavam sem corrente! todos com engate tipo bola, graças a Deus só houve danos materiais, e aos poucos o pessoal está resolvendo por as correntes, em um caso mesmo com o engate travado com cadeado, ele soltou.
Quanto ao veículo puxar com segurança, sempre ouvi falar que o ideal é ter pelo menos 1,5 vezes mais massa que o que vai sendo rebocado, e acho que um sedan pode até puxar o jeep, porém basta uma descida mais acentuada, para ele literalmente empurrar a traseira formando o famoso "L", sem falar de precisar freia bruscamente ou desviar de algo!
[]´s.
adrianodecastro
03/09/2011, 22:41
Boa noite eu tenho uma ranger 2008 e um jeep willys e quero rebocar ele pelo tobar com a ranger sera que tem problema ??
como eu posso fazer pra ter menos problemas ??
e o para-choque da ranger com a bola original???
obrigado pessoal.
adrianodecastro
03/09/2011, 22:47
Boa noite eu tenho uma ranger 2008 e um jeep willys e quero rebocar ele pelo tobar com a ranger sera que tem problema ??
como eu posso fazer pra ter menos problemas ??
e o para-choque da ranger com a bola original???
obrigado pessoal.
FELIZES PROPRIETÁRIOS DE VÍCULOS LÉVES - Dêem uma olhada no maual do veículo que deve informar além do peso máximo rebocável , os pontos onde é fixado o suporte. No meu caso tenho um FIAT IDEA 1.4 ELX cujo máximo peso rebocavél é 400Kg.... Ou seja: Puxa uma "carretinha" com alguma "tralha" em cima.
Imaginem a situação. Um "Corsinha"(tração dianteira),puxando um Jeep ladeira acima e o sinal fecha. Bem, você fazendo grande pressão no freio segura a "fera". Más, e prá arrancar de novo ? e o "mala" que sempre acha de parar bem perto do parachoque do carro da frente ?
A Gente tem que ser coerente e realista em certas situções. Como disse o amigo a Saveiro puxou o CJ. Porém, nesta mesma circunstância, mesmo com grana curta, eu ainda dou preferência à um "GUINCHO PLATAFORMA" ante o grande "PREJU" que uma tentativa de economizar pode vir a causar.
Creio que R$150....200....300... de guincho ainda saem barato.
hpnardino
25/09/2011, 10:14
FELIZES PROPRIETÁRIOS DE VÍCULOS LÉVES - Dêem uma olhada no maual do veículo que deve informar além do peso máximo rebocável , os pontos onde é fixado o suporte. No meu caso tenho um FIAT IDEA 1.4 ELX cujo máximo peso rebocavél é 400Kg.... Ou seja: Puxa uma "carretinha" com alguma "tralha" em cima.
Imaginem a situação. Um "Corsinha"(tração dianteira),puxando um Jeep ladeira acima e o sinal fecha. Bem, você fazendo grande pressão no freio segura a "fera". Más, e prá arrancar de novo ? e o "mala" que sempre acha de parar bem perto do parachoque do carro da frente ?
A Gente tem que ser coerente e realista em certas situções. Como disse o amigo a Saveiro puxou o CJ. Porém, nesta mesma circunstância, mesmo com grana curta, eu ainda dou preferência à um "GUINCHO PLATAFORMA" ante o grande "PREJU" que uma tentativa de economizar pode vir a causar.
Creio que R$150....200....300... de guincho ainda saem barato.
Concordo plenamente com o Edgar! Tenho um blazer 2.4 e sempre reboco meu jeep, na ultima viagem de Ipatinga-MG para Arcruz-ES mais ou menos 400 km, esta com velocidade constante e andando a 80 km/h, derepente um chapeludo com um brasilia freiou na frente, quase parou para sair da pista e entrar em uma estrada de terra, imaginem o cagaço... Sorte que eu estava com uma distância de segmento muito boa senão tinha dado mer... Imagino esta situação com um carro leve. E oha que a blazer tem freios abs.
Willian Del Piero Rocha
25/09/2011, 19:10
Vejo sempre no forum os colegas perguntando "qual veiculo reboca o jeep",pôxa,,,como já falaram acima,é só e SOMENTE olhar o manual do veiculo supostamente rebocador e verá a capacidade de reboque sem freio.Meu carro é um VW Polo sedan,pelo manual,a carga rebocavel sem freio é de 500kg,ou seja,rebocar jeep nem pensar:discordo::discordo::discordo:.Já reboquei o meu cj5 apenas para testar e dentro do bairro,tudo plano e bem devagar 40 km/h,testei umas freiadas pânicas e ,,,,não gostei mesmo meu carro tendo abs.Não rebocaria meu jeep em uma rodovia com um carro pequeno ou medio de jeito nenhum.Sei que vão falar que já rebocaram com um astra,golf,focus,etc,,foi sorte não ter dado merda.Isso é dar chance para o azar e não se preocupar com os outros que estão na rodovia.Como disse o colega acima é muito melhor pagar um reboque prancha do que confiar na sorte.Colocamos freio a disco,fárois potentes,pneus melhores,etc,etc,,,,,porque não confiamos na sorte na hora de freiar,de iluminar,da aderencia,,,,,,,
Desculpem,,mas é a minha opinião:concordo:
georgevalle
26/09/2011, 09:57
Gostei da ideia dos gringos, mas acho que não vai funcionar legal, pois tem o detalhe de quando freamos o carro sempre estamos segurando a direção e neste caso não então o carro puxado pode vir a virar a direção sozinho algo que pode ser dificil de corrigir, sempre levo a rural rebocada e ja passei alguns sustos o ultimo foi levando para Curitiba na linha verde perto de um radar fixo a anta da frente resolveu quase parar para não ser multado resultado "juntei" a grand blazer no freio pneu arrastando abs atuando quase deu m**** a minha sorte foi dois fatores distância do carro da frente e de que levei meu sobrinho junto na rural e ele estava "ligado" e ajudou freando a rural (o detalhe é que levei ele para apenas sinalizar ja que a rural não estava com a ligação eletrica) portanto gente como foi falado muito critério na hora de rebocar mais ainda se for carro pesado, na sexta trouxe a sportage que havia deixado em uma cidade vizinha é um carro bem mais leve que a grand blazer mas como a pista estava molhada e não tinha ninguem na sportage vim "na boa" velocidade baixa e com muita segurança.
NayCordeiro
02/10/2011, 17:23
Vou rebocar o meu CJ de Troller. O jeep ta com carroceria de fibra, pneus 33... acho que o Troller tem massa suficiente para puxa-lo.
Rodrigo Baratti
03/10/2011, 13:47
Vou rebocar o meu CJ de Troller. O jeep ta com carroceria de fibra, pneus 33... acho que o Troller tem massa suficiente para puxa-lo.
O problema não é puxar e sim freiar sem dar "L".
O Troller é um carro curto e com traseira leve, similar ao próprio jeep.
Só toparia em um percurso curto sem declives acentuados e sem transito.
[]'s
Jones Ronaldi
24/10/2011, 20:55
Tenho uma Ecosport 2.0 será que ela puxa o cj5 no towbar????? abraço
georgevalle
25/10/2011, 08:15
Colega Jeepsanto claro que puxa mas é como foi dito é muito perigoso, claro que com muita cautela até vai mas não recomendo, se gosta de ir curtir o "brinquedo" longe de casa recomendo comprar uma carretinha com freio por inercia, ja fui buscar uma rural em Bagé RS longe pra caramba e veio numa boa e veja o peso da rural mas com equipamento certo não tive problema nenhum.
chinelao4x4
25/10/2011, 09:41
alguem pode me dizer porque meu jipe , qud eu faço uma curva " saindo de uma rua e entrando em outra na direita ou esquerda", as vezes elas viram pro lado oposto , e não volta ? tenho que parar o carro e por as rodas na reta novamente com a mão !
seria os meus pneus ? são cross.
puxo com uma saveiro ! rsrsrs, claro devagarinhu!!! , o outro jipe q tive, era frontiera e virava normal no towbar.
abrçs
Rodrigo Baratti
25/10/2011, 11:34
Boa pergunta....acontece direto comigo tb!!
Pelo que reparei só acontece qdo se tem valetas.
Acho que qdo a roda chega ao fundo da valeta ela tende a ficar alinhada pra frente e acaba virando pro lado oposto!!
Sei lá, devo ter escrito besteira!!
Vamos ver se alguem realmente sabe o porque?
[]'s
Eu pago prá não me extressar e correr riscos desnecesários.... Se a idéia é curtir o Jeeo em algum lugar ele deverá aguntar a viagem de ida e volta. Se quebrar "fica lá",(claro que cada caso é um caso.... Rallye... raid e etc), volto de ônibus e depois dou um jeito. Se o veículo não tem condições de trafegar ou não aguentaria a viagem e outa história.
- George Valle como está a previsão para o dia 06/11 ?
victor dircksem
25/10/2011, 20:03
pessoal a pouco coloquei o towbar no meu jeep
ai veio a duvida pode ir gente no jeep quando esta sendo rebocado ?
sabem se fala isso na contran
grato victor
Fala. .... Reboque (traler.... carretas e afims), e veículos rebocados não podem levar passageiros.
- Não sei dizer de momento o artigo do CTB. Más, sei que não pode.
georgevalle
26/10/2011, 09:06
Tudo preparado vamos ter uma trilha boa :euforico:aprox. 40 km alguns pontos se tiver chuva tem que ter bom equipamento:shock: (quem não tiver sem problema terá apoio:razz:) e na maioria passeio mato, este ano não teremos trechos pesados chega de quebradeira :?(mas se alguem quiser os buracos estão lá...:twisted::twisted::twisted:)
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