PDA

Ver Versão Completa : Filtro de ar



ramiro_eli
04/06/2003, 17:14
All:

Estou procurando algum filtro de ar para intalar no meu Jeep.
Atualmente tenho um filtro de Kombi diesel, mas ele é o "gargalo" do meu motor, pois sem ele o motor fica muito melhor...
A minha idéia inicial era colocar um filtro cônico lavável, tipo K&N, mas me parece que este não filtra muito bem...e o motor acaba aspirando areia, pó, etc...
Estou pensando em colocar o filtro da D-20 ou algum semelhante...mas estes são bastante grandes, e não sei se caberiam dentro do cofre do CJ...
Alguem usa algum filtro destes?
Onde está instalado?

Mauro B.
04/06/2003, 19:14
Ae Ramiro !!

Antes de mais nada....Que motor que tu tens ???

[]'s

monge
05/06/2003, 02:44
Bom, chutando que seu motor é original, já ouvi dizer de gente que usa filtros do del-rey ou corcel...

Não sei se irá resolver seu problema :)

[]'s

Eugênio

ramiro_eli
05/06/2003, 10:39
O meu motor é um GM 4.4L (4.1 c/ pistões de 4 pol.), comando Iskanderian 268 p/ off-road, válvulas 48 e carburador Webber 44 IDF...

Ele "respira" muito, e os filtros pequenos não dão conta...

Mauricio Mei
05/06/2003, 11:04
Agora eu nao gostei .... :cry: O Ramiro disse que o filtro de ar conico lavavel nao eh muito bom.... :?:

Acabei de comprar um destes para colocar no meu CJ com motor original...aquele filtro original eh horrivel. :evil:

Alias estou apanhando para adapta-lo pois a boca do carburador eh bem menor do que a do filtro.....meio que o vendedor me enrolou falando que era simples e facil a adaptacao. :x

Espero comentarios sobre o conico lavavel....

Abraco

walter.andreis
05/06/2003, 13:27
Agora eu nao gostei .... :cry: O Ramiro disse que o filtro de ar conico lavavel nao eh muito bom.... :?:

Acabei de comprar um destes para colocar no meu CJ com motor original...aquele filtro original eh horrivel. :evil:

Alias estou apanhando para adapta-lo pois a boca do carburador eh bem menor do que a do filtro.....meio que o vendedor me enrolou falando que era simples e facil a adaptacao. :x

Espero comentarios sobre o conico lavavel....

Abraco

Maurício,
Infelizmente acho q vc não gastou $$$ na coisa certa...
Os cônicos laváveis são pra carros de competição on-road, ou até mesmo pra deixar qualquer carro com um barulho mais "bonitinho"...
Em carros de competição, os motores não podem ter "restrição" de entrada de ar para o motor, então eles usam estes filtros cônicos laváveis que deixam passar muiiito mais ar que os originais... porém, como ele não possui um "filtro" muito fino (pra não restringir o ar) acaba entrando muuiuita sujeira junto... :( :( :( Tanto é que o pessoal que tem o carro com estes filtros ficam constantemente (ou deveriam ficar) preocupados em limpar os filtros, e não passar por lugares com muita poeira / sujeira / etc... Então IMAGINA em 1 trilha??? Eh perigoso o pó SELAR* :shock: a entrada de ar do motor, de tanto que entra sujeira!!! :D :D :D :D
Eu também gosaria que não fosse assim, pois estou com um filtro cônico de 2 1/2" encostado e não posso usar no CJ...


*= Brincadeira sobre o SELAR, mas q entra sujeira... aaahhhh isso entra!!

[]´s

ramiro_eli
05/06/2003, 16:43
Mauricio:

Eu ainda não testei estes filtros cônicos no jeep, apenas imagino que eles não sejam adequados para off-road.
Mas já que voce tem ele, teste-o!!!
Passe um pouco (bem pouco!!!) de graxa em algum lugar dentro do sistema de admisão (pode ser na base do própio filtro) e use o jeep em algum lugar com bastante poeira. Se o filtro permitir a passagem de sujeiras, a graxa vai ficar com pó grudado...caso contrário ele funciona!!!

Vinicius Cruz
05/06/2003, 20:52
Vc ja pensou em colocar um filtro (mesmo que seja grande ) pela parte interna da perede corte fogo, do lado do passageiro, levando a entrada de ar ate o carburador com mangueira flexivel?, acho que vc estaria protegido tambem contra a agua que pode entrar no filtro em travessias que sejam um pouco mais fundas. :wink:

walter.andreis
06/06/2003, 05:24
Vc ja pensou em colocar um filtro (mesmo que seja grande ) pela parte interna da perede corte fogo, do lado do passageiro, levando a entrada de ar ate o carburador com mangueira flexivel?, acho que vc estaria protegido tambem contra a agua que pode entrar no filtro em travessias que sejam um pouco mais fundas. :wink:

Grande Vinícius...
O problema deste tipo de configuração, é o cheiro de gasolina que fica dentro do jeep, já que o filtro de ar que estará dentro do habitáculo vem diretamente do sistema de admissão do motor....

[]´s

Mauricio Mei
06/06/2003, 10:12
Pessoal

o filtro esta instalado, nao consegui falar com o mecanico a tempo para saber de alguma opcao mais eficiente, apropriada :shock:

Bom com certeza vou fazer o "teste da graxa" e retornar para voces com o resultado :roll:

Tem o Raid da Copa Sudeste em Piracicaba no dia 05 de Julho que sera o teste perfeito...da-lhe pó........ :oops:

Enquanto isto estou elaborando um projeto para utilizar este filtro conico com snorkel, podendo no caso incluir um elemento de papel simples para filtrar o po...isso se realmente o conico nao se mostrar eficiente. Alem disso o filtro conico fica muito exposto a agua, e com a utilizacao de um snorkel, eu poderia protege-lo.

Assim que puder opinar pode deixar que eu dou uma resposta completinha sobre o ocorrido.

Abracos

ramiro_eli
03/07/2003, 15:05
Oi Maurício!

E ai?
Como foi o "teste" do filtro? Ele filtra bem ou não?

[ ]'s anciosos...

Mauricio Mei
03/07/2003, 17:08
Ramiro,

o teste sera este sabado....vamos ver... :D

Semana passada eu fiz uma trilhinha mas, nao havia colocado nada para testar :?

Na segunda eu falo para voces...

Abraco da cobaia do filtro de ar..... :lol:

Mauricio

Mauricio Mei
10/07/2003, 16:20
Ramiro,

vamos ao resultado do teste....

Primeiro devo mencionar que o teste foi feito sob as mais severas condições: grande parte do Raid foi realizada dentro de canaviais nos quais nao chove a um bom tempo....o que tinha de po nao esta escrito.

Ao abrir o filtro de ar apos a trilhas notei apenas, a presenca quase imperceptivel de po dentro do mesmo. De qualquer maneira claro que um filtro convencional eh mais eficiente, mas pela porposta deste filtro achei que ele se saiu bem.

Vou continuar utilizando ele.

Abraco

Mauricio

Luis Assis
10/07/2003, 23:21
:D Bom saber, vou experimenta-lo, pois o que o bichinho poupa de espaço dentro do cofre, é uma estupidez!!! :D :D
[]'s
Gustavo

ramiro_eli
11/07/2003, 09:29
Obrigado pela resposta Mauricio!!!

Qual a marca e o modelo do filtro que voce comprou?

Vou procurar um filtro destes semana que vem...

...e novamente obrigado pela atenção!

Mauricio Mei
11/07/2003, 15:02
Pessoal,

trata-se de um filtro conico para competicao, italianao, cuja marca eu vou ficar devendo por joguei a caixa fora......comprei com o pessoal da Jeeparts - www.jeeparts.com.br

Abraco

Mei