PDA

Ver Versão Completa : Minha Ranger enguiçou!

Raposo
22/07/2008, 13:40
Boa tarde, colegas foristas!
Fui fazer um exame no Barrashopping pela manhã e ao estacionar não entrou mais marcha nenhuma :putz:. Voltei do exame e acionei o reboque. Deixei no mecânico e ele só vai mexer amanhã. Acho que foi a embreagem, o pedal está normal até um pouco mais macio, só que não entra marcha.
Alguém já passou por isso ou sabe o que houve?
Um grande abraço.

ojaneri
22/07/2008, 18:03
Tentou bombear o pedal da embreagem? Pode ser o cilindro mestre ou cilindro auxiliar, ou o proprio disco de embreagem. Chegou se o nivel da embreagem estava correto? Nos mantenha informado!

Nuno
22/07/2008, 19:01
Boa Noite Raposo, aconteceu exatamente isso comigo, moro em um predio e minha garagem e no 2 sub-solo fui sair de casa de manhã para trabalhar e nada das marchas entrarem.
Diagnostico: disco de embreagem, tive que por um novo - se tua ranger for a gasolina não é tão caro mas se for a diesel é caro.
E não compensa por disco recuperado, dá pau rapido, tem que ser novo.

Ok

Att nuno

Walter L. L. Casitta
22/07/2008, 19:15
O kit da embreagem da Ranger 2.8 não é tão caro, custa em torno de R$700,00 incluindo o cilindro atuador, mas o da 2.5 passa muito dos R$1000,00...

beechmaster
22/07/2008, 20:08
Boa tarde, colegas foristas!
Fui fazer um exame no Barrashopping pela manhã e ao estacionar não entrou mais marcha nenhuma :putz:. Voltei do exame e acionei o reboque. Deixei no mecânico e ele só vai mexer amanhã. Acho que foi a embreagem, o pedal está normal até um pouco mais macio, só que não entra marcha.
Alguém já passou por isso ou sabe o que houve?
Um grande abraço.

Raposo,

Citando meu tópico anterior:

"Minha Ranger XLT 2.5 diesel 1999 teve o mesmo problema. Trata-se do rolamento ou rolete do eixo primário. Não tem a ver com embreagem. O rolamento conecta o eixo de manivelas à caixa de marchas. Custa 50 reais, é do tamanho de uma tampa de vidro de shampoo, mas dá um trabalho miserável prá trocar, tendo que desmontar caixa e embreagem."

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=465629#post465629

Bons vôos

Anthoniusnikos
22/07/2008, 20:14
X2 Beechmaster...!!!
Amigo Raposo. Vai ser preciso descer a caixa. Pode ser também o rolamento (capa e rolamento) do eixo do prisma (fica no centro do volante do motor), custa uns R$ 35,00 mas quando emperra (engripa), mesmo com a embreagem nova as marchas não entram. Aproveite para ver as condições do atuador, platô e disco. Se estiverem meia-sola, é recomendável trocar todos. Se trocar tudo + mão-de-obra vai gastar uns R$ 2.000,00 pilas. Abaixo disto fica no lucro.
Abração
Anthoniusnikos

Raposo
24/07/2008, 13:43
Pessoal, seguem as novidades:
O mecânico condenou a embreagem. O orçamento inicialmente ficou em R$ 3.300,00 colocando embreagem original Ford com atuador hidráulico. Aí perguntei se comprando o "genérico" ficaria mais em conta e caiu para R$ 2.300,00 sendo R$ 1.900,00 da embreagem mais R$ 400,00 de mão de obra. Então perguntei se eu poderia fornecer a embreagem e ele concordou. Ato contínuo, comprei disco, platô e atuador hidráulico, marca LUK, por R$ 1.230,00 na Forcel em São Cristóvão. Deixei o kit ontem a tarde na oficina com a promessa de que a pick up ficaria pronta hoje. Entretanto, liguei para a oficina hoje e o dono informou-me que a esposa do mecânico faleceu e ele não trabalharia neste dia (é compreensível) mas que disponibilizaria outro meca para adiantar o serviço. Não tenho confiança na oficina porque não conheço, foi uma emergência. Eu estava com o carro em cima do reboque e precisava largar em alguma oficina; então, cabe a pergunta: os colegas acham que o preço da mão de obra (R$ 400,00) está dentro da média? Vou mantê-los informados.
Um grande abraço.

cbridi
24/07/2008, 14:08
O trabalho para remover e recolocar a caixa é f*dido. Tá no valor.
Disco, platô e atuador tbem estão no preço.

[]'s

Anthoniusnikos
24/07/2008, 14:12
Raposo, você não mencionou se vai ser trocado o rolamento do eixo prisma, que pode ser realizado juntamente.
Quanto a mão-de-obra está muito cara, pode conseguir por R$ 200,00. Dá umas quatro horas de serviço, a R$ 50,00 / hora, está muito bom, fora disso é rapinagem.
Abração
Anthoniusnikos

Raposo
24/07/2008, 14:13
O trabalho para remover e recolocar a caixa é f*dido. Tá no valor.
Disco, platô e atuador tbem estão no preço.

[]'s
Valeu, cbridi.
Amanhã pela manhã vou passar lá na oficina pra ver como está o serviço. qualquer novidade posto aqui.
Um abraço.

Raposo
24/07/2008, 14:19
Raposo, você não mencionou se vai ser trocado o atuador e o rolamento do eixo prisma, que podem ser realizados juntamente.
Quanto a mão-de-obra está muito cara, pode conseguir por R$ 200,00.
Abração
Anthoniusnikos
Anthoniusnikos!
Tá meio complicado para mim porque eu estou tentando aliar o horário de trabalho mais o acompanhamento do trabalho da oficina. Quando eu saio para o trabalho a oficina ainda não abriu e quando volto já fechou. O rolamento do eixo primário é novidade para mim. Amanhã vou perder umas horas pela manhã e vou lá na oficina ver o que acontece. Depois posto as novidades.
Também achei salgado o preço, mas como falei foi uma emergência.
Um abraço.

Anthoniusnikos
24/07/2008, 14:30
Pechinche, acompanhe o serviço, fala que você vai ficar freguês. Não vai pagando o que os caras pedem, eles têm uma margem e acabam aceitando. Depois converse se trabalham com torquímetro, se não haverá possibilidade do disco ficar empenado. Veja na foto abaixo o lugar do rolamento do volante que deve ser trocado (centro do volante). "Aproveite e troque" custa R$ 35,00 e se der problema, mesmo com a embreagem nova vai ter que tirar tudo de novo.

Raposo
24/07/2008, 15:38
Pechinche, acompanhe o serviço, fala que você vai ficar freguês. Não vai pagando o que os caras pedem, eles têm uma margem e acabam aceitando. Depois converse se trabalham com torquímetro, se não haverá possibilidade do disco ficar empenado. Veja na foto abaixo o lugar do rolamento do volante que deve ser trocado (centro do volante). "Aproveite e troque" custa R$ 35,00 e se der problema, mesmo com a embreagem nova vai ter que tirar tudo de novo.
Você é mesmo um grande colaborador, Anthonius!
Agora ficou bem mais fácil localizar o rolamento. Como já te disse, amanhã passo por lá e mando trocar o rolamento. Com relação à pechinchar, tudo vai depender do andamento do serviço porque se eu não gostar do que ver coloco a Natasha no reboque e levo para outra oficina.
Um abração.

ojaneri
24/07/2008, 16:05
Só para constar, sua picape esta com qual kilometragem? Valeu!

Allan Nielsen
24/07/2008, 23:21
Pessoal, seguem as novidades:
O mecânico condenou a embreagem. O orçamento inicialmente ficou em R$ 3.300,00 colocando embreagem original Ford com atuador hidráulico. Aí perguntei se comprando o "genérico" ficaria mais em conta e caiu para R$ 2.300,00 sendo R$ 1.900,00 da embreagem mais R$ 400,00 de mão de obra. Então perguntei se eu poderia fornecer a embreagem e ele concordou. Ato contínuo, comprei disco, platô e atuador hidráulico, marca LUK, por R$ 1.230,00 na Forcel em São Cristóvão. Deixei o kit ontem a tarde na oficina com a promessa de que a pick up ficaria pronta hoje. Entretanto, liguei para a oficina hoje e o dono informou-me que a esposa do mecânico faleceu e ele não trabalharia neste dia (é compreensível) mas que disponibilizaria outro meca para adiantar o serviço. Não tenho confiança na oficina porque não conheço, foi uma emergência. Eu estava com o carro em cima do reboque e precisava largar em alguma oficina; então, cabe a pergunta: os colegas acham que o preço da mão de obra (R$ 400,00) está dentro da média? Vou mantê-los informados.
Um grande abraço.

Raposo, o preço da MO no Rio é este mesmo, tem alguns que cobram mais. Gastei na emergencia: cilindro mestre SKF 220, atuador LUK 270, disco e plato 1010, rolamento do piloto (Ford) 25, fluido dot4 10. A embreagem original Ford é LUK.

No meu caso o disco e plato ainda rodavam muito, mais como estava com uma das molas quebrada e já estava no segundo atuador resolvi trocar tudo, pois tenho andado muito pouco na Ranger então não compensa troca-la.

Em anexo procedimento da LUK para a Ranger.

Boa sorte

Anthoniusnikos
25/07/2008, 12:08
Valeu Allan. Mais um bom diagnóstico e solução de problemas da embreagem das Ranger. E a importância de se começar a usar TORQUÍMETRO para o aperto correto dos parafusos.
Para apertar o platô da embreagem no volante do motor, enquanto um parafuso M6 requer 1,0 Kgf.m outro M10 ou 3/8" requerem 5,0 kgf.m. Daí só com troquímetro mesmo, senão pode dar empenamento.
Abração

Estamos de ... :shock::shock::shock:

Anthoniusnikos

Edintruder
25/07/2008, 13:53
Não é raro dar torque demais e gerar um cizalhamento no parafuso e quando parece tudo estar bem ocorre um dano misterioso que foi gerado por pura negligência de quem montou as peças...
Em diversos parafusos eu procuro usar o Loctite para ter certeza que não soltará sem exegerar no torque, pois seguidamente eu quebrava os parafusos por excesso de aperto ainda na montagem.

Raposo
25/07/2008, 15:47
Como os colegas sabem, a esposa do mecânico faleceu. O dono da oficina colocou um substituto para terminar o serviço. Esta manhã fui lá e verifiquei: estava tudo desmontado. Teve que tirar até a CT. O platô apresenta desgaste e manchas de queimado onde trabalha o disco. O disco também apresentava desgaste e marcas de queimado parecendo empeno (não forcei a embreagem). Com relação ao rolamento o Anthonius acertou na mosca: estava ruim mesmo. Foi difícil de achar mas consegui a R$ 40,00; já está na mão do meca. Passei em outra oficina lá perto e perguntei quanto custava para trocar a embreagem: R$ 650,00 (se for 4X4). então o preço tá mais ou menos. segundo o dono da oficina, a viatura fica pronta ainda hoje (assim espero). Vou mantê-los informados. Em tempo: não lembro qual colega perguntou mas está com 143.000 km e o velocímetro foi trocado na FORD com 37.000km.
Abraços a todos.

cantodopirão
27/07/2008, 10:24
Gastei com mão de obra e peças, algo parecido.

Anthoniusnikos
27/07/2008, 10:44
Ô Edin, que tal convidar o Cassita, o Raposo, o Allan, o Ojaneri, o ... para ir até esse Canto do Pirão do Cláudio. Pelo menos, não vai ser por falta de mecânico que a gente vai ficar na estrada.
Abraços :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Raposo
27/07/2008, 13:00
Alô, pessoal!
A Natasha ficou pronta no sábado ao meio dia. Na sexta-feira o meca saiu para testar e verificou que o pedal da embreagem estava baixo; seria necessária a troca do cilindro do pedal. A própria oficina comprou e no sábado finalmente o serviço foi concluído. Demorou, mas a boa notícia é que a embreagem ficou excelente, o pedal ficou muito macio e a viatura não trepida ao arrancar. A montagem foi perfeita, está tudo funcionando.
Abaixo, segue o custo com a troca do conjunto da embreagem - Ranger XLT, CD, 4X4, motor Maxion HSD 2.5 Euro II, ano 2001/2001:

1) kit da embreagem marca LUK: disco, platô e atuador hidráulico - R$ 1.230,00;
2) roletes do eixo primário (original FORD) - R$ 40,00;
3) cilindro do pedal da embreagem (original FORD) - R$ 195,00;
4) mão de obra (incluindo o fluido DOT 4) - R$ 418,00;
5) "gorjeta" do meca e seu ajudante - R$ 20,00.
6) Total - R$ 1.903,00
Quero deixar o meu agradecimento aqui aos integrantes deste Forum, sempre solidários com os problemas que porventura aparecem em nossas amadas viaturas, com destaque ao Anthonius, Edin, Allan e outros colaboradores. Só não sei onde é a parada do Canto do Pirão (risos).
Um grande abraço.

beechmaster
27/07/2008, 13:14
Alô, pessoal!
A Natasha ficou pronta no sábado ao meio dia. Na sexta-feira o meca saiu para testar e verificou que o pedal da embreagem estava baixo; seria necessária a troca do cilindro do pedal. A própria oficina comprou e no sábado finalmente o serviço foi concluído. Demorou, mas a boa notícia é que a embreagem ficou excelente, o pedal ficou muito macio e a viatura não trepida ao arrancar. A montagem foi perfeita, está tudo funcionando.
Abaixo, segue o custo com a troca do conjunto da embreagem - Ranger XLT, CD, 4X4, motor Maxion HSD 2.5 Euro II, ano 2001/2001:

1) kit da embreagem marca LUK: disco, platô e atuador hidráulico - R$ 1.230,00;
2) roletes do eixo primário (original FORD) - R$ 40,00;
3) cilindro do pedal da embreagem (original FORD) - R$ 195,00;
4) mão de obra (incluindo o fluido DOT 4) - R$ 418,00;
5) "gorjeta" do meca e seu ajudante - R$ 20,00.
6) Total - R$ 1.903,00
Quero deixar o meu agradecimento aqui aos integrantes deste Forum, sempre solidários com os problemas que porventura aparecem em nossas amadas viaturas, com destaque ao Anthonius, Edin, Allan e outros colaboradores. Só não sei onde é a parada do Canto do Pirão (risos).
Um grande abraço.

Show de bola.

Sucesso e bons vôos.