Ver Versão Completa : Consumo Do Niva é Normal?
Tanque Russo
22/07/2008, 12:51
Camaradas, eu sempre viajo com o Niva, nunca tinha medido o consumo ao certo, desse vez eu medi o consumo deu na faixa de 6.5 media geral,na pista somente deu 7 / 1 detalhe eu fui para a serra da canastra, região de montanhas...não fiz trilhas somente passeios, estou usando pneus do botta 215/80/16 black star, o que acham do consumo? posso melhorar? obrigado até mais.
emtsuhako
22/07/2008, 13:04
Com os pneus originais 175/80/16 e com toda a mecânicas em ordem, o normal é fazer em torno de 9km/l, pelo menos é o que informava a fábrica na época...
O meu anda fazendo entre 7 a 8km/l na estrada, mas uso pneus 205/75/15 e preciso trocar o carburador, álias, preciso mandar para uma revisão geral... na cidade faz em torno de 7km/l, no máximo... minha forma de dirigir é bem agressiva, portanto, bebe mesmo...
Camaradas, eu sempre viajo com o Niva, nunca tinha medido o consumo ao certo, desse vez eu medi o consumo deu na faixa de 6.5 media geral,na pista somente deu 7 / 1 detalhe eu fui para a serra da canastra, região de montanhas...não fiz trilhas somente passeios, estou usando pneus do botta 215/80/16 black star, o que acham do consumo? posso melhorar? obrigado até mais.
O Niva não é um carro econômico no consumo, deveria fazer uns 6 a 7 Km/l na cidade, dependendo do trânsito (em São Paulo, pode gastar ainda mais, infelizmente...), na estrada, uns 9 a 10 Km/l, a 90-100 Km/h. Se pisarmos mais fundo no acelerador, o consumo irá aumentar bastante.
Mas há fatores que influem, e muito, no consumo: pneus largos e/ou grandes e/ou borrachudos (lameiros) e/ou descalibrados (a recomendação é 26 na frente e 24 atrás), carburador desregulado, freios presos, velas gastas ou desreguladas, cabos de vela ruins, platinado gasto e/ou desregulado, e por aí vai...
Recomendo um exame geral nos itens acima, quem sabe você não acha algo errado?
shuther4x4
22/07/2008, 20:56
Camaradas, eu sempre viajo com o Niva, nunca tinha medido o consumo ao certo, desse vez eu medi o consumo deu na faixa de 6.5 media geral,na pista somente deu 7 / 1 detalhe eu fui para a serra da canastra, região de montanhas...não fiz trilhas somente passeios, estou usando pneus do botta 215/80/16 black star, o que acham do consumo? posso melhorar? obrigado até mais.
Se comparar com o meu, tá normalíssimo. Só na rodovia que consegui a média um pouco melhor que a sua, mas em comparação na cidade ela é pior, e eu dirijo na manha!!!!
Abraços.
GARCIA/SP
22/07/2008, 21:07
Camaradas, eu sempre viajo com o Niva, nunca tinha medido o consumo ao certo, desse vez eu medi o consumo deu na faixa de 6.5 media geral,na pista somente deu 7 / 1 detalhe eu fui para a serra da canastra, região de montanhas...não fiz trilhas somente passeios, estou usando pneus do botta 215/80/16 black star, o que acham do consumo? posso melhorar? obrigado até mais.
Tanque,
Essa sua média não tá ruim não...:discordo:
Outra coisa, vc tem bagageiro na viatura? Carrega mais de um estepe?
Já verificou se os freios estão "amarrando" o carro?
Tanque,
Essa sua média não tá ruim não...:discordo:
Outra coisa, vc tem bagageiro na viatura?...
Bagageiro influencia??? :shock:
Como?:pensativo:
emtsuhako
22/07/2008, 22:01
Uma vez li que um carro lavado e encerado tem o seu atrito com o ar reduzido em 0,2%... agora, imaginem se colocar um bagageiro com estepe e milhas... mais atrito no Niva que já não é lá eficiente no quesito aerodinâmica... além disso, contem o peso desses acessórios... e mais, coloque estribos, engate, quebra-matos, etc, etc... e, agora, encha o carro levando 4 passageiors mais as bagagens... deve fazer bem menos do que a média de consumo informada em fábrica :parede:
GARCIA/SP
22/07/2008, 22:30
Bagageiro influencia??? :shock:
Como?:pensativo:
Sim. Além do peso (se for Keko, é pesado...), um bagageiro num carro como o Niva produz o chamado arrasto aerodinâmico. Além disso, se esse bagageiro estiver com um set de milhas, mais estepe...aí...influencia mais ainda. Como disse o Édson, o Niva é uma parede ambulante em matéria de aerodinâmica...ele literalmente "tromba" de encontro ao vento...:concordo:
Uma vez li que um carro lavado e encerado tem o seu atrito com o ar reduzido em 0,2%... agora, imaginem se colocar um bagageiro com estepe e milhas... mais atrito no Niva que já não é lá eficiente no quesito aerodinâmica... além disso, contem o peso desses acessórios... e mais, coloque estribos, engate, quebra-matos, etc, etc... e, agora, encha o carro levando 4 passageiors mais as bagagens... deve fazer bem menos do que a média de consumo informada em fábrica :parede:
Édson, claro que colocar diversos pinduricalhos no Niva vai aumentar o peso e naturalmente aumentar o consumo... agora, só o bagageiro é o vilão da história mesmo? O da maceral que eu tenho é até bem leve... e não acredito que ele influencie na "excelente" aerodinâmica do meu Niva a 80km/h de média... nem polindo :lol: :mrgreen:... agora, com pás, enxadas, estepes, faróis a dar com pau... a coisa muda de figura... mas ainda assim, penso sinceramente que essa economia retirando o bagageiro seja irrelevante... acredito (até me provem o contrário) que os pneus influenciam muito mais.
[]s :concordo:
Édson, claro que colocar diversos pinduricalhos no Niva vai aumentar o peso e naturalmente aumentar o consumo... agora, só o bagageiro é o vilão da história mesmo? O da maceral que eu tenho é até bem leve... e não acredito que ele influencie na "excelente" aerodinâmica do meu Niva a 80km/h de média... nem polindo :lol: :mrgreen:... agora, com pás, enxadas, estepes, faróis a dar com pau... a coisa muda de figura... mas ainda assim, penso sinceramente que essa economia retirando o bagageiro seja irrelevante... acredito (até me provem o contrário) que os pneus influenciam muito mais.
[]s :concordo:
Graaande Soldier, bem vindo de volta de Cudumundolândia! :mrgreen:
O bagageiro faz muuuuuita diferença no consumo, a partir de certa velocidade. É claro que, andando a 30 Km/h no trânsito de Sampa, a diferença será mínima, mas na estrada o bagageiro, além de reduzir a velocidade, irá influir muito no consumo. Quanto mais rápido estiver o Niva, maior será a resistência ao vento, portanto maior será a influência sobre o consumo.
emtsuhako
23/07/2008, 00:04
Concordo com vc Soldier! Concordo tb com vc, Gil! Qdo penso em consumo, penso mais na estrada, pq na cidade o que faz meu Niva gastar muita gasolina, além do meu ímpeto em arrancar forte qdo semáforo abre, são os congestionamentos... arfff... além de gastar minha paciência, esvazia meu bolso de tanto que bebe... :roll:
Sobre os pneus, qto mais largos, maior o atrito... na verdade, qto maior a área de de borracha em contato com o solo, maior o atrito e por consequência, maior o consumo... explico... qdo peguei meu Niva, os pneus eram 205/75/16 com desenho igual dos Mud Terrain da BF... como pegavam na lata, troquei as rodas por aro 15 e pneus 205/75/15 BFGoodRich Trail T/A... apesar de serem de mesma largura, estes últimos possuem maior área emborrachada em contato com o solo e notei que o consumo aumentou um pouco... até a direção ficou um pouco mais pesada (para fazer curva)...
Bom. De 50 mensagens que eu já postei aqui, acho que 52 foram sobre consumo. hehe.
Tirei meu bagageiro, até por falta de uso... troquei o escape, que estava externo e suspenso por um "custom" baseado no desenho original...
E nenhuma melhora no absurdo consumo de 4km/l. Mas hoje alguém (Wilson, finalmente) descobriu que apesar de o meu carburador estar muito bem regulado (o carro andava bem e o cheiro de gasolina havia diminuído depois que um especialista em carburadores mexeu nele), as agulhas (da bóia e uma outra que não me lembro agora) estavam sem função, e a giclagem invertida. Além disso, os cabos de vela e a tampa do alternador eram impróprios. Estavam em bom estado, mas eram velhos, do fusca, de material e qualidade inferior.
Foram trocadas as agulhas, acertada a giclagem e trocada a tampa do distribuidor e os cabos de vela. O carro está igual, aparentemente. Achei ele mais macio apenas, desenvolvendo um pouco melhor, mas muito sutil essa diferença. Agora sim, eu confio que o consumo vá melhorar.
Resumo: leva no Wilson. Deixei o carro lá ontem às 18h e hoje às exatas 10:25 da manhã ele me ligou dizendo que eu poderia ir buscar o carro de tarde, que ele já tinha visto "tudo o que tinha que ver".
Não tem jeito. Aprendi aqui, com os posts do Gil, Soldier, Shutter e de tantos outros, que o que tem de item que influencia em consumo... é f... Se o seu Niva usar platinado tem que ver, tem essa parte do carburador, velas, cabos, regulador de tensão, compressão do motor... Não sei se o meu niva vai passar a fazer 6 km/l na cidade do dia prá noite, mas tenho fé que um dia ele chege lá. E velho, quando chegar, vai ser depois de olhar muita coisa, esperar, fazer várias médias de consumo, descobrir outras coisas. Como, por exemplo, a diferença no que marca o odômetro e de quanto vc rodou de verdade, em função dos pneus, como está no tópico Compass aqui no fórum... vi agora e fiquei grilado com isso - será que minhas contas estão certas ou o odômetro tá marcando, por exemplo, 10% a menos do que eu rodei, o que mela toda a medição?
O único jeito que vejo de se resolver o famigerado problema de consumo é consultar um mecânico do calibre do Wilson, que sabe até falar os nomes das peças do Niva ao contrário e na "língua do pê", bicho. E nesse aspecto de consumo, que é um troço relativo prá caramba, tem cara que vai ficar chutando. Vc leva, o cara regula. Vc anda e nada de melhorar. Vc leva de novo, o cara inverte a giclagem. Vc leva de novo, o cara mexe na mistura. Vc leva de novo, o cara faz uma limpeza. Vc leva pela enésima vez e chega à conclusão de que é melhor trocar o carburador, mesmo já tendo gasto o mesmo valor de um novo tentando acertar o seu. Quer dizer....
Ouvi hoje do Wilson: Se o seu carro tá com o motor original e a compressão está boa, carburador original em bom estado e regulado DIREITO, cabos de vela, distribuidor, não tá amarrado nos freios... igual ao de um monte de outros que fazem 6 ou 7 por litro, por que o seu não deve fazer? E é verdade, concordo com isso. É simples. Tem que ser simples, bicho.
Bom... conjecturei aos 4 ventos e não disse nenhuma novidade. Mas a minha expriência está levando cada vez mais a ter um mecânico que conheça o carro bem. É que nem médico homeopata com seus pacientes. Exatamente igual. :mrgreen:
Boa sorte aí! :concordo:
...Mas hoje alguém (Wilson, finalmente) descobriu que apesar de o meu carburador estar muito bem regulado (o carro andava bem e o cheiro de gasolina havia diminuído depois que um especialista em carburadores mexeu nele), as agulhas (da bóia e uma outra que não me lembro agora) estavam sem função, e a giclagem invertida. Além disso, os cabos de vela e a tampa do alternador eram impróprios. Estavam em bom estado, mas eram velhos, do fusca, de material e qualidade inferior.
Foram trocadas as agulhas, acertada a giclagem e trocada a tampa do distribuidor e os cabos de vela. O carro está igual, aparentemente. Achei ele mais macio apenas, desenvolvendo um pouco melhor, mas muito sutil essa diferença. Agora sim, eu confio que o consumo vá melhorar.
Resumo: leva no Wilson. Deixei o carro lá ontem às 18h e hoje às exatas 10:25 da manhã ele me ligou dizendo que eu poderia ir buscar o carro de tarde, que ele já tinha visto "tudo o que tinha que ver".
Não tem jeito. Aprendi aqui, com os posts do Gil, Soldier, Shutter e de tantos outros, que o que tem de item que influencia em consumo... é f... Se o seu Niva usar platinado tem que ver, tem essa parte do carburador, velas, cabos, regulador de tensão, compressão do motor... Não sei se o meu niva vai passar a fazer 6 km/l na cidade do dia prá noite, mas tenho fé que um dia ele chege lá. E velho, quando chegar, vai ser depois de olhar muita coisa, esperar, fazer várias médias de consumo, descobrir outras coisas. Como, por exemplo, a diferença no que marca o odômetro e de quanto vc rodou de verdade, em função dos pneus, como está no tópico Compass aqui no fórum... vi agora e fiquei grilado com isso - será que minhas contas estão certas ou o odômetro tá marcando, por exemplo, 10% a menos do que eu rodei, o que mela toda a medição?
O único jeito que vejo de se resolver o famigerado problema de consumo é consultar um mecânico do calibre do Wilson, que sabe até falar os nomes das peças do Niva ao contrário e na "língua do pê", bicho. E nesse aspecto de consumo, que é um troço relativo prá caramba, tem cara que vai ficar chutando. Vc leva, o cara regula. Vc anda e nada de melhorar. Vc leva de novo, o cara inverte a giclagem. Vc leva de novo, o cara mexe na mistura. Vc leva de novo, o cara faz uma limpeza. Vc leva pela enésima vez e chega à conclusão de que é melhor trocar o carburador, mesmo já tendo gasto o mesmo valor de um novo tentando acertar o seu. Quer dizer....
Ouvi hoje do Wilson: Se o seu carro tá com o motor original e a compressão está boa, carburador original em bom estado e regulado DIREITO, cabos de vela, distribuidor, não tá amarrado nos freios... igual ao de um monte de outros que fazem 6 ou 7 por litro, por que o seu não deve fazer? E é verdade, concordo com isso. É simples. Tem que ser simples, bicho.
Bom... conjecturei aos 4 ventos e não disse nenhuma novidade. Mas a minha expriência está levando cada vez mais a ter um mecânico que conheça o carro bem. É que nem médico homeopata com seus pacientes. Exatamente igual. :mrgreen:
Boa sorte aí! :concordo:
Cacilda, giglês invertidos é grave! Aliás, conversei com o Wilson há pouco, ele ele me disse que o giglê da marcha lenta do seu carburador estava desativado, o que obrigava a uma regulagem com maior entrada de ar (= maior consumo). É por isso que eu sempre recomendo: não levem os seus Nivas para qualquer mecânico. Mesmo se estes forem bons mecânicos, eles, via de regra, desconhecem o Niva, e irão fazer apenas o que está ao alcance deles, o quie implica em alterações na configuração original do carro (cabos de vela, giglês, regulagem de bóia), que poderão trazer problemas.
Quanto às medições , é simples: é só medir o diâmetro dos pneus instalados em seu carro e dividir o resultado pelo diâmetro (também previamente medido, é claro!) do pneu original (o estepe costuma ser original, se estiver muito gasto, some uns 2 cm ao valor encontrado na medição). O resultado será o multiplicador dos valores marcados pelo odômetro e pelo velocímetro.
Exemplo: os RodoRural costumam ter um "índice" em torno de 1,07, portanto a quilometragem percorrida e a velocidade devem ser multiplicadas por este valor.
100 Km percorridos x 1,07 = 107 Km efetivos
Consumo medido 5,0 Km/l x 1,07 = 5,35 Km/l efetivos
Placa indicando 80 Km/h: 80x1,07 = 85,6 Km/h!!! cuidado com os radares! :shock:
Nestes casos, para facilitar um cálculo rápido, é melhor usar o fator 1,1, correspondente a 10%. Portanto, no presente caso, o velocímetro deve marcar cerca de 72 Km/h ==> 72 x 1,1 = 79,2 Km/h. Como o fator não é 1,1 e sim 1,07, e há uma tolerância nos radares, podemos andar com o odômetro marcando cerca de 75 Km/h (fica entre 70 e 80, portanto mais fácil de ver no velocímetro do que a exata medida de 72 Km/h).
Ricardo, espero que seus problemas de consumo estejam agora resolvidos, A viagem a STL irá confirmar! :concordo:
Tanque Russo
23/07/2008, 12:17
Obrigado a todos que me ajudaram, Gil onde fica o oficina do Wilson, pois gostaria de levar o JIPE pra fazer uma revisão.
bom enquanto ao topico, é o seguinte, tenho bagageiro, no caso do meu com estepe em cima mais duas milhas, não consigo andar na casca..isso é ilusão pra mim....o pé fica sempre lá embaixo mesmo....e não passa dos 90 km/hora juro por DEUS do céu...pneus são para uso off road, até penso em colocar um pneu mais asfalto, mas dai por exemplo vai viajar e não tem pneu pra entrar nos lugares de dificil acesso,dai eu vou de carro 4x2 e mais economico e confortavél, sabemos da importancia de um bom jogo de pneus, o que ele representa quando precisamos...mas no demais cabos de velas, velas, distribuidor, platinado, carburador...e tudo zero, tudo regulado...galerinha obrigado até mais...abraço.
Obrigado a todos que me ajudaram, Gil onde fica o oficina do Wilson, pois gostaria de levar o JIPE pra fazer uma revisão.
bom enquanto ao topico, é o seguinte, tenho bagageiro, no caso do meu com estepe em cima mais duas milhas, não consigo andar na casca..isso é ilusão pra mim....o pé fica sempre lá embaixo mesmo....e não passa dos 90 km/hora juro por DEUS do céu...pneus são para uso off road, até penso em colocar um pneu mais asfalto, mas dai por exemplo vai viajar e não tem pneu pra entrar nos lugares de dificil acesso,dai eu vou de carro 4x2 e mais economico e confortavél, sabemos da importancia de um bom jogo de pneus, o que ele representa quando precisamos...mas no demais cabos de velas, velas, distribuidor, platinado, carburador...e tudo zero, tudo regulado...galerinha obrigado até mais...abraço.
A oficina fica no Moema, próximo à Av. dos Bandeirantes, ao aeroporto de Congonhas e ao Shopping Ibirapuera . O endereço é Av. dos Carinás 725, o telefone é 5531.7796.
O Niva não é nenhuma Ferrari, mas chega aos 100-110 Km/h com relativa facilidade, o seu deve estar com algum problema. Quanto aos pneus, existem opções intermediárias, tipo 50/50 ou 70/30, é uma questão de ter paciência e procurar.
Boa sorte!
shuther4x4
23/07/2008, 21:33
O Niva não é nenhuma Ferrari, mas chega aos 100-110 Km/h com relativa facilidade, o seu deve estar com algum problema.
Boa sorte!
Ou com a relação mais curta!!!!!!!
shuther4x4
23/07/2008, 21:35
arrancar forte qdo semáforo abre, ...
Vc precisa me ensinar como fazer isso no meu Barnabé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Leco1974
23/07/2008, 21:43
Bom. De 50 mensagens que eu já postei aqui, acho que 52 foram sobre consumo. hehe.
Tirei meu bagageiro, até por falta de uso... troquei o escape, que estava externo e suspenso por um "custom" baseado no desenho original...
E nenhuma melhora no absurdo consumo de 4km/l. Mas hoje alguém (Wilson, finalmente) descobriu que apesar de o meu carburador estar muito bem regulado (o carro andava bem e o cheiro de gasolina havia diminuído depois que um especialista em carburadores mexeu nele), as agulhas (da bóia e uma outra que não me lembro agora) estavam sem função, e a giclagem invertida. Além disso, os cabos de vela e a tampa do alternador eram impróprios. Estavam em bom estado, mas eram velhos, do fusca, de material e qualidade inferior.
Foram trocadas as agulhas, acertada a giclagem e trocada a tampa do distribuidor e os cabos de vela. O carro está igual, aparentemente. Achei ele mais macio apenas, desenvolvendo um pouco melhor, mas muito sutil essa diferença. Agora sim, eu confio que o consumo vá melhorar.
Resumo: leva no Wilson. Deixei o carro lá ontem às 18h e hoje às exatas 10:25 da manhã ele me ligou dizendo que eu poderia ir buscar o carro de tarde, que ele já tinha visto "tudo o que tinha que ver".
Não tem jeito. Aprendi aqui, com os posts do Gil, Soldier, Shutter e de tantos outros, que o que tem de item que influencia em consumo... é f... Se o seu Niva usar platinado tem que ver, tem essa parte do carburador, velas, cabos, regulador de tensão, compressão do motor... Não sei se o meu niva vai passar a fazer 6 km/l na cidade do dia prá noite, mas tenho fé que um dia ele chege lá. E velho, quando chegar, vai ser depois de olhar muita coisa, esperar, fazer várias médias de consumo, descobrir outras coisas. Como, por exemplo, a diferença no que marca o odômetro e de quanto vc rodou de verdade, em função dos pneus, como está no tópico Compass aqui no fórum... vi agora e fiquei grilado com isso - será que minhas contas estão certas ou o odômetro tá marcando, por exemplo, 10% a menos do que eu rodei, o que mela toda a medição?
O único jeito que vejo de se resolver o famigerado problema de consumo é consultar um mecânico do calibre do Wilson, que sabe até falar os nomes das peças do Niva ao contrário e na "língua do pê", bicho. E nesse aspecto de consumo, que é um troço relativo prá caramba, tem cara que vai ficar chutando. Vc leva, o cara regula. Vc anda e nada de melhorar. Vc leva de novo, o cara inverte a giclagem. Vc leva de novo, o cara mexe na mistura. Vc leva de novo, o cara faz uma limpeza. Vc leva pela enésima vez e chega à conclusão de que é melhor trocar o carburador, mesmo já tendo gasto o mesmo valor de um novo tentando acertar o seu. Quer dizer....
Ouvi hoje do Wilson: Se o seu carro tá com o motor original e a compressão está boa, carburador original em bom estado e regulado DIREITO, cabos de vela, distribuidor, não tá amarrado nos freios... igual ao de um monte de outros que fazem 6 ou 7 por litro, por que o seu não deve fazer? E é verdade, concordo com isso. É simples. Tem que ser simples, bicho.
Bom... conjecturei aos 4 ventos e não disse nenhuma novidade. Mas a minha expriência está levando cada vez mais a ter um mecânico que conheça o carro bem. É que nem médico homeopata com seus pacientes. Exatamente igual. :mrgreen:
Boa sorte aí! :concordo:
Boa noite: acho o Niva mto legal, mas me apavorei com o que vi na internet sobre o sue consumo elevado. Daí, repensei. Será que a versão a diesel não é mais viável? O motor é aquele Perkins 1.9? Favor me responder, se souberes. Obrigado. Leco 1974 (TR 4 2005 AT)
Camaradas, eu sempre viajo com o Niva, nunca tinha medido o consumo ao certo, desse vez eu medi o consumo deu na faixa de 6.5 media geral,na pista somente deu 7 / 1 detalhe eu fui para a serra da canastra, região de montanhas...não fiz trilhas somente passeios, estou usando pneus do botta 215/80/16 black star, o que acham do consumo? posso melhorar? obrigado até mais.
Hoje tenho uma Ranger mas quando tinha um NIVA fazia por aí mesmo...
Abs
BACALHAU
23/07/2008, 22:44
...
Como, por exemplo, a diferença no que marca o odômetro e de quanto vc rodou de verdade, em função dos pneus, como está no tópico Compass aqui no fórum... vi agora e fiquei grilado com isso - será que minhas contas estão certas ou o odômetro tá marcando, por exemplo, 10% a menos do que eu rodei, o que mela toda a medição?
....
Quer uma solução simples e barata?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-78032164-_JM
Quer uma solução mais sofisticada, futurista, fresca, cheia de luzinhas?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-77987364-_JM
Em todas elas, basta você medir o diâmetro do seu pneu e inserir essa medida na programação uma única vez.
Mudou o pneu/roda? Não tem problema, é só reprogramar. Fácil, não?
:dance:
Vc precisa me ensinar como fazer isso no meu Barnabé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É só instalar o comando da Aerocar, você vai ficar surpreso! :grin:
Nivaléria
24/07/2008, 19:39
o meu também tá nessa média. mas descobri um empeno no carburador. fiz um curso de mecanica e meu professor nos ensinou a tirar esses impenos com uma lima de boa qualidade. para ver se tem folgas é só acentar uma régua de metal e olhar contra a luz. isto causa vazamento de gasolina e entrada de ar. jamais use duas juntas.
shuther4x4
24/07/2008, 21:28
É só instalar o comando da Aerocar, você vai ficar surpreso! :grin:
O seu está com tal comando?
É realmente isso tudo que falam?
Estou com meu comando e polia parado aqui em casa esperando para instalar (nem me pergunte porque não fiz isso ainda). Até já pensei em fazer o serviço sozinho (já troquei um comando uma vez - tá bom tá bom, era de moto rsrsrsrs!!!!) mas fiquei com aquele cagaço de fazer merda, ainda mais com a corrente de comando, etc, etc, etc,.
Ele ganha em torque e perde em final? ou o contrário? ou não?
Você colocou o seu no Wilson? Têm noção de quanto ele cobraria pela empreitada e do tempo que a viatura precisaria ficar lá???
Desculpe as perguntas, mas já que foi!!!
Abraços.
O seu está com tal comando?
É realmente isso tudo que falam?
Estou com meu comando e polia parado aqui em casa esperando para instalar (nem me pergunte porque não fiz isso ainda). Até já pensei em fazer o serviço sozinho (já troquei um comando uma vez - tá bom tá bom, era de moto rsrsrsrs!!!!) mas fiquei com aquele cagaço de fazer merda, ainda mais com a corrente de comando, etc, etc, etc,.
Ele ganha em torque e perde em final? ou o contrário? ou não?
Você colocou o seu no Wilson? Têm noção de quanto ele cobraria pela empreitada e do tempo que a viatura precisaria ficar lá???
Desculpe as perguntas, mas já que foi!!!
Abraços.
Se o motor do seu Niva estiver OK (compressão mínima de 140), o comando irá fazer muita diferença (para melhor!:mrgreen:) Outro componente importante é o carburador, que também deverá estar em ordem.
O comando que você tem em casa foi comprado na Aerocar ou na SOBE? Pergunto porque tive problema com o comando da SOBE, acabei devolvendo e comprando o da Aerocar (que é feito pela SOBE, mas tem a garantia e a assessoria do Gilberto). Paguei mais, mas o resultado apareceu!
Se o sua polia tem vários furos, ou seja, é do modelo mais antigo, há opções de regulagem, você poderá privilegiar o torque (mais indicado para quem faz trilhas) ou a velocidade final (o meu caso, mais para quem viaja e roda em estradas). Em ambos os casos, o comportamento do carro melhora muito.
O Wilson está acostumado a instalar estes comandos, não sei quanto ele cobra hoje, mas em 2006 custava cerca de R$200. A montagem é rápida, não deve levar mais do que algumas horas, se não houver imprevistos.
Se você quiser, podemos combinar de nos encontrar em São Paulo, e você dá uma volta em meu Niva, para ter uma idéia de como ele anda.
[ ]s
shuther4x4
24/07/2008, 21:57
O meu veio com a viatura (não instalado), imagino eu que seja Sobe.
A polia é essa com os furos!
O carburador estou instalando o weber 460 álcool.
A compressão não faço a menor idéia de como esteja!
Sábado talvez vou ter de ir a São Paulo a tarde ver um carro pro meu pai, mas não é certeza ainda.
Abraços!
GARCIA/SP
25/07/2008, 00:35
O meu veio com a viatura (não instalado), imagino eu que seja Sobe.
A polia é essa com os furos!
O carburador estou instalando o weber 460 álcool.
A compressão não faço a menor idéia de como esteja!
Sábado talvez vou ter de ir a São Paulo a tarde ver um carro pro meu pai, mas não é certeza ainda.
Abraços!
Fabião,
O comando Aerocar faz diferença sim. Andei no Niva do Gil (com o comando, pneus radiais, roda 15, bancos Rallye Design...etc...) e o carro é simplesmente outro. Isso foi em Alphaville, há um bom tempo. No mesmo dia, qdo. peguei meu Niva para retornar à Sorocaba, parecia, em determinados momentos, que meu carro não andava...
Se vc for sábado para S.Paulo, avise (levarei meu pai para a casa dele), e aí marcamos de nos encontrar lá, com o Gil. Se for de manhã, é melhor:concordo:
Legal esse esquema do comando.
Assim que eu terminar de pagar os carnezinhos que eu fiz prás manutenções do Yeltsin eu talvez instale ele.
For the record - botei o bagageiro de volta (culpa do Soldier). :twisted:
Abraços.
emtsuhako
25/07/2008, 08:21
É isso aí! O comando Aerocar faz uma boa diferença! Quem andou no meu Niva sente isso... ui!!! Hehehe!!! Mas além de arrancar bem, a velocidade final do meu Niva é pra lá de bom... na Castelo Branco chego facilmente aos 130km/h (trechos retos e planos).
Fábio, Domingo vc vai sentir... opsss... a diferença ao andar no meu Niva. :concordo:
Fabião,
O comando Aerocar faz diferença sim. Andei no Niva do Gil (com o comando, pneus radiais, roda 15, bancos Rallye Design...etc...) e o carro é simplesmente outro. Isso foi em Alphaville, há um bom tempo. No mesmo dia, qdo. peguei meu Niva para retornar à Sorocaba, parecia, em determinados momentos, que meu carro não andava...
Se vc for sábado para S.Paulo, avise (levarei meu pai para a casa dele), e aí marcamos de nos encontrar lá, com o Gil. Se for de manhã, é melhor:concordo:
Para mim, o sábado de manhã está ótimo, devo estar no Wilson, seria um bom loca de encontro.
baseggiov
25/07/2008, 11:30
Camaradas,
Meu Niva tem Kit GNV.
Mesmo assim vcs acham que o comando da AEROCAR faria uma boa diferença? Quanto ele custa? Só compra em SP mesmo?
Camaradas,
Meu Niva tem Kit GNV.
Mesmo assim vcs acham que o comando da AEROCAR faria uma boa diferença? Quanto ele custa? Só compra em SP mesmo?
O kit GNV faz com que o veículo (qualquer um) perca potência. Isto, no caso do Niva, é um problema, pois o motor dele já é meio "asmático", e fica pior ainda. Pori sso, muitos niveiros, após instalarem o GNV, instalaram também o kit Aerocar, para recuperarem, ao menos, o desempenho original do Niva. Ou seja, um Niva com GNV e kit Aerocar se comporta de forma semelhante a um Niva original.
Quanto ele custa? Só compra em SP mesmo?
Acho que poderíamos abrir um tópico só para o comando Aerocar/SOBE. :)
Em junho de 2008 o comando custava R$350,00 (a base de troca) e a instalação R$250,00.
A Aerocar também envia o comando e a polia com instruções básicas de instalação.
[]s!
Valdomiro
baseggiov
25/07/2008, 17:41
Será que os mecânicos daqui conseguem instalar fácil? Será que não tem nenhum pulo do gato?
maanunes
25/07/2008, 18:05
Para o niva ficar aceitável no GNV, a receita é um kit bom, com variador de avanço, ignição eletrônica e parte elétrica 100%. Não vai ficar um avião, mas com desenpenho aceitável.
Será que os mecânicos daqui conseguem instalar fácil? Será que não tem nenhum pulo do gato?
Se o mecânico for digno do nome, não terá dificuldades para instalar o comando, ele vem com instruções de instalações, e o Giba se coloca à disposição para tirar eventuais dúvidas pelo telefone, ou por e-mail.
Nivaléria
27/07/2008, 18:28
Amigos, e com relação ao consumo melhora também??? ou o kit Aerocar só aumenta a potência do motor???
grato,
Amigos, e com relação ao consumo melhora também??? ou o kit Aerocar só aumenta a potência do motor???
grato,
Não há uma melhora no consumo, mas, como o desempenho melhora, ao menos pode-se dizer que o consumo é mais justificado (ou seja, consome, mas anda!).
E onde nós encontramos para comprar e instalar, de prefe^^encia aqui no Rio!!!
Zab!
E onde nós encontramos para comprar e instalar, de prefe^^encia aqui no Rio!!!
Zab!
Quem vende é a Aerocar (www.aerocar.com.br), em São Paulo. (e só ela, que eu saiba). Mas eles enviam para todo o Brasil, via Sedex. E um folheto de orientação para a instalação segue junto.
jorgeffn
25/08/2008, 17:20
Galera, nesse fim de semana tentei fazer um média de consumo do meu Niva, rodando apenas na cidade, ele deu uma média de 8,0 KM/L achei a média ótima, agora não sei se ela está correta né, já que encher o tanque do Niva até o limite exige um pouco de paciência do frentista, mais fiquei em cima até não "caber" mais gasolina, uso pneus aro 15. Tem também a tal diferença no hodômetro devido a diferença no aro da roda e na largura dos pneus. Para vir para o trabalho fiz a medição e ele deu um pouco menos que o Ford KA que eu também uso para vir trabalhar.........
Galera, nesse fim de semana tentei fazer um média de consumo do meu Niva, rodando apenas na cidade, ele deu uma média de 8,0 KM/L achei a média ótima, agora não sei se ela está correta né, já que encher o tanque do Niva até o limite exige um pouco de paciência do frentista, mais fiquei em cima até não "caber" mais gasolina, uso pneus aro 15. Tem também a tal diferença no hodômetro devido a diferença no aro da roda e na largura dos pneus. Para vir para o trabalho fiz a medição e ele deu um pouco menos que o Ford KA que eu também uso para vir trabalhar.........
Jorge, como diz o nome, a média é o resultado de diversas medições (quanto mais melhor, mais precisa se torna a média), uma só medição não é confiável nem precisa. É necessário que o tanque seja enchido sempre do mesmo jeito, isto é, não vale enhcer até a boca uma vez, e na próxima parar na primeira parada do automático da bomba. Encher até a boca é prejuízo garantido, pois parte da gasolina irá ser jogada fora pelo "ladrão", instalado no topo do cano que leva ao tanque.
Minha sugestão para fazer uma série de medições que serão usadas para tirar a média é encher o tanque até a segunda parada do automático. Neste ponto, o tanque estará cheio, mas não até a boca do gargalo (como escrevi acima, desperdício), você pode´ra vcer o reflexo da gasolina, se olhar pelo gargalo.
Quanto ao fato de o abastecimento ser lento, devido ao "afogamento" do gargalo, muitos Nivas têm este problema, que não é difícil de ser resolvido. Basta mandar instalar um segundo respiro no tanque, permitindo que o ar expelido durante o abastecimento saia mais rapidamente. Este segundo respiro é feito com a instalação de um "T" na mangueira de respiro original. Em uma das saídas do "T", instala-se outra mangueira, que é levada, por trás da forração, até alguma saída lá atrás, no porta-malas (pode-se usar a torre da mola traseira direita).
Em todo caso, é bom você verificar se este "afogamento" não tem outra origem, tal como um entupimento ou dobra na mangueira do respiro.
A diferença do odômetro é fácil de se calcular, basta medir o diâmetro dos pneus instalados no carro e dividir o valor pela medida do diâmetro dos pneus originais (se o seu estepe é original, você poderá usá-lo como parâmetro). Em ambas as medições, é claro que se deve levar em conta o desgaste dos pneus. O resultado desta divisão será o índice pelo qual você deverá multiplicar a indicação do velocímetro e do odômetro.
Exemplo: os Rodo Rural medem cerca de 1,07 a mais do que os pneus originais, portanto:
100 Km/h indicados = 107 Km/h efetivos
100 Km percorridos no odômetro = 107 Km percorridos efetivamente
jorgeffn
25/08/2008, 18:28
Na verdade era só uma primeira média para que eu possa futuramente fazer outras e ir comparando, sobre o estepe o meu é original sim.... vou fazer essa conta e tirar a diferença nas próximas "médias". Valeu pela atenção e pelas dicas
rei_driller
26/08/2008, 12:51
Camara com certeza seu niva está na média, tenho um 95 a gás e gasolina, tambêm faz essa média.
Lembre-se esse carro esta sempre 4x4 é pesado alêm dos pneus de maior rodagem.
Para melhorar o consumo o ideal e sempre manter o carburador bem ajustado, velas, descargas etc. ou usar um bloqueio de tração e fazer ele rodar 4x2.
grande abraço
shuther4x4
26/08/2008, 19:37
Exemplo: os Rodo Rural medem cerca de 1,07 a mais do que os pneus originais, portanto:
100 Km/h indicados = 107 Km/h efetivos
100 Km percorridos no odômetro = 107 Km percorridos efetivamente
No meu caso Gil, isso compensou o erro do velocímetro. Eu nunca tive um carro que a lombada eletrônica registrasse o valor exato do velocimetro, sempre uns 10% a menos do que marcava. No niva é exato. 30 no velô, 30 na lombada!
Agora é claro que influencia na média, pois comparando com os outros ele vai "beber" mais!.... Mas é muito da hora ter uma viatura "calibrada" (sem querer claro!!!!).:dance:
shuther4x4
26/08/2008, 19:39
Galera, nesse fim de semana tentei fazer um média de consumo do meu Niva, rodando apenas na cidade, ele deu uma média de 8,0 KM/L achei a média ótima, agora não sei se ela está correta né, já que encher o tanque do Niva até o limite exige um pouco de paciência do frentista, mais fiquei em cima até não "caber" mais gasolina, uso pneus aro 15. Tem também a tal diferença no hodômetro devido a diferença no aro da roda e na largura dos pneus. Para vir para o trabalho fiz a medição e ele deu um pouco menos que o Ford KA que eu também uso para vir trabalhar.........
Se for real, pode comemorar!!!:dance::dance::dance::dance::dance:
jorgeffn
28/08/2008, 17:26
Estava muito bom para ser verdade, nessa semana usei o Niva todos os dias para vir trabalhar e voltar para casa, hoje completei o tanque novamente e refiz a média, ela abaixou bastante, ficando em 5,9 Km/L. Não entendo porque essa variação tão grande.
Marcio Rossetto
28/08/2008, 19:30
¨6km por litro na cidade , vc deve comemorar , esta bem calibrado !!!!!!:concordo:
Estava muito bom para ser verdade, nessa semana usei o Niva todos os dias para vir trabalhar e voltar para casa, hoje completei o tanque novamente e refiz a média, ela abaixou bastante, ficando em 5,9 Km/L. Não entendo porque essa variação tão grande.
Estava muito bom para ser verdade, nessa semana usei o Niva todos os dias para vir trabalhar e voltar para casa, hoje completei o tanque novamente e refiz a média, ela abaixou bastante, ficando em 5,9 Km/L. Não entendo porque essa variação tão grande.
Jorge, conforme escrevi, são necessárias várias medições (quanto mais, melhor) para se obter uma média confiável.
Como exemplo, anexei um pedaço de minha planilha Excel de controle do consumo, desde a compra do carro até um ano depois. Veja como o consumo varia a cada medição, mas o consumo médio vai se estabilizando com o passar do tempo.
jorgeffn
28/08/2008, 21:07
Valeu mesmo..... vou ir fazendo as médias com o tempo... acho que só me assustei um pouco com a segunda média... valeu pelas dicas.... brigadão mesmo!
emtsuhako
29/08/2008, 08:04
Jorge, conforme escrevi, são necessárias várias medições (quanto mais, melhor) para se obter uma média confiável.
Como exemplo, anexei um pedaço de minha planilha Excel de controle do consumo, desde a compra do carro até um ano depois. Veja como o consumo varia a cada medição, mas o consumo médio vai se estabilizando com o passar do tempo.
Gil, vi em sua planilha que as medições referem-se até o começo do ano de 2007... pergunto, qdo vc comprou e instalou o carburador novo? Tem as medições após isso? Só por curiosidade em saber o consumo com o carburador novo... :oops:
Gil, vi em sua planilha que as medições referem-se até o começo do ano de 2007... pergunto, qdo vc comprou e instalou o carburador novo? Tem as medições após isso? Só por curiosidade em saber o consumo com o carburador novo... :oops:
Edson, a planilha era usada no Niva anterior e é usada até hoje, o que eu enviei foi uma amostra, uma parte dela.
Observando minha planilha após a troca do carburador, em 30.06.07, concluo que não houve mudança significativa no consumo, o que mudou, e muito, foi o desempenho. Ou seja, o carro passou a andar mais e melhor, consumindo o mesmo, o que, para mim, é uma melhoria.
emtsuhako
29/08/2008, 16:26
Gil, além de um bura novo, estou pensando em comprar bobina e cabos de vela Accel e velas Champion, a mesma receita da Aerocar... importarei via e-Bay... fica bem mais barato do que comprar aqui... e vale a pena pq o desempenho tem uma melhora significativa... só não sei se ajuda na economia de gasosa...
Gil, além de um bura novo, estou pensando em comprar bobina e cabos de vela Accel e velas Champion, a mesma receita da Aerocar... importarei via e-Bay... fica bem mais barato do que comprar aqui... e vale a pena pq o desempenho tem uma melhora significativa... só não sei se ajuda na economia de gasosa...
Edson, isto será uma despesa desnecessária, sem desmerecer o Niva, é como dar pérolas aos porcos, ele não irá "desfrutar" destes benefícios. Fique com a bobina original russa (muito boa, costumava ser usada em carros de corrida, quando estes usavam bobinas) ou uma boa bobina nacional e velas Bosch de 4 eletrodos, difíceis de se encontrar, caras, porém muito duráveis, e não precisam de regulagem.
BACALHAU
07/11/2008, 10:24
No que se refere a consumo, uma notícia que vai interessar a todos os proprietários de carro.
Quanto ao NIVA, só vai valer ser ele voltar a ser vendido por aqui, 0 km.
Vale ainda lembrar que as montadoras NÃO são obrigadas a aderir a este programa.
Mas... se o NIVA voltar a ser vendido aqui (0 km), esse selo vai ser a ultima coisa que vamos olhar, não é?
No que se refere a consumo, uma notícia que vai interessar a todos os proprietários de carro.
Quanto ao NIVA, só vai valer ser ele voltar a ser vendido por aqui, 0 km.
Vale ainda lembrar que as montadoras NÃO são obrigadas a aderir a este programa.
Mas... se o NIVA voltar a ser vendido aqui (0 km), esse selo vai ser a ultima coisa que vamos olhar, não é?
GRAAAAAAAAAAAAANDE BACALHAU, você retornou ao mundo dos vivos!!!! :mrgreen:
Por onde você nadava? Nos gélidos mares do Norte? :mrgreen:
"GRAUÇÁ 4x4"
30/11/2008, 17:22
SOCORRO !!!
O “GRAUÇÁ” continua consumindo 3,9 km/litro de gasolina !!!
O que tenho que fazer ???!!!
Aceito sugestões URGENTE !!!
O "Grauçá" usa motor original e pneu Militar 600 x 16.
Algumas perguntas:
Como está o rendimento do carro? Melhor ou pior de que há alguim tempo?
O posto no qual você abastece é confiável?
Você já tentou abastecer uma ou duas vezes em outro posto?
Há algum vazamento visível?
Tire a tampa do filtro de ar, ligue o motor, deixe na marcha lenta, e verifique se o bico injetor está pingando gasolina dentro do carburador. Ele só deve jogar gasolina lá dentro quando se acelera o carro, se estiver pingando, é necessária uma revisão no carburador
Você sente cheiro de gasolina?
Se você deixar o carro solto, em uma descida suave, ele se desloca ou fica parado (se ficar parado, os freios podem estar presos)
As velas e seus cabos estão bons?
Você já examinou as velas? Se estiverem escuras ou encharcadas, podem não estar queimando corretamente o combustível[/B][/FONT]
"GRAUÇÁ 4x4"
30/11/2008, 23:54
[quote=Girti;754010]Algumas perguntas:
Como está o rendimento do carro? Melhor ou pior de que há alguim tempo?
Aparentemente normal, continua com o mesmo desempenho
O posto no qual você abastece é confiável?
Sim, o proprietário além de ser amigo, também é sério.
Você já tentou abastecer uma ou duas vezes em outro posto?
Não
Há algum vazamento visível?
Não
Tire a tampa do filtro de ar, ligue o motor, deixe na marcha lenta, e verifique se o bico injetor está pingando gasolina dentro do carburador. Ele só deve jogar gasolina lá dentro quando se acelera o carro, se estiver pingando, é necessária uma revisão no carburador
Farei tal procedimento amanhã na oficina
Você sente cheiro de gasolina?
As vezes...
Se você deixar o carro solto, em uma descida suave, ele se desloca ou fica parado (se ficar parado, os freios podem estar presos)
(Risos...) Canavieiras está a 4 metros do nível do mar, portanto não existe ladeiras... (Risos...)
As velas e seus cabos estão bons?
Sim, são novos, foram instalados em maio de 2008.
Você já examinou as velas? Se estiverem escuras ou encharcadas, podem não estar queimando corretamente o combustível
Farei tal procedimento amanhã na oficina
Alguma sugestão ???!!!
Grato pelas perguntas...
Você conhece o ditado "Amigos, amigos, negócios à parte"? Sugiro um teste, abasteça ao menos duas vezes em outro posto de marca confiável (eu uso Ipiranga, Texaco e BR).
Qual é a bandeira do posto de seu amigo?
Entenda bem, o seu amigo pode ser sério, mas talvez o distribuidor que entrega combustível para ele não seja! :(
BACALHAU
01/12/2008, 10:42
Gil & Cia.
Bandeira de posto não significa, necessáriamente, gasolina de qualidade. Já vimos em noticiários postos de bandeiras "top" vendendo combustível adulterado. Gasolina de qualidade depende de dono de posto de "qualidade", honesto.
Betão, dono de posto conhecido, boa praça, também não significa nada. Muitas fezes o dinheiro fala mais alto e o cara engana até a mãe. Tem gente que não se importa nem com a vida do outros (veja máfia dos hospitais, remédios adulterados, leite com soda caústica, etc) então não vai se importar com a "vida" do motor do seu carro. Você pode fazer pedir para fazer o teste do teor de álcool na gasolina (todo o posto É OBRIGADO a fazê-lo por solicitação do consumidor). Se você não quiser "ferir" os sentimentos do dono do posto, você mesmo pode fazê-lo em casa. É bem fácil, compre um litro de gasolina em uma garrafa PET (é proibido a venda de combustíveis em garrafas PET) e leia o anexo.
Mas, as alterações de gasolina mais frequentes, como a adição de solventes, só podem se detectadas por meios de testes específicos em laboratórios. Em caso de dúvidas entre em contato com a ANP.
Isto também pode ajudar a resolver seu problema:
Cuidado para dar a partida. Não é preciso ligar o carro e acelerar ao mesmo tempo;
No trânsito não acelere demais;
Andar em ponto morto – a chamada "banguela" – não economiza nada;
Cuidar da manutenção do veículo: o filtro de ar deve ser trocado a cada 10 mil km, as velas a cada 30 mil km e o carburador tem que ser limpo e regulado a cada 30 mil km;
Alinhamento e balanceamento em dia também ajudam o carro a andar mais com o mesmo combustível;
Verificar os freios (não precisa de ladeirinha suave, basta levantar o carro e girar as rodas com a mão);
Verificar se a reduzida não está acionada (pode parecer besteira, mas já vimos isso acontecer várias vezes);
Pneus com a pressão correta;
Pé do motorista com a pressão correta, também ajuda e muito :mrgreen:;
E um monte de outras coisas que não lembro agora.
Com calma você resolve.
Boa $orte
Caros companheiros foristas.
Vou ressuscitar esse tópico para tirar uma dúvida de iniciante que anda a pé.
Fiquei com uma pequena dúvida em relação ao consumo do niva. Todos dizem que o NIVA 1.6 tem o consumo médio de 8 km/l. Alguns falam mais, cerca de 9 km/l, outros menos, cerca de 7 km/l. Claro, tem aqueles que conseguem 5 km/l com muito suor e estão "felizes".
Contudo, pesquisando na internet, num artigo sobre "cuidados na compra de um NIVA usado", e encontrei a seguinte informação: "Os consumos conta com, nas versões a Diesel 7/8lt aos 100km/h, para as versões a Gasolina 10/11lt para o 1.7i e 14/15lt para o 1.6." (http://ladaniva4x4.net/modules/sections/index.php?op=viewarticle&artid=21)
Ora, porque o nosso NIVA faz esses míseros 8 km/l se os portugueses chegam a 14 km/l. E, reparem, à média de 100 km/h. É a nossa linda e maravilhosa gasolina? Tem outra explicação?
Bom, por enquanto é só.
[]'s
Gustavo Niva
24/01/2009, 16:17
;793870']nas versões a Diesel 7/8lt aos 100km/h, para as versões a Gasolina 10/11lt para o 1.7i e 14/15lt para o 1.6.
Fred, se não me engano, isso é o consumo a cada 100kms ou algo assim... ou seja... 100 km com 14/15 lt... uns 7km/l
[]s
;793870']Caros companheiros foristas.
Vou ressuscitar esse tópico para tirar uma dúvida de iniciante que anda a pé.
Fiquei com uma pequena dúvida em relação ao consumo do niva. Todos dizem que o NIVA 1.6 tem o consumo médio de 8 km/l. Alguns falam mais, cerca de 9 km/l, outros menos, cerca de 7 km/l. Claro, tem aqueles que conseguem 5 km/l com muito suor e estão "felizes".
Contudo, pesquisando na internet, num artigo sobre "cuidados na compra de um NIVA usado", e encontrei a seguinte informação: "Os consumos conta com, nas versões a Diesel 7/8lt aos 100km/h, para as versões a Gasolina 10/11lt para o 1.7i e 14/15lt para o 1.6." (http://ladaniva4x4.net/modules/sections/index.php?op=viewarticle&artid=21)
Ora, porque o nosso NIVA faz esses míseros 8 km/l se os portugueses chegam a 14 km/l. E, reparem, à média de 100 km/h. É a nossa linda e maravilhosa gasolina? Tem outra explicação?
Bom, por enquanto é só.
[]'s
Fred, você cometeu um "ato falho", muito comum aos brasileiros. O Brasil talvez seja o único país do mundo a medir o consumo em Km/l, os demais medem o consumo em l/100Km (e não a 100 Km/h). De tão acostumados que estamos aos "Km/l", acabamos por ler as medições feitas em outros países do "nosso" jeito.
Portanto, as medições que você leu no site português são muito parecidas com as nossas, ou seja:
Niva 1.6 carburado:
100Km/14l = 7,1 Km/l
100Km/15l = 6,7 Km/l
Niva 1.7 i.eletrônica:
100Km/10l = 10,0 Km/l
100Km/11l = 9,1 Km/l
[ ]s
Amigos,
Obrigado pela informação. É isso mesmo, a medição é por 100km e não à 100km/h. Lembrei daquela tabela de características do novo e esperançoso NIVA que nunca chega aqui no Brasil que consta no outro tópico... Mas convenhamos, a informação do sítio português ajudou um pouco. O nosso parente distante me induziu a erro com aquele "/h" somado ao "ato falho"... rs
Jà estava até pensando em mudar para Portugal. Lá os carros mais velhos estavam sendo super econômicos... hehehehehe
[]'s
shuther4x4
25/01/2009, 14:15
;793870']Ora, porque o nosso NIVA faz esses míseros 8 km/l
[]'s
Cara se o meu fizesse esses míseros de média (50/50) eu estava "feliz".
Infelizmente o Niva original não é padrão de economia de combustível. Se estiver procurando isso, nem se canse.
Abraços
HIARGOS THIAGO
03/10/2009, 00:36
oi voçês querem um jipinho pra curti a vida ou pra correr?
que correr compra uma ferrari.:dance::dance::dance::dance::dance::dance: :dance::dance:
felipe.paris
03/10/2009, 14:23
Tenho meu Niva a uns 9 meses! nunca tinha medido o consumo, pois só andava com ele em passeios e trilhas
essa semana usei o Niva todos os dias e ai resolvi medir o consumo!
INCRÍVEIS 3,6KM/L!!!!!!! :evil::evil:
Tem alguma coisa muito errada com minha viatura!
emtsuhako
03/10/2009, 17:50
Tenho meu Niva a uns 9 meses! nunca tinha medido o consumo, pois só andava com ele em passeios e trilhas
essa semana usei o Niva todos os dias e ai resolvi medir o consumo!
INCRÍVEIS 3,6KM/L!!!!!!! :evil::evil:
Tem alguma coisa muito errada com minha viatura!
Eu sou pé-de-chumbo e fazia em torno de 5km/l somente na cidade. Muita coisa afeta o consumo, mas o que mais aumentava o consumo no meu Niva eram os pneus (qto mais largo ou maior a área de borracha em contato com o solo, maior o consumo). Qdo troquei meus pneus 205/75/16 80% off-road para 205/75/15 80% onroad, o consumo aumentou significativamente. Um tempo depois mandei recondicionar o carburador e o consumo reduziu um pouco, algo em torno de 5,5 a 6,5km/l somente na cidade e pisando forte.
felipe.paris
03/10/2009, 20:27
Um tempo depois mandei recondicionar o carburador e o consumo reduziu um pouco, algo em torno de 5,5 a 6,5km/l somente na cidade e pisando forte.
Eu acredito que o meu problema seja carburador! uso pneus 205/75 16, o geninho 1001 q se não me engano é 60% off.
Assim que tiver tempo (leia dinheiro :twisted: ) vou comprar um weber 460 (o meu é aquele otro weber mini progressivo e ta ruim) trocar bobina, cabos de vela, velas e por ai vai! hehe :putz::putz:
Pinaudmaster
06/10/2009, 08:25
Respondendo a pergunta láááá do início do Tópico:
R: Sim, o consumo do Niva é anormal.
A partir de 1993 eu possuí um Niva 91 por alguns anos... motor absolutamente original. A gasolina custava entre R$ 0,70 e 0,90, naqueles anos.
Lembro que nunca fiz mais que 9 km/l na estrada. E na cidade era coisa de 5-6 km/l de média e olhe lá !
Isso porque o motor era regulado pelo cara mais competente nessa matéria aqui em Niterói (Sr. IZAK - russo por sinal).
Atualmente (ano 2009, gasolina a R$ 2,50 em diante no RJ), possuir um Niva original a gasolina é uma coisa anormal também.
Não há bolso que aguente, a não ser que seja usado por 200 km/mês :S
Aliás, seria uma boa enquete aqui para o Fórum Niva: ""Quem ainda usa o motor original a gasolina, sem modificações ?"
Aposto que Nivas com motor AP; com GNV; a Álcool; com Comando Aerocar, a Diesel; etc, vão "dominar geral !!!"
baseggiov
06/10/2009, 12:42
Respondendo a pergunta láááá do início do Tópico:
R: Sim, o consumo do Niva é anormal.
A partir de 1993 eu possuí um Niva 91 por alguns anos... motor absolutamente original. A gasolina custava entre R$ 0,70 e 0,90, naqueles anos.
Lembro que nunca fiz mais que 9 km/l na estrada. E na cidade era coisa de 5-6 km/l de média e olhe lá !
Isso porque o motor era regulado pelo cara mais competente nessa matéria aqui em Niterói (Sr. IZAK - russo por sinal).
Atualmente (ano 2009, gasolina a R$ 2,50 em diante no RJ), possuir um Niva original a gasolina é uma coisa anormal também.
Não há bolso que aguente, a não ser que seja usado por 200 km/mês :S
Aliás, seria uma boa enquete aqui para o Fórum Niva: ""Quem ainda usa o motor original a gasolina, sem modificações ?"
Aposto que Nivas com motor AP; com GNV; a Álcool; com Comando Aerocar, a Diesel; etc, vão "dominar geral !!!"
Meu NIVA é origina, com ignição eletrônica e GNV.
Só não entendo uma coisa, no GNV ele faz uma boa média, algo entre 8 e 8,6 km/m3 na cidade. Beleza! :dance::dance::dance::dance::dance:
Só que andando na gasolina tá fazendo 4km/l! :parede::parede::parede::parede:
O que tá acontecendo?
É o mesmo carro, a diferença pro GNV deveria ser uns 20/30% e não 100%.
Alguém se habilita a me explicar o que está acontecendo?:pensativo::pensativo:
glausians
06/10/2009, 17:46
O que acontece é que quando é instalado o gnv, acaba-se regulando o carburador para andar melhor no gnv, e com isso acaba com a regulagem para gasolina, pois sao duas regulagens diferentes, e nao tem como ficar bom para os dois, quando meu niva tava andando ainda, tava bem regulado para o gas, e quando eu andava no alcool, ficava horrivel, fazia uns 2-3 km/l e nao andava muito...
mas no gnv era uma maravilha...
um dia quando mudei a regulagem, inverteu-se as coisas...
mas com o tempo e um mecanico paciente consegue-se acertar as coisas
baseggiov
07/10/2009, 11:32
O que acontece é que quando é instalado o gnv, acaba-se regulando o carburador para andar melhor no gnv, e com isso acaba com a regulagem para gasolina, pois sao duas regulagens diferentes, e nao tem como ficar bom para os dois, quando meu niva tava andando ainda, tava bem regulado para o gas, e quando eu andava no alcool, ficava horrivel, fazia uns 2-3 km/l e nao andava muito...
mas no gnv era uma maravilha...
um dia quando mudei a regulagem, inverteu-se as coisas...
mas com o tempo e um mecanico paciente consegue-se acertar as coisas
Value pela explicação.
Prefiro q fique bem no GNV mesmo.
Será que o tal DIS resolveria esse problema, fazendo que o consumo fosse bom nos dois?
Tanque Russo
17/10/2009, 10:45
Galera é o seguinte, fiz o motor para 1.7 , ficou muito bom, mas o Niva esta gastando muito....não faz a media de 2 na gasolina na cidade, se fizer 2 km com gasolina e muito, não sei o que há, bom eu venho todos os dias para o trablho com ele, fica dificil , o que pode ser? to quase trocando o carburador por outro , para ver se melhora um pouco, estou com o carburador original, o que pode ser por favor me ajudem.
2Km/l? Já viu se o retorno do carburador está ligado direito? Acho que teu Niva tá é jogando gasolina fora...
Qualquer sistema que permita a mudar o ponto de ignição, ou a curva do ponto de ignição de lugar, de forma a poder ter duas regulagens, uma para o gás e outra para o combustível líquido permitiria um melhor funcionamento em ambos. Vale até instalar um avanço manual de ignição no motor de um Niva 91...
Engraçado é que o FordT tinha isso na coluna de direção, rs:shock:
GARCIA/SP
17/10/2009, 16:32
Qualquer sistema que permita a mudar o ponto de ignição, ou a curva do ponto de ignição de lugar, de forma a poder ter duas regulagens, uma para o gás e outra para o combustível líquido permitiria um melhor funcionamento em ambos. Vale até instalar um avanço manual de ignição no motor de um Niva 91...
Engraçado é que o FordT tinha isso na coluna de direção, rs:shock:
Raizer, dá uma sacada:
http://www.barefootsworld.net/ford-t-specs.html
:concordo:
É exatamente a alavanca "H", que, em contraponto à alavanca "G" forma o "bigode" que deu origem ao apelido usado no Brasil. Alguns monza também possuiam tal dispositivo e cheguei a pensar em fazer algo baseado na adaptação que era feita em algumas Harley-Davidson 1973. Só que troquei o motor antes...
Raizer, dá uma sacada:
http://www.barefootsworld.net/ford-t-specs.html
:concordo:
As Simcas também tinham este recurso. Era uma alavanca no painel que permitia regular o ponto de ignição conforme a altitude local e conforme a gasolina utilizada (comum ou azul, esta última tinha maior octanagem.). Como eu misturava as duas gasolinas (1/4 azul, 3/4 comum, a alavanca era bastante útil. Lembro-me de tê-la utilizado em viagens a Campos do Jordão (1.700 m de altitude x 700 m de altitude em São Paulo).
GARCIA/SP
18/10/2009, 23:32
As Simcas também tinham este recurso. Era uma alavanca no painel que permitia regular o ponto de ignição conforme a altitude local e conforme a gasolina utilizada (comum ou azul, esta última tinha maior octanagem.). Como eu misturava as duas gasolinas (1/4 azul, 3/4 comum, a alavanca era bastante útil. Lembro-me de tê-la utilizado em viagens a Campos do Jordão (1.700 m de altitude x 700 m de altitude em São Paulo).
Olha o painel de uma Rallye 66...
:concordo:
Olha o painel de uma Rallye 66...
:concordo:
A alavanca está no painel, atrás do volante de direção, lado direito.
Tanque Russo
21/10/2009, 15:26
Bom camaradas, to bem desanimado com o Jipe devido ao seu consumo, bom mas levei em um mecanico , apenas para dar uma conferida, vou tentar mais duas coisas, colocar ignição eletronica, e um carburadoo , qual vcs usam? se não resolver , jogo um GNV, mas ta dificil....ta bebendo muito...se fizer 8 ou 9 na pista ta bom é demais...agora não dá pra fazer 2/2..né ninguem quenta....é ainda uso ele para trabalho..já viram né...
abração até mais.
Bom camaradas, to bem desanimado com o Jipe devido ao seu consumo, bom mas levei em um mecanico , apenas para dar uma conferida, vou tentar mais duas coisas, colocar ignição eletronica, e um carburadoo , qual vcs usam? se não resolver , jogo um GNV, mas ta dificil....ta bebendo muito...se fizer 8 ou 9 na pista ta bom é demais...agora não dá pra fazer 2/2..né ninguem quenta....é ainda uso ele para trabalho..já viram né...
abração até mais.
Ah, teu carro só está na gasolina?! Cara, não é possível, que modificações foram feitas nele??
Bom camaradas, to bem desanimado com o Jipe devido ao seu consumo, bom mas levei em um mecanico , apenas para dar uma conferida, vou tentar mais duas coisas, colocar ignição eletronica, e um carburadoo , qual vcs usam? se não resolver , jogo um GNV, mas ta dificil....ta bebendo muito...se fizer 8 ou 9 na pista ta bom é demais...agora não dá pra fazer 2/2..né ninguem quenta....é ainda uso ele para trabalho..já viram né...
abração até mais.
Dê uma lida na mensagem #3 deste mesmo tópico, lá eu listei alguns problemas que podem causar consumo alto.
Tanque Russo
22/10/2009, 16:46
Bom camaradas é o seguinte, motor 1.7 , feito na status estou amaciando ainda, o motor ta show de bola, outro jipe recomendo a todos.
Gil é o seguinte as velhas são novas, cabos de vela tb são novos, o carburador limpado e regulado, mas como é original e foi muito mal cuidado tem algumas coisas isoladas que nem sei o que são, agora platinado preciso trocar, pois troquei a cerca de 1 ano, já deve estar ruim.
Que carburador o pessoal mais usa? o solex? o 2e? 3e? obrigado a todos pela ajuda.
Dê uma lida na mensagem #3 deste mesmo tópico, lá eu listei alguns problemas que podem causar consumo alto.
Flugêncio
22/10/2009, 17:38
Bom camaradas é o seguinte, motor 1.7 , feito na status estou amaciando ainda, o motor ta show de bola, outro jipe recomendo a todos.
Gil é o seguinte as velhas são novas, cabos de vela tb são novos, o carburador limpado e regulado, mas como é original e foi muito mal cuidado tem algumas coisas isoladas que nem sei o que são, agora platinado preciso trocar, pois troquei a cerca de 1 ano, já deve estar ruim.
Que carburador o pessoal mais usa? o solex? o 2e? 3e? obrigado a todos pela ajuda.
Rapaiz!!!
Tem um crime na sua história... motor novo, com platinado velho.
Bom camaradas é o seguinte, motor 1.7 , feito na status estou amaciando ainda, o motor ta show de bola, outro jipe recomendo a todos.
Gil é o seguinte as velhas são novas, cabos de vela tb são novos, o carburador limpado e regulado, mas como é original e foi muito mal cuidado tem algumas coisas isoladas que nem sei o que são, agora platinado preciso trocar, pois troquei a cerca de 1 ano, já deve estar ruim.
Que carburador o pessoal mais usa? o solex? o 2e? 3e? obrigado a todos pela ajuda.
"as velhas são novas?" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (desculpe-me, mas, se eu deixasse escapar esta, alguém ia aproveitar... :mrgreen:)
O platinado pode ser um dos fatores determinantes, a ignição eletrônica melhora o consumo. Pouco, mas melhora! Mas o mais provável vilão desta história pode ser o carburador. Se estiver em mau estado, irá fatalmente fazer com que o consumo aumente. Há diversas adaptações, a mais comum é a do Weber 460. Entretanto, eu recomendo que você importe um carburador russo original. Os carburadores nacionais adaptados serão sempre usados, mesmo se forem recondicionados. Novo é novo, além de, no caso, ser exatamente o carburador utilizado originalmente no Niva, ou seja, não serão necessárias adaptações nem gambiarras. O preço de um carburador destes deve estar em volta de R$550-600, contra uns R$300-350 de um nacional usado. Eu comprei um russo novo há cerca de 1,5 anos, e não me arrependi, o desempenho do carro melhorou, e o consumo idem.
(...) Entretanto, eu recomendo que você importe um carburador russo original. Os carburadores nacionais adaptados serão sempre usados, mesmo se forem recondicionados. Novo é novo, além de, no caso, ser exatamente o carburador utilizado originalmente no Niva, ou seja, não serão necessárias adaptações nem gambiarras. O preço de um carburador destes deve estar em volta de R$550-600, contra uns R$300-350 de um nacional usado. Eu comprei um russo novo há cerca de 1,5 anos, e não me arrependi, o desempenho do carro melhorou, e o consumo idem.
Perfeitamente, comprei faz uns três meses e recomendo também. Está até mais barato que isso: Paguei cerca de R$500,00; com o frete, dólar a R$1,85. Modal marítimo, 45 dias certinho. Valeu muito a pena.
Recomendo olhar bem as fotos no Ladaparts para ver se é o carburador correto.
[]s
Valdomiro
Tanque Russo
23/10/2009, 15:54
HEHEHEH REALMENTE...AS VELHAS SÃO NOVAS HEHEHE, corrrigindo as Velas são novas, agora o platinado....ta meio usadinho...semana que vem ultima tentativa, me falem uma coisa, para importar da russia o carburador como é o pagamento ,que cartão aceitam? valeu gente
Edintruder
23/10/2009, 16:36
Alguém já experimentou colocar um carburador de corpo simples do opala 151?
Com certeza é muito mais simples de regular, fica com uma boa força e acredito que andando suave seja bem econômico.
Outro detalhe, bobina de alta potência (para competição), cabos de velas de 8mm e velas de iridum também ajudam, principalmente com motor usando GNV ou álcool. Arranca o platinado e coloca ignição eletrônica. Platinado perde muita energia e dá muita dor de cabeça.
O sistema de ignição deve estar muito bom pra trabalhar direito. Um vela dessas custa cerca de 65,00 cada uma mas duram cerca de 100.000km também. Compensa gastar um pouco nisso aí.
O resto do motor se estiver bom, com boa compressão, sem botar óleo e com as válvulas bem reguladas, o consumo com certeza será adequado.
Tudo é questão de carburação boa e ignição perfeita.
Vale lembrar que platinado ruim estraga as velas e os cabos, assim como velas ruins estragam o platinado e os cabos, e assim como cabos ruins estragam o platinado. Dessa forma, tudo tem que ser periodicamente revisado e trocado. Velas e cabos de boa qualidade e em bom estado mantém tudo funcionando perfeitamente, sem dizer que a ignição eletrônica faz todo o sistema durar muito mais.
Essa é a receita. A Bobina mais potente garante uma centelha mais forte que inicia a ignição com mais calor e uma queima mais forte. Compensa o investimento pois reflete numa economia de combustível.
Se quiser estrangular na gasolina também fica mais econômico, basta usar uma mistura mais pobre, porém vai render menos também. Com peças boas tem a economia através da melhora da eficiência e não por estrangulamento.
HEHEHEH REALMENTE...AS VELHAS SÃO NOVAS HEHEHE, corrrigindo as Velas são novas, agora o platinado....ta meio usadinho...semana que vem ultima tentativa, me falem uma coisa, para importar da russia o carburador como é o pagamento ,que cartão aceitam? valeu gente
O pagamento é feito através de um conhecido site internacional, o Pay Pal, que aceita cartões de diversas operadoras internacionais.
Independentemente do carburador, recomendo substituir o platinado por um sistema de ignição eletrônica. Existe no mercado um aparelho que substitui o platinado, simulando a ignição eletrônica, vários niveiros já o instalaram, pelo que sei é relativamente fácil de ser instalado.
GARCIA/SP
23/10/2009, 19:47
Alguém já experimentou colocar um carburador de corpo simples do opala 151?
Com certeza é muito mais simples de regular, fica com uma boa força e acredito que andando suave seja bem econômico.
Outro detalhe, bobina de alta potência (para competição), cabos de velas de 8mm e velas de iridum também ajudam, principalmente com motor usando GNV ou álcool. Arranca o platinado e coloca ignição eletrônica. Platinado perde muita energia e dá muita dor de cabeça.
O sistema de ignição deve estar muito bom pra trabalhar direito. Um vela dessas custa cerca de 65,00 cada uma mas duram cerca de 100.000km também. Compensa gastar um pouco nisso aí.
O resto do motor se estiver bom, com boa compressão, sem botar óleo e com as válvulas bem reguladas, o consumo com certeza será adequado.
Tudo é questão de carburação boa e ignição perfeita.
Vale lembrar que platinado ruim estraga as velas e os cabos, assim como velas ruins estragam o platinado e os cabos, e assim como cabos ruins estragam o platinado. Dessa forma, tudo tem que ser periodicamente revisado e trocado. Velas e cabos de boa qualidade e em bom estado mantém tudo funcionando perfeitamente, sem dizer que a ignição eletrônica faz todo o sistema durar muito mais.
Essa é a receita. A Bobina mais potente garante uma centelha mais forte que inicia a ignição com mais calor e uma queima mais forte. Compensa o investimento pois reflete numa economia de combustível.
Se quiser estrangular na gasolina também fica mais econômico, basta usar uma mistura mais pobre, porém vai render menos também. Com peças boas tem a economia através da melhora da eficiência e não por estrangulamento.
:palmas::palmas::palmas::palmas:
Tanque Russo
26/10/2009, 09:22
Certo, vou verificar, GIL eu comprei esse "buster" pelo mercado livre, é uma caixinha que elimina o condesandor, aumento a centelha da vela, só se gasta mais o platinado, o meu não tinha 6 meses, mas estarei trocando essa semana e voumedir na base da garrafinha mesmo...heheheheh dai já tiro a duvida do consumo , dai informo vcs.
Certo, vou verificar, GIL eu comprei esse "buster" pelo mercado livre, é uma caixinha que elimina o condesandor, aumento a centelha da vela, só se gasta mais o platinado, o meu não tinha 6 meses, mas estarei trocando essa semana e voumedir na base da garrafinha mesmo...heheheheh dai já tiro a duvida do consumo , dai informo vcs.
Você deve ter comprado outro kit, o kit do qual eu estou falando não gasta o platinado, que serve apenas para fazer contato, segundo entendi.
Converse com o Wilson, mecânico especializado Lada (0XX11) 5531.7796), ele poderá lhe indicar a marca do kit. Pode dizer que fui eu quem lhe passou o telefone dele.
Tanque Russo
26/10/2009, 16:09
[QUOTE=Girti;1015069]Você deve ter comprado outro kit, o kit do qual eu estou falando não gasta o platinado, que serve apenas para fazer contato, segundo entendi.
Converse com o Wilson, mecânico especializado Lada (0XX11) 5531.7796), ele poderá lhe indicar a marca do kit. Pode dizer que fui eu quem lhe passou o telefone dele.
certo Gil, valeu mesmo pela indicação.
Tanque Russo
30/10/2009, 13:12
Boa tarde, medimos hj pela manha o consumo, e ficou acima da media, fazendo na pista 9 km/1 , medida essa com a famosa garrafinha "rs" coloquei 1 litro de gas, e pegamos a pista. Agora ainda dá para melhorar, pois estou com pneus grandes, 205/16 do "botta" off road, e estavam descalibrados, e meu motor não esta com 1000 km ainda, então melhora um pouco ainda.Mas se ficar assim está otimo, é ainda falam que o Niva é um jipe gastão, onde isso "rs", para mim está otimo.
abração gente até mais.
nearzero
03/11/2009, 15:39
Opa o que vc conseguiu fazer para diminuir o consumo???
O meu regulei eu mesmo o carburador (na cagada) essa semana e de 5. 5,5 pulou pra 11 na estrada... OLELE!!! Só q eu fodi a lenta do gnv kkkk
Boa tarde, medimos hj pela manha o consumo, e ficou acima da media, fazendo na pista 9 km/1 , medida essa com a famosa garrafinha "rs" coloquei 1 litro de gas, e pegamos a pista. Agora ainda dá para melhorar, pois estou com pneus grandes, 205/16 do "botta" off road, e estavam descalibrados, e meu motor não esta com 1000 km ainda, então melhora um pouco ainda.Mas se ficar assim está otimo, é ainda falam que o Niva é um jipe gastão, onde isso "rs", para mim está otimo.
abração gente até mais.
Tanque Russo
04/11/2009, 15:11
Ah sim, meu motor é 1.7, esta fazendo na media de 9 km /1 a uma velocidade de 80 km/h, alias não passa disso, não sei porque, já fiz motor , já troquei "tudo", bom o seu tá fazendo a media de 11 no GNV? , tenho uma revista 4 rodas que fala que o NIVA a 80 km /h fazia na media de 11,5 , é claro uma outra epoca, com gasolina mais pura, pneus finos, etc.
abração até
Opa o que vc conseguiu fazer para diminuir o consumo???
O meu regulei eu mesmo o carburador (na cagada) essa semana e de 5. 5,5 pulou pra 11 na estrada... OLELE!!! Só q eu fodi a lenta do gnv kkkk
Boa tarde, medimos hj pela manha o consumo, e ficou acima da media, fazendo na pista 9 km/1 , medida essa com a famosa garrafinha "rs" coloquei 1 litro de gas, e pegamos a pista. Agora ainda dá para melhorar, pois estou com pneus grandes, 205/16 do "botta" off road, e estavam descalibrados, e meu motor não esta com 1000 km ainda, então melhora um pouco ainda.Mas se ficar assim está otimo, é ainda falam que o Niva é um jipe gastão, onde isso "rs", para mim está otimo.
abração gente até mais.
Voltando ao assunto.
Voce mediu com a famosa garrafinha,certo.Carburador original,certo, então tem retorno de combustivel.So pra deixar claro, este retorno voce tambem colocou na garrafinha?
JuniorScartezini
09/11/2009, 14:47
O meu faz na cidade 8,0 ~ 8,5 na cidade, velocidade variável, trechos em linha reta, subidas longas necessitando de 4ª marcha e as vezes 3ª, fiz o teste 3 vezes nas mesmas condições, todos apontaram para essa média.
Estou satisfeito.
[ ]´s
Tanque Russo
10/11/2009, 12:34
Voltando ao assunto.
Voce mediu com a famosa garrafinha,certo.Carburador original,certo, então tem retorno de combustivel.So pra deixar claro, este retorno voce tambem colocou na garrafinha?
Então, acabamos por esquecer desse "grande" detalhe, deu retorno no tanque de combustivel, mas eu acho que é bem pouco a diferença, mas achei que rodou bem, mas veja fui viajar e fez na base de 7.5 com litro , acho que são aqueles pneus...215 são grandes demais, para o Niva.
falou até mais.
Então, acabamos por esquecer desse "grande" detalhe, deu retorno no tanque de combustivel, mas eu acho que é bem pouco a diferença, mas achei que rodou bem, mas veja fui viajar e fez na base de 7.5 com litro , acho que são aqueles pneus...215 são grandes demais, para o Niva.
falou até mais.
As vezes pode dar diferença,porque se o reservatorio da boia ta cheio ele vai direto pro tanque atravez do retorno.
azeredotech
04/01/2010, 21:29
Camaradas,
O meu carro esta fazendo 5km/l... MEU BOLSO NÃO AGUENTA!! ´Também ele ora a paga e ora vai 2.000 rpm, quando a rotação esta alta é só dar uma pisada rápida e o lenta vai a 800rpm. Tem alguma regulagem no carburador que possa ajustar isso? O carro esta com o carburador original.
Camaradas,
O meu carro esta fazendo 5km/l... MEU BOLSO NÃO AGUENTA!! ´Também ele ora a paga e ora vai 2.000 rpm, quando a rotação esta alta é só dar uma pisada rápida e o lenta vai a 800rpm. Tem alguma regulagem no carburador que possa ajustar isso? O carro esta com o carburador original.
Assim como boa parte dos Nivas em circulação, o seu deve estar com o carburador "vencido", ou seja, o carburador já passou, há tempo, o seu prazo de validade, devendo ser trocado por um novo. Esta variação de rotação indica a entrada de ar falso no carburador, possivelmente pelo eixo. Eu recomendo a compra de um carburador russo original novo, deve custar algo em torno de R$500. Este assunto já é discutido no tópico "Ajuda com o carburador - Uso o original" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48510), dê uma olhada lá!
CAROS FORISTAS,SAUDE E PAZ PARA 2010.:stop:
TIVE UM ANO 93.A MÉDIA ERA 6.5-7.0 KM/L.USO URBANO-TRANSITO NORMAL.NA PISTA FAZIA NO MÁXIMO 8.0KM/L. TRILHA NUNCA FIZ.
RUSSO BEBE MESMO.A VANTAGEM NO CASO, É QUE O LITRO DE GASOLINA É MAIS BARATO DO QUE O LITRO DE VODKA.:lol::concordo:.
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