PDA

Ver Versão Completa : Motor bebendo óleo



LucasPW
05/08/2004, 16:21
Olá!
Meu motor (608) bebe muito óleo. Desde que comprei a viatura (uns 6 meses) é assim, mas nunca me preocupei muito. Mas resolvi tirar a dúvida para não acabar matando minha Gertrude sem querer.
Nunca deixo faltar óleo, lógico, mas pra isso eu gasto mais de 5L por mês, rodando uma média de 40 a 50 km por dia.
A band é uma curta, ano 86 com capota de aço.
Isso é normal? Qual pode ser o problema? Qual pode ser a solução?

Abraços!

Luca
05/08/2004, 18:46
... eu gasto mais de 5L por mês, rodando uma média de 40 a 50 km por dia, ...Isso é normal?
Caro Lucas,

Não, não é normal. É completamente anormal. Seu motor está literalmente bebendo óleo do carter. Precisamos de mais informações: 1)Quantos km você estima que ele já rodou? 2) Quantos km o antigo dono disse que ele tinha? 3) Você é o 2o, ou 3o. dono? 4) O antigo dono já tinha feito retífica? 5) Qual medida? Os 5 L de óleo são consumidos, ou todo dia de manhã, antes de você sair de casa, já tem uma poça de óleo embaixo do carro?

Veja, pode ser que o motor tenha sido recém retificado, e esqueceram de por o anel da raspagem de óleo. Pode ser. Pode ser que ele nunca tenha sido retificado, e haja uma p@&*& folga entre o pistão e o cilindro, que permite até a passagem de "um gato com nó no rabo" :) .
Sugiro o seguinte:

I) verifique a medida de compressão dos cilindros. Qualquer boa oficina pode te ajudar, e não precisa desmontar o motor. Aproveite que você está na oficina, e peça para avaliarem o ruído do motor (isto se você mesmo já não tiver estranhando algo).

ruído + medida da compressão + respostas das perguntas acima = uma boa pista para você saber o que há de errado no motor.

II) Procure mandar uma mensagem pessoal, ao JipeiroRR aqui do fórum. Ele tem retífica, eventualmente poderá te ajudar mais apropriadamente.

Mas prá ter certeza, mesmo, infelizmente, só abrindo.
[]´s

Aurélio
05/08/2004, 19:22
LucasPW,

Não está nada normal :shock:
De acordo com o Manual do Propietário, Livrete de Manutenção, o motor OM314 "consome" 1 litro de óleo a cada 1000Km.

[]'s

Caio
06/08/2004, 08:11
Esse oleo sendo queimado com o diesel pode causar aquecimento do motor????

Rafa Band96
06/08/2004, 09:00
Olá Lucas :D ,

Usamos aqui na empresa (transportadora) o oleo da Castrol Visco (embalagem verde) quando os caminhões com motor cansado (pode não ser o seu caso) começão a beber muito oleo, ele é bem viscoso (grosso) e diminui de 20% a 30% o consumo de oleo nos nossos motores.

Evidentemente procure um mecanico, pode não ser nada como tb seu motor pode estar indo pro saco (esperemos que não :shock: ), o grande problema de nossas band's é saber realmente quanto o motor foi rodado (o pessoal troca muito o velocimetro e perde esse tipo de informação), se foi trocado oleo corretamente pelos antigos proprietarios etc....
Faça o teste com o oleo na proxima troca, mal não vai fazer... :wink:

Abrass,

Luca
06/08/2004, 10:18
Esse oleo sendo queimado com o diesel pode causar aquecimento do motor????
Caio,
Não vai causar aumento da temperatura do motor. O óleo lubrificante queimado juntamente com o diesel, atrapalha a combustão.

Caio
06/08/2004, 11:43
Valeu Luca 8) 8) 8)

LucasPW
06/08/2004, 21:21
Respondendo ao pessoal que me deu a força.
Antes de tudo obrigado.

Conversei com o antigo dono e o motor não foi retificado por ele.
Eu sou o terceiro dono e não tenho como saber quantos km a toyota já rodou, até porque o velocímetro não funciona todo o tempo (só quando a Gertrude quer).
Bom, eu vou retificar o motor mesmo. Já vou economizar pra fazer isso. Mas vou ter que rodar com ela assim pelo menos mais 2 meses. Logicamente sempre colocando óleo. Rodar sem é pra maluco, e como disse, sou louco mas não sou maluco.
Acho que vou fazer isso em Curitiba porque aqui em Floripa o negócio é meio (totalmente) impraticável. Pessoal quer me cobrar só pra descer o motor R$550,00.
Conhecido meu fez em Curitiba o motor trocando jogo de anéis por R$500,00.

Andei conversando com alguns amigos e me disseram que não haveria problema rodar com ela mais alguns meses sempre repondo óleo, disseram inclusive que ela rodaria MUITO Mais além disso se eu deixasse sempre com o óleo no nível. Mas não vou arriscar tanto. Vou economizar 2 ou 3 meses no máximo para poder chegar com o dinheiro na mão e poder barganhar.

Por favor, se falei qualquer porcaria aí pelo meio, me corrijam que ainda dá tempo!! hehehehe =)

Abraços!

Luca
07/08/2004, 00:01
... Pessoal quer me cobrar só pra descer o motor R$550,00. Conhecido meu fez em Curitiba o motor trocando jogo de anéis por R$500,00. Lucas,
Fica esperto com preço de retífica muito barato. Em SP, você encontra motor, a base de troca, recondicionado completo, VW AP, por R$ 500. Mas o serviço é da pior espécie. Só usam junta de terceira linha. Cuidado. Procure as retíficas tradicionais, compre você as peças originais da Toyota, principalmente a junta do cabeçote. Pistão e anel, não tem erro. Não tem sem-vergonha na parada. Com certeza não vai ser o melhor preço, mas será o melhor serviço. Seu Toyota vai durar muitos anos. Outro dia me disseram, que é mais barato comprar jogo de pistão e camisa 0,0, do que mandar retificar as camisas e comprar pistão e anel sobre-medida. A conferir.
[]´s

LucasPW
07/08/2004, 16:49
As peças eu não tenho dúvida, Luca, mas cobrar R$550 só pra começar a olhar meu motor não dá pra engolir.
Com certeza que vou usar tudo original na hora de trocar peças do motor.
Você me sugere comprar eu mesmo as peças, o problema pra mim é onde fazer isso, já que ainda sou meio novo no munda das toyotas e é a primeira vez que vou ter que retificar motor de carro meu. Então não estou por dentro desse mercado.

Abraço!

Caio
07/08/2004, 19:53
Lucas,

Dá uma olhada no site www.toyoteiros.com.br ,lá tem um conterraneo seu acho que o apelido é Ruskaia que conhece muito de Band, vale a pena trocar uns e-mails.

[ ]'s toy's

Rafa Band96
08/08/2004, 15:47
Lucas,

Dá uma olhada no site www.toyoteiros.com.br ,lá tem um conterraneo seu acho que o apelido é Ruskaia que conhece muito de Band, vale a pena trocar uns e-mails.

[ ]'s toy's

Ae Caio e Lucas :D ,

O Ruskaya tá meio enrolado no trampo é dificil ver ele até na lista, caso vc mande o e-mail e ele não te responda não esquenta ....

Cara é uma pena que vc tá tão longe... Tem uma retifica aqui em São Paulo, em São Caetano do Sul que retira toda parte alta do motor (tampa de valvula, cabeçote) e te mostra na hora se é anel ou não (ou outro problema) cobram R$ 175,00 para desmontar e remontar. Só para vc ter uma ideia a retifica do motor 314 tá saindo por R$ 4.000,00 com seis meses de carantia sem limite de Km, faça uma pesquisa pelas retificas ai da sua cidade, veja aquelas que atendem as grandes empresas do local.

Alias, se vc puder fazer todo serviço na retifica melhor, a maioria não cobra pra subir ou descer o motor, o que o mecanico vai fazer nesse caso é papel de intermediario, tira o motor (ou a parte que necessita de retifica), leva pra retifica, retira da retifica e sobe o motor, vai sair mais em conta a retifica fazer tudo...

Pequisa ai e vai informando a gente :D

Abrass,

Aurélio
08/08/2004, 18:19
LucasPW

Uma opção à retífica para você considerar:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=51343#51343

[]'s

LucasPW
08/08/2004, 23:09
Ish, eu não imaginei que iria gastar tanto assim... R$4 mil? Cacilda, estava fora dos meus planos.
Vou pesquisar isso com MUITA calma...

LucasPW
09/08/2004, 16:22
Pois é, pessoal, vou ter que fazer meu motor. Fiquei triste com a idéia, mas é a vida, não tinha previsto esse gasto, achei que iria poder fazer a lataria toda da Gertrude e deixar ela nova agora.
Bom, já conversei com o meu mecânico e ele vai baixar um pouco (mas ainda caro) para R$470,00 para baixar e abrir.
Lógico que abrindo não dá só pra orçar, sou obrigado a fazer, e como eu conheço o mecânico, acho que vou fazer com ele.
Ainda vou confirmar alguns detalhes, mas acho que semana que vem a Gertrude vai para UTI.
Conto mais novidades quando o processo começar.
Estou também pensando em aproveitar o momento para turbinar ela por dentro.
Não sei exatamente como é o processo, mas já abri um tópico no fórum para saber mais.
Abraços!