Conectar

Ver Versão Completa : Rodas na posição 4x4



Digão Rios
22/07/2008, 11:00
Moçada....


Como já sabem, sendo marinheiro de primeira viagem, me perdoem as perguntas idiotas...mas, começar é assim mesmo....:oops:

Eu vou quebrar alguma coisa no meu Troller sendo comodista e deixando as rodas dianteiras sempre na posição 4x4, e, claro, controlando a tração apenas no comando interno??

Estando a minha viatura devidamente equipada com pneus MUD:dance:, estarei forçando alguma coisa usando a tração 4x4 em estradas de terra normais(sem buracos ou lama)??

Valeu!
DIGÃO

JapaTroller
22/07/2008, 11:08
Digão pelo que sei o unico problema é que quando se deixa a rodas livres acionada, no caso na posição 4x4, o diferencial fica girando atoa, causando assim um desgaste prematuro e desnecessário e quanto a usar o 4x4 em estradas de terra sem lama e tal, acho que vai é gastar um pouco mais de combustivel e tb o mesmo problema citado acima, mas o carro vai ter mais estabilidade. Axo que vai de cada um , eu por exemplo só uso se necessário.
Abraços
Obs: Se eu disse alguma coisa errada por favor me corrijam, mas axo que é isso mesmo!!!

Elmer_Jeep
23/07/2008, 10:54
Tá correto Japa, outro detalhe além do que vc falou é que a direção fica mais pesada, portanto é melhor descer e selecionar a roda-livre na posição 4x2.

[]'s

AKPG
24/07/2008, 19:59
E os Trollers tem um problema de usar a roda livre direto: começa a vazar óleo do diferencial dianteiro pelo semi-eixo. Portanto, é melhor deixar desligado. Eu andava direto com a RL acionada e já tive que trocar duas vezes o retentor do semi eixo dianteiro direito. Depois que passei a deixar a RL desligada, nunca mais tive problemas.

mbm4x4
24/07/2008, 21:05
Estou andando com as RL travadas direto com minha Sportage. Notei que realmente a dirção ficou um pouco mais pesada, mas qto ao consumo de combusivel extra é quase que impeceptivel.
Dei uma procurada sobre o assunto e descobri no site www.4xforum.com (http://www.4xforum.com) algo interessante.
Dá uma olhada, coloquei primeiro o texto original em ingles e depois logo abaixo uma tradução para portugues. (tradução tabajara)
"
FREE-WHEEL HUBS

Fitted to part-time (selectable) 4x4 vehicles, free-wheel hubs fit on the front wheel hubs and enable the side shafts and prop-shaft to be disconnected from the wheels. The one and only purpose behind free-wheel hubs is to prevent these components from rotating unnecessarily and thereby reduce fuel consumption when driving on a firm surface.

“Can free-wheel hubs, if engaged and operated on the road, damage the transmission?” This is a very common question. The answer is no. However, the opposite is true: if hubs are left unlocked for long periods the following damage can result:

Bearing damage

On some vehicles the lubrication of the front hub bearings depends partly on axle rotation which sends oil to the bearings. With the front hubs disengaged, the axle remains stationary and the hub is not effectively lubricated.

Spline shaft damage


Auto and manual freewheel hubs. Their only function is to save fuel on the open road. They must be engaged (manual) at the front wheels before the vehicle can be driven in four-wheel drive.



Spline shafts are located in the side shafts (in the case of vehicles with independent suspension) and in the prop-shafts (in the case of vehicles with solid axles) that allow for suspension travel as the vehicle moves over uneven ground. In conditions where the drive shafts are rotating, wear will be spread evenly over the splines. Should the drive shaft or prop-shaft remain stationary for long periods, as will occur if the hubs remain disengaged, the splines wear on a single plane. If serious uneven wear has occurred, drive shaft vibration will result. It is therefore important that, should you have free-wheel hubs fitted to your vehicle, drive with them engaged once in a while.

If free-wheel hubs are not offered as standard equipment and you wish to fit them, do not skimp – cheap units fail when the going gets tough.



Automatic free-wheel hubs
Automatic free-wheel hubs engage the front wheels automatically when the front prop-shaft rotates under power, i.e. when four-wheel drive is selected in the cab. Old types of automatic free-wheel hubs did not lock when compression braking (descending steep slopes) or moving in reverse. Modern auto free-wheel hubs do operate when moving in reverse and down steep slopes.

Modern auto hubs are engaged simply by engaging four-wheel drive. Auto-hubs have improved and have become as reliable as the manual types. For this reason many manufacturers are fitting these in preference to the manual types. Many serious off-roaders still prefer manual types.
Tradução:
"
Roda livre-hubs

Montados em part-time (selecionável) veículos 4x4, roda livre-hubs couber na roda da frente e de permitir que os hubs secundários poços e prop-veio a ser desligado do rodas. O único e último objectivo por detrás livre rodas hubs é de evitar que estes componentes de rotação desnecessariamente e, assim, reduzir o consumo de combustível ao conduzir a uma superfície firme.

"Pode-roda livre hubs, se for contratado e operado na estrada, danos a transmissão?" Esta é uma pergunta muito comum. A resposta é não. No entanto, o inverso é verdadeiro: se hubs são deixadas desbloqueado por longos períodos pode danificar o seguinte resultado:

Bearing danos

Em alguns veículos da lubrificação dos rolamentos da frente hub depende em parte eixo rotativo que envia petróleo para os rolamentos. Com a frente hubs desembraiada, o eixo permanece estacionário eo hub não é efectivamente lubrificada.

Spline veio danos


Automático e manual livre hubs. A sua única função é a de poupar combustível em estrada aberta. Eles devem estar empenhados (manual) nas rodas da frente antes de o veículo pode ser conduzido em quatro rodas motrizes.



Spline poços estão localizados no lado eixos (no caso dos veículos equipados com suspensão independente) e na prop-eixos (no caso dos veículos com sólida eixos) que permitem a suspensão de viagens que o veículo se desloca ao longo irregular terreno. Nas condições em que a unidade veios são rotativas, desgaste será equitativamente distribuída ao longo do splines. Caso o eixo de movimento ou estacionado prop-eixo permanecer por longos períodos, como irá ocorrer se os hubs permanecer desembraiada, o desgaste splines em um único avião. Caso sério desgaste irregular tenha ocorrido, eixo de movimento vibração irá resultar. Por isso, é importante que, se você tem roda livre-hubs instalados em seu veículo, dirigir com eles empenhados vez em quando.

Se livre rodas hubs não são oferecidos como equipamento padrão e você deseja encaixá-los, não diminuais - barato unidades falhar quando as coisas difíceis.



Roda livre automática-hubs

Roda livre automática de envolver os hubs rodas dianteiras automaticamente quando o eixo dianteiro prop-gira ao abrigo do poder, ou seja, quando quatro rodas motrizes é selecionado na cabina. Old tipos de-roda livre automática hubs não bloquear quando compressão de travagem (descendente declives acentuados) ou em movimento inverso. Modernas auto-roda livre hubs fazer funcionar quando se deslocam em verso e descer declives acentuados.

Modernas auto hubs estão envolvidos simplesmente por envolver quatro rodas motrizes. Auto-hubs foram melhorados e tornaram-se tão fiável como o manual tipos. Por esta razão muitos fabricantes estão montagem de preferência a estes tipos do manual. Muitos grave off-roaders ainda prefere manual tipos
Espero ter ajudado na tua decisão qto a andar com as RL na posição lock.
Boa lama
Mateus.