PDA

Ver Versão Completa : Alguém manja de navegação?



marcoak
05/08/2004, 14:39
gostaria de saber o basico sou iniciante e gostaria de aprender navegacao com HP p comecar e depois trip totem

equipeminas4x4
05/08/2004, 15:06
Marcoak,

Começar com HP? Desse jeito vc vai aprender pra caramba, mas é a maneira mais difícil de começar. Não tem muito segredo não, conforme vc vai ganhando experiência a coisa fica mais fácil.
A forma mais fácil de começar é conseguir uma planilha de qualquer prova, aprender primeiro o lançamento, seja na HP ou no Totem. Depois pega esta planilha e vai simular a prova, de preferência com uma pessoa que já tenha navegado em alguma prova. Os macetes só com o tempo mesmo.

[]´s

Leonardo - Minas 4x4
05/08/2004, 15:29
Cara,

O primeiro passo é entender a planilha, o que esta falando, o que significa cada numero, cada código e entender as divisões de trecho.

O proximo passo é aprender a roteirar em cima das informações ali fornecidas.

Por fim acrescenta-se o tempo, ou seja a velocidade média do trecho. Caso queira competir.

Sinceramente acho que começar por uma calculadora não irá resolver muito não, vc vai precisar de um odometro digital de qualquer forma (o do carro não te dará a precisão que é necessária) a calculadora funciona para andar no tempo.

Um totem completo, qualquer versão que seja é bem melhor, vc já irá aprender a lançar a planilha e usar funções que na calculadora não são possiveis e ai dá pra fazer um teste prático.

No mais, com um totem ou outro navegador vc entra na prova (se for o caso) bem mais preparado e atualizado.

[]'s

marcoak
11/08/2004, 10:44
valeu a dica pessoal

Pé na Lama
11/08/2004, 18:39
entrei com a ideia de aprender coisas novas tambem...principalmnete navegação... de vez em quando faço trilha com um camarada meu... porem...coisa bem amador sabe?

isaianet
23/08/2004, 12:02
All,

Para quem tá começando a navegar e quer aprender a ler planilhas, calculas e etc sem dúvidas a melhor coisa é ler uma coluna que o Miltinho (navegador do Edio Fuchter da Chevrolet) escreveu em um site.

Abaixo segue o link.

http://www.clicfactory.com/clientes/jornal/rastros/colunas/colunas.asp?sub=19

Abraços

Pedro Bachir
23/08/2004, 18:11
All,

Para quem tá começando a navegar e quer aprender a ler planilhas, calculas e etc sem dúvidas a melhor coisa é ler uma coluna que o Miltinho (navegador do Edio Fuchter da Chevrolet) escreveu em um site.

Abaixo segue o link.

http://www.clicfactory.com/clientes/jornal/rastros/colunas/colunas.asp?sub=19

Abraços

po!!!! muito boa a coluna!!! fala bastante coisa mesmo!!!!! nunca pensei que navegar era tão complicado!!!!! :shock:

isaianet
23/08/2004, 20:35
Pedro,

As vezes o tamanho da coluna assusta, mas com certeza não tem muito mistério.. nada que não se aprenda na prática, no início vai errar um pouco, depois num tem erro...

O texto do miltinho é o mais completo que já vi na internet.


Abraços

Zupa
11/10/2008, 12:02
Fazia enduro de moto antes de mexer com carro, doido é navegar de moto. mas é como andar de bicicleta, com o tempo vira automatismo. Pena não ver as dicas do Edio, também, olha quanto tempo faz. Vou dar umas dicas assim mesmo.

1° passo; Sente com quem conhece e "leia" umas 3 planilahs para se familiarizar com a simbologia.
2° passo:Marque com um destaca texto os ponto de atenção (curvas, obstáculos, p.ex.)
3° passo: decore as referências de 3 em 3 no mínimo, nos pontos onde o trecho está leve, nos pesados não dá pra olhar toda hora (lembre-se que de moto vc pilota e navega com uma média bem alta), não dê excessiva atenção à planilha, fixe-se nos pontos de atenção anteriormente marcados, mas não se esqueça dela.
4° passo: Pé na tabua!!!

Carlos Alberto Weiss
11/10/2008, 12:50
Eu só aprendi a navegar quando levantei uma trilha para Raid do nosso clube, eu pilotava e junto com um navagador experiente ia desenhando a planilha. Dali para frente abriu minha cabeça pra os mistérios da navegação.

Jepa4x4
04/10/2010, 23:46
Pessoal, alguém poderia me ajudar com algum link de algum navegador (ou relato de alguma prova) ou até uma instrução com uma planilha para que eu possa ter um primeiro contato?

Vou andar no Cariocaoffroad pela primeira vez agora no final de outubro/10 e não tenho a mínima idéia de como é.

Sei que terei que adquirir um Totem (aliás quem tiver uma dica para compra e instalação aqui na cidade do Rio, me sinalize por favor), mas além disso ....

Abraços!

cmartins123
05/10/2010, 13:51
Pessoal, alguém poderia me ajudar com algum link de algum navegador (ou relato de alguma prova) ou até uma instrução com uma planilha para que eu possa ter um primeiro contato?

Vou andar no Cariocaoffroad pela primeira vez agora no final de outubro/10 e não tenho a mínima idéia de como é.

Sei que terei que adquirir um Totem (aliás quem tiver uma dica para compra e instalação aqui na cidade do Rio, me sinalize por favor), mas além disso ....

Abraços!
+ um pra entrar na disputa do carioca, seja bem vindo!


Já participei de 3 provas na light este ano. Vc pretende entrar em qual categoria?

no regulamento vc não pode usar nada que esteja ligado ao carro, mas o pessoal usa o trip totem na Light.

Estarei lá também nesta próxima etapa!

Um abraço

Jepa4x4
09/10/2010, 23:08
+ um pra entrar na disputa do carioca, seja bem vindo!


Já participei de 3 provas na light este ano. Vc pretende entrar em qual categoria?

no regulamento vc não pode usar nada que esteja ligado ao carro, mas o pessoal usa o trip totem na Light.

Estarei lá também nesta próxima etapa!

Um abraço


Como bom principiante, buscando um pouco de adrenalina, vou competir na Turismo Light. Aliás, já me inscrevi.

Você utiliza o Totem? Pelo que li pode ser utilizado na Light, correto?

Abraço!

cmartins123
10/10/2010, 06:55
Como bom principiante, buscando um pouco de adrenalina, vou competir na Turismo Light. Aliás, já me inscrevi.

Você utiliza o Totem? Pelo que li pode ser utilizado na Light, correto?

Abraço!
uso o trip totem

conradogf
12/10/2010, 20:09
All,

Para quem tá começando a navegar e quer aprender a ler planilhas, calculas e etc sem dúvidas a melhor coisa é ler uma coluna que o Miltinho (navegador do Edio Fuchter da Chevrolet) escreveu em um site.

Abaixo segue o link.

http://www.clicfactory.com/clientes/jornal/rastros/colunas/colunas.asp?sub=19

Abraços
OLá! também estou começando e penso correr meu primiero rally na Turismo Light da Mitsubishi em Ribeirão Preto 27/10. Pergunta: é possível começar somente com um GPS que informa media total, tempo, quilometragem total e por trecho, velocidade? Teria com isto um mínimo de paroximação à media solicitada? Obrigado.

cmartins123
14/10/2010, 08:11
OLá! também estou começando e penso correr meu primiero rally na Turismo Light da Mitsubishi em Ribeirão Preto 27/10. Pergunta: é possível começar somente com um GPS que informa media total, tempo, quilometragem total e por trecho, velocidade? Teria com isto um mínimo de paroximação à media solicitada? Obrigado.
Olá Conrado,

Eu estou utilizando um programa que desenvolvi para GPS padrão popular. hehe. O programa não funciona nos Garmin pois utilizam outro sistema operacional. Ele tem como utilizar a ficha técnica com os trechos e tem um hodômetro com precisão de metros. Também estarei em RP, se quiser eu lhe mostro, ou vc pode baixar e testar ai usando um dos GPSs já testados. Esqpero que ajude



também tem um manual para operação.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=75497&page=7

NavegaBem 1.7
http://www.flystore.com.br/Downloads/NavegaBem.zip

Manual
http://www.flystore.com.br/Downloads/Manual_NavegaBem1_7.doc


Camilo Martins

cmartins123
29/10/2010, 23:49
Jepa,


como foi no Carioca, vc foi?


qual seu numeral

um abraço

Fernando S Torquato
15/12/2010, 10:14
Galera, não consegui acessar o link da coluna do Miltinho.
alguem pode me ajudar a encontrar esse artigo.
Obrigado