PDA

Ver Versão Completa : como aprender a navegar com HP



marcoak
05/08/2004, 14:32
estou tentando aprender a navegar mas achei dificil achar cursos de nav alguem poderia ajudar

Marcelo Carvalhal
17/06/2005, 22:43
Fala desanparado, ainda nao sou muito indicado pra pasar todas aa dicas, mas a TOTEM promove cursos de operação e navegação, e so vc juntar uma galera de no minimo dez pessoas e fica viavel o custo, vale a pena, eu estou de todas as formas tentando defender os RAIDS aqui no RIO DE JANEIRO, eu acho uma vergonha um lugar que diz ter JEEP clube em cada cidade, e quando tem um evento so aparece gente da graduados e locais, o que puder ajudar de minha parte to dentro sempre!!! :wink: :wink: :D

www.totemonline.com.br




estou tentando aprender a navegar mas achei dificil achar cursos de nav alguem poderia ajudar

Wallace
19/06/2005, 02:00
Qual HP?
Se puder ajudar estamos aqui.
Corria da Rally a bastante tempo atrás e tinha até a HP com minha patrocinadora.
Só tenho que ver se lembro de algo... :D

MJuliani
21/06/2005, 00:05
Marcoak,

Para aprender a usar a HP, que é modeo 48G, visite o link:

http://www.enduro.hpg.ig.com.br/download/download.html

Nesta mesma página tem o programa pra vc baixar.

Divirta-se.

Abraços,

Marcelo Juliani

Pagani
18/07/2005, 12:42
AE !!

Fala com Shoichi, no

www.radicalsport.com.br, o curso dos caras são muito bons.

Inclusive se der sorte fara com o Luiz Migionne (Paris Dakar 250)


T+

Juninho
03/01/2006, 01:41
Wallace ..

Como é que funciona o cálculo do tal de fim de trecho não exato ???

andei de rally um dia desse e me ferrei com essa história ..num tava de HP 48 .. tava com uma normal .. mas nunk tinha navegado com calculadora ..tô acostuymado com melzinho na chupeta , de planilha de raid ..com média ..tempo .. e totem ...

andei bem ..mas aprendi a calcular o tempo no fim da prova ..

a planilha trazia média do trecho e metragem ..

o que é o tal do fim de trecho não exato ??

[ ]'s .. perguntando ( é aqui que entra ?? qual que é a referência aki ???, passo jipe por aki hj ???

Wallace
03/01/2006, 10:36
Oi Juninho,

Se não mudou nada da minha época:
Você tem dois tipos de trecho não exatos: o navegado e o neutralizado.
Em ambos você vai ter que achar a referencia final que deve ser informada na planilha.
Pelo que me lembro a distancia informada pode variar em 400 metros (ou é 200 metros).
No neutralizado é mais facil, pois você vai ter o tempo daquele trecho.
O navegado você primeiro vai ter que achar o final. Ai com a metragem deste trecho e com a media dele você vai conseguir achar o tempo para percorrer este trecho. Ai basta somar este tempo ao tempo final do trecho anterior para saber o tempo final deste trecho que também é o tempo de inicio do proximo trecho.
Muitas vezes exite um pegadinha que é não informar que o trecho não é exato; basta o ser final ser informado com distancia de dois digitos apos a virgula (dezena de metro) e não com três digitos com casas (metros).
Para correr direitinho um rally, principlamente um de regularidade, é bom conhecer o regulamento a fundo.
Quando eu corria o pessoal ficava super atrapalhado pois eu saia andando com todo mundo parado esperando o tempo ideal para sair. Muitas vezes eu fazia isso, porque no regulamento falava que não poderia existir PC antes de uma aferição depois de ter zerado o odometro. Assim como não podia ter PC a 400 metros antes e depois de qualquer marcação de precisão (aferições e finais de trechos exatos).

Juninho
03/01/2006, 20:22
Blz Wallace ,

Realmente foi + -isso que me disseram quando o cara me chamou pra navegar pra ele a 5 minutos da largada .. peguei a planilha ede cara já assustei .. ( cadê o desenhinho ????????) .. aí pensei ..bom ..agora é concentração ..

Comecei até bem .. mas aí veio um cara dizendo logo no 1 neutro antes de começar .. olha .. aprova é final de trecho não extao .. aí ferro .. já me compliquei ..

mas se num me ngano é isso sim .. 200 m .. e a história de não poder ter PC 400 m antes e depois tb tava no regulamento ..só li um poko tarde ..depois da prova !!

mas é bacana navegar assim ..mostra realmente quem é quem .. o navegador tem que ser fera pra andar ...navegar ..calcular ..enfim .. tem que ser competente .. e isso faz com que a gente procure se aprefeiçoar e melhorar cada dia mais ;;...

Continuamos aprendendo ...

grande abraço.

Wallace
03/01/2006, 22:00
O mais engraçado é quando se faz estas coisas de sair andando quando todo mundo na sua frente esta parado é a duvida que fica entre os outros pilotos e seus navegadores :mrgreen:
Mas isso só é interessante quando se entra rapidamente na media da prova.

Juninho
04/01/2006, 00:57
O problema maior que eu enfrentava ..nas provas de moto .. era que ninguem esperava pra largar na rampa de largada da prova ..td mundo que tinha TOTEM já ia pro final do deslocamento ..disparav os trechos e sosegava ...

J´ao jeca aki tinha q esperar dar a hora d elargar ..pra soltar o cronometro ... e pedir pra alguem catar o tempo da largada .. 3,2,1 vai .. pra poder largar no tempo certo ..isso qdo sobrava alguem lá na largada .. .hahah!!

com jipes acho que alguma sprovas nao permitem que os pilotos vão diretamente para o deslocamento .. é isso ? isso deve constar do regulamento ou é de prova por prova ! questão da organização ??


Uma abraço.

Bobylite's
18/10/2006, 10:26
Se você ainda estiver dúvida de como navegar, manda um Mp, posso te ajudar.

Abraço Tracionado

Bobylite's

alepavao
07/01/2007, 12:20
Senhores

é só visitarem nosso site...

www.rallynog.com.br

ou diretamente no link

http://br.geocities.com/rallyedainde...cia/dicas9.htm

e acompanhar o curso que montei para a utilização da HP48...
o programa funciona em toda a linha 48 mas ainda não consegui compila-lo para HP49...

espero que aproveitem...

Alexandre Pavão - Piloto Carro Especial
alepavao@hotmail.com

Caiogaucho
11/02/2007, 09:01
Pessoal,

Acabei de convencer minha carametada a ser minha navegadora!! Entretanto aqui no RS não conhecemos nenhum curso de navegação. Alquem sabe de algum curso on-line ou em Porto Alegre? Além do Trip Totem (que já tenho) o que mais devo comprar. Afinal, tenho que aproveitar a empolgação!!!

[]'s

Caiogaucho
11/02/2007, 09:23
Senhores

é só visitarem nosso site...

www.rallynog.com.br

ou diretamente no link

http://br.geocities.com/rallyedainde...cia/dicas9.htm

e acompanhar o curso que montei para a utilização da HP48...
o programa funciona em toda a linha 48 mas ainda não consegui compila-lo para HP49...

espero que aproveitem...

Alexandre Pavão - Piloto Carro Especial
alepavao@hotmail.com

Alexandre,

entrei no site, mas não consegui acessar as páginas de "dicas de navegação" e no site da geocities, tb não abriu!!