PDA

Ver Versão Completa : Adaptar relação de Kombi em caixa satelite de Fusca?



jurusbaldo
21/07/2008, 13:04
Estou construindo uma gaiola e gostaria de colocar uma relação bem curta. Pesquisei bastante neste forum e em outros e a resposta é só uma, usar relação de Fusca 1200 (7x31). Bem, não sei pelas terras de vocês, mas na minha achar uma relação dessas é como achar uma "mosca de asa branca".

Reparei que a Kombi usa uma relação (7x36) que diga-se de passagem é bem mais curta que a que eu tenho (8x33). Agora vem o incoveniente. A caixa de satélites da Kombi é diferente da do Fusca. Fui numa oficina de um conhecido ele disse que acha que dá pra adaptar a relação da Kombi no Fusca, pois o pinhão é igual, só muda a coroa, que terá de ser alargada um pouco no diametro interno e rebaixada um pouco a caixa de satélite.

Isso foi uma suposição dele, ele nunca viu ninguém fazer. Quero saber se alguém tem conhecimento disso feito em algum lugar. Não estou querendo gastar 200 reais em um conjunto coroa x pinhão e depois não dar certo.

Valeu galera.

rafael carvalho
21/07/2008, 21:09
ae jurubalto blz tenho um baja com moto de opala e topono um cambio do fusca 1200 com a reduçao da kombi.por que vc nao coloca um cambio ja da kombe .

Dimmy
21/07/2008, 22:12
jurusbaldo

Eu ja falei com o mecanico q cuida do meu cambio, nas quebras, sobre colocar relação 7/36 da kombi ,no cambio da brasilia..agente fico horas ,queimando a cabeça;;e medindo ..
no caso tem q mexer na furação e espessura da coroa. e nao é garantido q vai fica acasalada ,,pode roncar ,,ou ate msm quebra facilmente,,axo q ninguem fez isso ainda,

o caixa satelite. da kombi com homocinetica q usa relaçao 7/36 é diferente sim da da brasilia/fusca.

ainda vou tentar fazer isso pra ver q acontece.

jurusbaldo
22/07/2008, 07:39
ae jurubalto blz tenho um baja com moto de opala e topono um cambio do fusca 1200 com a reduçao da kombi.por que vc nao coloca um cambio ja da kombe .

O problema de usar a caixa da Kombi é que já tenho a do Fusca e aí terei de gastar comprando outra caixa. Sem contar que a construção da gaiola com a suspensão IRS é mais complicada.

Como minha primeira gaiola optei em fazer com a suspensão do fusca mesmo, facão + "flauta", pois já tenho a mecânica. Já vislumbrando uma próxima, talvez uma ciaxa de kombi diesel com motor AP.

Grato pela resposta.

luucassmo
06/03/2012, 21:41
opa, eu to com vontade de fazer isso que o colega citou, gostaria de saber se alguem tem? ou ja fez, se da certo ou nao. fico no aguardo. abracos

gaiolama
06/03/2012, 22:11
boa noite amigo,já fiz essa adaptaçao na de um amigo meu.tem te dar uma limpada no torno na caixa satelite e refurar a caixa pois a furaçao nao bate depois é só montar

gaiola4x2
16/04/2013, 16:47
boa noite amigo,já fiz essa adaptaçao na de um amigo meu.tem te dar uma limpada no torno na caixa satelite e refurar a caixa pois a furaçao nao bate depois é só montar
iai galera fizeram essa adaptação?? como ficou?? estou mechendo na caixa de marcha da minha e to pensando na 7x36 e 8x35...

nito bortese
16/04/2013, 18:42
bom galera aproveitando o asunto de reduzir caixa, estive comversando com mecanico de uma agencia e eu comentei sobre minha gaiola e pedi se tinha como reduzir a caixa do ap, a resposta foi a seguinte, ele mando colocar a coroa e o pinhão do gol 1.0 q da certo, porem nunca ouvi alguem falar disso aqui no fórum isso tem procedencia ou não?sera q da certo?

vinijost
16/04/2013, 18:54
bom galera aproveitando o asunto de reduzir caixa, estive comversando com mecanico de uma agencia e eu comentei sobre minha gaiola e pedi se tinha como reduzir a caixa do ap, a resposta foi a seguinte, ele mando colocar a coroa e o pinhão do gol 1.0 q da certo, porem nunca ouvi alguem falar disso aqui no fórum isso tem procedencia ou não?sera q da certo?


já vi funcionando e fica 10! recomendo.

nito bortese
16/04/2013, 20:46
já vi funcionando e fica 10! recomendo.


:curtir:valeu vo ficar de olho numa coroa e pinhão agora

gaiola4x2
18/04/2013, 13:53
iai galera fizeram essa adaptação?? Como ficou?? Estou mechendo na caixa de marcha da minha e to pensando na 7x36 e 8x35...

iai galera conseguiram colocar a coroa e pinhão 7x36 na caixa de fusca??

mali9ski
19/04/2013, 08:34
bom galera aproveitando o asunto de reduzir caixa, estive comversando com mecanico de uma agencia e eu comentei sobre minha gaiola e pedi se tinha como reduzir a caixa do ap, a resposta foi a seguinte, ele mando colocar a coroa e o pinhão do gol 1.0 q da certo, porem nunca ouvi alguem falar disso aqui no fórum isso tem procedencia ou não?sera q da certo?

já ouvi falar mais nunca participei de nada disso....

valew

gaiola4x2
20/04/2013, 17:11
Estou construindo uma gaiola e gostaria de colocar uma relação bem curta. Pesquisei bastante neste forum e em outros e a resposta é só uma, usar relação de Fusca 1200 (7x31). Bem, não sei pelas terras de vocês, mas na minha achar uma relação dessas é como achar uma "mosca de asa branca".

Reparei que a Kombi usa uma relação (7x36) que diga-se de passagem é bem mais curta que a que eu tenho (8x33). Agora vem o incoveniente. A caixa de satélites da Kombi é diferente da do Fusca. Fui numa oficina de um conhecido ele disse que acha que dá pra adaptar a relação da Kombi no Fusca, pois o pinhão é igual, só muda a coroa, que terá de ser alargada um pouco no diametro interno e rebaixada um pouco a caixa de satélite.

Isso foi uma suposição dele, ele nunca viu ninguém fazer. Quero saber se alguém tem conhecimento disso feito em algum lugar. Não estou querendo gastar 200 reais em um conjunto coroa x pinhão e depois não dar certo.

Valeu galera.
bom galera comprei o kit coroa e pinhao 7x36 hoje na loja (zero km).. ate ondi sei tenhu que aumentar o diametro da coroa e refurar neh.. e so issu ou prescisa fazer algo mais??

luucassmo
23/04/2013, 12:52
bom galera comprei o kit coroa e pinhao 7x36 hoje na loja (zero km).. ate ondi sei tenhu que aumentar o diametro da coroa e refurar neh.. e so issu ou prescisa fazer algo mais??
pega a caixa satelite bota no torno e da um passe ate a medida da coroa, coloca a coroa na caixa satelite compassa os furos para que fique bem compassado e fique o mais forte possivel, refura com a furacao nova, coloca os parafuso da o aperto necessario e torneia a cabeça dos parafuso do tamanho necessario pro rolamento da tampa, e é so monta :B monta la anda e ai se posta aqui oque achou, nao vai se arrepender!

gaiola4x2
23/04/2013, 14:05
pega a caixa satelite bota no torno e da um passe ate a medida da coroa, coloca a coroa na caixa satelite compassa os furos para que fique bem compassado e fique o mais forte possivel, refura com a furacao nova, coloca os parafuso da o aperto necessario e torneia a cabeça dos parafuso do tamanho necessario pro rolamento da tampa, e é so monta :b monta la anda e ai se posta aqui oque achou, nao vai se arrepender!
amigão muito obrigado pela moral aii.. A coroa e a caixa satelite ja ta no torneiro.. To doido pra montar logo.. Quando eu testar vou postar aki no forum siim.. Abração.

gaiola4x2
23/04/2013, 14:08
pega a caixa satelite bota no torno e da um passe ate a medida da coroa, coloca a coroa na caixa satelite compassa os furos para que fique bem compassado e fique o mais forte possivel, refura com a furacao nova, coloca os parafuso da o aperto necessario e torneia a cabeça dos parafuso do tamanho necessario pro rolamento da tampa, e é so monta :B monta la anda e ai se posta aqui oque achou, nao vai se arrepender!
só uma dúvida amigo.. vou tornear a coroa ou a caixa satelite?? tem problema tornear somente a coroa?

vinijost
23/04/2013, 19:00
só uma dúvida amigo.. vou tornear a coroa ou a caixa satelite?? tem problema tornear somente a coroa?


A coroa é temperada.. é mais facil tornear a caixa satélite.

Att,

Vinicius.

luucassmo
23/04/2013, 22:44
como o amigo vinijost citou, a coroa é temperada e é mais dura que a caixa satelite, e alem do mais se tornear a corar vai diminuir tamanho dos dentes e talz, so mede tamanho interno da coroa e deixa a satelite na medida, compassa os furos e boa. abracos e boa sorte.

gaiola4x2
24/04/2013, 08:21
como o amigo vinijost citou, a coroa é temperada e é mais dura que a caixa satelite, e alem do mais se tornear a corar vai diminuir tamanho dos dentes e talz, so mede tamanho interno da coroa e deixa a satelite na medida, compassa os furos e boa. Abracos e boa sorte.

intendi amigão.. Vlw pela ajuda

genhero
22/05/2013, 21:11
Olá amigos, tambem comprei relação 7x36 e estou adaptando num cambio de fusca 8x35 com cornetas. Já uso no cambio atual travas com roscas e 2 planetarias com 4 satelites... o diferencial ficou ótimo. Agora trabalha em cima da coroa e pinhao... vo postando fotos...

gaiola4x2
23/05/2013, 08:30
Olá amigos, tambem comprei relação 7x36 e estou adaptando num cambio de fusca 8x35 com cornetas. Já uso no cambio atual travas com roscas e 2 planetarias com 4 satelites... o diferencial ficou ótimo. Agora trabalha em cima da coroa e pinhao... vo postando fotos...

posta as fotos ai pra gente genhero.. a minha ate hoje não fico pronta.. o cara que ta mechendo ta me inrrolando !!
Boa sorte aew.

Valew

gaiolarodan
23/05/2013, 08:44
bom galera aproveitando o asunto de reduzir caixa, estive comversando com mecanico de uma agencia e eu comentei sobre minha gaiola e pedi se tinha como reduzir a caixa do ap, a resposta foi a seguinte, ele mando colocar a coroa e o pinhão do gol 1.0 q da certo, porem nunca ouvi alguem falar disso aqui no fórum isso tem procedencia ou não?sera q da certo?

Meu irmao tem motor e cambio ap na gaiola, colocou invertido para dar certo, e usa coroa e pinhão do gol 1000 no cambio de santana .

Fica bem forte

Boa semana

nito bortese
23/05/2013, 20:33
Meu irmao tem motor e cambio ap na gaiola, colocou invertido para dar certo, e usa coroa e pinhão do gol 1000 no cambio de santana .

Fica bem forte

Boa semana

invertido a caixa? ou a cora e pinhão? ou é motor central att

gaiolarodan
23/05/2013, 22:17
invertido a caixa? ou a cora e pinhão? ou é motor central att

Motor central , e torres do gol

Boa semana !

vinijost
24/05/2013, 09:15
Bom Dia Galera.. to com um pipino.. to tentando colocar a coroa e pinhao do fusca 1300 8/35 na caixa da kombi..

Refiz a furação. .fiz um guia no centro.. so que quando coloco a coroa na caixa ela pega no pinhao e não pega no outro lado da capa do rolamento.. fica atravessado..

(pra testar usei uma coroa que não é do pinhao (não é casal, mas é 8/35).

Pode ser que só por não ser casal.. não esta nem encaixando? deveria encaixar.. mas so pega na ponta do pinhao e na ponta da coroa..

se eu coloco eles fora um contra o outro encaixa direitinho..

estava pensando.. será que não preciso tirar um pouco da espessura onde fixa a coroa? (para afastar a coroa do pinhão?)

Valeu!!

gaiola4x2
24/05/2013, 10:15
Bom Dia Galera.. to com um pipino.. to tentando colocar a coroa e pinhao do fusca 1300 8/35 na caixa da kombi..

Refiz a furação. .fiz um guia no centro.. so que quando coloco a coroa na caixa ela pega no pinhao e não pega no outro lado da capa do rolamento.. fica atravessado..

(pra testar usei uma coroa que não é do pinhao (não é casal, mas é 8/35).

Pode ser que só por não ser casal.. não esta nem encaixando? deveria encaixar.. mas so pega na ponta do pinhao e na ponta da coroa..

se eu coloco eles fora um contra o outro encaixa direitinho..

estava pensando.. será que não preciso tirar um pouco da espessura onde fixa a coroa? (para afastar a coroa do pinhão?)

Valeu!!
Cara complico hem.. mas creio eu que não bata a coroa e pinhão não pois a caixa satelite da kombi e menor... mas so por curiosidade, por que vai trocar a relação da kombi pela do fusca??

vinijost
24/05/2013, 10:42
Cara complico hem.. mas creio eu que não bata a coroa e pinhão não pois a caixa satelite da kombi e menor... mas so por curiosidade, por que vai trocar a relação da kombi pela do fusca??


Não é minha.. é de um cliente.. só que ele já quebro umas 3 coroa e pinhão da kombi.. aqui onde andamos é muita pedra..
e a 8/35 não quebra nem a pau.. ;)

Valeu!

gaiola4x2
24/05/2013, 13:11
Não é minha.. é de um cliente.. só que ele já quebro umas 3 coroa e pinhão da kombi.. aqui onde andamos é muita pedra..
e a 8/35 não quebra nem a pau.. ;)

Valeu!
mas ele tem pneu grande?? cara to colocando 7x36 na minha e agora voce mi dexo com medo heem rsrs.. vo usar pneu 205 70 15 mamute.. sera que da uma aliviada?

Cezar candelaria
25/05/2013, 07:52
Vini, quase certo que é poruqe não é o casal...experimenta o certo e ve no que dá.não esquece de contar a experiencia aqui pra nós...

vinijost
25/05/2013, 19:00
Vini, quase certo que é poruqe não é o casal...experimenta o certo e ve no que dá.não esquece de contar a experiencia aqui pra nós...

Boa noite cezar, bem. O que aconteceu foi o seguinte.. o cliente nao tinha me dado o casal. E alem de nao ser o casal era o pinhao do conjunto 8/33.e nao do conjunto 8/35. Nao servia porque o dente do 8/33 é mais grosso. Coloquei um casal 8/35 e deu certinho.. valeu . Abraços.

genhero
26/05/2013, 10:58
a coroa da komni 36 é mais alta que a do fuka 35, tive de tira 5mm no diametro da caixa satelite, 3mm no interno da coroa 36 e rebaixar 2mm no assentamento da caixa satelite, pra naum enforcar regulagem... até agora 150 pila torneiro...

Cezar candelaria
26/05/2013, 20:25
Poderia explicar melhor..não tem foto..

Chico Trevisan
05/10/2014, 00:18
E aí. Alguém tem as fotos dessa adaptação? Comprei a relação 7x36 pra adaptar no meu câmbio de fusca, minha gaiola usa motor 1600 com pneus 235/75 15 e preciso de uma primeira marcha mais curta. Vou desmontar meu câmbio essa semana.

kssiotp
20/12/2016, 01:23
Coroa 7x36 no câmbio fusca - YouTube (https://youtu.be/Ymc2-NbaDTw)

miguéh
11/01/2017, 23:15
mas ele tem pneu grande?? cara to colocando 7x36 na minha e agora voce mi dexo com medo heem rsrs.. vo usar pneu 205 70 15 mamute.. sera que da uma aliviada?

a relação quanto mais curta for maior a chance de quebras, as kombis modernas quebram andando no asfalto, não tenho certeza da relação mas acho que é essa, boa sorte na empreitada!

digobrazil
13/01/2017, 20:56
a relação quanto mais curta for maior a chance de quebras, as kombis modernas quebram andando no asfalto, não tenho certeza da relação mas acho que é essa, boa sorte na empreitada!

Kombi moderna a relação é 8x39

Jr borges
04/04/2018, 16:09
Pessoal estou querendo por uma coroa do fusca na caixa de satélite do bx alguem sabe qual o procedimento e se é confiável