Ver Versão Completa : Não consigo fazer o motor pegar
Olá amigos, mais uma vez recorro a ajuda dos universitarios para tentar alguma dica do que pode estar acontecendo,
Comecei a fazer a reforma da parte eletrica do meu jeep, antes de sair cortando os fios dei a ultima ligada nele a umas 3 semanas ja na ligação direta porque o mecanito tinha cortado os fios para adaptar a pedaleira. Enfim, após ter certeza de que ele estava pegando normalmente comecei a substituir somente a fiação referente a contado, ignição, bobina, etc.
Hoje fui tentar legar ele e não deu certo, fico dando a partida e parece que na hora que vai pegar o motor faz um barulho, como se fosse um curto. Nessa hora fiz o seguinte, montei novamente a ligação direta sem passar pelas chaves com estava anteriormente e mesmo assim nada, duas coisas que reparei e não sei que faz algum sentido, a bobina começou a esquentar nestas tentativas, o motor de arranque também.
Fiz um teste pra var se estava chegando carga no modulo e esta normal, o terra do modulo também esta funcionando.
Fiz um teste na carcaça do distribuidor e esta ok o aterramento, fiz um teste também na carcaça do motor de arranque e também esta OK.
Só os fios que saem do modulo para o distribuidor que eu não sei como testar e também não sei como ver se esta gerando a faisca nas velas.
Sei que não toquei nisso mais chequei também que esta chegarndo gasolina até o carburador, só não consegui ver dentro do carb. onde cai a gasolina, dei uma mexida na alavanda do carburador e não consigo ver onde joga a gasolina dentro do copo.
Alguma luz antes de chamar um eletricista?!?!?!?
portugues
20/07/2008, 21:27
vc pode ter queimado a bobina ...faça uma ligação na direta bobina para que vc tenha certeza que foi ela...tudo indica que sim!! pode ter certeza..
Como faço um teste pra ver se foi a bobina que queimou e não o modulo?? não sei se isso tem a var mais quando liguo o + da bobina direto na bateria pra fazer um teste, vi alguns pedacinhos de metal(pó de ferrugem) que estavam encima dela pularem na hora que enconsto o fio no + da bat.
É comum queimar isso ? como posso fazer pra não comprar outra e queimar de novo?
[]s
Alguma mais tem alguma dica ???
felipemendes
21/07/2008, 18:08
Experimente tirar o cabo da bobina para o distribuidor e colocá-lo perto de uma parte aterrada do carro (SEGURE PELA PARTE EMBORRACHADA, O CHOQUE É DOLOROSO!). Dê a partida e veja se a centelha vai pular.
Felipe, voce diz o cabo grosso que sai do meio da bobina ?
Não sei se expliquei direito, mais o motor chega a girar como no processo normal de partida, ele só não pega. Escutei aqueles barulhos de faisca(curto) umas 2 vezes quanto estava tentando dar a partida, depois fiz a ligação direta pra ver de onde vinha o barulho mais não ocorreu mais.
Esse teste que voce falou seria exatamente para saber o que ?
[]s
junior braga
21/07/2008, 21:17
Felipe, voce diz o cabo grosso que sai do meio da bobina ?
Não sei se expliquei direito, mais o motor chega a girar como no processo normal de partida, ele só não pega. Escutei aqueles barulhos de faisca(curto) umas 2 vezes quanto estava tentando dar a partida, depois fiz a ligação direta pra ver de onde vinha o barulho mais não ocorreu mais.
Esse teste que voce falou seria exatamente para saber o que ?
[]s
Esse teste é pra saber se a bobina está funcionando, mas tenha muito cuidado ao executa-lo, pois o CHOQUE É FORTE..
:concordo:
Então eu tiro o cabo do distribuidor e não da bobina, isso ???
"Dê a partida e veja se a centelha vai pular." não entendi essa parte,.rsss!?!?!?!???
Então eu tiro o cabo do distribuidor e não da bobina, isso ???
"Dê a partida e veja se a centelha vai pular." não entendi essa parte,.rsss!?!?!?!???
Solta o cabo que sai da bobina para o distribuidor( solta é a ponta que vai no meio do distribuidor) e chega com ela bem pertinho do bloco do motor ou lataria, bem pertinho mesmo, quase encostando e dá a partida. Se tudo estiver ok até aí, vai pular centelha da ponta metálica(conector)do cabo até a lata ou motor. Se já forem cabos velhos pode segurar o cabo com alicate isolado, pq nem sempre o isolamento deles está Ok e vc toma choque mesmo segurando pelo meio do cabo...
O mesmo procedimento pode ser feito com a ponta do cabo que vai na vela.
Ok, se a bobina não estiver boa, nada vai acontecer esse teste. Mais porque que essa bobina queimou do nada,?!?! o que eu estou com medo é de comprar outra e dar a partida e queimar de novo, o que pode ter queimado ela.
Com este teste vc vai saber se o problema está da bobina para trás, não especificamente só bobina, pode ser modulo, instalação elétrica, chave de partida, etc. Aqui em casa sempre tenho umas bobinas velhas mas que ainda funcionam só pra estes testes.
Vc pode levar a bobina pra testar em auto elétrica, num lembro direito o procedimento, mas com multimetro já dá pra saber se ela queimou.
Bom, como testei também na ligação direta ja eleminei o problema de chave, vou ver se consigo levar num auto eletrico hoje no almoço pra testar se estiver Ok, ai deve ser o modulo, e se for isso, vou esperar um eletricista bom que conheço pra ver melhor, o problema é que ele só volta de viagem dia 5, e haja paciencia pra esperar 2 semanas pra ver isso,.rsss.
[]s
Eu não entendo de eletrica, nem de mecanica...rsrs, mas quando reformei meu Jeep o eletricista que montou fez todos as ligações e aterramentos e nada do motor pegar tbm, o que ele me falou foi que esqueceu de aterra o bloco do motor, foi aterrar ele e o motor pegou... pode ser isso?
Antes fosse isso,...bloco aterrado melhor do que nunca, o meu problema deve ser mais embaixo ($$$).
Mais um capitulo da epopéia.
Comprei uma bobina nova bosch KW, dei a partida e nada, depois de muitas tentativas ele deu sinal de vida, mais não consegui deixar ele ligado por muito tempo(alguns segundos), ele pegou meio torto, como se não tivesse com todos os cabos de velas ligado e ele faz alguns barulhos de faisca ai morreu e não pegou mais. Sera que saiu de ponto ?? Mesmo eu não mechendo nos cabos de vela e nem no distribuidor ?? Ou o modulo pode ter bichado ??
[]s
joão k. chikui
26/07/2008, 19:59
Tentou injetar gasolina com uma bisnaguinha , tipo um frasco de mostarda ? Enquanto dá na partida , injeta pequena quantidade de gasolina continuamente. Se for problema de bura , pega e firma.
Tentou injetar gasolina com uma bisnaguinha , tipo um frasco de mostarda ? Enquanto dá na partida , injeta pequena quantidade de gasolina continuamente. Se for problema de bura , pega e firma.
Depois que encheu de gasolina até pegou, mais o motor deu umas engasgadas e morre.
Cara, se tu jogou gasolina, pegou e depois morreu, é bem provável que não esteja injetando gasolina. Pq se ele pega e morre logo em seguida é pq acabou a gasolina que vc jogou lá dentro e num tá chegando mais pelo próprio carburador para ele continuar girando.
Lucas Nassif
27/07/2008, 14:40
Já deu isso no meu uma vez, o BF nao queria pegar nem a pau. Conferimos carburador, bobina, distribuidor, etc...
No fim das contas, eram as velas que tinham encharcado de gasolina, de tanto jogar gasosa direto no bura.
No meu caso, como ja tava na hora de trocá-las mesmo, coloquei 6 NGK's novas, e foi só bater na chave que ele funfou legals!!
Tire as velas e veja se tá encharcada. Se tiver, só secar e pronto!
joão k. chikui
27/07/2008, 19:40
Acho que teu problema é carburador .
Depois que encheu de gasolina até pegou, mais o motor deu umas engasgadas e morre.