PDA

Ver Versão Completa : Como realmente se "amacia" um motor?



Fabiano_L200
19/07/2008, 20:56
Bom... agora como vcs já sabem, to de Tracker, L200 nunca mais. Hoje fui trabalhar e rodei 160 km na estrada, gostei muito, estou satisfeito com o desempenho.

Cada pessoa ou mecânico que pergunto, como se amacia o motor, me responde de uma forma. Segue as respostas mais comuns.

1) senta o cacete, prestem atenção, é senta O cacete, não é senta NO cacete.... estica as marchas, e pé no fundo:twisted::twisted::twisted::twisted::twisted:
2) vai na boa, sem esticar marcha.:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
3) não anda muito tempo acima das 3000 rpms, e não mantem rotação por muito tempo, tipo, cravar nas 2800 rpms e andar longo trecho na mesma velocidade sem troca de marcha para variar as rotações.:pensativo::pensativo::pensativo::pensati vo:
4) isso não existe, ande como quiser, que só o tempo amacia um motor.:putz::putz::putz:

E aí pessoal, alguem sabe qual é a correta? ou tem alguma opinião diferente???:concordo:

Abraços:-D

Lothar
19/07/2008, 21:15
Eu prefiro seguir as instruções da fábrica, consulto o manual e o sigo.

Jorge Costa

Fabiano_L200
19/07/2008, 21:45
Eu prefiro seguir as instruções da fábrica, consulto o manual e o sigo.

Jorge Costa

Mas no manual eu não li nada a respeito. Amanhã vou dar mais uma olhadinha.

valeu.

Lucas Nassif
19/07/2008, 21:59
3) não anda muito tempo acima das 3000 rpms, e não mantem rotação por muito tempo, tipo, cravar nas 2800 rpms e andar longo trecho na mesma velocidade sem troca de marcha para variar as rotações.:pensativo::pensativo::pensativo::pensati vo:


Já ouvi muitos pitecos tbm, mas o que eu mais confio (até agora) é esse da citação acima.

Dudagordon
19/07/2008, 22:30
Certa vez , um engenheiro de montadora me disse que esse negócio de amaciar motor é coisa do tempo da sua avó,rsrs, ou seja, do tempo em que os motores não eram construídos com a precisão de hoje, portanto, não aconselho seguir os conselhos de sentar o ferro e etc...
Anda na sua balada de sempre que tá bom!
Acho que por bom senso eu não esmirilharia uma caranga desta logo de cara não!!
Parabéns pela máquina!!
[]

iwakura
20/07/2008, 11:13
Certa vez , um engenheiro de montadora me disse que esse negócio de amaciar motor é coisa do tempo da sua avó,rsrs, ou seja, do tempo em que os motores não eram construídos com a precisão de hoje, portanto, não aconselho seguir os conselhos de sentar o ferro e etc...
Anda na sua balada de sempre que tá bom!
Acho que por bom senso eu não esmirilharia uma caranga desta logo de cara não!!
Parabéns pela máquina!!
[]

x2

Um velho mito sobre motores envolve o amaciamento. Não são poucos os que ainda dispensam ao carro novo cuidados exigidos décadas atrás, como não impor longos percursos nem atingir altos giros durante 3.000 ou 5.000 km.

Hoje a regra é outra: basta não atingir altas rotações (acima de 3.000 rpm) por 100 ou 200 km iniciais. Nesta fase os anéis ainda estão se assentando e é importante não forçá-los. Depois, pode-se explorar todo o regime de giros, o que ajuda até a não "amarrar" o motor -- sobretudo em um esportivo de 16 válvulas e alta rotação como o da Parati do primeiro motor.

Fonte (Best Cars, Consultório Técnico):
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/amaciamento.htm

[]
Mário.

Cadü Smith
15/08/2008, 00:47
x2

Um velho mito sobre motores envolve o amaciamento. Não são poucos os que ainda dispensam ao carro novo cuidados exigidos décadas atrás, como não impor longos percursos nem atingir altos giros durante 3.000 ou 5.000 km.

Hoje a regra é outra: basta não atingir altas rotações (acima de 3.000 rpm) por 100 ou 200 km iniciais. Nesta fase os anéis ainda estão se assentando e é importante não forçá-los. Depois, pode-se explorar todo o regime de giros, o que ajuda até a não "amarrar" o motor -- sobretudo em um esportivo de 16 válvulas e alta rotação como o da Parati do primeiro motor.

Fonte (Best Cars, Consultório Técnico):
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/amaciamento.htm

[]
Mário.

É, isso procede, mas só multiplicaria essa km por 10... 1000, 2000 km sem enfiar o pé, pisando no acelerador o necessário pra vencer ladeiras e colinas nas estradas, não pra competir qual carro ultrapassa primeiro, deixe isso pra depois.

Agora os dados técnicos..
se vc prestar atenção qdo for fazer a primeira troca de óleo, pergunte ao sujeito que opera a coisa toda, que tipo de óleo estava no seu motor, se for um cara que entende mesmo do que ta fazendo, é bem provável que ele pergunte se o carro é zero, e se for o caso, ele dirá q o motor zero km vem d fábrica c o óleo mais ralo do mercado, pra que as peças se "desgastem" bem mais rápido do que o normal, pra que se molde mais rapidamente. é um desgaste controlado.

Quem ja trocou alguma engrenagem do câmbio ou diferenciais da viatura, sabe. Os caras q sabem o q estão fazendo colocam um aditivo à base de grafite, o que faz com que as peças e engrenagens novas se desgastem mais rápido, se amoldando melhor ao resto das peças e engrenagens mais antigas ( e talvez mais frágeis que as novas), evitando assim com que as peças novas estraguem as velhas, e vc acabe tendo que trocar o conjunto todo. INFORMAÇÃO FONTE : Wilson da mec NIVA em MOEMA, perto do Aeroporto, SAMPA.

espero ter euxiliado em algo
abç à todos

lorenzo santangelo
26/08/2008, 22:54
concordo com nosso colega.. ja vem amaciado de fabrica..
dai fica na sua mao com ele sera... se vc andar so na boa; vai ficar cheio de carvao, ou carbono sobre os pistoes.. piorando o rendimento do carro..
se judiar do bixxinho nao tera essa formaçao; porem o motor nao tera a durabilidade esperada... ai fica a seu criterio.... por mim... toca o pau,...
:twisted::twisted::twisted::twisted::twisted::palm as::palmas::palmas::palmas::dance::dance::dance: