Ver Versão Completa : Ranger V6 4x4 - Cuidados em trilhas?!?
Guilherme A. Araújo
19/07/2008, 16:04
Caros Colegas...
Comprei uma Ranger 4.0 V6 4x4 Supercab 210cv 2001/2001 com 88 mil km rodado, toda original, uma perfeição, por baixo parece q saiu da concessionária ontem...
Bom, agora eu quero saber os cuidados que devo ter com ela em trilhas, o q fazer para q eu possa ficar mais tranquilo, cuidados com a parte elétrica, motor etc...
Já tive um CS 98 2.5 4x2 Argentina, judieu bastante dela até mesmo em trilhas, rsrs, algumas atoladas, mas nenhum problema, porém eu nao tinha muita dó dela, agora, com essa aquisiçao e por ela se encotrar tao nova, quero ter alguns cuidados para q nao venha a ter problemas futuros.
Conto com a colaboraçao de vcs!
Alagoano
19/07/2008, 17:46
Caros Colegas...
Comprei uma Ranger 4.0 V6 4x4 Supercab 210cv 2001/2001 com 88 mil km rodado, toda original, uma perfeição, por baixo parece q saiu da concessionária ontem...
Bom, agora eu quero saber os cuidados que devo ter com ela em trilhas, o q fazer para q eu possa ficar mais tranquilo, cuidados com a parte elétrica, motor etc...
Já tive um CS 98 2.5 4x2 Argentina, judieu bastante dela até mesmo em trilhas, rsrs, algumas atoladas, mas nenhum problema, porém eu nao tinha muita dó dela, agora, com essa aquisiçao e por ela se encotrar tao nova, quero ter alguns cuidados para q nao venha a ter problemas futuros.
Conto com a colaboraçao de vcs!
Fala Guilherme, blz cara?!!
Parabéns pela Ranger....cara, não entendo nada de trilhas, sou novo aqui...mas fiquei curioso em ver sua viatura, esses 210cv empolgam!! Se puder postar uma fotos maneiras....agradeço!!
Abs!
Guilherme A. Araújo
19/07/2008, 18:43
Alagoano, pode deixar, meu irmao foi buscar ela em Campo Grande - MS, deve vir pra cá na quarta feira, assim q tirar as fotos, vou postar aki no forum.
Grande Abraço
Alagoano
20/07/2008, 15:28
Blz Guilherme !!!
Edintruder
20/07/2008, 19:22
Não tem muito o que te preocupar não. Ela tem um desempenho no off muito superior do qua a 2.5HSD, talvez o desempenho seja comparável apenas com a 3.0NGDe
ela deve ser uma canhão,mas só tem que ter cuidado com aguas!!
Usa um pneus adequado também ai não vai ter melhor!!
Parabéns pela bixona!!!
João Fellipe
20/07/2008, 20:36
Só o motor da tração e tem pelo menos na minha os fios que o alimentam pro lado de fora fiquei com medo de passar em algum mato e arranca-los, depois que coloquei uma proteção de aço fiquei mais tranquilo! do resto é só colocar gasolina e ser feliz andei em uma igual a sua é show de bola na trilha carro muito bom mesmo, mega carro o unico problema foram os 4.29km/L, pra mim é problema mais quem tem dim dim deixa de ser.
Abraço e posta fotos aí da ranger!!! Mandou bem na Compra:palmas::palmas::palmas::palmas:
4.3km/l é de doer,mas é o preço que se paga pra ter um puta de um motor!!!
Guilherme A. Araújo
20/07/2008, 23:25
Só o motor da tração e tem pelo menos na minha os fios que o alimentam pro lado de fora fiquei com medo de passar em algum mato e arranca-los, depois que coloquei uma proteção de aço fiquei mais tranquilo! do resto é só colocar gasolina e ser feliz andei em uma igual a sua é show de bola na trilha carro muito bom mesmo, mega carro o unico problema foram os 4.29km/L, pra mim é problema mais quem tem dim dim deixa de ser.
Abraço e posta fotos aí da ranger!!! Mandou bem na Compra:palmas::palmas::palmas::palmas:
Qual foi a proteçao q vc colocou?? É akela vendida no site todoterreno??
Qto vc pagou?
Bom, em relaçao ao consumo, ela tem kit gás de 25m, e eu tenho mais um aki em casa de 17m, aí to pensando em colocar o meu tubo nela tbm, ela deverá fazer uns 350km com os 2 tubos, aí uso o gás na trilha, e se for ter de ir pra algum ligar em estrada, ou se tiver q andar sem forçar etals, passo pra gasolina, assim nao vou gastar tanto, hehehe
Abraço
Assim q tiver as fotos dela eu vou pstar aki!!
Alagoano
21/07/2008, 00:44
Qual foi a proteçao q vc colocou?? É akela vendida no site todoterreno??
Qto vc pagou?
Bom, em relaçao ao consumo, ela tem kit gás de 25m, e eu tenho mais um aki em casa de 17m, aí to pensando em colocar o meu tubo nela tbm, ela deverá fazer uns 350km com os 2 tubos, aí uso o gás na trilha, e se for ter de ir pra algum ligar em estrada, ou se tiver q andar sem forçar etals, passo pra gasolina, assim nao vou gastar tanto, hehehe
Abraço
Assim q tiver as fotos dela eu vou pstar aki!!
Guilherme....aconselho vc a fazer o contrário, como na trilha o motor é bem mais exigido seria suicídio fazer trilha com o GNV...esse motorzão não merece isso. O GNV é um combustível seco e fode com o motor....gasolina é lubrificante.
Posso até ter falado besteira.....mas segui a lógica.
Abs!!
Guilherme A. Araújo
21/07/2008, 00:47
Guilherme....aconselho vc a fazer o contrário, como na trilha o motor é bem mais exigido seria suicídio fazer trilha com o GNV...esse motorzão não merece isso. O GNV é um combustível seco e fode com o motor....gasolina é lubrificante.
Posso até ter falado besteira.....mas segui a lógica.
Abs!!
É verdade, nao tinha pensado nisso...
O que me resta é fazer uma boa economia pra gastar qdo for fazer trilha, rsrsrs
Ou entao ser sócio de um posto de gasolina!!!
Cuidados na Trilha:
- Homocineticas dianteiras - Cuidados com os voos com a 4x4 engatada.
- Parachoques dianteiro - Cuidado que esse vai para os espaco com facilidade!
- Farois de milha - Se for passar por agua, apague-os bem antes para eles esfriarem, caso contrario, de adeus.
- Consumo - CUIDADO PARA NAO FICAR NO PREGO! Esse V6 ai na trilha deve beber que eh uma beleza!
Abracos!
João Fellipe
21/07/2008, 09:36
Qual foi a proteçao q vc colocou?? É akela vendida no site todoterreno??
Qto vc pagou?
Bom, em relaçao ao consumo, ela tem kit gás de 25m, e eu tenho mais um aki em casa de 17m, aí to pensando em colocar o meu tubo nela tbm, ela deverá fazer uns 350km com os 2 tubos, aí uso o gás na trilha, e se for ter de ir pra algum ligar em estrada, ou se tiver q andar sem forçar etals, passo pra gasolina, assim nao vou gastar tanto, hehehe
Abraço
Assim q tiver as fotos dela eu vou pstar aki!!
Meu camarada, eu adoro ferro velho, fico igual a pinto no lixo hauhuahuah só gosto de aços especiais e ligas metalicas daí não poço ver uma chapinha de inox no ferro velho, bonze em bom preço, aluminio e tal!!! daí tinha uma chapinha de 1/8" inox 316 dando mole no ferro velho e como minha tia tem uma mega oficina com corte a plasma e solda TIG não perdi tempo, projetei e dei pros piao fazer ficou show!!! acaba a caminhonete mais nao acaba a chapa uhauhauauhauha pra mim saiu 15 reais a chapa(saiu barato pois comprei na quantidade com uns tarugos de inox e aluminio da série 61...) o serviço foi de gratis presente da tia.
A parada do GNV eu nao colocaria na trilha não, potencia em trilha é uma coisa importante coisa que a gasolina vai te dar! só pra vc ter uma idéia de consumo fizemos uma trilha de 8 horas, andamos 250 km a minha fez 9.11km/l no diesel e a 6 canecos 4.29km/l agora desempenho na parte de areia putiz sem comparação da 6 canecos parecia um avião, porém na parte de subida ela era muito estressadinha nervosinha pra subir, potencia demais que fazia os pneus cavarem atolando-a, fora o piloto que era ruim ... outra coisa - embreagem na duvida mermão reduzida nela, não fica nesse que eu acho q dá na 4x4hi não pois a embreagem é o "fusivel mecanico" do sistema pra não quebrar alguma coisa mais cara a embreagem que paga o pato, portanto eu sempre reduzo numa subida forte na lama ou quando vejo que não vai dar!
Se nunca teve carro traçado aprende de vagar é diferente de 4x2, outra coisa são os saltos com a 4x4 ligada tome cuidado.
Outra coisa a reduzida só entra com o carro parado, pé no freio e na embreagem.
Oi Guilherme, parabéns pela máquina.
Um cuidado que deve ter, em trilhas mais lights, é de não apertar muito o pé e humilhar os amigos,:-D afinal de contas você tem muita potencia, e se não aliviar, pode acabar fazendo muita gente comer poeira.:) Na estrada então, todo cuidado é pouco, pois além de humilhar, pode acabar ultrajando os outros, pois muitos não sabem o que é chegar a 180km/h...:discordo:, em pouco tempo. (brincadeira:lol:)
Tenho uma viatura V6 com 190.000km e o motor está perfeito, super silencioso e trabalha sempre frio.
Recentemente fiz uma limpeza disposto a trocar o que fosse necessário, mas não precisou de nada, e olha que andar devagar não é o meu forte.
Fique sempre de olho nas trocas de óleo, se puder, troque o filtro em todas as trocas e se observar que o óleo fica escuro muito rápido, manda verificar o motivo, pode ser borra no motor, alguns defendem a tese que é gasolina "podre", que eu concordo, e outros poucos condenam algumas marcas de óleo. Recomendo abastecer em postos de confiança, se possível com aditivada e desconfie de gasolina com preço muito baixo, eu já tive péssima experiência com isso.
Quanto ao consumo, em minha opinião, que já tive 3 viaturas a Diesel, é muito bem recompensado por fatores que, para mim, são grandes vantagens e fazendo uma retrospectiva dos últimos 100.000, eu teria gasto muito mais em um carro a Diesel, levando em conta outros fatores. A minha faz 5,2km/l e 8,0km/l na estrada.
Fica esperto também com jatos de água ao lavar o motor, eu pessoalmente nunca lavei o meu, prefiro retirar a sujeira com pano úmido, e lavar por baixo, mas se estiver muito sujo e quiser lavar mesmo, o manual mostra bem os locais a serem protegidos.
Deve achar pouca recomendação para tantos cavalos, é isso mesmo, o V6 Ford é forte, mas certamente outros amigos poderão completar a lista de recomendações.
Abraços.
soneca_zzz
21/07/2008, 17:45
Cagamba, mais um de Repower... fico feliz por vc (inveja detected)!!! hehehe
Tô na caça de uma para mim e como tenho um parafuso a menos na cachola, uma das primeiras coisas que faria seria encher de proteção embaixo dela. Outro dia estava fuçando no www.todoterreno.com.br e curti as proteções da Ranger. Inclusive aquela Ranger é de um membro aqui do fórum. Por mim, colocaria todas aquelas proteções sem pensar duas vezes! ;)
Acho que o maior problema na trilha seria água mesmo... cuidado com os componentes eletrônicos. Pelo que andei lendo por aqui, a tomada de ar dela não é das mais altas, podendo "sugar" um pouco de água em uma enfiada de fucinho em um riacho ou coisa parecida e causando o maledito calço hidráulico.
Guilherme A. Araújo
22/07/2008, 02:25
Bom galera, quanto ao funcionamento do 4x4 eu sei como é, já tivemos vários 4x4 entre eles l200, hillux e uma F-1000 98 XLT 4x4, que diga-se de passagem, é um trator com a 4x4 engatada, nao tem nem graça, rsrs
O que eu quero emsmo saber é quanto as vedaçoes, os pricipai pontos elétricos principalmente que precisam tomar cuidados, se manda um silicone ou q q eu faço?!?
Aprovitando, o que seria bom pra lavar ela qdo estiver muito suja?? Querosene?? Dizem que é bom pois tira toda a sujeira e ainda lubrifica um pouco, mas nao tenho certeza, já usei pra dar brilho na pintura do carro ao tirar adesivos, e ficou bom....
Abraços
Se queres uma v6 repow, venha buscar aqui no AM e aproveite p/ conhecer a Amazônia... tenho uma e tenho como conseguir outras. R$30 mil, ano 2002, 4x4, cab. dupla, sem nada p/ fazer de mecânica... impostos pagos e liberada p/ sair da zona franca.
Esta Ranger é considerada... comigo está há 10 meses sem encostar na oficina, sem quebrar nada. Só troca de óleo, em abril, ela ganhou de presente 4L de óleo 100% sintético e filtros novos de óleo e de combustível. Hã, e graxa nos graxeiros...
Sobre trilhas, nunca peguei, mas fico intrigado pq o ventilador dela é direto no eixo do motor, podendo dar problema qd entrar num riacho.
Daniel
Cagamba, mais um de Repower... fico feliz por vc (inveja detected)!!! hehehe
Tô na caça de uma para mim e como tenho um parafuso a menos na cachola, uma das primeiras coisas que faria seria encher de proteção embaixo dela. Outro dia estava fuçando no www.todoterreno.com.br (http://www.todoterreno.com.br) e curti as proteções da Ranger. Inclusive aquela Ranger é de um membro aqui do fórum. Por mim, colocaria todas aquelas proteções sem pensar duas vezes! ;)
Acho que o maior problema na trilha seria água mesmo... cuidado com os componentes eletrônicos. Pelo que andei lendo por aqui, a tomada de ar dela não é das mais altas, podendo "sugar" um pouco de água em uma enfiada de fucinho em um riacho ou coisa parecida e causando o maledito calço hidráulico.
Esta Ranger é considerada... comigo está há 10 meses sem encostar na oficina, sem quebrar nada. Só troca de óleo, em abril, ela ganhou de presente 4L de óleo 100% sintético e filtros novos de óleo e de combustível. Hã, e graxa nos graxeiros...
Graxeiros? Onde? A minha 2000 diesel não tem um graxeiro sequer...
Sobre trilhas, nunca peguei, mas fico intrigado pq o ventilador dela é direto no eixo do motor, podendo dar problema qd entrar num riacho.
Direto no eixo? Tem certeza de que não há uma embreagem viscosa no meio do caminho?
[]'s
Walter L. L. Casitta
22/07/2008, 23:46
Graxeiros? Onde? A minha 2000 diesel não tem um graxeiro sequer...
Se as cruzetas já tiveram sido trocadas podem ter colocado a do paralelo que vem com o pinos graxeiros e que custam a metade do preço da original...
FábioBananal
23/07/2008, 07:07
Guilherme,
desculpa fugir um pouco do topico, mas postei essa duvida em outros e ainda nao tive resposta!! é o seguinte,Esse fds pretendo fazer uma rota pela praia, devo andar uns 40 km pela beira mar: uma duvida, o que devo aplicar na parte inferior da camionete para proteger da maresia??? um amigo falou para nao bater oleo mineral pois resseca as borrachas, me disse para bater oleo de soja mesmo, e depois andar na estrada de chao para grudar um pouco de poeira!!! essa maluquice procede?
vlw
E Parabens pela viatura, sempre foi meu sonho de consumo!!! ma como aqui nao tem gnv, andar só na gasosa pesa no bolso!!!hehehehehe!!!
abç
Graxeiro: qd troquei os pivôs, escolhi um modelo com graxeiro (dizem q dura mais).
Ventilador: o meu é preso direto no eixo principal do motor (manivela, virabrequim, árvore de manivelas). Girou o motor, gira o ventilador sempre. Não há sistema viscoso. Este sistema não apresenta "gambiarras", parecendo ser original, porém pode ter sido instalado pela antiga dona do carro.
Daniel
Graxeiros? Onde? A minha 2000 diesel não tem um graxeiro sequer...
Direto no eixo? Tem certeza de que não há uma embreagem viscosa no meio do caminho?
[]'s
Guilherme A. Araújo
23/07/2008, 11:53
Guilherme,
desculpa fugir um pouco do topico, mas postei essa duvida em outros e ainda nao tive resposta!! é o seguinte,Esse fds pretendo fazer uma rota pela praia, devo andar uns 40 km pela beira mar: uma duvida, o que devo aplicar na parte inferior da camionete para proteger da maresia??? um amigo falou para nao bater oleo mineral pois resseca as borrachas, me disse para bater oleo de soja mesmo, e depois andar na estrada de chao para grudar um pouco de poeira!!! essa maluquice procede?
vlw
E Parabens pela viatura, sempre foi meu sonho de consumo!!! ma como aqui nao tem gnv, andar só na gasosa pesa no bolso!!!hehehehehe!!!
abç
Fábio, já ouvi dizer do óleo de mamona, inclusive pra parar aqueles barulhinhos de molejo da suspensao...
Mas nao tem nescessidade de ir pra estrada de chao nao...
Abraço
Alagoano
23/07/2008, 13:46
Fábio, já ouvi dizer do óleo de mamona, inclusive pra parar aqueles barulhinhos de molejo da suspensao...
Mas nao tem nescessidade de ir pra estrada de chao nao...
Abraço
Guilherme, esquece o óleo de mamona....é um veneno para as borrachas...
Sobre o passeio na praia, aconselho a não aplicar nada....depois do passeio, da uma lavagem geral na bixinha, inclusive com o famoso banho quente por baixo.
Abs!
Parabéns pelo Carro SuperCab com 210cv é mosca branca com um olho azul e outro verde. se for XLT então é das que voa pra trás.. KKKK
Foi tão difícil achar uma dessas que eu parti logo pra uma Explorer V8 de 218cv... o consumo é parecido com o que foi dito aqui pra esse SOHC de 210cv.. 5km/l na cidade e 8km/l na estrada (andando na manha) mas em off-road ela faz 2.5km/l então cuidado pra não ficar a pé, ou bote GNV...
abraços e boa sorte!
Oi Fábio,
Existe um produto no mercado chamado de Super 100, que promete proteção contra corrosão sem afetar plásticos e borrachas, nunca usei, mas pode ser uma opção. Verifica aqui - http://209.85.215.104/search?q=cache:QG9so3RYmQEJ:www.nei.com.br/lancamentos/verLancamento.aspx%3Fid%3D15215%26home%3D1+oleo+pr otetor+contra+corros%C3%A3o&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2&gl=br
Para a pintura, recomendo usar a Cera Líquida da Microlite, que é aplicada com o carro seco ou ainda molhado - http://lavajato.wordpress.com/2008/04/29/lava-jato-profissional-usa-cera-liquida-microlite/
Como o Alagoano comentou, também acredito que o "pós-praia" seja o mais importante, manda lavar bem por baixo e retirar a sujeira das frestas e cantos sob o capô, nas portas e etc...
Abraço
Guilherme,
desculpa fugir um pouco do topico, mas postei essa duvida em outros e ainda nao tive resposta!! é o seguinte,Esse fds pretendo fazer uma rota pela praia, devo andar uns 40 km pela beira mar: uma duvida, o que devo aplicar na parte inferior da camionete para proteger da maresia??? um amigo falou para nao bater oleo mineral pois resseca as borrachas, me disse para bater oleo de soja mesmo, e depois andar na estrada de chao para grudar um pouco de poeira!!! essa maluquice procede?
vlw
E Parabens pela viatura, sempre foi meu sonho de consumo!!! ma como aqui nao tem gnv, andar só na gasosa pesa no bolso!!!hehehehehe!!!
abç
FábioBananal
23/07/2008, 19:51
Valeu os conselhos!!
soneca_zzz
23/07/2008, 20:17
Dsamaz, ainda não entendi bem esse mercado... olhando os preços, vi que em RS, AM e na maioria dos estados, esse tipo de veículo é mais barato, mas dizem que costumam ser usados mais para carga. Aqui em SP, é o contrário, são mais caros, mas dizem que são mais conservados por serem usados mais como veículo urbano... vai entender! hehehe
Agora fiz dívida e a Repow terá que esperar mais um pouquinho... :roll:
O consumo da ranger 210cv é melhor q 8 km/l na estrada.
Aqui no AM fiz um teste para não deixar dúvidas. Enchi o tanque no início da BR174 (km 0) e fomos até Presidente Figueiredo, e exatamente no marco 107km enchemos novamente o tanque. Entrou 9,8 litros, fazendo quase 11km/l - devagarinho.
Na cidade, acho q dá 8 km/l...
Este motor é economico pq é MODERNO, de concepção nova, desenvolvido objetivando eficiência.
Por exemplo, enquanto o motor GM da S10 e os motores VW AP são da década de 70, este motor V6 ford é do fim da década de 90.
Daniel
Foi tão difícil achar uma dessas que eu parti logo pra uma Explorer V8 de 218cv... o consumo é parecido com o que foi dito aqui pra esse SOHC de 210cv.. 5km/l na cidade e 8km/l na estrada (andando na manha) mas em off-road ela faz 2.5km/l então cuidado pra não ficar a pé, ou bote GNV...
abraços e boa sorte!
Não sei o caso do RS, mas aqui no AM, os carros V6, V8 e V10 são mais baratos pelos motivos:
1. Cártel de combustível: donos de postos adulteram gasolina e mantem preços altos.
2. Isenção de impostos: com incentivos fiscais, empresas conseguem comprar importados americanos, asiáticos, mexicanos a preços baratos - logo eles compram os melhores modelos, V8 e V6.
3. Como muitos são V8 gastões (alguns são V10 e V12), eles tem consumo enorme, se comparados aos pequenos 1.0. Então, a fama má se espalhou geral aqui na cidade.
4. Criou-se a cultura do diesel, devido ao item anterior. Um mesmo modelo / ano a diesel custa até 50% mais caro aqui.
5. Para f**** mais ainda os carros a gasolina, existe muitas facilidade de conseguir diesel + barato aqui. P. ex. muitas empresas tem redução de ICMS para combustível de carga (diesel), incluindo todas as empresas de transporte coletivo - eles pagam R$1.30 no litro e muitos funcionários revendem por R$1.60. Algumas geradoras de energia (da capital e comunitárias - ribeirinhas) usam diesel subsidiado, pagam perto de R$1.00 no litro - e todos eles, das empresas e das unidades geradoras, revendem em larga escala, formando uma rede de "postos paralelos". Quer mais? Existe subsidio no diesel também para pescadores, tem um posto q é R$1.60 e fica no meio do rio. É só liberar "um guaraná" para os peixeiros q eles enchem tanques lá e trazem diesel para a margem.
6. Aqui não tem GNV.
7. Aqui não tem produção de álcool, sendo este caro.
Agora, sobre trabalhar com cargas, pelos motivos anteriores, aqui é usado o diesel. A minha tá com menos de 40k km, ainda tá cherando a nova ha ha... Conheço uma dodge ram v8 ce linda q tá parada no mesmo canto há 3 anos... Sei duma oficina q tem umas 4 v8 e uma silverado v10 paradas há muitos anos tb, tudo por falta de interesse dos donos.
Daniel
Dsamaz, ainda não entendi bem esse mercado... olhando os preços, vi que em RS, AM e na maioria dos estados, esse tipo de veículo é mais barato, mas dizem que costumam ser usados mais para carga. Aqui em SP, é o contrário, são mais caros, mas dizem que são mais conservados por serem usados mais como veículo urbano... vai entender! hehehe
Agora fiz dívida e a Repow terá que esperar mais um pouquinho... :roll:
Guilherme A. Araújo
29/07/2008, 21:48
Bom, segue as fotos da minha negona, hehe...
Detalhe, já fui logo é fazer o teste e pude constatar que nao tem nem graça com
a traçao ligada, nem faz cócegas, rsrsrs
O trem é bruto mesmo!!!
soneca_zzz
30/07/2008, 09:42
Cagaio, olha a vontade coçando aqui e o bolso vazio!!! :(
Ricardo Franklin
01/02/2009, 09:48
hehe parabens quilherme e bem vindo ao time da rara Repower :). Agora so ta faltando um BL e uns 33" ai para ficar ainda mais animal hehe!!
Abraco
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