PDA

Ver Versão Completa : calculo de consumo equivocado ?

pauli
19/07/2008, 08:26
amigos.
lendo tópicos anteriores deparei com a discução entre o consumo de combustível, sendo que alguns afirmavam que o de seu carro ficava entre 6 e 7 km/l e outros juravam de pés " eslameados" que faziam 10 km/l.
Fiz a media do meu ( sidekick 5p 1.6 16 v auto) 6,2 km/l na cidade ( pouco trânsito):sad:.
somente mais tarde que lembrei que meu carro marca no odômetro em milhas.
assim a conta fica diferente , 9,92 km/l :D.
:idea:Sendo assim, alguns colegas com a marcação em milhas pode estar além de equivocado no consumo, pecando em relação a manutenção da viatura ( troca de oleo, filtros, fluidos, etc.)
abs.

EduPuga
21/07/2008, 09:05
Pauli,

Vale lembrar que pneus com medidas maiores que a original também mudam esse cálculo.

HenriqueJr
21/07/2008, 09:19
amigos.
lendo tópicos anteriores deparei com a discução entre o consumo de combustível, sendo que alguns afirmavam que o de seu carro ficava entre 6 e 7 km/l e outros juravam de pés " eslameados" que faziam 10 km/l.
Fiz a media do meu ( sidekick 5p 1.6 16 v auto) 6,2 km/l na cidade ( pouco trânsito):sad:.
somente mais tarde que lembrei que meu carro marca no odômetro em milhas.
assim a conta fica diferente , 9,92 km/l :D.
:idea:Sendo assim, alguns colegas com a marcação em milhas pode estar além de equivocado no consumo, pecando em relação a manutenção da viatura ( troca de oleo, filtros, fluidos, etc.)
abs.

Minha Sidekick tb marca em milhas mas mesmo assim o consumo ficou por volta dos 7km/l na cidade.
Voce multiplicou a medição em milhas por x1.6 para transformar em km?

pauli
21/07/2008, 15:50
fiz sim o calculo ( 6,2 x 1,6= 9,9 )
minha esposa usa o carro durante a semana e faz apenas 4 km (2,5 milhas) de manhã e mais 4 km a tarde em area plana e sem trânsito( já mandei a pé pra ver se emagrece:mrgreen:).
segundo um mecanico de outro carro que eu tinha, isso cria uma "borra" nas paredes do motor
fazendo apenas esse percurso, o motor nem aquece.
pergunto? É interessante usar fluido descarbonizante a cada 2 trocas de oleo ( junto com o filtro) como fazia no outro ou no caso do 16 valvulas, pode ser um tiro no pé?
abs.

Alfredo Stavale
21/07/2008, 16:14
espere o motor aquecer um pouco antes de sair...eu não vejo relação concreta da distancia para o motor gastar mais... só se o trajeto for muito ingreme pra fazer diferença, eu moro perto do trabalho( +/-5km) e quando vou de carro não sinto diferença no consumo por causa do trajeto curto.

cara, meu jimny também é 16V e eu não uso nada...

pra te falar bem a verdade, eu só botei um bardhal desses que vendem em postos de gasolina desses que fazem tudo.. limpa o motor, dá potência, limpa bicos, tira borra, faz café e etc... comprei e botei só porque achei bonito pois não vi diferença de nada. não te aconselho a usar nada além do usual.

HenriqueJr
21/07/2008, 19:30
fiz sim o calculo ( 6,2 x 1,6= 9,9 )
minha esposa usa o carro durante a semana e faz apenas 4 km (2,5 milhas) de manhã e mais 4 km a tarde em area plana e sem trânsito( já mandei a pé pra ver se emagrece:mrgreen:).
segundo um mecanico de outro carro que eu tinha, isso cria uma "borra" nas paredes do motor
fazendo apenas esse percurso, o motor nem aquece.
pergunto? É interessante usar fluido descarbonizante a cada 2 trocas de oleo ( junto com o filtro) como fazia no outro ou no caso do 16 valvulas, pode ser um tiro no pé?
abs.

Pauli, não precisa usar descarbonizante nenhum, basta usar um óleo de boa qualidade, pois estes vem com aditivos que deixam o motor sempre limpo, e troca-lo conforme recomendação do fabricante, geralmente a cada 5000km.

Voce pode usar um descarbonizante uma vez por ano para retirar eventuais resíduos de óleo velho ou até mesmo borra, mas sempre que fizer isso vc deve abrir o carter para retirar toda a sujeira que cairá nele por causa do descarbonizante, depois é só colocar novamente o carter e meter óleo e filtro novos.

Como nossos Suzukis são carros relativamente antigos, geralmente com mais de 10000km rodados, não é recomendável o uso de óleos sintéticos ou semi-sintéticos pois a viscosidade dos mesmos é muito baixa o que resulta na queima do mesmo por causa das folgas que aparecem naturalmente no motor por causa do tempo de uso.

Os óleos que eu sempre recomendo são: Castrol GTX, Shell Helix e Texaco Havolline, o que não quer dizer que outros óleos não seja bons, vai depender do gosto de cada um. Desde comprei minha viatura, a quase um ano, so tenho usado o Castrol GTX e estou muito satisfeito com o desempenho do mesmo, nas trocas o oléo sai sempre limpinho.

jlmerquides
21/07/2008, 21:46
o tipo de combustivel utilizado pode alterar a media para mais ou menos quilometros percoridos

Joao Baeta
21/07/2008, 22:03
:arrow:O meu Jimny tinha BL 2" e pneu 215/75 15r...
Alterava um pouco o velocimetro... E colocava 5.30% sobre km rodados!
Fazia 9.5 a 10 na cidade e na estrada 11.... Já fez 13.1km/l! (Sem ar... Andando de 70 a 100km/h!)

Abs

vpaguiar
22/07/2008, 09:48
Pauli, não precisa usar descarbonizante nenhum, basta usar um óleo de boa qualidade, pois estes vem com aditivos que deixam o motor sempre limpo, e troca-lo conforme recomendação do fabricante, geralmente a cada 5000km.

Voce pode usar um descarbonizante uma vez por ano para retirar eventuais resíduos de óleo velho ou até mesmo borra, mas sempre que fizer isso vc deve abrir o carter para retirar toda a sujeira que cairá nele por causa do descarbonizante, depois é só colocar novamente o carter e meter óleo e filtro novos.

Como nossos Suzukis são carros relativamente antigos, geralmente com mais de 10000km rodados, não é recomendável o uso de óleos sintéticos ou semi-sintéticos pois a viscosidade dos mesmos é muito baixa o que resulta na queima do mesmo por causa das folgas que aparecem naturalmente no motor por causa do tempo de uso.

Os óleos que eu sempre recomendo são: Castrol GTX, Shell Helix e Texaco Havolline, o que não quer dizer que outros óleos não seja bons, vai depender do gosto de cada um. Desde comprei minha viatura, a quase um ano, so tenho usado o Castrol GTX e estou muito satisfeito com o desempenho do mesmo, nas trocas o oléo sai sempre limpinho.

Detalhe, use 20W50!

EduPuga
22/07/2008, 14:37
No link abaixo dá para cálcular a diferença no odometro/velocimentro.

http://www.miata.net/garage/tirecalc.html