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Ver Versão Completa : Informações Cambio F250: ZF S5-420



Elmer_Jeep
13/06/2008, 12:48
O câmbio da F250, F350 e F4000 é o ZF 5S-420 e os da Ranger são os Eaton FSO-2405B ou F.
O 5S-420 resiste ao torque de até 420N/m
O FSO-2405B resiste também até 420N/m
O FSO-2405F resiste ao torque de 530N/m, portanto esse modelo F é até mais resistente que o ZF da F250.

Tem algum catálogo ou site com essas informações de resistencia dos cambios? :?:

Fiquei na dúvida porque encontrei esses dados sobre as F250:


A série F-250 foi lançada no Brasil em 1998, em substituição à série F-1000, a e era vendida equipada com motor Cummins modelo 4BTAA de com potência de 140hp@3000rpm e torque de 36mkgf@1500rpm. Em 1999, passou a usar também o motor MWM Sprint 6.07 de seis cilindros, alta rotação, com potência de 180cv@3400rpm e torque de 51kgmf@1600rpm, ambos com injeção mecânica.

Para atender a lei de redução das emissões, Conama P5, a Ford optou pelo desenvolvimento, em conjunto com a Cummins, de um motor que tem, segundo ela, uma eletrônica de última geração denominado MaxPower, com 3,9 litros, injeção direta com bomba de 1600 bar de pressão, sistema Common Rail, turbo intercooler, com potência de 203cv@2900rpm e torque de 56kgfm@1500rpm.

O torque aumentou bastante desde a primeira versão, e o cambio continua o mesmo:

Transmissão
Modelo: ZF 5S-420
Tipo: caixa mecânica, 5m + ré
Relações de redução
1ª: 4,14:1
2ª: 2,37:1
3ª: 1,42:1
4ª: 1,00:1
5ª: 0,83:1
Ré: 3,79:1

Como pode suportar apenas 42kg torque e estar equipando um motor de 56kg ?

[]'s

leobnaval
13/06/2008, 21:54
Tambem fiquei confuso com estes dados, simplesmente sem lógica alguma, algo esta errado ou a tabela ou a ford!!!!!!

shimomoto
13/06/2008, 22:20
Eu sei que o assunto é outro mas esse aqui me despertou curiosidade:



Tem algum catálogo ou site com essas informações de resistencia dos cambios? :?:

Fiquei na dúvida porque encontrei esses dados sobre as F250:


A série F-250 foi lançada no Brasil em 1998, em substituição à série F-1000, a e era vendida equipada com motor Cummins modelo 4BTAA de com potência de 140hp@3000rpm e torque de 36mkgf@1500rpm. Em 1999, passou a usar também o motor MWM Sprint 6.07 de seis cilindros, alta rotação, com potência de 180cv@3400rpm e torque de 51kgmf@1600rpm, ambos com injeção mecânica.

Para atender a lei de redução das emissões, Conama P5, a Ford optou pelo desenvolvimento, em conjunto com a Cummins, de um motor que tem, segundo ela, uma eletrônica de última geração denominado MaxPower, com 3,9 litros, injeção direta com bomba de 1600 bar de pressão, sistema Common Rail, turbo intercooler, com potência de 203cv@2900rpm e torque de 56kgfm@1500rpm.

O torque aumentou bastante desde a primeira versão, e o cambio continua o mesmo:

Transmissão
Modelo: ZF 5S-420
Tipo: caixa mecânica, 5m + ré
Relações de redução
1ª: 4,14:1
2ª: 2,37:1
3ª: 1,42:1
4ª: 1,00:1
5ª: 0,83:1
Ré: 3,79:1

Como pode suportar apenas 42kg torque e estar equipando um motor de 56kg ?

[]'s

Elmer;

Eu realmente desconheço os dados dos câmbios ZF, mas com relação aos FSO2405 eu posso falar um pouco: Esses dados que o Walter postou estão disponíveis no manual da transmissão que tem no site da EATON (aliás, um dos piores sites de se navegar que eu conheço).

A EATON utiliza o padrão inglês de medida em suas transmissões. Tanto assim que o "2" do FSO2405 corresponde a 200lbf.ft de torque originais do projeto. Talvez, ZF 5S 420, o 420 seja a medida de torque máxima aceita pelo câmbio em lbf.ft. Então, pode ser que 420 seja 420 lbf.ft (libras-força.pé), que se convertido em kgf.m corresponde a 58kgf.m, o que tornaria possivel o emprego do Cummins MaxPower.

Abs!!!

Walter L. L. Casitta
13/06/2008, 22:38
Eu tenho ou pelo menos tinha as informações sobre esse câmbio ZF. Deve estar num outro computador que não esta por perto. Assim que encontrar posto aqui...

shimomoto
19/06/2008, 23:15
Eu sei que o assunto é outro mas esse aqui me despertou curiosidade:



Tem algum catálogo ou site com essas informações de resistencia dos cambios? :?:

Fiquei na dúvida porque encontrei esses dados sobre as F250:


A série F-250 foi lançada no Brasil em 1998, em substituição à série F-1000, a e era vendida equipada com motor Cummins modelo 4BTAA de com potência de 140hp@3000rpm e torque de 36mkgf@1500rpm. Em 1999, passou a usar também o motor MWM Sprint 6.07 de seis cilindros, alta rotação, com potência de 180cv@3400rpm e torque de 51kgmf@1600rpm, ambos com injeção mecânica.

Para atender a lei de redução das emissões, Conama P5, a Ford optou pelo desenvolvimento, em conjunto com a Cummins, de um motor que tem, segundo ela, uma eletrônica de última geração denominado MaxPower, com 3,9 litros, injeção direta com bomba de 1600 bar de pressão, sistema Common Rail, turbo intercooler, com potência de 203cv@2900rpm e torque de 56kgfm@1500rpm.

O torque aumentou bastante desde a primeira versão, e o cambio continua o mesmo:

Transmissão
Modelo: ZF 5S-420
Tipo: caixa mecânica, 5m + ré
Relações de redução
1ª: 4,14:1
2ª: 2,37:1
3ª: 1,42:1
4ª: 1,00:1
5ª: 0,83:1
Ré: 3,79:1

Como pode suportar apenas 42kg torque e estar equipando um motor de 56kg ?

[]'s


Elmer;

Eu realmente desconheço os dados dos câmbios ZF, mas com relação aos FSO2405 eu posso falar um pouco: Esses dados que o Walter postou estão disponíveis no manual da transmissão que tem no site da EATON (aliás, um dos piores sites de se navegar que eu conheço).

A EATON utiliza o padrão inglês de medida em suas transmissões. Tanto assim que o "2" do FSO2405 corresponde a 200lbf.ft de torque originais do projeto. Talvez, ZF 5S 420, o 420 seja a medida de torque máxima aceita pelo câmbio em lbf.ft. Então, pode ser que 420 seja 420 lbf.ft (libras-força.pé), que se convertido em kgf.m corresponde a 58kgf.m, o que tornaria possivel o emprego do Cummins MaxPower.

Abs!!!

Confirmando a informação que postei: o 420 é referente a 420lbf.fts o que corresponde a 58kgf.m. Vide site abaixo.

http://www.mackstrans.com/ZFID.html

Abs!!!!

Elmer_Jeep
20/06/2008, 09:41
Confirmando a informação que postei: o 420 é referente a 420lbf.fts o que corresponde a 58kgf.m. Vide site abaixo.

http://www.mackstrans.com/ZFID.html

Abs!!!!

Muito bem esclarecido :palmas:

Gostei do site, muitas informações interessantes.

http://www.mackstrans.com/images/diagrams/ZF-S5-42-Diagram.jpg

[]'s

serga
04/07/2008, 20:10
Amithai,
180cv é mole, pelo menos foi o que vimos num outro tópico que discutimos sobre um teste/reportagem com uma Ranger 3.0 chipada que se não estou enganado passou dos 200CV. Não me lembro do torque, mas deve pelo menos chegar lá nos 50Kgf/m.
Quanto ao seu motor, tenho interesse sim, vamo ve no que isso vai dar...
O câmbio da F250, F350 e F4000 é o ZF 5S-420 e os da Ranger são os Eaton FSO-2405B ou F.
O 5S-420 resiste ao torque de até 420N/m
O FSO-2405B resiste também até 420N/m
O FSO-2405F resiste ao torque de 530N/m, portanto esse modelo F é até mais resistente que o ZF da F250.


tem coisa errada nessa informação aí.......

a letra no final do codigo dos cambios eaton identifica a relação de engrenagens
o cambio zf 5s 420 é usado na f-250 com motor q dá 56 kgf a 1500 rpm... tambem vai no caminhao linha leve Mercedes-Benz 710...
nunca um fso 2405 aguenta mais q um zf 5s-420
fso= Fuller Sincronizada Overdrive
2405= 2x100 lb/ft, projeto nivel 4 , 05 marchas
letra no fim= numero de dentes no eixo piloto. ex: b=26 dentes f= 28 dentes

okay?

Walter L. L. Casitta
05/07/2008, 11:00
tem coisa errada nessa informação aí.......

a letra no final do codigo dos cambios eaton identifica a relação de engrenagens
o cambio zf 5s 420 é usado na f-250 com motor q dá 56 kgf a 1500 rpm... tambem vai no caminhao linha leve Mercedes-Benz 710...
nunca um fso 2405 aguenta mais q um zf 5s-420
fso= Fuller Sincronizada Overdrive
2405= 2x100 lb/ft, projeto nivel 4 , 05 marchas
letra no fim= numero de dentes no eixo piloto. ex: b=26 dentes f= 28 dentes


Serga, se você ler os tópicos anteriores vai ver que o Daniel já tinha esclarecido com precisão e detalhes o meu equívoco em relação as especificações da capacidade de torque das caixas ZF.

Com relação as letras do final do código das caixas Eaton, eu não afirmei em lugar algum que o significado das letras no final do código servia para indicar a capacidade de torque.
O que a letra identifica diretamente também não é o número de dentes do piloto e sim o conjunto das reções as 5 marchas da caixa e se consultar o manual vai ver que cada modelo a A a F tem um capacidade de torque diferente sendo que a F é a de maior capacidade como afirmei lá atras...

Cláudio Brasília
17/07/2008, 20:09
Aqui vai galera, o catálogo vista explodida com código de peça desta transmissão que muitos poderão, ainda, encontrar para compra e tentar alguma adaptação para o 4x4; sendo assim, quando conseguirem isto coloquem aqui, para que possamos todos utilizar e testar, também. Um grande abraço a todos e saudações.

Elmer_Jeep
18/07/2008, 12:22
Claudio, muito bom o material, já baixei aqui e conferi.


[]'s

Cláudio Brasília
18/07/2008, 20:09
Valeu,
Parabéns para nós; precisando agora todos nós temos suporte, para a geração de vistas explodidas de peças, das transmissões ZF originais, para os veículos nacionais em formato PDF, por exemplo, veja o catálogo para F4000, parecem igual ao anterior, mas tem um monte de peças diferentes e somente poucas são iguais. Obrigado a todos, um grande abraço e saudações.
PS: Somente tem uma falha, que ainda não consegui resolver, que é na hora de gerar o PDF vem um código de erro "overflow" e acaba sumindo os códigos das peças nos desenhos destas, mas dá para saber o que é o que batendo na lista.

Cláudio Brasília
18/07/2008, 21:01
No primeiro folheto podemos notar que a caixa FSO-2405 suporta um intervalo de torque que vai de 340 a 530 Newtons por metro, se não me engano, mas no segundo folheto a tese de os números do código da caixa guardar relação com o torque máximo admitido fica mais forte, nas caixas mais pesadas, expressando tudo em Libra por Pé, claro. É possível que com uma reconfiguração, eles podem substituir as tampas, rolamentos maiores e árvores primarias mais robustas, talvez utilizando twin-countershaft, conseguir aumentar a capacidade da caixa utilizando a mesma carcaça.

Cláudio Brasília
23/07/2008, 18:14
Acho que foi outo arquivo...

Elmer_Jeep
24/07/2008, 09:22
Claudio, qual vc tinha pra mandar ?

[]'s

serga
15/08/2008, 10:33
Serga, se você ler os tópicos anteriores vai ver que o Daniel já tinha esclarecido com precisão e detalhes o meu equívoco em relação as especificações da capacidade de torque das caixas ZF.

Com relação as letras do final do código das caixas Eaton, eu não afirmei em lugar algum que o significado das letras no final do código servia para indicar a capacidade de torque.
O que a letra identifica diretamente também não é o número de dentes do piloto e sim o conjunto das reções as 5 marchas da caixa e se consultar o manual vai ver que cada modelo a A a F tem um capacidade de torque diferente sendo que a F é a de maior capacidade como afirmei lá atras...

certo.. vi direito o manual da eaton e realmente consta esta informação. mas se a "barrigada" dos 2405 não muda, como oscila entre 380 e 530 o torque maximo dependendo do modelo? oq é q se reforça um em relação ao outro? to confuso..

Edintruder
15/08/2008, 15:03
Normalmente o reforço é feito alterando largura das rodas dentadas, profundidade dos sulcos dos dentes, ângulo dos dentes, diâmetro dos dentes e número de dentes. Alterações que quando se compara uma caixa com a outra desmontadas pode ser percebida, porém a carcaça externa pode ser a mesma.

serga
20/08/2008, 14:53
Normalmente o reforço é feito alterando largura das rodas dentadas, profundidade dos sulcos dos dentes, ângulo dos dentes, diâmetro dos dentes e número de dentes. Alterações que quando se compara uma caixa com a outra desmontadas pode ser percebida, porém a carcaça externa pode ser a mesma.

prezado edin

a duvida toda é pq eu tenho uma 2405b de blazer, q eu vou usar.
oq dizem é q o entalhado de saida (eixo principal) é o q quebra nesse cambio. então comprei um de ranger q é mais grosso e vo monta assim mesmo e seja oq deus quiser q eu não aguento mais essa zona de valores de torque! rsrs
segue em anexo as fotos comparativas dos 2 entalhados.

Walter L. L. Casitta
20/08/2008, 17:10
prezado edin

a duvida toda é pq eu tenho uma 2405b de blazer, q eu vou usar.
oq dizem é q o entalhado de saida (eixo principal) é o q quebra nesse cambio. então comprei um de ranger q é mais grosso e vo monta assim mesmo e seja oq deus quiser q eu não aguento mais essa zona de valores de torque! rsrs
segue em anexo as fotos comparativas dos 2 entalhados.

Vê se isso ajuda...

http://img61.imageshack.us/img61/5610/2504saidagt3.gif

Claudio Maggioni
05/05/2013, 20:14
Uma outra duvida que tenho e gostaria de ver é o seguinte:

tenho um cambio desse 4x2, esse cambio serve para toda a linha F250, F350 e F4000??? Serve tbm em algum caminhao, tipo o 710 da MB??

abracos

Elmer_Jeep
06/05/2013, 09:25
Pra linha mercedes muda a relação de marchas e talvez a torre de acionamento (alavanca), mas o restante é praticamente intercambiável.

Tabeladosk
16/01/2014, 00:44
Pessoal já que foi falado aqui em relação aos FSO,gostaria de saber se é possível trocar o cambio do troller por um FSO série F o que aguenta os 53kgfm e se seria plug and play ou eu teria que fazer alguma adptacao.att

alvaro_classmann
19/12/2014, 10:28
Meus Deus... Esse tópico deveria estar na página inicial... Da google... hehehe

:euforico::palmas:

ricarvalhal
19/12/2014, 14:16
Para complementar o tópico, os únicos óleos que eu achei que diz claramente na embalagem que atendem a especificação (ZF TE-ML 02) da caixa ZF S5-420 são:

LUBRAX TRM 4 SAE 80W (R11,00)
LUBRAX GOLD XP (R$26,00) Sintético

mas se for em qualquer loja de óleo, qualquer vendedor irá dizer que qualquer óleo 80w90 serve e se não tiver este qualquer outro que ele tenha no estoque serve....

alvaro_classmann
19/12/2014, 15:04
Infelizmente é assim... O dom, o talento, a especialidade, se tornaram vítimas do comércio...
Deveria ser crime casar o conserto com a venda, da mesma forma que é crime consultar e vender o remédio.

lucciano amaral
02/10/2018, 21:46
amigos revivendo o topico. Estou com uma bonanza 1994 com motor e cambio originais. motor maxion s4t e pra minha supresa o cambio é extamente o zf s5-420. dai pesquisando no forum me deparei que é o memso cambio da silveirado, discutido aqui no topico.

sera se tem alguma diferrença enre o da bonanza 1994 e o silverado?

Elmer_Jeep
03/10/2018, 09:57
amigos revivendo o topico. Estou com uma bonanza 1994 com motor e cambio originais. motor maxion s4t e pra minha supresa o cambio é extamente o zf s5-420. dai pesquisando no forum me deparei que é o memso cambio da silveirado, discutido aqui no topico.

sera se tem alguma diferrença enre o da bonanza 1994 e o silverado?

é o mesmo da silverado sim, já andei lendo no picapesGM que o ZF só saiu nas primeiras, acho que 97 e 98, depois disso vieram com eaton que é motivo de reclamação de muitos que já tiveram silverado.

lucciano amaral
03/10/2018, 16:22
é o mesmo da silverado sim, já andei lendo no picapesGM que o ZF só saiu nas primeiras, acho que 97 e 98, depois disso vieram com eaton que é motivo de reclamação de muitos que já tiveram silverado.

Amigo elmer, hj confirmei meu cambio é esse zf mesmo, lavamos o cambio por fora apareceu a plaqueta. agora preciso saber o oleo correto que esse cambio usa. abraços

Coophamat
03/10/2018, 19:42
Lucciano, o óleo exato eu não sei te dizer, mas sei que quem trocou por gl5 ou colocou aditivos como o militec, tiveram sérios problemas com os engates.

lucciano amaral
04/10/2018, 09:10
Lucciano, o óleo exato eu não sei te dizer, mas sei que quem trocou por gl5 ou colocou aditivos como o militec, tiveram sérios problemas com os engates.

Pelas pesquisas que fiz e com ajuda de varios amigos do forum confirmei ser o oleo LUBRAX TRM 4 SAE 80W.
obrigado a todos pela ajuda

sallespickup
07/10/2018, 16:28
nos meus sempre 90 ep normal, nunca tive problemas

lucciano amaral
08/10/2018, 08:38
nos meus sempre 90 ep normal, nunca tive problemas

salles obrigado, pels informações, acabei colocando o oleo trm4 sae 80w mesmo, vamos ver no que da. abraçso

Rodrigo Baratti
25/10/2020, 07:27
Fala turma,

Alguém tem informações sobre o câmbio ZF S5 420 HD? Estou procurando a relação de marchas e não achei nada.
O S5 420 das F250 tb equiparam as F4000 com a mesma relação de marchas, só mudava a rabeta e a relação de diferencial, mas e o HD?

[]’s

xibiu!!!
25/10/2020, 09:39
Fala turma,

Alguém tem informações sobre o câmbio ZF S5 420 HD? Estou procurando a relação de marchas e não achei nada.
O S5 420 das F250 tb equiparam as F4000 com a mesma relação de marchas, só mudava a rabeta e a relação de diferencial, mas e o HD?

[]’s

https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/41721-adaptaco-cambio-zf-5s-420-de-f250-na-f1000-15.html#post2458997

Rodrigo Baratti
25/10/2020, 22:41
https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/41721-adaptaco-cambio-zf-5s-420-de-f250-na-f1000-15.html#post2458997

Valeu Xibiu!

[]’s