PDA

Ver Versão Completa : alternador com 4 pinos (conectores)



dsamaz
17/07/2008, 10:10
Colegas,

depois de vários trancos na viatura, de perder baterias, de muito sofrer com um alternador de 12V/45A, comprei outro de 100A num ferro-velho. Só q o Ceará, dono do ferro-velho não sabe de qual carro era e nem se estava funcionando...

O objetivo:
Instalar um alternador que dê mais corrente (A) para suprir energia para ventiladores do radiador (são dois grandes), luzes, som, vidro elétrico, ...

Objetos:
Motor AP 1.6D (kombi diesel).
Alternador: não sei a marca, não está escrito na carcaça.

O problema:
O alternador tem um conector de chicote, com 4 pinos que ninguém sabe como liga (dois eletricistas não se dispuseram a ligar os fios).

Já descoberto:
1. O pino da lâmpada já descobri, é o 4º pino.
2. Um dos pinos PODE ser o positivo q vem da chave de ignição (q liga o motor).
3. Um dos pinos PODE ser de RPM do motor.
4. O único pino que acende a lâmpada é o da luz, o 4º pino. Os outros pinos não aceram a luz, ou seja, não dão sinal "negativo".
5. O positivo q vai à bateria é separado destes 4 pinos, ele é um parafuso convencional... (pelo o menos isto né??)

Falta descobrir:
1. O alternador vai funcionar só com o pino da lâmpada conectado?
2. O pino positivo da chave de ignição é obrigatório? Como descobrir qual é?
3. Se eu der a conexão positiva nos outros 3 pinos (um a um), pode queimar os circuitos internos?

Obrigado pela ajuda
Daniel

BACALHAU
17/07/2008, 14:46
Daniel, saudações.

Um bom, eu disse um BOM eletricista de autos vai saber fazer a instalação desse alternador. Os caras aonde você foi não eram bons, se é que eram eletricistas.
Trocar uma lâmpada por outra igual, qualquer um com dois neurônios, funcionando razoavelmente bem, (meu caso) faz. Mas para adaptar um outro tipo de lâmpada ou analisar porquê ela não acende não estando queimada, não são todos.
Talvez na sua cidade (como em quase todo o lugar) seja difícil encontrar bons profissionais. Depois que praticamente acabaram com os cursos técnicos e os cursos profissionalizantes no Brasil, mão-de-obra qualificada é coisa rara.
Você pode tentar também, colocar o seu alternador debaixo do braço e percorrer as casas de auto peças para ver se alguém conhece ou sabe a marca dele.
Você pode ainda, colocar umas fotos dele aqui no tópico, para ver se alguém reconhece a criança. Tem uns caras por aqui que são "entendidos" :mrgreen:.
Agora, meu amigo, quem mandou você comprar alguma coisa de um cara chamado "Ceará" e logo em Manaus. Bem feito. :twisted:

Zabumbas e boa $orte.

Marcio Rossetto
21/07/2008, 16:28
Caro Amigo .

vou sugerir algumas medidas, sou mestre em gambiarras :

Primeiro arranja um conector femea de 4 pontas e insere no pino macho do alternador .

Monta o alternador e da partida no veículo .

Pega um teste ( lampada de 12 volts ) , liga um terminal no terminal NEGATIVO da bateria .
O outro vai testando , ou seja encosta nos polos 1 por 1.

Os que acendem a lampada são os positivos que geram a corrente contínua .Devem ser 2 positivos ( no meu ap é assim )

Basta ligar esses 2 no motor de arranque .


Esse alternador ja deve ter o regulador de tensão acoplado , verifica isso .

luciano Rodrigues
14/02/2009, 22:12
Amigos, olha só, comprei outro alternandor, pois o anterior pifou, segundo o vendedor, é do AP 1.6, ele tem em sua parte traseira um plug com 3 pinos, e um outro independete, só que o alternador que tirei do meu jipe só tinha dois locais para encaixe de fios, sendo um e com conector e outro preso a um parafuso, Com faço para ligar esse novo alternador, sendo que no alternador anterior só tinha dois fios ligados ?? (pergunta de ignorante), por favor vejam as fotos e caso alguém possa dar uma luz, fico agradecido e ando de jipe amanhã, agora se o negócio for meio complicado, durante a semana o menino vai para o auto elétrico. Desde já agradeço qualquer ajuda.

gbpereira
16/02/2009, 00:01
Fala Luciano

Ligar este alternador e tranquilo mais o Niva tem uma particularidade que se torna um pouco mais chato de ligar mais não e impossivel. (particularidade lampada que fica no painel tem um polo ligado ao negativo e o outro polo vai ligado ao alternador, neste novo alternador um polo e ligado ao positivo e o outro polo vai ligado ao alternador).
Sugestão:

1º passo - Coloque o alternador no lugar, coloque a correia.
2º passo - Ligue (provisoriamente apenas como teste) um dos dois terminais mais proximo ao "B+" (estes dois terminais são maiores que os outros eles estão ligados um ao outro ou seja eles são apenas uma extenção um do outro) ligue um cabo de 10mm a este conector e ligue ao terminal positivo da bateria, pegue um lampada com soquete (aquelas lampadas utilizadas no painel) ligue um polo ao terminal"D+" (este que fica ao lado dos dois terminais grandes citados acima) e o outro polo ligue ao terminal positivo da bateria ( neste momento a lampada deve ficar acesa, de partida no carro a lampada deve apagar se não apagar de uma acelerada se tudo estiver ok ela tem que apagar significando que o alternador esta carregando, se tiver um multimetro e medir a bateria com o motor ligado e a lampada apagada voce devera pegar medir uma tensão de 13,0 a 14,0V.
3º Agora com a confirmçao que o alternador esta ok este proximo passo e uma solução (da particularidade citada acima) teoricamente possivel, digo isso pois tenho um alternador semelhante em meu Niva mais como fiz reforma geral troquei toda fiação e com isso não precisei usar este artificio, vamos la sugiro o seguinte: compre um rele (aqueles utilizados em buzinas, farol de milha e etc...) ligue o terminal "85" ao "D+", os terminais "86" e "30" deverá ser ligado a um positivo depois da chave de ignição e o terminal "87" ligado a lampada do painel.

Espero ter ajudado!!!!!


Amigos, olha só, comprei outro alternandor, pois o anterior pifou, segundo o vendedor, é do AP 1.6, ele tem em sua parte traseira um plug com 3 pinos, e um outro independete, só que o alternador que tirei do meu jipe só tinha dois locais para encaixe de fios, sendo um e com conector e outro preso a um parafuso, Com faço para ligar esse novo alternador, sendo que no alternador anterior só tinha dois fios ligados ?? (pergunta de ignorante), por favor vejam as fotos e caso alguém possa dar uma luz, fico agradecido e ando de jipe amanhã, agora se o negócio for meio complicado, durante a semana o menino vai para o auto elétrico. Desde já agradeço qualquer ajuda.

luciano Rodrigues
23/02/2009, 20:34
Amigo GbPereira, fui instalar o alternador e tive outros problemas: 1- a correia não encaixou perfeitamente, ficou desalinhado; 2- além do que teria que fazer grandes adaptações para que o esticador ficasse eficiente; 3- quando comprei, o vendedor me disse que tratava-se de um alternado de 70 amperes, no entanto consegui encontrar o fornecedor que fez a recuperação da peça, pasmem, tratava-se de um alternador de 35 amperes, para não estressar, deixei com ele peguei um do Vectra de 120 amperes, foi plug and play. Tá resolvido !!

Obrigado pela ajuda !!!

HMoura
30/04/2009, 15:19
Amigo GbPereira, fui instalar o alternador e tive outros problemas...
para não estressar, deixei com ele peguei um do Vectra de 120 amperes, foi plug and play. Tá resolvido !!

Obrigado pela ajuda !!!

Camarada Luciano,

Voce pode dar mais detalhes (fabricante, modelo, codigo, para qual vectra (modelo/ano) ele serve)?
Foi p&p na parte eletrica, na montagem ou nos dois?
Quanto voce pagou? O fornecedor tem outro?

Preciso instalar um desses no meu niva, com urgencia.

Um abraço.