Conectar

Ver Versão Completa : Kits de Suspensão para Samurai

Mizael Filho
04/08/2004, 11:34
gostaria de saber sobre esses kits de suspesão que já vem completos.

Já ví os seguintes:

Calmini - http://www.puresuzuki.com/samurai2.htm
Trail Tough - http://www.trailtough.com/suspension1.htm
JR 4x4 - http://www.jr4x4.com.br/modelos.htm

Já ouvi falar que o da JR 4x4 não é bom, e que eles já detonaram alguns carros.

Eu queria colocar um pneu 31", kit de redução e bloqueio no diferencial. :D

Na verdade, não gostaria de fazer o SPOA, estava pensando nesse kit da Calmini de 3", que acho que já sobe o suficiente para o pneu e tem um custo mais acessivel ao da Trail Tough, e até mesmo do que o da JR.

E ai, o que vocês acham?

Wallace
04/08/2004, 12:40
Esqueçe tudo isso ai.
O bloqueio eu vendo, mas isso você já sabe, certo.
O ideal é mesmo fazer o SPOA
Veja com o Rodrigo da RC 4x4 um eventual o kit.

Mizael Filho
04/08/2004, 17:05
Esqueçe tudo isso ai.
O bloqueio eu vendo, mas isso você já sabe, certo.
O ideal é mesmo fazer o SPOA
Veja com o Rodrigo da RC 4x4 um eventual o kit.

O bloqueio e guincho eu já conto com o seu mesmo.

O kit de redução penso do x crawler

O problema é que aqui em Natal não tem ninguem que faça isso (SPOA). Penso em kits pois já vem com todos os acessórios necessário para adaptação.

E ainda acho que o spoa fica muito alto, e os pneus 31 vão ficar pequenos pela altura do carro. No RC 4x4 tem body lift, que levanta mas não melhor em nada a suspensão.

Por isso estou nessa dúvida.

Abraços!

billj
05/08/2004, 07:47
A solução é SPOA, vai ficar perfeito com pneus 31.

Ponto final.............

Abraços,

Mizael Filho
05/08/2004, 08:18
Tudo bem!!! Vamos ao SPOA: :twisted: :idea:

Alguém conhece quem saiba fazer (bem) um SPOA em Natal/RN???

Abraços,

Mizael Filho

Pinhal
05/08/2004, 10:10
Maziel,

Meu Samuca tá com SPOA + body lift de 2" da RC4x4........ Pneus 31"!!!!
Não acho que tenha ficado muito alto, não.
SPOA não é difícil de fazer não, só dá um pouquinho de trabalho. No site: suzukioffroad.com.br vc acha a receita do Bill de como fazer um SPOA, pode seguí-la que dá certo.......... eu fiz isso!!!!!

[]'s

billj
05/08/2004, 10:19
Para pneus de 31", apenas SPOA é suficiente, não há necessidade para nenhum BL............

Pinhal
05/08/2004, 10:53
Certíssimo Bill,

O SPOA tava mais do que bom para os meus 31"!!!!!! Mas como eu já tinha comprado os BL do Rodrigo então eu os instalei, mas não tem muita utilidade pra quem tem SPOA.
Mas os BL fora até bons no meu caso pois os apoios originais já não estavam tão bons, eu só não precisava ter colocado 2"!!!!!! EXAGEREI.....

[]'s

Mizael Filho
05/08/2004, 11:13
Amigos,

estava lendo o artigo sobre o SPOA e surgiram algumas dúvidas:

- O suporte do amortecedor fica do mesmo jeito? E ganha-se curso de suspensão dessa forma?

- Essa troca que você falou do pitman que é difícil, qualquer mecânico de suzuki consegue fazer?

Como eu já disse, como aqui em natal não tem quem faça isso, tenho receio de não sair bem feito, principalmente essa parte da solda e do alinhamento.

O que mais tem por aqui é dunas e lama. Tem alguns passeios e raids. Não temos rocha nem erosão.

Eu não entendo nada de mecânica, muito menos de por a mão na massa.

Aqui em Natal ninguém nem fala em redução da caixa nem diferencial, muito menos de SPOA. O pessoal coloca os jumelos maiores, arqueiam as molas e vão pra lama. Colocam pneus maiores sem trocar nenhuma relação e as vezes ainda trocam o motor por um AP, mantendo as relações originais e com pneus maiores. resultado: semi-eixo e diferenciais vão para o espaço.

Teve um IGUINORANTE aqui que colocou um motor AP 2000 turbinado com uns pneus 30 sem trocar a relação, ou aumentar a suspensão (apenas jumelos). Vivia torando tudo que tinha entre o motor e a roda!

O que a galera aqui dá valor é ao troller. O pessoal gosta do samurai, e já tem muita gente com samurai. Mas o pessoal considera como melhor o troller. E olhe que um troller novo custa R$ 67.000. E tem muita gente que compra para andar na cidade!!! :shock:

ojaneri
05/08/2004, 12:50
Eu uso 31" somente com SPOA, sem bodylift e não raspa em nada.

SPOA aqui tambem ninguem tinha feito, mas levei a receita do Bill pro mecanico, e expliquei e acompanhei o serviço bem de perto e acho que o resultado ficou satisfatório (e barato!).

[]s

Samurai_MOA
05/08/2004, 14:17
De fato o trabalho no Samuca do Osvaldo ficou muito bom! Mas vc tem q avaliar se vai pegar trilhas que realmente haja necessidade de um maior curso de suspensão... creio que as características dos passeios de Natal sejam semelhantes aos daqui de Fortaleza e soh sentimos falta de curso de suspensão por aqui qdo fazemos trilhas em serras ou travessias de mangues, mas para passeios em dunas e praias e principalmente para o uso na cidade eh melhor manter a suspensão original! :wink:
Avalie bem o custo-benefício, um SPOA deve custar uns R$ 500,00 e um jogo de 31 é bem mais caro que os 235, por exemplo...

Wallace
05/08/2004, 14:31
Nem sempre.
Os Goodyear MT/R 235/75R15 custam mais que os MT/R 31, 32 e até que os 33. Só o 35 era mais caro

Mizael Filho
05/08/2004, 16:42
De fato o trabalho no Samuca do Osvaldo ficou muito bom! Mas vc tem q avaliar se vai pegar trilhas que realmente haja necessidade de um maior curso de suspensão... creio que as características dos passeios de Natal sejam semelhantes aos daqui de Fortaleza e soh sentimos falta de curso de suspensão por aqui qdo fazemos trilhas em serras ou travessias de mangues, mas para passeios em dunas e praias e principalmente para o uso na cidade eh melhor manter a suspensão original! :wink:
Avalie bem o custo-benefício, um SPOA deve custar uns R$ 500,00 e um jogo de 31 é bem mais caro que os 235, por exemplo...

Marcelo,

no seu que está com o pneu 30, como está a suspensão?

Temos muita lama por aqui também. E uma coisa que me ajudaria era o aumento do angulo de entrada e saída para dunas mais ingremes.

No caso de pneus menores que o 31 mas maiores que os originais, qual redução poderia ser utilizada?

Valeu, Agradeços a todos os comentários!

:D :D

Samurai_MOA
05/08/2004, 17:38
Minha suspensao soh tem os jumelos maiores (acho q 17cm) nunca tive problemas com angulos de entrada e saida em dunas...

Alexandre X
05/08/2004, 21:33
Para pneus de 31", apenas SPOA é suficiente, não há necessidade para nenhum BL............
Só complementando, para pneus 32" não é necessário BL (experiencia propria), já o 33" o BL 2" é obrigatório.

Alexandre X
05/08/2004, 21:38
No caso de pneus menores que o 31 mas maiores que os originais, qual redução poderia ser utilizada?
:D :D

Se for só correção pura e simples, coroa e pinhao 4.30 resolve. Se quiser um algo mais redução na tcase de 4.16

Mizael Filho
06/08/2004, 09:02
Meu grande receio do SPOA é a estabilidade, acho que o centro gravitacional fica muito alto e o carro vai ficar muito alto para pouca largura do eixo.

O que pode ser feito no SPOA para melhorar a estabilidade?

billj
06/08/2004, 09:31

Deixar SPUA..........

Não tem almoço grátis......... :wink:

Abraços,

Mizael Filho
06/08/2004, 10:16

Deixar SPUA..........

Abraços,

Então o que pode ser feito no SPUA para aumentar um pouco a suspensão, melhorar-la e colocar pneus 31?

billj
06/08/2004, 10:55
Então o que pode ser feito no SPUA para aumentar um pouco a suspensão, melhorar-la e colocar pneus 31?

Nada........

Não tem almoço grátis.......... :wink:

Tem um eco por aqui?!?!.......... :D

Alexandre X
06/08/2004, 11:11

Deixar SPUA..........

Abraços,

Na minha opiniao a unica coisa decente que pode ser feita é um body lift o suficiente para caber o pneu 31", retirar a barra estabilizadora e deixar a suspensão do Samurai trabalhar como projetada.
Nem pense um jumeloes e arqueamento das molas.

[]s

equipeminas4x4
06/08/2004, 11:18
Há quem diga o contrário, mas já vi os jumelos revolver funcionando e a suspensão abre muito bem com eles. Claro que tem mais um monte de coisa pra fazer, amortecedores, conferir cardans pra ver se eles não soltam qd a suspensão abre toda, flexíveis de freio. E lembre-se que será um carro pra trilha e não para viagens.

[]´s

billj
06/08/2004, 11:28
E lembre-se que será um carro pra trilha e não para viagens.

[]´s

Então faz SPOA........

Estamos dando voltas aqui........ :roll:

IMNSHO.......... :wink:

Mizael Filho
06/08/2004, 12:03
aqueles alargadores que colocam antes da roda e uma roda com off set mais para fora do carro não melhorariam a estabilidade?

Como ficaria um SPOA em uma descida muito ingreme?

Novamente agradeço as mensagens de todos! :D

billj
06/08/2004, 12:23
Alargadores ou rodas com mais off-set ajudam para melhorar a estabilidade, sim. Só que eles também têm suas desvantagens:

- menor ângulo de estercemento (se escreve assim??)
- maior desgaste nos rolamentos
- forças maiores em todo o sistema de direção

SPOA em descida fica mais instável que SPUA.........

Samurai_MOA
06/08/2004, 12:58
Cara, se tu vai usar mais o Samuca para fazer trilhas em dunas e praias, deixe a suspensão como tah, coloque uns pneus um pouco maiores (nao precisar ser 31) e aumenta um pouco os jumelos. Mais que isso soh se for pra fazer trilhas q exigam grande curso de suspensão!
Faço trilhas em dunas todos os meses e NUNCA senti falta de um SPOA!

Abraços,

ojaneri
06/08/2004, 14:21
Cara, se tu vai usar mais o Samuca para fazer trilhas em dunas e praias, deixe a suspensão como tah, coloque uns pneus um pouco maiores (nao precisar ser 31) e aumenta um pouco os jumelos. Mais que isso soh se for pra fazer trilhas q exigam grande curso de suspensão!
Faço trilhas em dunas todos os meses e NUNCA senti falta de um SPOA!

Abraços,

Falou e disse! Avalie sua necessidade...Bota um bodylift de 2" e uns pneus um pouco maiores e seja feliz por um tempo. Até querer pneus maiores ainda! :-)

Mizael Filho
09/08/2004, 10:31
Mas voltando ao Tópico original.

Todos partiram logo para o SPOA, mas eu estava lendo novamente no site da CALMINI (http://www.puresuzuki.com/super_5.htm) no kit de 5", e ele fala exatamente que levanta e não perde tanta estabilidade para o uso on-road. E esse kit já vem com molas, amortecedores e tudo mais que precisa para não ter problema, como direção....

E ai, o que você acham desse kit?

Abraços,

Pinhal
09/08/2004, 11:02
Mizael,

Vc ainda não disse para que pretende usar o Samurai!!!!
Acho 760 doletas + frete muita grana para levantar 5" polegadas......

[]'s

Mizael Filho
09/08/2004, 11:23
Uso para lama, travessia d'agua, e dunas.

Gostaria de aumentar a altura, melhorar a suspensão e colocar pneus 31, com redução da t-case e bolqueio nos diferenciais traseiros.

U$ 760 mas já vem os amortecedores, molas novas, ptman arm...

Mas realmente não sei se é caro para o que vem.

Eu estou procurando como trazer em um preço melhor (frete), tenho parentes que moram nos EUA.

Valeu!!!

isaianet
09/08/2004, 11:25
OS Kits da Calmini alem de serem mto caros já ouvi falar que são uma b.....!!!

Se pretendes usar teu samuca apenas pra dunas e um poko de lama não se preucupe em levantar mto ele... Bota o body lift da rc4x4 que já melhora um poko para colocar pneus maiores....

SPOA pra usar soh em dunas eu acho loucura...

Abs

Wallace
09/08/2004, 11:37
Mizael,

Não se iluda... estes kits da Calmine não são bons não.
O Rodrigo da RC4x4 faz coisa melhor aqui no Brasil.
Ele tem inclusive peças de kit original da Calmine para mostrar a folga absurda de alguns componentes depois de algum uso.
Não existe isso de manter ou ganhar estabilidade quando se levanta o veiculo. É uma questão de de fisica.

Mizael Filho
09/08/2004, 11:38
vocês acham que aumentar um pouco o jumelo e o suporte fixo da mola melhoraria um pouco?

Já tive um samurai que tinha jumelos e não percebi tanta diferença assim, como o pessoal aqui diz que é o pior a se fazer.

Gostaria de melhorar a suspensão, e não apenas aumentar com um body lift. Por isso estou nessa dúvida tão grande. Até para aumentar o angulo de entrada e saída!!!

Valeu!!!!

Mizael Filho
09/08/2004, 11:44
Eu já enviei um e-mail para RC 4x4 e estou esperando respostas.

Na página não fala nada sobre algo para melhorar a suspensão, apenas os body lift.

Enviei para sac@rc4x4.com.br

Se alguem souber outro e-mail...

Valeu!!!!

Pinhal
09/08/2004, 11:59
Pode esperar que o Rodrigo(RC4x4) te responde..........

Acho que para o seu uso, lama e dunas não precisa do kit da Calmini, aliás vc não precisa nem de SPOA. Eu, por exemplo, fiz SPOA, pq aqui em SP a gente tem bastante erosão, mas não sei se é o caso de vcs em RN.
A finalidade de melhorar o curso de suspensão é mais para lugares com muita erosão onde o jipe tende tirar as rodas do chão e com isso perder tração. No seu caso eu colocaria apenas o body lift para caber pneus maiores........... caso não fique satisfeto, pense em jumelos articulados e troca de amortecedores, nesse caso não esqueça de trocar os flexíveis de freio tb!!!

[]'s

Mizael Filho
09/08/2004, 12:10
Acabei de receber a resposta da Calmini a respeito do custo do frete, acho que vale a pena.

o kit eh U$ 759,00 e o frete:

$1865.00 :shock:

Ótimo preço, não acham!!! mesmo não sendo tão bom, mas com esse precinho vale a pena!!! :D

Samurai_MOA
09/08/2004, 12:13
Ae Chará!

Esse jumelos articulados funcionam mesmo? A melhora no curso de suspensão é perceptivel?

Wallace
09/08/2004, 20:38
Mizael, colocaram o frete, ok, mas colocaram os custos de importação aqui?
Se não, pode dobrar o valor...

Eu teoricamente vendo tais kits aqui:
Susp. Kit Calmini Samurai 3" PN: SS1550 - US$ 880,00
Susp. Kit Calmini Samurai 5" PN: SS4595B - US$ 1230,00
Tem somente que acresentar o frete de Floripa até você.

Wallace
09/08/2004, 20:42
Oi Marcelo,

Funciona sim e muito, só que não recomendo para uso on-road.
Teraflex Jumelo revolver RCJE p/ Willys o par, US$ 270,00 + frete de Floripa até você e tenho a pronta entrega.
Tenho que confirmar para verificar se servem no Samurai.

Samurai_MOA
10/08/2004, 08:53
Wallace,

Esse é meu carro de uso diário, os jumelos articulados prejudicam muito a dirigibilidade na cidade?

Valew

ojaneri
10/08/2004, 10:22
Wallace,

Esse é meu carro de uso diário, os jumelos articulados prejudicam muito a dirigibilidade na cidade?

Valew

Sim. Fica mais instavel que SPOA...

A nao ser que os jumelos tenham travas que deixem ele na posicao (quase) original. Ai quando voce for usar, voce tira a trava.

E IMHO, o Rc4x4.com.br tem jumelos articulados tambem, nao tem giro lateral igual ao teraflex, mas sao bem mais baratos e vao lhe servir como uma luva. Alem do que os pra Teraflex para jeep voce tera que adaptar.

Beto
10/08/2004, 10:52
p/ colocar pneus 7.50x16 no samuca, oq. vou ter que fazer? será que só jumelos e calçar a carroceria já vai dar?

Wallace
10/08/2004, 12:52
Jumelos maiores pioram tudo.

Beto
10/08/2004, 13:42
Fala Wallace, tudo bom? Estou p/ encarar um samuca e tenho um jogo de 7.50x16, oq. vc. acha que preciso fazer p/ caber os pneus? Será que só com os calços já dá? Parece que tem que cortar um pedaço do parachoque ou tirar ele. Acho que os pneus não são tão grandes p/ fazer spoa. Então estou pensando em uma solução mais simples.

Mizael Filho
10/08/2004, 15:40
O que vocês acham se aumentar só um pouco o jumelo em 1,5" (aumentando o outro suporte da mola também) e colocando um body lift de 1,5". Para levantar 3" no total???

Só essa aumentadinha fica pior, ou amentando pouco assim pode melhorar um pouco?

Eu queria mesmo fazer o SPOA, mas tenho receio principalmente para as dunas, como já foi até falado por outro aqui. Nas dunas a gente precisa de um pouco mais de velocidade e as vezes faz curvas rápidas e descidas muito ingremes. O que vocês acham?!?

Valeu!!!!

Wallace
10/08/2004, 15:56
1,5" é pouco? Tem certeza? Quanto tem o original?
Se o original tem 3" o seu pouco é 50%...
50% é um absurdo a mais... para qualquer coisa!
No mais a relação de jumelo maior e lift não é direta, pode dizer a grosso modo que é a metade.
Assim 1,5" a mais de jumelo é uns 0,75 de lift!

Aumentar jumelo em principio nunca melhora... é basicamente um problema de geometria.

Não consigo compreender porque perguntam se quando recebe a resposta que não querem não aceitam!
Se quer colocar jumelo de 10 metros fique a vontade, mas não venha chorar aqui depois.
Não entendo porque não vão estudar e pesquisar porque não pode, não fica bom, etc...

billj
10/08/2004, 15:58
Cara, o papo já está enchendo......... :roll:

pneu 31" + Samurai = SPOA

ou se prefirir

Samurai + pneu 31" = SPOA

Como qualquer outro soma matemática, a resposta é única.........

Entendeu?!?!?

NeRo
10/08/2004, 17:23
Justiça seja feita.

Vocês estão falando, falando e falando e ninguém dando ouvidos :?

[]s

Mizael Filho
10/08/2004, 20:59
blz!

obrigado pelas respostas!!! Estava apenas pensando outras possibilidades no alto da minha ignorância!

Vamos ao SPOA sem mais discussao!

ojaneri
10/08/2004, 22:59
blz!

obrigado pelas respostas!!! Estava apenas pensando outras possibilidades no alto da minha ignorância!

Body lift de 2" e pneus de 29" ou 30" tambem resolveriam o seu problema, e talvez saia mais barato (e melhor pra voce) do que SPOA. Tudo é questao do uso do jipe.

[]s reativando a discussão.

billj
11/08/2004, 07:30
blz!

Body lift de 2" e pneus de 29" ou 30" tambem resolveriam o seu problema, e talvez saia mais barato (e melhor pra voce) do que SPOA. Tudo é questao do uso do jipe.

Sr. Oswaldo do Ca.ra.lho,....... :wink: :shock: :D

A primenria coisa que o sujeito tem que fazer quando for pensar em modificar um jipe é decidir no tamanho de pneu que vai usar. O cara deixou claro que vai num 31". Portanto, a solução é SPOA.

Se ele agora quiser usar pneu menor, sugiro que este thread inteiro seja deletado, pois ele não faz mais sentido........

Decidiu numa cor bem boiola pró jipe?!? :D

Abraços,

Samurai_MOA
11/08/2004, 09:57
blz!

Mizael,
Antes de fazer o SPOA pergunte a pessoas em sua cidade ou outros lugares onde as pessoas andam em dunas se a relação custo-beneficio compensa...

Rafael_Reis
11/08/2004, 14:17
Nao entendo de onde vem o medo do SPOA... :roll:
Se o cara quer um jipe de suspensao eficiente no offroad e usar pneus 31" é SPOA e pronto. Nao vai nessa de "o q a galera faz" pq nao é parametro.
Nesse universo de listas nao raro vemos grupos de jipeiros onde um fez merd@ no jipe e todos os amigos copiaram achando q era o bicho.
Justamente em custo/beneficio o SPOA é imbativel, e para andar em duna bom mesmo é buggy! :shock:

NAO INVENTA!!! E faz logo SPOA nessa bagaça!

Agora: quer so um pipe alto com pneu grande pra ficar desfilando?
Ai faz o seguinte: Arqueia os feixes, coloca uns jumeloes e faz um bodylift de 5". Vai caber uns 33 sem problemas... :twisted:

Se liga!!!

Beto
11/08/2004, 15:33
Fala galera, não tem muito com o topico, mas acabei de ver uma dodge ram 4x4 V-10, a suspensão diant. são molas, mas a tra. é feixe não sei se é original, mas é spoa com um mega suporte entre o feixe e o diferencial, o calço deve ter uns 20cm, alguem já viu isso? Alem do spoa ainda ter calço. É ignorancia........

billj
11/08/2004, 15:39
http://www.pavementsucks.com/showcase/tuffcountry01ram_27.jpg

http://www.pavementsucks.com/showcase/tuffcountry_01ram.php

:shock: :roll:

Beto
11/08/2004, 15:52
caraca Bill, nem deu tempo de acabar de escrever e vc. já está com a foto na mão.... é isso mesmo que eu vi...... fica alto pacas.... pra que essa altura toda? No samuca usaria isso pra qual pneu?

Pinhal
11/08/2004, 15:59
Não vai usar pra nada, apenas vai correr um sério risco de se acidentar!!!!

[]'s sem calço nenhum entre o diferencial e o feixe de mola

Samurai_MOA
11/08/2004, 16:20
e para andar em duna bom mesmo é buggy! :shock:

Vc não sabe o q tah falando... :roll:

billj
11/08/2004, 16:38
caraca Bill, nem deu tempo de acabar de escrever e vc. já está com a foto na mão.... é isso mesmo que eu vi...... fica alto pacas.... pra que essa altura toda? No samuca usaria isso pra qual pneu?

Serve só para desfilar mesmo, qualquer arrancada forte e o spring wrap vai acabar com as molas.

Agora, na frente nem para desfilar, pois numa frenagem brusca, os blocos vão cair fora e vai ter sangue no asfalto........

Abraços,

ojaneri
11/08/2004, 17:28
Ae!

O que eu quis dizer, é que com pneus menores e menos modificações ele pode ter o resultado esperado pro que ele quer! E se ele ta com medo de SPOA, entao vai ter que diminuir pneus.

Quanto a cor, eu escolhi uma bem boiola, vermelho "spider", mas tava em falta, disseram que foi tudo pro interior de SP pra recuperar um carrinho de um tombo. Ai fiquei com laranja mesmo! heh

[]s
Osvaldo

Rafael_Reis
11/08/2004, 19:51
e para andar em duna bom mesmo é buggy! :shock:

Vc não sabe o q tah falando... :roll:

Sobre o buggy? Claro q nao... Aqui nao tem duna não... so trilha de verdade. hahaha

Mas sei o q to falando sobre suspensão... e vc sabe? :twisted:

Se liga bico de luz!!!! :wink:

Samurai_MOA
12/08/2004, 08:32
Traga seu cabrito com os 3k pra dunas e vc vai comer poeira até de jegue! heuhiehhe

Quanto a suspensão, o q eu nao souber minha equipe responde:
MAX CAR AUTOCENTER
SUSPENSÃO – FREIO – ROLAMENTOS – MOTOR – INJEÇÃO ELETRÔNICA – CARBURAÇÃO – CAIXA DE MARCHA – EMBREAGEM CAIXA DE DIREÇÃO – ALINHAMENTO – BALANCEAMENTO - ESCAPAMENTOS – TROCA DE OLEO

[]'s fazendo sua propaganda...

Mizael Filho
12/08/2004, 08:42
Alguém conhece algum "Guia do SPOA" com fotos???

Já ví o de Bill, o que ajuda muito, mas com as fotos ficaria mais claro e tiraria algumas dúvidas (para leigos como eu).

Grato!!!

A grande diferença nas dunas para o bugre é o seguinte:

- Bugre anda em planos e de lado (com inclinação lateral)

- O jipe não dá para andar de lado (como vocês já devem saber!!!), mas dá para subir e descer dunas muito ingremes e dá uns pulos, que não podem ser muito grandes para não acabar com o carro!!! Tem também atoleros muito grandes que para passar no bugre o motorista tem que ser muito bom e não pode parar no meio, já no jipe é só estar com o pneu baixo e fazer a festa!!!

Como aqui é praia tem muitas dunas. Mas sempre tem lama também ou água, misturados com a areia das dunas ou da beira-mar. É muito legal e o visual é fantástico!!!

Valeu!

Rafael_Reis
12/08/2004, 08:58
Traga seu cabrito com os 3k pra dunas e vc vai comer poeira até de jegue! heuhiehhe

Quanto a suspensão, o q eu nao souber minha equipe responde:
MAX CAR AUTOCENTER
SUSPENSÃO – FREIO – ROLAMENTOS – MOTOR – INJEÇÃO ELETRÔNICA – CARBURAÇÃO – CAIXA DE MARCHA – EMBREAGEM CAIXA DE DIREÇÃO – ALINHAMENTO – BALANCEAMENTO - ESCAPAMENTOS – TROCA DE OLEO

[]'s fazendo sua propaganda...

Cara, o Cabrito na areia ia parecer uma tatuira...hahha
Tem disso ai? Aquele bichinho q vive na areia e de pois q a onda quebra na beira da praia e volta eles correm e se enterram. Ia parecer um desses... :wink:
Propagandas a parte, ja q tu é do ramo, mais um motivo para indicar o SPOA para o Mizael, tu nao acha? :shock:

Abracao,

Pinhal
12/08/2004, 09:28
Aki em SP esse bixinho que se enterra na areia próximo ao mar chama-se: CORRUPTO............ :shock: :shock: :shock:

[]'s paulistas

andretomasi
12/08/2004, 09:35
Aki em SP esse bixinho que se enterra na areia próximo ao mar chama-se: CORRUPTO............ :shock: :shock: :shock:

[]'s paulistas

Pinhal, isso não seria em Brasília?? :twisted: :twisted: :twisted:

[ ]´s

billj
12/08/2004, 10:14
- O jipe não dá para andar de lado (como vocês já devem saber!!!), mas dá para subir e descer dunas muito ingremes e dá uns pulos, que não podem ser muito grandes para não acabar com o carro!!! Tem também !

Por que não dá para andar de lado?!?!
:?

Estas fotos são de uma prova "no plano", a gente costuma inclinar muito mais que isso......

Pinhal
12/08/2004, 10:44
Pinhal, isso não seria em Brasília?? :twisted: :twisted: :twisted:

[ ]´s

Deveria ser, mas lá não tem praia......... aqueles são de outra espécie :lol:

Mizael Filho
12/08/2004, 12:07
Rapaz, o q a galera aqui faz nos bugres vc não faz nem a pau em um jipe. Eu não consegui muitas fotos nem fotos boas, mas dá para ter uma idéia.

Eles vem seguindo a linha entre o plano e a descida das dunas, rápido (+ de 60 km/h) e viram de vez!

Eles também vem de baixo, sobem lateralmente até em cima voltando de lado, fazendo tipo um U aberto "cortando" as dunas!

billj
12/08/2004, 12:27
Não há dúvida que um buggy suporta mais inclinação laterla que um jipe. É física.......... :wink:

Mas de falar que num jipe não dá para andar de lado seria um tanto categórico demais. Geralmente, o pessoal fica já com o c* na mão quando na realidade o jipe ainda esteja muito longe de tombar.......

Abraços,

Mizael Filho
12/08/2004, 12:44
Não há dúvida que um buggy suporta mais inclinação laterla que um jipe. É física.......... :wink:

Mas de falar que num jipe não dá para andar de lado seria um tanto categórico demais. Geralmente, o pessoal fica já com o c* na mão quando na realidade o jipe ainda esteja muito longe de tombar.......

Abraços,

É verdade! :)

Mas minha preferência é sem dúvido o jipe! Estou apenas mostrando o que a galera faz por aqui.

Dennis Figueiredo
12/08/2004, 13:44

[]'s paulistas

Posso falar????? hehehehhe como pescaria é um dos meus hobbies preferidos(sim tenho outros além de jipe) posso dizer que.
Corrupto e tatuíra são dois animais diferentes, apesar de serem ótimos para pescar betera(papa-terra) e Pampo. Tatuíra ou tatuí é capturada bem a beira do mar, já o corrupto deve ser capturado alguns metros adentro. :wink:

Sa_Mourao
12/08/2004, 14:02
Dunas ????
Tatuira ????
Corrupto ????
Equipe de suspensão ????
Tão fora da casinha ????
Responder o tópico ????
Foto ?????
Bração ????

[ ]s ?????

Samurai_MOA
12/08/2004, 14:10
Rafael,

Se vc der uma lida no topico inteiro vai ver q não tenho nada contra o SPOA, até gostei muito do trabalho feito no Samuca do Osvaldo!
Acontece que para o tipo de trilha feito em dunas o rendimento de um carro com 31'' + SPOA + kit de redução ($$$) não é muito diferente de um que tenha 30'' + BL 2''! Por isso tem q pensar bem antes de fazer um investimento desses, não tem ligação com o curso de suspensão...
Influi muito mais a característica do pneu e o angulo de ataque, um jipe com os 3K q vcs usam aí não conseguiriam subir uma duna leve por aqui...

Rafael_Reis
12/08/2004, 15:14
Marcelo, concordo com vc quanto a aplicacao do jipe...
POREM, VEJA VC a pergunta inicial dele:
Eu queria colocar um pneu 31", kit de redução e bloqueio no diferencial. :shock:
Ai nao tem mais conversa e encerra-se a discussao: SPOA!

Ele NAO perguntou: como eu preparo meu samuca para andar em duna?

Agora, se o Mizael ta pensando em preparar um jipe para duna de forma errada é OUTRA historia. A pergunta dele ta ai em cima e a resposta para ela ja foi postada, postada, postada, postada, postada e re-postada.
A questao entao é somente aceitar ou nao...
:roll:
Eu no lugar dele faria SPOA e conseguiria um segundo jogo de rodas, com offset beeeeem mais negativo. Aumentando bastante a bitola do jipe, ficaria mais facil andar em duna, mesmo com SPOA e ainda usufruiria de todas as vantagens offroad de ter um jipe SPOAdo.

Como costumo dizer: chutar cachorro morto nao adianta nada, mas pode ser engracado pra baralho!!!

Abracao,

Mizael Filho
12/08/2004, 15:28
blz!

Já não estou mais perguntando nada a esse respeito.

Na paz!!!! 8)

Vamos ao SPOA com offset -120!!!!

valeu!!!

Rafael_Reis
12/08/2004, 17:21
Mizael, se não ta mais perguntando sai da frente e deixa nos pelear!!! :lol:

Nao é briga nao velho... é discussao, troca de ideias, defesa de ponto de fista. Faz parte do negocio... :wink:

Briga comigo é assim: dou um boi para nao entrar, e uma tropa para nao sair!!! :twisted:

Boa sorte com o SPOA!!!

Abracao,

ojaneri
12/08/2004, 18:31
Briga comigo é assim: dou um boi para nao entrar, e uma tropa para nao sair!!! :twisted:

Hmm, Rafael anda bem dado hein. :lol:

Quanto as dunas, com SPOA da pra andar sim, eu faço hoje SPOAdo a mesma coisa que fazia antes. Não faço tudo o que os bugueiros fazem nas dunas, pois tenho medo de tombo, mas com certeza 99% do que o jipe faz SPOAdo, os bugoes nao chegam perto (mesmo aquele bugao grandao e que tem até concessionaria em SP, :-P)

So que se voce botar 31" MUD ou até uns A/T vai ser ruim pra carambra pra andar nas dunas, ainda mais sem redução. Prefira pneus street ou bem lisos.

[]s

Pinhal
13/08/2004, 09:47
Posso falar????? hehehehhe como pescaria é um dos meus hobbies preferidos(sim tenho outros além de jipe) posso dizer que.
Corrupto e tatuíra são dois animais diferentes, apesar de serem ótimos para pescar betera(papa-terra) e Pampo. Tatuíra ou tatuí é capturada bem a beira do mar, já o corrupto deve ser capturado alguns metros adentro. :wink:

Caro professor Dennis muito obrigado pela sua aula de biologia!!!! Sua explanação foi muito boa e particularmente gostei muito das fotos, já que eu sabia que corrupto existia, mas nunca vi um com tantos detalhes......
Agora sabemos que além de jipeiro vc tb é pescador............ Parabéns vc faz parte das 2 raças + mentirosas do planeta!!!!!!! :lol: :lol: :lol:

[]'s agora sabendo a diferença entre Corrupto e Tatuíra ou Tatuí

Dennis Figueiredo
13/08/2004, 11:57
Parabéns vc faz parte das 2 raças + mentirosas do planeta!!!!!!! :lol: :lol: :lol:

E porque tu acha que mandei fazer uma placa pra colocar embaixo da churrasqueira... AQUI ENCONTRAM-SE PESCADORES JIPEIROS, CAÇADORES E OUTROS MENTIROSOS. :lol: :lol:

Pinhal
13/08/2004, 12:33
E porque tu acha que mandei fazer uma placa pra colocar embaixo da churrasqueira... AQUI ENCONTRAM-SE PESCADORES JIPEIROS, CAÇADORES E OUTROS MENTIROSOS. :lol: :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Ainda em tempo............. o Kiptonita ficou muito LOKO!!!!!!

[]'s

Dennis Figueiredo
13/08/2004, 13:44
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Ainda em tempo............. o Kiptonita ficou muito LOKO!!!!!!

[]'s

Valeu cara pelo elogio :D , o carro ta muito bom mesmo, além de se tornar um papa trilha ele esta com comportamento ótimo para uso em estradas :wink: .

Sa_Mourao
13/08/2004, 13:53
Para pegar o corrupto fica + fácil ainda c tiver banco d areia !!

[ ]s informativos

ojaneri
14/08/2004, 11:44
Para pegar o corrupto fica + fácil ainda c tiver banco d areia !!

[ ]s informativos

Como assim? Por exemplo, esse aqui:

http://www.rnw.nl/parceria/assets/images/maluf.jpg