Conectar

Ver Versão Completa : Qual altura max para entrar na agua?

cavendish
17/07/2008, 07:50
Pessoal, um grupo de amigo meus me convidou pra passar em algumas trilhas ! porem ! tem um trecho que tem q atravessar um rio.
Minha pergunta é ! qual a profundidade maxima que da pra entrar a grand cherokee limited 6L 4.0 sem fundir ou parar no meio da trilha?

sei que nao pode deixar entrar agua no filtro ou pelo scape !
Mas meu amigo tem uma L200 e a agua cobriu o capo e ele passou ! porem é diesiel ne..
sendo a minha gasolina e tendo tantas coisas eletricas ele tem perigo de parar ou estragar a brincadeira?

Mande relatos que prometo mandar fotos dessa trilha !

nzardo
17/07/2008, 10:39
Pessoal, um grupo de amigo meus me convidou pra passar em algumas trilhas ! porem ! tem um trecho que tem q atravessar um rio.
Minha pergunta é ! qual a profundidade maxima que da pra entrar a grand cherokee limited 6L 4.0 sem fundir ou parar no meio da trilha?

Mas meu amigo tem uma L200 e a agua cobriu o capo e ele passou ! porem é diesiel ne..
sendo a minha gasolina e tendo tantas coisas eletricas ele tem perigo de parar ou estragar a brincadeira?

Amigo,

A altura máxima para a viatura original é de 50cm.... mas mesmo assim vc tem q tomar muit cuidado com as ''marolas'', então se a altura for menor q essa sem problemas, e bem devagar pois se as ''marolas'' passarem de 50cm, pode sai uma grande cagad.... ;)

Ai vai de cada um... mas vc pode ganhar altura, retirando o filtro de ar pra não molhar, e soltar a mangueira da TBI..... somente para a travessia... e isso é MUITO arriscado, tem q saber bem o q esta fazendo...mas não se esqueça, a altura de 50cm tambem vale para os respiros dos diferenciais, cambio, etc.... portanto se passar disso.... vc terá q examinar todos os oleos depois da empreitada com grande chance de efetuar uma troca..... :concordo:

E muito cuidado com a travessia.... antes vc deve verificar a profundidade em todo o trajeto, e verificar a existencia de pedras e/ou buracos, e se a agua é ''barrenta'', cuidado redobrado....:rolleyes:

samukanvas
18/07/2008, 14:24

Bão, se seu carro é original, acredito que pelo menos uns 70cm ele poderá encarar sem medo.

Foto:
http://img329.imageshack.us/img329/4150/800px9701jeepcherokeeei4.jpg

Por essa foto, dá pra ver a linha limite de onde fica a entrada de ar do filtro. Isso não quer dizer que depois dessa linha seu carro sofrerá algum dano.

Geralmente a onda formada pelo carro, na dianteira, faz formar uma espécie de "vácuo" no compartimento do motor, ou seja, a altura da água na frente do carro será bem maior que a altura no compartimento do motor. Por isso as pessoas dizem que passam com água no farol e tal...

Não tem nada a ver um carro ser diesel ou não na condição de aspiração de água. Estando a entrada de ar de um carro diesel mais baixo que o de um a gasolina (sem contar com o distribuidor), o diesel irá se afogar antes.

Contando com essa linha verde da foto e sabendo que o pneu original está perto de 28-29" (235/75-15), eu garanto que se passar em velocidade baixa e constante (como deve ser feito), seu carro atravessará facilmente 70cm de água e se mantiver a calma, uns 80...

Logicamente que vc não fará a cagada de tirar a mangueira do TBI e deixar ele livre como foi dito. Isso só faz quem nunca fez trilha e desconhece totalmente o carro pra saber que o hélice irá jogar água por cima do motor e o tbi irá aspirar facilmente. Muita cagada nesse fórum deve ser filtrada, por favor. Só "jipeiros da net" que vivem trilhando por sites de jipes na via google falam essas besteiras... Desliguem o computador e façam trilhas de verdade... :lol:

O que acontece com a mangueira é que em aceleração baixa, ela não é usada em seu "volume" máximo, então mesmo que esteja passando por um rio mais fundo, a força de sucção do motor não será suficiente para que grande quantidade de água (suficiente para calço hidráulico) SUBA pela mangueira e afete o motor.

Os respiros de diferencial e caixas já estão acima da linha da admissão. Não se preocupe. Ainda assim vai entrar água no diferencial e caixa, mesmo que pouca, porque os retentores do diferencial e caixa deixam passar. Principalmente no dianteiro. Se estiver com o óleo cor de café com leite, troque. Na caixa, se estiver rosado ou café com leite.

Eu já vi cherokee com calço hidráulico passando em poças de 20cm. O animal do dono quis fazer uma foto bonita e passou com o pé no fundo. Daí o motor chupa a água levantada pelos pneus, por menor profundidade que esteja. Calço na hora.

Eu tb já ví cherokee passando por rio de quase 1mt (no caso, a minha cherokee) que descontando a suspensão seria uns 80-90cm de água. Sai com o carpete molhado, mas o motor intacto.

Para acabar com o calço hidráulico - geralmente a sensação de motor falhando após passar um rio - retire todas as velas (chave 19 pescoço longo) e gire o motor na ignição até completar quatro ciclos completos (Cuidado com os cabos de vela na lataria - Desconectar o módulo tb). Depois limpe as velas e recoloque no lugar.

Abs

garrett
18/07/2008, 17:32
Caro, travessia de rio eh muito bonito ... mas ...
carro n eh submarino, tem nego q abusa ... se a sua cheroka estiver com a altura original vai no máximo na altura dos pneus, com velocidade constante ... n arrisque.
e olha a responsabilidade ecologica ... se der alguma zica, ja se vai óleo para o rio, alem de acabar com a margem/leito.

[]s e bom passeio

cavendish
19/07/2008, 00:07
Sinceramente tem gente q é meio animal ne..
http://www.youtube.com/watch?v=qNl-kusLBCo

confiram ai !! etem uns par no outube q faz suas cherokas submarino..

IgorHp
19/07/2008, 02:21
Conforme algumas revistas de teste além da Quatro Rodas que eu pesquisei, pode entrar na água com até 75 cm de profundidade. Confere com a explicaçao do Samukanvas

cavendish
19/07/2008, 11:36
Mas e a questao da parte eletrica? os cabos de vela, o cachimbo,.. Isso nao pode molhar e parar nao???
A Parte do causo hidraulico ate entendendo.. mas queria saber em questao da eletrica do mesmo..
Pois tem uns trocentos sensores por baixo do bloco do carro, mesmo no cambio etc..

MITROTO
19/07/2008, 13:52
Deêm uma olhada nesses videos:
http://www.youtube.com/watch?v=DPEOyDTFZp8
http://www.youtube.com/watch?v=l4kWYvH0_oY

Não se trata de Cherokee, mas...

Guilherme

Darwin
21/07/2008, 02:32
Samuka,

muito obrigado pela clareza e riqueza das suas informações... a foto com as medidas matou à pau.

Pergunta: snorkel, blindagem do módulo e do distribuidor... alguma dica de modelo/como fazer/onde conseguir?

[ ]'s

Darwin
26/07/2008, 19:53
Pessoal,

ví uma porção de fotos de XJ usando snorkel... não só gostei do visual, como também da fincionalidade, pois já estive em situações onde literalmente a água subiu no capô e nesses momentos, lá no "fióte" não passava nem agúlha de tanto medo de tomar um calço hidráulico na testa... alguém sabe de alguma marca legal pras XJ?

[ ]'s

samukanvas
26/07/2008, 22:44
Eu acho que snorkel desses que passa pelo paralamas um problema grande.

Qualquer trilha que passar por lugar apertado que tenha uma parede do lado do snorkel arrancará ele fora. Ele fica mais pra fora que o pneu do carro.

Eu não gosto.

Abs

Darwin
26/07/2008, 23:00
Eu acho que snorkel desses que passa pelo paralamas um problema grande.

Qualquer trilha que passar por lugar apertado que tenha uma parede do lado do snorkel arrancará ele fora. Ele fica mais pra fora que o pneu do carro.

Eu não gosto.

Abs
Samuka... eu não tinha imaginado que esses troços ficavam mais pra fora que os pneus... hummmmm... é pra se pensar mesmo... valeu o toque!

[ ]'s

gutoxj98
27/07/2008, 02:44
tem uma nesses moldes que vcs estao falando.......................O outro é mais bonito, mas esse nao arranca no barranco

http://xjconnection.jtv.cc/snorkel_by_roby.htm

e tem esse esquema tbem............

http://www.madxj.com/MADXJ/technical/technicalfiles/JJcustomSnorkle/images/large/Dscf0024_lg.jpg

abraços

samukanvas
27/07/2008, 17:34
Os dois esquemas são muito legais guto. Vou aproveitar a idéia.

Abs

Darwin
04/08/2008, 14:19
tem uma nesses moldes que vcs estao falando.......................O outro é mais bonito, mas esse nao arranca no barranco

http://xjconnection.jtv.cc/snorkel_by_roby.htm

e tem esse esquema tbem............

http://www.madxj.com/MADXJ/technical/technicalfiles/JJcustomSnorkle/images/large/Dscf0024_lg.jpg

abraços
Guto e Samuka,

estive analisando esta alternativa e notei que nesta foto da versão à gasolina, meu caso, a tubulação do filtro de ar entra direto no bocal da borboleta, sem aquela caixa "equalizadora" trapezoidal (penso eu que seja isso)... isso não alteraria o fluxo de ar aspirado pelo motor com consequente mudança na combustão (difente enchimento entre os cilindros)?

Outra coisa: ainda nesta mesma foto, a tubulação que alimenta a caixa do filtro de ar passa por onde fica o ABS na minha, mas penso que, sem a tal caixa "equalizadora" trapezoidal, eu consiga espaço para uma solução de contorno, sem entretanto deixar de dificultar a alimentação da caixa do filtro, o que também traria consequente mudança na combustão (menor enchimento dos cilindros), certo?

[ ]'s