PDA

Ver Versão Completa : Instalação de PX na TR4

jrmotta
16/07/2008, 22:04
Salve, pessoal!

Tenho ma Pajero TR4 e gostaria de instalar um rádio PX, porém, não encontrei nenhum local adequado para colocar nem o rádio nem a antena.:parede::parede: Alguém já fez esta instalação e poderia me dar umas dicas?

Aproveitando a oportunidade, alguém daqui do fórum já viajou para o Jalapão com uma TR4? Como foi o consumo de combustível do carro? É necessário levar galão de combustível adicional? Tem posto dentro do Jalapão?

Agradeço a ajuda de todos.

João Ricardo.
TR4 08 - Prata.
Rio de Janeiro.

Cid Camargo
21/07/2008, 09:38
Salve, pessoal!

Tenho ma Pajero TR4 e gostaria de instalar um rádio PX, porém, não encontrei nenhum local adequado para colocar nem o rádio nem a antena.:parede::parede: Alguém já fez esta instalação e poderia me dar umas dicas?

Aproveitando a oportunidade, alguém daqui do fórum já viajou para o Jalapão com uma TR4? Como foi o consumo de combustível do carro? É necessário levar galão de combustível adicional? Tem posto dentro do Jalapão?

João Ricardo.
TR4 08 - Prata.
Rio de Janeiro.

Bom dia... instala o suporte da antena na porta trazeira perto da dobradiça, fica bem bom eu coloquei o VHF e o PX, deu certo :concordo:
voce pode usar o suporte da Aquario AG 600 prende na berada da porta e não tem que furar nada... lembre-se que o cabo tem que ter 5,5 metros de comprimento.

[s] Cid

Pajero GLX-B 93 a mais antiga do forum e mandando bala 8-)

jrmotta
21/07/2008, 11:30
Bom dia... instala o suporte da antena na porta trazeira perto da dobradiça, fica bem bom eu coloquei o VHF e o PX, deu certo :concordo:
voce pode usar o suporte da Aquario AG 600 prende na berada da porta e não tem que furar nada... lembre-se que o cabo tem que ter 5,5 metros de comprimento.

[s] Cid

Pajero GLX-B 93 a mais antiga do forum e mandando bala 8-)

Olá, Cid.

Obrigado pela informação. Vou tentar fazer a intalação da antena com o suporte que vc. indicou.
Vc. colocou dois suportes, para prender a antena do VHF e do PX?
Em que local vc. instalou e como fixou os dois rádios (VHF e PX) dentro do carro?
O seu carro também é uma TR4 ou uma Pajerinho?

Abs e obrigado,
João Ricardo.
TR4 08 - Prata.

Cid Camargo
22/07/2008, 14:10
Olá, Cid.

Obrigado pela informação. Vou tentar fazer a intalação da antena com o suporte que vc. indicou.
Vc. colocou dois suportes, para prender a antena do VHF e do PX?
Em que local vc. instalou e como fixou os dois rádios (VHF e PX) dentro do carro?
O seu carro também é uma TR4 ou uma Pajerinho?

Abs e obrigado,
João Ricardo.
TR4 08 - Prata.

Boa Tarde... usei dois suportes um pra cada antena... o rádio PX é um Cobra 19, coloquei na baia abaixo do toca CD ( teve que fazer uma Moldura ) e o VHF um Kenwood 271 no console central logo abaixo... vou tirar umas fotos e coloco no forum... até +

[s] Cid

Pajero GLX-B 93

lucio biscaia
22/07/2008, 17:05
fotos, fotos , fotos, da antena e o da rádio. Tentei instalar meu Px . Coloquei o suporte da antena onde o amigo falou, mas na 1º fechada me riscou o para choque(do lado do estepe, lado direito)...ai tirei e desisti...

Leco1974
23/07/2008, 19:59
Salve, pessoal!

João Ricardo.
TR4 08 - Prata.
Rio de Janeiro.
Meu caro: faço parte de outro fórum daqui, mas vi que outro colega instalou o PX no console central da TR4, abaixo do CD, naquele compartimento que tem uma portinha que insiste em se quebrar. Não se acha TR usada com aquela portinha inteira. Agora a antena, fico te devendo, ele não falou e nem sei como instalar.Abs. Leco 1974

Cid Camargo
28/07/2008, 09:11
fotos, fotos , fotos, da antena e o da rádio. Tentei instalar meu Px . Coloquei o suporte da antena onde o amigo falou, mas na 1º fechada me riscou o para choque(do lado do estepe, lado direito)...ai tirei e desisti...

Demoraram mas chegaram...

[s] Cid

Pajero GLX-B 93

jrmotta
03/08/2008, 12:21
Cid,
Parabéns pela sua instalação, ficou muito boa. Mas, na TR4 infelizmente não dá para colocar a antena na porta traseira. Não há espaço suficiente para o suporte.
Abs,
João Ricardo.
TR4 08 - Prata

DieselPower
03/08/2008, 21:24
Pessoal, desculpem a minha ignorancia, mas qual a diferença entre o VHF e o PX?

lucio biscaia
04/08/2008, 17:57
Não entendo muito, mas acho que é ...PY pode ser em VHF ou UHF (FM - Frequencia Modulada) e PX é em AM - Amplitude Modulada

DieselPower
04/08/2008, 18:18
Mas na prática, qual a diferença? Um tem alcance maior que outro? Qualidade sonora?
Quem tem um pode falar com quem tem o outro?
Abraço.

Cid Camargo
05/08/2008, 13:19
Mas na prática, qual a diferença? Um tem alcance maior que outro? Qualidade sonora?
Quem tem um pode falar com quem tem o outro?
Abraço.

Boa tarde... o VHF está na freqüencia de 136 até 174 MHz com modulação em FM (como as radios de música de 88 a 108 MHz) e o PX por volta de 27 MHz com modulação em AM (como as rádios de notícias entre 0,5 e 1,6 MHz) o audio de FM é melhor e é usado comercialmente ou por radioamadores, o PX é faixa do cidadão, uma modalidade mais simples usada no lazer.

[s] Cid

Pajero GLX-B 93

arnalson
05/08/2008, 14:00
HF= High Frequency (3 Mega Hertz até 30 Mega Hertz)
VHF= Very High Frequency (30 Mega Hertz até 300 Mega Hertz)
As freqüências mais baixas (HF) são refletidas na ionosfera e voltam em direção à terra permitindo uma comunicação em longa distância (a distância depende do ângulo em que esta reflexão acontece), enquanto as freqüências mais altas furam a ionosfera e não são refletidas de volta, portanto o seu alcance é menor, normalmente restritas a uma visada direta. Outros fatores alteram estas condições, como: obstáculos, manchas solares, tipos de antena, etc; mas na prática é isso que acontece.

edu_pc
12/08/2008, 14:05
Olá,
Eu coloquei uma antena de PY na minha TR4, mas tive que fazer uma gambi. Fiz um suportezinho de metal da largura do suporte de antena da Aquário com o perfil de um colchete "[" com mais ou menos 6cms de altura. A parte de baixo eu furei e parafusei na calha que fica sobre a porta traseira, e na parte de cima eu prendi o suporte da antena. Com isso o suporte da antena ficou na altura do aerofólio da TR. E como a base da aquário te permite baixar a antena, deixo a minha abaixada (na horizontal) até pouco acima da antena do carro (elas ficam se cruzando). O problema é q com o movimento do carro as 2 antenas se encostam e fazem um tok-tok meio chato, vou ver se prendo a do PY com algum suportezinho de plástico, só pra não ficar batendo.
O Radio é um Yaesu 212RH antigão, mas coube no porta-treco de portinha "quebrável" (rs) da TR. Só que nesse caso, eu mesmo tive que tirar a portinha, cortar o fundo do porta-treco e parafusar o radio nele. Ficou como uma espécie de gaveta (lembra da época do toca-fitas de gaveta??). Só que pra tirar o rádio, tenho que tirar o porta-treco junto. (Só depois que eu descobri q a droga do porta-treco novo, na época, custava 180,00 na concessionária :( )
Se quiser depois eu coloco fotos da gambi da base e do rádio no painel.

Na prática o VHF (PY) te dá uma faixa de frequência (autorizada ao radioamadorismo e que precisa de licença da Anatel) de 144000 a 148000MHZ, ou seja, numa viagem ou passeio com mais carros, vcs sintonizam na mesma faixa e seguem conversando (descobri a América nessa!). Para quem gosta ou pega estrada, vc pode ficar escaneando as frequencias até achar alguem pra bater papo.
Grosso modo, o PX como o colega disse usa frequencias mais baixas, e possui frequencias associadas a números fixos, os tais "canais", geralmente radios PX possuem um nro 'N" de canais. Vc não sintoniza na frequencia direto (ex: 148270 no PY) e sim o canal (ex: canal 5 no PX). Numa estrada por exemplo, o PX é interessante, normalmente os caminhoneiros sintonizam a faixa 5 e vão conversando e dando toques sobre o que está acontecendo na estrada.

Abs,

DieselPower
12/08/2008, 15:27
Obrigado a todos pelas informações!
Então, oque vocês consideram mais indicado para minha utilização?
Gostaria de conversar com outras pessoas em viagens, principalmente para descobrir a presença de radares e etc.
Outra aplicação seria que alguns amigos também comprariam, para que quando viajacemos juntos pudessemos conversar.
Qual seria uma marca e modelo bons deste aparelho?
Quanto custaria aproximadamente?
É compatível com aqueles rádios manuais grandes iguais aos da policia (comprei um par, funciona muito bem quando se esta caminhando, porém com veículos em movimento eles não funcionam)?
Desculpem a grande quantidade de perguntas.
Abraço a todos.

mauarj
12/08/2008, 16:17
pow Amigo Edu Pc, Coloca As Fotos Ae Por Favor, Me Interessei, Pois Tenho Uma Tr4, E, Ainda To Usando Base Magnetica, Mas, Não To Satisfeito. Abs.

jrmotta
12/08/2008, 17:14
Olá,
Eu coloquei uma antena de PY na minha TR4, mas tive que fazer uma gambi. Fiz um suportezinho de metal da largura do suporte de antena da Aquário com o perfil de um colchete "[" com mais ou menos 6cms de altura. A parte de baixo eu furei e parafusei na calha que fica sobre a porta traseira, e na parte de cima eu prendi o suporte da antena. Com isso o suporte da antena ficou na altura do aerofólio da TR. E como a base da aquário te permite baixar a antena, deixo a minha abaixada (na horizontal) até pouco acima da antena do carro (elas ficam se cruzando). O problema é q com o movimento do carro as 2 antenas se encostam e fazem um tok-tok meio chato, vou ver se prendo a do PY com algum suportezinho de plástico, só pra não ficar batendo.
O Radio é um Yaesu 212RH antigão, mas coube no porta-treco de portinha "quebrável" (rs) da TR. Só que nesse caso, eu mesmo tive que tirar a portinha, cortar o fundo do porta-treco e parafusar o radio nele. Ficou como uma espécie de gaveta (lembra da época do toca-fitas de gaveta??). Só que pra tirar o rádio, tenho que tirar o porta-treco junto. (Só depois que eu descobri q a droga do porta-treco novo, na época, custava 180,00 na concessionária :( )
Se quiser depois eu coloco fotos da gambi da base e do rádio no painel.

Na prática o VHF (PY) te dá uma faixa de frequência (autorizada ao radioamadorismo e que precisa de licença da Anatel) de 144000 a 148000MHZ, ou seja, numa viagem ou passeio com mais carros, vcs sintonizam na mesma faixa e seguem conversando (descobri a América nessa!). Para quem gosta ou pega estrada, vc pode ficar escaneando as frequencias até achar alguem pra bater papo.
Grosso modo, o PX como o colega disse usa frequencias mais baixas, e possui frequencias associadas a números fixos, os tais "canais", geralmente radios PX possuem um nro 'N" de canais. Vc não sintoniza na frequencia direto (ex: 148270 no PY) e sim o canal (ex: canal 5 no PX). Numa estrada por exemplo, o PX é interessante, normalmente os caminhoneiros sintonizam a faixa 5 e vão conversando e dando toques sobre o que está acontecendo na estrada.

Abs,

Edu,

Por favor, coloque as fotos da instalação da antena e do rádio.

Obrigado.

Abs,
João Ricardo.
TR4 08 - Prata.

edu_pc
13/08/2008, 17:37
Blz,
Vou ver se consigo tirar as fotos ainda essa semana e coloco aqui, no pior dos casos farei isso no final de semana.
Outro ponto que sempre me incomoda é a passagem do cabo coax pra dentro do carro, não gosto de deixar a porta "mordendo' o cabo. Nessa eu colei o cabo pelo batente da porta trazeira (ficou bííiito!) passando-o pelo berço do farol traseiro esquerdo da TR e passando pra dentro junto com o chicote das lanternas traseiras. Daí corre por dentro do carro até o painel. Vou fotografar isso também e coloco aqui.

jrmotta
13/08/2008, 20:52
Blz,
Vou ver se consigo tirar as fotos ainda essa semana e coloco aqui, no pior dos casos farei isso no final de semana.
Outro ponto que sempre me incomoda é a passagem do cabo coax pra dentro do carro, não gosto de deixar a porta "mordendo' o cabo. Nessa eu colei o cabo pelo batente da porta trazeira (ficou bííiito!) passando-o pelo berço do farol traseiro esquerdo da TR e passando pra dentro junto com o chicote das lanternas traseiras. Daí corre por dentro do carro até o painel. Vou fotografar isso também e coloco aqui.

Obrigado, Edu!

Aguardaremos suas fotos.

Abs,
João Ricardo.
TR4 08 - Prata.

mauarj
13/08/2008, 23:37
até Q Enfim Alguém Caprichoso Com Uma Tr4. Estamos Anciosos E No Aguardo Pra Ver As Fotos Do Seu Trabalho. Abs.

luis figueira
14/08/2008, 13:53
Meu caro, veja as fotos da instalacao.
Muito facil
antena -> na porta trazeira fixado com 2 parafusos (todo radio taxi usa o mesmo suporte nao precisa furar.
radio -> colado com velcro (nao precisa furar) ao lado da alavanca de marchas

reybelo
14/08/2008, 14:36
Sei que a maioria prefere as antenas "maria mole" mas em carros tipo a TR4 eu prefiro as valvuladas ? Aquelas usadas pelos taxistas. São menores, funcionam bem e tem "n" opções de instalação (certamente tem uma que serve na TR4)

O Px eu tenho (no jeep) um aparelho da Midland. Não lembro agora qual o modelo mas é bem pequeno, cabe fácil naquele porta treco (o que tem uma tampa, abaixo do radio) e este ainda tem opção de funcionar tanto em AM qto em FM e tem seletor de canal o PTT.

Conprei ja faz uns anos, mas era um modelo relativamente barato e funciona MUITO bem

edu_pc
16/08/2008, 23:00
Pessoal, aqui vão as fotos do rádio e da gambi pra instalaçao da antena na TR4.

O porta trecos eu tive que recortar por causa do alto-falante do radio.
Há uma foto que mostra o caminho do cabo da antena, entrando pelo berço do farol traseiro.
Também dá pra ver a chapinha em formato de "[".
A vantagem dessa gambi é que a antena fica no teto do carro, o que melhora a recepção. Com a antena presa na porta traseira, mas mais embaixo, vc vai ter uma perda de sinal. Já fiz esse teste e no meu caso, a qualidade do sinal ficou melhor com uma antena de 1/4 de onda (para o PY essa antena tem cerca de 50cm) presa no teto do que a de 5/8 (cerca de 1,20m) presa na altura do para-choques. Mas isso aqui dá dias de discussão em qualquer roda de radioamadores.. eheheh mas no meu caso, essa configuração foi a melhor.

Obs. O carro tá sujo. ou melhor, muuuuuuuuuito sujo. Sim, aquilo é um toca-fitas. kkkk (alguém aí tem um Tojo GR-100?? kkk)

edu_pc
16/08/2008, 23:01
Mais alguns detalhes...

jrmotta
17/08/2008, 20:13
Edu, Luis e demais participantes.

Obrigado pela ajuda, fotos e explicações.

Abs,
João Ricardo.
TR4 08 - Prata.

mauarj
07/11/2008, 11:25
Amigos jipeiros e companheiros de Pajero IO/TR4, somos orfãos, ninguém dá importância ao nosso jipinho, criei um topico do Clube Pajero IO/TR4, pra ver se consiguimos reverter essa imagem negativa e erronea do nosso jipinho guerreiro.Abs a todos.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48249 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48249)

FabioTr4
13/12/2008, 13:18
Mais alguns detalhes...
Olá popoli!

Muuuuito interessante este tópico. Nesta semana tb instalarei um PX no "jukinha" e foram esclarecedoras as fotos e comentários.

Alguma nova dica ou solução para fixar a antena? Não encontrei nenhum suporte de mercado próprio ou prático para a TR4.

Ótima solução do edu_pc...Este perfil para suportar a presilha da antena é boa idéia. Inclusive quanto ao cabo saindo pela lanterna... E local para o rádio no porta-treco é bom... já me sugeriram por velcro na lateral do console... pensei em criar um console de teto à partir do existente em outros modelos... sei lá. Sugestões são bem-vindas.

Depois de instalar o meu, se fizer algo diferente postarei aqui.

mauarj
13/12/2008, 13:29
Olá popoli!

Muuuuito interessante este tópico. Nesta semana tb instalarei um PX no "jukinha" e foram esclarecedoras as fotos e comentários.

Alguma nova dica ou solução para fixar a antena? Não encontrei nenhum suporte de mercado próprio ou prático para a TR4.

Ótima solução do edu_pc...Este perfil para suportar a presilha da antena é boa idéia. Inclusive quanto ao cabo saindo pela lanterna... E local para o rádio no porta-treco é bom... já me sugeriram por velcro na lateral do console... pensei em criar um console de teto à partir do existente em outros modelos... sei lá. Sugestões são bem-vindas.

pow nesse link abaixo, eu mostro exatamente o que vc quer fazer sem misterios, qualquer duvida só me mandar email que tiro as duvidas restantes.
Email: mauarj@gmail.com
Ps: Depois que fiz essa instalação nunca mais tive problemas com meu Px, ficou muito boa a instalação.abs.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=35498&page=15 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35498&page=15)

mauarj
13/12/2008, 13:31
Olá popoli!

E ve se aparece lá no nosso tópico :
Clube Pajero IO/TR4, abs.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48249 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48249)

FabioTr4
14/12/2008, 08:46
pow nesse link abaixo, eu mostro exatamente o que vc quer fazer sem misterios, qualquer duvida só me mandar email que tiro as duvidas restantes.
Email: mauarj@gmail.com
Ps: Depois que fiz essa instalação nunca mais tive problemas com meu Px, ficou muito boa a instalação.abs.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=35498&page=15 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35498&page=15)
hehehe... repete o link pq este é beco sem saída..

[s]!

mauarj
14/12/2008, 10:03
hehehe... repete o link pq este é beco sem saída..

[s]!
Fala ae FabioTR4, bele?!!! pow o link é o mesmo, mas, num sei pq esse q eu colei num funfou, tae o link, abs:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35498&page=15

FabioTr4
15/12/2008, 18:35
Fala ae FabioTR4, bele?!!! pow o link é o mesmo, mas, num sei pq esse q eu colei num funfou, tae o link, abs:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35498&page=15 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35498&page=15)

Ahhhhhhhhhh... já havia visitado este tópico. Parabéns. vou xeretando e quando resolver por aqui, se for interessante a solução, posto as fotos.
Valeu!:concordo:
[s]

FabioTr4
24/12/2008, 20:57
Olá!
Agora estou com o rádio na viatura.
A solução q encontrei não difere muito das descritas e já postadas.

O Midland está no local daquela portinhola sob o rádio. Tive ajuda para solucionar a fixação: tampa daquelas padrão "tapa-buraco" com o rádio colado, ficará apoiado numa travessa interna (sei lá do que). O cabo do negativo foi por uma passagem à frente do passageiro (mais próximo da bateria) e o cabo da antena seguiu pela direita até a conexão da porta com a carroceria (cortei e selei a seguir). Daí sobe até aquela calha sobre a porta, onde passa por fresta entre a própria e o aerofólio para chegar à suporte de inox q bolei e fiz para suporte articulado da antena.

A curiosidade fica por conta o inox: não achava de jeito-e-maneira... até ir à loja de utilidades onde encontrei porta-lata-de-azeite devidamente cortado e furado.

Ah! usei parafusos e porcas tb inox. Depois posto fotos. Nada estraordinário.;)

FabioTr4
24/12/2008, 21:01
Nossa! extraordinário com esse foi mal.....

mauarj
25/12/2008, 20:41
Olá!
Agora estou com o rádio na viatura.
A solução q encontrei não difere muito das descritas e já postadas.

O Midland está no local daquela portinhola sob o rádio. Tive ajuda para solucionar a fixação: tampa daquelas padrão "tapa-buraco" com o rádio colado, ficará apoiado numa travessa interna (sei lá do que). O cabo do negativo foi por uma passagem à frente do passageiro (mais próximo da bateria) e o cabo da antena seguiu pela direita até a conexão da porta com a carroceria (cortei e selei a seguir). Daí sobe até aquela calha sobre a porta, onde passa por fresta entre a própria e o aerofólio para chegar à suporte de inox q bolei e fiz para suporte articulado da antena.

A curiosidade fica por conta o inox: não achava de jeito-e-maneira... até ir à loja de utilidades onde encontrei porta-lata-de-azeite devidamente cortado e furado.

Ah! usei parafusos e porcas tb inox. Depois posto fotos. Nada estraordinário.;)
Fala ae Fabio, no aguardo das fotos, abs.

mauarj
14/01/2009, 00:23
Passando pra divulgar o evento passeio/trilha do dia 25/01/2009,
espero todos os amigos jipeiros dessa parte do forum por lá, abs a All.
Obs: A inscrição é gratis, porém obrigatória.

http://www.cdvonline.com.br/ralliart/flyer_baixa.jpg

Marcão pqdt
31/07/2012, 19:57
Bem amigos esse Tópico é bem antigo, mas como é fonte de consulta para muitos, vai aqui a minha contribuição:
No meu caso em 90% de uso do Rádio é o PY (em escuta), pois ele se comunica com os portáteis, e eu que pratico voo livre levo um, para orientar minha esposa que está no Carro para me resgatar onde eu pousar, os ostros 10% PX para trilhas leves e expedições com os amigos. Então fiz uma instalação na TR4 na qual dá para tirar um e colocar o outro em menos de um minuto. Lembrando que a antena também tem que ser trocada.
361834 Como disse a antena é trocada conforme o Rádio, mas o cabo e a base são os mesmos, essa aí é a do PY.
361835 O Rádio coloquei no Lugar do Porta Trecos, mas sem usá-lo, retirei e está guardado, comprei duas tampas cegas, No meu caso uma para cada rádio, que custa de R$ 1,90 a 3,50 dependendo da loja, fiz um furo nela no formato e tamanho do rádio, dá trabalho, mas com uma furadeira e uma faca, o fica perfeito o acabamento.
361837 361838 361839 Isso é um pedaço de papelão com um recorte na posição dos fios do cinzeiro, serve apenas para apoiar a parte de traz do rádio, quando colocado, devido a inclinação do painel pode ser feito na hora, é só ir cortando com uma tesoura até ficar na medida certa, fica sobre uma chapa de ferro que tem aí dentro.
361840 PY (Frente) 361841 PY (Traz) Nesse caso colei a tampa cega com Durepoxi.
361842 PX (Frente) 361843 PX (Traz) Como esse rádio é um pouco menor, engrossei a parte da frente dele com esparadrapo e papelão, assim fica bem firme quando colocado no painel e nem precisei usar o Durepoxi, pois o esparadrapo segura a tampa cega.
Lembrando importantíssimo colocar a antena certa antes de ligar o rádio, se não corre o risco de queimá-lo.
No meu caso tive que comprar um conector para o PX igual ao do PY, pois eram diferentes, Cerca de R$ 1,50.
E se você tiver que levar o carro a uma concessionária pode tirar e colocar o porta trecos de volta, como eu disse, depois de pronto o esquema, leva menos de 1 minuto.
Att
Marques

VMTubino
24/10/2012, 11:41
Marcão,

Quais as especificações e qual modelo do rádio px e antena vc usa?

Lembra quanto gastou mais ou menos?

Abs,
Tubino

Marcão pqdt
24/10/2012, 13:59
Marcão,

Quais as especificações e qual modelo do rádio px e antena vc usa?

Lembra quanto gastou mais ou menos?

Abs,
Tubino

Boa tarde Tubino,
O meu Px é um Cobra 19, comprei pelo Mercado Livre, e eu mesmo instalei, o valor está em + ou - R$ 120,00, mas confesso que uso muito pouco, depende do grupo com quem você vai falar, quem usa mais o PX é o pessoal das trilhas, eu uso mais o PY, pois fala também com os aparelhos portáteis que são compatíveis, como pratico Voo Livre, levo um rádio portátil durante o voo, para orientar minha esposa que faz meu resgate com a TR4 onde eu pousar. Você pode comprar tudo pela internet, mas cuidado, messa a distância que a antena vai ficar no seu carro pois o cabo tem que ter o tamanho certo, não pode ser cortado, o meu funciona tanto no PX como no PY, bastando trocar a antena (que também usa a mesma base) mas são diferentes. Uma observação, para operar PY necessita de licença da Anatel.
Espero ter ajudado, estou a disposição.

leojaz
24/10/2012, 14:25
Bem amigos esse Tópico é bem antigo, mas como é fonte de consulta para muitos, vai aqui a minha contribuição:
No meu caso em 90% de uso do Rádio é o PY (em escuta), pois ele se comunica com os portáteis, e eu que pratico voo livre levo um, para orientar minha esposa que está no Carro para me resgatar onde eu pousar, os ostros 10% PX para trilhas leves e expedições com os amigos. Então fiz uma instalação na TR4 na qual dá para tirar um e colocar o outro em menos de um minuto. Lembrando que a antena também tem que ser trocada.
361834 Como disse a antena é trocada conforme o Rádio, mas o cabo e a base são os mesmos, essa aí é a do PY.
361835 O Rádio coloquei no Lugar do Porta Trecos, mas sem usá-lo, retirei e está guardado, comprei duas tampas cegas, No meu caso uma para cada rádio, que custa de R$ 1,90 a 3,50 dependendo da loja, fiz um furo nela no formato e tamanho do rádio, dá trabalho, mas com uma furadeira e uma faca, o fica perfeito o acabamento.
361837 361838 361839 Isso é um pedaço de papelão com um recorte na posição dos fios do cinzeiro, serve apenas para apoiar a parte de traz do rádio, quando colocado, devido a inclinação do painel pode ser feito na hora, é só ir cortando com uma tesoura até ficar na medida certa, fica sobre uma chapa de ferro que tem aí dentro.
361840 PY (Frente) 361841 PY (Traz) Nesse caso colei a tampa cega com Durepoxi.
361842 PX (Frente) 361843 PX (Traz) Como esse rádio é um pouco menor, engrossei a parte da frente dele com esparadrapo e papelão, assim fica bem firme quando colocado no painel e nem precisei usar o Durepoxi, pois o esparadrapo segura a tampa cega.
Lembrando importantíssimo colocar a antena certa antes de ligar o rádio, se não corre o risco de queimá-lo.
No meu caso tive que comprar um conector para o PX igual ao do PY, pois eram diferentes, Cerca de R$ 1,50.
E se você tiver que levar o carro a uma concessionária pode tirar e colocar o porta trecos de volta, como eu disse, depois de pronto o esquema, leva menos de 1 minuto.
Att
Marques

Completamente excelente, bem detalhado e explicado. Show!

netto mietto
29/10/2012, 11:26
:curtir: parabens muito bom e ficou perfeito.

Caíto
29/10/2012, 16:08
Ficou foda mesmo o post Marcão!

mantovani529
13/03/2013, 15:53
Pessoal, aqui vão as fotos do rádio e da gambi pra instalaçao da antena na TR4.

O porta trecos eu tive que recortar por causa do alto-falante do radio.
Há uma foto que mostra o caminho do cabo da antena, entrando pelo berço do farol traseiro.
Também dá pra ver a chapinha em formato de "[".
A vantagem dessa gambi é que a antena fica no teto do carro, o que melhora a recepção. Com a antena presa na porta traseira, mas mais embaixo, vc vai ter uma perda de sinal. Já fiz esse teste e no meu caso, a qualidade do sinal ficou melhor com uma antena de 1/4 de onda (para o PY essa antena tem cerca de 50cm) presa no teto do que a de 5/8 (cerca de 1,20m) presa na altura do para-choques. Mas isso aqui dá dias de discussão em qualquer roda de radioamadores.. eheheh mas no meu caso, essa configuração foi a melhor.

Obs. O carro tá sujo. ou melhor, muuuuuuuuuito sujo. Sim, aquilo é um toca-fitas. kkkk (alguém aí tem um Tojo GR-100?? kkk)

Ola Edu, como tira o compartimento do porta treco? tentei puxa e quase quebrou tudo.. rsrsr