Ver Versão Completa : Instalação de PX na TR4
Salve, pessoal!
Tenho ma Pajero TR4 e gostaria de instalar um rádio PX, porém, não encontrei nenhum local adequado para colocar nem o rádio nem a antena.:parede::parede: Alguém já fez esta instalação e poderia me dar umas dicas?
Aproveitando a oportunidade, alguém daqui do fórum já viajou para o Jalapão com uma TR4? Como foi o consumo de combustível do carro? É necessário levar galão de combustível adicional? Tem posto dentro do Jalapão?
Agradeço a ajuda de todos.
João Ricardo.
TR4 08 - Prata.
Rio de Janeiro.
Cid Camargo
21/07/2008, 09:38
Salve, pessoal!
Tenho ma Pajero TR4 e gostaria de instalar um rádio PX, porém, não encontrei nenhum local adequado para colocar nem o rádio nem a antena.:parede::parede: Alguém já fez esta instalação e poderia me dar umas dicas?
Aproveitando a oportunidade, alguém daqui do fórum já viajou para o Jalapão com uma TR4? Como foi o consumo de combustível do carro? É necessário levar galão de combustível adicional? Tem posto dentro do Jalapão?
João Ricardo.
TR4 08 - Prata.
Rio de Janeiro.
Bom dia... instala o suporte da antena na porta trazeira perto da dobradiça, fica bem bom eu coloquei o VHF e o PX, deu certo :concordo:
voce pode usar o suporte da Aquario AG 600 prende na berada da porta e não tem que furar nada... lembre-se que o cabo tem que ter 5,5 metros de comprimento.
[s] Cid
Pajero GLX-B 93 a mais antiga do forum e mandando bala 8-)
Bom dia... instala o suporte da antena na porta trazeira perto da dobradiça, fica bem bom eu coloquei o VHF e o PX, deu certo :concordo:
voce pode usar o suporte da Aquario AG 600 prende na berada da porta e não tem que furar nada... lembre-se que o cabo tem que ter 5,5 metros de comprimento.
[s] Cid
Pajero GLX-B 93 a mais antiga do forum e mandando bala 8-)
Olá, Cid.
Obrigado pela informação. Vou tentar fazer a intalação da antena com o suporte que vc. indicou.
Vc. colocou dois suportes, para prender a antena do VHF e do PX?
Em que local vc. instalou e como fixou os dois rádios (VHF e PX) dentro do carro?
O seu carro também é uma TR4 ou uma Pajerinho?
Abs e obrigado,
João Ricardo.
TR4 08 - Prata.
Cid Camargo
22/07/2008, 14:10
Olá, Cid.
Obrigado pela informação. Vou tentar fazer a intalação da antena com o suporte que vc. indicou.
Vc. colocou dois suportes, para prender a antena do VHF e do PX?
Em que local vc. instalou e como fixou os dois rádios (VHF e PX) dentro do carro?
O seu carro também é uma TR4 ou uma Pajerinho?
Abs e obrigado,
João Ricardo.
TR4 08 - Prata.
Boa Tarde... usei dois suportes um pra cada antena... o rádio PX é um Cobra 19, coloquei na baia abaixo do toca CD ( teve que fazer uma Moldura ) e o VHF um Kenwood 271 no console central logo abaixo... vou tirar umas fotos e coloco no forum... até +
[s] Cid
Pajero GLX-B 93
lucio biscaia
22/07/2008, 17:05
fotos, fotos , fotos, da antena e o da rádio. Tentei instalar meu Px . Coloquei o suporte da antena onde o amigo falou, mas na 1º fechada me riscou o para choque(do lado do estepe, lado direito)...ai tirei e desisti...
Leco1974
23/07/2008, 19:59
Salve, pessoal!
João Ricardo.
TR4 08 - Prata.
Rio de Janeiro.
Meu caro: faço parte de outro fórum daqui, mas vi que outro colega instalou o PX no console central da TR4, abaixo do CD, naquele compartimento que tem uma portinha que insiste em se quebrar. Não se acha TR usada com aquela portinha inteira. Agora a antena, fico te devendo, ele não falou e nem sei como instalar.Abs. Leco 1974
Cid Camargo
28/07/2008, 09:11
fotos, fotos , fotos, da antena e o da rádio. Tentei instalar meu Px . Coloquei o suporte da antena onde o amigo falou, mas na 1º fechada me riscou o para choque(do lado do estepe, lado direito)...ai tirei e desisti...
Demoraram mas chegaram...
[s] Cid
Pajero GLX-B 93
Cid,
Parabéns pela sua instalação, ficou muito boa. Mas, na TR4 infelizmente não dá para colocar a antena na porta traseira. Não há espaço suficiente para o suporte.
Abs,
João Ricardo.
TR4 08 - Prata
DieselPower
03/08/2008, 21:24
Pessoal, desculpem a minha ignorancia, mas qual a diferença entre o VHF e o PX?
lucio biscaia
04/08/2008, 17:57
Não entendo muito, mas acho que é ...PY pode ser em VHF ou UHF (FM - Frequencia Modulada) e PX é em AM - Amplitude Modulada
DieselPower
04/08/2008, 18:18
Mas na prática, qual a diferença? Um tem alcance maior que outro? Qualidade sonora?
Quem tem um pode falar com quem tem o outro?
Abraço.
Cid Camargo
05/08/2008, 13:19
Mas na prática, qual a diferença? Um tem alcance maior que outro? Qualidade sonora?
Quem tem um pode falar com quem tem o outro?
Abraço.
Boa tarde... o VHF está na freqüencia de 136 até 174 MHz com modulação em FM (como as radios de música de 88 a 108 MHz) e o PX por volta de 27 MHz com modulação em AM (como as rádios de notícias entre 0,5 e 1,6 MHz) o audio de FM é melhor e é usado comercialmente ou por radioamadores, o PX é faixa do cidadão, uma modalidade mais simples usada no lazer.
[s] Cid
Pajero GLX-B 93
arnalson
05/08/2008, 14:00
HF= High Frequency (3 Mega Hertz até 30 Mega Hertz)
VHF= Very High Frequency (30 Mega Hertz até 300 Mega Hertz)
As freqüências mais baixas (HF) são refletidas na ionosfera e voltam em direção à terra permitindo uma comunicação em longa distância (a distância depende do ângulo em que esta reflexão acontece), enquanto as freqüências mais altas furam a ionosfera e não são refletidas de volta, portanto o seu alcance é menor, normalmente restritas a uma visada direta. Outros fatores alteram estas condições, como: obstáculos, manchas solares, tipos de antena, etc; mas na prática é isso que acontece.
Olá,
Eu coloquei uma antena de PY na minha TR4, mas tive que fazer uma gambi. Fiz um suportezinho de metal da largura do suporte de antena da Aquário com o perfil de um colchete "[" com mais ou menos 6cms de altura. A parte de baixo eu furei e parafusei na calha que fica sobre a porta traseira, e na parte de cima eu prendi o suporte da antena. Com isso o suporte da antena ficou na altura do aerofólio da TR. E como a base da aquário te permite baixar a antena, deixo a minha abaixada (na horizontal) até pouco acima da antena do carro (elas ficam se cruzando). O problema é q com o movimento do carro as 2 antenas se encostam e fazem um tok-tok meio chato, vou ver se prendo a do PY com algum suportezinho de plástico, só pra não ficar batendo.
O Radio é um Yaesu 212RH antigão, mas coube no porta-treco de portinha "quebrável" (rs) da TR. Só que nesse caso, eu mesmo tive que tirar a portinha, cortar o fundo do porta-treco e parafusar o radio nele. Ficou como uma espécie de gaveta (lembra da época do toca-fitas de gaveta??). Só que pra tirar o rádio, tenho que tirar o porta-treco junto. (Só depois que eu descobri q a droga do porta-treco novo, na época, custava 180,00 na concessionária :( )
Se quiser depois eu coloco fotos da gambi da base e do rádio no painel.
Na prática o VHF (PY) te dá uma faixa de frequência (autorizada ao radioamadorismo e que precisa de licença da Anatel) de 144000 a 148000MHZ, ou seja, numa viagem ou passeio com mais carros, vcs sintonizam na mesma faixa e seguem conversando (descobri a América nessa!). Para quem gosta ou pega estrada, vc pode ficar escaneando as frequencias até achar alguem pra bater papo.
Grosso modo, o PX como o colega disse usa frequencias mais baixas, e possui frequencias associadas a números fixos, os tais "canais", geralmente radios PX possuem um nro 'N" de canais. Vc não sintoniza na frequencia direto (ex: 148270 no PY) e sim o canal (ex: canal 5 no PX). Numa estrada por exemplo, o PX é interessante, normalmente os caminhoneiros sintonizam a faixa 5 e vão conversando e dando toques sobre o que está acontecendo na estrada.
Abs,
DieselPower
12/08/2008, 15:27
Obrigado a todos pelas informações!
Então, oque vocês consideram mais indicado para minha utilização?
Gostaria de conversar com outras pessoas em viagens, principalmente para descobrir a presença de radares e etc.
Outra aplicação seria que alguns amigos também comprariam, para que quando viajacemos juntos pudessemos conversar.
Qual seria uma marca e modelo bons deste aparelho?
Quanto custaria aproximadamente?
É compatível com aqueles rádios manuais grandes iguais aos da policia (comprei um par, funciona muito bem quando se esta caminhando, porém com veículos em movimento eles não funcionam)?
Desculpem a grande quantidade de perguntas.
Abraço a todos.
pow Amigo Edu Pc, Coloca As Fotos Ae Por Favor, Me Interessei, Pois Tenho Uma Tr4, E, Ainda To Usando Base Magnetica, Mas, Não To Satisfeito. Abs.
Olá,
Eu coloquei uma antena de PY na minha TR4, mas tive que fazer uma gambi. Fiz um suportezinho de metal da largura do suporte de antena da Aquário com o perfil de um colchete "[" com mais ou menos 6cms de altura. A parte de baixo eu furei e parafusei na calha que fica sobre a porta traseira, e na parte de cima eu prendi o suporte da antena. Com isso o suporte da antena ficou na altura do aerofólio da TR. E como a base da aquário te permite baixar a antena, deixo a minha abaixada (na horizontal) até pouco acima da antena do carro (elas ficam se cruzando). O problema é q com o movimento do carro as 2 antenas se encostam e fazem um tok-tok meio chato, vou ver se prendo a do PY com algum suportezinho de plástico, só pra não ficar batendo.
O Radio é um Yaesu 212RH antigão, mas coube no porta-treco de portinha "quebrável" (rs) da TR. Só que nesse caso, eu mesmo tive que tirar a portinha, cortar o fundo do porta-treco e parafusar o radio nele. Ficou como uma espécie de gaveta (lembra da época do toca-fitas de gaveta??). Só que pra tirar o rádio, tenho que tirar o porta-treco junto. (Só depois que eu descobri q a droga do porta-treco novo, na época, custava 180,00 na concessionária :( )
Se quiser depois eu coloco fotos da gambi da base e do rádio no painel.
Na prática o VHF (PY) te dá uma faixa de frequência (autorizada ao radioamadorismo e que precisa de licença da Anatel) de 144000 a 148000MHZ, ou seja, numa viagem ou passeio com mais carros, vcs sintonizam na mesma faixa e seguem conversando (descobri a América nessa!). Para quem gosta ou pega estrada, vc pode ficar escaneando as frequencias até achar alguem pra bater papo.
Grosso modo, o PX como o colega disse usa frequencias mais baixas, e possui frequencias associadas a números fixos, os tais "canais", geralmente radios PX possuem um nro 'N" de canais. Vc não sintoniza na frequencia direto (ex: 148270 no PY) e sim o canal (ex: canal 5 no PX). Numa estrada por exemplo, o PX é interessante, normalmente os caminhoneiros sintonizam a faixa 5 e vão conversando e dando toques sobre o que está acontecendo na estrada.
Abs,
Edu,
Por favor, coloque as fotos da instalação da antena e do rádio.
Obrigado.
Abs,
João Ricardo.
TR4 08 - Prata.
Blz,
Vou ver se consigo tirar as fotos ainda essa semana e coloco aqui, no pior dos casos farei isso no final de semana.
Outro ponto que sempre me incomoda é a passagem do cabo coax pra dentro do carro, não gosto de deixar a porta "mordendo' o cabo. Nessa eu colei o cabo pelo batente da porta trazeira (ficou bííiito!) passando-o pelo berço do farol traseiro esquerdo da TR e passando pra dentro junto com o chicote das lanternas traseiras. Daí corre por dentro do carro até o painel. Vou fotografar isso também e coloco aqui.
Blz,
Vou ver se consigo tirar as fotos ainda essa semana e coloco aqui, no pior dos casos farei isso no final de semana.
Outro ponto que sempre me incomoda é a passagem do cabo coax pra dentro do carro, não gosto de deixar a porta "mordendo' o cabo. Nessa eu colei o cabo pelo batente da porta trazeira (ficou bííiito!) passando-o pelo berço do farol traseiro esquerdo da TR e passando pra dentro junto com o chicote das lanternas traseiras. Daí corre por dentro do carro até o painel. Vou fotografar isso também e coloco aqui.
Obrigado, Edu!
Aguardaremos suas fotos.
Abs,
João Ricardo.
TR4 08 - Prata.
até Q Enfim Alguém Caprichoso Com Uma Tr4. Estamos Anciosos E No Aguardo Pra Ver As Fotos Do Seu Trabalho. Abs.
luis figueira
14/08/2008, 13:53
Meu caro, veja as fotos da instalacao.
Muito facil
antena -> na porta trazeira fixado com 2 parafusos (todo radio taxi usa o mesmo suporte nao precisa furar.
radio -> colado com velcro (nao precisa furar) ao lado da alavanca de marchas
Sei que a maioria prefere as antenas "maria mole" mas em carros tipo a TR4 eu prefiro as valvuladas ? Aquelas usadas pelos taxistas. São menores, funcionam bem e tem "n" opções de instalação (certamente tem uma que serve na TR4)
O Px eu tenho (no jeep) um aparelho da Midland. Não lembro agora qual o modelo mas é bem pequeno, cabe fácil naquele porta treco (o que tem uma tampa, abaixo do radio) e este ainda tem opção de funcionar tanto em AM qto em FM e tem seletor de canal o PTT.
Conprei ja faz uns anos, mas era um modelo relativamente barato e funciona MUITO bem
Pessoal, aqui vão as fotos do rádio e da gambi pra instalaçao da antena na TR4.
O porta trecos eu tive que recortar por causa do alto-falante do radio.
Há uma foto que mostra o caminho do cabo da antena, entrando pelo berço do farol traseiro.
Também dá pra ver a chapinha em formato de "[".
A vantagem dessa gambi é que a antena fica no teto do carro, o que melhora a recepção. Com a antena presa na porta traseira, mas mais embaixo, vc vai ter uma perda de sinal. Já fiz esse teste e no meu caso, a qualidade do sinal ficou melhor com uma antena de 1/4 de onda (para o PY essa antena tem cerca de 50cm) presa no teto do que a de 5/8 (cerca de 1,20m) presa na altura do para-choques. Mas isso aqui dá dias de discussão em qualquer roda de radioamadores.. eheheh mas no meu caso, essa configuração foi a melhor.
Obs. O carro tá sujo. ou melhor, muuuuuuuuuito sujo. Sim, aquilo é um toca-fitas. kkkk (alguém aí tem um Tojo GR-100?? kkk)
Edu, Luis e demais participantes.
Obrigado pela ajuda, fotos e explicações.
Abs,
João Ricardo.
TR4 08 - Prata.
Amigos jipeiros e companheiros de Pajero IO/TR4, somos orfãos, ninguém dá importância ao nosso jipinho, criei um topico do Clube Pajero IO/TR4, pra ver se consiguimos reverter essa imagem negativa e erronea do nosso jipinho guerreiro.Abs a todos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48249 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48249)
FabioTr4
13/12/2008, 13:18
Mais alguns detalhes...
Olá popoli!
Muuuuito interessante este tópico. Nesta semana tb instalarei um PX no "jukinha" e foram esclarecedoras as fotos e comentários.
Alguma nova dica ou solução para fixar a antena? Não encontrei nenhum suporte de mercado próprio ou prático para a TR4.
Ótima solução do edu_pc...Este perfil para suportar a presilha da antena é boa idéia. Inclusive quanto ao cabo saindo pela lanterna... E local para o rádio no porta-treco é bom... já me sugeriram por velcro na lateral do console... pensei em criar um console de teto à partir do existente em outros modelos... sei lá. Sugestões são bem-vindas.
Depois de instalar o meu, se fizer algo diferente postarei aqui.
Olá popoli!
Muuuuito interessante este tópico. Nesta semana tb instalarei um PX no "jukinha" e foram esclarecedoras as fotos e comentários.
Alguma nova dica ou solução para fixar a antena? Não encontrei nenhum suporte de mercado próprio ou prático para a TR4.
Ótima solução do edu_pc...Este perfil para suportar a presilha da antena é boa idéia. Inclusive quanto ao cabo saindo pela lanterna... E local para o rádio no porta-treco é bom... já me sugeriram por velcro na lateral do console... pensei em criar um console de teto à partir do existente em outros modelos... sei lá. Sugestões são bem-vindas.
pow nesse link abaixo, eu mostro exatamente o que vc quer fazer sem misterios, qualquer duvida só me mandar email que tiro as duvidas restantes.
Email: mauarj@gmail.com
Ps: Depois que fiz essa instalação nunca mais tive problemas com meu Px, ficou muito boa a instalação.abs.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=35498&page=15 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35498&page=15)
Olá popoli!
E ve se aparece lá no nosso tópico :
Clube Pajero IO/TR4, abs.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48249 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48249)
FabioTr4
14/12/2008, 08:46
pow nesse link abaixo, eu mostro exatamente o que vc quer fazer sem misterios, qualquer duvida só me mandar email que tiro as duvidas restantes.
Email: mauarj@gmail.com
Ps: Depois que fiz essa instalação nunca mais tive problemas com meu Px, ficou muito boa a instalação.abs.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=35498&page=15 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35498&page=15)
hehehe... repete o link pq este é beco sem saída..
[s]!
hehehe... repete o link pq este é beco sem saída..
[s]!
Fala ae FabioTR4, bele?!!! pow o link é o mesmo, mas, num sei pq esse q eu colei num funfou, tae o link, abs:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35498&page=15
FabioTr4
15/12/2008, 18:35
Fala ae FabioTR4, bele?!!! pow o link é o mesmo, mas, num sei pq esse q eu colei num funfou, tae o link, abs:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35498&page=15 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35498&page=15)
Ahhhhhhhhhh... já havia visitado este tópico. Parabéns. vou xeretando e quando resolver por aqui, se for interessante a solução, posto as fotos.
Valeu!:concordo:
[s]
FabioTr4
24/12/2008, 20:57
Olá!
Agora estou com o rádio na viatura.
A solução q encontrei não difere muito das descritas e já postadas.
O Midland está no local daquela portinhola sob o rádio. Tive ajuda para solucionar a fixação: tampa daquelas padrão "tapa-buraco" com o rádio colado, ficará apoiado numa travessa interna (sei lá do que). O cabo do negativo foi por uma passagem à frente do passageiro (mais próximo da bateria) e o cabo da antena seguiu pela direita até a conexão da porta com a carroceria (cortei e selei a seguir). Daí sobe até aquela calha sobre a porta, onde passa por fresta entre a própria e o aerofólio para chegar à suporte de inox q bolei e fiz para suporte articulado da antena.
A curiosidade fica por conta o inox: não achava de jeito-e-maneira... até ir à loja de utilidades onde encontrei porta-lata-de-azeite devidamente cortado e furado.
Ah! usei parafusos e porcas tb inox. Depois posto fotos. Nada estraordinário.;)
FabioTr4
24/12/2008, 21:01
Nossa! extraordinário com esse foi mal.....
Olá!
Agora estou com o rádio na viatura.
A solução q encontrei não difere muito das descritas e já postadas.
O Midland está no local daquela portinhola sob o rádio. Tive ajuda para solucionar a fixação: tampa daquelas padrão "tapa-buraco" com o rádio colado, ficará apoiado numa travessa interna (sei lá do que). O cabo do negativo foi por uma passagem à frente do passageiro (mais próximo da bateria) e o cabo da antena seguiu pela direita até a conexão da porta com a carroceria (cortei e selei a seguir). Daí sobe até aquela calha sobre a porta, onde passa por fresta entre a própria e o aerofólio para chegar à suporte de inox q bolei e fiz para suporte articulado da antena.
A curiosidade fica por conta o inox: não achava de jeito-e-maneira... até ir à loja de utilidades onde encontrei porta-lata-de-azeite devidamente cortado e furado.
Ah! usei parafusos e porcas tb inox. Depois posto fotos. Nada estraordinário.;)
Fala ae Fabio, no aguardo das fotos, abs.
Passando pra divulgar o evento passeio/trilha do dia 25/01/2009,
espero todos os amigos jipeiros dessa parte do forum por lá, abs a All.
Obs: A inscrição é gratis, porém obrigatória.
http://www.cdvonline.com.br/ralliart/flyer_baixa.jpg
Marcão pqdt
31/07/2012, 19:57
Bem amigos esse Tópico é bem antigo, mas como é fonte de consulta para muitos, vai aqui a minha contribuição:
No meu caso em 90% de uso do Rádio é o PY (em escuta), pois ele se comunica com os portáteis, e eu que pratico voo livre levo um, para orientar minha esposa que está no Carro para me resgatar onde eu pousar, os ostros 10% PX para trilhas leves e expedições com os amigos. Então fiz uma instalação na TR4 na qual dá para tirar um e colocar o outro em menos de um minuto. Lembrando que a antena também tem que ser trocada.
361834 Como disse a antena é trocada conforme o Rádio, mas o cabo e a base são os mesmos, essa aí é a do PY.
361835 O Rádio coloquei no Lugar do Porta Trecos, mas sem usá-lo, retirei e está guardado, comprei duas tampas cegas, No meu caso uma para cada rádio, que custa de R$ 1,90 a 3,50 dependendo da loja, fiz um furo nela no formato e tamanho do rádio, dá trabalho, mas com uma furadeira e uma faca, o fica perfeito o acabamento.
361837 361838 361839 Isso é um pedaço de papelão com um recorte na posição dos fios do cinzeiro, serve apenas para apoiar a parte de traz do rádio, quando colocado, devido a inclinação do painel pode ser feito na hora, é só ir cortando com uma tesoura até ficar na medida certa, fica sobre uma chapa de ferro que tem aí dentro.
361840 PY (Frente) 361841 PY (Traz) Nesse caso colei a tampa cega com Durepoxi.
361842 PX (Frente) 361843 PX (Traz) Como esse rádio é um pouco menor, engrossei a parte da frente dele com esparadrapo e papelão, assim fica bem firme quando colocado no painel e nem precisei usar o Durepoxi, pois o esparadrapo segura a tampa cega.
Lembrando importantíssimo colocar a antena certa antes de ligar o rádio, se não corre o risco de queimá-lo.
No meu caso tive que comprar um conector para o PX igual ao do PY, pois eram diferentes, Cerca de R$ 1,50.
E se você tiver que levar o carro a uma concessionária pode tirar e colocar o porta trecos de volta, como eu disse, depois de pronto o esquema, leva menos de 1 minuto.
Att
Marques
VMTubino
24/10/2012, 11:41
Marcão,
Quais as especificações e qual modelo do rádio px e antena vc usa?
Lembra quanto gastou mais ou menos?
Abs,
Tubino
Marcão pqdt
24/10/2012, 13:59
Marcão,
Quais as especificações e qual modelo do rádio px e antena vc usa?
Lembra quanto gastou mais ou menos?
Abs,
Tubino
Boa tarde Tubino,
O meu Px é um Cobra 19, comprei pelo Mercado Livre, e eu mesmo instalei, o valor está em + ou - R$ 120,00, mas confesso que uso muito pouco, depende do grupo com quem você vai falar, quem usa mais o PX é o pessoal das trilhas, eu uso mais o PY, pois fala também com os aparelhos portáteis que são compatíveis, como pratico Voo Livre, levo um rádio portátil durante o voo, para orientar minha esposa que faz meu resgate com a TR4 onde eu pousar. Você pode comprar tudo pela internet, mas cuidado, messa a distância que a antena vai ficar no seu carro pois o cabo tem que ter o tamanho certo, não pode ser cortado, o meu funciona tanto no PX como no PY, bastando trocar a antena (que também usa a mesma base) mas são diferentes. Uma observação, para operar PY necessita de licença da Anatel.
Espero ter ajudado, estou a disposição.
Bem amigos esse Tópico é bem antigo, mas como é fonte de consulta para muitos, vai aqui a minha contribuição:
No meu caso em 90% de uso do Rádio é o PY (em escuta), pois ele se comunica com os portáteis, e eu que pratico voo livre levo um, para orientar minha esposa que está no Carro para me resgatar onde eu pousar, os ostros 10% PX para trilhas leves e expedições com os amigos. Então fiz uma instalação na TR4 na qual dá para tirar um e colocar o outro em menos de um minuto. Lembrando que a antena também tem que ser trocada.
361834 Como disse a antena é trocada conforme o Rádio, mas o cabo e a base são os mesmos, essa aí é a do PY.
361835 O Rádio coloquei no Lugar do Porta Trecos, mas sem usá-lo, retirei e está guardado, comprei duas tampas cegas, No meu caso uma para cada rádio, que custa de R$ 1,90 a 3,50 dependendo da loja, fiz um furo nela no formato e tamanho do rádio, dá trabalho, mas com uma furadeira e uma faca, o fica perfeito o acabamento.
361837 361838 361839 Isso é um pedaço de papelão com um recorte na posição dos fios do cinzeiro, serve apenas para apoiar a parte de traz do rádio, quando colocado, devido a inclinação do painel pode ser feito na hora, é só ir cortando com uma tesoura até ficar na medida certa, fica sobre uma chapa de ferro que tem aí dentro.
361840 PY (Frente) 361841 PY (Traz) Nesse caso colei a tampa cega com Durepoxi.
361842 PX (Frente) 361843 PX (Traz) Como esse rádio é um pouco menor, engrossei a parte da frente dele com esparadrapo e papelão, assim fica bem firme quando colocado no painel e nem precisei usar o Durepoxi, pois o esparadrapo segura a tampa cega.
Lembrando importantíssimo colocar a antena certa antes de ligar o rádio, se não corre o risco de queimá-lo.
No meu caso tive que comprar um conector para o PX igual ao do PY, pois eram diferentes, Cerca de R$ 1,50.
E se você tiver que levar o carro a uma concessionária pode tirar e colocar o porta trecos de volta, como eu disse, depois de pronto o esquema, leva menos de 1 minuto.
Att
Marques
Completamente excelente, bem detalhado e explicado. Show!
netto mietto
29/10/2012, 11:26
:curtir: parabens muito bom e ficou perfeito.
Ficou foda mesmo o post Marcão!
mantovani529
13/03/2013, 15:53
Pessoal, aqui vão as fotos do rádio e da gambi pra instalaçao da antena na TR4.
O porta trecos eu tive que recortar por causa do alto-falante do radio.
Há uma foto que mostra o caminho do cabo da antena, entrando pelo berço do farol traseiro.
Também dá pra ver a chapinha em formato de "[".
A vantagem dessa gambi é que a antena fica no teto do carro, o que melhora a recepção. Com a antena presa na porta traseira, mas mais embaixo, vc vai ter uma perda de sinal. Já fiz esse teste e no meu caso, a qualidade do sinal ficou melhor com uma antena de 1/4 de onda (para o PY essa antena tem cerca de 50cm) presa no teto do que a de 5/8 (cerca de 1,20m) presa na altura do para-choques. Mas isso aqui dá dias de discussão em qualquer roda de radioamadores.. eheheh mas no meu caso, essa configuração foi a melhor.
Obs. O carro tá sujo. ou melhor, muuuuuuuuuito sujo. Sim, aquilo é um toca-fitas. kkkk (alguém aí tem um Tojo GR-100?? kkk)
Ola Edu, como tira o compartimento do porta treco? tentei puxa e quase quebrou tudo.. rsrsr