PDA

Ver Versão Completa : Forum 4X4 Brasil pago X revista eletrônica ou as duas opções



Paulo-AC
04/08/2004, 11:07
Galera

no tópico: Jeep do Leitor - 4x4 & Cia de Julho! alem do assunto propriamente dito, está rolando um grande debate sobre o pagamento a titulo de contribuição para a manunteção do forum, bem como a criação de uma revista, estou abrindo este novo tópico afim de aumentar a participação da galera.

Eduardo Velo
04/08/2004, 11:32
O ideal seria aguardar um pronunciamento do Gustavo a respeito disso , o Forum tá muito legal e se houver necessidade de pagar alguma taxa , acho que ninguém vai negar ...

[]s...

jose neto
04/08/2004, 12:26
Tb concordo; mas creio que haverá uma desistência por parte de
alguns.....acho que o serviço deva ser divido. Poderíamos buscar
alguma forma de patrocínio(paitrocínio) estou a disposição, pois desde
que conheci o FORUM 4X4 BRASIL foi de muita utilidade na reconstru-
ção de minha viatura.

Pavani
04/08/2004, 13:41
Prefiro ficar queto, vou deixar rolar....
Mas uma coisa eu sei, se tiver que pagar MUITA gente vai sair fora....
Pense bem antes de tomar alguma decisão....
ABraço...
Pavani

naldo.ap
04/08/2004, 13:51
PessoALL,

Uma coisa precisamos realmente acertar.
Devemos cumprir as normas do fórum quanto à inclusão de tópicos, pois se não isso aqui vai virar uma Torre de Babel. Creio que os moderadores deveriam ter total liberdade para mover os tópicos (só não sei se é possível) quando se constatar que está em lugar indevido. Por uma simples questão de organização.

Concordo com a idéia de se criar um Estatuto dos Moderadores, afinal "poder" sem limite vira "ditadura". E por ser o fórum gratuito, cabe aos colaboradores Moderadores (que já são voluntários) a administração do conteúdo do fórum, visto que o Gustavo tem suas ocupações e não tem obrigação de se dedicar integralmente ao fórum (e nem deve - pois ele já faz muito em manter o fórum no ar).

Tb concordo com uma anuidade, tudo na vida tem um custo e aqui não poderia ser diferente, mas que seja de consenso geral para não haver uma dispersão dos usuários.

[]'s

Dennis Figueiredo
04/08/2004, 13:55
Deveria ter adicionado uma enquete.

Sergio Rocha
04/08/2004, 13:57
Eu tb acho q se tiver q pagar muita gente vai sair fora.Vão com Deus.

Todos aki se beneficiam ou se beneficiaram do forum.Muita grana foi economisada, por muita gente, com as dicas aprendidas aki.Sempre de graça.Já pensaram em pessoas que sempre tiveram muito a ensinar,(Bill,leopoldo,giovani, etc etc...) e pouco a aprender, q ajudam a todos sem remuneração pelo simples prazer de ser util.

Só que manter o forum no ar custa dinheiro.E como fica o Gustavo que banca do seu bolso todas as despesas ?Vcs acham certo o Gustavo pagar pra que mais de 1000 pessoas se benficiem de graça ?

E se ele desistir ? Alguem se habilita a fazer todo o trabaho, pagando do seu bolso ?

Por isso meus amigos q eu acho q quem aki só estiver afim de lucrar com os conhecimentos, achando que o Gustavo tem que pagar pra ele,vai com Deus.Este não é o espirito de um Jipeiro.

billj
04/08/2004, 14:02
Não tenho nada a acrescentar às palavras certíssimas do Sérgio, é exatamente isso que penso também.......... :wink:

Abraços,

p.peleje
04/08/2004, 16:34
Isso aqui ficou meio confuso, vários tópicos com o mesmo assunto, e sem contar que este assunto é de interesse geral, portanto deveria estar no Forum Geral 4x4 Brasil.

Será que ñ seria certo um moderador trancar todos esses tópicos e abrir um novo, inclusive com enquetes sobre pagar ou ñ, e tb para saber o numero de adeptos da revista eletrônica. Pois até onde sei, o Gustavo me parece gostar da idéia da revista eletrônica (pdf).

Agora referente a pagar ou ñ, acho que deveriam existir vários planos, para ficar democrático. Não podemos esquecer que o voto principal tem que ser do Gustavo, talvez ele ñ queira mudar.

[]s

andretomasi
04/08/2004, 16:44
Já tem um tópico só sobre a cobrança, inclusive com enquete onde até agora a maioria votou em não contribuir :?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5049&highlight=

[ ]´s

Marco Aurelio Fierro
04/08/2004, 19:43
Revista on-line 4x4Brasil

Proposta de organização - versão 0.1


1 -> Introdução

O presente documento tem como objetivo (da forma mais humilde possível) tentar dar a partida na
discussão sobre a organização da revista on-line.

Acredito que o primeiro passo seria definir como seriam organizados os grupos de trabalho que
participariam da definição da organização da revista num primeiro momento.

Ressalto que, a presente proposta tem apenas o intuito de começar a levantar questões relativas à
organização da revista on-line, e não em ser um modelo em si.


2 -> Preservação do aspecto democrático do Fórum

Seguindo a filosofia fundamentalmente democrática do Fórum, a criação da revista deveria poder
contar com a possibilidade de que todos os interessados dessem suas opiniões.

Essa é uma característica do Fórum que não devemos perder nunca de vista!!


3 -> Os grupos de trabalho

Para viabilizar e dinamizar a discussão da organização da revista, sugiro a criação de grupos de
trabalho para criação da revista hierarquizados em três níveis, a saber:

a) o primeiro e menos restrito, seria formado por qualquer pessoa que se interessasse em contribuir
com sugestões para a organização da revista; nesse nível as pessoas apenas apresentariam propostas,
não tendo poder para alterar a organização da revista sendo desenvolvida pelos níveis acima (níveis
dois e três);

b) o segundo nível, com um número (muito) menor de colaboradores que o primeiro nível, seria

responsável por filtrar as sugestões apresentadas por todos os interessados, permitindo que a
equipe que forma o terceiro nível trabalhe com um número menor de solicitações, devidamente
filtradas, reorganizadas e estruturadas; esse grupo poderia implementar alterações sugeridas num
ambiente de "trabalho" ou de "desenvolvimento", não representando ainda a organização amadurecida e
aprovada pelo terceiro e último nível; os colaboradores do nível dois estariam habilitados a
fazer parte também do nível um;

c) o terceiro nível, esse sim o mais restrito de todos, seria formado pelos responsáveis pela

aprovação das propostas apresentadas pelos níveis um e dois; esse grupo é que, em última instância
definiria a organização da revista; da mesma forma que os colaboradores do nível dois, os
colaboradores do nível um estariam também habilitados a participar do nível um;


4 -> O "Pontapé inicial"

A proposta básica de organização da revista deveria ser criada pelos níveis dois e três, já que
abrir a possibilidade de que um número grande de usuários apresentem sugestões nesse primeiro
estágio tornaria inviável dar a partida nos trabalhos.

Uma vez a proposta básica (básica mesmo!) estivesse pronta, seria liberada o acesso aos trabalhos
os integrantes do nível um.


5 -> Prazos para realização dos trabalhos de definição da revista

Para evitar que as discussões sobre a organização da revista leve uma eternidade, deveriam ser
estabelecidos prazos para a apresentação da proposta básica e a organização final.

Como sugestão, a proposta básica deveria ser apresentada num prazo máximo de duas semanas e a
organização final entre oito e dez semanas após a apresentação da proposta básica.

Findos os trabalhos de definição da organização da revista, seria por mãos à obra e começar a
escrever artigos e mais artigos!


6 -> Revisão da organização

Após um determinado prazo de publicação, seria interessante avaliar o quanto o formato apresentado
estivesse agradando aos leitores.

Nesse instante, todos os níveis de grupos de trabalho estariam novamente habilitados a participar
da revisão.

Mais uma vez como sugestão, a revisão da organização da revista deveria ser iniciada após oito
semanas de publicação, sendo que a revisão não deveria se prolongar por mais de quatro semanas,
sendo duas semanas abertas a todos os níveis e duas semanas aos níveis dois e três.


7 -> Infra-estrutura

Um grande problema, a princípio, seria a criação da infra-estrutura (software) necessária ao

desenvolvimento dos trabalhos. Outro seria, mais adiante, criar a estrutura da revista em si - mas
isso só mais lá prá frente!

Sou originário da área de informática, mas como sou dos tempos dos jurássicos mainframes, pouco ou

quase nada sei de ferramentas de desenvolvimento para a web. Portanto, o máximo que poderia
contribuir é com coisas como o que escrevi aqui: um pouco de O&M e de desenho de aplicações (o que,
graças a Deus, não muda mesmo em ambiente web).


8 -> Conclusão

Como foi dito no início deste texto, não é minha intenção impor nada.

Meu intuito é apenas de começar a gerar algo concreto em direção da criação da revista on-line.
Por esse motivo, essa proposta certamente apresenta um grande número de lacunas - algumas
intencionais, mas a grande maioria involuntárias!

Um grande abraço para todos.

Marco

PS. Acredito que seria interessante separar os assuntos deste tópico ainda mais: revista eletrônica em um e fórum pago em outro!

[]'s

Luiz Claudio
04/08/2004, 23:05
Pessoal,

Tenho acompanhado as discussões que estão acontecendo aqui no fórum a respeito da criação de uma Revista On Line e tenho uma sugestão à fazer...

Que tal uma coisa mais simples pra começar, tipo um tópico como qualquer outro na página principal do fórum (talvez em destaque) com o nome "Revista 4x4 Brasil On Line" ?

Poderíamos ter um, dois ou três responsáveis voluntários (eleitos pelos usuários, assim como os moderadores) que seriam os únicos que teriam poder para postar, editar ou excluir qualquer coisa nesse tópico.

Eles receberiam via e-mail ou MP matérias enviadas por qualquer usuário do fórum, avaliariam o conteúdo dessas, fariam uma revisão e pra finalizar postariam nesse tópico com o devido título, autoria, data, fotos, etc.

O formato seria realmente de uma revista, com o tópico bloqueado para mensagens, perguntas, comentários e tudo mais que os usuários costumam fazer nos tópicos normais.

O legal é que se a coisa funcionar assim, essa revista não precisa ter nenhum tipo de periodicidade. Sempre que houver uma matéria nova ela é publicada e, em vez de esperar a publicação numa data certa , é só ficar de olho no ícone laranja do tópico indicando que tem novidade.

Fica aí a idéia...

[]'s...

hederi
08/08/2004, 10:15
to com o luis Claudio.
comecar devagar.