PDA

Ver Versão Completa : Niva com pneus 7.50x16

sandro
16/07/2008, 19:13
Pessoal !!!

meu cunhado comprou um Niva e quer colocar pneus 750 x 16 alguem ja fez

shuther4x4
16/07/2008, 21:10
Eu possuo rodorural 6.70x16 na viatura com suspensão original.
Nas inclinações mais severas ele raspa na caixa de roda interna traseira.
Detalhe que a suspensão do meu é original.
Abraços.

Girti
16/07/2008, 23:49
Pessoal !!!

meu cunhado comprou um Niva e quer colocar pneus 750 x 16 alguem ja fez

Sandro, pneus grandes no Niva, além de requerer alterações na suspensão e na lataria, irão forçar rolamentos e suspensão. Além disso, ele deverá ficar ainda mais lento, e o consumo irá aumentar bastante. É o preço a pagar, se ele quiser colocar estes pneus.

Há alguma razão particular para ele querer instalar estes pneus? Ele pretende fazer trilhas "bravas"? Se for o caso, vou ser direto: o Niva não é o carro certo, melhor um CJzinho velho, só para trilhas. O Niva vai passar, mas vai durar pouco...

sandro
17/07/2008, 09:25
ele não ira fazer trilhas pesadas, apenas trilhas leves e passeios, o motivo destes pneus seria estetica,( ele ja tem os pneus com rodas do pantanal ) o carro ja tem um belo motor 1.9 turbo diesel...a ideia é fazer algo diferente

Girti
17/07/2008, 10:27
ele não ira fazer trilhas pesadas, apenas trilhas leves e passeios, o motivo destes pneus seria estetica,( ele ja tem os pneus com rodas do pantanal ) o carro ja tem um belo motor 1.9 turbo diesel...a ideia é fazer algo diferente

Gosto não se discute, eu acho que o Niva não fica legal com pneus de diâmetro muito grande. Já pneus largos eu gosto, mas também irão forçar suspensão e rolamentos (devido ao peso) e o sistema de direção (devido à sua largura).

Veja as fotos de meu Niva, eu uso rodas de aro 15", com pneus um pouco mais largos. Atualmente, estou usando pneus 215/75 R15, veja na foto anexa.

Uma sugestão: aros 15" com pneus 225/75 R15 ou similares (225/80 R15, 235/70 R15), vai ficar invocado, sem forçar demais.

Para lhe dar uma idéia do Niva com pneus mais largos, porém não muito altos,estou anexando também foto de meu Niva anterior, com as rodas originais, alargadas em uma polegada (as do Pantanal são meia polegada mais largas do que as originais de ferro) e pneus 235/70 R16.

Jfranck
17/07/2008, 10:50
Buenas pessoal!

Aproveitando o assunto...tenho as rodas do pantanal e estou pensansdo em colocar os pneus yokohana geolandar 225/70/16 que consegui no Uruguay a 320 cada. o que acham? fica bom? precisa levantar a suspensão? pode ser o 235? prós e contras?

Abraços

Jfranck:concordo:

Luciano SHAKALL
17/07/2008, 12:33
"... meu cunhado comprou um Niva e quer colocar pneus 750 x 16 alguem ja fez? ...."
"... ele não ira fazer trilhas pesadas ... o motivo destes pneus seria estetica ... o carro ja tem um belo motor 1.9 turbo diesel..."Sandro, uma das principais alterações sentidas no carro com pneus desse tamanho será o alongamento da transmissão,
em um carro que - originalmente - não é um primor em força :mrgreen: , maaaaas :stop: . . .
No caso do motor diesel, bem servido de torque em baixa e que - geralmente, requer um alongamento - nem sempre feito - na transmissão
para não deixar o carro "amarrado", deve ficar legal (nesse sentido: Relação final :pensativo: ).

Claro que há outros aspectos a serem analizados além da relação final: O maior arrasto provocado por esses pneus, o maior peso deles e outros.
Novamente, no caso desse motor, TALVEZ não seja tãããão sentido como no Niva "original" :pensativo: . . .
Outra coisa, é fazer os pneus "caberem": Recortar os paralamas, elevar a suspensão e, de preferência, substituir homocinéticas/rolamentos/pivôs,
que irão sofrer bastante e, provavelmente, já vem "merecendo atenção" mesmo....

Fala com o CAmaRAda Alexandre Roveri (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=6497) (conhecido por aqui como "Galo Cego").
Ele atualmente tem um Willys, mas teve Niva por muito tempo, saca muito de mecânica/adaptações e já usou 7.50x16 no Niva dele :concordo: !

[]'s

Girti
17/07/2008, 14:55
Buenas pessoal!

Aproveitando o assunto...tenho as rodas do pantanal e estou pensansdo em colocar os pneus yokohana geolandar 225/70/16 que consegui no Uruguay a 320 cada. o que acham? fica bom? precisa levantar a suspensão? pode ser o 235? prós e contras?

Abraços

Já vi Nivas com este pneu, ficaram bem no russinho. Talvez seja necessário levantar um pouco (no máximo 2 cm, para não forçar as homocinéticas!) a suspensão dianteira.
Quanto aos 235, já usei, veja minha mensagem enviada hoje, neste mesmo tópico.

sandro
17/07/2008, 16:26
Luciano

obrigado, sua informação ajudou e muito, o ALEXANDRE ira me dar alguns toques, em relação ao motor ele tem 110 cv, para se ter uma ideia o carro sai de segunda e sai forte, mas os pneus seria para fazer algo diferente, logico que o carro não foi projetado para isso, mas....como todo jipeiro adoramos inventar

eniomurara
24/07/2008, 13:43
Amigos ... eu fui pelo mais simples e pratico.

Primeiro: eu tinha os 4 pneus 650x16 (carecas) montados nos 4 aros originais NIVA.
Segundo: essa história de pneu mais largo exigir alteração na suspenção me assustou ... seria mais despesa na vistura. (ja gastei um monte).
Terceiro: Lógico o preço, 150,00 cada pneu recapado fronteira, com 600,00 deixei meu russinho calçado pra trilhas e tenho um jogo 205/75/15 (meia vida) reserva pra uso urbano.
Seguem fotos ...
Abraços...ENIO

GARCIA/SP
24/07/2008, 20:21
Já vi Nivas com este pneu, ficaram bem no russinho. Talvez seja necessário levantar um pouco (no máximo 2 cm, para não forçar as homocinéticas!) a suspensão dianteira.
Quanto aos 235, já usei, veja minha mensagem enviada hoje, neste mesmo tópico.

Gil,

Vc usou o 235 no seu Niva anterior, certo? O aro era 15 ou 16?
Sendo o 16, não pegava nada?????:pensativo::pensativo:

abs

Girti
24/07/2008, 20:41
Gil,

Vc usou o 235 no seu Niva anterior, certo? O aro era 15 ou 16?
Sendo o 16, não pegava nada?????:pensativo::pensativo:

abs

O aro era de 16", e foi necessário levantar a frente em 2 cm, para que o pneu não pegasse nas bordas dos paralamas.
IMPORTANTE: meu Niva, à época, era equipado com as rodas originais de 16", porém alargadas em uma polegada. Devido a esta maior largura, os pneus "abriram" um pouco mais do que abririam em uma roda original não-alargada, o que certamente fez com que o diâmetro externo dos pneus fosse um pentelhésimo menor do que teria sido em uma roda original não-alargada.

Que texto confuso... :putz: Se não fui claro, por favor, escreva, tento explicar melhor!

Veja as fotos anexas, darão uma idéia de como ficou o Niva.

shuther4x4
24/07/2008, 21:05
Amigos ... eu fui pelo mais simples e pratico.

Primeiro: eu tinha os 4 pneus 650x16 (carecas) montados nos 4 aros originais NIVA.
Segundo: essa história de pneu mais largo exigir alteração na suspenção me assustou ... seria mais despesa na vistura. (ja gastei um monte).
Terceiro: Lógico o preço, 150,00 cada pneu recapado fronteira, com 600,00 deixei meu russinho calçado pra trilhas e tenho um jogo 205/75/15 (meia vida) reserva pra uso urbano.
Seguem fotos ...
Abraços...ENIO

Bela aquisição Enio!!!

GARCIA/SP
25/07/2008, 00:15
O aro era de 16", e foi necessário levantar a frente em 2 cm, para que o pneu não pegasse nas bordas dos paralamas.
IMPORTANTE: meu Niva, à época, era equipado com as rodas originais de 16", porém alargadas em uma polegada. Devido a esta maior largura, os pneus "abriram" um pouco mais do que abririam em uma roda original não-alargada, o que certamente fez com que o diâmetro externo dos pneus fosse um pentelhésimo menor do que teria sido em uma roda original não-alargada.

Que texto confuso... :putz: Se não fui claro, por favor, escreva, tento explicar melhor!

Veja as fotos anexas, darão uma idéia de como ficou o Niva.

Entendi sim...rsrsrsrs...fica frio...:concordo:
Vamos lá, de acordo com o que vc falou, posso concluir que consigo utilizar nas minhas rodas originais 16" um pneu de largura 205, ou até 215...com altura 70...correto? Na pior das hipóteses, teria de erguer uns 2 ou 3 cm a frente do carro. É isso??:pensativo:

Girti
25/07/2008, 08:43
Entendi sim...rsrsrsrs...fica frio...:concordo:
Vamos lá, de acordo com o que vc falou, posso concluir que consigo utilizar nas minhas rodas originais 16" um pneu de largura 205, ou até 215...com altura 70...correto? Na pior das hipóteses, teria de erguer uns 2 ou 3 cm a frente do carro. É isso??:pensativo:

Já vi diversos Nivas com pneus 205/70 R16 (acho que eram os pneus do Gran Vitara/Tracker), ficaram bem no carro, mas são pneus meio caro$. Não percebi se a frente era levantada, mas isto eu recomendo (não mais do que 2 cm, para não forçar as homocinéticas!) na pior das hipóteses, irá "equilibrar" o Niva, cuja traseira costuma ser mais alta que a dianteira (alguns acham legal assim, questão de gosto).

Jfranck
25/07/2008, 09:28
Girti,

Os 235 não raspasvam dentro da caixa? O que tu achas de usar alargadores? para levantar a suspensão em 2 cm é necessário alguma outra modificação (amortecedores, molas, mangueiras de freio...)?

Otávio Luiz
25/07/2008, 09:51
Pessoal, se precisarem tenho um par de alargadores que tirei do SdeP.
Eles tem 8mm de espessura.
Qualquer coisa dá um grito aí...:concordo:

Jfranck
25/07/2008, 10:26
Otávio,

Quanto queres por eles? Pode-se usar apenas nas dianteiras?
Não casusa desgaste prematuro de rolamentos e homocinéticas?

Girti
25/07/2008, 11:32
Girti,

Os 235 não raspasvam dentro da caixa? O que tu achas de usar alargadores? para levantar a suspensão em 2 cm é necessário alguma outra modificação (amortecedores, molas, mangueiras de freio...)?

Algumas vezes, eles raspavam o lado interno dos paralamas traseiros. Isto acontecia quando a traseira do carro se inclinava mais. Como eu não faço trilhas, isto não me preocupou, era só tomar certo cuidado. Mas eu inventei alargadores "Tabajara", colocando três arruelas de aço entre as rodas e os cubos traseiros, de modo a afastar um pouco os pneus do lado interno dos paralamas. Um afastamentoi pequeno, porém ajudava.

Após a instalação dos calços, não foi necessária nenhuma alteração, apenas mandar alinhar a suspensão dianteira. Os amortecedores dianteiros foram substituídos por pressurizados Cofap Turbogás (do Diplomata), mas não devido à elevação da suspensão, e sim à sua maior eficência.

Girti
25/07/2008, 11:35

Otávio, você tem certeza, são oito milímetros? Alargadores de rodas? Nunca vi alargadores tão estreitos, acho estranho...:shock:

Girti
25/07/2008, 11:42

Graaaande Otávio, eu nunca vi alargadores de roda tão estreitos, você tem certeza de que eles têm apenas 8 mm?

Otávio Luiz
25/07/2008, 15:51
Isso mesmo Gil, eles são estreitos. São anéis com furos p/ os prisioneiros das rodas.
JFranck, te faço por uma homocinética, R$77,00, tá bão? Se te interesar posso te mandar também um inclinômetro com iluminação pelo mesmo preço e condição (aí seriam duas homos). Posso aguardar sua ida ao Uruguay...
Vou te mandar umas fotos que tenho em casa mais tarde. Me passe seu e-mail por MP.

Jfranck
25/07/2008, 17:04
Otávio,

Ainda não sei se vou precisar. Acho que vou usar pneus Yokohama geolandar 225 ou 235/70-16 e ainda não sei como vai ficar. Vou instalar os alargadores de paralamas do Cassiano e acho que vou ter de levantar um pouco a suspensão. Ai vou ver como fica a aparência e se vai pegar nos paralamas e dentro da caixa. Coforme o resultado vou precisar ou não.
Em relação às homocinéticas, podes ficar tranquilo que eu trago e te envio. É só avisar.
O SdeP tem a suspensão levantada? Se positivo, em quantos cm?

Já comprei um inclinômetro com bússula no Ebay e coloquei a iluminação com leds.

Apesar de tudo isso, e ja ter gasto duas vezes o valor de compra, o Charrua ainta está no estaleiro...Não o dirigi nem por 20 Km.:putz:

Um abraço,

Otávio Luiz
25/07/2008, 18:22
Valeu "J", sem problemas. Veja se vais querer mesmo. Os alargadores já tieri faz um tempinho, eu ia anunciar por aqui e estou esperando tirar o inclinômetro (que ainda está instalado no SdeP) pra fazer um anúncio só.
Meu Niva está levemente levantado, não sei quanto, foi o dono anterior que fez o serviço. Já olhei lá e agora num lembro como são os calços...:putz:
Como o Gil também ficou curioso, vou postar aqui as fotos. Vai uma também do inclinômetro, se alguém se interesar...
Quanto as homocinéticas, nem esquente a cabeça. Este final d emês encosto a viatura no mecânico, mas quase certeza que é apenas as internas...

Girti
25/07/2008, 18:54
Valeu "J", sem problemas. Veja se vais querer mesmo. Os alargadores já tieri faz um tempinho, eu ia anunciar por aqui e estou esperando tirar o inclinômetro (que ainda está instalado no SdeP) pra fazer um anúncio só.
Meu Niva está levemente levantado, não sei quanto, foi o dono anterior que fez o serviço. Já olhei lá e agora num lembro como são os calços...:putz:
Como o Gil também ficou curioso, vou postar aqui as fotos. Vai uma também do inclinômetro, se alguém se interesar...
Quanto as homocinéticas, nem esquente a cabeça. Este final d emês encosto a viatura no mecânico, mas quase certeza que é apenas as internas...

Otávio, não estão faltando furos nestes alargadores? :shock: Como eles são fixados no cubo? Como as rodas são fixadas nos alargadores? Os furos são poucos e feitos de forma irregular, será que eu comi bola e não estou entendendo algo?

Girti
25/07/2008, 20:07
Já vi diversos Nivas com pneus 205/70 R16 (acho que eram os pneus do Gran Vitara/Tracker), ficaram bem no carro, mas são pneus meio caro$. Não percebi se a frente era levantada, mas isto eu recomendo (não mais do que 2 cm, para não forçar as homocinéticas!) na pior das hipóteses, irá "equilibrar" o Niva, cuja traseira costuma ser mais alta que a dianteira (alguns acham legal assim, questão de gosto).

Hoje eu fui entregar ao comprador os pneus 205/75 R15 que eu estava vendendo. Ao lado de meu carro, no estacionamento onde estávamos, havia uma Kia Sportage, modelo novo. Coloquei um dos meus pneus ao lado do pneu da Sportage, e vi que os diâmetros eram praticamente iguais. Infelizmente, não anotei as medidas dos pneus da Sportage, sei que eram 2X5/65 R16 (o "X" pode ser de 0 a 3 :mrgreen:), mas não deve ser difícil, para um eventual interessado, ver em qualquer Sportage (modelo novo!) que encontrar qual é o valor deste "X". Talvez esta possa ser mais uma opção de pneu para o Niva!

Otávio Luiz
28/07/2008, 09:41
Otávio, não estão faltando furos nestes alargadores? :shock: Como eles são fixados no cubo? Como as rodas são fixadas nos alargadores? Os furos são poucos e feitos de forma irregular, será que eu comi bola e não estou entendendo algo?

Gil, os alargadores funcionam como arruelas, ficam entre o cubo e a roda, presa pelo prisioneiro.
Tem furo até demais ali, e pode ter certeza que dá certo. Tanto que só descobri que tinha alargadores quando tirei as rodas p/ trocar os pneus...

Girti
28/07/2008, 11:40
Gil, os alargadores funcionam como arruelas, ficam entre o cubo e a roda, presa pelo prisioneiro.
Tem furo até demais ali, e pode ter certeza que dá certo. Tanto que só descobri que tinha alargadores quando tirei as rodas p/ trocar os pneus...

Então acho que eu fiquei xarope de vez... :|:|:|

Otávio Luiz
28/07/2008, 13:47
Então acho que eu fiquei xarope de vez... :|:|:|

Gil, eles tem sete furos, deve ser p/ caber em outras rodas de seis ou quatro furos, sei lá... mas pode ter certeza que cabem no Niva. Afinal sairam de lá.

Girti
28/07/2008, 15:54
Gil, eles tem sete furos, deve ser p/ caber em outras rodas de seis ou quatro furos, sei lá... mas pode ter certeza que cabem no Niva. Afinal sairam de lá.

Pois é, Otávio, eu fui depois olhar as suas fotos novamente, e percebi que estes alargadores são "universais", ou seja, servem para diferentes furações de roda!

O problema de usar espaçadores que aproveitam os prisioneiros originais é que, em alguns casos, as porcas não são parafusadas totalmente, ou seja, uma parte das porcas não estará fixa no prisioneiro. Você saber dizer se, no Niva em que estavam instaladas, houve troca dos prisioneiros originais por mais longos?

No meu Niva, os "alargadores" são arruelas de aço superpostas, eram três em cada prisioneiro, enquanto eu usava as rodas originais, depois apenas dois em cada prisioneiro, pois as rodas Mangels dão de chapa mais grossa, o que faria com que as porcas não fossem totalmente parafusadas nos prisioneiros.

Otávio Luiz
28/07/2008, 17:18
Por isso que "só" tem 8mm de espessura.
Eu tinha outro tipo de espaçadores no CJ, que eram de 50mm. Estes tinham furos p/ serem fixados nos cubos através do prisioneiro e prisioneiros próprios pra prender na roda.
Não sei se foram trocados os prisioneiros, mas acredito que sejam originais.

Girti
28/07/2008, 17:52
Por isso que "só" tem 8mm de espessura.
Eu tinha outro tipo de espaçadores no CJ, que eram de 50mm. Estes tinham furos p/ serem fixados nos cubos através do prisioneiro e prisioneiros próprios pra prender na roda.
Não sei se foram trocados os prisioneiros, mas acredito que sejam originais.

Estes espaçadores eram os que eu conhecia, com prisioneiros próprios.

galeaum
30/07/2008, 18:09
eu tenho pneus 0% terra, e as medidas sao 205/75 R16, e os trazeiros raramente (muito raramente) raspam na parte trazeira, os dianterios nao raspam nada.

Nota: nao tenho suspensao levantada!!

Afajoses
04/01/2010, 14:34
Bem pessoal, parece que no meio do caminho o topico desvirtuou então vou voltar a pergunta original: colocando pneus 7.50x16 o que eu deveria verificar para não ter problemas com suspenção etc... é que apareceu um jogo destes pneus por um bom preço e como eu estou usando o Niva para trilhas gostaria de pneus com um pouco mais de tração...

edneyccruz
04/01/2010, 22:40
No meu Niva tenho pneus pirelli scorpion 205x70x15 para andar na cidade, que deixam o volante muito, muito pesado, mas são ótimos para ambientes urbanos, estrada e um pouco de terra, mas nada mais complicado que terra batida.
Para trilha uso pneus 650x16 argentinos (Fate), que são ótimos, deixam o volante bem mais fácil nas manobras e me levam por todo tipo de lama, sem problemas, mesmo aquelas bem molhadas e soltas. Outra vantagem é que sendo mais altos, deixam os diferenciais mais longe do chão e evitam que eles prendam o carro na terra. Como nem tudo é bom, eles vibram muito e fazem muito barulho e deixam o carro mais instável na estrada, principalmente em piso molhado, por isso eu os coloco somente para encarar barro mesmo.
No último final de semana mesmo, depois de tanta chuva percorri estradas perto de Monte verde que só os tratores estavam passando, até pick-up S10 4x4 eu vi atolada (com pneus originais) sendo retirada por tratores, mas o meu Niva passou sem grande dificuldade, 'graça ao piloto', Rs, e aos pneus...

Abraços.

Gustavo Niva
05/01/2010, 01:15
Bem pessoal, parece que no meio do caminho o topico desvirtuou então vou voltar a pergunta original: colocando pneus 7.50x16 o que eu deveria verificar para não ter problemas com suspenção etc... é que apareceu um jogo destes pneus por um bom preço e como eu estou usando o Niva para trilhas gostaria de pneus com um pouco mais de tração...Na verdade desvirtuou menos do que de costume... :parede:

Vai ter que mexer em algumas coisas... levantar, recortar, panhard, etc...

Esses aí são bem mais que 10% maiores que os originais... faz as contas que tu vai ver. :concordo:

[]s,
Gustavo.

vanderlei4x4
07/01/2010, 23:51
Na trilha é mais leve que os 235x15 que usava....
So tive que rebater as caixas de roda,os calços de suspensão são de prache p. quem faz trilha.

mauricio_silva
08/01/2010, 00:05
Bem pessoal, parece que no meio do caminho o topico desvirtuou então vou voltar a pergunta original: colocando pneus 7.50x16 o que eu deveria verificar para não ter problemas com suspenção etc... é que apareceu um jogo destes pneus por um bom preço e como eu estou usando o Niva para trilhas gostaria de pneus com um pouco mais de tração...

Estes pneus vão ficar bem grandes no Niva. Vai ser necessário um bom trabalho na suspensão e também na lataria (rebater para-lamas, no mínimo). E a suspensão do Niva é "chatinha" de se mexer...:putz:
Em resumo: vai precisar de trabalho especializado ($$$:cry:).
[]s.
Maurício (Tche)

Afajoses
08/01/2010, 11:23
Na trilha é mais leve que os 235x15 que usava....
So tive que rebater as caixas de roda,os calços de suspensão são de prache p. quem faz trilha.

Vanderlei,

Vc fez alguma alteração na suspenção ? e no asfalto fica muito ruim ? na realidade só usaria no asfalta para ir e voltar para as trilhas...

vanderlei4x4
12/01/2010, 20:15
Afajoses:

Acho que a maior vantagem foi a distancia livre do solo,hoje eu passo em facão mais facil que muito jipão com pneu 33"!!!!:dance:

Isto pq o niva tem a bolota do diferencial traseiro pequeno(mas é muito resistente)., e na dianteira calçando a bandeja ,a distancia tambem fica muito alto,mesmo com o protetor de diferencial dianteiro que instalei(acessorio muito importante ,e que infelizmente nunca veio de fabrica!!)

Tive que rebater as caixas p. que o pneu não travasse em erosoes.
Da ate um certo dó fazer isso num niva 95...mas estamos em 2010...então meu nivinha ja e´lata -velha..rsrsr..

Alem do mais aqueles paralamas tem umas rebarbas que acumulam muito barro.!!
Mas comparando com os 235, este 750 é bem mais fino( apesar dos cravos laterais)... tem a largura de um 195... então o atrito com solo é muuuuuito menor que um 235,225....:palmas:

Notei que forço muito menos os terminais de direção e pivos, alem de que estes pneus são diagonais !! sendo muito mais macios que os radiais !! Alem de poder usar com camara de ar que possibilita baixa calibragem sem o risco de destalonar...:D

vanderlei4x4
12/01/2010, 20:25
Me esqueci de comentar no asfalto..rsrsrs:
Como o meu niva tem a relação um pouco mais curta (a partir de nivas 94)e estou com motor ap2.0, não senti diferença no asfalto...

Mas se estivesse utilizando a motorização original , seria mais sensivel esta diferença...principalmente em arrancadas e retomadas de vel.

Afajoses
12/01/2010, 21:14
Valeu, Vanderlei ! :razz::razz:

Vou ter que fazer uma reforma na lataria e já vou providenciar o corte para os pneus, meu motor é original mas como ele esta 100% vou esperar algum problema para ver o que faço em relação a motorização.

Quanto cm vc suspendeu o carro ? em relação ao original ?

Afajoses
12/01/2010, 23:36
Vanderlei

Aproveitando.....:pensativo:

tem como colocar umas fotos da viatura ?:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

vanderlei4x4
13/01/2010, 00:53
Alfajoses:

Não adianta somente cortar as beiradas dos paralamas !! vc tem que rebater as caixas!!! ou seja: ver onde o pneu encosta e SOCAR A MARRETA:shock::shock: e imediatamente aplicar proteção ante ferrugem tipo emborrachamento.
O rebatimento das caixas de rodas eu mesmo fiz. Mas o acabamento final ,tem que ser com um bom funileiro...

Qto a altura que levantei, não medi em relação ao original, mas deve ter umas duas polegadas no maximo, p. não perder em estabilidade e inclinação lateral.

Como seu niva ta com motor original, uma boa opção seria os pneus 700x16 diagonal militar(novo) ou com desenho mud (recapado).

Ja postei uma fotos aqui neste topico .mas ai vai mais uma:

Afajoses
13/01/2010, 12:26
Alfajoses:

Não adianta somente cortar as beiradas dos paralamas !! vc tem que rebater as caixas!!! ou seja: ver onde o pneu encosta e SOCAR A MARRETA:shock::shock: e imediatamente aplicar proteção ante ferrugem tipo emborrachamento.
O rebatimento das caixas de rodas eu mesmo fiz. Mas o acabamento final ,tem que ser com um bom funileiro...

Qto a altura que levantei, não medi em relação ao original, mas deve ter umas duas polegadas no maximo, p. não perder em estabilidade e inclinação lateral.

Como seu niva ta com motor original, uma boa opção seria os pneus 700x16 diagonal militar(novo) ou com desenho mud (recapado).

Ja postei uma fotos aqui neste topico .mas ai vai mais uma:

Meu carro esta indo para fazer um trabalho de funilaria pois esta com alguns podres e em uma trilha onde precisei ser puxado acabou rasgando um pedaço da caixa traseira, então pretendo fazer um bom serviço trocado o que for preciso e inclusive reforçando as longarinas e fazendo 2 pontos de ancoragem e ai aproveitar e fazer o que for preciso para colocar pneus maiores, o que eu estava vendo é essa medida mas com o desenho fronteira, pois esta com um bom preço

MRaizer
13/01/2010, 15:06

HUmmm, a idéia não é má não... Meu Niva tem um 1.9 aspirado e já sinto falta de uma "relação" mais longa para ele. Num turbo então, os pneus maiores devem torná-lo bem confortável para viagens!
Só precisa ver o quanto mais longo vai ficar...

vanderlei4x4
13/01/2010, 18:41
o que eu estava vendo é essa medida mas com o desenho fronteira, pois esta com um bom preço[/QUOTE]

Aqui na minha cidade em uma revendedora pirelli achei pneus candago750x16 por 320 r$, são iguais aos militares com frisos p. evitar aquaplanagem, achei excelente o preço, pq não tem risco de estar deformado que nem os recapados...

Tem um parceiro aqui que tambem instalou 750 frontieira ( acho que da maggion), e ficou show!!!!;-) ...
]So para ter uma ideia , na ultima trilha noturna um troler enroscou em um atoleiro. e como a anta que tava no carro da frente não parou , sobrou p. meu amigo que tava atras:

SOCOU O PARACHOQUE NO RABO DO TROLER E EMPURROU A ENCRENCA P. FORA DO BURACO...KKKKKK

Detalhe : motor original epneu frntieira 750 meia boca rsrsrsr...

Afajoses
13/01/2010, 20:59
O meu amigo esta pedindo R$ 600,00 no jogo com mais de meia vida... e não é remould.... Acho que val a pena, devo ir no sabado na casa dele para dar uma olhada, por enquanto só vi por fotos

Pinaudmaster
13/01/2010, 23:29
HUmmm, a idéia não é má não... Meu Niva tem um 1.9 aspirado e já sinto falta de uma "relação" mais longa para ele. Num turbo então, os pneus maiores devem torná-lo bem confortável para viagens!
Só precisa ver o quanto mais longo vai ficar...

Nem fala ... estou com relação 10/41.
No fundo, no fundo, estou é esperando esses diferenciais irem pro saco ...
Pra aí sim encomendar 11/43 com o Jossano :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Crasher
18/02/2010, 19:22
Opa falae turma,
irada a viatura em Vanderlei4x4, exatamente isso que estou providenciando, só que optei por um pneu recapado 3k crossara 215/80/16 nao sei se é mais baixo que o 750,mas escolhi rodas da f1000 eu estou achando que nao vai raspar, porem só quando voltar da oficina vamos saber! voce esta com que altura de calço? pivo Gm?
vlw []"

Afajoses
19/02/2010, 14:55
Crasher,

Na oficina onde fiz os cortes do paralama tinha um carro la com pneus 215/80-16 ou 235 não lembro bem depois eu confirmo para vc, mas os 7.50 eram mais de 5cm de diferença, em relação a roda acho que sendo 16 todas são iguais (ou não :pensativo:) vou colocar calços na frente(tava querendo trocar molas e amortecedores tb mas$$$$$ vai ter que esperar) e atras trocar as molas pela da pampa e amortecedores da besta

Afajoses
19/02/2010, 17:00
Pra ter uma ideia

Ainda precisa fazer umas (varias :mrgreen:) coisinhas

Crasher
19/02/2010, 18:50
Pra ter uma ideia

Ainda precisa fazer umas (varias :mrgreen:) coisinhas

Opa Ficou bacana em, eu ia montar os 7.50x 16 mas achei que só entrava levantadao, mas pelas portos parece que ficou bem proximo né?
mas a suspa ta original voce nao levantou, correto?

[]"

vanderlei4x4
19/02/2010, 19:01
Ihh ta socado ainda:parede:..rsrsrs
Vai ter que levantar bem a viatura... não tem misterio : calce a traseira com buchas de nylon ,dizem que ate rodinhas de carrinho de supermercado servem.
Ainda prefiro as molas trazeiras originais que a do pampa pq são muito mais resistentes( digo isso pq ja usei).
A dianteira como falei, calce entre a bandeja e a balança e calce o pivô superior na mesma proporção senão a suspensão fica enforcado e com pouco curso.
Se alguem recomendar mola de opala na dianteira , esqueça !!!!!
Tambem ja usei, e cedem rapidinho( usei o da caravam 6cc com ar), um lixo.
Talvez seja necessario posteriormente fazer cambagem...

Qto aos amortecedores coloque os rancho 5000:D, mas se a grana ta curta:confused: ,compre usados da combi nova que são um pouco maiores.mas não podem ser muito maiores pq são os amortecedores que limitam o curso da suspensão.

vanderlei4x4
19/02/2010, 19:32
Agora o mais dificil:parede: A funilaria : encontre um barranco e encoste uma roda dianteira e tente subir devagar... quando sentir a lata raspando,é ai que vc tem que tirar ou afundar o a ferramenta de precisão( marreta de 4 kilos).

Na dianteira afundei aquela parte que fica o suporte do, parabarro e na traseira vai depender da roda e pneu...
boa sorte e
manda umas fotos ae...

olha estas de um camarada nosso aqui de Mogi:

Afajoses
19/02/2010, 19:38
A suspenção ainda não foi mexida ...

Pretendo levantar uns 6cm no total que acho que ja vai ficar legal, acho que na frente não irei precisar de nada por enquanto (mola amortecedor) e atras ia colocar os de besta, sera que de kombi e mehor ou mas barato ? se grana permitir vou de rancho :-D:-D:-D mas e as molas deixo as originais ? pensei em colocar as de pampa para levantar usando somente as molas, não é vantagem fazer isso não :pensativo: ou é melhor fazer com calços ?

Tambem estou com duvida em relação a barra panhard...

vanderlei4x4
19/02/2010, 19:51
As molas da besta eu não conheço.. então só comparando....

E´muito importante os calços na traseira ,justamente para limitar a torção dos pneus em erosão, evitando que encostem na carroceria.
As molas da pampa são mais longas , mas tambem são mais frageis, ocorrendo fadiga em uso pesado. o que acaba cedendo no comprimento.

Um amigo usou molas de troler sem calço. Ficou bem alto , mas qundo a mola comprimia em erosão , acabava travando o pneu na carroceria.

Crasher
19/02/2010, 19:53
bom a trazeira acredito que as molas da pampa c ar sao o bixo mais parece que é as duas de um lado só, o meu o antigo dono soldou o suporte da bola a que vai encima do diff ele alongou esse prato da mola, infelizmente
mas se nao tivesse desse geito eu usaria molas e dianteira aconselho o sistema de pivo de d20 e calços na bandeja, pela maior resistencia
[]"

Afajoses
19/02/2010, 20:48
Vanderlei

As molas da besta eu não conheço.. então só comparando....

Na verdade seria os amortecedores pois parece que tem um curso bem maior

E´muito importante os calços na traseira ,justamente para limitar a torção dos pneus em erosão, evitando que encostem na carroceria.
As molas da pampa são mais longas , mas tambem são mais frageis, ocorrendo fadiga em uso pesado. o que acaba cedendo no comprimento.

Então eu realmente tenho que colocar os calços para evitar isso certo ? um amortecedor com curso maior não ajudariam ?

Um amigo usou molas de troler sem calço. Ficou bem alto , mas qundo a mola comprimia em erosão , acabava travando o pneu na carroceria.

Qual seria a solução para isso não acontecer, o que eu deveria observar ?

eu realmente não entendo de mecanica muito menos de suspeção então toda dica é super bemvinda

Crasher
19/02/2010, 22:28
Agora o mais dificil:parede: A funilaria : encontre um barranco e encoste uma roda dianteira e tente subir devagar... quando sentir a lata raspando,é ai que vc tem que tirar ou afundar o a ferramenta de precisão( marreta de 4 kilos).

Na dianteira afundei aquela parte que fica o suporte do, parabarro e na traseira vai depender da roda e pneu...
boa sorte e
manda umas fotos ae...

olha estas de um camarada nosso aqui de Mogi:
só testando
acho que assim tudo depende do que voce quer, se voce quizer um niva alto por estetica e nao precisar de um curso maior, voce pode colocar calços nas molas e soldar um olhal a mais no amortecedor para ficar mais alto , isso te dara uma altura maior porem mantendo o curso original do carro, agora se quer um maior curso de suspençao e altura dai voce colocara molas maiores e amortecedores de maior curso, nao falo isso baseado no meu conhecimento do niva , mais sim por principios off-road. porem nao se esqueça se der maior curso no amortecedor tera que ter mola maior se nao elas pulam fora e tbm que quanto maior curso der mais inclinara a roda para dentro e mais inclinara o angulo lateral, eu seguiria os padroes mola dianteira de pampa c ar (temq ue ver o lado que é, e amortecedores de besta, e uma marreta de 4kg depois de fazer o teste que nosso amigo Vanderlei citou

[]"

[]"

alexandre roveri
20/02/2010, 21:37
Se alguem recomendar mola de opala na dianteira , esqueça !!!!!
Tambem ja usei, e cedem rapidinho( usei o da caravam 6cc com ar), um lixo.
Talvez seja necessario posteriormente fazer cambagem....
Estranho isso, nunca ouvi falar a respeito :pensativo:

Gustavo Niva
22/02/2010, 00:29
Estranho isso, nunca ouvi falar a respeito :pensativo:Lembro de já tem visto em algum lugar alguém perguntando qual era a referência exata das molas, pois tentou algumas e todas arriaram...

Mauricio Rossetto
08/03/2010, 22:55
Comprei em uma viagem as molas dianteiras do Opala em uma pequena cidade no interior da Bahia e cederam em 3 dias, quase encostando elo com elo, então tive que trocar as molas novamente, e por sorte na cidade que estava então Balsas-MA, tinha mola do Opala 6cc com ar. Isso tem 3 anos já..... e estão perfeitas. Têm que cortar para ficar no tamanho do Niva.

Dinola
09/03/2010, 14:11
Opa falae turma,
irada a viatura em Vanderlei4x4, exatamente isso que estou providenciando, só que optei por um pneu recapado 3k crossara 215/80/16 nao sei se é mais baixo que o 750,mas escolhi rodas da f1000 eu estou achando que nao vai raspar, porem só quando voltar da oficina vamos saber! voce esta com que altura de calço? pivo Gm?
vlw []"

Olá Crasher !
O 750 é mais alto que o 215 mas não se preocupe. Num facão onde um Cj com 750 passa, o Niva com 215 passa com folga!:concordo:
Abs

Crasher
09/03/2010, 19:03
bom é que na recapagem ganhou 2"na altura total, mas é aquilo né se nao souber como acelerar voce distroi tudo de primeira, mais achoq ue o peso do recapado deve ser o mesmo ou até maior que o 7.50 pois achei eles pesados pois estou usando rodas de f1000. É vamos ver no que vai dar quando andar
[]"

Afajoses
03/04/2010, 17:37
Pra quem quiser ver colocquei umas fotos nesse topico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=69645&page=8

e Ainda estão raspando :putz:

Flugêncio
03/04/2010, 18:30
e Ainda estão raspando :putz:

André,

Em que partes estão raspando?

Afajoses
03/04/2010, 19:12
Fala Flugencio !!

Os da frente estão raspando nos paralamas quando vira todo o jogo, e os de tras na caixa de roda, isso em trilhas, na estrada esta OK !, segunda vou voltar com ele na oficina do Claudio para ele refazer...:-x

Ainda esta faltando fazer a alinhamento e cambagem... A Propósito e aquelas barras que vc ia fazer ?

PS. já te mandei uns 3 Email e nao tive resposta, algum problema ? :pensativo:

Flugêncio
03/04/2010, 20:11
Fala Flugencio !!

Os da frente estão raspando nos paralamas quando vira todo o jogo, e os de tras na caixa de roda, isso em trilhas, na estrada esta OK !, segunda vou voltar com ele na oficina do Claudio para ele refazer...:-x

Ainda esta faltando fazer a alinhamento e cambagem... A Propósito e aquelas barras que vc ia fazer ?

PS. já te mandei uns 3 Email e nao tive resposta, algum problema ? :pensativo:

André,

Estive com problemas com o PC, agora resolvido.

Com este pneu, na dianteirta vai acontecer sempre isto, o interior da caixa não tem profundidade.
Na traseira, a solução mais fácil são espaçadores pras rodas, tem tb que refazer os braços longitudinais, por causa do aumento da mola.

Estou esperando viajar pra Natal, lá faço a barra com mais facilidade, mas se vc quiser podemos marcar e fazer por aqui mesmo.

Afajoses
03/04/2010, 20:24
Estou esperando viajar pra Natal, lá faço a barra com mais facilidade, mas se vc quiser podemos marcar e fazer por aqui mesmo.

Flugencio

Veja a sua disponibilidade, que eu aparece ai... pois se der pra gente fazer por aqui vai ser melhor pois acho que não vai ficar legal com essa que eu estou usando.

Branquelo
26/09/2023, 08:11
Boa tarde, sou novo aqui e adquiri meu lada a pouco tempo mas já quero levar ele pro caixão
Tenho uma dúvida sobre pneu eu tô com pneu 225/70 aro 16 misto porém tenho 4 pneus 7.50 16 misto que tava no meu caminhão alguém sabe me dizer se vale a pena colocar, tira o sem câmera e colocar com câmera e se muda no desempenho e se o carro desenvolve mais, desde já agradeço

lcdalzoc
27/09/2023, 10:07
Caro Branquelo,
Quando tive meu Niva, lá pelos idos de 2006 a 2009, estava com pneus 7.00x16 Pirelli AT59. Se virava muito bem em estradas ruins, estradão de terra, lama, mas no asfalto era uma bosta. E mesmo assim viajei muito com ele.