Ver Versão Completa : Luz do AirBag Piscando
Renato Romano
16/07/2008, 14:47
olá a todos. Minha ranger está com a luz do AirBag no painel piscando de forma intermitente...alguém saberia me dizer o que é com certeza? Uns me falaram que são as pastilhas do freio dianteiro que já estão na hora de trocar, outros que eu tenho que fazer uma revisao geral no AirBag...ou seja, ninguém pode dar certeza de nada. Se alguém puder me ajudar ficaria grato.
Abç´s
Márcio T
16/07/2008, 21:51
Olá, Renato.
A luz pisca numa seqüência que se repete por 5 (acho) vezes e depois fica com a luz acesa? Se for, é possível identificar o código do defeito. Por exemplo: 1 piscada + 4 piscadas, com repetição, significa que é o código 14.
Você pode ver a tabela de códigos aqui: http://www.veryuseful.com/mustang/tech/airBag/airBag95.html
Creio que o código é padrão na Ford, independentemente do modelo.
Com o defeito identificado, fica mais fácil corrigir.
Boa sorte
Olá, Renato!
É Airbag ou ABS? :pensativo: Fiquei confuso. Pastilhas de freio têm a ver com ABS.
Abraços.
felippetti
18/07/2008, 18:35
olá a todos. Minha ranger está com a luz do AirBag no painel piscando de forma intermitente...alguém saberia me dizer o que é com certeza? Uns me falaram que são as pastilhas do freio dianteiro que já estão na hora de trocar, outros que eu tenho que fazer uma revisao geral no AirBag...ou seja, ninguém pode dar certeza de nada. Se alguém puder me ajudar ficaria grato.
Abç´s
O manual da tua Ranger não fala nada a respeito? Que ano é tua Ranger?
Renato Romano
23/07/2008, 20:23
Desculpe pessoal, más estava viajando e não tive oportunidade de responder. Verei ao certo qtas piscadas está dando, más já gostaria de agradecer a colaboração de todos. A principio acredito que seja o AirBag, pois esta é a luz que está piscando, más me falaram que qdo esta luz pisca, significa que as pastilhas de freio estao no fim de vida...Assim que tiver o defeito identificado eu aviso.
Abraços.
Renato Romano
23/07/2008, 20:32
Bom, pelo códico postado pelo colega Márcio T logo acima, o sinal intermitente seria o 32...más olhei lá no link que passaram e não entendi bulhufas...uahauha...se alguém puder me ajudar!!! minha Ranger é uma XLT 99/99 cabine simples.
Abraços.:parede:
Márcio T
23/07/2008, 21:16
Olá, Renato.
Segundo o site, o código 32 é "Driver Side Air Bag Circuit High Resistance or Open" = Circuito do airbag do motorista com resistência muito alta ou aberto".
O próprio link, para o código 32, remete para uma observação inicial (Prolog), que diz mais ou menos o seguinte:
"O código de erro 32 é o problema mais comum no sistema de airbag. Muito provavelmente trata-se do "Clock Spring" da coluna de direção com defeito. É muito fácil de substituir! Compre um original Ford, não é muito caro (entre US$45 e US$90). Não perca tempo e dinheiro usando uma peça de 2ª mão de ferro-velho: Vai quebrar logo. O "Clock Spring" conecta o volante ao eixo fixo da direção. Assim, com o tempo, podem quebrar pelo uso."
Bom, o que lá custa de US$45 a US$90 aqui chega fácil a uns R$300,00!
O "Clock Spring" fica no volante, por baixo da buzina e do próprio airbag do motorista (veja a foto). Ele faz o contato entre o circuito de acionamento do sistema e o acionador do airbag e, pelo código de erro, está com mau contato ou com circuito aberto. Isto significa que pode não funcionar em caso de acionamento.
Para inspecionar ou substituir o Clock Spring (na Explorer, acho que p'rá Ranger é similar):
Rodas alinhadas para a frente (o volante deve estar na posição 0); Desconectar os 2 cabos da bateria; Remover o Airbag, o volante, a alavanca de regulagem do volante (tilt-lever), a "capa" da coluna de direção (3 parafusos). Com a chave na ignição, remover o cilindro completo. Verifique se há algum contato sujo ou quebrado no Clock Spring. Se for ao caso, substitua o Clock Spring. Há algum tempo atrás, troquei na minha Explorer e ainda tenho velho - em bom estado, mas com uma presilha quebrada. Se verificar que precisa de algum componente dele, me avise.
Quanto às pastilhas de freio, não tem relação. Veja no diagrama.
Boa sorte.
Renato Romano
24/07/2008, 21:35
Boa Marcio...muito obrigado!!! Neste final de semana acho que consigo um tempo para ver isso... Valeu mesmo...:palmas:
Abraços.
Renato Romano
27/07/2008, 12:15
Márcio, hoje tentei resolver o problema más não consegui... Não consegui tirar o volante, mesmo com a chave tork adequada...tem alguma "manha" para isto??? Existe alguma outra forma de verificar a peça sem tirar o valente??? Outra coisa, a busina também não está funcionando...já olhei todos os fusíveis e não estão queimados, más como ainda não tenho o manual (com referência à lista do cd com os manuais), não sei qual fusível é de que...más, acho que deve ser esta peça mesmo, pois como não têm fusível queimado, só resta uma possível interrupção do sinal que sai do volante, não é mesmo, além do mais a buzina funciona com o alarme...
Márcio T
27/07/2008, 15:26
Olá, Renato.
Sua conclusão está correta. Provavelmente o ClockSpring está com o circuito aberto, pois também é responsável pelo contato da buzina. Dê uma olhada no diagrama elétrico anexo.
Os parafusos Torx prendem apenas o acionador da buzina (se ficarem frouxos a buzina não aciona). Para retirar o volante tem que soltar a porca central e, quase sempre, usar um saca-polias de 2 pernas.
Boa sorte.
Allan Nielsen
27/07/2008, 20:07
Renato, coloquei pra vc em http://www.4shared.com/dir/3808963/c...f/sharing.html (http://www.4shared.com/dir/3808963/c490572f/sharing.html) o procedimento do manual da Ford para trocar o clockspring (7,2 MB).
Espero que ajude,
Abs
Renato Romano
28/07/2008, 19:21
Más no centro do meu volante não tem uma porca sextavada...tem um parafuso desses Torx... só que o bixinho ta mais duro que tudo...estou pensando em levar no mecânico pra tirar ele e depois recolocar... E esse tal de clocksprings, têm como consertá-lo ou só um novo???
[]´s
Renato Romano
28/07/2008, 19:22
poxa...valeu Allan...ajuda sim...brigadão.
[]´s
Márcio T
28/07/2008, 22:10
Más no centro do meu volante não tem uma porca sextavada...tem um parafuso desses Torx... só que o bixinho ta mais duro que tudo...estou pensando em levar no mecânico pra tirar ele e depois recolocar... E esse tal de clocksprings, têm como consertá-lo ou só um novo???
[]´s
É Renato, fui traído pela memória e pela imagem... Verifiquei hoje e realmente é um Torx.
Você vai ter que verificar se o problema no ClockSpring é visível e avaliar se é reparável. Não custa nada tentar. Você já verificou o preço de um novo?
Um abraço.
Márcio
Renato Romano
29/07/2008, 19:16
Vi hoje la na ford... R$387,00 na peça e R$120,00 de mão de obra. Será que realmente vale a pena??? o que vocês acham???
Márcio T
29/07/2008, 21:52
Vi hoje la na ford... R$387,00 na peça e R$120,00 de mão de obra. Será que realmente vale a pena??? o que vocês acham???
Olá, Renato.
Tá dentro do esperado... A que eu importei ficou por uns R$200,00 (peça+frete+impostos) e a mão de obra deve ser 2 H/H.
[Se fosse eu], tentava reparar. Se não desse certo: Ford. Lembre-se que o [seu] airbag não vai funcionar com este defeito.
Boa sorte
ReidasCamisas
29/07/2008, 22:41
:dance:Pois é, amigos Rangeiros, meu air está detonado, pergunto aos companheiros, tem como fazer a buzina funcionar sem precisar reparar o ai bag?
ReidasCamisas
29/07/2008, 22:44
Fiz este procedimento de desmonte do sistema, e realmente o parafuso torks deu um trabalhão, porém após a remontagem meu volante ficou com um ruido chatinho, não é como um grilo não, é como se algo tivesse ficado solto ou quebrado dentro, e quando trepida dá uns estalinhos.
E Aí, fiquei como??? Acho que vou desmontar denovo. Alguem tem idéia de preço prá recuperar o air bag detonado?
Renato Romano
30/07/2008, 22:29
Então Ednei, pra recuperar eu não sei, más estava olhando no mercado-livre e vi uma empresa que vende peças usadas de ranger...Bareta Auto Peças... ele tem o AirBag completo a venda, más não perguntei o preço...da uma olhada lá que talvez valha a pena. Qto ao meu, vou tentar recuperar e se não der vou morrer com mais essa grana na Ford.
[]´s
endereço do cara:
www.baretaautopecas.com.br (http://www.baretaautopecas.com.br/)
msn: [/EMAIL][EMAIL="baretaautopecas@hotmail.com%C2%A0"]baretaautopecas@hotmail.com (baretaautopecas@hotmail.com)
e-mail: vendas1@baretaautopecas.com.br (vendas1@baretaautopecas.com.br)
olá, tenho uma explorer 2001 v8, e a luz do airbag pisca 3x depois 6x. Fica apagada uns 5 segundos e depois 3x depois 6x. Repete o ciclo umas cinco vezes e depois fica acessa direto. Acessei o link que o Marcio mandou , mas nao cita nada sobre a sequencia que a luz pisca. Se alguém souber como identificar o problema com essa descrição agradeço desde já. abraços a todos.
mdajesus
05/05/2011, 17:38
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/43421-luz-do-airbag-piscando.html
mdajesus
05/05/2011, 17:40
olá, tenho uma explorer 2001 v8, e a luz do airbag pisca 3x depois 6x. Fica apagada uns 5 segundos e depois 3x depois 6x. Repete o ciclo umas cinco vezes e depois fica acessa direto. Acessei o link que o Marcio mandou , mas nao cita nada sobre a sequencia que a luz pisca. Se alguém souber como identificar o problema com essa descrição agradeço desde já. abraços a todos.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/43421-luz-do-airbag-piscando.html
jonathasw
27/06/2015, 12:54
Boa tarde, minha ranger 99/00 está com a luz do airbag piscando o code 32, portanto é esse clockspring que também chamam de fita ou cinta do airbag.. minha duvida é:
Após desmontar e remover o volante, e substituir esse clockspring, preciso fazer algum tipo de limpeza na memoria dos controladores do airbag? ou posso apenas colocar um novo e tudo voltará ao normal?
Obrigado!
Marcelo Corradi
30/06/2015, 23:21
Acredito que apague sozinho sim. Caso contrário desligue a bateria e curto circuite os cabos pra eliminar alguma capacitância.
Se vc não quiser consertar o clockspring agora, vc pode colocar um resistor de 3 ohms no conector que vai no volante.
Assim o sistema pensará que o circuito do airbag está funcionando normalmente.
Renato Miranda de oliveir
06/10/2018, 18:34
Acredito que apague sozinho sim. Caso contrário desligue a bateria e curto circuite os cabos pra eliminar alguma capacitância.
Se vc não quiser consertar o clockspring agora, vc pode colocar um resistor de 3 ohms no conector que vai no volante.
Assim o sistema pensará que o circuito do airbag está funcionando normalmente.
Boa noite galera! Sou novo no fórum, bem novo por sinal pois me cadastrei hoje. Eu pesquisei a respeito desse erro pois apareceu na minha ranger 2011/11. Aí pensei o que fiz de diferente hoje na caminhonete, e me lembrei que desliguei a chave e liguei rapidamente para o som não desligar. Aí a mais tarde o defeito apareceu, mas graças a Deus resolvi bem fácil. O que fiz foi o seguinte: Estava andando normal na caminhonete, ai acelerando normal, desliguei e liguei a ingnição rapidamente, conforme tinha feito antes do defeito aparecer, e deu certo, a luz apagou e tudo ficou perfeito novamente. Fiquei muito feliz em arrumar tão fácil e decidi compartilhar com os futuros. Isso é tudo pessoal, muito obrigado.
Pessoal, minha luz do airbag da código 19, não consigo encontrar em nenhuma lista de erros.
Alguém saberia o que é ?
Bom dia, na minha está acontecendo exatamente isso. Inclusive, o primeiro índice do defeito foi a buzina parar de funcionar numa noite, no outro dia de manhã já notei que a luz do airbag ficou acesa. Ao andar com o carro durante o dia, percebi que ao ligar ela pisca umas 5 vezes e para, depois repete e fica acesa o tempo todo. E a buzina continua sem funcionar. Eu percebi que ao pressionar a buzina, está um pouco mais duro pra fazer isso. Não sei se um defeito tem a ver com o outro.
Olá, Renato.
Segundo o site, o código 32 é "Driver Side Air Bag Circuit High Resistance or Open" = Circuito do airbag do motorista com resistência muito alta ou aberto".
O próprio link, para o código 32, remete para uma observação inicial (Prolog), que diz mais ou menos o seguinte:
"O código de erro 32 é o problema mais comum no sistema de airbag. Muito provavelmente trata-se do "Clock Spring" da coluna de direção com defeito. É muito fácil de substituir! Compre um original Ford, não é muito caro (entre US$45 e US$90). Não perca tempo e dinheiro usando uma peça de 2ª mão de ferro-velho: Vai quebrar logo. O "Clock Spring" conecta o volante ao eixo fixo da direção. Assim, com o tempo, podem quebrar pelo uso."
Bom, o que lá custa de US$45 a US$90 aqui chega fácil a uns R$300,00!
O "Clock Spring" fica no volante, por baixo da buzina e do próprio airbag do motorista (veja a foto). Ele faz o contato entre o circuito de acionamento do sistema e o acionador do airbag e, pelo código de erro, está com mau contato ou com circuito aberto. Isto significa que pode não funcionar em caso de acionamento.
Para inspecionar ou substituir o Clock Spring (na Explorer, acho que p'rá Ranger é similar):
Rodas alinhadas para a frente (o volante deve estar na posição 0); Desconectar os 2 cabos da bateria; Remover o Airbag, o volante, a alavanca de regulagem do volante (tilt-lever), a "capa" da coluna de direção (3 parafusos). Com a chave na ignição, remover o cilindro completo. Verifique se há algum contato sujo ou quebrado no Clock Spring. Se for ao caso, substitua o Clock Spring. Há algum tempo atrás, troquei na minha Explorer e ainda tenho velho - em bom estado, mas com uma presilha quebrada. Se verificar que precisa de algum componente dele, me avise.
Quanto às pastilhas de freio, não tem relação. Veja no diagrama.
Boa sorte.
ANDREMARCOS
25/07/2020, 22:19
Pessoal boa noite, sou novo no fórum; estou atrás da cinta do airbag da Ranger 2.5 XLT cabine estendida turbodiesel ano 2000; saquei o volante e o código da peça é F87B14A664-BC.
O meu problema é só a luz ficar piscando e logo depois acessa direta; mais buzina e tudo mais continua funcionando perfeitamente.
Se alguém puder me ajudar fico agradecido.
Pe-de-Pano
13/09/2020, 21:10
Olá, Renato.
Segundo o site, o código 32 é "Driver Side Air Bag Circuit High Resistance or Open" = Circuito do airbag do motorista com resistência muito alta ou aberto".
O próprio link, para o código 32, remete para uma observação inicial (Prolog), que diz mais ou menos o seguinte:
"O código de erro 32 é o problema mais comum no sistema de airbag. Muito provavelmente trata-se do "Clock Spring" da coluna de direção com defeito. É muito fácil de substituir! Compre um original Ford, não é muito caro (entre US$45 e US$90). Não perca tempo e dinheiro usando uma peça de 2ª mão de ferro-velho: Vai quebrar logo. O "Clock Spring" conecta o volante ao eixo fixo da direção. Assim, com o tempo, podem quebrar pelo uso."
Bom, o que lá custa de US$45 a US$90 aqui chega fácil a uns R$300,00!
O "Clock Spring" fica no volante, por baixo da buzina e do próprio airbag do motorista (veja a foto). Ele faz o contato entre o circuito de acionamento do sistema e o acionador do airbag e, pelo código de erro, está com mau contato ou com circuito aberto. Isto significa que pode não funcionar em caso de acionamento.
Para inspecionar ou substituir o Clock Spring (na Explorer, acho que p'rá Ranger é similar):
Rodas alinhadas para a frente (o volante deve estar na posição 0); Desconectar os 2 cabos da bateria; Remover o Airbag, o volante, a alavanca de regulagem do volante (tilt-lever), a "capa" da coluna de direção (3 parafusos). Com a chave na ignição, remover o cilindro completo. Verifique se há algum contato sujo ou quebrado no Clock Spring. Se for ao caso, substitua o Clock Spring. Há algum tempo atrás, troquei na minha Explorer e ainda tenho velho - em bom estado, mas com uma presilha quebrada. Se verificar que precisa de algum componente dele, me avise.
Quanto às pastilhas de freio, não tem relação. Veja no diagrama.
Boa sorte.
Boa noie a todos,
Eu não estou encontrando o Cloclk Spring (cinta/ fita Air Bag) da Explorer 98, acredito que seja a mesma da Ranger. Alguém tem o código da peça?
Obrigado!
Chocotimer
25/01/2022, 00:44
Boa noite amigos, tenho uma ford ranger 1996 e a luz do airbag fica acesa constante e não apaga, notei este defeito logo apos de mandar fazer o câmbio e desde então não consigo mais apagar a luz ja procurei varias profissionais que passaram 4 modelos de raster e em nenhum deles conseguiu conectar com o sistema, gosto muito do carro e valorizo muito a originalidade gostaria de saber se algem sabe me dizer ou se alguem já teve um problema igual? Só lembrando que de tanto pesquisar notei algumas pessoas falando que quando ela esta piscando ela esta mostrando o defeito atraves de código, no começo piscava agora não fica acesa direto desde já agradeço a todos pela atenção
Mauricio Santaliestra
05/04/2022, 08:50
Olá pessoal!
Estou precisando da cinta de air bag pra minha Ranger XLT 1998. O modelo, até onde pude ver é o F87B-14A664-BC, o problema é que não estou encontrando.
Alguém sabe se há algum modelo compatível?
No ebay encontrei da Explorer com o código final "CC" e consta numa tabela de modelos ser compatível com a Ranger XLT. Será que a informação é segura?
Ou se alguém do fórum tiver uma para venda, preciso urgente.
Grato!
rossetto
05/04/2022, 09:24
Olá pessoal!
Estou precisando da cinta de air bag pra minha Ranger XLT 1998. O modelo, até onde pude ver é o F87B-14A664-BC, o problema é que não estou encontrando.
Alguém sabe se há algum modelo compatível?
No ebay encontrei da Explorer com o código final "CC" e consta numa tabela de modelos ser compatível com a Ranger XLT. Será que a informação é segura?
Ou se alguém do fórum tiver uma para venda, preciso urgente.
Grato!
Fora a mesma do Ebay só achei essa no ML:
Cinta De Airbag Ford Ranger 2005 A 2011 F87b-14a664-bc | Parcelamento sem juros (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1842754614-cinta-de-airbag-ford-ranger-2005-a-2011-f87b-14a664-bc-_JM#position=5&search_layout=stack&type=item&tracking_id=1b74b763-91ce-44c7-a700-b2fed7609d31)
Machadosrj
06/06/2022, 16:43
Boa tarde a todos.
Tive esse problema com minha 2.8 2003. Abri o volante, saquei a cinta do airbag e vi que a fita que tem os filamentos de cobre, estavam amassadas e partidas.
Só que não acho essa cinta pra vender. Estou sem airbag e sem buzina.
Por acaso alguém tem alguma solução para o problema?
RicardoFLN
06/06/2022, 19:08
Boa tarde a todos.
Tive esse problema com minha 2.8 2003. Abri o volante, saquei a cinta do airbag e vi que a fita que tem os filamentos de cobre, estavam amassadas e partidas.
Só que não acho essa cinta pra vender. Estou sem airbag e sem buzina.
Por acaso alguém tem alguma solução para o problema?
Já foi catar uma em ferro velho?
Se não encontrar, não dá pra substituir por fios, levando em alguma eletrônica. (to chutando pois nem sei como é essa bagaça....kkk)
Sds.
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