PDA

Ver Versão Completa : Quais veículos rebocam Cjs com segurança?

sanjeepnis
15/07/2008, 23:19
Possuo um Willys 66 e gostaria de saber, quais os veículos mais aconselháveis para rebocá-lo com o tombar. Que características deve possuir. Exemplos de modelos...etc. Por exemplo: um Doblô guenta o tranco? Se alguém possuir experiências nesse assunto, contribua!!! Obrigado!

Durval
15/07/2008, 23:53
Olá sanjeepnis,

Tenho tanta experiência quanto vc, mas li em um tópico que falava sobre a necessidade de luzes, que a principal característica do carro rebocador é ser mais pesado que o rebocado.
Isto soa razoável, mais eu acrescentaria que tenha sobra de potência (pois ele vai rebocar mais de uma tonelada) e tenha bons freios.
Aliás, aproveitando a carona do seu tópico, alguém tem um "manual" de regras de condução para a operação de reboque?

Por que novato adora Manual??? :lol:

Humberto Baldisseri
16/07/2008, 07:37
Colega,
Eu tenho uma Cherokee Sport e reboco meu Jeep sem problemas tanto com o towbar como em uma carretinha.
Humberto.

Mauro_PJ
16/07/2008, 08:20
Fala grande,

Além das exigências da Resolução 197 do DENATRAN, alguns outros procedimentos são necessários. Até onde sei, as exigências são as seguintes:

1) O veículo rebocador tem que ter peso igual ou superior ao veículo rebocado;
2) Além do engate tipo munheca do veículo rebocado em pino bola do veículo rebocador, é obrigatório o uso de corrente;
3) É obrigatório a sinalização luminosa de farol, freio e seta no veículo rebocado;
4) O pino bola do veículo reboacador deverá estar de acordo com a legislação, ou seja, não ter pontos salientes ou cortantes, ser fabricado por empresa credenciada pelo INMETRO e ser instalado também por empresa com este credenciamento;
5) Além do disposto no ítem anterior, o engate do veículo rebocador deve ser provido de tomada de força onde se ligará a fiação para sinalização do veículo rebocado;
6) E por fim, o veículo rebocador deve constar na lista do fabricante como ápto a rebocar.

Note que são várias exigências mas todas interligadas. A Kombi por exemplo, não consta na relação da Volkswagen, portanto numa Kombi não pode ser encontrado nem o engate (mesmo que não esteja rebocando ninguém no ato da autuação).
Sei que é exigência demais, mas se queremos andar na lei e não dar dinheiro ao guarda, tem que ser assim.
Consulte diretamente o Denatran. No link abaixo existem várias resoluções, inclusive algumas bastante interessantes para nós que temos Jeeps (uso de quebra-mato, tanque reserva etc).

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43408[/url]

Procure a Resolução 197. Consulte também neste site a Deliberação 55 que fala sobre o dispositivo de iluminação.

Ao final da página tem um botão para você consultar resoluções anteriores a 1998. Muito interessante ler.

Outro link com informações, inclusive com a lista de automóveis que podem rebocar é:

http://www.macamp.com.br/Mat-engate.htm[/url]

Espero ter ajudado

ZYKAO
16/07/2008, 08:31
Sanjeep,

Cuidado para não ¨tombar¨ quando usar o Towbar.rsrsrsrsr.

O jeep parece pequeno, leve, facinho de puxar, mas dependendo dos pneus que usa no jeep, ele vira um trambolho para ser rebocado, se for ficar puxando com carro a gasolina de baixa cilindrada, vai ter que queimar muita embreagem, principalmente se o trajeto for dentro de cidade.

lucciano amaral
16/07/2008, 09:52
Eu puxo meu jeep num astra 2.0 sem problemas, mas o recomendavel é uma caminhonete de peso superior ao do jeep.

Sergio Rocha
16/07/2008, 12:43
O mais importante em rebocar não é puxar o jeep, é FREIAR.

Por isso o veículo rebocador tem que ser mais pesado.Quando vc freia o rebocado empurra o rebocador, provocando um L . Aí é que está o grande perigo.

Rebocar um jeep é muito mais complicado do que uma moto ou uma carretinha.

Eu uso uma Toy para rebocar um cj3.
Tenho amigos que usam TR4, até hj sem problemas.
Sempre ande com uma boa distancia do carro da frente, nunca corra e treine freiar para se acostumar, essa é a parte mais importante.

Faça uma tábua de luz, com todas as luzes que um carro tem na traseira, coloque uma tomada no rebocador, prenda a tábua na traseira do jeep.

[]'

Mauro_PJ
16/07/2008, 12:45
Pessoal, eu indiquei o link do 4x4Brasil mas o link do Denatran é

http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm

Procurar Resolução 197

Jack Jipeiro
16/07/2008, 14:46
Eu puxo meu CJ com uma Cherokee Sport, sem problemas, porém é necessario muito, mas muito cuidado.
Não se pode andar com se anda por ai, é muito dificil frear o carro, é perigoso.
Antes de ter um bom rebocador é necessaria uma boa experiencia com volante, mas acredito que isso, a maioria dos trilheiros tem de sobra...

Abraços...

Marcio Martin
16/07/2008, 15:34
E oq me dizem da Zafira???

brun0bin0
16/07/2008, 17:26
reboco o jeep com uma l 200 e nunca tive problemas

ps veiculos automatico nunca devem ser rebocados

Paulo1234
16/07/2008, 17:57
:mrgreen: eu já puxei por mais de 1000 km o meu cj com um fiat 147 ;-)

Luciano SHAKALL
16/07/2008, 22:37
"... Possuo um Willys 66 e gostaria de saber, quais os veículos mais aconselháveis para rebocá-lo com o tombar ... Que características deve possuir ...

"... a principal característica do carro rebocador é ser mais pesado que o rebocado ... que tenha sobra de potência (pois ele vai rebocar mais de uma tonelada) e tenha bons freios ... alguém tem um "manual" de regras de condução para a operação de reboque? ... Por que novato adora Manual??? :lol: ..."CAmaRAdas, há alguns tópicos a respeito:

:arrow: Conduzindo com Towbar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=531);

:arrow: Towbar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29036);

:arrow: Cambão (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5384);

:arrow: Freio de estacionamento e Towbar (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=70&page=2);

:arrow: transporte do Jeep por reboque,( cambão)? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42570&page=2);

:arrow: Como rebocar a sua viatura seguramente (Flat tow) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6545)...

Ah! Falando em manual...
se não ajuda, ao menos fica a título de curiosidade :concordo: . . .

[]'s

junior braga
16/07/2008, 22:51
:mrgreen: eu já puxei por mais de 1000 km o meu cj com um fiat 147 ;-)

:shock: Paulo vc ta falando serio? ou é brincadeira?:pensativo::pensativo::pensativo:

rctorrezam
17/07/2008, 11:23
Possuo um Willys 66 e gostaria de saber, quais os veículos mais aconselháveis para rebocá-lo com o tombar. Que características deve possuir. Exemplos de modelos...etc. Por exemplo: um Doblô guenta o tranco? Se alguém possuir experiências nesse assunto, contribua!!! Obrigado!

Camarada, se sua idéia é rebocar com um tombar não tem jeito, vai tombar mesmo! :lol::lol::lol::lol::lol:

Mas, bincadeiras à parte, como regra geral o veículo que reboca tem que ter no mínimo o mesmo peso do que será rebocado. Ideal é ter maior peso.

Pode-se até rebocar com um carro mais leve, mas em baixa velocidade e por curto trajeto. (não estou considereando a lei, pois isso é proibido).

O principal é bom senso. Se estiver rebocando é lógico que não pode dirigir normalmente. Deve-se diminuir a velocidade, frear antes do que seria normal (o carro rebocado empurra e não é pouco), extremo cuidado em curvas etc.

Dic3
17/07/2008, 12:19
Camarada, se sua idéia é rebocar com um tombar não tem jeito, vai tombar mesmo! :lol::lol::lol::lol::lol:

Mas, bincadeiras à parte, como regra geral o veículo que reboca tem que ter no mínimo o mesmo peso do que será rebocado. Ideal é ter maior peso.

Pode-se até rebocar com um carro mais leve, mas em baixa velocidade e por curto trajeto. (não estou considereando a lei, pois isso é proibido).

O principal é bom senso. Se estiver rebocando é lógico que não pode dirigir normalmente. Deve-se diminuir a velocidade, frear antes do que seria normal (o carro rebocado empurra e não é pouco), extremo cuidado em curvas etc.
Eu reboquei com um vectra 2.0 por 200Km, foi tranquilo mas da pena do carro, voce sente que força o carro como um todo. Melhor é ir rodando com o Jeep mesmo.

rctorrezam
17/07/2008, 12:50
Eu reboquei com um vectra 2.0 por 200Km, foi tranquilo mas da pena do carro, voce sente que força o carro como um todo. Melhor é ir rodando com o Jeep mesmo.

É isso aí.

O problema maior do carro menos pesado não é que não puxe, mas que acaba com a embreagem, freios, suspensão . . . . além da maior prbabilidade de acidentes.:concordo:

Dodger
17/07/2008, 13:02
Quando meu pai tinha lancha ele rebocava a carreta e ela com um Maverick V8 que ele tinha, esse eu garanto que reboca com facilidade, eheheheh!!!. Fez algumas vezes o trajeto Rio de Janeiro-Angra dos Reis sem problemas.

Mas de boa, pra fazer este tipo de coisa com segurança, ou vc usa uma caminhonete ou um carro grande(de verdade) como um Omega ou coisa do tipo, pq tu vai exigir muito de todo o carro e não só motor, então tem que ter um carro "parrudo" pra fazer o serviço.

Dodger
17/07/2008, 13:06
reboco o jeep com uma l 200 e nunca tive problemas

ps veiculos automatico nunca devem ser rebocados

Em carros com cambio automatico dá pra rebocar sim, mas tem que soltar a transmissão, no caso destes mais antigos(tração traseira) que é minha praia, agente solta o cardan.

Henanh
18/07/2008, 03:18
Volta e meia puxo o samurai na parati 1.6, e já tenho que prestar atenção principalmente nas freiadas... imagine uma jeepinha entao...

abraço

Bummer
27/07/2008, 16:26
All

To terminando a reforma do meu 55, e tenho uma grande duvida....
Para ir de Sampa Pra Ilha Bela, rola puxar o Jeep de Fox 1.6???

Alguem ja fez façanhas parecidas com carros pequenos ( tipo Gol, Fox, Palio, Corsa, ou etc...)????

joão k. chikui
27/07/2008, 19:20
Lemos
É muito perigoso, principalmente para parar.
O troço é tão desajeitado, que , mesmo em picapes médias um pouco de peso na traseira se faz necessário.
[]s

Durval
27/07/2008, 19:43
Alguem ja fez façanhas parecidas com carros pequenos ( tipo Gol, Fox, Palio, Corsa, ou etc...)????

Muitos fizeram, mas alguns não estão mais aqui para contar...:lol::lol:

Bummer
03/08/2008, 23:32
Lemos
É muito perigoso, principalmente para parar.
O troço é tão desajeitado, que , mesmo em picapes médias um pouco de peso na traseira se faz necessário.
[]s

João,,
Valeu cara, sei que foi uma pergunta babaca, mas sabe como é....
sou aspirante a jeep, nunca fiz trilha, um diaparei no Pacaembu achei irado e resolvi montar um....
Já estou a 1 ano montando o meu na raça...
... acho q fiz uma baita M... mas agora já era...rsrsrs acho q fim do mes ele fica pronto pra rodar....

Valeu..

Bummer
03/08/2008, 23:33
Muitos fizeram, mas alguns não estão mais aqui para contar...:lol::lol:

Bom antes de tentar tal proeza te avizo.... se não voltar a postar vc vai saber o motivo....
Abs:D:D

Dodger
04/08/2008, 09:39
All

To terminando a reforma do meu 55, e tenho uma grande duvida....
Para ir de Sampa Pra Ilha Bela, rola puxar o Jeep de Fox 1.6???

Vc's já deram uma olhada no tamanho dos discos, pinças e tambores de freio destes carrinhos populares? E de quanto pesam estes carrinhos?

Só dar um olhada e a pergunta está respondida.

rctorrezam
04/08/2008, 11:48
Vc's já deram uma olhada no tamanho dos discos, pinças e tambores de freio destes carrinhos populares? E de quanto pesam estes carrinhos?

Concordo,

Tenho um peugeot 206 que tem freio à disco nas quatro rodas e pesa 1140 Kg + motorista e 1 passageiro = +- 1300Kg. Ou seja pesa o mesmo ou mais que o jeep.

Estou com vontade de testar :pensativo:

Bummer
04/08/2008, 12:10
Concordo,

Tenho um peugeot 206 que tem freio à disco nas quatro rodas e pesa 1140 Kg + motorista e 1 passageiro = +- 1300Kg. Ou seja pesa o mesmo ou mais que o jeep.

Cara testa sim, se o meu tivesse pronto ja teria mandado ver, mas como falta muito ainda.....alias não é 55 e sim 48 o ano da jeepeira!

Não esquece de me falar como foi....

Abs

Alessandro Henrique
04/08/2008, 12:50
Se nao for uma caminhonete ou um carro grande de tracao traseira (opala/omega) esquecam, melhor ir rodando com a viatura.
Mesmo com um veiculo grande o problema persiste em curvas, ondulacoes do asfalto, vento e principalmente uma frenagem repentina.

Sds.

Danniel Pizatto
04/08/2008, 15:58
Eu tenho um Fox 1.6.. Já perdi as contas de quantas vezes o freio fadigou em frenagens quando estava um pouquinho mais rápido..

Frear com um jeep colado na traseira então... vixe..

Sergio Rocha
04/08/2008, 18:08
Concordo,

A cena vai ser a seguinte:

O 206 com as 4 rodas travadas e arrastando no chão, com o jeep empurrando ele pra frente até fazer um "L" e os dois tombarem.:discordo:

Antes de cometer essa loucura, teste num local bem grande e deserto.Freie forte a 60 kmH. Não esqueça de levar um calmante.:mrgreen:Vai se assustar.

[]'

RHL
04/08/2008, 18:16
Cara... vc vai rebocar um CJ com um Pug206???? ~Tem jeito mais fácil de se matar!

larga a mão... não entre nessa

Bummer
04/08/2008, 21:53

É verdade, são pequenos:concordo:... mas sabe como é... quem não tem cão usa o gato...:D:D Só espero ter trocado de caro ate meu jeep fica pronto...

Julio Rebello
05/08/2008, 18:21
João,,
Valeu cara, sei que foi uma pergunta babaca, mas sabe como é....
sou aspirante a jeep, nunca fiz trilha, um diaparei no Pacaembu achei irado e resolvi montar um....
Já estou a 1 ano montando o meu na raça...
... acho q fiz uma baita M... mas agora já era...rsrsrs acho q fim do mes ele fica pronto pra rodar....

Valeu..

Cara, fique na boa quanto as suas perguntas pq não existe pergunta "babaca". A sua dúida por mais simples que seja, pode ser a de muitos que acompanham o forum.
Voltando, eu recebí a orientação do fabricante do Towbar(cambão) que acabei de comprar, que o veículo que irá rebocar deve ter o sei peso 1.7x maior e deve-se sempre fixar uma corrente no rebocado por segurança.
SDS4x4,
Julio
:cool:

Bummer
05/08/2008, 18:41
Cara, fique na boa quanto as suas perguntas pq não existe pergunta "babaca". A sua dúida por mais simples que seja, pode ser a de muitos que acompanham o forum.
Voltando, eu recebí a orientação do fabricante do Towbar(cambão) que acabei de comprar, que o veículo que irá rebocar deve ter o sei peso 1.7x maior e deve-se sempre fixar uma corrente no rebocado por segurança.
SDS4x4,
Julio
Valeu Julio!!!

Durval
05/08/2008, 19:53
...
SDS4x4,
Julio

Júlio, se o fabricante do towbar estiver certo, complicou a vida de todos nós!

Um Jeep pesa em média 1,2 t, vezes 1,7... 2,04 t!!!

Poucos os veículos nacionais taram este este valor. Acho que a maioria das pick-ups está abaixo, exceto a F 250 e RAM 2500. Tenho uma Ranger mais estou muuuuito longe dela para verificar o peso (acho que é 1750 kg). Aqueles que tem pick-up, por favor, confirmem o que eu estou especulando.

João Henrique 4x4
05/08/2008, 20:13
Será que rola eu rebocar meu JEEP com meu FEROZA por uns 200km?
Trajeto: Penha/SC - Curitiba/PR
Abusar muito do Feroza?

Aliás, eu já reboquei meu CJ quebrado com um palio 1.0 por uns 20km sem towbar, com guincho manual, com gente dentro do Jeep claro ahaha

rctorrezam
06/08/2008, 08:02
GALERA,

É O SEGUINTE EXISTE UM TAL DE PESO REBOCÁVEL.

ESTÁ NO MANUAL.

O DO PEUGEOT 206 É ALGO EM TORNO DE 400 Kg.

OU SEJA NÃO TENTAREI E DIGO - COM CARRO PEQUENO NÃO TENTEM, POIS COMO DISSERAM PODERÁ SER SUICÍDIO!!!

rctorrezam
06/08/2008, 08:04
Só Acrescentando,

Conversei Com Um Amigo Que Capotou Um Troller E O Jeep Que Vinha Rebocando.

O Jeep Empurrou O Troller E Fez O Chamado "l".

Durval
06/08/2008, 10:01
GALERA,

É O SEGUINTE EXISTE UM TAL DE PESO REBOCÁVEL.

ESTÁ NO MANUAL.

O DO PEUGEOT 206 É ALGO EM TORNO DE 400 Kg.

OU SEJA NÃO TENTAREI E DIGO - COM CARRO PEQUENO NÃO TENTEM, POIS COMO DISSERAM PODERÁ SER SUICÍDIO!!!

Tô ficando mais preocupado!! No parachoque da ranger tem uma inscrição: "peso máximo rebocável 750 kg" (acho que o valor é este). Isto quer dizer então que eu não posso mais rebocar o jeep com towbar???

Aliás neste caso, praticamente ninguém mais pode fazê-lo com segurança:(:(

Tô entendendo certo???:pensativo:

Luciano SHAKALL
06/08/2008, 14:17
"... No parachoque da ranger tem uma inscrição: "peso máximo rebocável 750 kg" (acho que o valor é este) ... O suporte de Reboque da Ranger é aquela "Bola" fixada diretamente ao Para-choques, naquele "batente"?
ACHO que esse valor é o que ela puxa sem arrancar o parachoques inteiro, não :pensativo: ?
Com um suporte diferente, que não seja no parachoques, CREIO que a Ranger puxe mais que isso (750kg)...

[]'s

Sergio Rocha
06/08/2008, 18:15
Vou passar pra vcs a minha experiencia com reboques.Como já reboquei, moto,barco,jet sky, e a alguns anos venho rebocando jeep, acredito que tenha aprendido alguma coisa.

Uma ranger, s10 ou similiar reboca um jeep sem problemas.Um palio já complica.

O problema fundamental em rebocar não é andar pra frente ou fazer curvas, isso até uma Uno consegue.O GRANDE problema é parar.

O veículo rebocado empurra o rebocador fazendo com que o conjunto forme um L.E aí podem acontercer duas coisas ou o engate quebra e o rebocado solta ou o rebocador tomba levando o rebocado.
Aconterce muito com carretas, quem nunca viu isso na televisão ? Aquilo acontece mesmo.Eu uso um toy pra rebocar e já passei por isso, numa freada mais forte fiz um L que por sorte não teve maiores consequencias.

Então, nunca se esqueçam de prestar muita atenção no transito a frente e muito cuidado ao freiar.
Tenho amigos que rebocam jeeps com TR4, com Troller, L200 e Toys.Nunca tiveram nenhum problema, basta tomar muito cuidado e nunca passar de 60 kmh.
Façam um teste, peguem o carro que pretendem usar, engate o jeep e tentem parar rápido a 40 KMh. Lógico que sem ter ninguem por perto, se sentirem o jeep começar a desiquilibrar o carro, basta tirar o pé do freio.

Espero ter ajudado.

[]':concordo:

[]'

Allan Nielsen
06/08/2008, 18:39
O problema fundamental em rebocar não é andar pra frente ou fazer curvas, isso até uma Uno consegue.O GRANDE problema é parar.

X2....

Rebocar para manobrar ou colocar um barco na agua é uma coisa, andar no transito é outra totalmente diferente; mesmo com toda cautela imprevistos acontecem e se precisar parar rapidamente......já era.

A unica forma de um veiculo rebocar algo mais pesado com razoavel segurança e com uma carreta com sistema de freios.

Já vi trator traçado sendo empurrado morro abaixo pela carreta, por isso que a maioria das carretas agricolas para maior peso tem sistema de freios.

Abs

Danniel Pizatto
07/08/2008, 00:52
ACHO que esse valor é o que ela puxa sem arrancar o parachoques inteiro, não :pensativo: ?
Com um suporte diferente, que não seja no parachoques, CREIO que a Ranger puxe mais que isso (750kg)...

[]'s

Meu pai pegou uma ranger dessas novas, com motor 2.3.

Eu ainda não dirigi ela na estrada, mas pelo que andei na cidade eu não tenho confiança para puxar mais que 750kg. Principalmente para parar, pois o peso rebocável leva em conta a sobrecarga no sistema de freios.

Antes ele tinha uma 250 cab dupla e acho que ela também era 750kg de reboque..

Durval
07/08/2008, 02:25

[]'s

Amigos, confesso que este debate me deixou com mais dúvidas do que certezas... com todo respeito aos colegas que tem experiência no assunto.
Vou fazer uma consulta à Ford.O que, como todo mundo sabe, não chega a ser uma perpectiva animadora. :putz:
Se e quando eu tiver respostas posto aqui para vocês.

PS: Já ocorreu a vcs que o próprio jeep, com seu "fantástico" sistema de freio, era usado para rebocar outros jeeps em comboios militares???

Durval
07/08/2008, 12:59
Se e quando eu tiver respostas posto aqui para vocês.

Entrei em contato e recebi resposta. Melhor que dizer aqui, é transcrever o diálogo para vcs.

Durval: tenho uma pick-up ranger XLT diesel 2003 e um jeep ford 1975 e pretendo rebocar o jeep com o uso de um towbar.gostaria de saber se há algum problema nisto já que esta escrito na ranger que o peso maximo rebocavel é de apenas 750 kg?
...
Camila Carvalho : Obrigada por aguardar. Informe, por gentileza, a tração (4X2 ou 4X4) e a motorização (2.3, 4.0 ou 2.8).
Durval: 4x4 e 2.8 powerstroke
Camila Carvalho : Senhor Durval, esclareço que a carga máxima rebocável para seu veículo é: 750 kg sem freio e 1000kg com freio. Ressalto que o reboque deve ser realizado conforme recomendações descritas no manual do proprietário.
Durval: Neste caso não existe nenhum problema em conectar o towbar na "bola" existente no parachoque traseiro. A limitação diz respeito ao sistema de freio. É isto?
Camila Carvalho : Senhor Durval, para obter maiores informações referente as recomendações de reboque de sua Ranger, por gentileza, mantenha contato com um Distribuidor Ford de sua região e este poderá lhe fornecer o suporte necessário ou verifique no manual do proprietário. Caso queira, posso lhe fornecer telefones e endereços de Distribuidores Ford, de acordo com sua preferência.
Durval: Não é necessário. Só mais uma pergunta, você teria como me informar o peso de um jeep FORD 1975 original?
Camila Carvalho : Informo que a Ford mantém arquivadas as características originais de produção de seus veículos pelo período de 10 (dez) anos, não podendo fornecer quaisquer dados de veículos com idade superior a este prazo.
...

Pela resposta, isto nos permite tirar as seguintes conclusões:

- Ranger não reboca Jeep com towbar!!
- Rebocaria com carreta frenada, se o conjunto carreta/Jeep pesasse 1 ton ou menos!!

Não consigo aceitar isto. O que vcs acham :pensativo:

rctorrezam
07/08/2008, 14:28
PS: Já ocorreu a vcs que o próprio jeep, com seu "fantástico" sistema de freio, era usado para rebocar outros jeeps em comboios militares???

Durval,

Confesso que nos meus 14 anos de Exército, isso sem contar que meu pai também é militar, nunca vi um jeep ser rebocado por outro, mas considerando esta hipótese, que poderá ocorrer em caso de quebra de alguma viatura, veja o que se segue...

Os comboios e viaturas militares seguem legislação específica, para se ter idéia veja estes dados da legislação atual (Os dados são para Land Rover, Engesa, Toy Band e não no jeep willys, atualmente fora de serviço no EB, apesar de ainda se existir alguns remanescentes em alguns quartéis):
Deslocamentos motorizados:
- Viaturas sobre rodas isoladas:

Condição - Auto estrada - Área urbana
Sem Reboque - até 80 Km/h - até 60 Km/h

Com Reboque - até 75 Km/h - até 55 Km/h

Estrada não pavimentada - até 40 - Km/h Até 30 Km/h

Observações:
- O uso do reboque exige motorista mais experimentado, com treinamento especial e conhecedor de todas as indicações técnicas e recomendações de conduta auto, decorrentes da tração de um reboque.
- Quando o reboque não dispuser de freio, dos valores acima deverão ser abatidos 10 Km.
OU SEJA UM JEEP REBOCANDO OUTRO SÓ PODE DESLOCAR-SE, SEGUNDO A LEGISLAÇÃO DO EXÉRCITO, A NO MÁXIMO 65 Km/h E COM MOTORISTA TREINADO.

scapolan
07/08/2008, 16:57
aproveitando ,gostaria de saber se uma zafira rebocaria um cj5

abraço a todos

scapolan

scapolan
07/08/2008, 17:02
boa tarde vc acha que uma zafira com freios abs rebocaria numa boa?

obrigado pela atençao.

victor massinha
07/08/2008, 17:10
acho que uma dessas ai puxa sem grandes problemas:mrgreen: acho que o unico (e maior) problema seria comprar uma picapona linda destas:pensativo: hehe
abraços...

Sergio Rocha
07/08/2008, 18:16
aproveitando ,gostaria De Saber Se Uma Zafira Rebocaria Um Cj5

Abraço A Todos

Scapolan

Sim
[]'

Gdois
01/08/2009, 21:39
Alguem já tentou rebocar um cj5 com um punto com ABS? Sabe se é possível?
Grato

Willian Del Piero Rocha
02/08/2009, 20:14
tenho um cj5 e já reboquei por percursos pequenos com um polo sedan 1.6 com abs,não usei ainda em rodovias,mas já testei freiar até a 50 km/h e deu certo,balançou um pouco mas nada que não desse para segurar.
vou rebocar em rodovia,mas em pista dupla(a maior parte)e não vou passar de 70km/h,distancia pequena,60km.mas sei que tenho que ficar muito atento,manter muita distancia,e conhecer muito bem a estrada.mas se tiver que dar uma freiada pânica(um animal,alguem atravesando a pista,etc)acho que o resultado não vai ser muito legal,um jeep pesa 1300 e poucos kilos,não vai ser facil....tem que ter muito cuidado.como já falaram,,puxar é facil,parar é que complica.

jeeponga
03/08/2009, 16:07
Desculpem se estou chovendo no molhado, porém com segurança não se brinca. Gostaria de levar o meu 50 (cj3a) comigo nas viagens , mas como tenho 3 filhos pequenos fico preocupado em leva-lo.
Tenho uma Airtrek, e Li o manual dela e nele consta valor de reboque até 1500 kg com freio próprio (carreta com freio)
Esta carreta com freio onde posso encontrar??
Como se freia este troço (automatico junto com o freio do carro ou tem que ter uma adptaçao no carro)
Existe adaptação no jep para usa-lo como se fosse a carreta com freio (transporta-lo sem a carreta e utilizando-se o freio do jeep)
É muito arriscado levar o jeep sem a carreta e só usando o freio do Airtrek??
Grato

Charles_Curitiba
03/08/2009, 22:37
Ola Ãmigão...seguinte, eu tenho um 62 e uso uma Ranger Cabine Simples Gasolina 2.3 pra puxar....necessita, pelo menos, ser um carro com Carroceria Sobre Chassi (pickups em geral), nem pense em por em um carro monobloco, pois além de frágil é muito leve e muito provavelmente seu jipe vai jogar voce (o carro reboque) pro barranco...Nas pickups médias já é preciso ser braço pra levar um outro carro de arrasto....eu pego estrada, vou pra praia e levo o jiponga na estrada numa velocidade media de 80 km no maximo, numa Ranger....além do que, o sistema de freio fica sobrecarregado, vc vai utilizar o carro principal para parar aproximadamente 3 toneladas..perigoso sim, pra caralho. Em resumo, tem que ser um carro médio, com chassi separado (por causa das porradas que o engate vai levar em função do jipe) e principalmente, um carro pesado com pneu no minimo 205 de largura. E outra dica, vá de leve e boa sorte

Charles_Curitiba
03/08/2009, 23:01
Outra opção, é voce comprar uma carreta com eixo duplo, mas o peso do Jipe fará com que a frente do seu carro pequeno levante. Não vai dar certo. Cai denovo no peso do carro reboque, tem que ser pesado. Olha exemplos de carros que vão puxar com Toolbar: 1)Ranger cab simples, dupla, extendida 2) S10 simples, dupla, extendida 3) Blazer 4)Explorer ...reforço: "não recomendo o uso num monobloco", apesar de terem comentado que fizeram a experiencia com carros com ABS e tals, o resultado vai ser problemático. Eu fiquei 1 ano para escolher o melhor carro. Repara: um carro pequeno pesa 1.200kg (teoricamente 700 na frente e 500 atras), pense numa curva mesmo a baixas kilometragens, com pneu fino, o Jipe (ou qualquer outro carro rebocado) tende a andar em linha reta numa curva. Lembra quando voce faz uma curva com seu carro e, ao terminar a curva vc apenas solta a mão do volante e o carro volta a ficar em linha reta? pois é, pense que vc leva este carro atrás de voce, rebocado, se não for um carro com peso e resistencia suficiente pra manter o rebocado acompanhando na trajetoria, vc vai pra vala meu amigo.

Mauricio Rotta
04/08/2009, 15:50
Como se freia este troço (automatico junto com o freio do carro ou tem que ter uma adptaçao no carro)
Existe adaptação no jep para usa-lo como se fosse a carreta com freio (transporta-lo sem a carreta e utilizando-se o freio do jeep)
É muito arriscado levar o jeep sem a carreta e só usando o freio do Airtrek??
Grato

É o seguinte vou tentar explicar por aqui como funciona uma carreta com freio automático, é simples e funciona bem, vamos lá:
No engate da carreta existe um cilindro mestre de freio conectado a um sistema de freio hidraulico como se fosse um carro normal, o embolo desse cilindro mestre é empurrado por uma haste conectada ao engate que vai diretamente na 'bola' do veiculo, assim toda vez q o veículo da frente freia, a carreta tende a vir pra frente e esse movimento é o que faz a haste empurrar o cilindro mestre para o acionamento do sistema da carreta. É funcional, legal e ajuda bastante pra quem tem um carro pequeno pra arrastar um peso extra.

Já para arrastar um Jeep com towbar eu recomendo que seja utilizada uma camionete grande com motor diesel bom de torque, deve-se lembrar tambêm de colocar sempre um contra peso razoável dentro da caçamba dessa camionete para q a traseira da mesma não fique muito leve e instavel. Eu arrasto o meu Jeep sem problemas, porém tenho uma Silverado 6 cilindros diesel e potência e peso é o que não me faltam, ja com carrinho pequeno não teria a mesma segurança...

Mauricio Rotta
04/08/2009, 15:51
Outra coisa,
Eu nunca vi nenhum sistema para freiar o proprio Jeep no towbar, tem como fazer... mas não sei se compensa o trabalho.

Charles_Curitiba
04/08/2009, 22:20
É verdade,, quanto maior o carro melhor para puxar com Towbar, toolbar, ou "TôNoBar" enfim....tem que ser carro grande....o Diesel é o ideal mesmo, puxa dando risada, depende de até quanto voce quer investir mas vai ter que ser carro médio no minimo. Pra voce que disse ter 3 filhos e tals preocupado com Segurança, vai ter que cair num carro do tipo Cabine dupla ou SUV, GrandBlazer que usa a mesma mecanica da Silverado, e por ae vai....

Charles_Curitiba
04/08/2009, 22:29
´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

Ian Jeep
04/08/2009, 22:32
É uma parati 1.8 track field,1069 kg da conta do recado?
grato:-D

Charles_Curitiba
04/08/2009, 22:32
É o seguinte vou tentar explicar por aqui como funciona uma carreta com freio automático, é simples e funciona bem, vamos lá:
No engate da carreta existe um cilindro mestre de freio conectado a um sistema de freio hidraulico como se fosse um carro normal, o embolo desse cilindro mestre é empurrado por uma haste conectada ao engate que vai diretamente na 'bola' do veiculo, assim toda vez q o veículo da frente freia, a carreta tende a vir pra frente e esse movimento é o que faz a haste empurrar o cilindro mestre para o acionamento do sistema da carreta. É funcional, legal e ajuda bastante pra quem tem um carro pequeno pra arrastar um peso extra.

Já para arrastar um Jeep com towbar eu recomendo que seja utilizada uma camionete grande com motor diesel bom de torque, deve-se lembrar tambêm de colocar sempre um contra peso razoável dentro da caçamba dessa camionete para q a traseira da mesma não fique muito leve e instavel. Eu arrasto o meu Jeep sem problemas, porém tenho uma Silverado 6 cilindros diesel e potência e peso é o que não me faltam, ja com carrinho pequeno não teria a mesma segurança...

Correto Mauricio, mas repara no seguinte: carro pequeno, reza a lenda que tem capacidade de tração (segundo o manual) de até 1300kg, ou o mesmo peso do carro praticamente..só que isso se limita a mecanica e não a estrutura, outro ponto é o tipo de engate, se o cara instalar esses engatezinhos marcabarbante de até 600 kg vai torcer, certeza absoluta, é fraco e fino. Tem que ser engate grande que não dá certo em carro pequeno e, mesmo que desse, pra uma carreta de+-400kg + o peso do Jipe +- 1200kg dá 1600kg aprox, é o mesmo peso de um Trailer Trucado, o carrinho do home num guenta. Somado a isso, a maioria dos carros monobloco são de tração dianteira agora bota uma pequena subida em pista molhada...fudeu, não sai do lugar. É mais fácil o Jipe do cara puxar o Punto numa carreta...

Charles_Curitiba
04/08/2009, 22:34
É uma parati 1.8 track field,1069 kg da conta do recado?
grato:-D

não véio, tem que ser carro GGGRRAAAANNNDEEEEE.....

Charles_Curitiba
04/08/2009, 22:36
Alguem já tentou rebocar um cj5 com um punto com ABS? Sabe se é possível?
Grato

aheuhaeuhaeuah...mais facil o contrario, o Jipe puxar o Punto..hauehaueaheuaheuaheuahe

Charles_Curitiba
04/08/2009, 22:39
´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

junior braga
04/08/2009, 22:54
:twisted::twisted::twisted: acho que esses puxa sim, qualquer cjs....

:mrgreen::mrgreen:

[ ],

jeeponga
05/08/2009, 13:25
Mauricio Rotta, muito obrigado pela explicação, foi muito didatica.
Charles a Airtreck é traçada (4x4) e tem um motor de 160HP, o engate é o mesmo das Pajeiros.
Acredito que levar o jeep com a carreta que tem freio própio deve dar.
A minha duvida era quanto a necessidade de adaptação no Airtreck para a utilização da carreta com freio, o que o Mauricio já explicou.

Grato

Mauricio Rotta
05/08/2009, 16:39
Obrigado Jeeponga, me sinto muito feliz em ser útil. Precisando de algo, estamos aí...

Mauricio Rotta
05/08/2009, 16:43
:twisted::twisted::twisted: acho que esses puxa sim, qualquer cjs....

:mrgreen::mrgreen:

[ ],

O problema desse é que o Jeep vai chegar todo queimado no destino.

hahauhauhauahuahuahauhauhauahuahauhauhaua

junior braga
05/08/2009, 21:40
O problema desse é que o Jeep vai chegar todo queimado no destino.

hahauhauhauahuahuahauhauhauahuahauhauhaua

:mrgreen: hehehehehehe....olha a outra foto, esse ai :discordo: vai queimar :discordo:

:concordo::concordo:

edwint
09/08/2009, 11:24
Tem o ZÈ VITO de TRES PONTAS que reboca sua rural endiabrada numa scania 112, com toda segurança...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

lucciano amaral
10/08/2009, 08:17
Edwint, putzzzzzzzzzzzz essa "oce" foi longeeeeeeeeeeeeeeeeeeee. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

edwint
10/08/2009, 08:27
Edwint, putzzzzzzzzzzzz essa "oce" foi longeeeeeeeeeeeeeeeeeeee. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

pió que é vero, mano!!!

vo procurar as fotos...

mrcrema
10/08/2009, 09:24
Eu já reboquei meu jeep com palio adventure 1.8, picasso 2.0 e com uma montana 1.8, o único problema que tive foi com a montana, acredito que foi porque a traseira dela é muito leve, quando fazia curva fechada, am baixa velocidade, o jeep empurava ela de lado.

Uma coisa que me falaram mas não sei se é verdade, que a posição do engate do veiculo rebocador não pode ser mais baixa que onde vai preso o towbar no jeep, não pode ser puxado por veiculo mais baixo que o jeep, porque as rodas não ficam livre, a direção do jeep não fica livre

Eu puxei o meu e não aconteceu nada, acho dificil eu encontrar um veiculo mais alto que meu jeep caso isso seja verdade, rsrsrsrsrsr

edwint
10/08/2009, 14:55
pió que é vero, mano!!!

vo procurar as fotos...

ta ae a foto da "ruralzinha":mrgreen: do menino....

mrcrema
10/08/2009, 15:03
Se não me engano, essa rural estava na adventure in serra (Serra Negra) o ano passado.

Olha a foto, é a mesma ?

lucciano amaral
11/08/2009, 08:50
ta ae a foto da "ruralzinha":mrgreen: do menino....

Amigo Edwint, vc esta fujindo da raia, cade a scania puxando a rural pelo towbar? kkkkkkkkkkkkkkk

Curupira
11/08/2009, 09:17
Olá Pessoal,

Essa historia de carro para rebocar jeeps é a mesma de comer cogumelo,todos eles são comiveis,alguns dele só uma vez,é o caso dos carros vc consegue rebocar um CJ com qualquer carro,só que alguns deles uma unica vez,brincadeirinhas a parte eu reboco o meu com uma S10 e garanto que com muito medo pois percebo que nas curvas o jeep arrasta a traseira dela e chega até a cantar pneu,isso em baixa velocidade,percebi que qdo se tem a direção do santana instalado nele a coisa fica ainda pior...abaixo uma foto dos dois juntos...

Mauricio Rotta
11/08/2009, 18:13
Tudo bem, essa rural é mesmo monstra, mas cá pra nós: e aqueles 'jumelões' lá? Minha nossa aquilo deve tombar até parada!!!!!

Lucas Nassif
11/08/2009, 18:39
Sempre reboquei o CJ aqui com a Hilux AT.
Nunca tivemos problemas!

http://lh5.ggpht.com/_OBxciaRNB-A/SAt4QXhk5QI/AAAAAAAABFA/4oPxdCAszyE/s640/DSC08779.JPG

http://lh3.ggpht.com/_OBxciaRNB-A/SAt4R3hk5RI/AAAAAAAABFM/whz1MTefW1U/s640/DSC08781.JPG

http://lh5.ggpht.com/_OBxciaRNB-A/SAt7wXhk6WI/AAAAAAAABPE/uRrxu1Oa38A/s640/DSC08883.JPG

Porém, no fim do ano passado, devido a uma quebra do CJ na trilha :mrgreen:, tive que ser rebocado pela Band daqui de casa por 37km na estrada!! Carai*, a Band aguenta puxar o CJ tranquilamente, mas não pede pra freiar não que é fodA!! :parede:

Breca as 4 sem dó!! Quem tá no CJ vai no outro mundo e volta..... :D :D

mrcrema
12/08/2009, 09:51
Tudo bem, essa rural é mesmo monstra, mas cá pra nós: e aqueles 'jumelões' lá? Minha nossa aquilo deve tombar até parada!!!!!

Dá medo de olhar, mas ela vai bem, vi esse carro em Serra Negra o ano passado, é muito boa no arrancadão.

Mauricio Rotta
12/08/2009, 11:10
Sem dúvidas de que é excelente o carro, só não gostei dos jumelões... Acho que existem soluções melhores do que eles.

lucciano amaral
12/08/2009, 12:00
EDwin, cade a foto da scania puxando a rural, kkkkkkkkkkkkkkkk

hurry-gurits
06/10/2009, 17:56
Galera será que dá pra puxar a jipeira com a kangoo, é igual a doblo, mas é da renaul e é 1.6.

PCLEITE
12/04/2010, 22:12
Pessoal, help...

Em maio pretendo comprar uma caminhonete/pickup nas seguintes condições:

1 - valor até R$ 45 mil
2 - tem de caber no mínimo 5 pessoas...ideal +++ (papagaio/cachorro...)
3 - vou por um engate e puxar uma carretinha com o CJ5 em cima...

Qual a melhor, nestas condições, p/ este fim ??

A principio estou pensando numa Hilux SW4 pela possibilidade de até 7 lugares (quando junta a turma toda), motor diesel 3.0.

Me falaram mal da Defender ...disseram que não aguenta puxar nada e manutenção cara...

As cabines duplas até dariam...mas em viagens com a familia toda (5 pessoas) fica um pouco apertado mas se houver um bom custo x benefício...

O objetivo principal é arrastar o Jeep p/ viagens mais longas com conforto e por o jeep nas trilhas....:):):):)

abçs

homerohermida
12/04/2010, 22:32
A Hilux SW4 é uma boa opção.

Ian Jeep
12/04/2010, 23:56
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43408

Mauricio Rotta
13/04/2010, 14:05
Eu ficaria com as Veraneios mais novas ou até mesmo uma Bonanza. Um tesão de veículo com um custo benefício insuperável. Manutenção barata, depreciação de 0%; pouco visadas pra roubo... ou seja, a não ser que você queira pagar de burguês na minha opinião são as melhores.

fendrich
13/04/2010, 14:47
Um amigo meu de Porto Alegre usava uma Rural prá puxar o CJ :)

Edison - Mp3
13/04/2010, 15:02
Eu tinha a mesma idéia, carro pra levar 6 pessoas, diesel, forte,barato e que rebocase o skoll. Resultado,uma silverado 98 cabinada, motor maxion 4cil, força,conforto. Um espetáculo. Custo aqui em Poa R$ 50 m. O problema é encontrar uma inteira como a minha.

Elmer_Jeep
13/04/2010, 15:33
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43408

É isso ai, vamos utilizar a PESQUISA :concordo:

aareal
13/04/2010, 18:49
Pessoal, help...

Em maio pretendo comprar uma caminhonete/pickup nas seguintes condições:

1 - valor até R$ 45 mil
2 - tem de caber no mínimo 5 pessoas...ideal +++ (papagaio/cachorro...)
3 - vou por um engate e puxar uma carretinha com o CJ5 em cima...

Qual a melhor, nestas condições, p/ este fim ??

A principio estou pensando numa Hilux SW4 pela possibilidade de até 7 lugares (quando junta a turma toda), motor diesel 3.0.

Me falaram mal da Defender ...disseram que não aguenta puxar nada e manutenção cara...

As cabines duplas até dariam...mas em viagens com a familia toda (5 pessoas) fica um pouco apertado mas se houver um bom custo x benefício...

O objetivo principal é arrastar o Jeep p/ viagens mais longas com conforto e por o jeep nas trilhas....:):):):)

abçs

PC,

Você me mandou uma MP sobre o reboque do Jeep há um tempo atrás....

Como não vou fazer trilha na esquina sem levar o CJ rebocado, acho que tenho certa experiência no assunto. Aí vão meus 2 cents (antes tarde do que nunca):

Escolha qualquer carro que tenha mais de 1,5 T, bons freios e, principalmente que seja 4x4.

Eu passei por essa questão há uns anos atrás e comprei uma Ranger 4x2 à gasolina, dessas 2.3 16V com 150cv. Ela puxa na boa, mas não há como comparar com os Trollers e SW4 3.0.

O maior problema que vejo é a traseira leve, que em pisos irregulares fazem o simples rebocar ficar emocionante (no pior sentido da palavra).

Outro problema é a tração. Além de eu não poder participar dos passeios mais leves que a galera costuma fazer (de CJ com pneus recapados e bloqueios 100% nos 2 eixos não rola!), as vezes você não consegue rebocar em lugares íngremes sem calçamento.

Já fiquei parado, patinando, em uma curva na serrinha de Visconde de Mauá. Tive que parar, colocar a patroa no volante da pickup e ajudar a subir com o jeep empurrando em 1a reduzida.

Agora, no asfalto liso é uma tranquilidade.

Resumo: Na minha opinião, já que vai comprar agora, compre 1 vez só e evite tanto carros de traseira leve e dura quanto os 4x2.

Abraços,

PCLEITE
13/04/2010, 22:09
Eu ficaria com as Veraneios mais novas ou até mesmo uma Bonanza. Um tesão de veículo com um custo benefício insuperável. Manutenção barata, depreciação de 0%; pouco visadas pra roubo... ou seja, a não ser que você queira pagar de burguês na minha opinião são as melhores.

Mauricio realmente aindei olhando umas Bonanzas e gostei..Diesel, preço bom, etc... Dá uma olha nesta do mercado Livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140955543-_JM

Tenho um amigo que tem uma e fala muito bem.....

Uma duvida sabe se ela anda bem na estrada com este motor puxando o Jeep ??

abçs

PCLEITE
13/04/2010, 22:26
PC,

Você me mandou uma MP sobre o reboque do Jeep há um tempo atrás....

Como não vou fazer trilha na esquina sem levar o CJ rebocado, acho que tenho certa experiência no assunto. Aí vão meus 2 cents (antes tarde do que nunca):

Escolha qualquer carro que tenha mais de 1,5 T, bons freios e, principalmente que seja 4x4.

Eu passei por essa questão há uns anos atrás e comprei uma Ranger 4x2 à gasolina, dessas 2.3 16V com 150cv. Ela puxa na boa, mas não há como comparar com os Trollers e SW4 3.0.

O maior problema que vejo é a traseira leve, que em pisos irregulares fazem o simples rebocar ficar emocionante (no pior sentido da palavra).

Outro problema é a tração. Além de eu não poder participar dos passeios mais leves que a galera costuma fazer (de CJ com pneus recapados e bloqueios 100% nos 2 eixos não rola!), as vezes você não consegue rebocar em lugares íngremes sem calçamento.

Já fiquei parado, patinando, em uma curva na serrinha de Visconde de Mauá. Tive que parar, colocar a patroa no volante da pickup e ajudar a subir com o jeep empurrando em 1a reduzida.

Agora, no asfalto liso é uma tranquilidade.

Resumo: Na minha opinião, já que vai comprar agora, compre 1 vez só e evite tanto carros de traseira leve e dura quanto os 4x2.

Abraços,

Angelo td bem ??? Realmente obrigado pelas dicas ...pretendo mesmo adquirir um 4x4, por tudo q li aqui, usando uma carretinha com freio independente, etc .

Hoje enche o saco pegar o Jeep e andar mais de 100 kms no asfalto com caminhão pressionando (meu CJ esta com motor OHC 4cc e não anda !!...no aslfalto...na terra sou mais ele !!!)..assim a idéia é ir mais longe com mais conforto e na hora de ralar ...vamos ralar o CJ que é bem mais barato consertar e não fico com dó de ralar nos barrancos, arvores, tombar, etc...depois levo p/ minha garagem e fico uns 15 dias tentando arrumar...no final pago o mecanico p/ consertar tudo q fiz de errado !!

O carro grande também é p/ visitar meu filho, logo ali em Canarana no MT (1700 km de SP)...aí posso usar a caminhonete p/ levar a familia e as caronas....e diesel pois lá a maioria dos postos só tem diesel..gasolina só em alguns e a R$ 2,9 o litro....

abçs

pc:):):):)

aareal
13/04/2010, 22:34
Angelo td bem ??? Realmente obrigado pelas dicas ...pretendo mesmo adquirir um 4x4, por tudo q li aqui, usando uma carretinha com freio independente, etc .

Hoje enche o saco pegar o Jeep e andar mais de 100 kms no asfalto com caminhão pressionando (meu CJ esta com motor OHC 4cc e não anda !!...no aslfalto...na terra sou mais ele !!!)..assim a idéia é ir mais longe com mais conforto e na hora de ralar ...vamos ralar o CJ que é bem mais barato consertar e não fico com dó de ralar nos barrancos, arvores, tombar, etc...depois levo p/ minha garagem e fico uns 15 dias tentando arrumar...no final pago o mecanico p/ consertar tudo q fiz de errado !!

O carro grande também é p/ visitar meu filho, logo ali em Canarana no MT (1700 km de SP)...aí posso usar a caminhonete p/ levar a familia e as caronas....e diesel pois lá a maioria dos postos só tem diesel..gasolina só em alguns e a R$ 2,9 o litro....

abçs

pc:):):):)

Concordo com tudo, menos com a velocidade. Mesmo rebocando os caminhões irão te perturbar, pois é IMPRESCINDÍVEL andar devagar....

Minha velocidade cruzeiro rebocando é 70km/h em estradas e 60km/h dentro de cidades.

Qualquer coisa, estamos aí.

Rodrigo Baratti
14/04/2010, 14:47
PC,

Reboquei bastante um jeep no towbar com uma F1000 88 estendida e cabine dupla.
Na estrada ela nem sentia o jeep atras 8-), apenas em subidas mais ingremes na cidade é que tinha que esticar um pouco as marchas e as vezes nem trocar, subir na boa.
Como era positraction não tive problemas de patinar em subidas ingremes e molhadas, agora a serrinha de Visconde de Maua é covardia! :grin:

Freiar na boa não era problema, mas se for freiada brusca é porrada na certa, portanto manter uma boa distancia de qualquer coisa a frente e sempre se antecipar as situações de risco são imprescindiveis.
Tentei fazer o mesmo com jeep rebocando jeep e deu m$%#, não repito a dose não! :discordo:

Concordo com as observações do Angelo sobre velocidade e o peso na traseira.
Penso muito em uma Grand Blaizer, mesmo sendo 4x2 acho que não terá problemas nem em pisos mais escorregadios e ingremes.

Uma carretinha com freio independente é sem duvida uma boa para a segurança, mas não conheço nenhum modelo com isso. Existe?

[]

PCLEITE
14/04/2010, 22:56
PC,

Reboquei bastante um jeep no towbar com uma F1000 88 estendida e cabine dupla.
Na estrada ela nem sentia o jeep atras 8-), apenas em subidas mais ingremes na cidade é que tinha que esticar um pouco as marchas e as vezes nem trocar, subir na boa.
Como era positraction não tive problemas de patinar em subidas ingremes e molhadas, agora a serrinha de Visconde de Maua é covardia! :grin:

Freiar na boa não era problema, mas se for freiada brusca é porrada na certa, portanto manter uma boa distancia de qualquer coisa a frente e sempre se antecipar as situações de risco são imprescindiveis.
Tentei fazer o mesmo com jeep rebocando jeep e deu m$%#, não repito a dose não! :discordo:

Concordo com as observações do Angelo sobre velocidade e o peso na traseira.
Penso muito em uma Grand Blaizer, mesmo sendo 4x2 acho que não terá problemas nem em pisos mais escorregadios e ingremes.

Uma carretinha com freio independente é sem duvida uma boa para a segurança, mas não conheço nenhum modelo com isso. Existe?

[]

Existe sim e não só vi como também fotografei de um colega trilheiro que apareceu com uma cabine dupla a carretinha e o jeep em cima... e me explicou tudinho (alias Jipeiro é assim mesmo gosta de ajudar mostrar, tudo gente bonissima...). Veja as fotos da carretinha e o close no freio...este freio funciona por inércia quando o carro da frente (o rebocador) freia o rebocado tende a "ir p/ cima" do da frente e pressiona o eixo do cilindro mestre que aciona o freio...dizem que funciona muito bem....

Agora apenas para falar em desproporções, ou ignorância (..no bom sentido...:):):)) ...olha só a "viaturazinha" do cidadão que foi numa trilha semana passada em Indaiatuba, região de Campinas. Quando eu vi já logo gritei eu vou na frente dele....bem na frente....:p:p:p

fendrich
15/04/2010, 08:58
Esse aí do "caminhãozinho" devia ir como final de trilha :)

Paulo Limão
15/04/2010, 20:15
Boa Noite, Galera.

Sou novo como membro no fórum, porém já acompanhava ah algum tempo.

O que me dizem de rebocar a viatura num desse? Claro, usando carro com maior peso que e rebocado.

segue em anexo: http://images02.olx.com.br/ui/2/65/12/39276312_1.jpghttp://images.quebarato.com.br/photos/big/2/9/356E29_2.jpg

Rodrigo Baratti
15/04/2010, 20:25
o rebocado tende a "ir p/ cima" do da frente e pressiona o eixo do cilindro mestre que aciona o freio...dizem que funciona muito bem....

Muito legal esse sistema e sem duvida bem mais seguro.

Christian L A Marchi
20/04/2010, 17:10
Pessoal
Vale entortar o cambão caso o jeep seja muito mais alto do que o carro que está na frente?
Outra pergunta: É normal sentir alguma folga na conexão entre o cambão e o engate durante os deslocamentos?
Obrigado pela atenção
Christian

Edison - Mp3
20/04/2010, 18:08
Dá uma olhada no cambão do Skoll,ele tem uma curvatura pra ficar no nível do reboque da minha Silverado. Quanto a folga,sempre tem um tranquinho (folguinha) ao arrancar e ao freiar.
Abr

zetane79
17/05/2010, 01:57
Olá pessoal,

Sou novo aqui no Fórum e gostaria de saber oque vcs acham de rebocar um cj5 no towbar com uma Palio Locker com motor 1.8??

Abraços
Zetane

Rodrigo Baratti
17/05/2010, 08:54
Amigo,

De uma lida no tópico e vc verá que veiculos pequenos não são recomendados para rebocar jeeps. :discordo:

[]

zetane79
19/05/2010, 21:47
Olá Rodrigo Baratti,

Eu andei dando uma lida nos tópicos anteriores, realmente se eu quiser puxar vou ter que trocar de carro....mas não é o caso!!!

Obrigado
Abs

Rodrigo Baratti
19/05/2010, 22:02
Olá Rodrigo Baratti,

Eu andei dando uma lida nos tópicos anteriores, realmente se eu quiser puxar vou ter que trocar de carro....mas não é o caso!!!

Obrigado
Abs

Sabia decisão! :concordo:
Se eu tivesse feito como vc não teria ficado no prejuizo.

[]

Robertux
19/05/2010, 22:36
Pessoal, depois de ler todo o tópico, cheguei à conclusão que não vale a pena rebocar o CJ, a não ser que ele esteja quebrado porque rebocando, com a maioria dos veículos, você corre mais risco de acidente, anda na mesma velocidade, gasta o mesmo combustível, só tem um pouco mais de conforto que é prejudicado com o aumento de tensão com um possível acidente. Acho que só vale a pena rebocar se você tiver uma F-250 cabine dupla ou uma Dodge RAM. Aí você reboca na boa e consegue até andar mais rápido com segurança.

Curupira
25/05/2010, 16:49
Olá a todos....
Alguem já tentou rebocar algum CJ com uma Sprinter???
Parece absurda a pergunta,mas me surgiu a oportunidade
que esperei por muito tempo, vou precisar entrar com o meu CJ em uma ttrilha que tem no parque de Santa Virginia em Ubatuba,mas ir de Pira para São Luiz do Paraitinga rodando é muito chão,então estava pensando em levar rebocado com a sprinter da USP até o parque e de lá entrar com o Curupira...
Abraços

Rodrigo Baratti
25/05/2010, 21:52
Olá a todos....
que esperei por muito tempo, vou precisar entrar com o meu CJ em uma ttrilha que tem no parque de Santa Virginia em Ubatuba,mas ir de Pira para São Luiz do Paraitinga rodando é muito chão,então estava pensando em levar rebocado com a sprinter da USP até o parque e de lá entrar com o Curupira...
Abraços

Curupira,
Já fiz essa viagem umas 3 vezes de jeep qdo estudava em Pira e sempre foi uma curtição. 8-)

Mas considerando tudo que o pessoal postou aqui a Sprinter deve puxar sem problemas, pois é pesada e tem motor. Depende tb se ela estara carregada ou não e como é a fixação do engate.
Por outro lado ela não é sua nem de um amigo e sim do Estado, e se der alguma coisa errada como fica:?:

[] sem querer micar, apenas alertar! :concordo:

off topic - de que ano vc é da Gloriosa? Eu sou de 94 - Bunda Mole

Robertux
25/05/2010, 23:08
Olá a todos....
Abraços

Fala Curupira,
Você vai a trabalho ou passeio?
Eu estou louco para fazer um passeio parecido com esse, ir de Pira até Salesópolis, descer para Caraguá pela Trilha da Limeira, ir até Ilha Bela fazer Castelhanos e retornar pelo mesmo caminho. Acho que levaria uma semana rs. Precisaria achar um grupo que estivesse de férias, um final de semana acho que não seria suficiente.

Outro assunto.
Outro dia você falou que estava programando um passeio de jeep com a esposa (ou noiva) para ensiná-la a dirigir o jeep. Eu estou com a mesma idéia, vamos programar alguma coisa juntos?

Abraço

Roberto

Curupira
27/05/2010, 07:57
Fala aí Rodrigo,

cara aqui na gloriosa eu só fiz pós,e sou funcionario,em 94 eu estava começando o mestrado,e por ser do estado não tem problema pois eu vou a trabalho,infelizmente a esalq não disponibiliza veiculos para esse tipo de trabalho,então vou unir o util a diversão....

Curupira,
Já fiz essa viagem umas 3 vezes de jeep qdo estudava em Pira e sempre foi uma curtição. 8-)

Mas considerando tudo que o pessoal postou aqui a Sprinter deve puxar sem problemas, pois é pesada e tem motor. Depende tb se ela estara carregada ou não e como é a fixação do engate.
Por outro lado ela não é sua nem de um amigo e sim do Estado, e se der alguma coisa errada como fica:?:

[] sem querer micar, apenas alertar! :concordo:

off topic - de que ano vc é da Gloriosa? Eu sou de 94 - Bunda Mole

Curupira
27/05/2010, 08:01
Olá Roberto,

Infelizmente (ou felizmente) eu vou a trabalho,precisamos coletar gases de efeito estufa em floresta,e temos que entrar em uns lugares que só se faz de 4x4....
Então uma boa sugestão seria de aproveitarmos o feriado da semana que vem ou o FDS,esse agora vai ser meio dificil,pois viajamos 2 FDS seguidos,e acho que ela vai querer ficar esse agora na casa dela...
Mas vamos marcar sim....

Fala Curupira,
Você vai a trabalho ou passeio?
Eu estou louco para fazer um passeio parecido com esse, ir de Pira até Salesópolis, descer para Caraguá pela Trilha da Limeira, ir até Ilha Bela fazer Castelhanos e retornar pelo mesmo caminho. Acho que levaria uma semana rs. Precisaria achar um grupo que estivesse de férias, um final de semana acho que não seria suficiente.

Outro assunto.
Outro dia você falou que estava programando um passeio de jeep com a esposa (ou noiva) para ensiná-la a dirigir o jeep. Eu estou com a mesma idéia, vamos programar alguma coisa juntos?

Abraço

Roberto

Robertux
28/05/2010, 00:34
Quando você falou que ia com a van da Esalq eu logo saquei que vc ia a trabalho.
No feriado não vai dar, eu vou para a Fenajipe, mas vamos pensar em um final de semana proximo.
Abraço e bom divertimento, quero dizer, trabalho.

Ricardobtrin
29/05/2010, 22:48
boa noite galera,
sou novo no mundo 4x4 e fui um felizardo de "ganhar" um cj3 (sucata) porem com documentos (atrasados a cerca de 10 anos).
o problema é que essa viatura está em um interior a cerca de 500 km de BH, onde pretendo reforma-lo. gostaria de saber se posso arrasta-lo por esse trajeto ou tenho que embarca-lo?

Robertux
29/05/2010, 22:59
Acho que precisa embarcá-lo. Para ir rodando, mesmo que rebocado, a documentação precisa estar em ordem.

Curupira
01/09/2010, 16:43
Olá pessoal,

Como eu tinha citado anteriormente de rebocar o CJ com uma sprinter,acabou acontecendo no ultimo dia 23 de agosto de ir para um parque emcima da serra de ubatuba que se chama Sta Virginia,e voltei dia 31,foram 350 Km de ida e mais o mesmo tanto de volta,foi super bem e voltou melhor ainda,mas ocorreu uma coisa estranha,em baixa velocidade, qdo virava para a direita as rodas acompanhavam para a direita,e qdo virava para a esquerda elas teimavam em tentar virar para a direita,o towbar percebi que ficou um pouco abaixado em relação qdo reboco com a caminhonete,que ele acompanha sem problema.
Isso seria pelo fato do towbar ficar um pouco abaixado ou aconteceu alguma coisa alem disso????

Abraços.

Pridi
02/09/2010, 20:22
A minha contribuição quanto a rebocar jeeps. E isso com pessoas dentro dos dois jeeps. Por sorte não morreu ninguém. Mas não foi o meu.....

Depois disso, só de camionete e com plataforma de dois eixos.

Lucas Nassif
02/09/2010, 23:54
Pera aí! Um Jeep estava rebocando o outro?
É impressão minha ou estavam rebocando na cinta??? :shock:

Pergunto isso pois o cambão dos dois Jeep's estão na posição de "repouso"..

Pridi
03/09/2010, 06:46
Não, estavam rebocando no cambão (town bar). É que já tinham sido colocados no lugar para "desvirar" os jeeps. O de azul é mecânico. Engataram atrás de novo pra rebocar o vermelho pra oficina!!!!

Pridi
03/09/2010, 06:54
Para complementar.
O que aconteceu é que o jipe azul estava rebocando o vermelho.
A bola de reboque era presa no arado, como de costume nos Willys. Mas com a força lateral exercida, o parafuso da bolota entortou e quebrou. O azul só virou de lado, mas o vermelho deve ter dado no mínimo duas voltas.
Não vi acontecer, pois vinha um pouco atrás (uns 2 min) junto com o resto do pessoal.

É difícil pro pessoal aceitar, estavam falando que o cara do vermelho freou, etc e tal. MAs para reboque, especialmente um jeep rebocando outro, somente por curtíssimos trechos, com velocidades não superiores a 40 Km/h.

Curupira
03/09/2010, 08:11
Pelo que eu percebi um jeep estava rebocando o outro,os dois com pesos iguais,piso molhado e pneus improprio pra asfalto,em uma rotatoria....
Creio eu que isso foi calculado pra dar M@#&%$....
Rodei 700Km em uma pista que tem 90 Km só de curvas e é uma serra....com um carro que é uma vez e meia mais pesado que o jeep,resultado,viagem tranquila...

Mauricio Rotta
03/09/2010, 09:17
Ja reboquei de Silverado, é só colocar um saco de areia na caçamba que vc nem lembra que tem um Jeep atrás... heheheheheheheheh

Mas ja reboquei um CJ3a com um CJ5 e realmente a conversa é outra, tem q ir beeem na maciota mesmo.

Edison - Mp3
03/09/2010, 10:31
Reboco meu CJ5 frequentemente, já levei ele por 450km em velocidade de cruzeiro(80km/h), em uma Silverado cabinada. Sem problema nenhum.
Veiculos que rebocam com peso maior e sem fazer loucuras,é tranquilo. Claro que o piloto tem que ser conciente que está levando 1T de arrasto, e que a frenagem e as curvas, são bem diferentes. Outra situação que já observei é a forma que se muda de marcha e arrancada, não pode dar soco sobre pena de afetar o sistema que une as viaturas. No resto,é só andar.
Abrs
Edison - MP3

valtinho
17/01/2011, 22:30
cambão nunca mais!!!!!!

cara, eu estava rebocando minha f 75 em towbar, a estrada era boa, velocidade numa boa, não tinha tomado nenhuma ainda, estav com uma s10 4x4, tração ligada, tudo tranquilo até demais.

fiz uns 50 km e derrepente uma puxada, cara o towbar da maceral quebrou no meio, e......... a pick up se foi...... me passou de viagem, bateu num barranco, detonou tudo, agradeço a Deus por ela ter ido para a direita e ter descido um barrancão, e não ter vindo para a direita. a corrente nem vi onde foi parar, meu me caguei todo.

towbar nunca mais, não gosto nem de ver.............cambão só para socorro na trilha.

Charles_Curitiba
18/01/2011, 20:55
cambão nunca mais!!!!!!

cara, eu estava rebocando minha f 75 em towbar, a estrada era boa, velocidade numa boa, não tinha tomado nenhuma ainda, estav com uma s10 4x4, tração ligada, tudo tranquilo até demais.

fiz uns 50 km e derrepente uma puxada, cara o towbar da maceral quebrou no meio, e......... a pick up se foi...... me passou de viagem, bateu num barranco, detonou tudo, agradeço a Deus por ela ter ido para a direita e ter descido um barrancão, e não ter vindo para a direita. a corrente nem vi onde foi parar, meu me caguei todo.

towbar nunca mais, não gosto nem de ver.............cambão só para socorro na trilha.

Ola Valtinho, não sei o que ocorreu no seu caso, mas o Towbar da Maceral tem a tubulação com diametro menor do que da Keko, a parede do tubo eu não sei mas se o diametro é menor a parede também deve ser menor porque eles usam ou pelo menos deveriam usar Tubo do tipo Skedule, sem costura. Tanto a Keko quanto a Maceral vendem o Towbar com o suporte que vc fixa no jeep para reeboque de 3 furos cada, e te digo, é bem sem vergonha. Quando eu comprei o meu comprei junto outro par de suporte feito em tornearia, mais grosso e com 4 furos. É capaz de voce capotar o carro rebocador e o rebocado não soltar o engate de forte que é.

Rodrigo Baratti
18/01/2011, 22:00
Valtinho,
Que zica hein!! :shock:

Já rodei muito com o towbar da maceral e nunca tive problemas.
Inclusive já caiu um cardan do jeep rebocado deu aquele p.... tranco que pensei que tinha arrancado o engate com towbar e tudo, mas felizmente ficou tudo no lugar e nada de problemas. :pensativo:
Que velocidade vc estava?

[]'s e boa sorte com a F

Charles_Curitiba
19/01/2011, 20:20
Ah, e tem outro detalhe né..o Valtinho puxou uma F75, ela só pesa quase 2x o peso do jeep.....é puro ferro né meu...

KitiU.
19/01/2011, 21:09
Dae Galera...

No towbar, (cambão como muitos conhecem), já vi diferentes carros e camionetes puxar jeep cj5...

Só que ai entra uma inúmera combinação de variáveis... tipo pneu do jeep, estrada, chuva ou não, pé do motora, condições do jeep e etc....

O Sr. Elemar, um dos primeiros jipeiros de Horizontina, antigamente puxava seu jeep com um monza... e foi e volto de inúmeras trilhas...sem problema algum...

Eu puxo meu jeep com uma S10 cab simples... é 4x4, mas a tração na muda nada, é preciso ter peso no eixo traseiro... então carros pesados na traseira, sedan... conseguem puxa, mas não é recomendado... é preciso ter cautela...pois o jeep tem tendência de jogar a traseira do carro que o reboca...

Ah um amigo meu já puxo um cj5 com um corsa gsi... e foi super bem... ainda mais que o cara é fora da casinha e andava direto a 80km/h... reduzia só em curva fechada... enão deu nada...

Por isso acho que não tem regra...

Claro que quanto mais seguro, melhor... e pra fica seguro acho que é melhor puxar com uma camionete...

victor massinha
19/01/2011, 22:37
Outro dia destes eu vi uma dessa Ram 3500 da vida...pequenininha de tudo com um Quad na caçamba e ainda rebocando uma lancha :shock:, passou do meu lado na estrada nem parecia que tava carregada. Coisa iguinorante!:-x
Sonhando com uma destas rebocando o massinha em cima de uma carretinha...

fguerreiro
20/01/2011, 07:40
No manual do proprietário da maioria dos carros existe a capacidade de carga do mesmo, além do peso máximo rebocável seja em "reboque" com ou sem freio próprio, carros compactos (Fox, Palio, etc) em geral podem rebocar em torno de 400kg no caso de reboque sem freio próprio.

Abraço

Charles_Curitiba
20/01/2011, 08:09
Dae Galera...

No towbar, (cambão como muitos conhecem), já vi diferentes carros e camionetes puxar jeep cj5...

Só que ai entra uma inúmera combinação de variáveis... tipo pneu do jeep, estrada, chuva ou não, pé do motora, condições do jeep e etc....

O Sr. Elemar, um dos primeiros jipeiros de Horizontina, antigamente puxava seu jeep com um monza... e foi e volto de inúmeras trilhas...sem problema algum...

Eu puxo meu jeep com uma S10 cab simples... é 4x4, mas a tração na muda nada, é preciso ter peso no eixo traseiro... então carros pesados na traseira, sedan... conseguem puxa, mas não é recomendado... é preciso ter cautela...pois o jeep tem tendência de jogar a traseira do carro que o reboca...

Ah um amigo meu já puxo um cj5 com um corsa gsi... e foi super bem... ainda mais que o cara é fora da casinha e andava direto a 80km/h... reduzia só em curva fechada... enão deu nada...

Por isso acho que não tem regra...

Claro que quanto mais seguro, melhor... e pra fica seguro acho que é melhor puxar com uma camionete...

Em se tratando de carros monobloco mais leve que o reboque, com tração dianteira puxar um veiculo por arraste que é o caso do cj com towbar e sem sistema de freio combinado e com direção independente é meio dificil de crer...essa situação do corsa gsi acho que é mais facil acreditar que o jeep puxava o corsa né meu...não foi isso???? Eu imagino que o corsa não deve nem ter saido do lugar.

Pagani
20/01/2011, 09:01
Opa...

Acho que a regra é o bom senso.... (senso....f#$@%)
Andar a 80km com um cj pendurado é pedir pra se F%$#, eu arrastando um samuca com o CJ, em uma curva mais fechada, e bem devagar deu pra perceber que jogou a traseira...

Então não abusem, a questão não é se vai dar merda mas sim quando....

[]´s

KitiU.
20/01/2011, 11:49
Em se tratando de carros monobloco mais leve que o reboque, com tração dianteira puxar um veiculo por arraste que é o caso do cj com towbar e sem sistema de freio combinado e com direção independente é meio dificil de crer...essa situação do corsa gsi acho que é mais facil acreditar que o jeep puxava o corsa né meu...não foi isso???? Blz...

Pense o que quiser... se acha que não é verdade não posso fazer nada!!!

Caso queira rever seus conceitos...

Telefone do dono do corsa (hoje ele não tem mais o corsa) Rodrigo Dalanhese 5599760422... e dono do jeep que foi puxado Gabriel Ullmann (meu primo) 5596538486... Ligue e tire sua duvida... heheheh

Eu imagino que o corsa não deve nem ter saido do lugar. Ja andou num GSI??? por ser leve quem sabe fica pantinando, mas tem força pra puxar 2 jeep... e anda pra caralho....

OBS: não estou fazendo apoligia a puxar o jeep com carro pequeno, e nem dizendo que é seguro, mas que da... da!!!!

Eu particularmente jamais faria isso... como disse anteriormente puxo meu jeep com uma S10 diesel 4x4... chego a passa dos 80km/h... mas só em retas, em curva é um perigo só...

Acho que a regra é o bom senso....Isso ai, bom senso...Concordo plenamente....

Dic3
20/01/2011, 11:56
Corsa GSI é um capetinha, anda uma barbaridade!

Mas definitivamente, qualquer carro (até mesmo um 1.0) vai puxar um Jeep no towbar, agora estabilidade e o principal FREAR é que é o problema.

Ja puxei o meu por 200km com um vectra 2.0, foi bem e voltou bem. Mas nao adianta o carro muda completamente e passar de 80Km/h dirigindo um conjunto desses é só pra desmiolado, burrice pura.

E como ja foi dito, eu nunca mais reboco o meu, desde que ele esteja funcionando eu vou é rodando, mas rebocando nunca mais.

Charles_Curitiba
20/01/2011, 21:56
Blz...

Pense o que quiser... se acha que não é verdade não posso fazer nada!!!

Caso queira rever seus conceitos...

Telefone do dono do corsa (hoje ele não tem mais o corsa) Rodrigo Dalanhese 5599760422... e dono do jeep que foi puxado Gabriel Ullmann (meu primo) 5596538486... Ligue e tire sua duvida... heheheh

Ja andou num GSI??? por ser leve quem sabe fica pantinando, mas tem força pra puxar 2 jeep... e anda pra caralho....

OBS: não estou fazendo apologia a puxar o jeep com carro pequeno, e nem dizendo que é seguro, mas que da... da!!!!

Eu particularmente jamais faria isso... como disse anteriormente puxo meu jeep com uma S10 diesel 4x4... chego a passa dos 80km/h... mas só em retas, em curva é um perigo só...

Isso ai, bom senso...Concordo plenamente....

ih bicho, acho que vc tá fora da casinha mas vamos lá!
BLZ...ja andei sim, anda pra K7 SEM reboque...a questão acho que não é essa né? é puxar com segurança, se não me engano esse é o tema...quem tem que rever os conceitos????

"OBS: não estou fazendo apologia a puxar o jeep com carro pequeno, e nem dizendo que é seguro, mas que da... da!!!!" ohhh, claro que dá, em linha reta até uma CG150 com 2 em cima deve puxar...

voce estava dentro do corsa ou dentro do jeep?

KitiU.
21/01/2011, 09:14
Dae Charles...

"OBS: não estou fazendo apologia a puxar o jeep com carro pequeno, e nem dizendo que é seguro, mas que da... da!!!!"Qual parte vc não entendeu??? ou eu não estou lhe entendendo...

Voce estava dentro do corsa ou dentro do jeep?
Naquela época eu tinha um niva com motor ap 2.0 e andava atrás deles sempre acima de 60km/h e tinha horas que precisava pisa fundo pra acompanhar eles...isso em comobio e nos deslocavamos a uma cidade que fica a 97 km de horizontina...(ijui)

O jeep foi e voltou puxado no towbar sem problemas algum...

Novamente, repito... não estou dizendo que é seguro e nem recomendo puxar o jeep com um carro pequeno... mas para aqueles que não tem outra opção, que da....dá....é tudo questão de saber o que se esta fazendo...e ter bom senso...

Forte abraço!!

Dodger
21/01/2011, 10:24
Estes dias fui visitar um amigo e quando vi o qe ele tem guardado na garagem lembrei deste tópico.
O cara tem um Landau motor V8 302 e justamente usavam o carro pra rebocar carretinha com os equipamentos de num lembro oquê.
Esse eu garanto que reboca com segurança e tranquilidade, pq tem quase 1800kg, tração traseira, estabilidade e freios muito bons, força e torque animais. O problema é que além de já ser um carro antigo, deve fazer a mesma coisa que um jeep na estrada, cerca de 8 km/l...

Rodrigo Baratti
21/01/2011, 21:32
Em estradas boas, planas e baixa velocidade, carros pequenos são até certo ponto "seguros", desde que vc não tenha nenhuma situação de risco, como uma freada brusca, pois se tiver o jeep passa por cima sem nenhuma dificuldade jogando o carro de lado e fazendo um "L", se tiver uma ribanceira do lado vai jeep e corsinha pro buraco.:sad:

Hj usei a L200 pela primeira vez para puxar um jeep e de cara já testei na ZN de SP onde só tem ribanceira. :-D
O percurso foi curto (3 km), mas com duas descida relativamente ingrimes, inclusive em uma delas dei "L" rebocando jeep com jeep (já relatado nesse tópico).
A L200 se comportou muito bem em todas as situações, achei tão segura qto a F1000 dupla que usava antes. :concordo:

[]'s

ps - põe o jeep atras do corsa numa ladeira dessa da foto!! :lol:
ps2 - já reboquei jeep com corsa 1.0 por 7 km em estrada de terra plana e foi seguro

JP CJ-5
22/01/2011, 14:05
Um vez reboquei um CJ5 por uns 3Km (reta e descida) com um corsa 1.0 também, porém não foi com towbar, foi na cinta mesmo. A cada curva o corsa rabiava tanto de traseira que parecia que eu estava fazendo drift! Pura emoção :mrgreen:. Nas retas, de 2ª e pé embaixo se cheguei à 25Km/h foi muito, o giro do motor nem subia. Foi só por necessidade, mas posso dizer que nunca mais!

No towbar, acho bem improvável que se consiga segurar um carro desses (CJ) na descida com carro de passeio/leve, o risco é de acidente é muito grande.

Rodrigo Baratti
26/02/2011, 11:04
Ontem fui buscar o jeep com a Ranger 2.3 que acabei de comprar, alias tá amaciando o motor.:parede:

Em termos de segurança achei bem compativel com a L200, embora prefira a L200.
Mas qdo peguei uma subida (ingrime ZN SP) que exigia torque o motor 2.3 mostrou sua fragilidade.....simplesmente não subia, tirava o pé da embreagem e o motor arriava.:oops::shock::parede:
Para conseguir chegar no topo (uns 20 m) queimei bem a embreagem, alias podemos dizer que assentou bem:odedo:
Se fosse motor diesel tenho certeza que seria diferente.

[]'s

Paulo Fogaça
26/02/2011, 19:28
Pessoal,

Em 2009 fomos para Serra Negra, eu rebocando meu CJ5 com uma Pathfinder 2006 4.0 v6, e meu amigo foi puxando um CJ5 também porém com uma Palio Adventure. Meu carro não teve problema nenhum para puxar, mais o que mais me impressionou foi como a Palio Adventure puxou tranquilo o CJ5 de meu amigo, sem qualquer dificuldade.
Hoje este meu amigo puxa o mesmo CJ5 com uma Audi A3 e sofre bastante, principalmente em curvas, onde parece que o CJ5 tá louco pra passar por cima.
Eu particularmente sou meio temeroso em puxar o CJ no towbar, pois sempre fico imaginando o pior... imagina se escapa??? Deus me livre!!! Só puxo quando não tem jeito... Abraços!!

Lucas Nassif
26/02/2011, 20:20
Eu particularmente sou meio temeroso em puxar o CJ no towbar, pois sempre fico imaginando o pior... imagina se escapa??? Deus me livre!!! Só puxo quando não tem jeito... Abraços!!

x2,
Não é atoa que no futuro, penso em adquirir uma carretinha própria para levar o Jeep.

[]`s

danieldam
01/03/2011, 13:06
Pessoal, não sei já postaram este vídeo aqui, se sim vale relembrar.

Uma Discovery com recursos ABS e EBS freando forte, rebocando um Defender na carretinha.

Agora imagina um carro leve e sem esses recusros!

http://www.youtube.com/watch?v=pR9rVALw5ck

Curupira
01/03/2011, 13:26
Interessante o filme,mas se vc prestar atenção quem realmente freia é a propria carretinha,aqui no laboratório nós temos uma carreta com esse sistema de freio,garanto que ele funciona mesmo,se vc for manobrar em ré e não colocar o pino de trava não tem quem consiga arrastar ela.Acho que todas as carretas deveria ter esse sistema.

danieldam
01/03/2011, 17:32
Interessante o filme,mas se vc prestar atenção quem realmente freia é a propria carretinha,aqui no laboratório nós temos uma carreta com esse sistema de freio,garanto que ele funciona mesmo,se vc for manobrar em ré e não colocar o pino de trava não tem quem consiga arrastar ela.Acho que todas as carretas deveria ter esse sistema.

É verdade, e é por isso que parou tão bem e tão estável!

joseleiteneto
01/05/2011, 15:57
Eu sempre reboco uma carretinha com 2 eixos com peso bruto (carga + carreta) de 2600 KG em uma frontier 2003 com motor mwm... E mesmo assim ainda soco 700 kg na carroceria da frontier (Cabine Dupla), forçando a barra dela... Isso em estrada de barro, às vezes com lama, precária... Se diminuir ou parar você atola e só sai quando secar... A primeira marcha longa é um martírio, mas utilizando todas as marchas da reduzida nos piores trechos ela leva bem... O reboque não tem freio, e muitas vezes já senti o efeito pêndule, eu socando o pé no freio e a carretinha empurrando a pickup... Gente, é um terror...

O problema é que temos que atravessar 2 balsas, todas entradas e saídas muito íngremes, e tem que entrar de ré, caso contrário não vai conseguir subir de ré do outro lado com o reboque...

Um vez fiz uma burrada, fui inventar de entrar na balsa (de ré), super íngreme, sem a reduzida engatada, só no freio... Errei o alvo, tentei frear e a carretinha puxando a pickup ladeira abaixo... Não sei como, mas em uma manobra desesperada consegui engatar a reduzida e consegui sair queimando metade do meu disco de embreagem...

Temos uma espécie de tanque d'agua que encaixa perfeitamente na carretinha... Uma vez inventei de transportar 2 mil litros de água deionizada neste mesmo trecho para suprir emergencialmente nossa fábrica... Meu Deus do Céu... Onde estava com a cabeça quando inventei de rebocar isso... Dessa vez não tinha peso nenhum na carroceria da pickup para compensar o peso da carrocinha e evitar o efeito pêndule...

O tanque era grande, os 2 mil litros de água o enchia em aproximadamente 70%, ficava um grande espaço livre dentro dele... Vocês não imaginam como essa água mexia de um lado para o outro a cada vez que eu subia com uma roda em cima de um camaleão... Quando freava ai que o efeito pêndule era de lascar, o peso da carretinha e a água se movendo empurrava a pickup com tudo, eu sentia dentro dela a água se movendo lá trás...

Com o tanque, eu estava dirigindo à noite neste trecho de barro (estrada em construção) a aproximadamente 60 km/h, morto de cansado e doido para chegar logo, quando na minha frente aparece um trecho que caiu, ficando somente o bueiro à mostra e a porra de uma placa de desvio em cima... E o pior, com uma desvio com curva curva super fechada e ingrime e com certa inclinação lateral.... Quem falou que este carro freou.... Do jeito que fui segurei forte no volante, imaginei a tragédia com o reboque saindo na curva e caindo dentro do riacho, ou mesmo a pickup passando reto na curva e o reboque me esmagando.... Graças a Deus consegui fazer a curva de forma precária e sair do desvio... Depois desse ponto fiquei alguns minutos parados para me recompor e ter condição de dirigir novamente...

Depois desses fatos só reboco aquele trambolho na frontier se a sua carroceria estiver com muito peso para diminuir o efeito pêndule, bem devagarinho, 40 KM/H, no máximo, e nunca mais quero ver esse MALDITO tanque...

Ainda tem algum louco querendo rebocar um jeep de 2 mil kg em um carrinho de passeio? Ele vai rebocar, mas duvido você conseguir parar.... Se o fizer, faça muito devagar, muito cautelosamente e, pelo amor de Deus, onde não tenha descidas íngremes... A não ser, é claro, que você seja suicida e tenha feito um bom seguro de vida para os filhos.

paulo.ghiraldi
26/10/2011, 15:57
Boa Tarde, estou com uma dúvida, queria que o pessoal do Forum me desse uma luz, tenho um CJ3-A, ano 51, com motor de opala, queria saber se seria seguro traze-lo no towbar, o percurso seria de Londrina/PR até Balneário Camboriú/SC, me mudei e só ficou o jeep, pois tava restaurando. O carro que estava pensando em puxar seria um Honda Accord 2.2, teria algum problema no quesito segurança, em freadas curvas, essas coisas, me falaram ago em relação de peso do carro que puxa e do que será rebocado. Agradeço desde já, pelas respostas.

Charles_Curitiba
26/10/2011, 21:59
o amigo, alguns vão me criticar mas eu não o aconselho. essa distancia e naquela serra do cadeado e,num carro monobloco? eu tinha uma ranger cabine simples e pra ir de Curitiba ao litoral do PR eu sentia o jeep puxar a traseira pra caraleo, nas curvas, isso a 90km/h na pista seca, no molhado pode reduzir isso. pra frear triplique a distancia que usaria normalmente. Gaste um dinheiro a mais e ponha num caminhão. Motor teu carro até tem mas vai berrar mas não tem peso suficiente pra ficar grudado no alfalto e ser guia de outro carro, precisa de 1 carro pesado pra isso. Ou usar aquelas carretas rodoviarias onde o eixo dianteiro do jeep vai sobre ela. Do contrario, busque um carro grande/pesado, mais que 2 ton. Alem do que voce vai levar umas 13 horas pra fazer esse percursso.

Curupira
27/10/2011, 11:20
Olá a todos,
Já que reviveram este topico vou relatar a minha ultima experiencia ao rebocar com towbar.
Estava levando meu jeep para a casa do meu pai puxando com uma Hilux e fui parado pela
policia rodoviária e acabei descobrindo o que foi muito discutido aqui no forum,rebocar com towbar
é permitido ou não????
Descobri que sim é permitido:desde (tenha toda iluminação exigida) e que a soma de peso dos dois veiculos não ultrapasse o limite permitido na classe de sua CNH,ou seja,se a rodoviária te parar com qualquer carro rebocando um CJ e sua CNH é classe B (apenas para condução de carro) multa e apreensão dos veiculos (sim dos dois),vc só pode rebocar o seu jeep com qualquer carro se vc possuir CNH C (caminhão) para cima.

Espero que essa mensagem tenha ajudado pois caso algum policial te parar e vc ter uma habilitação acima de C e com todos os intens de segurança correto (iluminação no veiculo rebocado e corrente ligando os dois veiculos) ele não vai poder fazer nada a não ser elogiar o jeep.

Abraços...

Rodrigo Baratti
28/10/2011, 11:54
Olá a todos,
Já que reviveram este topico vou relatar a minha ultima experiencia ao rebocar com towbar.
Estava levando meu jeep para a casa do meu pai puxando com uma Hilux e fui parado pela
policia rodoviária e acabei descobrindo o que foi muito discutido aqui no forum,rebocar com towbar
é permitido ou não????
Descobri que sim é permitido:desde (tenha toda iluminação exigida) e que a soma de peso dos dois veiculos não ultrapasse o limite permitido na classe de sua CNH,ou seja,se a rodoviária te parar com qualquer carro rebocando um CJ e sua CNH é classe B (apenas para condução de carro) multa e apreensão dos veiculos (sim dos dois),vc só pode rebocar o seu jeep com qualquer carro se vc possuir CNH C (caminhão) para cima.

Espero que essa mensagem tenha ajudado pois caso algum policial te parar e vc ter uma habilitação acima de C e com todos os intens de segurança correto (iluminação no veiculo rebocado e corrente ligando os dois veiculos) ele não vai poder fazer nada a não ser elogiar o jeep.

Abraços...

Isso eu não sabia não!!
Na realidade nenhum policial vai se dar ao trabalho de olhar o manual do veiculo e ver a especificação de qual o limite maximo de peso para reboque sem freio, se bobiar nem cabe a ele esse tipo de fiscalização.
Nesse caso fica a critério do bom senso do motorista em não colocar a sua a vida dos outros em risco.

No caso da carteira C, embora faça sentido, será que não mais um caso de interpretação?

[]'s

bombacha
11/06/2014, 20:36
Senhores estou reativando o tópico, pois estou com uma duvida.
Possuo uma sw4 98 e preciso rebocar uma montana de um amigo que capotou na cidade vizinha.
Consegui uma carretinha estilo essa:http://img29.imageshack.us/img29/7885/dsc00957y.jpg

Preciso saber se minha cnh B pode ser utilizada para fazer esse transporte?

Andei dando uma olhada e parece que o peso bruto total do conjunto não pode ultrapassar 3500kg.

Essa informação não me ajuda, pois não sei qual seria o peso bruto total desse conjunto.

rfdex
11/06/2014, 21:29
Amigo, vamos à interpretação. O CTB regulamenta este assunto no artigo 143. Por exclusão, categoria B é: "condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista. Até aqui tudo bem, sua SW está dentro deste limite. Categoria E é aquele condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares. Ok até aqui. Logo, deve ser observado o peso da Montana (acredito que fique na faixa dos 900 e poucos kgs) + o do reboque (que você pode conferir no CRLV). Acredito que a tara (peso dele vazio, sem carga) de um reboque deste modelo fique em torno de 700kgs. As categorias C e D se referem ao veículo trator (e não à combinação) e também não é o seu caso. A SW não é veículo de carga acima de 3500kgs e tampouco transporta mais que 8 pessoas oficialmente. Então é possível concluir que você pode SIM conduzir o conjunto com sua CNH B. Abraço

Jacimar
12/06/2014, 06:03
Bom dia prezados ! para verificação da capacidade de carga e reboque, a maioria dos veículos possui uma plaqueta com esses dados, normalmente fixada na soleira da porta do motorista . . . em outros é fixada perto da grade do motor onde o capô faz o fechamento, abraço !

bombacha
12/06/2014, 09:50
Amigo, vamos à interpretação. O CTB regulamenta este assunto no artigo 143. Por exclusão, categoria B é: "condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista. Até aqui tudo bem, sua SW está dentro deste limite. Categoria E é aquele condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares. Ok até aqui. Logo, deve ser observado o peso da Montana (acredito que fique na faixa dos 900 e poucos kgs) + o do reboque (que você pode conferir no CRLV). Acredito que a tara (peso dele vazio, sem carga) de um reboque deste modelo fique em torno de 700kgs. As categorias C e D se referem ao veículo trator (e não à combinação) e também não é o seu caso. A SW não é veículo de carga acima de 3500kgs e tampouco transporta mais que 8 pessoas oficialmente. Então é possível concluir que você pode SIM conduzir o conjunto com sua CNH B. Abraço

Cara muito obrigado pela ajuda.

Forte abraço

Walter da Camper
12/06/2014, 10:22
O problema é que o guarda vai considerar o PBT dos dois veículos, independentemente de estarem vazios.

rfdex
12/06/2014, 12:03
O problema é que o guarda vai considerar o PBT dos dois veículos, independentemente de estarem vazios.

Não se trata do "guarda" considerar isto ou aquilo. Vale o que está na lei. Quer prender o veículo ou aplicar multa? Fique à vontade, mas também irá responder pelos atos dele... se agir com abuso, abre BO contra ele e toca o pau para frente. Costumo dizer que em casos de merda, quanto mais se mexe, mais fede. Na pior das hipóteses resolva o problema na delegacia. Abraço

Walter da Camper
12/06/2014, 13:51
Infelizmente, as autoridades, não só o guarda como também o delegado, sempre consideram a interpretação mais desfavorável ao cidadão. As de trânsito então, parece que examinam a lei com lente de aumento para encontrar uma forma de ferrar a vida do sujeito.
Nessa forma de interpretação, o artigo 143 do CTB fala em peso bruto total, que é soma do peso do veículo mais a capacidade máxima de carga, independente se ele está vazio ou carregado. Logo ele vai somar o PBT da SW com o da carreta (e vai conferir se o peso da Montana não ultrapassa a capacidade da carreta).

Por mais bonito que seja peitar o sistema, na maioria das vezes pagar 300 paus de frete numa plataforma sai mais barato do que contratar advogado para reverter uma decisão arbitrária de autoridade de trânsito.
Mas... cada cabeça, uma sentença.

Não se trata do "guarda" considerar isto ou aquilo. Vale o que está na lei. Quer prender o veículo ou aplicar multa? Fique à vontade, mas também irá responder pelos atos dele... se agir com abuso, abre BO contra ele e toca o pau para frente. Costumo dizer que em casos de merda, quanto mais se mexe, mais fede. Na pior das hipóteses resolva o problema na delegacia. Abraço

ZEQUINHA8100
12/06/2014, 20:12
Infelizmente, as autoridades, não só o guarda como também o delegado, sempre consideram a interpretação mais desfavorável ao cidadão. As de trânsito então, parece que examinam a lei com lente de aumento para encontrar uma forma de ferrar a vida do sujeito.
Nessa forma de interpretação, o artigo 143 do CTB fala em peso bruto total, que é soma do peso do veículo mais a capacidade máxima de carga, independente se ele está vazio ou carregado. Logo ele vai somar o PBT da SW com o da carreta (e vai conferir se o peso da Montana não ultrapassa a capacidade da carreta).

Por mais bonito que seja peitar o sistema, na maioria das vezes pagar 300 paus de frete numa plataforma sai mais barato do que contratar advogado para reverter uma decisão arbitrária de autoridade de trânsito.
Mas... cada cabeça, uma sentença.
A questão alem de tudo é segurança, é simples, num tem como um carro segurar um peso equivalente ou maior que o seu em um reboque, isso é física, a não ser que o reboque possua sistema de freios independentes, da pra puxar dá! é seguro não, pronto essa e a questão, se vc tem um carro que pesa 1000 kg e um reboque com 1000kg se iguala os pesos ainda em em velocidade são 2000 kg na hora de parar pode crer vai dar merda como ja deu com muita gente abraços

bombacha
17/06/2014, 21:51
Senhores agradeço as opiniões, esse final de semana carreguei a montana e deu tudo certo.
467272

Forte abraço a todos.

rfdex
18/06/2014, 17:33
Agora uma coisa eu digo: se soubesse que essa carreta era um eixo só, eu teria desaconselhado. Este tipo de carreta deve ser de dois eixos para maior segurança! Abraço