PDA

Ver Versão Completa : Motor eletrico do 4x4 e reduzida



Laerte Oréfice de Camargo
15/07/2008, 17:17
Meu troller 2000/gasolina pifou o motor eletreico do 4x4 e reduzida. Alguem ja´teve esse problema ?
Uma 1o. orçamento de retífica = 800 reais !!???
Aguem já teve esse problema? como resolveu?
Por fv aceito sugestoes.
Laerte

FábioBananal
15/07/2008, 17:51
Bem vindo ao clube dos sem acionamentos eletricos!
Procura no mercado livre outro dia achei o motor novo para ranger por 500 pilas, no meu caso estou um pouco mais encrencado pq o motor para F 1000 4x4 é bem mais dificil! Tenta levar o motor todo para algum maluco que trabalha com eletronica, geralmente o problema são nos contatos de dentro daquela parte plastica!
vlw boa sorte

Elmer_Jeep
15/07/2008, 18:14
aqui na seção tem vários tópicos sobre esse assunto, use a pesquisa do google(clique no final da minha assinatura e veja como utilizar).

[]'s

Nuno
15/07/2008, 19:46
Olá bem vindo aos sem tração!! tenta levar em um auto eletrico, as vezes é somente sujeita dentro do motor ou nos contatos ai o povo quer esfolar a gente inventando varios prpblemas, estou passando pelo mesmo problema e condenaram meu motor, levei em uma oficina que mexe com preparação de carros pra rally e trilha e o meu motor esta OK é so mau contato do chicote e um fio solto.
se tivesse deixado pra consertar na primeira oficina ia morrer com uns 800 reais.
boa sorte

JapaTroller
16/07/2008, 12:54
É o negócio num é facil não!!!! Vou contar um pedaço da minha saga aqui, só pra vc ver que o seu problema poderia ta pior. hehehehe Comprei meu troller a uns 9 meses e desde q comprei a minha reduzida nunca funciono direito, mandei pra bh pra arrumar , revisaram o motor , voltou, funcionou uma vez e parou denovo, levei denovo mexeram no chicote , voltou , funcionou mais uma vez e parou, levei denovo mexeram e num acharam o problema, falaram que era a chave seletora, comprei outra troquei e nada. Ai resolvi levar aqui na ford da minha cidade, ele ficou lá exatas 3 semanas, ai foi constatado que a fiação estava errada, o modulo tava queimado e o sensor de eletroimã tb, depois de revisar tudo e trocar o que era necessário, resolveram meu problema, agora está funcionando corretamente. Quanto ao seu motor, leve a algum eletricista e pede pra da uma limpada o sistema de funcionamento dele é como um motor eletrico normal mesmo.
Quanto aos valores pra vc ter uma ideia vamus lá:
revisão do motor eletrico 400,00
revisão do modulo de tração 400,00
chave seletora 250,00
sensor eletroima 240,00
mais mão de obra que no total deve ter da do uns 900,00
Intaum pense que o negócio poderia ser pior hehehehe
O seu problema realmente é no motor elétrico???
Já testou o sensor, o modulo ou mesmo a fiação pra ver se num tem curto circuito??? Pra testar vc precisa de outro troller que esteja funcionando corretamente!!!
Espero ter ajudado
Abraços

achoefel
16/07/2008, 16:09
Como já sitei em outro tópico, o meu 99 tbem deu pau no motor, então mandei arrumar, mas durou nada. Pra não marchar com mais uns 600 paus, arranquei tudo e coloquei um mecanismo por cabo, desenvolvido pelo meu mecanico. Só alegria, nunca mais incomoda.

JapaTroller
16/07/2008, 16:24
Como já sitei em outro tópico, o meu 99 tbem deu pau no motor, então mandei arrumar, mas durou nada. Pra não marchar com mais uns 600 paus, arranquei tudo e coloquei um mecanismo por cabo, desenvolvido pelo meu mecanico. Só alegria, nunca mais incomoda.

Seria possivel se vc colocasse umas fotos pra gente dar uma olhada??? Axo que seria util pra muita gente aqui, inclusive eu mesmo.
Abraços

achoefel
17/07/2008, 08:08
Fala Japa, tudo bem? Já coloquei as fotos em algum topico sobre engatar a tração e reduzida por cabos. Mas se quiser que eu coloque, posso fazer novamente, mas não sei como postar fotos aqui. Outra vez pedi para alguem do forum fazer para mim. Estou a disposição. Melhor, vou tentar tirar novas fotos com a maquina da minha filha, que é mais moderna dai entro em contato ok?

JapaTroller
17/07/2008, 08:54
Fala Japa, tudo bem? Já coloquei as fotos em algum topico sobre engatar a tração e reduzida por cabos. Mas se quiser que eu coloque, posso fazer novamente, mas não sei como postar fotos aqui. Outra vez pedi para alguem do forum fazer para mim. Estou a disposição. Melhor, vou tentar tirar novas fotos com a maquina da minha filha, que é mais moderna dai entro em contato ok?

Opa beleza cara, agradeço sua atenção, quanto postar as fotos num tem segredo naum, é só na hr que vc for responder , ir logo abaixo em gerenciar arquivos , vc pode selecionar até 5 arquivos de uma vez. Mas qualquer duvida da um toque!!! valeu

achoefel
11/08/2008, 18:50
Finalmente tirei as fotos do meu sistema de acionamento 4x4 por cabo. Só que as fotos são bem grandes, tipo 3 mb cada. Não sei se tem como postar elas aqui. Quem entender do negocio, me informe. Tbem fiz dois videos do sistema, pelo lado interno do veiculo e por baixo.

Loyer
11/08/2008, 20:01
Finalmente tirei as fotos do meu sistema de acionamento 4x4 por cabo. Só que as fotos são bem grandes, tipo 3 mb cada. Não sei se tem como postar elas aqui. Quem entender do negocio, me informe. Tbem fiz dois videos do sistema, pelo lado interno do veiculo e por baixo.

Cara quando vc for tirar fotos para enviar escolha o formato VGA na sua camera digital que as fotos saem BEEEEEEEM menores.

Abraço.

JapaTroller
11/08/2008, 20:12
As fotos vc pode usar o paint e ir em atributos e diminuir o tamanho delas, já os cideos axo que a melhor opção seria coloca no you tube!!!! Abraços

achoefel
11/08/2008, 20:34
fotos sistema tração por cabos

achoefel
11/08/2008, 20:37
mais fotos

achoefel
11/08/2008, 20:39
Ultimas fotos

JapaTroller
11/08/2008, 21:49
Essa alavança, de acionamento é de que???? e tem um fio saindo da lateral dela , o que seria ??
Abraços
Obs: Ta de parabéns, simples e pelo que vi funcional!

achoefel
12/08/2008, 08:09
Grande garoto. muito obrigado . Vamos comentar as fotos. Como é possivel ver, as fotos 1,2,3,5 é a roldana que vai presa numa flange que vai instalada na caixa no lugar do motor eletrico. Esta roldana pro lado da caixa tem o encaixe me parece que tipo femea, pois da caixa sai um pino em formato triangular. então este pino da caixa engata no eixo da roldana. no eixo da roldana tem um pequeno rolamento para tornar o acionamento mais suave. este rolamento fica nesta flange. A roladana tem dois rasgos para os cabos, um que empurra e outro que puxa.

achoefel
12/08/2008, 08:25
Na mensagem anterior, troca a imagem 5 pela seis. As fotos 4,5,7 são a outra roladana tbem com dois ragos pros cabos. Esta roladana que vai fixada no assoalho e tem o eixo longo, que é a tal alavanca que perguntaste. esta alavanca funciona se girando ela, ou horario para acionar 4x4 4x4 red., ou anti horario para desacionar. aqueles fios, que na verdade fazem o contato para acionar os indicadores de posição no painel. então um deles está na posição que é 4x4 e outro em 4x4 red. quando gira a alavanca aquela peça fixada nela, empurra o braço do contato acionando a luz no painel. entre uma posição e outra, que não está marcado ali, existe lá na caixa um ponto morto. quer dizer, se eu por a alavanca na posição ponto morto e levar aquela manopla junto comigo, ninguem rouba meu carro, só guinchando. Tenho 2 videos, posso passar por e-mail. Pena mesmo que eu não tirei as fotos da engenhoca desmontada. mas é muito simples. Nesta roldana que fica no assoalho, tbem tem rolamento, para ficar mais leve. Se um dia partir os cabos, entro embaixo do troller e giro aquela roldana da caixa com a mão. nunca vou ficar empenhado. Uma duvida que talvez vc vá perguntar: como a roldana fica na posição e não gira sozinha? no eixo da roldana da caixa, tem um pequena furo, onde vai uma esfera empurrada por uma molinha, e onde este eixo fica na flande, tem uma cavidade para quando a alavanca for girada ela eincaixar ali na posição e não girar sozinha. Não sei se a minha explicação ficou clara, podem perguntar a vontade.

JapaTroller
12/08/2008, 08:34
Cara ta de parabéns pelo sistema, quando estava lendo a sua resposta a proxima pergunta que eu ia fazer , vc mesmo ja respondeu. Quanto a alavanca vc mandou fazer? ou é de alguma coisa em especifico? Abraços
Segue o email wallace@croques.com.br

achoefel
12/08/2008, 08:57
Vc diz aquela peça redonda, onde pega a mão? Se sim, meu mecanico tinha aquilo, diz que era dum ford 1900 e alguma coisa Mas não precisa ser exatamente igual. Pode ser feito algo parecido . esta manopla encaixa no eixo da roldana do assoalho. a ponta deste eixo é quadrada, e esta manopla de por a mão tem um encaixe quadrado tbem, e dai fixo ela com aquele parafuso sextavado. Se eu quiser tirar ela só desrosqueio o parafuso e ponho a manopla no bolso.

achoefel
12/08/2008, 08:59
Fiz tudo isso, pois logo que comprei o trolha, estragou o motor ou a centralina que comanda ele. Então mandei arrumar, foi na epoca 700 paus. dai estragou novamente, então desisti.

JapaTroller
12/08/2008, 10:14
Me referia a essa manopla mesmo, eu tinha na cabeça alguma coisa pareçida pra fazer no meu se por ventura a minha reduzida estragasse denovo, mas por enquanto ta firme heehhee, mas a ideia da manopla foi melhor do que a minha, estava pensando em uma alavanca mesmo, mas do jeito que vc fez ficou muito bom, só mais uma duvida, o cabo que vc usou foi de embreagem de moto??? Valeu

achoefel
12/08/2008, 10:23
Sim, de moto. do outro lado do cabo coloca aqueles quebra galhos. Tbem coloquei aquela regulagem de cabo de moto, que vai nas manetes, para poder fazer um ajuste mais fino nos cabos. as capas, se compra em metro. Na verdade, são duas roldanas ligadas por dois cabos. se tu gira uma, com a alavanca, consequentemente a outra, que vai no lugar do motor eletrico gira tbem. as honda xl 250 tem este sistema no cabo do acelerador. dois cabos , um puxa outro empurra.

JapaTroller
12/08/2008, 10:26
Beleza cara , te agradeço a atenção, muito boa suas dicas!!!! Abração

Thunder_ot
16/08/2008, 00:40
Japa, um colega do tópico de pickups desenvolveu um sistema home made para a Ranger. Muito legal!
www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33888&page=11 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33888&page=11)
[]s

JapaTroller
17/08/2008, 11:53
Japa, um colega do tópico de pickups desenvolveu um sistema home made para a Ranger. Muito legal!
www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33888&page=11 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33888&page=11)
[]s

Valeu a dica gustavo! A verdade que o principio é 1 só né, a montagem que cada um usa peças diferençiadas, mas ficou muito bem feito o do pessoal da ranger!!!
Valeu

Riuzim
11/11/2008, 15:20
[quote=achoefel;665838]Sim, de moto. do outro lado do cabo coloca aqueles quebra galhos. Tbem coloquei aquela regulagem de cabo de moto, que vai nas manetes, para poder fazer um ajuste mais fino nos cabos. as capas, se compra em metro. Na verdade, são duas roldanas ligadas por dois cabos. se tu gira uma, com a alavanca, consequentemente a outra, que vai no lugar do motor eletrico gira tbem. as honda xl 250 tem este sistema no cabo do acelerador. dois cabos , um puxa outro empurra.[/quote


Ficou muito boa sua instalação. Parabens.
Como estou pensando em instalar no meu tambem, poderia informar sua experiencia quanto a confiabilidade do sistema ( a quebras e a dificulade de engatar ou de escapar o engate). Obrigado.

gvolpini
01/10/2010, 16:49
boa tarde,

caro amigo teria como postar as fotos novamente ou me enviar por e-mail gui_volpini@hotmail.com estou com mesmo problema mas um pouco pior na verdade roubaram meu modulo e se trata de uma explorer 94 bem dificil de encontrar esse modulo entao acho que farei esse sistema pois estou quase desistindo de encontrar

José Renato B
22/06/2012, 22:54
Estou com problemas no sistema elétrico da tração, e reduzida, do meu Troller 2002 TBI. Ja passei por tudo quanto é tipo de eletricista, e cada um fala uma coisa, não sei mais o que fazer! Só me resta uma autorizada Troller?? E o preço?? Onde fica? Vocês conhecem alguém capaz de solucionar meu problema aqui nas redondezas de minha cidade, Poços de Caldas?? Obrigado!

AnBeLuZuK
23/06/2012, 00:24
Estou com problemas no sistema elétrico da tração, e reduzida, do meu Troller 2002 TBI. Ja passei por tudo quanto é tipo de eletricista, e cada um fala uma coisa, não sei mais o que fazer! Só me resta uma autorizada Troller?? E o preço?? Onde fica? Vocês conhecem alguém capaz de solucionar meu problema aqui nas redondezas de minha cidade, Poços de Caldas?? Obrigado!

renato,
nao posso indicar ninguem por ai mas um eletricista dedicado pode servir,posso te passr informacoes que tenho
o sensor de rotacao,um que tem dois fios perto do motor deve indicar 300 ohms senao ta com defeito
a bobina que fica dentro da reducao deve indicar 10 ohms, o negativo dela eh a carcaça da redução e o positivo eh um fio que entra na redução pertinho da saída da transmissao traseira pode colocar um aterramento separado para a bobin ligando a carcaça direto ao negativo da bateria
o modulo em si dificilmente da problema mas encontrei a tempos um cara em bh que conserta entra no grupo troller do yahoo que peguei essa info lá
depois vou procurar um esuema eletrico que tenho desse sistema