PDA

Ver Versão Completa : Fórum pago ou de graça ?

Sergio Rocha
03/08/2004, 20:14
O objetivo desta pesquisa é o saber a opinião dos participantes quanto ao pagamento de anuidade pelo uso do forum.

Beto Lacerda
04/08/2004, 12:12
ta só votar num dá , e as justificativas , pros que votaram não , como fazer pra cobrir os custos de manter o forum no ar ???
[]'s e SIM :lol:

Birita
04/08/2004, 14:25
não consegui votar, deixa a votação com mais tempo...

vlws

Dennis Figueiredo
04/08/2004, 15:07
SIM

Alexandre Vaz Ferreira
04/08/2004, 15:09
SIM TAMBÉM

andretomasi
04/08/2004, 16:26
SIM, ÓBVIO!

Também tô curioso pra saber qual é a desculpa dos pão-duros que não pagariam pelo fórum :roll:

[ ]´s

NeRo
04/08/2004, 16:28
Sim e não! :D

Sou a favor de pagar, mas com isso perde-se o principal atrativo do fórum, que é justamente ser gratuito.

Seguindo essa linha, vai acabar virando um clube, que muita gente não gosta.

Eu pago! Adoro o fórum! E não participo de nenhuma outra lista, minto, participo da Engesa do Yahoo mas ela não conta (menos de uma mensagem por mês) :D

Nós estamos pensando nessas coisas mais por iniciativa própria que dos moderadores. Temos outras formas de colaborar e retribuir que com mensalidade. O Beto Lacerda pensou em fazer uma bandeira do fórum para levar no Ibira. Vamos fazer e o fórum não paga nada por isso, nossa retribuição. Outros usuários podem fazer o mesmo e até outras coisas.

Nessa linha de pensamento acho que a cobrança irá restringir o público, que deve ser amplo e irrestrito. Então NÃO :D
Agora se o Gustavo gostar da idéia que os usuários iniciantes tenham uma anuidade gratuita.

[]s

NeRo
04/08/2004, 16:32
Também tô curioso pra saber qual é a desculpa dos pão-duros que não pagariam pelo fórum

Não sou pão-duro, sou coxinha e... há mais de uma semana no balcão do bar :D
[]s

andretomasi
04/08/2004, 16:41
Não sou pão-duro, sou coxinha e... há mais de uma semana no balcão do bar :D

Nero,

Nem esquenta, não me referi a você, já vi pelas suas mensagens que é gente boa :D , mas sim à quem mesmo tendo consciência de que o fórum ajuda muita gente a economizar dinheiro, a encontrar soluções para o que procura, e mesmo assim ainda quer tudo isso de graça..

Como já havia citado, e como você mesmo comentou, se fosse cobrado, deveria haver a possibilidade de usuários gratuitos também utilizarem o fórum.. assim, não seriam restritos as mensagens ou imagens nos tópicos, mas sim alguns itens que priorizassem quem contribuísse com o fórum.. por exemplo, não bloqueando nada para não-assinantes, mas limitando o número de downloads diários de imagens e anexos, por exemplo..

Mas também, estamos discutindo tudo isso e nem sabemos a posição do Gustavo.. vamos esperar nosso admin se pronunciar.

[ ]´s

Luca
04/08/2004, 16:50
O objetivo desta pesquisa é o saber a opinião dos participantes quanto ao pagamento de anuidade pelo uso do forum. Sérgio,
Sua idéia de enquete é bem-vinda. Porém, na hora em que o fórum for pago, a essência deste ambiente poderá ser profundamente alterada.

Gosto do fórum, e votarei no sim, sempre que for necessário à sobrevivência dele. Porém, desde de que haja garantia de que o fórum não mudará.

Por que o pagamento? Sugiro que esta enquete vá para o Fórum Geral, para que todos possam saber da existência dela.

billj
04/08/2004, 16:57
Sim, mas deveria ser opcional. Os pagantes deveiram ter alguns benefícios a mais no uso do fórum que os mão-de-vaca não têm.......

Abraços,

LuizCabral
04/08/2004, 17:17
bem, seria quanto?

Porque se for um preço bem acessivel, não há por que nao pagar, confere?

Marco Aurelio Fierro
04/08/2004, 18:14
Tô com o Bill.

Acesso total aos pagantes e pequenas restrições aos não pagantes (p.ex. não poder ter álbul de fotos, outros uploads, etc).

Portanto SIM!

[]'s

Wallace
04/08/2004, 19:00
E quem vai me pagar pelo que eu respondo..;-)
Se alguem tiver duvida... não tenha... sou muito pão duro...;-)

Cotrim
04/08/2004, 19:20
Sugeri uma vez para o Gustavo que fosse vendido espaço publicitário no fórum, por intermédio de Banners empresas interessadas poderiam veicular suas ofertas. Isso cobriria os custos e poderia até sobrar algum para financiarmos eventos.

Afinal de contas, somos mais de 2000 foristas com a mesma paixão: 4x4.

Isso é um público direcionadíssimo e que muitas empresas gostariam de atingir.

Ex Lojas de peças (Donatti, Josewal, Acácia, Jipebrás, etc), equipamentos (Keko, Ensimec, etc), e todos os anunciantes das revistas.

A única resalva é que teríamos que ter uma comissão de ética para que não emporcalhassem muito o site e evitássemos algumas empresas enganadoras.

Caso fossem citadas em tópicos, as empresas estariam mais próximas do público alvo para responder.

Dessa forma, poderíamos manter o site gratuito e não o transformaríamos ele num Jipe Clube.

[]'s tb pão duros, mas com know-how de marketing

EduardoLang
04/08/2004, 19:51
Pessoal,

Boa Noite ! ! !

Bem, não sou pão duro e nem contra o fato do pagamento para a cobertura das custas para se manter toda esta estrutura.

Acontece que com o novo código civil brasileiro, temos outras restrições ou talvez impedições, desde que estejamos dentro da lei ! ! ! Não sou advogado e nem tributarista, mas com certeza toda arrecadação gera recolhimento de tributos e com isso a criação de uma Instituição, uma pessoa Jurídica ! ! ! Bem, posso até estar falando uma tremenda besteira, mas acho que por estarmos tratando de uma coisa que é de uso público, não sabemos quem está ou não acessando e com isso se podem ou não haver pessoas que podem ou não tomar algumas ações em fuñção de saberm da existência de uma geração de receita que pode não estar sendo tributada ! ! ! !

Acredito que dentre os afiliados ao forum, há de ter algum advogado ou alguém que entenda de tributária para nos esclarecer de melhor forma ! !

Sou a favor de que haja uma arrecadação para a cobertura das despesas, mas temos também que nos atentar a este fato ! !

Gustavo, nos dê uma opinião ! ! !

SDS

andretomasi
04/08/2004, 19:56
Fábio, bem lembrado, nem tinha lembrado dos banners e propaganda, se cobrisse os custos poderia manter grátis.. mandou bem!

[ ]´s

Birita
04/08/2004, 20:03
Na boa...Que despesas que o site tem além da hospedagem?

Eu não sei esse domínio, mas conheço domínios que se pagam R$40 anuais...

Dependendo o valor eu até sou a favor, coisa de R$1/1,50 anualmente...

Vlws...

andretomasi
04/08/2004, 21:09
Na boa...Que despesas que o site tem além da hospedagem?

Eu não sei esse domínio, mas conheço domínios que se pagam R$40 anuais...

Dependendo o valor eu até sou a favor, coisa de R$1/1,50 anualmente...

Vlws...

Rodrigo, além da hospedagem, tem o trabalho de ficar consertando os problemas que aparecem no fórum, tem que ficar "moderando", tem o trabalho de criar todos esses sistemas de álbum, tópicos, e e-commerce como os de compra de adesivos, etc, e que estão sempre melhorando.

Uma coisa é colocar um site no ar e deixar ali, onde todo mundo vai entrar e ficar só olhando.. outra coisa é um site como esse, onde o tempo todo ele está mudando, estão acontecendo coisas e surgem necessidades novas, e precisa ter alguém responsável por organizar isso.

[ ]´s

Sergio Rocha
04/08/2004, 21:55
Prezados Amigos

Vcs já imaginaram a possibilidade do fórum um dia acabar?
Vamos imaginar que o Gustavo resolvesse que não iria mais bancar o fórum.Alguém está disposto a encarar essa? Não se trata apenas de dinheiro, existe uma grande dose de dedicação.Quantas horas por semana são gastas na simples manutenção do fórum?
Temos aki diversos “consultores” que nos ajudam de graça. Como vamos conseguir orientação para as nossas dúvidas sem ter um meio de acesso a essas pessoas?
Quando vejo o Bill detonar uma pergunta idiota, acho graça.Tem pessoas que chegam aki achando que o Bill tem obrigação de responder.Acham tb que informação é gratuita, que tudo que ele aprendeu não custou nenhum esforço.Ou seja, acham que o mundo foi feito pra eles aproveitarem e que os otários estão aki pra serem explorados.Quando cito o Bill, poderia tb estar falando do Wallace, Leopoldo, Giovanni, Mauro, etc etc etc.....
Alguém pode me emprestar um jipe pra eu fazer uma trilha neste fim de semana? Logicamente de tanque cheio e isopor com cerveja gelada, e não esqueça tb que tem q trazer aki em casa.Se não for nestas condições não admito.
[],

Pavani
04/08/2004, 22:03
Aí Sërgio responde se quiser, discordo com isso....
Se for pensar assim, eu teria de pagar para os balas do fórum me responder?!? É isso?!?
To de boa, o fórum é escelente... E a função dele, é exatamente essa.....
Sou a favor de cobrir os gastos.... Que cada vez mais era baratear pelo crescimento.... E outra, podemos fazer propagandas de empresas especializadas nele...
Acho que isso basta....
Meu amigo me descvulpe, mas eu não concordo com vc.... Nada pessoal, mas não acho certo pagar pra responderem....
Abraço...
Pavani

billj
05/08/2004, 08:07
Pavani,

Não é uma questão de pagar para receber resposta. É simplesmente para pagar para que você recebe. O pessoal não tem problema nenhum em pagar R$ 10 por exemplar para uma revista de merda, mas coloca em pauta uma discussão sobre uns 20 paus por ano para uma coisa infinativamente melhor.

Desculpem, mas não consigo entender isso.......... :roll:

Quanto os tributos, fodam-se. Alguém acha que o Governo realmente vai se preocupar com isso?!? Outra..... E se a receita do fórum vier de anunciantes ao invés dos usuários?!? Qual diferença que faria isso do ponto de vista fiscal??

Como falei anteriormente, o pagamento deve ser opcional, proporcionando para os pagantes alguns benefícios a mais no uso do Fórum. Só isso. Muitos querem complicar......

Quanto os banners e pop-ups, novamente emprestando uma idéia do Pirate....... Eles trabalham com anunciantes em forma de banners e pop-ups. Mas tem um detalhe....... Os pagantes não recebem os pop-ups, só enchem o saco dos vagabundos......... :wink:

Pessoalmente acho muito melhor fazer a coisa certa, pagar para que recebo e ao mesmo tempo não ter que ficar clicando para fechar num monte de janelas pop-up.........

Abraços,

Mizael Filho
05/08/2004, 09:58
Olá a todos,

Acredito que o fato de cobrar pode até afastar alguns, mas muita gente ficaria, principalmente as que participam efetivamente. Acabei de conhecer o forum e pagaria para ter acesso a ele.

A questão é:

O porque dessa discussão toda se quem "precisaria" desse dinheiro (os mantededores - pelo que entendi é Gustavo) não se manifestou em hora alguma da necessidade disso? (pelo menos publicamente)

Eduardo Velo
05/08/2004, 10:09
A questão é: ...O porque dessa discussão toda se quem "precisaria" desse dinheiro (os mantededores - pelo que entendi é Gustavo) não se manifestou em hora alguma da necessidade disso? (pelo menos publicamente)

Mizael , foi o que eu coloquei no começo dessa discução , se o Gustavo necessitar da nossa ajuda com certeza a maioria vai participar ...

As próprias camisetas , bonés , adesivos , etc... já poderiam render algo pra custeio do site , compramos e ajudamos ...

A revista é que estou achando desnecessária , já estão bolando um meio melhor de consulta que acho muito mais útil ...

[]s...

Neutron
05/08/2004, 10:45
Fala pessoALL

Eu votei SIM...

Mas como foi muito bem dito aqui, estamos trocando experiências, conhecendo pessoas... E cativando outras pessoas que tem interesse pelo 4x4 e que nunca tiveram um contato antes, como eu!!!!!

Eu pagaria sem problemas. Acho muito válido todas as pessoas que encontrei aqui, todas as dicas que o Pavani, Leopoldo, Billj, Edu Velo, Marcel, Wallace e muitos outros deram aqui (como foi muito bem lembrado) e não cobraram nada!!!

Mas como o Nero falou, perde-se a identidade ao cobrar uma taxa da galera. Muitos se afastariam, os novos nem chegariam aos montes como é hoje... e eu nem poderia mais indicar o forum pra vários amigos meus!!

O fato é que concordo que o Gustavo leva tudo sozinho (ainda que o mesmo não tenha se pronunciado), e como o Sergio Rocha disse, deixar ele com toda a despesa é chato pacas... mas corremos o risco de cair nas implicações legais citadas pelo Eduardo Lang.

Assim, tenho uma sugestão que deve agradar gregros e troianos (eu acho...) mesmo que pareça meio injusta aos olhos de algum. O Gustavo podia criar uma poupança ou dar o número de uma conta, onde quem quisesse contribuir, fazia. Simples assim... o valor pode ser simbólico, acho que sei lá... umas L$ 5,00 de quem tá a fim... ou menos.

O espirito é fazer isso sem obrigação. Apenas no carater de ajudar mesmo... quem não quer ou não pode ajudar, pena!!! Quem pode (afinal, uns podem mais que os outros) ajuda... E o valor pode ser pequeno, ou grande, tanto faz!!!

O que eu realmente não concordo é deixar tudo pra uma pessoa só.

Tá ai a opinião de quem tá começando no 4x4 graças a vocês e ao forum...

[]´s

P.S.: Sergião, se eu tivesse um jipe eu te emprestava, até levava na sua casa... mas GELADEIRINHA COM BREJA??? Ahhhh, tá pedindo muito!!!

Mizael Filho
05/08/2004, 11:58
A idéia da revista poderia ser substituído por uma área de artigos na página.

A idéia de artigos é interessante. São só dessas pessoas que foram citadas, mas devem ter outras pessoas que tem o conhecimento em alguma área específica.

Realmente deve-sr ressaltar que essas pessoas citadas gostam de estar aqui e compartilhar seus conhecimentos.

Acho que o que poderia ser criado é um espaço para artigos, subdivididos em categorias (motor, suspensão...) e dentro dele teriam tópicos criados para cada artigo e, na continuidade das mensagens, comentários e dúvidas a respeito dos artigos.

Assim pessoas que tenham bons conhecimentos e vontade de divulga-los poderiam ir escrevendo os seus artigos.

Sergio Rocha
05/08/2004, 12:19
Aí Sërgio responde se quiser, discordo com isso....
Se for pensar assim, eu teria de pagar para os balas do fórum me responder?!? É isso?!?
To de boa, o fórum é escelente... E a função dele, é exatamente essa.....
Sou a favor de cobrir os gastos.... Que cada vez mais era baratear pelo crescimento.... E outra, podemos fazer propagandas de empresas especializadas nele...
Acho que isso basta....
Meu amigo me descvulpe, mas eu não concordo com vc.... Nada pessoal, mas não acho certo pagar pra responderem....
Abraço...
Pavani

Pavani
Lógico que vou te responder.

Vc não me entendeu.Não acho que tenha que se pagar pra obter respostas.Esse não é o espirito do forum.O que eu digo é que se não fosse o forum não teriamos a oportunidade de conhecer essas pessoas, nem de obter ajuda. Não acho justo o Gustavo,que nem conheço, bancar o custo do forum sozinho.por isso sou favorável a que se rateie o custo pelos participantes.Seria o minimo que se poderia fazer pra ajudar o Gustavo a manter o forum no ar.Se ele não tiver mais tempo livre pra se dedicar a manutenção do forum e precisar contratar uma pessoa pra isso vc acha que ele deve bancar sozinho ?É sobre esse tipo de situação que estou me referindo.

Cotrim
05/08/2004, 12:21
Pessoal,

Quando falo em publicidade, refiro-me à banners, que quem quiser olha, quem não quiser, não olha. Quanto a popups sou totalmente contra, pois enchem o saco. Até o UOL que possui popups disponibiliza um antipopup.

Vários comerciantes e prestadores de serviços conquistaram novos clientes aqui pelo fórum, caso do Donatti, Askby, do CJ Checkup, Dakar, etc. Será que esses empresários não estão dispostos a incrementar seus negócios patrocinando o shopping?

Já fiz muita propaganda da empresa em que trabalho, a Ituran, embora não saiba de ninguém que tenha adquirido o equipamento por que viu no fórum, muitos sei que ligaram para nosso SAC. Até acredito que consiga algum patrocínio, depende da gerência de marketing, faço a publicidade de graça, por que acredito no sistema e vejo várias outras pessoas fazerem suas propagandas aqui tb.

Se o Gustavo que é nosso gestor desejar, pode abrir os custos da anuidade para que todos possamos correr atrás de algo que possa manter o site. Quando falei com ele sobre esse assunto, ele disse que se entrasse algum, ele poderia contratar um programador para fazer as manutenções e os novos desenvolvimentos, já que é ele quem faz isso hoje, nas horas vagas.

Quando levantei essa bola no Ibira, ouvi de tudo, gente que toparia comprar um HD, ou ajudaria a programar, ou que achava que a idéia era boa, desde que o fórum pudesse manter sua liberdade de expressão.

Acho que toda essa conversa não é válida sem a opinião do Gustavo.

[]'s lutando pela venda de espaço publicitário

Birita
05/08/2004, 12:43
Pavani,

Não é uma questão de pagar para receber resposta. É simplesmente para pagar para que você recebe. O pessoal não tem problema nenhum em pagar R$ 10 por exemplar para uma revista de merda, mas coloca em pauta uma discussão sobre uns 20 paus por ano para uma coisa infinativamente melhor.

Desculpem, mas não consigo entender isso.......... :roll:

Quanto os tributos, fodam-se. Alguém acha que o Governo realmente vai se preocupar com isso?!? Outra..... E se a receita do fórum vier de anunciantes ao invés dos usuários?!? Qual diferença que faria isso do ponto de vista fiscal??

Como falei anteriormente, o pagamento deve ser opcional, proporcionando para os pagantes alguns benefícios a mais no uso do Fórum. Só isso. Muitos querem complicar......

Quanto os banners e pop-ups, novamente emprestando uma idéia do Pirate....... Eles trabalham com anunciantes em forma de banners e pop-ups. Mas tem um detalhe....... Os pagantes não recebem os pop-ups, só enchem o saco dos vagabundos......... :wink:

Pessoalmente acho muito melhor fazer a coisa certa, pagar para que recebo e ao mesmo tempo não ter que ficar clicando para fechar num monte de janelas pop-up.........

Abraços,

tipow, concordo, os pagantes devem ter benefícios, mas nao que todos são obrigados a pagar...R$20 por ano é muito né cara...

vlws

andretomasi
05/08/2004, 12:54
R$20 por ano é muito né cara...

Vejamos, R$ 20 reais por ano, divide por 365 dias, vamos considerar que usa o fórum 300 dias por ano, 20/300 = 6 centavos por dia de uso.. ainda é muito? Pra ter um lugar onde encontra tudo que precisa sobre 4x4? Eu acho é BARATO! Quanto custa uma assinatura de 4x4eporcaria? R$ 60 por ano?

[ ]´s

judison
05/08/2004, 13:13
Olá,

Acho legal a idéia de banners/popups p/ quem não paga e sem banners p/ quem paga, assim, pessoas q não conhecem o fórum podem vir a conhecer....

O google ads seria interessante, mesmos para quem pagar ou não, ou mesmo que o forum continue como esta, como ele traz anuncios baseados no conteudo da pagina, ao ler uma thread sobre faróis, vai ter anuncio de 2 ou 3 lojas q vendem faróis.... (nem sempre funciona, mas eh +/- assim)
além de gerar uma certa renda p/ o forum (não sei qnt a valores)

O importante é que, por exempo, o joão da silva, que está afim de comprar um 4x4 e conhecer um pouco das coisas, ache o 4x4brasil, e possa vir a conhecer mais do assunto antes de comprar sua viatura, dificilmente ele pagaria p/ ter acesso sendo q ele estaria apenas pensando em comprar um 4x4 e não conhece nada da area....

Ou mesmo pessoas que acham o site por acaso ou mesmo por indicação, não tem como sabe se vale os R$ 20 por ano.... nos sabemos que vale...

Veja, eu comprei um jeep, entrei pro jeep clube de minha cidade e nunca ninguém me falou do 4x4brasil... achei sem querer na net... e com certeza (do jeito q sou pão duro) eu não pagaria os R$ 20/ano sem saber q iria valer a pena como sei hj...

andretomasi
05/08/2004, 13:35
Judison, mas a gente não está falando em bloquear o fórum pra quem não paga.. iria continuar igual.. o que mudaria seria que quem pagasse teria algumas vantagens :wink:

[ ]´s

ronairy
05/08/2004, 13:40
Em time que está ganhando não se mexe, já dizia a minha avó.
Quem diz se o time esta ganhando ou perdendo é o Gustavo.

Birita
05/08/2004, 13:47
R$20 por ano é muito né cara...

Vejamos, R$ 20 reais por ano, divide por 365 dias, vamos considerar que usa o fórum 300 dias por ano, 20/300 = 6 centavos por dia de uso.. ainda é muito? Pra ter um lugar onde encontra tudo que precisa sobre 4x4? Eu acho é BARATO! Quanto custa uma assinatura de 4x4eporcaria? R$ 60 por ano?

[ ]´s

eu continuo achando caro...tipow frequento vários forúm´s todos eles são muito bons no assunto abordado, são todos free...

se fosse tipow 1 real por mes, 12 por ano, se +/- 50 participarem... 50x12=R$600...

600 PILA CARA!!!
-50 de hospedagem

550...

+/- 45 pila por mes...

+ o lucro obtido pela venda das camisetas e bonés

não vou descontar o preço dos adesivos, pois, adesivos=marketing=+ frequentadores=+ grana (no caso...)

vlws

Delfim
05/08/2004, 14:05
Fala galera,
não consegui votar, por isso quero registrar SIM para a anuidade.
Mas ainda não li a opinião do Gustavo a respeito.

Nos últimos dias, percebi uma coisa, o Fórum está muito dinâmico (o que é ótimo) mas me parece que algumas coisas estão saindo de controle.
Tópicos diferentes discutindo assuntos iguais, usuários trocando patadas sem chegar a uma conclusão, etc...

Para se corrigir isso, seria preciso uma dedicação em tempo integral dos Moderadores, então acho que com a anuidade, o Gustavo poderia contratar alguém para filtrar e organizar os tópicos.
O negócio está ficando muito grande e ele deve estar sobrecarregado.

Na boa, não sei se seriam 10 ou 20 reais por ano, mas para ter acesso a este monte de informação e diversão em tempo real, é dinheiro de pinga (como se diz na minha terra) :wink:

De qualquer maneira, fico no aguardo da posição do Administrador.

Dennis Figueiredo
05/08/2004, 14:35
eu continuo achando caro...tipow frequento vários forúm´s todos eles são muito bons no assunto abordado, são todos free...

se fosse tipow 1 real por mes, 12 por ano, se +/- 50 participarem... 50x12=R$600...

600 PILA CARA!!!
-50 de hospedagem

550...

+/- 45 pila por mes...

não vou descontar o preço dos adesivos, pois, adesivos=marketing=+ frequentadores=+ grana (no caso...)

vlws

Ae Birita me desculpa... mas nunca conheci ninguem mais pão duro doque tu. Menos de R$ 1,70 por mes tu acha caro? Pelo amor de Deus cara... isso é insignificante. E mesmo que o Gustavo alem de cobrir todas as despesas ele tenha lucro de 500 600 sei lá, e daí? ELE MERECE. E que lucro de camisetas e bonés??? Ele vende a preço de custo. Eu no lugar dele não faria nem a metade doque ele faz sem recerber alguma coisa em troca.

kmoretto
05/08/2004, 14:49
...

600 PILA CARA!!!
-50 de hospedagem

550...

+/- 45 pila por mes...

Minha resposta é SIM, até onde sei é ele quem hospeda e em uma máquina só para o Fórum, quem pagou pelo Servidor (Software/máquina/memória/espaço em disco)???? R$ 600 por ano não paga o upgrade de uma máqina decente.

andretomasi
05/08/2004, 15:37
O que me surpreende é que o NÃO continua ganhando na enquete, e aumentando.. e o pior é que nenhum dos pão-duros que votou NÃO, além do Birita :twisted: :D , assume o feito :roll:

[ ]´s

ronairy
05/08/2004, 15:52
Eu votei NÃO e firmo :twisted:

||
||
\/

Em time que está ganhando não se mexe, já dizia a minha avó.
Quem diz se o time esta ganhando ou perdendo é o Gustavo.

Birita
05/08/2004, 15:57
É isso aew gente, gostei de vê, ganhamo de lavada "deles"... :twisted: :D

Cotrim
05/08/2004, 16:10
O que me surpreende é que o NÃO continua ganhando na enquete, e aumentando.. e o pior é que nenhum dos pão-duros que votou NÃO, além do Birita :twisted: :D , assume o feito :roll:

[ ]´s

Keko,

Não sei se você notou, mas em meus comentários deixo claro que sou contra a pagar. Só pagaria se fosse a última opção, não me negaria, mas não gostaria.

Acho que temos vária opções a isso e, ao meu ver, a pessoa mais interessada nisso é o Gustavo, que não se pronunciou. Ele faz isso por paixão, assim como montou o Tornado e como algumas pessoas que conheço, como o Bill, o Leopoldo, o Nero, eu, você, e tantos outros que fazem do hobby uma forma de vida.

Acho que ninguém tem a obrigação de manter o fórum ou de responder a uma pergunta ou mesmo de ajudar um companheiro durante uma trilha. Todos fazem por que querem.

Durante o Ibira, quando o Bill levou o SPIDER, vi um monte de babaca indo lá discutir com ele sobre o funcionamento de amortecedores, querendo saber mais que ele. Não que ele seja o único cara do mundo que conheça o assunto, mas eram perguntas tão cretinas que até eu conseguia responder. E os caras saiam de lá putos, achando que o Bill era obrigado a concordar com suas idéias idiotas. E o Bill, ao contrário do normal no site, não perdeu a calma em nenhum momento. Isso é paixão pelo hobby.

Acho errado pagarmos se temos a opção de conseguir patrocínios e, mesmo assim, mantermos nossa independência de opiniões. Um patrocinador que fizesse um serviço "NASCO" poderia ser espinafrado no fórum e eles estariam cientes disso.

Estes são os motivos do meu NÃO. Não é um NÃO definitivo, apenas um NÃO enquanto não estudamos outras opções.

R$ 120 por ano não faria falta a nenhum dos participantes, mas poderia ser economizado se encontrasse empresas dispostas a bancar R$ 4.000 por mês. Se arranjássemos 10 empresas, seria R$ 400 para cada. Daria para pagar um programador, upgrade das máquinas, licenças de software, HD's, banda, etc.

Birita, enquanto você viaja nos R$ 600 anuais, informo que uma banda de 512K dedicada custa R$ 2000/mês, não sei qual o tamanho da banda que o Gustavo usa, mas não é barata não.

Acho que se tivermos que pagar, as propagandas, mesmo as disfarçadas de discução, terão que ser proibidas no site.

[]'s do "pão duro" que consegue utilizar a cabeça para algo além do chapéu.

andretomasi
05/08/2004, 17:05
Fábio,

Concordo contigo, também não pagaria se não fosse preciso.. mas a enquete era pra saber se pagaria se essa fosse a melhor opção, e não quer dizer que votando sim, automaticamente o fórum passará a ser cobrado.. até porque o Gustavo nem entrou na conversa ainda :D Se tivermos opção de conseguir patrocínio, melhor ainda, mas se precisarmos pagar, quantos aceitariam e quantos pulariam fora?

[]'s do "pão duro" que consegue utilizar a cabeça para algo além do chapéu

PS: São essas indiretas que iniciam essas dicussões bestas que rolam por aí :roll:

[ ]´s

Chacal do Pantanal
05/08/2004, 17:26
ALL´s

Penso que em primeiro lugar temos que ouvir a manifestação do Gustavo,
o valor se é 0, 1, 10, 20 ou 50 tem de ser definido em função dos custos que o fórum gera, estamos discutindo o sexo dos anjos sem ouvir o elemento principal e primordial, se por qualquer motivo o Gustavo não acha que deve ser cobrado ponto final, caso ele ache que deve ser, ótimo estipule-se o preço e saudações.

Esse negócio de achologia não vejo como proveitoso.

Particularmente, se for gratuito acho ótimo, mas se for cobrado também contribuirei para a manutenção do negócio.

Mas ai terão que ser criadas novas regras, pois acho que se o custo aumenta em função da utilização (muitos posts, sobrecarga de sistema e capacidade de armazenagem, etc), teriamos que ter normas de conduta pois tem muita abobrinha em mensagens e comentários do tipo

huahuahuah

falows

tbem acho,

Muita bobagem em fotos, tópicos sem nenhum valor a agregar a quem procura informação útil, etc, que só servem para sobrecarregar o sistema.

É o que EU acho

[]´s esperando a manifestação do Gustavo

Cotrim
05/08/2004, 17:35
[]'s do "pão duro" que consegue utilizar a cabeça para algo além do chapéu

PS: São essas indiretas que iniciam essas dicussões bestas que rolam por aí :roll:

[ ]´s

Keko,

Isso não foi uma indireta, foi uma DIRETA a todos os que querem resolver os problemas do mundo com suas idéias mirabolantes, mas não aceitam um NÃO CONCORDO como resposta.

Quando você falou :

O que me surpreende é que o NÃO continua ganhando na enquete, e aumentando.. e o pior é que nenhum dos pão-duros que votou NÃO, além do Birita , assume o feito

[ ]´s

me senti incompreendido, já que, como muitos sabem, assumo tudo o que falo e faço e não fico me escondendo em nenhuma aura de "educadinho". Sou grosso, tanto na silhueta quanto na divulgação de idéias.

Se você acha que pagar é legal, eu acho que não, eu já pago muita coisa. Se existe uma pessoa que quer prover um serviço, porque devo negar? Se uma empresa quiser contribuir, por que não aceitar?

Pagar, para mim, seria a última opção. Em vários países do mundo, inclusive no brasil, empresas patrocinam esse tipo de site, por que com o 4x4Brasil não seria viável.

Se disse que uso a cabeça para além de usar chapéu é porque quero desafiar vocês a pensar. Veja o máximo de possibilidades de resolução dos seus desafios, para só então tomar uma decisão.

[]'s

Sergio Rocha
05/08/2004, 20:14
Calma Pessoal

O objetivo desta enquete foi de apenas saber se for necessário dividir o custo do forum quantos topariam e quantos não topariam.
O Gustavo não se manifestou até agora.
O nosso amigo Gustavo já disse mais de uma vez, que não tem tempo pra se dedicar integralmente, nem tampouco tem interesse de fazer disto um meio de vida.
Estou vendo muita gente dizendo que seria melhor ter propaganda.
Quem vai correr atras de patrocinadores ? O Gustavo ?
Eu particularmente, prefiro pagar 20,00 reais por ano a ter em minha tela um monte de propagandas.A minha ideia era cadastro gratuito e limitado por um periodo e depois pagto trimestral,semestral ou anual. Assim permitiria que o visitante pudesse conhecer o forum e se filiar caso gostasse.
Poderia ter a opção de sem propaganda pra quem paga e com propaganda pra quem não paga.
Quando o forum dá pau, quem conserta ? Quem tem a obrigação de todo dia verificar se tá tudo em ordem ?Ou seja quem toma conta de tudo isso e ainda gasta $ pra manter ?
É justo ?

[],

Birita
05/08/2004, 21:02
Escória...

Tu acha que o Gustavo paga um servidor dedicado para este forúm? Na boa não fala besteira...

Eu não vou muito argumentar, basta você dar uma olhada nesses sites abaixo:

http://www.registrobr.org/
http://www.comdominio.com.br/bighost/

512k foi fodz...isso é plano de internet :lol:
http://www.hostmidia.com.br/members.php?page=dedicado&session_id=3SAJv5E7cgjUo497

eu admito que me equivoquei nos valores, mas você mais ainda...

vlws

Giovani
05/08/2004, 21:27
:D Salve Galera!!!

:D Sou à favor do pagamento de uma anuidade. Acompanho o fórum desde sua criação e sei tudo que nosso companheiro Gustavo já fez pelo fórum. Nada mais justo! :wink:
:D Concordo com a idéia do Bill, sobre os banners e pop-up. E 20 latas nem é dinheiro, façam o favor... :roll: Pra ver como não é, hoje vc não compra mais 20 latas com 20 reais.... :P :lol:
[]'s

andretomasi
05/08/2004, 21:36
Escória, não esquenta a cabeça tchê, se tu ler com atenção lá embaixo vai ver que falei que concordo contigo.. e EU não tive nenhuma idéia mirabolante, NEM pretendo resolver todos os problemas do mundo, não consigo nem resolver os meus :oops: :D ..

E se falei que CONCORDO com você, não vejo onde não aceitei um não concordo como resposta.

Birita, o Gustavo tem um servidor só pro fórum, isso aqui não é só um sitezinho que cabe em qualquer hospedagem de 50 Mb.. e olha o número de usuários que tem, uma hospedagem comum nem teria banda suficiente, ia começar a dar problema pra baixar arquivos, etc... o Gustavo é dono da Convex, provedor de internet, SIM, ele colocou uma máquina só pra manter o fórum :wink:
Convex (http://www.convex.com.br/index3.php)

O objetivo desta enquete foi de apenas saber se for necessário dividir o custo do forum quantos topariam e quantos não topariam.
Isso aí Sergião, exatamente o que eu disse antes.

E vamos acalmar os ânimos, senão passo vocês todos no facão! :twisted: :twisted: :twisted: :D :lol:

[ ]´s

Birita
05/08/2004, 22:53
se ele não fosse dono, tu acha que ele hospedaria com server dedicado?

com 100mb jah da para hospedar tranquilamento o forúm, com folgas...

pow cara na real então faz que nem o ronayri disse: "Em time que está ganhando não se mexe, já dizia a minha avó.
Quem diz se o time esta ganhando ou perdendo é o Gustavo."

dexa como ta, até o Gustavo se pronunciar/reclamar...

vlws

billj
06/08/2004, 08:00
dexa como ta, até o Gustavo se pronunciar/reclamar...

Ou que ele fique de saco cheio com os vagabundos que só querem levar vantagem...........

:roll:

Alessandro Henrique
06/08/2004, 08:27
Não vejo problema algum em contribuir se necessário.
Particularmente prefiro contribuir ao invés de ter várias propagandas saltando aos olhos. Acredito que com as propagandas(anunciantes), teríamos um pouco de poluição visual e até perda da indentidade do fórum, uma vez que novas regras deveriam ser criadas. Os anunciantes se achariam no direito de fazer algumas exigências, brigar por mais espaço, introduzir matérias tendenciosas e outras coisas, uma vez em que eles estariam pagando.
Realmente aguardo um pronunciamento do Gustavo com relação a isso tudo. Ninguém melhor do ele para falar sobre isto.
Tenho reparado que alguns colegas estão perdendo a paciência e se desgastando com discussões. Vamos manter a calma pessoal! A coisa parece estar saindo de controle. Reparem que nos últimos dias não se conversou muito à respeito das viaturas...

ojaneri
06/08/2004, 09:23
Se realmente o forum ta dando preju pro Gustavo, entao vamos cortar no máximo as despesas. Quais despesas? A dos adesivos gratis por exemplo. Quem pede o adesivo poderia pagar R$ 5,00 por cada um pra cobrir os custos...

Quais outros gastos temos? Moderados...eu acho que todos os que moderam fazem por paixão. Ou os moderadores acham ruim de moderar? Eles aproveitam enquanto navegam o forum (como todo o resto) e moderam também.

Agora se é realmente pra fazermos alguma coisa, a melhor ideia é do forum continuar gratuito em sua essência, onde quem pagasse teria algumas regalias. Por exemplo, um Sócio 4x4Brasil pagaria R$ 80,00 por ano, mas todo receberia uma camisa + bone e também teria direito a não ver banners/pop-ups no forum através de uma opção no perfil. O resto veria a publicidade e não receberia camisa/adesivo/bone. Ou seja, quem for pão duro (ou não poder pagar) vai continuar acessando o forum e tirando suas dúvidas (e dos outros) sem problemas, e quem quiser ajudar vai ter um Plus a mais.

Eu sei que a banda custa caro, mas felizmente o Gustavo tem um provedor, e acho que ele rateia o custo do forum com outros serviços. Licença de software é 0, pois a solução adotada Linux/BSD + phpbb2 é gratuita. Tem o custo do Gustavo em personalizar e corrigir/implementar no forum também, e o custo do hardware.

Mas a questão é, será que não estamos ofendendo o Gustavo com essa discussão tola? Ele nunca pediu $$ pra ninguem do forum, sempre ajudou todos nós, inclusive perdendo muitas horas de trabalho/sono/diversão pra corrigir pequenos problemas para os foristas e muitas vezes nem obrigado damos a ele. Uma melhor forma de ajudarmos seria acabarmos com as brigas e discussões tolas que temos no forum ultimamente e darmos menos trabalho pro Tio Gustavo. 8)

[]s com muitos erros de portugues pois to sem tempo pra revisar tudo que digitei. :oops:

NeRo
06/08/2004, 09:26
Eu só acho que devemos buscar uma solução menos convencional que simplesmente pagar, não por nós, nós aqui pagamos sem problemas, nos importamos com o fórum.

Tambem tem a ver com o espírito da coisa, até onde sei o PHPbb é gratuito e dentro desse espírito até onde pode ser cobrado? Meu inglês é bem ruinzinho mas não vi nada que impeça isso mas...

http://www.phpbb.com/support/license.php

O propósito do fórum até onde enxergo, é estabelecer uma comunidade.
Ajuda não é problema, pode-se estabelecer moderadores para cada tópico facilitando o trabalho, ninguém aqui vai ter preguiça de fazer isso.
Suporte do equipamento, uma vaquinha também não fará mal.

Agora, estabelecer uma política de cobrança, vai causar muitos problemas pelo simples fato de que dinheiro é uma merda, botou dinheiro no meio se estabelem direitos e deveres, da forma que está, temos o compromisso ético, resolvemos entre nós mesmos e tudo bem.

Com certeza ninguém vai pagar para ler minhas besteiras e ninguém vai pagar para levar tijolada :D

Também sou a favor de esperar o Gustavo
[]s

Luca
06/08/2004, 09:36
... Quem diz se o time esta ganhando ou perdendo é o Gustavo."
Concordo. Como já disse, sou a favor do pagamento. Mas tenho muito medo que o espírito do fórum se deteriore. Portanto, nada melhor do que o Luis Gustavo se manifestar. Eu não li nenhuma mensagem dele neste sentido.

Ou que ele fique de saco cheio com os vagabundos que só querem levar vantagem........... Há razões que vão muito a além da sua imaginação.

ronairy
06/08/2004, 09:48
Fatos:

Esse forum desmente quem diz que tudo que é de graça não presta. :lol:
O Gustavo montou por iniciativa propria e quebrou outros. :twisted:
O cara vive disso e sabe o que faz. Conhece o mercado, etc...
Nós temos que dizer o que ele tem que fazer ? :shock:

Cotrim
06/08/2004, 14:22
Escória...

Tu acha que o Gustavo paga um servidor dedicado para este forúm? Na boa não fala besteira...

Eu não vou muito argumentar, basta você dar uma olhada nesses sites abaixo:

http://www.registrobr.org/
http://www.comdominio.com.br/bighost/

512k foi fodz...isso é plano de internet :lol:
http://www.hostmidia.com.br/members.php?page=dedicado&session_id=3SAJv5E7cgjUo497

eu admito que me equivoquei nos valores, mas você mais ainda...

vlws

Birita,

Quanto ao link, antes de ficar falando m3rd@, faça uma pesquisa e ligue para Telefonica, Diveo, Intelig, embratel e pergunte sobre os custos de um link de 128 K. Não é ADSL(speedy, velox, brturbo), é link dedicado.

Quanto ao servidor, o Gustavo mantem um servidor dedicado ao fórum lá na Convex. Se quiser o endereço, veja no pé da página.

100 Mb? Como sou um cara legal, você receberá, inteiramente grátis, uma aulinha de matemática computacional:

Veja a quantidade de mensagens, calcule o tamanho médio de cada uma, em quantidade de caracteres, multiplique um pelo outro e você terá o tamanho mínimo do fórum, desconsiderando todas as fotos e relacionamentos entre as tabelas. Para um exemplo, só essa mensagem possui 1346 bytes. Considerando que seja a média 60000 x 1346 = 80760000 bytes = 80 Mb.

Antes de expor a sua enorme sabedoria, verifique de que estão falando.

sem []'s pra vc, só pro resto da galera

Sergio Rocha
06/08/2004, 18:36
É igual casa na praia.Todos os amigos querem que vc faça churrasco, vão comem, bebem, sujam tudo e vão embora.Na segunda feira te falam:E aí cara, legal o churrasco quando tiver outro to dentro.

Em time que tá ganhando não se mexe...(principalmente quando o campo, a bola,as camisas e etc são de graça.
Pelo visto todos só querem festa Caracu .Entram com a cara de pau e o Gustavo entra com o .....

Pelo amor de Deus, tão se preocupando se o Gustavo vai ganhar alguma coisa.Ninguem se preocupa quanto ele já gastou até hoje ?

E aí Birita, já que vc acha tão bartinho e normal, doa um servidor novo pro forum.

[], pra todos inclusive o Birita
:wink:

Beto Lacerda
06/08/2004, 20:36
Pelo visto todos só querem festa Caracu .Entram com a cara de pau e o Gustavo entra com o .....

... Custeio de tudo :wink:
[]'s concordando com o colega

Fabiano-SL
06/08/2004, 21:00
Olá Pessoal!

Li TODAS as respostas deste tópico... respeitando a opinião de TODOS:

Meu voto foi NÃO! Me justifico,

Li em algum tópico uma resposta do Gustavo...entre outras coisas ele disse que o fórum é o seu hobby, logo, É O PRAZER DO CARA!! se até agora ele não pediu NEHUM centavo, não entrou nesta seara, pq esta discussão???

Sou a FAVOR DE CONTRIBUIR para o forum através de compra de camisas, moleton, calças, capa de chuva, bonés, chaveiros, capa de estepe, adesivos, etc.. pelo preço de custo + lucro p/ o Gustavo, Mas sou TOTALMENTE contra IMPOSTOS (ANUIDADE).

Sou contra tb a Pop-up's, se colocarem isso aqui caio fora...

CONTRIBUIR SIM!! FORÚM FREE!!!

IMPOSIÇÃO (ANUIDADE) NÃO!! PAYPERVIEW, NEVER!!!

[]´s

Sergio Rocha
07/08/2004, 13:12
Falou Beto, obrigado por ter completado a frase.Eu não lembrava do resto :lol:

Birita
07/08/2004, 13:41

que infantilidade...

Escória...Na boa velho, continuas falando coisa errada...

Eu já tive um forúm com uns amigos, e sei que não é tão dificíl mante-lo assim...

vlws

[]´s, inclusive para o Escória...

monge
07/08/2004, 14:28
ultimamente o forum está muito sem conteúdo. :roll: :roll:
e pagar por uma coisa que não se tira o real proveito não rola. :roll:

The Water
08/08/2004, 01:10
pessoal.

Li todas as respostas antes de responder (até pq não tenho mto pra fazer aqui no trampo de madru). Achei a maioria das respostas váliadas, principalmente as q diziam q o Gustavo que deveria se manifestar.

Como disseram que o forum é o hobby do Gustavo, ele acabou se tornando o hobby de muitos. Agora, acompanhem a linha de pensamento: Temos em comum a paixão pelo 4x4. Ele é no nosso Hobby. Para podermos praticar esse hobby, precisamos comprar uma vtr (coisa q eu ainda não fiz), abastecer, dar manutenção, trocar peças, etc etc etc. Isso demanda dinheiro. Então, mesmo sendo um hobby, HÁ CUSTO.

Quanto ao valor desse custo, só o Gustavo, ou o responsável administrativo da empresa dele, pode nos dizer. Nunca trrabalhei com internet, então, não vou dar pitacos. Mas, se o custo que o forum 4x4brasil dá pra Convex (não para o Gustavo, mas sim pra empresa dele) é diluído entre os outros clientes, e o balanço da empresa está equalizado, não há a nescessidade de pagamento de anuidade por parte dos foristas. Alora, se o forúm está dando PREJUÍZO pra Convex, aí sim, o Gustavo tem que se pronunciar e, pq não, pedir auxílio. Se ainda não o fez, a razão fica subntendida.

Quanto ao meu voto, votei em sim. Apesar de estar cadastrado há poucos dias, já percebi o real valor que temos aqui, e essa fonte inesgotável de conhecimento e de troca de informações. Por conta disso, acho justo pagar uma quantia módica (uns R$20,00) por ano para ter acesso liberado ao forum. E fica aí uma idéia: para disponibilizar aos assinantes um kit camiseta+boné, o custo ficaria alto. Então, quem sabe um webmail @4x4brasil.com.br??? eu pagaria só pra ter esse e-mail.

E pessoal, vamos acalmar os animos.

abs para todos, principalmente com HiP-HiP-HURRA pro Gustavo, que nos disponibiliza essa ferramenta.

Cotrim
08/08/2004, 12:12

que infantilidade...

Escória...Na boa velho, continuas falando coisa errada...

Eu já tive um forúm com uns amigos, e sei que não é tão dificíl mante-lo assim...

vlws

[]´s, inclusive para o Escória...

Birita,

Infantilidade é achar que com 600 reais/ano você mantém isso aqui.

Aprenda a fazer contas

E tem mais, só abraço quem eu quero e não para fazer bonito para os outros.

Alexandre Vaz Ferreira
08/08/2004, 12:51
...quem sabe um webmail @4x4brasil.com.br??? eu pagaria só pra ter esse e-mail.

E pessoal, vamos acalmar os animos.

abs para todos, principalmente com HiP-HiP-HURRA pro Gustavo, que nos disponibiliza essa ferramenta.

Otima idéia Water

Mais um atrativo para os assinantes... :D

avf@4x4brasil.... é o meu :lol:

Aí pessoal.
EU acho que qualquer discussão de valores, por exemplo, só vai terminar em peleia. Só o Gustavo pode nos dar idéia dos custos reais e o bom desse tópico é que, SE for realmente do interesse DELE, ELE sabe que vai poder contar financeiramente com muitos :wink: .

Um abração

Théo_Augusto
08/08/2004, 17:55
Boa tarde à todos

Sugestão de MIRIM......

Considerando que:

Tem gente que vende, ou tenta vender, veículos por aqui (eu inclusive!);
Tem gente que monta grupos de consórcio por aqui;
Tem gente que anuncia peças pra vender neste forum;

Por que então não se cobra uma comissão sobre os negócios efetuados com a ajuda/anuncio deste Forum????

Desta forma apenas existiria uma remuneração sobre serviços ofertados (espaços comerciais) e não sobre o uso do mesmo.

Deste jeito continua respondendo quem quer, o que quer e do jeito que gosta - inclusive para dizer que nao quer responder.....

E o Gustazo ainda poderia ser "indenizado" pelo empenho e dedicação na manutenção do Forum. Obviamente isto foi dito sem ainda esperar pela resposta do próprio Gustavo!!!!!

De qualquer forma espero que os animos se acalmem..... E lembro que tenho um Jeep com motr de ranger para vender!!!! :D

Abraços
Théo
Fpolis

Bob
12/08/2004, 15:13
Pessoal, como gosto e opinião às vezes não se discute:

Forum: gratuito - forum é forum. Discussões, questões. É o proposito de um forum.

Criação de site: Artigos, materiais, etc... Só com associados e pagando. Isso sou a favor.

Abraço.

Luis Assis
17/10/2004, 15:10
Bom, demorei mas vou me pronunciar a respeito...

Comprei meu primeiro Jeep a 15 anos atrás, reformei ele, com os poucos e escassos recursos que haviam na época. Não se existia internet, e o único fornecedor de peças para jeep do mercado, pelo menos que eu conheci, era a JipeBras. Depois entrei no ritmo frenético de vestibular, etc e o bichão ficou parado por 10 ou mais anos na garagem de casa.

Um belo dia percebei, que a onda de JEEP tinha virado febre e se profissionalizado. Conheci a loja do Donatti, que por coincidência é na minha cidade, e tomei conta da evolução absurda que esse assunto teve nos últimos 10 anos.

Foi então, que resolvemos ( eu e meu irmão ), reformar outro jeep, usando desta vez, recursos, peças e informações que se tornaram abundante, o resultado final disso , é um monstrengo e amarelo que quase não cabe na minha garagem, que eu chamo carinhosamente de Tornado.

Comecei a busca por informações na Internet, e o que achei de melhor, foram algumas listas de e-mails no Yahoo Groups, com um bom conteúdo técnico, mas muito pobre de recurso.

Como conhecedor de tecnologia da Internet, resolvi então criar um fórum, de uso publico e gratuito, só que com mais recursos. Dediquei-me durante o carnaval inteiro de 2003 a essa causa e nascia então o 4x4 Brasil.

O que isso tudo tem a ver???

Primeiramente essa não é minha atividade profissional. Eu não montei o fórum com objetivos econômicos, e não possuo talento nenhum para administrar uma comunidade deste tamanho.

Segundo, que a coisa cresceu de mais.Tenho orgulho de onde o 4x4 Brasil chegou. Hoje temos muitos usuários, um conteúdo técnico que talvez seja o maior na língua portuguesa disponível na Internet. Infelizmente alem de orgulho isso também me trouxe alguns problemas. Como alguns devem saber, sou proprietário de um provedor Internet na cidade de Ribeirão Preto. Hoje o 4x4 Brasil, é de longe o site que mais consome infra-estrutura ( servidor, disco, banda ) dentre todos os nossos clientes, e a empresa nunca foi e nem é remunerada por isso. O site como um todo, a julgar pelo seu atual tamanho ( algumas dezenas de Gb ), e quantidade de visitas diárias, daqui a pouco precisará de uma infra maior do que eu possa oferecer, necessitando talvez de um servidor dedicado de maior capacidade e ser hospedado num DataCenter.

Tudo o que eu fiz e que tenho feito até hoje, pelo 4x4Brasil, eu não quero nada em troca. Entendam isso como uma contribuição de uma pessoa bem intencionada e entusiasta do assunto, para essa comunidade que gosta de lama.

Acho que o que cabe aqui, é a discussão dos novos rumos do 4x4 Brasil, e não se o Gustavo deve ou não ser remunerado pelo trabalho de desenvolvimento e manutenção do site.

Eu não tenho tempo, nem grana pra investir em recursos humanos e tecnológicos para a melhoria do site. Vejo muitas pessoas com idéias interessantes a serem implementadas, e que inclusive tornariam nossa vida muito mais fácil. Eu mesmo, tenho vários projetos que gostaria de colocar em pratica, mas que para isso eu precisaria de programadores, novos servidores, licenças de softwares e outras coisas que infelizmente custam dinheiro.

Ao que depender de mim, infelizmente, não vou ter como fazer muito mais do que o pouco que eu já tenho feito, que é manter o fórum no ar, e de vez em quando, quando me sobra algumas horas vagas, fazer uma melhoriazinha aqui outra ali. Se perceberem bem, eu mal tenho tido tempo de participar do fórum nos últimos tempos.

Caso consigamos ( notem que estou falando no plural, pois o site não é meu e sim de todos que participam dele ) uma forma de remuneração, essa verba seria aplicada na melhoria e expansão do site.

Faço uma analogia com um Jeep-Clube qualquer onde se sentem a necessidade de se construir uma sede própria. Nesse caso é necessário avaliar se será ou não construída a tal sede, e em caso positivo, como será a verba para a construção, que pode ser por pagamento de mensalidade dos sócios, trabalhos voluntários, festas para arrecadar fundos etc...

No meu ponto de vista, vale a pena sim investirmos algum recurso no crescimento do 4x4 Brasil. É notório o beneficio que todos os membros têm com sua existência, inclusive, os meus, que aprendi o pouco que sei, lendo as milhares de mensagens nele publicadas.

Em relação a forma de pagamento, acredito, que a mais fácil de ser implementada, e menos polemica, . pelo menos por hora, é a de venda de anúncios publicitários

Assim como eu trabalho na área de Internet, e dei minha contribuição construindo e hospedando o site até hoje, pessoas bem relacionadas com possíveis anunciantes, poderiam fazer sua cota de sacrifício a trazer alguns anunciantes para o site. Eu me comprometo a fazer com que a verba arrecadada seja revertida em melhorias para o mesmo. Vejo anunciante de peso, como montadoras multinacionais de carros e fabricantes de pneus investindo pesado em propaganda, gastando dinheiro as tubas com tanta mídia e evento de baixa expressividade, que duvido que eles não poderiam se interessar em estar anunciando no nosso site. Vejo até sites que não possuem nem metade de nosso número de visitas mensais, tendo patrocinadores de nomes, Poe que nós não conseguiríamos???

Acho que chegou o momento, de ou profissionalizarmos o negocio, e todos nós tirarmos um maior beneficio dele, ou então deixá-lo como esta e não ter grandes aspirações para o futuro do 4x4 Brasil.

Eu pessoalmente, nem preciso comentar, sou a favor da primeira opção!!!

[]'s
Gustavo

Sandro Tannuri
17/10/2004, 20:05
Gustavo,

O primeiro passo é estipular espaços e preços para que possamos oferecer aos interessados.

Abraços,

Ian Moreira
18/10/2004, 09:26
Parabéns Gustavo :D ! por essa magnífica iniciativa de criar este tão querido FÓRUM, vejo em suas palavras, não só uma pessoa humilde, mas uma pessoa com visão, ética e acima de tudo Companheira :!: isso sim a maior tradução da palavra "JIPEIRO".
O meu muito obrigado,

"VALEU GUSTAVO :!: "

Marcelo
18/10/2004, 10:08
Pessoal,

Apesar de não ter conseguido votar em tempo, meu voto é para que o site NÃO seja cobrado, mas SIM, tenha outras fontes de renda alternativas, como o uso de patrocínios ou de uma poupança-donativa. :D

Se algo é cobrado, muito usuários desavisados pode se sentir no direito de ter sua resposta respondida, ou, se algo aplicado respondido não for a contento, implicar com a cobrança, dizendo que não foi bem atendido.
Muitos usuários do fórum - principalmente aqueles mais antigos - sabem que não é de responsabilidade do fórum isso, mas com o crescimento, pessoas nesse sentido podem aparecer. :roll: E arrumar dor-de-cabeça para o Gustavo não é nosso intuito. :?

A exibição de anúncios é a melhor forma de arrecadação e não me importaria com os pop-ups (o que não precisa ser utilizado, necessariamente). :wink: Eu acesso o www.estadao.com.br todo o dia para ler as notícias, e sempre aparecem pop-ups, e sei que sem eles teria que comprar o jornal na banca para ler as matérias, ao invés de acessá-lo gratuitamente.

[s] anunciados,

Scacca
18/10/2004, 10:37
Tb não consegui votar, acho q não deve ser cobrado.
Embora eu pagaria com muito orgulho para acessar esse site, outras pessoas nao pagariam e acabariam saindo, assim como outras q pagam achariam no direito de cobrar uma resposta ou cobrar por aquele anuncio q postou e ninguem comprou o produto, coisas do genero.

Talvez seria uma soluçao a inserção de propagandas no site.

Poderiamos tb contar com a colaboração daqueles q gostam de ajudar, nada de compromisso, paga quem quer e o valor q quer.

Acho tb q todo usuário desse fórum deveria ter em sua viatura o adesivo do mesmo, tb não acho ruim q esse adesivo seja cobrado, uma vez q isso gera custos.

Como bons companheiros deveriamos colaborar para o não fechamento desse site.

[]'s

elcio
18/10/2004, 11:31
Gusta.

se o site crescer ao nivel de precisar ser hospedado num Data Center, ai nao tem jeito camarada, vc vai ter que correr atras da verba mesmo, pois isso custa caro pra kct.
vc poderia, por exemplo, abrir uma conta bancaria e disponibilizar aki pra quem quiser contribuir tipo 4x4esperança. :wink:

[]´s querendo contribuir.

Scacca
18/10/2004, 13:03
tipo 4x4esperança. :wink:

Boa!!! :lol:

[]'s

NeRo
18/10/2004, 13:15
Como eu disse desde o começo... opto pelo gratuito por convicção.
Mas não importa qual a solução empregada eu aceito com o maior prazer e orgulho de ajudar. Essa é minha casa, pombas! :D

Não tenho contatos para contribuir com possíveis anunciantes, vamos torcer para que seja suficiente. Caso seja necessário uma contribuição ou que se institua mensalidade eu tô dentro! :D

Planificar os custos do site pode ajudar... cobrança de lucros nos produtos à venda... Temos que pensar com muito carinho nisso tudo para que o Fórum não perca o "Espírito". :D

Claudio
20/10/2004, 07:59
Acho o assunto importante, e por isso repito o que já disse em
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4668&start=80

All,

Minha paixão pelo 4x4 é, pelo que já li neste e em outros tantos tópicos, muito parecida com a de todos. Também sou jipeiro "desde criancinha", também adoro fuçar o jipe, também adoro novidades mecânicas, também gosto de uma leitura técnica, também gosto de personalizar o jipe, também fuço a internet atrás de artigos relacionados ao 4x4...
Alguns amigos já haviam me falado sobre o fórum, mas só recentemente eu me cadastrei. E me viciei. Tornei-me um "forumhaolic"!
Sempre que surge algum assunto relacionado a carro (mesmo que não seja 4x4!) a primeira coisa que faço é clicar lá no pesquisa! (depois no Google!).
Logo veio-me a questão: "Quem banca? E se ninguém banca, por assim dizer, como melhorar/evoluir? Em que direção evoluir?"
Bueno... Lá fui eu pro pesquisa. O assunto já foi diversas vezes discutido...
O fato é que de certa forma até me incomoda dispor de tanta informação e não retribuir ou contribuir de alguma maneira. Mas isso aqui é um fórum. E dentro desse espírito, tento retribuir ajudando outros participantes com meus (poucos) conhecimentos.
Enfim, já temos aqui um banco de dados com informações de causar inveja aos invejosos e orgulho aos participantes e criadores!
Não PRECISAMOS de mais nada! Alguém já disse (acho que o Bill): é ligar a impressora e ser feliz!
Talvez falte apenas uma ferramenta de busca que, por exemplo, rearranje melhor os resultados das buscas, ou que permita (por opção) retornar mensagens no lugar de tópicos...
Mas DEVEMOS, ao meu ver pelo mesmo prazer que nos leva a sujar as mãos de graxa ou colocar um adesivo no jeep, desonerar o Gustavo do forum. Até prá que ele possa fazer (ou mandar/pagar fazer as melhorias/modificações que já vislumbrou.
Se tem gente que não vai pagar, ok! que estes se tornem usuários com menos privilégios! Não há problema ou discriminação nenhuma nisso! (alguém tb já sugeriu isso!). Se o pagamento vai ser feito de forma direta (em $) ou indireta (compre um boné e ganhe uma assinatura!), ou cooperativada (com banners, mas sem pop-us!) também não importa!
Acho que devemos ousar, mas que essa ousadia seja canalizada no sentido de: PRESERVAR o que temos, aumentar a EFICIÊNCIA do que temos, e melhorar a relação CUSTOxBENEFÍCIO do que temos. Igualzinho ao que já fazemos nos nossos jipes...
Resumindo, vamos todos colaborar. Vamos deixar esse negócio de um trabalhar pra muitos se divertirem pros Ginecologistas. Forum pago já.

[]s

NeRo
20/10/2004, 12:57
Pessoar... dei uma relida no tópico.

Basicamente foram sugeridas as seguintes opções.

:arrow: Mensalidade ou anuidade, com diferenças para pagantes e não-pagantes. (ex. pop-ups)
:arrow: Banners
:arrow: Contribuiçoes Donativas.
:arrow: Lojinha virtual, trabalhando com margem de lucro

Eu acho que doação seria a melhor opção para manter a independência do Fórum... Por não criar vínculo financeiro, mas seria bom algum forista advogado dar a opinião... A lojinha virtual é legal ter lucro com o que vende também...
É o que tenho observado em outros fóruns... o usuário se cadastra e usufrui livremente do fórum desde o início, e existe a possibilidade de doação... doa quem quer... doa quem pode...
Eu posso seguramente doar 10 paus por mês... quem não pode doa 10 por ano, tanto faz :roll:.
Quem tem compromisso com o Fórum acaba dando um jeito de ajudar não é?

regis
20/10/2004, 13:03
Gustavo,

Acredito também que o fórum tem que continuar crescendo, então vejo 2 ações a fazer:

1- Definir preços e condições para anúncios
2- Limitar, como no Pirate, o envio de anexos para apenas os usuários que doarem uma certa quantia por ano.

Usando o item 2, o fórum continua gratuito e aqueles que quiserem colocar anexos e ganharem uma "estrela" no nome deles, podem contribuir ....

Além disso dá pra fazer algumas promoções com empresas anunciantes e etc...

Abraços

EDU LIMA
20/10/2004, 17:44
O objetivo desta pesquisa é o saber a opinião dos participantes quanto ao pagamento de anuidade pelo uso do forum.

ACHO IMPORTANTE PENSARMOS NA CONTINUIDADE DO FÓRUM, POR ISSO É INTERESSANTE VOTARMOS SIM.

EU ACHO QUE DEVERIA SER PAGO!

AGORA SERIA LEGAR TER UMA IDÉIA DE QUAL SERÁ O VALOR!

ABRAÇOS.

EDU

Claudio
20/10/2004, 18:00
Acho que estamos chegando a um formato...

Gustavo,

Não seria o momento de começarmos a estimar custoXapuração? Ou seja, não poderíamos começar a fazer uma modelagem desse novo cenário?

[]s,

Erick Dantas
20/10/2004, 22:37
Sou a favor do pagamento também !!

[]´s

Luis Assis
31/10/2004, 03:34
O primeiro passo, eu ja tive que dar, que era recorrer a um suporte pago, para a manutenção tecnica do site, como os senhores devem ter vistoem anuncios publicados por mim mesmo nos ultimos dias... Fiz um contrato com o Rodrigo, que possui vasta expericiencia em fóruns em geral, para que nos de uma consultoria sobre o assunto...
O Valor acertado, por uma questão de ética, não vou divulgar aqui, e o contrato que eu fiz com ele, tambem o impede de divulgar... Ja adianto que não é nada caro, mas tambem não é um valor simbolico, pois o cara é um profissional....
De qualquer maneira, o onus que cai sobre minha pessoa na manutenção do fórum, agora começa a se tornar real a palpavel...
Vou fazer uma analise das idéias discutidas anteriormente, e ver se chego a alguma forma minima de remuneração, para que pelo menos, esse custo não seja somente meu...
Vou discutir inclusive com ele, sobre as idéias dadas, e volto a informa-los sobre o que pode ser feito de maneira simples, efetiva, e que não prejudique qualquer um dos participantes do fórum...
[]´s
Gustavo

billj
31/10/2004, 07:51
Excelente!!!

E que os vagabundos aprovetadores se f$dem........... Será até interessante ver quantos vão cair fora, assim conheceremos o real caráter das pessoas.........

Abraços,

Rafael_Reis
31/10/2004, 09:58
É nessas horas q acho a democracia uma merd@...
Sabe quando se chegará a um consenso sobre isso entre todos os participantes? NUNCA.

Na minha opinião, apesar do forum ter o ar de "ser de todos nós" quem puxa do bolso é o Gustavo. Sendo assim, se ele acha q para manter o forum crescendo ele deve se tornar pago, Q SEJA.

Caso contrario vamos passar a eternidade postando opinioes inflamadas e divagando sobre elas sem EFETIVEMENTE tomar providência alguma.

Acho q o conteúde do site deve estar disponível gratuitamente a todos, porem, para usuários pagos ter alguns beneficios (postagens, e-mail, topicos exclusivos, preços especiais em produtos do forum, etc...).
Nem vem ao caso o tamanho dos beneficios e se eles valem a pena ou nao. É uma questao de precisar ser desta forma para ser viável.

Me parece q o modelo usado pelo pirate 4x4 é uma ótima referencia.

Doela a quem doela!

Sergio Rocha
31/10/2004, 10:24
Finalmente este tópico vai ter uma utilidade efetiva em prol do forum.
Até aki só serviu pra ver quem é quem nessa comunidade.
Não tem como, o R$ do Gustavo não é capim, custa tb pra ganhar como o de todos nos.É logico que com o crescimento do forum se faz nescessário a contratação de profissionais para administra-lo.
Agora cabe ao Gustavo, que é o real dono do forum, bolar uma maneira de cobrir os custos.

[]'

Mauro B.
31/10/2004, 14:52
Oi pessoal !!! :D

O primeiro passo na minha opinião é a venda de espaços para anúncios. O primeiro! Acho que isso já dá uma boa aliviada. Vejam o exemplo deste forum nacional: http://www.fisiculturismo.com.br/forum2/

Depois, se for o caso, ganhar um pequeno lucro com a venda dos produtos 4x4brasil.

Sobre o pagamento de mensalidade ou anuidade eu acho até que não é errado, mas desde que seja a última opção. Tbm acho que esse pagamento não deveria ser imposto a todos, mas quem o fizesse teria vantagens especiais no forum, como por exemplo:

:arrow: possibilidade de ter seu Album Pessoal de Fotos (relacionado a jipes e offroad)
:arrow: possibilidade de criar um tópico no Frota 4x4 Brasil
:arrow: possibilidade de ter seu e-mail personalizado do 4x4brasil (nomedousuário@4x4brasil.com.br).
:arrow: desconto nos produtos 4x4brasil (mas não abaixando do preço de custo)

Estas são coisas intimamente de interesse do usuário em sí, não afetando os outros. Acho que o impedimento de mandar anexos nas mensagens não é uma boa, pois justamente muitos desses anexos são para ajudar o próximo, e sem eles o forum perderia...na minha opinião.

Outras vantagens poderiam ser adicionadas para quem pagasse o forum, de forma a tornar bem interessante e atrativo seu pagamento.

Bom, primeiro vamos ver o resultado dessa venda de espaços para anúncios que o Gustavo já começou a organizar. A única coisa que eu acho errada e injusta é o Gustavo arcar com todas as despezas.... :?

[]'s

Eduardo Velo
01/11/2004, 08:54
A idéia do Mauro é legal , colocar uma taxa pra quem quiser usufruir dos benefícios do Forum , quem entrar só para pesquisar não precisa pagar ...

[]s... aguardando a vaquinha pra bancar o forum ...

GPA-Airborne
01/11/2004, 09:10
Fórum pago ou não??

Bem, eu entendo que nada é de graça nesta vida, e portanto, não acho uma idéia tão absurda. Mas eu tenho uma sugestão.

Vocês conhecem o sistema do "PayPal" ? É um site que recebe $$$ e repassa para o admin daquela conta. Muitos softwares livres (aplicações linux, p2p e etc) são grátis, mas disponibilizam uma conta no Paypal para receberem doações.

Acho que o Gustavo poderia fazer a mesma coisa. Sem um valor fixo, ou frequência definida. Enfim, quem tiver disponibilidade, e quiser ajudar quem tanto nos ajuda, clica lá e coloca o quanto quiser.

Muitas vezes, R$ 1,00 já ajuda.

Essa pode ser uma maneira democrática e fácil de ajudar com o custeio de manutenção, hospedagem, e etc, mas eu não conheco a segurança e confiabilidade do sistema Paypal. Pode ser te tenha algum similar aqui no Brasil.

Enfim, alguém sabe como poderíamos criar um meio para essas doações chegarem até ele? Quais os impactos legais e tributários disso?

http://www.paypal.com/
http://www.siliconaction.com.br/transferpal/
http://www.str.com.br/paypal.htm

Rafael_Reis
01/11/2004, 21:33
Ai q tá... Ficar passando o chapéu não vai dar certo.
Acho q o valor deve ser IMPOSTO e reverter a quem paga alguns benefícios extras. Desse jeito q tu propoe so ajuda quem quer em pouco tempo estaremos como o mesmo problema novamente. Isso suponde q em algum momento as doações cubram o custo do fórum.

Essa de paypal nao vai funcionar... tem q ter a brigatoriedade de pagar, senão é so mais uma perda de tempo e estress desnecessario.

Cara, ninguem precisa de doação!! O q se precisa é cobrir os custor com RECEITA.... :roll:

Abração,

GPA-Airborne
02/11/2004, 12:22
O problema com a obrigatoriedade, é que muita gente vai correr.

A média de 5000 posts por mês, e 150 novos usuários, deve cair bastante.

Falei das doações, para evitar isso.

Mas por outro lado... talvez essa diminuição seja, digamos, "seleção natural".

Acho que separando os "usuários pagantes" dos "visitantes de graça" por meio de permições e facilidades (como álbuns, ferramenta de busca e etc) garante o acesso para todos e a receita para a manutenção.

NeRo
06/11/2004, 17:16
Rafael... essa opinião é meio contra a filosofia que tenho observado nos outros fóruns e por aqui mesmo...

Claro que vou esperar a opinião do MESTRE SUPREMO, mas é contra, inclusive, ao propósito para o qual o fórum foi criado...

Assim o fórum vai acabar virando um clube e não é isso que queremos...

Rafael_Reis
07/11/2004, 01:32
Faz assim, paga VC todas as despesas e ai ninguem mais se estressa com isso... :wink:

AH, falar é tão fácil... :?

Abração,

andretomasi
07/11/2004, 03:47
O problema com a obrigatoriedade, é que muita gente vai correr.

A média de 5000 posts por mês, e 150 novos usuários, deve cair bastante.

Se o problema é perder alguns visitantes, não vejo problema nenhum... afinal, dos 2500 usuários cadastrados no fórum, quantos realmente participam? 100? 200? Não sei se chega a 500, pois a maioria nem dá as caras, vem, dá uma olhadinha ou baixa alguma coisa só quando tá precisando, e nunca mais entra ou posta alguma coisa :roll:

IMHO...

[ ]´s

Rosí Elias
07/11/2004, 22:48
Sou pão duro, mas voto em SIM!!!

SIM, pra continuar!
SIM, para manter!
SIM, por que SIM e pronto.

:twisted: Quanto vai ser U$$$ ???????:twisted:

Cotrim
08/11/2004, 01:04
Sobre o pagamento de mensalidade ou anuidade eu acho até que não é errado, mas desde que seja a última opção. Tbm acho que esse pagamento não deveria ser imposto a todos, mas quem o fizesse teria vantagens especiais no forum

Maurão,

Concordo com quase tudo que você disse, mas acho que devíamos batalhar pelo patrocínio e a venda de produtos. Eu comprei 4 camisetas por R$16 cada uma e pagaria 30 em cada com facilidade.

O Regis e a turma do UBROC estão organizando o Trial aqui em Sampa e, sabe como vão pagar as contas??? PATROCÍNIO.

E que os vagabundos aprovetadores se f$dem........... Será até interessante ver quantos vão cair fora, assim conheceremos o real caráter das pessoas.........

Bill, não chamaria os que não concordam em pagar de "vagabundos e aproveitadores", pois cada um sabe do tamanho do seu bolso. Se começarmos a cobrar, o público não migraria à Jipenet?

Volto a sugerir que toda negociação envolvendo uma pessoa jurídica deva ser cobrada, inclusive os grupos de consórcios de guinchos, hi-lifts, pneus e etc. pois se fossem vender pelo mercado livre, pagariam um percentual.

Se a 3K, ASKBY, TT4 e outras empresas vivem realizando negócios pelo fórum, por que não podem pagar para anunciar?

Não temos como controlar o custo, logo, se alguma empresa fizesse um anúncio de um produto ou serviço, deveria parar uma taxa fixa e poderiam colocar banners em determinadas áreas do site, sem poluição.

O site Mercado 4x4 (http://www.mercado4x4.com.br) faz dinheiro com anúncios, por que nós não podemos fazer também?

Volto a expor minha opinião, ou seja, com um potencial mercadológico desses, por que precisamos pagar? Só deveríamos pagar se fôssemos a última esperança do Gustavo de manter o site.

[]'s a todos com um pedido simples: PENSEM

Claudio
08/11/2004, 08:43
Fábio,

É só uma questão semântica.
Afinal, quando você compra uma camiseta, olha um anúncio numa página, compra um livro ou comissiona um provedor por um negócio realizado, você não está compensando, indenizando, reembolsando, pagando o provedor pelo objeto, serviço ou negócio realizado?
Acho que o cerne do tópico está no fato de alguns quererem camisetas abaixo do preço de custo, páginas limpas sem quaisquer anúncios, informações aos borbotões e divulgar e realizar negócios num mercado já segmentado por ávidos em consumir 4x4, sem a justa e devida compensação! Sem se interessar em levar em conta que ter-se tudo isso custa. Custa dinheiro, dedicação, tempo...
Eu já disse antes que penso que o pagamento pode ser direto ou indireto.
Concordo totalmente com suas sugestões sobre pagamento indireto. E acho que todos que se manifestaram nesse tópico também concordam com você. Anúncios, comissões etc são oportunidades de negócios que podem e devem ser exploradas.
Mas se ainda assim não houver anunciante interessado em pagar para anunciar e vender ou pessoas dispostas a pagar um pouco mais por uma camiseta, boné ou adesivo, por exemplo, não há o que pensar: opto, francamente, pelo pagamento direto.
A seleção entre interessados e interesseiros será natural...

[]s,

Em tempo: estou achando interessante neste tópico dois aspectos. Primeiro (me perdoem se eu estiver enganado) que ainda não vi a manifestação de qualquer pessoa jurídica. E segundo que, como bem disse o Fábio, Mercado 4x4, Jipenet, Mercado Livre etc têm anúncios, e nunca ouvi ninguém reclamar.

Cotrim
08/11/2004, 10:10
Cláudio,

A idéia é essa, não quero o Gustavo, e nem outra pessoa, trabalhando para nós de graça. Apenas acho que existem várias outras opões de custear isso e, por que não, ter lucro de outras formas.

Acredito que, se tiver algum lucro, o Gustavo irá reinvestí-lo no fórum, e, mesmo que isso não aconteça, não acharia errado se ele conseguisse comprar um Tornado por ano. Só acho injusto pagarmos para ter benefícios que poderiam ser custeados por empresas e comerciantes.

[]'s

Afonso Carlos
08/11/2004, 17:39
Ok, li atentamente todo o tópico, e eu que reprezento a TT4 (Pessoa Jurídica) concordo plenamente em se cobrar algo de empresas como a minha, para utilizar tal espaço não vejo nada mais justo.
Desde que conheci este forum, fico encantado com sua riquesa a assuntos abordados, mas também acho que se forem onerados os usuários comumns talves o forum perca um pouco desta beleza.
E isso não é bom nem para pseudos anunciantes e nem para simples usuários.

Certo de atenção de todos Afonso Carlos.

Cotrim
08/11/2004, 17:46
Afonso Carlos,

Parabéns pela sua visão e inteligência.

Alguns comerciantes já visitaram o tópico, mas preferiram não dar opinião para não se comprometerem e, com isso, mostrarem quem são os verdadeiros "vagabundos aproveitadores" que o Bill cita.

Gustavo, acho que já temos o primeiro anunciante.

[]'s a todos

Afonso Carlos
08/11/2004, 18:00
OK, podem contar comigo.

Claudio
08/11/2004, 19:23
Afonso Carlos,

Devo dizer que sua postura é, além da de um negociante com clara e oportuna visão de futuro, a de uma pessoa que honra a assinatura de "Eterno Apaixonado por 4x4".
Reitero os parabéns e também agradeço.

Parabenizarei e agradecerei também pessoalmente, pois com a garantia de cerveja gelada e churrasco em Bauru, é bem possível que eu vá até aí assistir a prova. Se não houver prova, organizo uma caravana para conhecer a rampa e faz-se o churrasco de qualquer maneira! :D :D :D

[]s,

Afonso Carlos
08/11/2004, 22:06
Afonso Carlos,

Devo dizer que sua postura é, além da de um negociante com clara e oportuna visão de futuro, a de uma pessoa que honra a assinatura de "Eterno Apaixonado por 4x4".
Reitero os parabéns e também agradeço.

Parabenizarei e agradecerei também pessoalmente, pois com a garantia de cerveja gelada e churrasco em Bauru, é bem possível que eu vá até aí assistir a prova. Se não houver prova, organizo uma caravana para conhecer a rampa e faz-se o churrasco de qualquer maneira! :D :D :D

[]s,

Ok, Claudio e Escoria valeu pela força, mas quem deve agradecer sou eu, não posso deixar de dizer que antes de ser comerciante sou JIPEIRO e para nós (TT4) está palavra ainda tem muito peso, se é que VCs me entendem.

Quanto ao churras e a cerva podem contar com certeza, nós gostamos que as pessoas se sintam em casa, quando nos visitam, seja para eventos ou por qualquer outro motivo, pois é sempre assim que nós (TT4) somos recebidos em todos os eventos nos quais participamos.

Quando realizamos um evento, digo isso em nome do Jeep Clube de Bauru, nossa intenção é sempre de confortar ao máximo nossos convidados, independente de raça cor ou credo.
Espero que muitos venham a Bauru nos prestigiar, garanto que não se arrependeram, mesmo se não for para competir, venha pelo menos para assistir e desfrutar da festa.

Um grande Abraço Afonso Carlos.

NeRo
09/11/2004, 00:32
AH, falar é tão fácil... :?
Impor é mais fácil ainda :wink: Difícil é que as pessoas aceitem mais imposições a que já são submetidas...
E a possibilidade de queda de receita é fundamentalmente a mesma. Quem não tiver grana não vai pagar mesmo, vai preferir comprar leite.
E se VC pagar as contas... prometo não ficar estressado com isso :D
Abraços!

Luca
11/11/2004, 20:01
...que os vagabundos aprovetadores se f$dem... Será até interessante ver quantos vão cair fora, assim conheceremos o real caráter das pessoas... Senhores membros do conselho,
Esta pesquisa já tem 3 meses e 8 dias. De acordo com os dados atuais 56% são "vagabundos aproveitadores" :D . O saldo de 44% topa pagar. Poderia ser uma boa notícia, pois já há 2.600 participantes inscritos neste fórum, e 44% da população resultaria em 1.144 pagantes. Nada mal. Porém, apenas 65 companheiros participaram da pequisa. Ou seja, somente 28 colegas (eu entre eles) afirmam que pagarão, se forem cobrados.

De três, pelo menos uma: Ou deverá haver mais patrocinadores, além da TT4, ou o custo do site deverá ser reduzido, ou a mensalidade terá preço elevado. Penso que sem patrocinadores, somente com 28 pagantes, o fórum perderá muito em troca de informação. E, respondendo ao Bill, 2.572 "vagabundos aproveitadores", vão "cair fora".

Vai ficar monótono.
[]´s

Em campanha pelo fim dos erros de grafia nos títulos dos tópicos Nero, posso incluir o mote na minha assinatura?

Birita
11/11/2004, 20:44
Excelente!!!

Abraços,

Só podia ser americano...

andretomasi
11/11/2004, 21:19
Excelente!!!

Abraços,

Só podia ser americano...

Birita, fico com vergonha de admitir, mas teu comentário foi legitimamente brasileiro :roll:

[ ]´s

EduardoLang
12/11/2004, 08:47
Bilj,

Discordo de vc, pois não se mede caráter com dinheiro ! ! E SIM COM ATITUDES ! ! ! :shock: :P :P

SDS

billj
12/11/2004, 09:13
Bilj,

Discordo de vc, pois não se mede caráter com dinheiro ! ! E SIM COM ATITUDES ! ! ! :shock: :P :P

SDS

Então quer dizer que seria de bom caráter um sujeito ficar hora após hora utilizando um serviço qualquer sem pagar nada por ele?!?

Abraços sem entender,

Luca
12/11/2004, 09:35
PessoAll,
Algo que o Billj disse há 15 dias, ganhou uma saraivada de críticas. Não queria isso. Minha intenção foi citar a sentença dele apenas para ilustrar que somente 65 participantes estão "participando" desta discussão, até agora. Somente confirmaram a proposta de site pago, 28 participantes. Meu ponto de vista é que se os "vagabundos e aproveitadores" forem embora, vai ficar muito chato isto aqui. Precisaremos atrair os "vagabundos e aproveitadores". Vamos ter que chamar urubu de meu loro. Viva aos "vagabundos aproveitadores" :D .
[]´s

EduardoLang
12/11/2004, 10:09
Bilj,

Não estou falando que é correto fazer uso de informações de forma gratuíta, porém, moramos em um país democrata e podemos fazer o que quisermos.

Eu concordo com vc no que diz respeito a ter um custo para a manutenção de um site informativo, pois ninguém gosta de trabalhar gratuitamente.

Agora, toda peregunta efetuada só é respondida por quem quiser, ninguém fica obrigando as pessoas a responderem ! !

Note que eu não sou contra a cobrança para a manutenção do site, apenas não concordo com alguns termos e adjetivos utilizados ! ! Precisamos ser mais calmos nos termos que utilizamos ! !

Posso estar errado, e caso esteja o Lassis pode me corrigir: Este site foi criado com o intuito de AJUDAR E CRIAR UMA COMUNIDADE UNIDA e não com o intuito de RECEBER UMA QUANTIA EM DINHEIRO a troco de informações sobre o ramo, sejam elas de origem técnica ou não ! !

Pelo que eu entendi, a idéia da cobrança está mais voltada para a manutenção do site do que para a obtenção de informações ! !

Pense melhor em seus conceitos em relação às pessoas, pois hoje podemos estar por cima da carne seca, amanhã não sabemos, pois não nos pertence ! !

Essa é uma opinião minha, apesar de eu ter citados termos em “plural”. Não estou dizendo que ninguém neste fórum pensa desta forma ! ! !

OBS:

A parte de tudo o que foi discutido, o mais importante de tudo isso é o que o DONO/CRIADOR deste site pensa. De nada vai adiantar ficarmos falando uma p@%$&¨$da de coisas aqui se no final de tudo o Gustavo chegar e falar:

Galera, este saite vai fechar;

Galera, este site vai ter um custo de R$XXXX por mês independente de quem gostar ou não;

Este site continuará sendo gratuito;

Enfim, o que vai prevalecer é a opinião/decisão dele. Sei que podemos ajudar, mas em hipótese alguma podemos ficar colocando adjetivos às pessoas, por mais que não tenha sido colocado nomes ! ! !

sds

billj
12/11/2004, 10:15
Não tenho problema algum com as críticas. Os comentários do moleque não tem a mínima importância para mim, nem para a discussão. Já falei num outro tópico que só entro em dabate quando percebo que existe um mínimo de capacidade racional na outra ponta.......... :roll:

Ora, o ponto é dolorosamente simples.. Para o que você use, você deve dar algo em retorno. Este princípio se aplica em TUDO nesta vida, não apenas no fórum 4x4Brasil. Quem escolhe de agir diferente está vivendo aos custos de outros, ou seja sendo um vagabundo aproveitador..........

Alguém poderia me explicar aonde está furada esta lógica?!?!?.......... :wink:

Abraços,

EduardoLang
12/11/2004, 10:22
Billj,

Beleza ! !

Mas a sua lógica fica totalmente furada, pelo menos aqui no fórum, uma vez em que o intuito deste fórum não for o de arrecadar por conhecimento e sim de ajudar ao próximo. Mas isso teremos que esperar o Luis se pronunciar, aliás, pra mim este tópico tá mais pra sem valor do que pra outra coisa, pois como eu já disse, quem define as coisas por aqui é o Luis e não nós ! ! Mas todos temos o direito de expressão. aí. fica pra cada um ! !

sds

billj
12/11/2004, 10:25
Bilj,

Não estou falando que é correto fazer uso de informações de forma gratuíta, porém, moramos em um país democrata e podemos fazer o que quisermos.

Beleza, então podemos fazer o que quisermos?!? Sem se preocupar com os direitos e deveres?!? Sem respeitar os outros?!?

Sim, a participação no site é voluntário e no análisis final, a palavra que vale será do Gustavo. Mas K7, é tão difícil entender um conceito tão simples e universal?!? Que nada neste mundo vem de graça?!?

Abraços,

billj
12/11/2004, 10:36
Billj,

Beleza ! !

Mas a sua lógica fica totalmente furada, pelo menos aqui no fórum, uma vez em que o intuito deste fórum não for o de arrecadar por conhecimento e sim de ajudar ao próximo. Mas isso teremos que esperar o Luis se pronunciar, aliás, pra mim este tópico tá mais pra sem valor do que pra outra coisa, pois como eu já disse, quem define as coisas por aqui é o Luis e não nós ! ! Mas todos temos o direito de expressão. aí. fica pra cada um ! !

sds

E aí fomos fazer uma puta volta e voltar à estaca zero............ :roll:

Se a manutenção do site fosse gratuíto, a tua lógica seria perfeita. Mas não é............

Não falei nenhuma vez sequer que o pagamento deveria ser obrigatório. Deixam os vagabundos continuar vagabundando. A idéia era apenas de proporcionar para os pagantes alguns benefícios. O mais justo IMNSHO seria de arrumar patrocínio para o site na forma de pop-ups, bem do estilo das páginas .hpg. Só que os pagantes seriam insentos destes pop-ups, pois estariam pagando sua parcela dos custos de manutenção através de uma anualidade. Os que escolham em não pagar recebem os pop-ups, gerando receita para a manutenção do site..........

Abraços,

Claudio
12/11/2004, 10:43
Apenas para apaziguar um pouco o tópico, gostaria de enfatizar três aspectos.

Primeiro: o objetivo da discussão - salvo engano! - é o de se percerber a necessidade de implementar melhorias no fórum, desonerar o Gustavo e garantir a existência e funcionalidade do fórum. Acho que quanto a estes aspectos não restam dúvidas. Não só o Gustavo já se pronunciou a este respeito, como todos concordamos que os dois podem e devem ser atendidos, e que uma vez acolhidos resultarão num melhor serviço para todos os usuários.

Segundo, parece que também é idéia comum tentar-se, em primeiro lugar, a criação de oportunidades de negócios (propagandas, patrocínios etc) para que se atenda ao objetivo primeiro. É uma idéia que merece ser esmiuçada e formatada para que possamos saber da sua viabilidade.

E terceiro, diz respeito à nossa boa e velha língua portuguêsa. Se ao conversarmos ao vivo e em cores, utilizando todos os recursos audiovisuais que dispomos tais como gestos, tons de voz, caretas etc muitas vezes temos dificuldades em nos fazermos entender, imaginem só utilizando a palavra escrita! Imaginem cometendo os erros que todos nós vez por outra cometemos! Muitas vezes a mensagem que é postada aqui é sutil. Se a dificuldade para entendermos o recado escrito não for por ele estar nas entrelinhas, será por não haver concordância ou clareza na mensagem. Perdoemo-nos uns aos outros e vamos tentar ler e reler a mensagem e interpretá-la dentro do contexto do tópico.

Bom, por eu considerar, como disse antes, que a criação de oportunidades de negócio deve ser analisada, coloco a disposição (a mim e os meus 25 anos de de trabalho sendo mais de 15 em consultoria em reestruturação organizacional) do Gustavo para ajudá-lo na constituição desse modelo.

[]s,

Cotrim
12/11/2004, 18:13
Pessoal,

Se vocês não notaram, já existem patrocinadores no banner do fórum. O primeiro que vi foi o Donatti, que sempre está disposto a ajudar. O próximo deve ser o Afonso da TT4. Acho que para ajudar, deveríamos tentar direcionar nossas compras para esses comerciantes.

[]'s não sendo um "vagabundo aproveitador", pois contribuo de outra forma, usando o cérebro!

Luis Assis
12/11/2004, 18:47
Vamos deixar alguns pontos muito bem claros...

As informações trocadas aqui no fórum, são gratuitas, mas para que essa troca ocorra, existe por traz uma infra estrutura necessária, e que por sua vez possui um custo, e que precisa de alguma forma ser pago!!!

Fui até hoje o mantenedor fisico e economico do site, mas agora que a coisa ta crescendo, não tenho condição de mante-lo sozinho e com recursos próprios...

Consegui nosso primeiro patrocinador, o Donatti, como todos ja podem ter notado.

É mais um favor do que um patrocinio que ele esta fazendo, e não é o suficiente para cobrir os pequenos mas REAIS custos que o 4x4 Brasil possui hoje. Alem de um novo servidor, o 4x4 Brasil ganhou tambem um administrador profissional e que não esta fazendo nada por favor, ele esta sendo justamente remunerado, e se querem saber, tem muita novidade rodando em background, que em breve os senhores irão ficar satisfeitissismos de ver.

Concordo plenamente com a lógica do Bill, em que nada na vida vem de graça... Se voce tem alguma coisa de graça. ou alguem esta lhe fazendo um favor, uma doação, ou outro alguem esta sendo lesado.

A idéia de se oferecer assinaturas diferenciadas, em troco de anuidades simbolicas será implementada sim, e já esta sendo discutida. Essa contribuição pode ser simbolica pra quem participa, mas para quem mantem, acredite, faz uma baita diferença.Tenho recebido MPs de inúmeros participantes, me solicitando um número de conta, para que eles façam uma doação voluntária para a manuetnção do fórum, por que eles simplesmente acham que de alguma forma foram beneficiados com a sua existencia. Não aceitei nehuma delas. Entretanto não acho justo que pessoas com essa filosofia estejam em pé de igualdade com a aqueles que apenas participam, assim como tambem não acho justo, impedir que pessoas que não tenham condição financeira( dificil heim??!! ) ou simplesmente não queiram contribuir, não possam se beneficiar da vasta informação disponivel aqui...

O fato é, estou atacando nas duas frentes. Anunciantes e usuarios diferenciados. Quanto mais conseguirmos, melhor será pra nós, pois mais poderemos investir em recusros para o fórum.

O que eu preciso agora, é da ajuda para arrumar anunciantes a patrocinadores... O Site possui um publico super direcinado, todos aqui gastam boa parte de suas rendas com produtos off-road, temos nada mais nada menos do que 377.000 ( sim trezentos e setenta e sete mil ) banners views mensais, não é possivel que não consigamos ninguem afim de vir vender seus produtos aqui...

Bom, por eu considerar, como disse antes, que a criação de oportunidades de negócio deve ser analisada, coloco a disposição (a mim e os meus 25 anos de de trabalho sendo mais de 15 em consultoria em reestruturação organizacional) do Gustavo para ajudá-lo na constituição desse modelo.
[]s,

Claudio, precisamos de ajuda como a sua urgente!!! Sou bom com máquinas, mas péssimo em gerar negocios...

Mais uma vez conto com o apoio de quem estiver disposto a ajudar...

[]´s
Gustavo

Luis Assis
12/11/2004, 18:51
Acho que para ajudar, deveríamos tentar direcionar nossas compras para esses comerciantes.

Escoria,
Eu pelo menos, tenho como filosofia, ajudar sempre aqueles que nos ajudam. Acho portanto o seu conetário o mais pertinente possivel...
[]´s e obrigado pelo apoio
Gustavo

Ian Moreira
12/11/2004, 19:03
Pessoal,

Se vocês não notaram, já existem patrocinadores no banner do fórum. O primeiro que vi foi o Donatti, que sempre está disposto a ajudar. O próximo deve ser o Afonso da TT4. Acho que para ajudar, deveríamos tentar direcionar nossas compras para esses comerciantes.

[]'s não sendo um "vagabundo aproveitador", pois contribuo de outra forma, usando o cérebro!

Boa dica Escória :P ,
Vamos procurar centralizar as compras, em quem mantém o nosso mundo cibernético :!: quando reformei o Jeepão, comprei algumas coisas da DONNATI, e posso dizer que o atendimento é classe A, e me mandaram tudo conforme o combinado, parabéns pela iniciativa DONNATI, espero que como você, outras empresas venham aderir a essa tipo de propaganda.

[]' :D Entusiasmadus...

Cotrim
12/11/2004, 19:39
A idéia de se oferecer assinaturas diferenciadas, em troco de anuidades simbolicas será implementada sim, e já esta sendo discutida. Essa contribuição pode ser simbolica pra quem participa, mas para quem mantem, acredite, faz uma baita diferença.Tenho recebido MPs de inúmeros participantes, me solicitando um número de conta, para que eles façam uma doação voluntária para a manuetnção do fórum, por que eles simplesmente acham que de alguma forma foram beneficiados com a sua existencia. Não aceitei nehuma delas. Entretanto não acho justo que pessoas com essa filosofia estejam em pé de igualdade com a aqueles que apenas participam, assim como tambem não acho justo, impedir que pessoas que não tenham condição financeira( dificil heim??!! ) ou simplesmente não queiram contribuir, não possam se beneficiar da vasta informação disponivel aqui...

Gustavo,

Há quase um ano, pelo MSN, conversamos sobre a venda de publicidade. Sei que rolou uma conversa entre você e os moderadores e eles não toparam a venda de espaço. Ouvi de um que "Se o Gustavo precisar de um HD, a gente faz uma vaquinha, mas não quero o fórum VENDIDO.

Hoje a história é outra. O negócio está grande e caro.

Vender publicidade é legal e, ao contrário do que muitos pensam, não nos deixam "vendidos", pelo contrário, acho que teremos como colaborar com nossos anunciantes, fazendo críticas aos serviços e produtos prestados.

[]'s querendo o fórum grátis para todos, mas com os custos bancados pelos anunciantes.

Claudio
12/11/2004, 19:42
Claudio, precisamos de ajuda como a sua urgente!!! Sou bom com máquinas, mas péssimo em gerar negocios...

Mais uma vez conto com o apoio de quem estiver disposto a ajudar...

[]´s
Gustavo

Estou enviando a você um rápido resumo de como posso ajudar e meus telefones. Vamos começar a trabalhar!

[]s,

Luiz Claudio
12/11/2004, 19:43
Consegui nosso primeiro patrocinador, o Donatti, como todos ja podem ter notado.

Donatti, mais uma vez parabéns pela iniciativa!!!

A idéia de se oferecer assinaturas diferenciadas, em troco de anuidades simbolicas será implementada sim, e já esta sendo discutida.

Entretanto não acho justo que pessoas com essa filosofia estejam em pé de igualdade com a aqueles que apenas participam, assim como tambem não acho justo, impedir que pessoas que não tenham condição financeira( dificil heim??!! ) ou simplesmente não queiram contribuir, não possam se beneficiar da vasta informação disponivel aqui...

Estou de total acordo!!!

Esse é um meio de podermos contribuir com o fórum de forma efetiva e tenho certeza de que não pesará no bolso de ninguém...

[]'s...

Mauro B.
13/11/2004, 00:08
Maurão,

Concordo com quase tudo que você disse, mas acho que devíamos batalhar pelo patrocínio e a venda de produtos. (...)O Regis e a turma do UBROC estão organizando o Trial aqui em Sampa e, sabe como vão pagar as contas??? PATROCÍNIO.

Sim, foi exatamente o que eu disse...então tu concordas com tudo que eu disse! :lol: hehehe ! Mas é isso aí pessoal, tá tudo se encaminhando!!! Isso ae Gustavo! :P

[]'s achando que patrocínio, venda de anúncios, venda de banner e propaganda eh tudo a mesma coisa... :P

Obs: Sim! Vamos procurar tentar direcionar nossas comprar para os anunciantes!

NeRo
13/11/2004, 07:51
Fala pessoar!

Bom... li um monte de coisas que gostaria de concodar, ou retrucar... mas o Gustavo já resolveu as coisas.
Assim que a estrutura de contribuição dos foristas estiver implementada, contem comigo... posso contribuir agora mas pelo que li o Chefão não está topando isso... preferindo organizar a coisa primeiro...

Nero, posso incluir o mote na minha assinatura?
Deve, amigo! :D E pelas contas que você fez o fórum realmente ficaria muito chato, pois só ficariam quem já sabe o que é SPOA. :twisted:

Cotrim
13/11/2004, 19:41
Mas......

Oque é mesmo SPOA???

[]'s :D :D :D

Afonso Carlos
16/11/2004, 10:53
Ok, Gustavo como faço para anunciar no forum?

Cotrim
16/11/2004, 11:51
Aí, Gustavo, quando vamos ter o Banner do Afonso (TT4) no site?

Afonso, mais uma vez, parabéns pela iniciativa.

[]'s a todos

Sergio Rocha
16/11/2004, 12:24
Blz Afonso

Vamos prestigiar os anunciantes

[]'

Afonso Carlos
18/11/2004, 13:28
Ok, Pessoal entrei em contato com o Gustavo via fone, e já está acertado a divulgação do baner TT4 no forum, mas antes temos que criar nosso site, e vai ser a própria empresa do Gustavo que vai criar, manter e hospedar o mesmo.

Ps. É muito facil negociar com o Gustavo, excelente pessoa.

Um abraço a todos Afonso Carlos.

_portela
18/11/2004, 14:38
Gustavo,

Um pouco de DEMOCRATURA :lol:

Acho que um Mix de todas as opções aqui enumeradas seria uma situação ideal. Só ordenaria os acontecimentos deixando a cobrança dos usuários (pessoas físicas) para a última instância.

Você já deu todas as provas de "Madre Teresa de Calcutá" possíveis.

Se precisar de grana, cobre (este site é do Kralho, pago fácil para mantê-lo e incrementá-lo), se precisar de ajuda, peça (eu me disponho em ajudar no que puder).

Em tempo, parabéns por este presente que você deu a esses milhares de amigos que aqui estão todos os dias.

[]s

Nakagawa
18/11/2004, 20:31
Pessoal,
só cheguei no tópico hoje, mas li todas as postagens.
Gostaria de concordar com alguns colegas e discordar de outros, comentar algumas observações etc. Mas as coisas já foram encaminhadas pelo Gustavo :D
Entretanto, quero dizer que por trás das colocações feitas aqui neste tópico, incluindo até a questão de ser ou não "pão-duro", envolveram algo um pouco mais filosófico que talvez o NeRo tenha tocado lá no início:
o espírito de solidadriedade que permeia a vida do jipeiro e de todos nós que de uma forma ou de outra gostamos do mundo da lama.
Aí, não há por quê ser solidário se não houver quem peça ajuda. Não haverá necessidade de dar informação se não houver quem precise dela... Então, se as previsões do Luca sobre as pessoas que sobrarão no Fórum se confirmarem... (Luca, vc precisa me incluir na lista de quem vai ficar, ok?).
Por outro lado, e isso parece ser o nó, esse Fórum precisa se profissionalizar mesmo: o tamanho, a memória virtual e concreta, a quantidade de informações que vão se acumulando e que precisam ser descartadas/arquivadas/organizadas...
Há muita informação interessante para quem apenas entra no Fórum com o objetivo de buscar respostas.
Mas também há inúmeros (não tantos quantos são os inscritos) malucos de plantão para socorrer alguém com uma pergunta inédita ou não.
Qualquer coisa, sendo útil ou não, ocupa espaço e tempo e isso representa custo numa sociedade como a nossa. Se vamos viver vendendo/alugando/produzindo/comercializando esses espaços e tempos são outros quinhentos...
Assim, estou qui para contribuir com o que for preciso para manter esse espaço e tempo que, nas palavras do NeRo, são uma casa! É muito bom mesmo estar aqui no Fórum.
Gustavo, não sei exatamente como um professor pode ajudar nessa profissionalização do Fórum, mas estou à disposição. Se precisar de alguém com conhecimento em fotografia e para o trabalho de fotógrafo, também estou à disposição. :wink:
Abraços,
Nakagawa

Leandro
20/11/2004, 01:03
Grande Afonso... :D
Parabéns pela iniciativa... pra variar.. ta mandando bem pra caramba...
[ ]s orgulhosos de ter uma empresa como a TT4 na minha cidade.. e conhecer um cara como o Afonso :D

Afonso Carlos
20/11/2004, 09:28
Ok. Valewww Leandro, se tá meio sumido hein :!: Ta com medo de por a Rureba :D

Manda um abraço para o seu pai :D

Um abraço Afonso Carlos.

Marcio Vargas
20/11/2004, 10:19
Opa

Apenas hj li a discução sobre o forum pago, depois que entrei para o MSJ minhas visitas ao forum diminuiram um pouco, porem na epoca que eu tinha o porcão o forum foi de extrema importancia para mim, tanto para modificações, manuntençoes, tecnicas. Pretendo em breve voltar a ter jeep, e o foeum voltara a fazer parte do meu dia a dia.
Hj mesmo sem jeep pelo menos uma vez por semana entro aki para me manter atualizado, para contribuir com alguma explicação que esteja eo meu alcance... Afinal graças ao furum hj eu já me considero um mini expert em jeep's. Citando uma discução da jipenet " Um professor do 3 semestre " ehehe. Alem do mais me divirto muito com algumas discuçoes que rolam por aki. Principalmente quando o Bill, o Wallace, e algumas outras figuras estão envolvidas. ( O que é mesmo SPOA? )
Pago uma anuidade com o maior prazer. Que não concorda com isso ou é alguem que só passa para dar uma olhadinha, ou é alguem muito burro. O que são uns poucos reais por ano?
Um grande abraço a todos nós, usuarios que realmente aproveitamos e prestigiamos verdadeiramente este forum!!!

Leandro
20/11/2004, 23:49
Fala Afonso...
eheheheh... vc sabe como a gente é... e oq a gente costuma fazer na trilha... :twisted:
É q meu pai ta saindo bem pouco com a Rural e tb não libera ela pra mim... :?
Senão............... :roll:
[ ]s louco pra sair com Rural.. mas impossibilitado por força maior..

Cotrim
06/12/2004, 18:57
Gustavo,

Como vão os anunciantes? Só o Donatti e a TT4?

Vou dar uma sugestão, que acho que muitos concordarão:

Quando alguém oferecer profissionalmente artigos aqui, se não for anunciante, modere o tópico. Tem um pessoal que chama quem não quer pagar de um monte de %@$¨#$@ mas usa o fórum para ganhar dinheiro, então, por que não pagar pelo espaço comercial?

[]'s de saco cheio com a hipocrisia

Luca
06/12/2004, 21:44
Tem um pessoal que chama quem não quer pagar de um monte de %@$¨#$@ mas usa o fórum para ganhar dinheiro, então, por que não pagar pelo espaço comercial?
Idéia 10. Total concordância.
[]´s

Daniel RJ
07/12/2004, 10:46
Também concordo. Acho que o usuario do fórum que vende qualquer coisa deveria pagar para se manter no fórum. Até porque vi outros entrarem no fórum para oferecer serviços sendo queimados.

[]'s a todos.

Cotrim
07/12/2004, 15:42
Gustavo e Rodrigo

Acho que devem ser moderados, inclusive, assinaturas do tipo "Peças para jipe, fale comigo", pois fica caracterizado propaganda de comércio, diferente do cara que tem um jogo de pneus e quer se desfazer dele.

Na área de classificados, também existem muitos comerciantes, inclusive promovendo grupos de consórcio.

[]'s

Afonso Carlos
07/12/2004, 15:45
Gustavo,

Como vão os anunciantes? Só o Donatti e a TT4?

Vou dar uma sugestão, que acho que muitos concordarão:

Quando alguém oferecer profissionalmente artigos aqui, se não for anunciante, modere o tópico. Tem um pessoal que chama quem não quer pagar de um monte de %@$¨#$@ mas usa o fórum para ganhar dinheiro, então, por que não pagar pelo espaço comercial?

[]'s de saco cheio com a hipocrisia

Ok, concordo com Vc, mas o Banner da TT4 vai demorar alguns dias ainda, o Gustavo vai desenvolver nosso site e assim que ele estiver no ar o Banner podera entrar em funcionamento.

Um abraço Afonso Carlos.

Cotrim
07/12/2004, 15:48
Afonso,

Enquanto isso, poderia colocar uns banners com o telefone e algumas ofertas.

[]'s

p.peleje
07/12/2004, 18:01
Acho que quem deve pagar são as pessoas que fazem comércio por aqui.
Caso contrário vou começar a vender meus serviços tb.
Eu ñ quero estar sustentando fulaninhos que usam o Fórum pra comércio.
Concordo em pagar se essas pessoas que fazem comércio pagarem muito mais que eu, ou pagarem para tal finalidade.
Concordo que o Gustavo deveria começar a ter retorno do Fórum, porém de um modo mais estudado e quem tem que resolver isso é ele.

[]s

Peleje

Afonso Carlos
08/12/2004, 09:41
Afonso,

Enquanto isso, poderia colocar uns banners com o telefone e algumas ofertas.

[]'s

Já pensei nisso mas por recomendação dp próprio Gustavo vou esperar o site.

Um abraço Afonso Carlos.

Marcio
09/03/2005, 12:17
Acho que quem deve pagar são as pessoas que fazem comércio por aqui.
Caso contrário vou começar a vender meus serviços tb.
Eu ñ quero estar sustentando fulaninhos que usam o Fórum pra comércio.
Concordo em pagar se essas pessoas que fazem comércio pagarem muito mais que eu, ou pagarem para tal finalidade.
Concordo que o Gustavo deveria começar a ter retorno do Fórum, porém de um modo mais estudado e quem tem que resolver isso é ele.

[]s

Peleje

Acho que tá na hora de ressussitar este assunto... :?

A[]s
Márcio

leovalle
09/03/2005, 12:36
Sou a favor da cobrança, pra quem ganha dinheiro vendendo produtos comercialmente, também. Agora usuário e cara que tá vendendo pra se desfazer, seu carro, um eixo, etc, de graça.

[]'s

billj
09/03/2005, 12:46
x2

FrommarS
09/03/2005, 13:07
pra quem ganha dinheiro vendendo produtos comercialmente

Isto eu considero evidente... só não sei pq ainda não pegou... afinal de contas o fórum tráz lucro a muita gente....

Qto a idéia de um acesso limitado aos usuários que não pagam (sem albúm, correio, ou ñ poder abrir tópicos de discussão... sei lá)... acho que se refletir em economia para o fórum ... concordo!... Só é necessário que seja uma cobrança justa que objetive somente contribuir para cobertura dos custos...

O lucro que o fórum deve dar aos criadores... deveria ser subsidiado por aqueles que fazem do fórum um espaço de e-commerce... e lucram com ele.

hasta luego

Wallace
09/03/2005, 13:30
Não esqueçam do seguinte.
A oferta de produtos e serviços é benefica aos participantes já que podem conhecer mais produtos e ter mais ofertas ou mesmo podem ganhar alguma promoção ou disputa de quem vende.
Então o lucro muitas vezes é de quem compra também, quando consegue comprar melhor.

ramiro_eli
09/03/2005, 15:00
A oferta de produtos e serviços é benefica aos participantes já que podem conhecer mais produtos e ter mais ofertas ou mesmo podem ganhar alguma promoção ou disputa de quem vende.
Então o lucro muitas vezes é de quem compra também, quando consegue comprar melhor.

Isto vai acontecer de qualquer forma, estejam os anunciantes pagando ou não.

Manter um fórum como este tem um custo, e quanto maior o fórum, maior o custo e a nescesidade de investimentos. Este dinheiro tem que sair de algum lugar. Atualmente sai do bolso do Gustavo, o que na minha opinião, não é justo. Por outro lado, se começarem a cobrar uma mensalidade ou anuidade dos participantes, haverá uma sensível queda no número de participantes antigos e principalmete dos novos, ou seja todos perdem.
IMHO, relações comerciais de compra e venda entre empresa e pessoa física devem ocorrer em tópicos que sejam pagos. Ou empresas que queiram participar do fórum, obrigatóriamente devem ser anunciantes nos banners.

Henrique Josino
09/03/2005, 15:21
Eu sou a favor do forum pago se o valor estiver dentro do meu orçamento não vejo problema nenhum em pagar uma anuidade, afinal é um serviço q ultilizo diariamente..... :roll:

[]'s

Afonso Carlos
09/03/2005, 15:41
OK, sou totalmente contra a cobrança de taxas a usuarios comuns, quem tem que colaborar financeiramente, são os que usam o forum para comercio e afins; E diga-se de passagem, tem gente aqui que usa o forum á muito tempo !

Um abraço Afonso Carlos.

Cotrim
09/03/2005, 15:58
Sou a favor da cobrança, pra quem ganha dinheiro vendendo produtos comercialmente, também. Agora usuário e cara que tá vendendo pra se desfazer, seu carro, um eixo, etc, de graça.

[]'s

Leo,

Concordo com as duas coisas:
:arrow: A sua proposta
:arrow: A sua assinatura (pena que é longe)

[]'s

Cotrim
09/03/2005, 15:59
OK, sou totalmente contra a cobrança de taxas a usuarios comuns, quem tem que colaborar financeiramente, são os que usam o forum para comercio e afins; E diga-se de passagem, tem gente aqui que usa o forum á muito tempo !

Um abraço Afonso Carlos.

Perfeito, Afonso.

Você é um dos únicos comerciantes do fórum que tem consciência disso.

[]'s

Cotrim
09/03/2005, 16:06

Wallace,

Desculpe-me, mas discordo totalmente da forma que você expôs isso, pois analisando por este prisma, nós, os consumidores, deveríamos agradecer a vocês, os comerciantes, por nos aceitarem como clientes.

A oferta de produtos é benéfica a todos, mas, quem sempre lucra, é o comerciante, o cliente apenas aproveita as oportunidades.

[]'s

Luis Assis
09/03/2005, 16:52

[]'s

Concordo com o Leo, acho justo aqueles que usam o fórum comercialmente, para a obtenção de lucros, pagarem pelo acesso, ou contribuírem com a manutenção do mesmo. Mas fazer isso de forma compulsória no momento não esta em meus planos...

No entanto, admiro muito, aqueles de por livre iniciativa, vendo que de alguma forma a continuidade e até mesmo o crescimento do 4x4Brasil, poderia de alguma forma contribuir para seus negócios, se propuseram a tornarem-se patrocinadores do fórum. Pena que foram poucos, e por que não citá-los: Donatti da Donatti4x4 e Afonso da TT4.

[]´s
Gustavo

leovalle
09/03/2005, 17:01
Leo,
Concordo com as duas coisas:
:arrow: A sua proposta
:arrow: A sua assinatura (pena que é longe)
[]'s

Longe, Escoria? Isso não existe mais. Mande um e-mail aos cuidados do André (do JPW Trem que Pula) ele é o dono lá. A entrega é feita diretamente aonde vc pedir. Não tem custo extra por isso. Se achar melhor dá uma ligada pra ele, no mínimo vc ganha um esporro dele de graça. :lol: :lol: :lol:

Enquanto puder formar grupos pra vender mais barato que qualquer um, os produtos que tenho contatos, farei por dois motivos; por não viver disso e por que minha participação aqui é voltada para o crescimento do nosso hobby

Queria deixar claro que em IMHO quem tem que seduzir o cliente é o vendedor. Se isso trouxer custo a ele, tem que ser medido se vale a pena.

Quem não tem competência não se estabelece.

[]'s

DougBRSP
09/03/2005, 17:17
Meus 2¢, um pouco fora do contexto mas...

Vcs já perceberam que a 4x4ePorcaria já criou um fórum nos mesmos moldes que este, vcs acham que foi o depto de novos mercados e marketing deles que bolou isso do nada? Ou que viram que o 4x4Brasil tava "bombando" e resolveram criar o deles, pra que? Explorar comercialmente, o fórum deles tá pequeno por enquanto, mas auxiliado por uma revista de circulação nacional, logo tá lotado de gente lá, claro que o nível técnico encontrado aqui é melhor, pois as pessoas que compram a revista geralmente são aspirantes a jipeiros e donos de eco-coisas em maioria.

Tudo bem, quem tem a ganhar é a comunidade jipistica com mais um fórum, mas se continuar as badernas aqui (me refiro a brigas em tópicos que não tem nada haver, se tem desavenças resolva por MP ou marque data e hora lá no ibira, mas não esquece de avisar pra que possamos fazer o bolão de apostas :twisted: ) logo os bons nomes daqui migram pra outro, e claro a 4x4eCia deve tá torcendo pra que aqui se torne pago, mas também é sacanagem pedir ao Gustavo arcar com todas as despesas sozinho, então acredito que a exploração comercial do fórum, nem que seja apenas para cobrir custos, quer seja usando banners ou anuncios pagos seja a melhor saida IMHO, só pelo amor-de-Deus não vai por popup pra tudo qto é lado pq isso já matou o fórum do JCB! :wink:

Espero que todos tenham entendido o que quis dizer, não queiro iniciar uma briga de "o meu é maior que o seu" :lol:

Abraços

billj
09/03/2005, 17:30
Já falei e falo novamente..........

Tudo mundo que use este fórum para ganho pessoal ou profissional deveria pagar por isso. Ninguém reclama em pagar para uma revista quando a matéria interessa. Aqui, você tem algo infinativamente melhor que qualquer revista, muito mais útil e agradável. Mas existe uma resistência para pagar. Não entendo isso, sinceramente.......

Eu pago U$ 20 por ano para Pirate. Considero os melhores R$ 50 que gasto em coisas 4x4. Eu lucro pessoalmente muitas vezes mais que isso, só nas dicas e informações que pego de lá. O meu sistema full-hydro e a minha suspensão foram projetado por mim, mas sem o auxílio dessas informações, teria gasto muito mais em tempo e em grana.

Duvido muito que cada pessoa que acessa este fórum não tenha ganho alguma coisa aqui que foi beneficial financeiramente. 20 reais é NADA gente, se pensar no que recebemos em retorno.......

Agora, com isso não estou dizendo em obrigar o pagamento. O mais justo no meu ver é de proporcionar alguns benefícios para os pagantes que os demais não tem. Já foram listados alguns exemplos disso neste mesmo tópico....

Abraços,

nerinei
09/03/2005, 17:35
No entanto, admiro muito, aqueles de por livre iniciativa, vendo que de alguma forma a continuidade e até mesmo o crescimento do 4x4Brasil, poderia de alguma forma contribuir para seus negócios, se propuseram a tornarem-se patrocinadores do fórum. Pena que foram poucos, e por que não citá-los: Donatti da Donatti4x4 e Afonso da TT4.

[]´s
Gustavo

Gustavo,
embora eu entenda seu posicionamento, acho injusto o Donatti e o Afonso pagarem enquanto outros tem o mesmo benefício gratuitamente....participo de outros foruns (sou motociclista), e alguns desses foruns são mantidos por anunciantes, que em geral tbm participão do forum e fazem livremente sua propaganda durante as discussões....quem não paga, não pode anunciar...acho esse esquema justo....
dificilmente o fórum vai ser custeado somente desta maneira......então a segunda forma de arrecadação deve vir do usuário, eu acho que o valor não será alto, já que o número de usuários é grande....

e como já foi dito, com certeza vou prestigiar a donatti e a tt4, sempre que puder....por outro lado quem se utiliza do forum pra fazer propaganda e não colabora com a manutenção, não vai ver um centavo do meu suado salário...enquanto não era necessário, ok fazer propaganda gratuita, mas agora que já foi dito que os custo estão altos e precisão ser cobertos....não vejo desculpas pra não colaborar...
Abraços

jeferson
09/03/2005, 17:39
eu sou a favor de Forum pago...

Afonso Carlos
09/03/2005, 17:39
Ok, Bill concordo com cobrança mas, para pessoa juridica que utiliza este meio para comercio :D

Não acho que devemos onerar o usuario, sob o risco do forum deixar de crescer :(

Um grande abraço Afonso Carlos.

Luis Assis
09/03/2005, 17:55
Já falei e falo novamente..........

Duvido muito que cada pessoa que acessa este fórum não tenha ganho alguma coisa aqui que foi beneficial financeiramente. 20 reais é NADA gente, se pensar no que recebemos em retorno.......

Agora, com isso não estou dizendo em obrigar o pagamento. O mais justo no meu ver é de proporcionar alguns benefícios para os pagantes que os demais não tem. Já foram listados alguns exemplos disso neste mesmo tópico....

Abraços,

Sem duvida Bill, acho que voce esta certissimo quanto a sua opinião, tanto que a receita funciona perfeitamente bem no Pirate. Isso ainda vai ser implantado, dai quem quiser não pagar, faz menos, quem quiser migrar pra outro fórum, tb sinta-se a vontade....

Essas mudanças tecnicas ja estão sendo estudadas, e pretendo implementa-las em breve... Inclusive o valor vai ser algo parecido com isso, 50.00 por ano, 4,16 por mes, 2 latas de cerveja....

[]´s
Gustavo

Luis Assis
09/03/2005, 18:01
Gustavo,
embora eu entenda seu posicionamento, acho injusto o Donatti e o Afonso pagarem enquanto outros tem o mesmo benefício gratuitamente....participo de outros foruns (sou motociclista), e alguns desses foruns são mantidos por anunciantes, que em geral tbm participão do forum e fazem livremente sua propaganda durante as discussões....quem não paga, não pode anunciar...acho esse esquema justo....
dificilmente o fórum vai ser custeado somente desta maneira......então a segunda forma de arrecadação deve vir do usuário, eu acho que o valor não será alto, já que o número de usuários é grande....

e como já foi dito, com certeza vou prestigiar a donatti e a tt4, sempre que puder....por outro lado quem se utiliza do forum pra fazer propaganda e não colabora com a manutenção, não vai ver um centavo do meu suado salário...enquanto não era necessário, ok fazer propaganda gratuita, mas agora que já foi dito que os custo estão altos e precisão ser cobertos....não vejo desculpas pra não colaborar...
Abraços

Nerinei,
Agradeço seu apoio, tanto ao fórum, quanto aos patrocinadores... Esses sim acreditão e contribuem para o crescimento do fórum...
[]´s
Gustavo

Luis Assis
09/03/2005, 18:10
Não acho que devemos onerar o usuario, sob o risco do forum deixar de crescer :(

Afonso,
Ve bem existe uma diferença grande de voce cobrar de todos, e cobrar para que alguns tenham vantagens sobre outros... Exemplo, quem pagar, vai ter maior número de anexo, pode ter mais fotos no album, e-mail do 4x4Brasil.com.br etc....
[]´s
Gustavo

Afonso Carlos
09/03/2005, 19:52
OK, Desta forma Gustavo concordo com VC em, Genero Numero e Graul. Mas e o Comercio no forum continuaria Free ?

Um abraço Afonso Carlos.

Sergio Rocha
09/03/2005, 20:46
Prezados Amigos
Quando abri este tópico,em Agosto do ano passado, tinha como objetivo q o forum tivesse uma longa vida.Só quem não tem um minimo de visão, que pode imaginar que o forum crescendo como vem acontecendo, e com os custos cada vez mais altos, poderia continuar a existir sem ninguem mais, além do Gustavo, botar a mão no bolso.
Teve gente que me apoiou e gente q me criticou.Acho q hoje, talvez alguns criticos do passado tenham entendido o problema.
Problema, não só do Gustavo, mas de todos nós que usamos e nos beneficiamos do forum, seja consultando ou sómente se divertindo.
Claro q quem dá uso comercial ao forum, vendendo seus produtos, tem que pagar por isso.
Acho tb muito válida a cobrança de uma pequena taxa anual, dos usuarios, propiciando aos que pagarem algum benefício a mais, pode ser album, e-mail,camiseta,boné etc.(claro q tudo isso embutido no custo da anuidade).
Não quer pagar, tudo bem, fica com uso limitado sem album, sem e-mail....
E vai anunciar nos jornais e revistas pra vender seus produtos.
Eu nunca tive o prazer de sequer conversar com o Gustavo eu não o conheço.Nem fui autorizado por ele para abrir este tópico.O fiz por minha conta e risco.Ou seja não tenho nenhum benefício financeiro se pagarem ou não.
Minha unica preocupação é com a longevidade do Forum.

Um abraço

Reinaldo
09/03/2005, 20:59
Prezados,

Apesar de ser muito novo no fórum, acho que o benefício que ele me gera em conhecimento e oportunidade de trocar idéias compensa o pagamento de anuidade. Por isso, também sou voluntário a pagar se for o caminho escolhido.
Sérgio, parabéns pela iniciativa. Concordo plenamente com o que você disse.

Scacca
09/03/2005, 21:16
Sou totalmente a favor de cobrar a anuidade, pago isso com muito gosto.

Esse lance de forum de graça nao existe, sabemos que tem um aqui que banca por nós (gustavo), acho justo contribuir e quem nao contribuir fica com uso limitado, mas ainda pode usar, porém nao com todos benefícios.

[]'s pagantes com gosto.

Eros
09/03/2005, 21:22
Eu também concordo com o que o Sérgio escreveu em gênero, número e grau.
Parabéns.

Luis Assis
09/03/2005, 23:02
OK, Desta forma Gustavo concordo com VC em, Genero Numero e Graul. Mas e o Comercio no forum continuaria Free ?

Um abraço Afonso Carlos.

Com certeza não... Caso contrario, não existe motivo de termos patrocinadores... Eles preferencialmente teriam direito de explorar o fórum comercialmente....

[]´s
Gustavo

Ronaldo B.
10/03/2005, 01:14
Inclusive o valor vai ser algo parecido com isso, 50.00 por ano, 4,16 por mes, 2 latas de cerveja

Só quem não tem um minimo de visão, que pode imaginar que o forum crescendo como vem acontecendo, e com os custos cada vez mais altos, poderia continuar a existir sem ninguem mais, além do Gustavo, botar a mão no bolso.

Sou totalmente a favor de cobrar a anuidade, pago isso com muito gosto.

Sérgio,

Parabéns pela iniciativa de levantar essa questão.... se formos olhar o número de participantes que o fórum tem hoje e a quantidade de informação e a contribuição que tem gerado para todos que acessam, acho que já deveria ser pago faz tempo !!!!! Sem falar no trabalho e custo que é manter um fórum tão bem organizado como esse no ar.

Concordo com todos os ítens citados acima !!!

Fórum pago é mais que justo !!!!

[]´s

Afonso Carlos
10/03/2005, 09:46

Um abraço Afonso Carlos.

Com certeza não... Caso contrario, não existe motivo de termos patrocinadores... Eles preferencialmente teriam direito de explorar o fórum comercialmente....

[]´s
Gustavo

OK, Valeu Mestre Gustavo :D :D :D :D :D

Um abraço Afonso Carlos.

Cotrim
10/03/2005, 10:40
Pessoal,

Pegando a linha de raciocínio exposta pelo Bill (R$ 20), vou apresentar algumas contas bem idiotas, que vão demonstrar o meu ponto de vista.

Hoje temos o total de 3500 usuários cadastrados. Consideremos que todos vão passar a pagantes (o que não acontecerá nunca, acho que no máximo os 20% mais atuantes) teríamos R$ 70.000 por ano, ou seja, R$ 5.800 por mês.

Se conseguíssemos 10 anunciantes, eles teriam que desembolsar R$ 580 por mês, muito mais barato que a 4x4 & Cia, com um público alvo selecionado de 3500 pessoas. Trabalho, há mais de 15 anos, diretamente com a equipe de marketing da Ituran e de empresas como Abril e Janssen-Cilag, e sei que o preço de um mercado selecionado assim, é alto.

Para mim, e acredito que para a maioria dos usuários, pagar R$ 20 por ano não é difícil e não vai fazer falta, mas acho que para os comerciantes como Donatti, Afonso, André e, até mesmo, para o Wallace, gastar R$ 580 por mês mas ter certeza que seus produtos etão sendo oferecidos para os clientes em potencial certos, é muito mais vantajoso.

Se fizermos uma conta com os custos do Gustavo (R$ 50/ano) e formos mais realistas quanto ao número de pagantes (20%), teríamos R$ 35.000, o que divide as contas acima por 2, ou seja, R$ 290/mês para cada um dos 10 anunciantes.

Por que o nº mágico de 10 anunciantes? Porque facilita as contas e, por que, sem me esforçar lembrei de 4.

[]'s

Wallace
10/03/2005, 15:27
Fabio, para voce ver como são as coisas, que não são como parecem.
Eu não fiz um levantamento, mas duvido que ganhe R$ 580,00 por mês com as vendas feita no forum.
Mas meu lucro é realmente muito baixo quando comparado a outro que vendem por ai. Já que a intenção é realmente ter um preço baixo.

nerinei
10/03/2005, 16:27
aqui eu concordo com o wallace, imagino que 580 reais seja muito mesmo.....embora ele venda produtos em sua maioria caros, o volume de vendas não deve ser muito grande para as pessoas aqui do forum....
imagino que 60-70 reais mês por um Banner pequeno e mais o direito de fazer propaganda nos tópicos (montar grupos de consorcios, etc....) seja suficiente pra ajudar a manter o fórum e continuar atraente para o vendedor....pensando em um forum sem fins lucrativos... :D
o gustavo deve ter uma idéia melhor dos valores, mas pelos numeros que eu já vi de outros foruns (que participei da administração), esse valor é coerente...
Abraços

Ronaldo B.
10/03/2005, 16:46
Pessoal,

Uma das melhores coisas que eu vejo neste fórum é justamente não ter uma porrada janelinha abrindo prá todo lado cada vez que vc clica num link. Há algum tempo atrás, no forum do Jeep Club do Brasil colocaram um banner que acho que era da DPaschoal, não tenho certeza, que ficava passeando na tela enchendo o saco enquanto as mensagens eram lidas... resultado... o pessoal caiu de pau na administração do Fórum, eu mesmo deixei de acessar o fórum de lá por causa disso. Se forem banners como o que está acima, da Donatti4x4...tudo bem, mas ficar com janelinha enchendo o saco.... prefiro pagar e não ter essa amolação !!!

[]´s

Marcelo
10/03/2005, 17:06
Nerinei,

O valor de L$ 580 foi uma simulação que o Escória fez, mais para ilustrar do que qualquer outra coisa, isso tudo deverá ser estudado pelo Gustavo. :wink: :wink:

Se o valor realmente for isso, ou próximo disso, caberá ao anunciante calcular se é viável pra ele ou não, se o anúncio trará receita suficiente para sustentar o próprio anúncio e trazer lucro. :wink:

[s]

nerinei
10/03/2005, 17:29
Marcelo,
eu sei que foi só uma simulação que o fabio fez.......assim como o valor que eu falei pode tbm não ser o certo para este forum....ele colocou a idéia dele e deu numeros, acho que o objetivo dele era que sua idéia fosse discutida...bom eu discuti a idéia dele baseado nos numeros que ele colocou....
penso que se a coisa for feita como o fabio propos, ou seja alguns poucos comerciantes pagando por todos, o valor vai ser alto e dificilmente vai ser atrativo...o comerciante com certeza vai ver se dá lucro ou não, se não der com certeza ele vai pular fora, e depois de pular fora vai ser difícil dele retornar...
então o que eu quiz dizer naquele post e talvez não ficou claro é: todos temos que pagar de acordo com o benefício que temos....se os comerciantes não pagarem, vai pesar pro usuário, se os usuários não pagarem vai pesar pros comerciantes.....
se o forum acabar vai ser ruim pra usuários e comerciantes...
no final quem vai bater o martelo é o gustavo, mas acho útil que a gente de uma explorada nas idéias, inclusive levando em conta os números, quem sabe dos nossos R$0,02, não sai algo que seja útil para o Gustavo...
Abraços

Wallace
10/03/2005, 17:36
Esta certo que eu nunca procurei, mas existe algum topico para o anunciante, se possivel até com preço para quem quiser poder avaliar se vale a pena.
Sem saber o preço ninguem sabe se é algo viavel ou não ai pode deixar de conseguir uma verba porque pode ser barato para o anunciante e ele não sabe.
As camisetas e bones devem gerar lucro né e até eventos poderiam ser marcados para gerar um lucro.
Na Jipenet tinhamos os econtros que eram super baratos e geravam lucro, mas no caso era revertido em brindes para o pessoal.

Cotrim
10/03/2005, 17:46
Fabio, para voce ver como são as coisas, que não são como parecem.
Eu não fiz um levantamento, mas duvido que ganhe R$ 580,00 por mês com as vendas feita no forum.

Wallace,

O Marcelo disse tudo, foi uma simulação, baseada numa cobrança hipotética e, a meu ver, impossível, pois engloba todos os 3500 usuários do fórum. Na segunda simulação, que é mais realista, o valor cai para R$ 290. Tudo calculado sempre com 10 anunciantes, pois se aumentarmos a quantidade de anunciantes, ou criarmos uma tabela de preço diferenciada, ou seja, na página principal custa R$ 10 por dia e na da Land Rover (que tem poucos tópicos) custe R$ 0,50 por dia, esse valor pode cair vertiginosamente.

Nesta última forma de cobrança, um exemplo para você, que faz vários consórcios, seria anunciar na parte interna do fórum (Vende-se peças, Jeeps, Geral) já para o Donatti seria a página principal e os tópicos com mais que X pageviews.

colocaram um banner que acho que era da DPaschoal, não tenho certeza, que ficava passeando na tela enchendo o saco

Ronaldo,

Acho que todos odeiam pop-ups e janelinhas passeando pela tela, como faz o site do UOL, mas um banner no topo da página e, quem sabe, na lateral, ou ainda, como faz o Mercado 4x4, que possui uma área de shopping.

Opções existem às pencas, é só uma questão de estudar.

Agora, quem pode estipular valores é o Gustavo e se achar que o valor vai ficar salgado para os anucniantes, deve alterar a quantidade de anunciantes.

O grande dilema é, se ele cobra pra entrar pode ver o fórum esvaziar, se cobra dos anunciantes corre o risco de não vender pra ninguém ou, vende para vários e tem que encher as ppáginas de banners e... vê o fórum esvaziar.

[]'s

Cotrim
10/03/2005, 17:50
As camisetas e bones devem gerar lucro né e até eventos poderiam ser marcados para gerar um lucro.
Na Jipenet tinhamos os econtros que eram super baratos e geravam lucro, mas no caso era revertido em brindes para o pessoal.

Essa também é uma idéia. Junto com outras, pode resolver o problema.

Wallace
10/03/2005, 17:51
Custa 3 mil para manter o forum!
Eu não gasto nem metade disso para manter minha estrutura!
Tem coisa errada ai.

Cotrim
10/03/2005, 18:04
Wallace,

Quem te falou que o custo é de 3.000? Foi o Gustavo

[]'s

Wallace
10/03/2005, 18:14
voce, 290 x 10

Cotrim
10/03/2005, 18:35
É uma simulação, mas, acho que não fica muito longe disso não. Atualmente, o fórum consome:

:arrow: Pagamento do Rodrigo, que não está trabalhando de graça
:arrow: Servidor, que pelo tamnaho do fórum, não é um dos baratos não.
:arrow: Software.
:arrow: material para backup
:arrow: Banda de acesso, que também não é pouca, atualmente, para um site com muito menos transações que este. Atualmente, na Ituran, utilizamos um link dedicado de 512 K que custa R$ 2.200 e, mesmo sendo compartilhado com os clientes da Convex, a banda custa grana, para uma aplicação desse porte, não dá para ser SPEEDY, pois o upload é de 128 K, exceto o SPEEDY BUSINESS de 2M, que possui o UPLOAD de 300 K, mas custa R$ 1378. Lembrando que a telefônica só garante 10% da banda contratada, ou seja, 30 K.

[]'s

RBANDEIRA
10/03/2005, 18:37
Eu conocordo com o pagamento , mas um valor que não fosse prejudicar ninguém, tipo
no máximo R$ 5,00 mensais e que com essa taxa que no somatório 2000 foristas x 5,00 = 10.000,00 alem de bancar os custos de manutenção, poderiamos realizar projetos de cunho social, tipo cestas básicas para populações carentes, em trilhas já passei por comunidades que tinhas casas de taipa, que sabe lá o que tinham para comer, ou para financiar projetos para o auxílio de todos como a elaboração de apostilas com distribuição entre os participantes, visto que em muitos tópicos alguns
colegas não possuem nem os conhecimentos dbasicos de manutenção automotiva ou os seus acessorios comuns utilizados no offroad, projetos de adaptações, peças, para deixarmos de ficar na mão de algumas empresas, mas tudo no papel diretinho com plantas e medidas, talvez essa receita justifique para estes tipoos de coisas também, valeu

Rodrigo Bandeira :) :) :) :)

Wallace
10/03/2005, 18:56
E seu eu conseguir Servidor, backup e banda gratis... eventualmente ele vai querer espaço de divulgação como no banner que voces estão tentando negociar.
O Software não sei qual é... :?:
O Rodrigo não conheço... então dançou... :D

Marcelo
10/03/2005, 21:10
Wallace,

Quem seria "louco" de hospedar toda a infra-estrutura do fórum, com a qualidade que se tem hoje, de graça??? :lol: :lol: Eu não consigo enxergar isso!!!?? :roll: :roll:

Ah... outra coisa, o Rodrigo e ó "novo" site admin que está realizando a manutenção no fórum, pois o Gustavo não tinha tempo, logo, considere também um profissional para isso. :wink: :wink:

[s]

Luis Assis
10/03/2005, 21:11
aqui eu concordo com o wallace, imagino que 580 reais seja muito mesmo.....embora ele venda produtos em sua maioria caros, o volume de vendas não deve ser muito grande para as pessoas aqui do forum....
imagino que 60-70 reais mês por um Banner pequeno e mais o direito de fazer propaganda nos tópicos (montar grupos de consorcios, etc....) seja suficiente pra ajudar a manter o fórum e continuar atraente para o vendedor....pensando em um forum sem fins lucrativos... :D
o gustavo deve ter uma idéia melhor dos valores, mas pelos numeros que eu já vi de outros foruns (que participei da administração), esse valor é coerente...
Abraços

Concordo que o valor não deva ser alto, mas tambem deve ser levado em conta o número de exposição que se tem da marca Banner Views, e o tipo de publico que participa e visita o forum diariamente... E nisso os números do fórum são bastante animadores, e o público, pra quem vende produtos relacionados a off-road, é o melhor possivel...
Mas ja informo que os patrocinadores não tem pago todo esse valor de R$ 580.00 reais não... :shock: Quem me dera... :D
[]´s
Gustavo

Luis Assis
10/03/2005, 21:14
Pessoal,

Uma das melhores coisas que eu vejo neste fórum é justamente não ter uma porrada janelinha abrindo prá todo lado cada vez que vc clica num link. Há algum tempo atrás, no forum do Jeep Club do Brasil colocaram um banner que acho que era da DPaschoal, não tenho certeza, que ficava passeando na tela enchendo o saco enquanto as mensagens eram lidas... resultado... o pessoal caiu de pau na administração do Fórum, eu mesmo deixei de acessar o fórum de lá por causa disso. Se forem banners como o que está acima, da Donatti4x4...tudo bem, mas ficar com janelinha enchendo o saco.... prefiro pagar e não ter essa amolação !!!

[]´s

Eu a jamais colocaria publicidade de patrocinador em POPUP, que é o nome das chatas janelinhas que abrem sozinha....
[]´s
Gustavo

Luis Assis
10/03/2005, 21:37
É uma simulação, mas, acho que não fica muito longe disso não. Atualmente, o fórum consome:

:arrow: Pagamento do Rodrigo, que não está trabalhando de graça
:arrow: Servidor, que pelo tamnaho do fórum, não é um dos baratos não.
:arrow: Software.
:arrow: material para backup
:arrow: Banda de acesso, que também não é pouca, atualmente, para um site com muito menos transações que este. Atualmente, na Ituran, utilizamos um link dedicado de 512 K que custa R$ 2.200 e, mesmo sendo compartilhado com os clientes da Convex, a banda custa grana, para uma aplicação desse porte, não dá para ser SPEEDY, pois o upload é de 128 K, exceto o SPEEDY BUSINESS de 2M, que possui o UPLOAD de 300 K, mas custa R$ 1378. Lembrando que a telefônica só garante 10% da banda contratada, ou seja, 30 K.

[]'s

he he he he
O cara ta afiado.... :shock: Quer virar meu gerente comercial??? :D

Só alguns numeros de BackGround do 4x4 Brasil.... Para os entendidos em internet....

O 4x4Brasil ocupa hoje um espaço em disco de 40Gb, e consome um trafego mensal de 150Gb mensais é mole???
Para quem não sabe o que isso significa, ele sozinho é reponsavel por mais uso de CPU, Banda, Disco, Backup; enfim, todos os recursos, que todos os demais aproximadamente 400 clientes de sites que possuimos juntos. O custo dessa brincadeira??? Esquece o 4x4Brasil só existe por que tem um jipeiro maluco que é dono de provedor por traz... Caso contrario o site tava fora do ar a muito tempo... Isso deveria me deixar desesperado, mas pelo contrario, me dá orgulho....

Outra informação, já que o escoria citou, nosso Link atual é de 12 Mbits, dedidados, e divididos em diversas operadoras por questão de redundancia e balanceamento de carga... é por isso que o site mesmo quando bufado de gente carrega rapidinho na tela dos senhores... :shock: ( tb preciso fazer meu comercial ) :D . Estamos trabalhando hoje com uma ociosidade de 30% em horario de pico, que por incrivel que pareça é tb o horario de mais acesso ao fórum, horario comercial....

Portanto, quem quiser ajudar, trazendo o site de vossa empresa, pra nosso provedor tb ajuda... he he he Basta me mandar uma MP. ( Desculpem a falta de ética em vender produtos proprios, mas não me contive )... :D

[]´s
Gustavo

Luis Assis
10/03/2005, 21:56
Eu conocordo com o pagamento , mas um valor que não fosse prejudicar ninguém, tipo
no máximo R$ 5,00 mensais e que com essa taxa que no somatório 2000 foristas x 5,00 = 10.000,00 alem de bancar os custos de manutenção,

Gallera,
Vamos parar de viajar na maionese... Image que 2000 usuários do forum seriam pagantes.... Isso é impossivel... Nem é o objetivo...

Concluindo o assunto....

O 4x4Brasil só existe, por que eu, que ja fui inclusive escurraçado de outras listas de discussões por divulgar o 4x4Brasil, quiz fazer algo diferente... Com foto, dinamico, enquete, album de foto, etc... Usei inicialmente capital intelectual e infra própria para criar e manter o site, só que ele cresceu alem do limite imaginavel, o que eu achei barbaro...
Junto com a alegria dele se tornar uma referencia nacional, surgiram alguns detalhes, por exemplo, a necessidade de um suporte profissional ao site, e o uso da até então infra já existente, começou a apresentar seu custo.

Qual a saida? Uma ou outra empresa que de livre arbitrio simpatizou com a idéia, e resolveu tornar-se patrocinador oficial do fórum.

Agora ja temos 3 anunciantes, isso ja paga boa parte dos custos pelo menos visiveis e paupaveis ( que não estão mescaldos na infra que preciso ter por conta tb do meu negocio, que é um provedor internet ).

Para o forum crescer, ter mais ferramentas, mais facilidades, e um dia com certeza vai ter que ir para um grande DataCenter, pois minha infra não será mais suficiente, estou procurando sim, empresas que tenham interesse em divulgar sua marca aqui, e num segundo e ja pensado estágio, aderir a idéia do Bill, criar uma categoria de usuário diferenciado, onde ele pague uma anuidade, que convertida em custo mensal represente R$ 4.00. ´

O que faço questão de garantir a todos....

- Sempre haverá uma modalidade de acesso gratuito ao fórum, assim como no pirate4x4.

- As mensagens publicitárias não serão daquelas que fazem agente ter raiva de tanto que poluem o site...

Por mim, seria de graça pra sempre, e livre de qualquer publicidade, mas alguem precisa pagar a conta... Eu sozinho, não dou conta... Essa é a grande verdade, simples rapida e direta!

[]´s
Gustavo

Luis Assis
10/03/2005, 22:14
Se alguem reparou na ultima mensagem que postei, falei em 3 anunciantes...

Mas não eram apenas dois, o Donatti e a TT4?

Aproveito o gancho para anunciar, que a ENSIMEC tornou-se tambem mais uma empresa patrocinadora oficial do 4x4Brasil. Agradeço aos seus proprietários que estão apostando no crescimento do fórum e especialmente ao LéoValle, por ter feito o meio de campo dessa negociação...

Fico feliz, sem falsidade, por empresas sérias e de renome nacional no off-road estarem se dispondo a patrocinar esse nosso ponto de encontro na Internet. De minha parte, comprometo-me a fazer o meu melhor, para que o 4x4Brasil, seja cada dia mais atrativo e util para esse esporte que tanto gostamos...

[]´s
Gustavo

Eros
10/03/2005, 22:19
Parabéns, Gustavo :!: É isso aí :!:

Cotrim
11/03/2005, 10:12
Mas ja informo que os patrocinadores não tem pago todo esse valor de R$ 580.00 reais não...

Pô Gustavo, vou ter que explicar para você também? :D :D :D

billj
11/03/2005, 10:44
Gustavo,

Mande os dados bancários aí, já passou da hora...........

Abraços,

Marcio Vargas
11/03/2005, 13:10
Gustavo!!!

Mais uma vez parabéns pelo site, pela tua coragem e iniciativa!!!
Repetindo o Bill... Manda o numero da conta!!!!!!!!!!

Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!

Wallace
11/03/2005, 13:28
Wallace,

Quem seria "louco" de hospedar toda a infra-estrutura do fórum, com a qualidade que se tem hoje, de graça??? :lol: :lol: Eu não consigo enxergar isso!!!?? :roll: :roll:

Ah... outra coisa, o Rodrigo e ó "novo" site admin que está realizando a manutenção no fórum, pois o Gustavo não tinha tempo, logo, considere também um profissional para isso. :wink: :wink:

[s]Para você ver como são as coisas.
Eu tinha pensado num amigo meu, mas já lembrei de outros também.
Algumas vezes as amizades ajudam bastante. Independente da lucura ou não deles.
Para dois amigos que lembrei garanto que o volume de dados e trafego que você falaram não faz diferença nenhuma dentro da empresa deles.

Claro que estamos falando de empresas grandes, uma delas eu sei que certa vez comprou um servidor de 1 milhão de dolares para ficar somente de backup para uma operação não critica (já tinham uma maquina igual fazendo o processamento necessario). E isso só para num eventual problema não terem que atralhar o trabalho de seus outros CPDs que poderiam perfeitamente cobrir a falta da primeira maquina.

Mas pelo visto isso não interessa já que ninguem pediu para eu verificar tal possibilidade...

NeRo
11/03/2005, 13:59
Claro que não interessa... seria como viver de favor.
Daí o cara precisa da máquina, e todo mundo, como diria o Bill, sefu.

Marcelo
11/03/2005, 14:55
Nero,

Disse tudo!!! :P :P :P
Aliás, US$ 1 milhão em servidor de backup para empresas grandes é o mínimo que se gasta.

[s] sem viver de favor,

samukanvas
11/03/2005, 21:49
Gustavo,

Apesar de eu ser muito pão duro e minha namorada me levar os últimos centavos com sapatos :lol: , acredito nesse trabalho fudido que vc faz e nesse site maravilhoso que vc criou. Nele aprendi muito e hoje comprei um 4x4 baseado nesse site e no "spider" (parte puxa saco :P ). Manda um boleto aqui pra casa com anuidade que eu pago na hora! Mas vou querer um adesivo pra colar na viatura. Preciso te ajudar divulgando o site no Rio de Janeiro.

Muito Obrigado,

Abraços

Martin Melcop
11/03/2005, 22:15
Gustavo,

só espero que vc mande uma cobrança anual, pq se tiver que pagar todo mês 2 cervas....... :P *(&%¨%#¨&*(&()*%#W%¨%&*_)((&|$% ;)

[]´s

Marcio
12/03/2005, 13:27
Sim,
quanto a anuidade eu tb concordo e acho que já poderia criar um "regulamento" das diferenças pra quem paga e quem não paga (acesso, downloads, etc...).

Mas e quanto aos "vendedores ambulantes profissionais", que vira e mexe, geram brigas e discussões aqui no forum, como fica??? Propagando de empresas profissionais, agora só via banner??? Ou terá um tópicos específicar para elas (alias, já tem)? E assinaturas contendo propagandas de empresas, tb serão toleradas ou não?? Acho que tudo isso precisa ainda ser discutido e "regulamentado" para não gerar mais discussões...

A[]'s
Márcio

Edintruder
12/03/2005, 15:01
Eu acredito que os adesivos poderiam ser vendidos para angariar algum fundo, propagandas de fornecedores são sempre bem vindas tb para pagar e facilitar pesquisas uma conta disponível para depósitos identificados. Poderia diferenciar o pessoal que paga dos pão duros por um $ no lado das estrelas. Quem achar justo boicotar os pão duros terá uma boa oportunidade para isso.

Sergio Rocha
13/03/2005, 16:24
Dando uma sugestão. :idea:
Os "vendedores ambulantes profissionais", poderiam pagar uma anuidade maior e continuar vendendo seus produtos como já fazem hoje. :wink:

[]'

Claudio
14/03/2005, 08:26
Well,

O assunto vai e volta... Acho ótimo quando volta, pois a minha opinião (assim como a de muitos, se não de todos!) é de que o Gustavo deve ser desonerado do fórum, por uma questão de justiça e para se facilitar a criação de meios de crescimento e desenvolvimento.
As sugestões estão aí e são todas ótimas! Mas como aproveitá-las e implementá-las? Que tal criarmos grupos para estudar e desenvolver cada uma das idéias?
Afinal hoje, com video-conferência, e-mail, telefone, fax etc as comunicações e trabalho em grupo é muito facilitado.
O Gustavo participaria como usuário desses grupos de trabalho, fornecendo as informações e dados relativos a cada assunto que já possuisse.
Os grupos de trabalho elaboriam um plano de ações para a implementação da idéia, que seria submetida ao Gustavo. Uma vez aprovada a idéia, se fosse necessário e/ou aplicável, o mesmo grupo trartaria de implementá-la, se não, o Gustavo o faria.

Fica a sugestão para opacionalizar logo a desoneração.

[]s,

JOEL ALVES
14/03/2005, 10:04
OLÁ PESSOALL.

E O QUE ME DIZEM DOS PATROCINADORES???

* NÃO SÃO SUFICIENTES PARA MANTER O SITE NO AR E AINDA PERMITIR O SEU CRESCIMENTO???

* SERÁ QUE AO TORNARMOS O SITE PAGO O Nº DE PESSOAS A ACESSÁ-LO NÃO DIMINUIRIA ESPANTANDO ASSIM OS PATROCINADORES???

* ACHO Q O GRANDE LANCE DO SITE É JUSTAMENTE O Nº DE ACESSOS DIÁRIOS POR SUA NATURAL GRATUIDADE.

* PENSO Q O SITE DO JEITO Q SE ENCONTRA PODE SE "VENDER" SOZINHO AO PATROCÍNIO E COM UM POUCO DE PRINCÍPIOS APLICÁVEIS NO MUNDO CORPORATIVO CRESCER E CRESCER AINDA MAIS...

[ ]'S COM UM SONORO NÃO

samukanvas
14/03/2005, 10:39
Dando uma sugestão. :idea:
Os "vendedores ambulantes profissionais", poderiam pagar uma anuidade maior e continuar vendendo seus produtos como já fazem hoje. :wink:

[]'

Concordo 200%,

Assim não precisamos ficar peneirando muito na hora de pesquisar sobre kits, etc... Com pessoas entendidas do assunto fica muito mais fácil saber o que encaixa no carro ou não. Fora que com pessoas por aqui, vc tira muitas dúvidas (interface fácil de usar e rápida) e se tem mais confiança. Não acho que se deve arrancar o couro do vendedor, mas que tem que pagar um valor a mais... afinal está ganhando clientela. Assim fica bom pros usuários e não fica pesado pra quem quer nos ajudar e ganhar uma grana extra.

Sergio Rocha
14/03/2005, 11:32
OLÁ PESSOALL.

E O QUE ME DIZEM DOS PATROCINADORES???

* NÃO SÃO SUFICIENTES PARA MANTER O SITE NO AR E AINDA PERMITIR O SEU CRESCIMENTO???

São apenas 3 ou 4 não teriam como fazer isso.

* SERÁ QUE AO TORNARMOS O SITE PAGO O Nº DE PESSOAS A ACESSÁ-LO NÃO DIMINUIRIA ESPANTANDO ASSIM OS PATROCINADORES???

Isso não vai ocorrer pq o forum vai continuar gratis.Só será pago por quem quiser algumas vantagens, do tipo e-mail, baixar arquivos e etc.

* ACHO Q O GRANDE LANCE DO SITE É JUSTAMENTE O Nº DE ACESSOS DIÁRIOS POR SUA NATURAL GRATUIDADE.

Já comentado acima

* PENSO Q O SITE DO JEITO Q SE ENCONTRA PODE SE "VENDER" SOZINHO AO PATROCÍNIO E COM UM POUCO DE PRINCÍPIOS APLICÁVEIS NO MUNDO CORPORATIVO CRESCER E CRESCER AINDA MAIS...

Isso é o q ele vem fazendo a dois anos, chegou a hora de aplicar "principios do mundo corporativo", ou seja cobrar.

[ ]'S COM UM SONORO NÃO

Joel

Algumas considerações q fiz acima talvez mudem o seu sonoro não, para um SIM.
[]'

andretomasi
15/03/2005, 05:21
Joel, se não leu tudo o que foi discutido, o site continuará tendo acesso grátis para pão-duro como é hoje.. a diferença seria que quem pagasse teria alguns privilégios, mas nunca se pensou em tirar o status "grátis" do fórum.

[ ]´s

JOEL ALVES
15/03/2005, 12:18
Joel, se não leu tudo o que foi discutido, o site continuará tendo acesso grátis para pão-duro como é hoje.. a diferença seria que quem pagasse teria alguns privilégios, mas nunca se pensou em tirar o status "grátis" do fórum.

[ ]´s

Keko, obrigado pelo resumo das 11 páginas. Realmente não consegui lê-las todas :oops: Entendido e de acordo.

Assino outros sites nesses moldes.

[]'s com a mudança do sonoro não para um inteligível sim. :!:

Andre Monteiro
15/03/2005, 16:17
Alo, pessoal.

Pagar ou não pagar NÃO é a questão, porque nada é de graça. O fórum já é pago: se estamos usando alguma coisa sem custos, é sinal que alguém está bancando a conta. Então, a questão é VAMOS DIVIDIR A CONTA ou deixar esse alguém continuar bancando sozinho ?

Algumas considerações:

O fórum pode quantificar e qualificar seus usuários ?
Quantos são realmente OFF-ROADERS (esse termo tá certo ? :? ) ?
Quantos, como eu, são na verdade usuários de estradas de terra e que prezam a segurança de um 4x4 mas não tem na atividade OFF-ROAD um fim ?

Sou a favor de se investir em patrocinadores comerciais, com todos os cuidados éticos, estéticos e funcionais, para não comprometer a agilidade do fórum. Por que ?

Porque no caso de se cobrar de todo mundo, acredito que um OFF-ROADER de carteirinha vai topar dividir a conta, mas a maior parte do restante deve saltar do bonde. Então, o ponto crítico é avaliar se o volume dessa perda vai abalar ou não o prestígio (audiência, nível de participação, etc) do 4x4Brasil.

Porque com a opção de uns pagarem e outros não, corre-se o risco de se criar uma panelinha e ir para o espaço a principal característica desse fantástico espaço, que é a participação, a camaradagem, a troca de informações de maneira plena, saudável, democrática e acessível a todos.

Um abraço,

Marcelo
15/03/2005, 16:46
André,

Pode ficar tranqüilo que se alguém fizer "panelinha" vai ser excluído de qualquer grupo, se é que haverá algum. :wink: :wink:

Não combina com o espirito jipeiro que sempre moveu esse fórum. :P :wink:

[s]

Giovani
15/03/2005, 17:01
Mas e quanto aos "vendedores ambulantes profissionais", que vira e mexe, geram brigas e discussões aqui no forum, como fica??? Propagando de empresas profissionais, agora só via banner??? Ou terá um tópicos específicar para elas (alias, já tem)? E assinaturas contendo propagandas de empresas, tb serão toleradas ou não?? Acho que tudo isso precisa ainda ser discutido e "regulamentado" para não gerar mais discussões...

:D Grande Márcio!!!

:D Acho que o Gustavo tá meio ocupado... Respondendo: isso já está em pauta de discussão, em breve teremos novidades. :wink:

Porque com a opção de uns pagarem e outros não, corre-se o risco de se criar uma panelinha e ir para o espaço a principal característica desse fantástico espaço, que é a participação, a camaradagem, a troca de informações de maneira plena, saudável, democrática e acessível a todos.

:D Como esse assunto ainda está um pouco longe de uma definição, podem ter certeza de uma coisa: o Gustavo criou o Fórum pensando em poder ajudar à todos, com discussão, soluções, respostas, etc. Se houver alguma forma de pagamento, será para desonerar o "criador", à quem tanto devemos! Jamais vamos fazer algo para criar um "Fórum paralelo", onde dicas e soluções ficarão restritas à um grupo "pagante". A idéia é oferecer alguns benefícios (não definidos ainda), mediante um pagamento, relativamente baixo. :wink: E claro, correr atrás de patrocinadores...

[]'s

andretomasi
16/03/2005, 18:23
:shock: :shock: :shock:

ALGUÉM CHAME O PADRE QUEVEDO!!!

Giovani, de que cova tu saiu? Bem-vindo de volta :lol:

[ ]´s aos ressuscitados e desaparecidos

Giovani
16/03/2005, 21:39
:shock: :shock: :shock:
Giovani, de que cova tu saiu? Bem-vindo de volta :lol:

[ ]´s aos ressuscitados e desaparecidos