Ver Versão Completa : Barulho estranho Tracker 2007
Tomás Hatherly
15/07/2008, 10:44
Amigos,
Sou um feliz proprietário de uma Tracker 2007, comprada usada, e com apenas 19mil km rodados.
Ontem, voltando. do Rio de Janeiro, precisei acelerar o carro de verdade. Fiz um longo trajeto com o carro em torno de 110 a 125 Km/h.va.
Quando eu alcançava os 120 Km/h começava a ouvir um barulho que parecia vir do meio do carro, perto da caixa de controle de tração. Um barulho agudo, que não era continuo, mas que durava alguns segundos. Parava e não e volta. Quando eu reduzia, diminuía de 120 e o barulho acabava.
Preocupado eu desliguei o 4x4, mas o barulho não parava. Sempre que eu passava de 120 o barulho voltava.
Não observei nenhuma trepidação, nem qualquer comportamento diferente do veículo, somente o barulho, que como eu disse parecia vir do meio do veículo, como se rodas dentadas estivessem se tocando. Gostaria de ajuda, já que o carro ainda está tanto na garantia da GM quanto da loja que me vendeu.
Obrigado,
Tomás.
Amigos,
Sou um feliz proprietário de uma Tracker 2007, comprada usada, e com apenas 19mil km rodados.
Ontem, voltando. do Rio de Janeiro, precisei acelerar o carro de verdade. Fiz um longo trajeto com o carro em torno de 110 a 125 Km/h.va.
Quando eu alcançava os 120 Km/h começava a ouvir um barulho que parecia vir do meio do carro, perto da caixa de controle de tração. Um barulho agudo, que não era continuo, mas que durava alguns segundos. Parava e não e volta. Quando eu reduzia, diminuía de 120 e o barulho acabava.
Preocupado eu desliguei o 4x4, mas o barulho não parava. Sempre que eu passava de 120 o barulho voltava.
Não observei nenhuma trepidação, nem qualquer comportamento diferente do veículo, somente o barulho, que como eu disse parecia vir do meio do veículo, como se rodas dentadas estivessem se tocando. Gostaria de ajuda, já que o carro ainda está tanto na garantia da GM quanto da loja que me vendeu.
Obrigado,
Tomás.
Companheiro,
Li corretamente? Usaste o 4x4 no asfalto e a 120km/h? A tração da Tracker é part-time, ou seja, só deve ser utilizada em terrenos com aderência reduzida, nunca em asfalto, inda mais seco e a 120km/h. Deves ter feito kakaka.
[]
Amigos,
Obrigado,
Tomás.
Li corretamente? Usastes o 4x4 da Tracker no asfalto e a 120km/h? Não leste o manuel primeiro? A tração da Tracker é part-time, ou seja, só deve ser utilizada em terrenos com problemas de aderência, como terra, areia, e nunca no asfalto, inda mais seco e a 120km/h. Acho que fizestes kakaka...
:parede::parede:
[]
hrodrigues
15/07/2008, 11:07
Olá Tomaz
Seja bem vindo ao grupo
Agora me diga, porque o 4X4 estava acionado ? :pensativo:
Abs
Helio
Edgar Benício Rosa
15/07/2008, 12:37
Caro Tomaz,
A Tracker quando em alta velocidade, o vento provoca um barulho na grade da frente do carro, tipo um assovio ou como se a lateral do pneu tocasse a lataria. Noto sempre esse barulho ao cruzar por outros veiculos principalmente caminhões.
Abs,
Edgar
VOVÔ DO TROLLER
15/07/2008, 12:50
Amigos,
Obrigado,
Tomás.
BOA tarde Tomás e benvindo ao forum. Com todo o respeito, eu acho que você fez besteira. Não é preciso nem consultar o manual. Ao lado da alavanca de reduzida há uma placa com informações no sentido de que a 4 x 4 (total-sem reduzida) só em terrenos como terra e lama e mesmo assim não deve ultrapassar os 95 km/hora. Imagine à 120 km/hora e ainda mais no asfalto. Tomara que esta forma de dirigir não tenha danificado a caixa de câmbio.Se for levar na autorizada não comente que usou a 4 x 4 de forma errada se não eles não vão cobrir o reparo. Abçs. Válter
Tracker 2006 + kit de susp. de 2"+ pneus A/T 235/70/16 + prot. inferiores + px
Tomás Hatherly
15/07/2008, 14:05
Olá,
Pelo visto minha ignorância foi óbvia. Quando li o manual não pensava que tinha um limite de velocidade. Basicamente a pista estava molhada, e tinha havido uma leve tentativa de roubo do meu carro. Por tanto, corri como um infeliz.
Não acredito que tenha sido um barulho causado pelo vento, visto que eu estava com as janelas fechadas.
E espero que eu não tenha danificado o caixa de tração.
Agora e merda está feita, mas foi melhor do que perder o carro...
O que devo fazer então? Será que danifiquei a caixa? Porque pelo o que eu pude observar o barulho também ocorreu com a tração normal, nas mesmas condições na qual falei.
E deve ter percorrido um máximo de 10 minutos com a tração ligada a essa velocidade.
O que devo fazer????????
Merda... que cagada. :sad:
brunoslins
15/07/2008, 14:29
Complicado.... leva na concessionária e reclama do barulho sem dizer que utilizou a 4x4 em alta velocidade, muito menos em terro com boa aderência.
Só abrindo pra ver...
Abraço,
Bruno
Amigo,
O meu ex-tracker apresentou um barulho embaixo do veiculo, levei entao na GM e saí com um mecanico p avaliaçao. Descobri que alguns modelos 2007 e 07/08 - meu caso - necessitava de um balanceamento no eixo carda - peça que liga o eixo traseiro a cx cambio - e por isso causava um barulho embaixo do carro. Aparentava ser na cx de cambio. No meu caso o barulho era constante. 30min foi suficiente p limpar o eixo e balancea-lo.
Leve na GM pois está na garantia.
Nao comente que usou a traçao no asfalto, jamais!
MARCELO VITARA SUBMARINO
15/07/2008, 15:34
Tomas,
Acredito que possa ter danificado a cruzeta. Depois poste o resultado desta kaka.
Abs
alexborba
15/07/2008, 15:41
Caro Tomaz,
A Tracker quando em alta velocidade, o vento provoca um barulho na grade da frente do carro, tipo um assovio ou como se a lateral do pneu tocasse a lataria. Noto sempre esse barulho ao cruzar por outros veiculos principalmente caminhões.
Abs,
Edgar
outro dia, dando um gás no tracker da minha mulher na carvalho pinto, entre 150 e 160km/h, ele fazia um barulho como se o rolamento da roda esquerda dianteira tivesse ido pro saco. era um róinc róinc, de ferro com ferro, descompassado com o giro da roda (pudera, a 150 o barulho seria contínuo...) e também com o giro do motor (uns 3mil rpm)...
não parecia assovio do vento na carenagem não, mas como ele não reclamava de nada, estabilidade ok, luzes no painel idem, tocamos assim a viagem toda, mas com um certo medo de desmontar tudo, da roda ir pros ares...
mais alguém sofre deste mal no tracker?
abs
b
Newton Guerra
15/07/2008, 17:11
Olá,
Pelo visto minha ignorância foi óbvia. Quando li o manual não pensava que tinha um limite de velocidade. Basicamente a pista estava molhada, e tinha havido uma leve tentativa de roubo do meu carro. Por tanto, corri como um infeliz.
Não acredito que tenha sido um barulho causado pelo vento, visto que eu estava com as janelas fechadas.
E espero que eu não tenha danificado o caixa de tração.
Agora e merda está feita, mas foi melhor do que perder o carro...
O que devo fazer então? Será que danifiquei a caixa? Porque pelo o que eu pude observar o barulho também ocorreu com a tração normal, nas mesmas condições na qual falei.
E deve ter percorrido um máximo de 10 minutos com a tração ligada a essa velocidade.
O que devo fazer????????
Merda... que cagada. :sad:
Acho que muito provavelmente você não estragou nada. O barulho deve ser do guarda-pó do cardã ou cardã desbalanceado mesmo. Um pouco de desaforo a T-case aguenta, com a pista molhada mais ainda. Leva na GM e relaxa.
A tração deve ser engatada com a direção reta e até 100 km/h no máximo (só de 4x2 para 4x4 HI), mas depois que está engatada pode passar dos 100 km/h.
Boa sorte!
outro dia, dando um gás no tracker da minha mulher na carvalho pinto, entre 150 e 160km/h, ele fazia um barulho como se o rolamento da roda esquerda dianteira tivesse ido pro saco. era um róinc róinc, de ferro com ferro, descompassado com o giro da roda (pudera, a 150 o barulho seria contínuo...) e também com o giro do motor (uns 3mil rpm)...
não parecia assovio do vento na carenagem não, mas como ele não reclamava de nada, estabilidade ok, luzes no painel idem, tocamos assim a viagem toda, mas com um certo medo de desmontar tudo, da roda ir pros ares...
abs
b
Alex, com todo o respeito, essa velocidade não se anda de carro, muito menos com uma caminhonete com centro de gravidade mais alto e JAMAIS fazendo um barulho esquisito.:parede::parede:
Cara, que pouco amor à vida!
[]
hrodrigues
15/07/2008, 17:44
Olá pessoal
Vejam o que diz o manual:
Caixa de transferência
O seu veículo é equipado com o sistema
Drive Select 4X4 que consiste de uma
caixa de transferência com um sincronizador
(entre 2H e 4H) e o mecanismo de
Roda Livre no diferencial dianteiro. Com
esta característica, você pode mudar do
modo de tração em duas rodas (alta) para
o modo tração em quatro rodas (alta),
operando a alavanca de transferência
mesmo com o veículo em movimento,
desde que as rodas dianteiras estejam em
linha reta e a velocidade do veículo seja
menor do que 95 km/h.
Posições da alavanca da caixa
de transferência
Seu veículo tem a opção de tração 4X4
com a caixa de transferência comandada
mecanicamente. A alavanca está localizada
no console central, ao lado da alavanca do
freio de estacionamento.
2H (tração em 2 rodas relação alta):
Nesta posição, a potência do motor é transmitida
apenas para o eixo traseiro. Use esta
posição para as condições normais de dirigibilidade
em superfícies secas.
4H (Tração em 4 rodas relação alta):
Nesta posição, a potência do motor é fornecida
para os eixos dianteiro e traseiro em
velocidade normal, fornecendo mais tração
do que na tração em 2 rodas. Use esta
posição para dirigir fora de estrada, ou em
estradas escorregadias (pista molhada, com
lama, neve, etc.).
N (Neutro): Nesta posição, a potência do
motor não é fornecida para os eixos. Use apenas
esta posição para rebocar o seu veículo.
4L (Tração em 4 rodas relação baixa):
velocidade reduzida. Use esta posição para
dirigir fora de estrada em superfícies moles
ou escorregadias, ou para subir ou descer
aclives ou declives acentuados ou escorregadios.
Ao utilizar a tração
4L, a velocidade do
veículo não deverá ultrapassar os 55 km/h
Helio
VOVÔ DO TROLLER
15/07/2008, 19:00
POSTADO POR ALEX BORBA
outro dia, dando um gás no tracker da minha mulher na carvalho pinto, entre 150 e
160km/h, ele fazia um barulho como se o rolamento da roda esquerda dianteira tivesse ido pro saco. era um róinc róinc, de ferro com ferro, descompassado com o giro da roda (pudera, a 150 o barulho seria contínuo...) e também com o giro do motor (uns 3mil rpm)...
Boa noite Alex. Estou com o Tracker há 19 meses e nunca percebi este tipo de barulho, entretanto eu nunca andei nesta velocidade. Um carro pesado como o Tracker e com centro de gravidade elevado, na minha modesta opinião, à 120 km/hora já é arriscado. Desculpe a minha observação, mas você é muito jovem para jogar a vida fora, não só a sua, como a dos passageiros. Vá devagar e "curta" a vida mais tempo, sem pressa de passar para o outro lado. Abs
Pedrinha
15/07/2008, 22:00
Well, acho que esses barulhos eram coisa dele :twisted: .
Ande na boa...chegue na paz...se quiser adrenalina, faça um lift bem feito e procure um grupo de jipeiros...vc irá se divertir muito mais.
[]s. :concordo:
Fabiano_L200
15/07/2008, 22:21
Pois é, caro Alex... sou médico e atendo em uma emergência movimentada da grande Porto Alegre, depois de tudo que vejo lá, eu não andaria a 160 em um "utilitário". Talvez numa mercedez compressor, ou numa ferrari, por um período curto, mas em um utilitário (camionete, suvs, pick-up, jeep, seja lá o que...) jamé!!!
Abraços e cuidado com a sua vida e principalmente com as dos outros!
Tomás Hatherly
16/07/2008, 00:42
Pessoal,
Primeiro muito obrigado pelas dicas.
Gostaria de esclarecer uma coisa: não ou um retardado que fica correndo por aí, colocando a vida dos outros, e a minha própria em risco. Já expliquei que tinha acabado de quase ser assaltado, no Rio de Janeiro, em um lugar arriscado, e pra completar a minha namorada estava no carro nesse momento, mas não na volta pra minha casa, quando acelerei de verdade o carro. Havia chance dos "elementos" estarem atrás de mim, na verdade do carro. Foi por isso, e só por isso que eu meti o pé.
Quando li o manual também tive a impressão de não ter problema usar a tração em pistas molhadas, inclusive no asfalto. Também, pelo o que eu li, não há limitação quanto a velocidade que se pode alcançar com a tração ligada, mas sim a que velocidade o engate pode se dar.
De qualquer forma, acho plausível o desalinhamento do eixo cardã, já que hoje dirigi o carro, e como ontem nada de estranho aconteceu, em termos de tremeliques, trepidações, falta de controle do carro, ou qualquer outra coisa que me leve a crer em um dano real em alguma peça.
Levarei no mecânico o mais rápido possível. Na verdade, a GM alinha o eixo?
Mais uma vez obrigado pela atenção, e não me levem a mal, mas não seria justo que na minha situação eu seja chamado de louco sem amor a vida. Foi o amor a ela que me fez meter o pé. Hahahhahahah... infelizmente o Rio de Janeiro é isso.
Valeu.
Pessoal,
Mais uma vez obrigado pela atenção, e não me levem a mal, mas não seria justo que na minha situação eu seja chamado de louco sem amor a vida. Foi o amor a ela que me fez meter o pé. Hahahhahahah... infelizmente o Rio de Janeiro é isso.
Valeu.
Tomás,
A tua situação cê explicou e todo mundo compreendeu! Tanto na velocidade quanto na c.g.d. (que todo mundo faz de veiz em quando!). :mrgreen:
O alvo das criticas de pouco amor à vida (de todos) foi o Alex. :parede:
[]
Mário.
Acho que muito provavelmente você não estragou nada. O barulho deve ser do guarda-pó do cardã ou cardã desbalanceado mesmo. Um pouco de desaforo a T-case aguenta, com a pista molhada mais ainda. Leva na GM e relaxa.
A tração deve ser engatada com a direção reta e até 100 km/h no máximo (só de 4x2 para 4x4 HI), mas depois que está engatada pode passar dos 100 km/h.
Boa sorte!
A minha era 2007/2008 e apresentou um barulho . Levei na GM e foi necessário balancear o eixo cardã. Apenas 30min e tudo resolvido.:concordo:
Fabiano_L200
16/07/2008, 22:34
Ok, explicado, muito bem explicado e plausível!!! Teria feio o mesmo, talvez sem o 4x4 acionado (hehehehe). Fico feliz que não tenha entrado para estatísticas de assalto.
Este nosso país esta começando a ficar irritante, acho que a idéia de 4x4 e se mandar para o meio do mato, longe da civilização e da criminalidade é uma ótima idéia.
Abraços
Murillus
17/07/2008, 15:10
Considero o sistema de tração 4x4 da tracker um bom sistema mas infelizmente nao é provido de um lsd...
Na minha primeira trilha, tive que cruzar um pequeno trecho de asfalto... era assim: voce vinha pela duna (areia muito frouxa), descia no asfalto, depois andava uma 10m e entrava numa piçarra...
Eu com medo de atolar desci com o 4x4 hi ligado... pense numa sensação ruim... parace que tem algo quebrado... o bicho quase nao anda...
hj depois de 25000 km, aprendi muito e nao vejo grandes problemas em usar 4x2 e 4x4 hi... inclusive este trecho que citei hj eu so faço ele de 4x2 pois assim fica mais divertido... é o braço do motorista que importa...
4x4 ligado em asfalto so se for em linha reta... se fizer uma curva adeus... por falta do lsd as rodas giram iguais e isso é totalmente improprio em uma curva... a roda de dentro gira muito menos que a de fora... isso é o unico problema da tração da tracker...
[]s
LeandroCHT
13/08/2008, 23:39
Amigos,
Obrigado,
Tomás.
Tomás existe um problema que ocorreu com a minha (e várias outras Trackers) ao passar de 110 - 120 km/h surgia um apito. Depois de várias idas a GM descobri por mim mesmo o que era, a moldura do parabrisa na parte superior possui um canaleta, por algum motivo em alguns carros o vento ao passar por lá assovia. Se quizer testar (foi assim que descobri) passe uma fita isolante de fora a fora na canaleta na parte de cima do parabrisa e teste. A solução definitiva que optei foi substituir pela moldura do GV que não possui está canaleta, a GM me forneceu uma nova mas não quis arriscar, já outros colegas simplesmente preencheram a canaleta com silicone preto.
Espero ter ajudado,
Leandro
Ed Souza
14/08/2008, 13:35
Amigos, estando diante de profundos conhecedores de Tracket. Tenho uma 2001 Diesel motor Mazda 2.0, Alguem sabe qual o motor de Partida que posso adaptar nela?? o Meu pifou e não estou encontrando o bendix do mesmo. Vou precisar comprar um Motor de Partida.
grato.
Ed Carlos
Murillus
14/08/2008, 21:28
Depois de várias idas a GM descobri por mim mesmo o que era, a moldura do parabrisa na parte superior possui um canaleta, por algum motivo em alguns carros o vento ao passar por lá assovia.
Leandro,
Ate parece brincadeira te ouvindo falar isso... como pode um carro de 60.000 latinhas ter tantos defeitos de acabamento...
putz!
[]s
Reginaldoteles
27/05/2011, 00:05
Olá pessoal
Vejam o que diz o manual:
Caixa de transferência
O seu veículo é equipado com o sistema
Drive Select
4X4 que consiste de uma
caixa de transferência com um sincronizador
(entre 2H e 4H) e o mecanismo de
Roda Livre
no diferencial dianteiro. Com
esta característica, você pode mudar do
modo de tração em duas rodas (alta) para
o modo tração em quatro rodas (alta),
operando a alavanca de transferência
mesmo com o veículo em movimento,
desde que as rodas dianteiras estejam em
linha reta e a velocidade do veículo seja
menor do que 95 km/h.
Posições da alavanca da caixa
de transferência
Seu veículo tem a opção de tração 4X4
com a caixa de transferência comandada
mecanicamente. A alavanca está localizada
no console central, ao lado da alavanca do
freio de estacionamento.
2H (tração em 2 rodas relação alta):
Nesta posição, a potência do motor é transmitida
apenas para o eixo traseiro. Use esta
posição para as condições normais de dirigibilidade
em superfícies secas.
4H (Tração em 4 rodas relação alta):
velocidade normal, fornecendo mais tração
do que na tração em 2 rodas. Use esta
posição para dirigir fora de estrada, ou em
estradas escorregadias (pista molhada, com
lama, neve, etc.).
N (Neutro):
Nesta posição, a potência do
motor não é fornecida para os eixos. Use apenas
esta posição para rebocar o seu veículo.
4L (Tração em 4 rodas relação baixa):
velocidade reduzida. Use esta posição para
dirigir fora de estrada em superfícies moles
ou escorregadias, ou para subir ou descer
aclives ou declives acentuados ou escorregadios.
Ao utilizar a tração
4L
, a velocidade do
veículo não deverá ultrapassar os 55 km/h
Helio
hELIO, TENHO INTERESSE O PARACHOQUE DE IMPULSÃO E NO PEITO DE AÇO DO TRACKER. MEU E-MAIL É REGINALDOTELES@IG.COM.BR
heron borges ribeiro
26/04/2016, 10:40
Meu Irmão, nao se deve andar com a traçao ligada acima de 55 km, o carro nao suporta, esta no manual e escrito no console do carro.
Abs