Ver Versão Completa : Mudança de carburador
Yuri Rodrigues
15/07/2008, 09:46
Prezados
Por favor, seria possível adaptar o carburador do V.W 1.600 ( Fuscão ) no lugar do DFV , sendo o motor 6 cilindros BF 161 Jeep CJ-5 1.960 ?
Agradeço a ajuda !!!
Abraços:concordo:
Yuri
Possivel é, mas cada carburador tem configuração especifica para funcionar em tal tipo de motor. Acho muito pouco provável que um carburador de um motor a ar 1600cc funcione bem num motor 6 cil de 2600cc.
Quando agente coloca um solex H-34 de opala 4 cil 2500cc num OHC 4 cil 2.300cc que tbém usa um solex H-34 porém de configuração pouco diferente, já fica uma porcaria, imagina fazer o que vc tá querendo?
Ja vi um instalado, mais como o nosso amigo falou não acho que ia render muito. Se quiser o carro somente para dar umas voltas no final de semana acho que até aguenta, fora isso....
Yuri Rodrigues
15/07/2008, 13:20
Prezados
Obrigado pelas informações , quem me passou a " dica " é um mecanico que lida ha anos com Jeeps , falou que é necessario apenas fazer uma base...e o carburador do V.W 1.600 /500 e até do Fiat , fica legal...porem antes de fazer o investimento na compra do carbura. é bom se interar...
Abraços
Yuri
jijoe_78
15/07/2008, 17:59
Ôpa!
Yuri, funcionar até funciona, mas o mínimo que vc terá que fazer é usar a numeração de giclês do original do motor 6cc. Isso é só um começo, pois a partir disso fica mais fácil de fazer um ajuste fino na giclagem para garantir a melhor performance do motor. Lembro que o 6cc original já não impressiona em desempenho com o DFV228 que é um dos melhores carburadores para quem procura torque em baixa rotação, o que dirá com um bura com venturi reduzido (passagem de ar mais estreita do carburador).
E já vou avisando que ajustar giclagem só pela coloração da vela é coisa p´ra muitos dias de "tira e põe" vela e trocas de giclês. Vc tem que andar muito com o carro no dia-a-dia para atingir a leitura correta (no mínimo 20 km).O certo é botar uma sonda lambda no escape e sair para dar uma volta em cada alteração no bura. Vc gasta algo em torno de R$ 200 paus entre sonda e leitor (destes de tunning serve). Aí sim fica bom...
[]´s!
bom eh por isso que eu desisti de carburadores, injeção programavel eh o que há
alias estarei testando um sistema de injeçnao programavel da pandoo num bf 161 logo mais e postarei o resultado aqui...
agora conselho, use um carburador mais forte, esse de vw dá muita zica e nnao supre a alimentação do bf161 de modo algum, se seu mecanico disse que consegue blz, mas eu vou retrucar e dizer o bom mesmo eh carburador grande pra esse motor ficar mais funcional, senão ans subidas vc vai ver seu carro amarrado, fica uma droga
bruno_nomelini
15/07/2008, 22:48
bom eh por isso que eu desisti de carburadores, injeção programavel eh o que há
alias estarei testando um sistema de injeçnao programavel da pandoo num bf 161 logo mais e postarei o resultado aqui...
agora conselho, use um carburador mais forte, esse de vw dá muita zica e nnao supre a alimentação do bf161 de modo algum, se seu mecanico disse que consegue blz, mas eu vou retrucar e dizer o bom mesmo eh carburador grande pra esse motor ficar mais funcional, senão ans subidas vc vai ver seu carro amarrado, fica uma droga
pô Rubens nao esquece de falar como ficou e muitas fotos hein!!!
e quanto ao bura, se for trocar o 228 poe um maior ainda, um mecanico de Osasco fala muito em colocar uma Solex 40 simples, e as vezes até virar no alcool só com o carburador (ou meio a meio). Ele disse que ja fez e recomenda, mas o consumo nao muda.
Caro Yuri Rodrigues!
Vc que colocar o bura do fuqui no BF161?
Quer saber sa dá?
Dáááááá!!!!!!
Dá para perder rendimento...
Dá para derreter a cabeça do pistão...
Dá para trabalhar com um motor superaquecido...
Cara, é como colocar a amazonia dentro do Estado de São Paulo por exemplo.
Essa é a minha opinião.
hehehe por isso eu gosto do kim ele simplesmente smplifica tudo eheheh
kim é o cara!
Yuri Rodrigues
16/07/2008, 13:40
Caro Yuri Rodrigues!
Vc que colocar o bura do fuqui no BF161?
Quer saber sa dá?
Dáááááá!!!!!!
Dá para perder rendimento...
Dá para derreter a cabeça do pistão...
Dá para trabalhar com um motor superaquecido...
Cara, é como colocar a amazonia dentro do Estado de São Paulo por exemplo.
Essa é a minha opinião.
Prezado Amigo Kim
Agradeço sua direta e franca , resposta !
Sei que cada carburador ou componente , tem sua aplicação própria !
Meu CJ-5 esta 90% original, e farei todo possível para mante-lo desta forma , porem o que esta me deixando aborrecido e preocupado , é o consumo absurdo de gasolina , tipo uns 2 KM por litro...dessa forma fica complicado rodar com a viatura , devido ao preço também absurdo da gasolina , meu filho chegou da Bolívia e falou que o preco da gasolina por lá é cerca de 70% menor do que aqui...
Abraços
Yuri
Yuri Rodrigues
16/07/2008, 13:42
Agradeço a todos pelas mensagens !!!
Abraços
Yuri
Caro Yuri Rodrigues!
É o seguinte, 2km/l é um consumo alto.
Deve verificar como está a bobina de ignição, se está boa de corrente.
Verificar o ponto de ignição, pois provavelmente está com o ponto atrasado.
Verificar se o gicle do bura está certo, que deve ser nº 27.
O normal, seria algo proximo de 5km/l.
Abraços.
Kim.
Yuri Rodrigues
18/07/2008, 09:51
Caro Yuri Rodrigues!
É o seguinte, 2km/l é um consumo alto.
Deve verificar como está a bobina de ignição, se está boa de corrente.
Verificar o ponto de ignição, pois provavelmente está com o ponto atrasado.
Verificar se o gicle do bura está certo, que deve ser nº 27.
O normal, seria algo proximo de 5km/l.
Abraços.
Kim.
Prezado Kim
Novamente muito obrigado, pelas informações !!!
Esta certo , vou verificar o Carburador , pois o gicle que esta é 24 e a parte de ignicão ! porem percebi que o motor esta trabalhando com excesso de gasolina :pensativo:, ao retirar as 3 ultimas velas pude perceber que estas estão com fuligem preta e as 3 primeiras normais , e ainda são da marca Champion...
Abraços
Yuri
Caro Yuri Rodrigues!
Você menciona que é um CJ5, então imagino que o motor é um BF 161 6cil.
Sendo assim, escreve que está usando um gicle 24.
Pois bem, comece colocando o gicle 27, que é o mínnimo que o motor aceita, o 24 fará subir óleo pela queima pobre, sem contar que trabalhará com o motor superaquecido.
Depois de trocar o gicle e acertar o "ar", verifique rigorosamente o ponto de ignição, lembrando que deve ser 5º adiantado.
Verifique a abertura do platinado (se for ainda com platinado).
Não esqueça das válvulas, que devem ser reguladas com o motor frio, sendo 0,40mm para escapamento e 0,45mm para admissão. (o correto seria 0,41 e 0,46, mais não existe assim em mm).
Seguindo isso, ficará bem mais econômico e forte.
Abraços.
Kim.
gente, me tirem uma duvida: estou tendo a oportunidade de trocar meu carburador DFV 228 corpo simples, por um Weber 460 corpo duplo. Ele será colocado em um GM 151. Perguntas:
1º Este carburador aguenta o rojão pro motor do opala, quer dizer, possui alimentação suficiente para este motor?
2º Se alguem tem este carburador, sendo usado em jeep, como está o desempenho e consumo?
3º Qual carburador poderia ser utilizado para este motor que ficasse mais economico? Qual configuração de gicleur ficaria melhor?
Abração!
bruno_nomelini
20/07/2008, 23:01
Amigo, este carburador foi muito usado em motores 1.3 e 1.5 (147/Uno) da Fiat, 1.6 (corcel/belina) Ford, 1.4 e 1.6 (chevette/Marajó) Chevrolet e, se foi usado em motor maior foi pouca coisa, vc pode até mexer na giclagem, mas para vc trocar a flange ou coletor do seu motor para ainda trabalhar o novo carbura e torcer para funcionar legal e melhorar desempenho/consumo, é melhor nao arriscar.
Já que o 151 tem possibilidade de carburas duplos, se vc tiver uma possibilidade de escolha vá de H-34 é simples e mais eficiente, se não me engano saiu no 151. Tem muita coisa a respeito deste carbura no Forum
gente, me tirem uma duvida: estou tendo a oportunidade de trocar meu carburador DFV 228 corpo simples, por um Weber 460 corpo duplo. Ele será colocado em um GM 151. Perguntas:
1º Este carburador aguenta o rojão pro motor do opala, quer dizer, possui alimentação suficiente para este motor?
2º Se alguem tem este carburador, sendo usado em jeep, como está o desempenho e consumo?
3º Qual carburador poderia ser utilizado para este motor que ficasse mais economico? Qual configuração de gicleur ficaria melhor?
Abração!