PDA

Ver Versão Completa : Pneus dianteiros menores que os traseiros (Alguem ja andou assim?)

AlbertoSato
15/07/2008, 09:31
Tudo blz galera?
Meu velho tava andando com meu carro numa estrada com muita ponta de pedra e acabou rasgando um pneu dianteiro do carro!!!!

Quando comprei o carro tirei os pneus originais e coloquei os 31''!!!!!
Com esse acontecido, to pensando em tirar o outro 31'' dianteiro e por dois originais na frente, assim irá ficar na frente com os 235 e atras com os 31'' pelo menos ate o fim do mês, pois a grana ta pouca agora.!!!!

Quero saber se alguem ja andou assim, se prejudica na final pois talvez a dianteira segure a traseira ou se prejudica na transmissão ou CT!!!!!
E se quando eu acionar o 4x4 qual a consequencia, pois acho que pelo pneu dianteiro ser menor o eixo dianteiro ficará mais reduzido!!!!

Abraços a todos...

junior braga
15/07/2008, 10:15
Tudo blz galera?
Meu velho tava andando com meu carro numa estrada com muita ponta de pedra e acabou rasgando um pneu dianteiro do carro!!!!

Quando comprei o carro tirei os pneus originais e coloquei os 31''!!!!!
Com esse acontecido, to pensando em tirar o outro 31'' dianteiro e por dois originais na frente, assim irá ficar na frente com os 235 e atras com os 31'' pelo menos ate o fim do mês, pois a grana ta pouca agora.!!!!

Quero saber se alguem ja andou assim, se prejudica na final pois talvez a dianteira segure a traseira ou se prejudica na transmissão ou CT!!!!!
E se quando eu acionar o 4x4 qual a consequencia, pois acho que pelo pneu dianteiro ser menor o eixo dianteiro ficará mais reduzido!!!!

Abraços a todos...

:stop: Alberto, em veiculos 4x4 :discordo: é aconselhavel usar pneus diferentes:discordo:, digo aconselhavel porque, a principio seria de jeito nenhum, pois vc ira detonar a sua t-case, agora se vc não engatar a tração, ou seja, so no 4x2 num tem problema não.
:concordo:

lealrenato
15/07/2008, 10:39
alberto

:stop::stop::stop: nem pensar, vc vai fazer com q a caixa fica em descompasso, se por acaso engatar o 4x4, num piso com alguma aderencia, :putz::putz::putz:com a caixa.

ai mei amigo:parede::parede::parede: com a caixa

abs

dudas_308w
15/07/2008, 17:07
Alberto, vc pode ficar o tempo que quiser com os pneus em tamanhos diferentes, desde que nao acione a traçao em pisos firmes.
A CT nao sofrerá nada por conta da diferença de tamanho andando no 4x2.
O unico cuidado, e nao acioná-la inadvertidamente.
Por outro lado, se vc tiver que passar por um lamaçal que pedir a 4x4, pode faze-lo, mas lembre-se de desativar o mais rapido possivel.

e assim que sobrar a grana, ponha pneus iguas no carro todo.

abs

VOVÔ DO TROLLER
15/07/2008, 17:11
É exatamente isto que o Dudas comentou. abs

Edintruder
15/07/2008, 22:30
procura um pneu usado que tenha o mesmo desgaste aparente e roda até o fim da vida dos 4 pneus, porém pode rodar sem stress assim, porém não terás o luxo de usar o 4x4 em estradas de asfalto mesmo com chuva... Eu andei com o estepe 235/75 na dianteira por 2 dias e os outros 3 33", acionei o 4x4 para ver e dá uma freiada também, mas é mais suave do que fazer uma curva.

Se andares em 4x4 em terrenos firmes, basta andar pisando firme que a ct nem percebe o esforço.

Raposo
16/07/2008, 14:05
Eu já andei, sim!
Num Buggy (hehehehe)!
Brincadeiras à parte, não acho uma boa idéia. Melhor mesmo é andar com os quatro na mesma medida pra não ter grandes prejuízos mais adiante.
Abraço.

MOROZINI
16/07/2008, 16:40
Aproveitando o tópico sobre pneus, tenho uma dúvida, espero que me ajudem. Tenho uma S10 4x4. A medida original é 225/75 R15, estou querendo trocar por 235/75 R15. Terá alguma mudança significativa, por exemplo: terá o mesmo torque?, como fica o velocímetro, será mentiroso?, etc..

junior braga
16/07/2008, 22:58
Aproveitando o tópico sobre pneus, tenho uma dúvida, espero que me ajudem. Tenho uma S10 4x4. A medida original é 225/75 R15, estou querendo trocar por 235/75 R15. Terá alguma mudança significativa, por exemplo: terá o mesmo torque?, como fica o velocímetro, será mentiroso?, etc..

Morozini,

Essa nomeclatura dos pneus quer dizer:
Exemplo:
225/75 R15 = largura da banda de rodagem x altura x raio,

235/75 R15 = largura da banda de rodagem x altura x raio,

Deu pra entender alguma coisa?

Resumido, essa mudança não significaria nada no seu carro.

MOROZINI
17/07/2008, 12:44
Valeu Sr. Junior, obrigado pela informação.

Edintruder
17/07/2008, 18:15

Porque não colocas direto um 255/75R15?
Fica muito mais bonita!

Do 225 para o 235 a diferença é imperceptível em quase todos os aspectos, apenas a estabilidade em curvas deve dar uma suave melhorada.

leobnaval
18/07/2008, 00:30
Morozini,

Exemplo:

Morzini simplesmente esqueça isto que leu aí em cima, foi um pequeno erro que o Junior Braga cometeu.

o correto é tendo como exemplo o 225/75 R15

225 - significa a largura do pneu (geralmente a banda de rodagem é um pouco menor que os 225 mm)

75 - significa que 75% da largura é a altura do pneu aproximadamente (75% de 225) = 168,75 mm esta é a altura do pneu em seu raio.

e R15 - significa que o pneu é radial por ter o R e o diâmetro do aro é de 15 polegadas.

Já no 235/75 R15 a altura do raio do pneu é de 176,25 mm e 10 mm mais largo.

É uma mudança sutil pelos cálculos (vai erguer aprox. 1 cm) mas pode variar muito do fabricante do pneu como disse nosso amigo se poder opte pelos 255/75 R15.

Abraços

junior braga
18/07/2008, 13:37
Morzini simplesmente esqueça isto que leu aí em cima, foi um pequeno erro que o Junior Braga cometeu.

225 - significa a largura do pneu (geralmente a banda de rodagem é um pouco menor que os 225 mm)

75 - significa que 75% da largura é a altura do pneu aproximadamente (75% de 225) = 168,75 mm esta é a altura do pneu em seu raio.

e R15 - significa que o pneu é radial por ter o R e o diâmetro do aro é de 15 polegadas.

É uma mudança sutil pelos cálculos (vai erguer aprox. 1 cm) mas pode variar muito do fabricante do pneu como disse nosso amigo se poder opte pelos 255/75 R15.

Abraços

Morozini,
:oops: peço desculpas pelo equivoco, pois eu expliquei conforme um amigo me falou. Provavelmente eu entendi errado, peço desculpas:concordo:

leobnaval,
Obrigado pela correção:palmas:, ainda bem que aqui no forum podemos contar com a colaboração de todos. Aprendi mais uma:concordo:

Sds,

Raposo
18/07/2008, 14:04

Abraços
Boa tarde, Leo.
A Natasha está com pneus nas medidas originais (235 75 15). Entretanto, daqui um tempo vou trocar para 31 X 10,5 X 15. Você sabe explicar como descubro o diâmetro externo e a largura de pneu nestas dimensões?
Agradeço de antemão a ajuda.
Um grande abraço.

Morcego
18/07/2008, 14:35
Morozini,

Exemplo:

Amigo,
Desculpe mas tenho que discordar em um detalhe.

Um pneu
225/75 R15 = largura da banda de rodagem x altura x raio, mas a medida 75 é em % (percentual) da largura, ou seja, a altura do pneu é 75% da largura da banda de rodagem, portanto:

Se o pneu é 225 a altura dele é 75% de 225.
Se o pneu é 235 a altura dele é 75% de 235, onde concluimos que um 235 é mais alto que um 225.

Desculpem a resposta atrasada, fiquei com a mensagem aberta e só agora vi que ja tinha sido respondido.:oops:

MOROZINI
18/07/2008, 14:58
Muito obrigado a todos pelas informações, acabei de comprar 4 Goodyear Wrangler AT 235/75/R15.

cbridi
18/07/2008, 22:57
Boa tarde, Leo.
A Natasha está com pneus nas medidas originais (235 75 15). Entretanto, daqui um tempo vou trocar para 31 X 10,5 X 15. Você sabe explicar como descubro o diâmetro externo e a largura de pneu nestas dimensões?
Agradeço de antemão a ajuda.

31 polegadas de diâmetro externo
10,5 polegadas de largura
15 polegadas de diâmetro interno

Em http://cat.cc/tiresize.htm vocês encontram um software bem legal para comparações entre medidas de pneus.

[]'s

leobnaval
18/07/2008, 23:17
Que isso Junior estamos aqui para aprender assim como aprendi muito aqui afinal ninguém é tão ignorante que não possa ensinar algo e e nem tão inteligente a ponto de que não possa aprender algo novo.

Raposo a medida a que se refere é um pouco diferente, o 31x10,5 R15 equivale ao 255/75 R15 e o seguinte:

31 altura total do pneu independente do aro em polegadas o diametro total do pneu é de 31 pol. então 31 x 2,54cm = 78,7 cm de altura (diâmetro)

10,5 total da largura em polegadas portanto 10,5 x 2,54 cm. = 26,7 de largura do pneu

e R15 por se tratar de um pneu radial para aro de 15 pol.

A diferença e que os de medidas como o 235/75 R15 varia a altura em porcentagem da largura e o aro.

Já os de medidas americanas como o 31x10,5 R15 a 1ª medida é o diâmetro total do pneu independente das outras a 2ª e a largura tambem independete das outras medidas e R15 o aro ao que o pneu destina-se por ser americana todas estas medidas são em polegadas e 1 polegada = 2,54 cm.

Raposo pode colocar que fica show muda realmente a camionete.

Abraços

lipezaum
20/11/2008, 11:30
Olá pesssoal,
Andei lendo vários comentários de não poder utilizar a tração do veículo quando tiver pneus com diferentes tamanhos. Minha dúvida é em relação ao pneus que acabei de colocar no meu carro.
Na dianteira está com pneus semi-novos 225/70 R15. Ja os traseiros são novos e no perfil 225/75 R15.
Esta pequena diferenca entre 70 e 75 poderia me causar problemas ao utilizar a tração?

Abraços a todos!

DieselPower
20/11/2008, 12:05
Esta pequena diferenca entre 70 e 75 poderia me causar problemas ao utilizar a tração?

A Sportage tem diferencial central?
Se a resposta for negativa, você terá problemas ao utilizar a tração com pneus diferentes na dianteira e traseira.
E sim, essa diferença (70 -75) pode causar problemas.
Abraço.

lipezaum
20/11/2008, 16:45
A Sportage tem diferencial central?
Se a resposta for negativa, você terá problemas ao utilizar a tração com pneus diferentes na dianteira e traseira.
E sim, essa diferença (70 -75) pode causar problemas.
Abraço.

Esqueci de mencionar, o carro que fiz a troca dos pneus foi um Suzuki Sidekick 4 portas.

Abraços!

leobnaval
20/11/2008, 22:49
limpezaum, portanto como o suzuki não tem diferencial central a utilização da tração fica comprometida, a diferença entre estas medidas nem é tão grande, mas pior que isso é a diferença entre os modelos e fabricantes que variam até 10% para mais ou para menos da mesma medida.

Eu aconselho você a utilizar a tração só em casos extremos em que o solo absorva esta diferença entre os pneus como em lama, travessias de rios e outros e dispensando atração em locais que o solo possua boa tração.

Mas o melhor mesmo seria a troca dos pneus deixando os 4 iguais.

Abraços, Leo

Fabio Viterbo
20/11/2008, 23:40
Alberto, vc pode ficar o tempo que quiser com os pneus em tamanhos diferentes, desde que nao acione a traçao em pisos firmes.
A CT nao sofrerá nada por conta da diferença de tamanho andando no 4x2.
O unico cuidado, e nao acioná-la inadvertidamente.
Por outro lado, se vc tiver que passar por um lamaçal que pedir a 4x4, pode faze-lo, mas lembre-se de desativar o mais rapido possivel.

e assim que sobrar a grana, ponha pneus iguas no carro todo.

abs

NÃO!!!!
de jeito nemhum, mesmo com a tração não engatada vc está forçando seu sistema pois mesmo com a traçao desengatada os sistemas estão interligados (eixo cardã, caixa, câmbio etc...) as rodas dianteiras irão rodar numa velocidade superior as traseiras por serem menores e isso causa diferença e consequentemente sobreforça nos componentes.

se vc ligar a tração, aí F..... tudo!!!

Agora,
como estamos em uma democracia, e todos podem falar o q quiser,
vc escuta o que lhe convier. :pipoca:

Abraço

Morcego
21/11/2008, 08:19
Com as rodas livres desligadas, (no caso das Manuais), ou com a tração em 4x2, o cardã dianteiro não estará rodando e as engrenagens do diferencial dianteiro também não estarão rodando, portanto não estará forçando nada.
Se colocar em 4x4, você aciona o conjunto dianteiro todo e com isto estará forçando todo o sistema.

DieselPower
21/11/2008, 11:24
Com as rodas livres desligadas, (no caso das Manuais), ou com a tração em 4x2, o cardã dianteiro não estará rodando e as engrenagens do diferencial dianteiro também não estarão rodando, portanto não estará forçando nada.
Se colocar em 4x4, você aciona o conjunto dianteiro todo e com isto estará forçando todo o sistema.

X2!
E naquelas que possuem RL automática ou à vácuo também.
Resumindo, a única que fica com todo o conjunto em funcionamento é a Ranger (não possui RL).
Abraço.

lipezaum
24/11/2008, 23:38
Bom pessoal,

Resolvido meu problema,
coloquei 4 pneus semi-novos 225-70 R15 de uma mesma marca, vou guardar os 2 pneus zerados que tenho(Toyo AT 225/75 R15), assim que tiver a oportunidade de comprar mais 2 iguais, farei a troca dos 4 juntos.

Agradeço a atenção.
Abraço a todos.

Fabio Viterbo
25/11/2008, 14:29
Bom pessoal,

Resolvido meu problema,
coloquei 4 pneus semi-novos 225-70 R15 de uma mesma marca, vou guardar os 2 pneus zerados que tenho(Toyo AT 225/75 R15), assim que tiver a oportunidade de comprar mais 2 iguais, farei a troca dos 4 juntos.

Agradeço a atenção.
Abraço a todos.

Isso aí,
vc fez a coisa certa!

Eu estava na mesma cituação, troquei primeiro os traseiros e depois os dianteiros. Até onde sabia só existia problemas caso engatasse a 4x4, ou pneus diferentes no mesmo eixo, mas!!!!

Em visita a Mitsunori (SR. Katsumori ex engenheiro Mitsubishi) , me foi passado que mesmo com a 4x2 o eixo cardã roda o direrencial traseiro numa velocidade e o conjunto dianteiro em outra (mesmo desengatado) , causando aquecimento e sobrecarga. Em 4x4 a coisa piora muito!

Como não sou engenheiro, prefiro escutar que é....:pipoca:

leobnaval
25/11/2008, 18:18
limpezaum, agora sim pode tracionar as 4 ...

Fabio então eu como engenheiro te garanto que o sistema diant.: diferencial, cruzeta, cardã ficam sem funcionamento algum em 4x2 desde que o veiculo possua roda livre e ela esteja em perfeito funcionamento, simplesmente fica um veículo comum 4x2. e só há diferença entre o conjunto tras. do diant. em curvas ou solo com pouco atrito.

Abraços, Leo

dudas_308w
25/11/2008, 23:42
NÃO!!!!
de jeito nemhum, mesmo com a tração não engatada vc está forçando seu sistema pois mesmo com a traçao desengatada os sistemas estão interligados (eixo cardã, caixa, câmbio etc...) as rodas dianteiras irão rodar numa velocidade superior as traseiras por serem menores e isso causa diferença e consequentemente sobreforça nos componentes.

se vc ligar a tração, aí F..... tudo!!!

Agora,
como estamos em uma democracia, e todos podem falar o q quiser,
vc escuta o que lhe convier. :pipoca:

Abraço

Fabio e Diesel,

pneus diferentes com a traçao desligada nao causam problema nas rangers.:discordo:
Meus pneus sao 31x10.5 e o estepe era original (o miudo, de bicicleta) e foi usado tanto na frente como atras, na 99 com RL e na 01, sem RL.

Quando a ranger esta com a traçao em 4x2, nao existe ligaçao entre o cambio e o cardã dianteiro. A T-Case abre, e o conjunto da frente fica livre, portanto nao causa dano algum. A diferença é somente uma:
- Nas Rangers com RL em 4x2, cardã, diferencial dianteiro, semi-eixos e cruzetas ficam parados.
- Nas Rangers sem RL em 4x2, cardã, diff-diant., semi-eixos e cruzetas, giram empurrados pela roda da frente.
Somente isso.
Mas, volto a afirmar. Pode andar com pneu diferente em absolutamente qualquer modelo e ano de Ranger, desde que em 4x2.:concordo:

E é bem facil de tirar a prova do que eu falei, sem danos ao carro. Basta por em um elevador de posto de gasolina, pendurando as 4 rodas.
Ou subir em 4 cavaletes.:dance:

Teixeira,
só para nao deixar pendente, a RL da Ranger nao é manual. Nos modelos abaixo de 2000 ela é comandada por um tubo de vacuo, que é acionado com a 4x4. A RL manual é uma adapataçao.

abs

Fabio Viterbo
26/11/2008, 00:38
limpezaum, agora sim pode tracionar as 4 ...

Fabio então eu como engenheiro te garanto que o sistema diant.: diferencial, cruzeta, cardã ficam sem funcionamento algum em 4x2 desde que o veiculo possua roda livre e ela esteja em perfeito funcionamento, simplesmente fica um veículo comum 4x2. e só há diferença entre o conjunto tras. do diant. em curvas ou solo com pouco atrito.

Abraços, Leo

desde que o veiculo possua roda livre e ela esteja em perfeito funcionamento...

e só há diferença entre o conjunto tras. do diant. em curvas ou solo com pouco atrito...

Então?
o que eu disse? que há um pequeno comprometimento, é pequeno,mas existe.

Fabio Viterbo
26/11/2008, 00:40
Fabio e Diesel,

pneus diferentes com a traçao desligada nao causam problema nas rangers.:discordo:
Meus pneus sao 31x10.5 e o estepe era original (o miudo, de bicicleta) e foi usado tanto na frente como atras, na 99 com RL e na 01, sem RL.

Quando a ranger esta com a traçao em 4x2, nao existe ligaçao entre o cambio e o cardã dianteiro. A T-Case abre, e o conjunto da frente fica livre, portanto nao causa dano algum. A diferença é somente uma:
- Nas Rangers com RL em 4x2, cardã, diferencial dianteiro, semi-eixos e cruzetas ficam parados.
- Nas Rangers sem RL em 4x2, cardã, diff-diant., semi-eixos e cruzetas, giram empurrados pela roda da frente.
Somente isso.
Mas, volto a afirmar. Pode andar com pneu diferente em absolutamente qualquer modelo e ano de Ranger, desde que em 4x2.:concordo:

E é bem facil de tirar a prova do que eu falei, sem danos ao carro. Basta por em um elevador de posto de gasolina, pendurando as 4 rodas.
Ou subir em 4 cavaletes.:dance:

Teixeira,
só para nao deixar pendente, a RL da Ranger nao é manual. Nos modelos abaixo de 2000 ela é comandada por um tubo de vacuo, que é acionado com a 4x4. A RL manual é uma adapataçao.

abs

Não sei como é o funcionamento da Ranger, meu relato é relativo a L200.

Abraço

leobnaval
26/11/2008, 08:49
Fabio, mas todos veículos saem de fabrica com roda livre seja ela manual ou automática.
Isso desde a família willys em que era opcional eu desconheço algum veículo 4x4 (jipes e pick-ups) da última década que seja vendido sem roda livre.
E portanto não compromete NADA andar com pneu diferentes desde que em 4x2.

Abraços, Leo

leobnaval
26/11/2008, 08:50
E relativo as L200 4x4 sempre sairam com roda livre desde 1992.

Walter L. L. Casitta
26/11/2008, 09:51
Ranger, Cherokee, Wrangler não tem roda livre, mas isso não importa nesse contesto (contesto se escreve com x ou com s) :rolleyes::mrgreen:

Qualquer veículo 4x4 pode andar com pneus menores na frente, mas só em 4x2 independe da roda livre, tendo ou não, automática ou manual. Nesse caso o que não pode é usar o 4x4.

leobnaval
26/11/2008, 13:17
Walter como funciona o 4x2 nestes veiculos?

Lembrando que os 4x4 como land rover, niva. não posuem também, porque sempre estão tracionando as 4 mas tem dif. central. que pode ser bloqueado.

Abraços, Leo

Walter L. L. Casitta
26/11/2008, 14:55
Walter como funciona o 4x2 nestes veiculos?

Lembrando que os 4x4 como land rover, niva. não posuem também, porque sempre estão tracionando as 4 mas tem dif. central. que pode ser bloqueado.

Abraços, Leo

Desengatando a tração dianteira através da caixa de transferência...

leobnaval
26/11/2008, 16:42
Então nestes casos o cunjunto de semi eixo diant., dif. e cardã ficam em movimento mesmo em 4x2?

Abraços, Leo

Walter L. L. Casitta
26/11/2008, 17:00
Então nestes casos o cunjunto de semi eixo diant., dif. e cardã ficam em movimento mesmo em 4x2?

Abraços, Leo

Sim. O tempo todo.

Gasta mais combustível, mas não tem a RL para falhar...

leobnaval
26/11/2008, 22:08
Nossa que eu prefiro uma RL manual, que dificilmente sofre falhas.

Sem falar no maior desgaste dos pneus e das peças como cruzetas, semi-eixos. Hoje em dia o pessoal pensar que uma RL possa falhar e prejudicar o funcionamento da tração e mais fácil falhar o motor que a RL ...

Porém vamos esclarecer para o nosso amigo Fabio que mesmo assim não prejudica utilizar pneus com diâmetro diferentes só se a tração estiver acionada, já que não possue torque algum movimentando o conj. diant. vindo da t-case.

Abraços, Leo