PDA

Ver Versão Completa : "Gambiarra" da "gambiarra"!



danielmanguinha
14/07/2008, 12:28
Olá amigos, estou comprando meu segundo o Niva... Estou com um em vista e ele tem o motor Ap 2.0 à alcool, vidros eletricos e td mais. Tenho duas dúvidas, eu não manjo quase nada de mecânica.

Primeiro: Gostaria de transformar o motor em Flex, para rodar gasolina e o original que é alcool, o que eu teria que fazer? É viavel? Vi um aparelho no mercado livre, não pareceu muito confiável: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-71605765-conversor-flex-alcool-gasolina-aux-gnv-chip-injecao-efi-mpfi-_JM

O que acham?

Segundo: Alguem aí adaptou vidros elétricos no Nivão? Dá muito pau?

Abraço!
Daniel

danielmanguinha
14/07/2008, 12:38
O do aparelhinho eu já dei uma pesquisada aq e vi que ele só funciona em veículos de ingnição, o niva que estou em vista, provavelmente é carburado.. Tem algum outro jeito de transforma-lo em Flex?

pedrodoniva
14/07/2008, 12:54
O do aparelhinho eu já dei uma pesquisada aq e vi que ele só funciona em veículos de ingnição, o niva que estou em vista, provavelmente é carburado.. Tem algum outro jeito de transforma-lo em Flex?

Ande só no alcool e seja feliz cara!!! haeuhuehauea

leomichetti
14/07/2008, 13:38
Amigão...

Como já foi dito...ande no alcool e seja feliz...no máximo um GNV, mas mesmo assim eu acho que ficaria só no alcool mesmo.
Sobre os vidros, eu tenho no meu instalado e funcionando sem problemas...nunca deu pau, só não pode ficar fazendo gambiarras na parte elétrica pra instalar.
O meu eu já peguei assim e já dei uma olhadinha e tá td bagunçado a fiação...como não deu pau ainda deixei, mas sei que pra separar as ligações elétricas e deixar td certinho vou perder um tempo pra descobrir os gatos que fizeram lá.


Abraços

Léo.

GARCIA/SP
14/07/2008, 17:16
O do aparelhinho eu já dei uma pesquisada aq e vi que ele só funciona em veículos de ingnição, o niva que estou em vista, provavelmente é carburado.. Tem algum outro jeito de transforma-lo em Flex?

Daniel,

Estes "conversores" que anunciam aos montes na internet só funcionam para motores com injeção eletrônica (e não ignição eletrônica). A ignição eletrônica substitui, nos veículos mais "modernos", o platinado.
De qquer modo, também acho mais interessante vc rodar no álcool, uma vez que este Niva que vc tem em vista já está com a motorização AP álcool. Qquer coisa, estamos aí:concordo::concordo:

Abs:concordo:
Renato

lisboa
14/07/2008, 17:46
... e já dei uma olhadinha e tá td bagunçado a fiação...como não deu pau ainda deixei, mas sei que pra separar as ligações elétricas e deixar td certinho vou perder um tempo pra descobrir os gatos que fizeram lá.


Abraços

Léo.

A tempo: É impressionante o que eu já vi de gambiarra na parte elétrica de Niva. :putz: Não só no meu, mas nos que eu vi prá comprar. Pqp.

Exatamente pelo carro ser de uso mais pesado e por ter os fios expostos e tudo mais, deveriam prezar mais ainda pelo cuidado na parte elétrica. Mas parece que muita gente faz gato atrás de gato nas fiações do bicho.

Impressionante.

Foi só um comentário pontual. Quase off-topic. :mrgreen:

Pensei em instalar acionamento elétrico nos vidros mas por dois motivos desencanei: o primeiro bem pessoal, quero manter manual memso, tosco e original. Beleza. Mas o segundo pela mesma dúvida do camarada: com vibrações, terra, poeira, será que não dá pau?

Eu não sou a favor da teoria "quanto menos recursos, menos coisa prá dar problema". Meu pai era assim, e eu sempre discordei, mas era quase xiita com isso. Nem de carro 4 portas gostava: eram mais um par de vidros, maçanetas e tudomais prá dar problema :shock:

Mas no Niva tô adotando isso, na boa. Filosofia dos carros da Volvo: O recurso só etará lá se tiver uma justificativa MUITO efetiva.

Boa sorte, Daniel! Que a compra seja bem-sucedida :razz:

Ah. Se morar em São Paulo ou no ABC, tenho visto direto um Niva branco em São Bernardo numa loja, que parece estar inteirinho. De repente te interessa ver, se quiser eu pego o endereço prá você.

Abraços.

shuther4x4
14/07/2008, 22:53
E eu sofrendo aqui para passar o meu pra álcool.
Daniel, porque quer passar pra gasosa o seu niva. Aqui na minha região eu não vejo vantagem na gasolina. Aí é vantajoso pra ti?
Abraços

danielmanguinha
15/07/2008, 16:16
Bom amigos, muito obrigado pelas opiniões, eu fico meio desconfiado tb de pegar um Niva com vidro elétrico, eu não tenho a intenção de ficar me jogando em trilhas pesadas como eu fazia com um outro Niva que eu já tive, até pq, neste estou disposto a pagar mais caro no jipe e pegar um em bom estado para poder fazer viagens (longas por sinal), por isso um carro com um pouco mais de conforto (se podemos dizer isso para um Nivinha, hahaha)... Mas ai que está, aqui realmente não compensa ter um carro a gasolina.. Mas e se derrepente eu for até o Uruguai ou Argentina com o carro? Lá eles não tem alcool nos postos.. por isso minha preoculpação em transformar em Flex.
Eu sempre costumo extender (até demais) as minhas viagens, se eu vou até o sul, não consigo ficar só na fronteira, entende? Eu tenho que ir até o limite das minhas férias mesmo que já estejam acabando... ahahahahha...
Vocês já fizeram longas viagens com o Nivinha?? Quais são os principais problemas que ele pode ter rodando muitos quilometros, ainda mais com o motor ap 2.0?

Valeu mais uma vez!

danielmanguinha
15/07/2008, 16:18
Ah. Se morar em São Paulo ou no ABC, tenho visto direto um Niva branco em São Bernardo numa loja, que parece estar inteirinho. De repente te interessa ver, se quiser eu pego o endereço prá você.

Abraços.

Amigo, sou do ABC sim, São Bernardo do Campo... Se der, manda o endereço pra mim sim!

Valeu!!

lisboa
15/07/2008, 22:34
Amigo, sou do ABC sim, São Bernardo do Campo... Se der, manda o endereço pra mim sim!

Valeu!!

Cara, então. O endereço ENDEREEEEEÇO mesmo eu não tenho. Mas...

Vi numa avenida chamada Marginal do ABC acho. É um avenidão que vai sair lá perto d da imigrantes. É perto do frigorífico Marba, manja? Então. É na pista de quem está indo de SCS para a Imigrantes. Tentei ver o número no dia que passei mas não consegui. Mas passando por ali, é muito visível, o carro tá praticamente na calçada.

Vou ver com um camarada do trampo amanhã que sabe o nome da avenida e posto aqui novamente.

Espero que ajude. :concordo:

Abraços.

danielmanguinha
17/07/2008, 11:17
Cara, então. O endereço ENDEREEEEEÇO mesmo eu não tenho. Mas...

Vi numa avenida chamada Marginal do ABC acho. É um avenidão que vai sair lá perto d da imigrantes. É perto do frigorífico Marba, manja? Então. É na pista de quem está indo de SCS para a Imigrantes. Tentei ver o número no dia que passei mas não consegui. Mas passando por ali, é muito visível, o carro tá praticamente na calçada.

Vou ver com um camarada do trampo amanhã que sabe o nome da avenida e posto aqui novamente.

Espero que ajude. :concordo:

Abraços.

Já sei mais ou menos sim! O problema é que de dia de semana não dá pra eu ir lá, mas nesse sábado eu vou dar uma procurada! Valeu pela dica!

dsamaz
17/07/2008, 12:53
Parabéns pela compra...

Sobre a conversão de álcool para gasolina, se o conjunto (bloco + cabeçote) for original a álcool, esqueça. Não compensa o investimento mesmo se o álcool fosse mais caro q a gasolina.
É mais fácil converter o AP de álcool para diesel que de álcool para gasolina.
Porquê: o motor álcool trabalha com compressão (+/- 12,5/1 - 13/1) acima da tolerada pela gasolina de melhor qualidade (10/1). Se colocares gasolina no teu motor, ela explodirá antes da centelha, você terá a famosa batida de pino. Detalhe: a álcoolina, famosa gasolina C, gasolina comum, a batizadinha, não suporta nem 9/1.


Mas, vc pediu ajuda para mudar p/ gasolina, não foi? Então, segue +/- a receita:
1. abra e desmonte o motor completamente;
2. troque as bielas + pistão pela versão a gasolina (uns R$ 1.000);
3. troque o cabeçote (se não me engano é diferente - confirme p/ ver se não é diferente + R$700).
4. Vc economiza de trocar: bloco (só o aço), anéis, bomba de óleo...


Se vc quiser converter para diesel:
1. troque apenas o cabeçote do motor a álcool por um cabeçote da versão diesel AP 1.9 (vede um retorno de água do bloco, que não tem no cabeçote do diesel) - R$1500;
2. insira a bomba injetora (R$800) e a bomba de óleo (R$70);
3. Você economiza de trocar: bloco, pistões, anéis, bielas, ...

Daniel



Olá amigos, estou comprando meu segundo o Niva... Estou com um em vista e ele tem o motor Ap 2.0 à alcool, vidros eletricos e td mais. Tenho duas dúvidas, eu não manjo quase nada de mecânica.

Primeiro: Gostaria de transformar o motor em Flex, para rodar gasolina e o original que é alcool, o que eu teria que fazer? É viavel? Vi um aparelho no mercado livre, não pareceu muito confiável: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-71605765-conversor-flex-alcool-gasolina-aux-gnv-chip-injecao-efi-mpfi-_JM

O que acham?

Segundo: Alguem aí adaptou vidros elétricos no Nivão? Dá muito pau?

Abraço!
Daniel

leomichetti
21/07/2008, 12:58
Amigão...

Sobre os vidros, eu tenho no meu instalado e funcionando sem problemas...nunca deu pau, só não pode ficar fazendo gambiarras na parte elétrica pra instalar.
O meu eu já peguei assim e já dei uma olhadinha e tá td bagunçado a fiação...como não deu pau ainda deixei, mas sei que pra separar as ligações elétricas e deixar td certinho vou perder um tempo pra descobrir os gatos que fizeram lá.
Léo.

Falei demais...acabou de dar pau!!!

lisboa
21/07/2008, 21:00
Falei demais...acabou de dar pau!!!

Abre a porta e fecha com força que talvez volte. :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een:

dougMG
28/07/2008, 00:05
Segundo: Alguem aí adaptou vidros elétricos no Nivão? Dá muito pau?

Abraço!
Daniel[/quote]


Daniel
Um amigo meu tem, quase 2 anos sem dar pau.. mas ele fez a elétrica inteira antes de colocar..
Vou perguntar qual eh e depois te falo.

lisboa
31/07/2008, 10:37
Segundo: Alguem aí adaptou vidros elétricos no Nivão? Dá muito pau?

Abraço!
Daniel


Daniel
Um amigo meu tem, quase 2 anos sem dar pau.. mas ele fez a elétrica inteira antes de colocar..
Vou perguntar qual eh e depois te falo.[/QUOTE]

Cara... eu vou opinar por bom senso e não por experiência,pois não cloquei no meu.:mrgreen:

Se eu fosse colocar, realmente - primeiro eu faria uma bela revisão elétrica, dando muita atenção à fiação e fazendo bons chicotes.

Mas outros pontos aos quais eu atentaria e muito: fixação do sistema (considerando que vc pega trilha e terra, alta vibração) e isolamento / vedação. Me certificaria de que a porta não encheria de poeira por dentro numa estrada de terra, por exemplo, nem de água em caso de chuva.

E, na boa? Não mandaria fazer em qquer loja de som automotivo. 90% dssa molecada acostumada em montar auto-falante em Golzinho e Corsa quando pega um carro que requer mais cuidado, faz m... Procure um lugar bom, que vc conheça e possa acompanhar o trabalho. Tem que ser um trabalho de "adaptação", não de simples "instalação". Essa história de "ah, poe o do carro X aqui que cabe direitinho, fica show" é legal na hora. na primeira trilha mais pesada pode ser que não resista. :pensativo:

Outra coisa que eu faria.... seria conhecer bem como desativar a bagaça e poder subir e descer o vidro na mão. Imagina que vc tá no meio do nada, com calor, terra, vibração..... e algo desse sistema pifa, com a sua janela aberta. :mrgreen: Tem que saber usar um sistema de contingência (arrancar o revestimento inerno da porta e conseguir fechar o vidro ou mesmo desativar o sistema e voltar a manivela).

Tudo palpite... mas eu já pensei nisso e eu faria dessa forma: com um cuidado de adaptação, não de instalação. 8)

espero que ajude a clarear as idéias :concordo:

Abraço!

Girti
31/07/2008, 12:06
Daniel
Um amigo meu tem, quase 2 anos sem dar pau.. mas ele fez a elétrica inteira antes de colocar..
Vou perguntar qual eh e depois te falo.

Cara... eu vou opinar por bom senso e não por experiência,pois não cloquei no meu.:mrgreen:

Se eu fosse colocar, realmente - primeiro eu faria uma bela revisão elétrica, dando muita atenção à fiação e fazendo bons chicotes.

Mas outros pontos aos quais eu atentaria e muito: fixação do sistema (considerando que vc pega trilha e terra, alta vibração) e isolamento / vedação. Me certificaria de que a porta não encheria de poeira por dentro numa estrada de terra, por exemplo, nem de água em caso de chuva.

E, na boa? Não mandaria fazer em qquer loja de som automotivo. 90% dssa molecada acostumada em montar auto-falante em Golzinho e Corsa quando pega um carro que requer mais cuidado, faz m... Procure um lugar bom, que vc conheça e possa acompanhar o trabalho. Tem que ser um trabalho de "adaptação", não de simples "instalação". Essa história de "ah, poe o do carro X aqui que cabe direitinho, fica show" é legal na hora. na primeira trilha mais pesada pode ser que não resista. :pensativo:

Outra coisa que eu faria.... seria conhecer bem como desativar a bagaça e poder subir e descer o vidro na mão. Imagina que vc tá no meio do nada, com calor, terra, vibração..... e algo desse sistema pifa, com a sua janela aberta. :mrgreen: Tem que saber usar um sistema de contingência (arrancar o revestimento inerno da porta e conseguir fechar o vidro ou mesmo desativar o sistema e voltar a manivela).

Tudo palpite... mas eu já pensei nisso e eu faria dessa forma: com um cuidado de adaptação, não de instalação. 8)

espero que ajude a clarear as idéias :concordo:

Abraço![/QUOTE]

Assino embaixo!