Conectar

Ver Versão Completa : Ranger 4 Cilindros 2.5

schinzel
14/07/2008, 00:17
Srs..

Gostaria de reunir informações sobre a Ranger XL 2.5 4cc.

Estou pensando em adquir uma, tenho um peso de consciência grande em não comprar uma com 4x4. Mas as 4x4 só V6 que consome muita gasosa e Diesel que é muito cara.

Quem sabe, tem ou possua informações gostaria de saber e compartinhar. Tenho pesquisado na internet, mas não considero muito confiáveis as informações ainda mais que são "testes" de revistas.

Abraços a todos...

ojaneri
14/07/2008, 08:57
Ranger 2.5 ou a 2.3? A nova, é 2.3 a gasolina, Duratec.

O motor é muito bão, 150cvs de potência (até 2004 acho que eram 145cvs), economico (8 a 9km/h pisando leve), 21,9kgfm de torque a 3700. E o resto é igual as outras Rangers, ou seja, pode confiar! :-)

Raposo
14/07/2008, 12:42
Srs..

Estou pensando em adquir uma, tenho um peso de consciência grande em não comprar uma com 4x4. Mas as 4x4 só V6 que consome muita gasosa e Diesel que é muito cara.

Quem sabe, tem ou possua informações gostaria de saber e compartinhar. Tenho pesquisado na internet, mas não considero muito confiáveis as informações ainda mais que são "testes" de revistas.

Abraços a todos...
Boa tarde, Schinzel!
Tive uma 2.5 4 cc, 99/99. E tenho uma 2.5 4cc, 01/01 Turbo Diesel. É a gasolina que você quer informações?

schinzel
14/07/2008, 15:10
Gostaria de Informações sobre a Gasolina 4cc.

A sua era cabine simples ?

schinzel
14/07/2008, 15:11
Seria a 2.5 Gasolina... acho que uma 98 no max 99.

dudu83
14/07/2008, 19:42
ate onde eu sei o consumo da 2.5 e quase igual a v6 .... porem perde no torque .... se vc esta preocupado com consumo te aconselho a optar por uma pickup pequena , uma strada por exemplo, seria uma opcao na mesma faixa de preco com manutencao muito mais barata alem de bem mais nova....

schinzel
15/07/2008, 09:35
O problema é pouca caçamba. !!

O Volume é grande mas o peso, não muito.

Já pensei em uma pequena.

Raposo
15/07/2008, 12:17
Seria a 2.5 Gasolina... acho que uma 98 no max 99.
Boa tarde, Schinzel!
A minha era 99/99, cabine dupla, pé de boi, mas com ar e direção de fábrica. Comprei com GNV instalado, R$ 29.000 à vista. Muito bom carro, o motor tem 121 cv, duas velas por cilindro e pouca manutenção. Só saí dela porque eu queria uma diesel. Em que pese alguns depoimentos aqui no Forum posso te garantir que a minha fazia (no GNV) entre 8,5 e 9,0 km/l na cidade e entre 10 e 11 km/l na estrada, quase o mesmo consumo da diesel 2.5. É um ótimo carro, motor muito silencioso. Na gasolina o consumo sobe mais ou menos 01 a 02 km/l. Mas tudo depende do peso do pé direito. Não sou de correr. Minha velocidade de cruzeiro fica entre 110 e 120 km/h. Se tiver mais alguma dúvida é só perguntar.
Estou postando uma foto dela.
Um grande abraço.

soneca_zzz
15/07/2008, 12:51
Raposo, duas velas por cilindro ou duas válvulas por cilindro!?

A 2.5 deve fazer quase a mesma média da V6, mas com a diferença de ter menos torque, como dito pelo Dudu83! Agora, se conseguisse a 2.3 Duratec, com 150cv, acho que seria mais jogo, mas não sei quando começaram a fabricar e se o valor está no que quer.

Estou me baseando no seguinte: estava utilizando uma S10 4.3 V6 CD automática e fazia uma média de 6km/l e via gente com a S10 2.2 fazendo a mesma média. E dizem que essa 2.4 Flex está na mesma faixa... ou seja, um V6 acaba sendo melhor pelo fato de ter mais torque/potência, não usar tanto o acelerador. Não sei se expliquei direito...

Raposo
15/07/2008, 14:05
Raposo, duas velas por cilindro ou duas válvulas por cilindro!?

A 2.5 deve fazer quase a mesma média da V6, mas com a diferença de ter menos torque, como dito pelo Dudu83! Agora, se conseguisse a 2.3 Duratec, com 150cv, acho que seria mais jogo, mas não sei quando começaram a fabricar e se o valor está no que quer.

Estou me baseando no seguinte: estava utilizando uma S10 4.3 V6 CD automática e fazia uma média de 6km/l e via gente com a S10 2.2 fazendo a mesma média. E dizem que essa 2.4 Flex está na mesma faixa... ou seja, um V6 acaba sendo melhor pelo fato de ter mais torque/potência, não usar tanto o acelerador. Não sei se expliquei direito...
Olá, Soneca!
Para esclarecer: o 2.5 a gasolina da Ranger (fabricado antes da entrada do Duratec) tem oito válvulas e duas velas por cilindro (tipo twin spark do Alfa Romeo).
Agora, é impossível comparar o consumo da S-10 2.2 com o da Ranger 2.5 4cc: a primeira bebe muito mais. Já tive as duas.
quanto ao motor 2.3 16v Duratec eu não vou opinar porque não conheço o consumo.
Em tempo: tenho um amigo que possui uma Blazer Executive 4.3 V6 no GNV fazendo 6 km/m3.
Um abraço.

soneca_zzz
15/07/2008, 14:52
Caraca, nem imaginava que era isso mesmo!
Que interessante... então, na teoria, a queima na compressão deve ser mais eficaz, proporcionando melhor economia e potência?

lucasam
15/07/2008, 15:07
Eu ja tive uma gasolina 6cc com GNV.
Se na sua região possuir GNV eu te aconselho a comprar uma 6cc na boa.
O motor é excelente, silencioso e muito potente. Com o GNV torna viavel a utilização do carro no cotidiano e quando desejar de potencia é so girar a chave para gasolina e sobra potencia.

Somente 1 observação.
O cambio da 6cc é muito longo (a minha tinha rodas 15 e pneus grandes dava 70km/h de primeira marcha)
O cambio longo torna um carro ruim com muita carga e baixa velocidade. (ja acabei com a embreagem da minha em uma rampa rebocando uma D20)
Até os 800Kg de reboque vai bem. Mais do que isso não da pra arrancar em subidas fortes.
Na minha opinião o melhor carro do mundo seria uma Ranger V6 com 4x4 e GNV.

soneca_zzz
15/07/2008, 15:14
É exatamente uma assim que eu quero, só que CD! hehehe

schinzel
15/07/2008, 16:46
Lucasam,

Essa V6 com o 4x4 tem pesado bastante na minha pretenção, hoje mesmo fui ver uma 2.5 4cc, esta com 125mkm parecem bem originais, esta com GNV e tal, muito bacana bonita e com cara de original, mas pelo que percebi, preciso investir uns 2k nela para ficar com a manutenção 100% em dia.

Você que teve a V6 o que pode me dizer de consumo e defeitos ?

Obrigado novamente

Abraços

Edintruder
15/07/2008, 22:37
Lucasam,

Essa V6 com o 4x4 tem pesado bastante na minha pretenção, hoje mesmo fui ver uma 2.5 4cc, esta com 125mkm parecem bem originais, esta com GNV e tal, muito bacana bonita e com cara de original, mas pelo que percebi, preciso investir uns 2k nela para ficar com a manutenção 100% em dia.

Você que teve a V6 o que pode me dizer de consumo e defeitos ?

Obrigado novamente

Abraços

Defeito nenhum, a não ser por não ser à diesel!
Consumo, isso é proporcional à quantidade de cavalos que tem para alimentar...
Por volta de 6km/l na cidade e uns 9 na estrada e pé em cima.

Raposo
16/07/2008, 14:00
Caraca, nem imaginava que era isso mesmo!
Que interessante... então, na teoria, a queima na compressão deve ser mais eficaz, proporcionando melhor economia e potência?
Exatamente, Soneca.
São dois módulos de potência (um para cada 04 velas) que substituem o antigo distribuidor. A intenção da Ford foi exatamente esta: otimizar os níveis de potência e economia.
Posso te garantir que o motor é bem melhor do que o 2.2 que equipa as antigas S-10 (com 113 cv).
Abraço.

soneca_zzz
16/07/2008, 14:43
Raposo, é mais diferente do que eu achava... com certeza é melhor que o 2.2! Fiquei curioso de ver esse motor, quando for nas lojas darei um bizú no cofre.

Quando fiz a comparação, na verdade quis fazer uma analogia... comparar a S10 V6 4.3 com a S10 2.2 como exemplo, da mesma forma que estamos comparando a Ranger V6 4.0 com a 2.5 e 2.3! :concordo:

Só um comentário besta: é raríssimo encontrar uma Ford Pampa 4x4, mas talvez seria uma opção. A caçamba é grande (claro que não é do tamanho de uma pick-up normal), mas não iria parar em qualquer pedra no caminho. Se já é difícil encontrar uma, imagine uma em bom estado e com preçco bom? :mrgreen:

Raposo
16/07/2008, 15:22
Raposo, é mais diferente do que eu achava... com certeza é melhor que o 2.2! Fiquei curioso de ver esse motor, quando for nas lojas darei um bizú no cofre.

Quando fiz a comparação, na verdade quis fazer uma analogia... comparar a S10 V6 4.3 com a S10 2.2 como exemplo, da mesma forma que estamos comparando a Ranger V6 4.0 com a 2.5 e 2.3! :concordo:

Só um comentário besta: é raríssimo encontrar uma Ford Pampa 4x4, mas talvez seria uma opção. A caçamba é grande (claro que não é do tamanho de uma pick-up normal), mas não iria parar em qualquer pedra no caminho. Se já é difícil encontrar uma, imagine uma em bom estado e com preçco bom? :mrgreen:
Pampa em boas condiçoes 4X4 é mosca branca. Vi muitas lá em Governador Valadares, mas com lama até no teto. É carro de fazenda, que carrega qualquer coisa. Pena a Ford ter substituído pela Courier

Isaac Jr
21/07/2008, 11:45
Olá amigo, tenho uma 98/99 2.5 Gasolina CD. Em conforto nota 10. É muito bonita e silenciosa. Mas bebe muito. Na estrada faz 6.8. Não sou de pisar muito e quase caí de costas quando fiz a primeira média... Na média cidade/estrada deu 5.? Saí de um Monza 2.0 Álcool/GNV e quase enfartei com o consumo da Ranger. Se tiver grana, recomendo.

schinzel
21/07/2008, 14:41
Amigo, obrigado pela dica...

Realmente é alto seu consumo minha Pajerinho V6 tem feito mais que isso.

As velas estão tudo ok.. na sua ? Uma quima melhor pode representar um melhor consumo..

João Fellipe
21/07/2008, 19:33
Pessoal a maioria das curvas potencia x consumo não são lineares portanto ter menor volume de cilindro não quer dizer menor consumo em comparação a potencia exigida para o trabalho do carro. já vi V6 fazer menos que 4cc principalmente na estrada, essas media que as montadoras colocam nos sites de vendas são da potência ideal de trabalho do motor, como na maioria das vezes o terreno, vento e bla bla bla não deixam o motor trabalhar na potencia ideal para menor consumo logo vemos 6 canecos bebendo menos q 4cc.

Eu não gosto de gasolina não, gosto de diesel nem que o diesel for pra 5 reais o litro eu ainda gostaria do diesel, porém se fosse comprar a gasolina(batesse a cabeça, ficasse abestado uhauhauh brincadeira:lol::lol::lol::lol: ou se tivesse sem grana, mesmo assim ia comprar uma D-10 diesel que tem aki perto de casa R$ 9.000 ) eu compraria pelos motivos anteriores uma ranger V6 4x4 é um super carro aki em casa tem uma da minha tia é ranger 97 V6 4x2 (pra mim nao serve pra nada) a gracinha faz 5km/l na cidade e 8 na estrada, porém ela antes de ter uma 6 canecos teve uma 4cc 4x2 que eu chamo de desastre da engenharia era ruinzinha, lerda, beberrona e ainda não subinha um morrinho de lama do sitio q até fiesta sobe pois a traseira era leve e fica deslizando, muito meia boca a caminhonete

lucasam
22/07/2008, 01:02
Minha 6cc fazia 6Km/l na cidade e 8 na estrada (pé em cima, ja fiz parcial de 5.5km/l na estrada)
Nao compraria a 4cilindros nao, pelo que sei ela não é tão mais economica e no GNV quase não faz diferença e o desempenho é assustador.
Esse motor V6 americano é muito show anda infinitos Km

Guilherme A. Araújo
22/07/2008, 02:48
Já tive uma 2.5 gasosa 4x2 CS, é muito boa, é como as outras, mas sem o 4x4 e com um motor mais fraco.

Tem 121cv, e gasta praticamente a mesma coisa da V6, tanto no GNV qto na gasosa, mas, ainda assim, é um pouco mais economica.

Quanto ao rendimento na estrada, demora um pouco mais pra embalar, mas depois, sai da frente, é 180 diretao, na subida cai pra uns 150/130 dependendo da subida, mas logo ela se recupera.

Estabilidade? Joga uma camara de ar com areia na carroceria e seja feliz, a minha grudava no chao q nem carro baixo.

Manutençao? Muitos falam que é caro em vista de outros carros, mas esquecem que estamos falando de uma caminhonete, que tem mais resistencia, maior durabilidade de componentes, aguenta bem mais que um carro, sem contar q vc pode atravessar cabteir, hehe, passar por cima de meio fio etc, rsrs, é o preço que se paga por ter um carro compativel mas, comparando com outras 4x4 nao é tao cara a manutençao nao, peguei a minha com 83mil Km, vendi com 156mil e o q eu fiz nela?? Judiei até e nao triquei nada pq estava querendo começar a bater!!!

Nao sei pra que vai usar, mas te aconselho a comprar ao menos uma cab. estendida, é mais confortavel e faz diferença, com certeza!!!

dsamaz
22/07/2008, 10:15
Concordo contigo q há v6 fazendo + km/l q alguns 4cc... Mas isto se dá, muitas das vezes, considerando a eficiência do motor.
P. ex. estes motores "brasileiros" AP (1.6 a 2.0) e GM (1.8 a 2.4 do vectra, monza, s10) são mais gastões q alguns v6 mais modernos.

Um V6 empurrando 2t em faxa de trabalho ideal é muito menos gastão que um 2.4 ou 2.0 fazendo o mesmo trabalho nas mesmas condições, porém em faixa de trabalho (RPM) não ideal.

Um exemplo clássico é o fiesta 1.0 supercharger, que é mais gastão que muitos 2.0.

Agora, sobre o combustível diesel, vc o defende pq provavelmente nunca gastaste R$10 mil (R$12, R$15) mil para retificar um.
Eu também defendia o diesel a ferro e fogo, até q tive q retificar um. Rapidinho iria emborar R$8 mil, e olha q aquele é um dos q mais tem no mercado em qtdade e não seria preciso comprar nada de extraordinário (eixo, pistões, cabeçote, bloco), senão, teria ido facilmente de R$10 a R$12 mil.
Gasolina é melhor pq é mais barato as peças, tudo é mais barato. Menos da metade do preço pela mesma peça, sempre. Só pq é diesel, os fabricantes duplicam o preço.

Daniel

Pessoal a maioria das curvas potencia x consumo não são lineares portanto ter menor volume de cilindro não quer dizer menor consumo em comparação a potencia exigida para o trabalho do carro. já vi V6 fazer menos que 4cc principalmente na estrada, essas media que as montadoras colocam nos sites de vendas são da potência ideal de trabalho do motor, como na maioria das vezes o terreno, vento e bla bla bla não deixam o motor trabalhar na potencia ideal para menor consumo logo vemos 6 canecos bebendo menos q 4cc.

Eu não gosto de gasolina não, gosto de diesel nem que o diesel for pra 5 reais o litro eu ainda gostaria do diesel, porém se fosse comprar a gasolina(batesse a cabeça, ficasse abestado uhauhauh brincadeira:lol::lol::lol::lol: ou se tivesse sem grana, mesmo assim ia comprar uma D-10 diesel que tem aki perto de casa R$ 9.000 ) eu compraria pelos motivos anteriores uma ranger V6 4x4 é um super carro aki em casa tem uma da minha tia é ranger 97 V6 4x2 (pra mim nao serve pra nada) a gracinha faz 5km/l na cidade e 8 na estrada, porém ela antes de ter uma 6 canecos teve uma 4cc 4x2 que eu chamo de desastre da engenharia era ruinzinha, lerda, beberrona e ainda não subinha um morrinho de lama do sitio q até fiesta sobe pois a traseira era leve e fica deslizando, muito meia boca a caminhonete

Raposo
22/07/2008, 13:55

Aí, João!
A 4cc da tua tia deveria estar com algum problema. Eu subia todos os dias a Grajaú-Jacarepaguá na minha Ranger, no GNV, ar ligado, terceira pedindo quarta e na maioria das vezes de quarta marcha. Você conhece esta serra? Eu tenho agora uma 2.5 HSD que sobe do mesmo jeito que a anterior.
Beberrona? 8 km/m3 na cidade e 11 km/m3 na estrada.
Abraços.

Carlos Jacomini
04/09/2008, 21:32
Tenho uma 99, 2.5 gasolina/GNV, cabine dupla. Não dá dor de cabeça, quando comprei só tive que fazer manutenção da suspensão pq o dono anterior era meio relaxado pelo jeito (rs)...consumo: GNV = cidade 9 km/L estrada 12 km/L GASOLINA= cidade 6 km/L e estrada 9 km/L, viajando na boa (média 110 a 120 km/h).
Quanto aos comentários de força e potência, não tenho o que reclamar. Para a finalidade que uso está muito bom.
Quanto as velas, são sim 2 por cilindro. A única coisa que não gosto e pelo que vej aqui no forum é geral e difícil de resolver são os faróis. Como todo carro com faróis quadrados, a iluminação dela é sofrível.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Raposo
08/09/2008, 13:10
Tenho uma 99, 2.5 gasolina/GNV, cabine dupla. Não dá dor de cabeça, quando comprei só tive que fazer manutenção da suspensão pq o dono anterior era meio relaxado pelo jeito (rs)...consumo: GNV = cidade 9 km/L estrada 12 km/L GASOLINA= cidade 6 km/L e estrada 9 km/L, viajando na boa (média 110 a 120 km/h).
Quanto aos comentários de força e potência, não tenho o que reclamar. Para a finalidade que uso está muito bom.
Quanto as velas, são sim 2 por cilindro. A única coisa que não gosto e pelo que vej aqui no forum é geral e difícil de resolver são os faróis. Como todo carro com faróis quadrados, a iluminação dela é sofrível.

Espero ter ajudado em alguma coisa.
Olá, Carlos!
Você pode resolver o problema dos faróis de duas maneiras: Custo baixo, lâmpadas de 100 W, aliadas a um relé equivalente (um bom eletricista instala sem problemas); a Natasha está assim e viajo tranquilamente à noite. Custo alto, kit xênon.
Abraços.

AMRodrigues
09/09/2008, 04:37
Srs..

Abraços a todos...
Olá Schinzel, acabei de trocar minha Ranger XLS 2.3 gasolina por um Triton V6.
A Ranger é um carro fantástico, só troquei a minha porque queria uma pickup V6 (gasolina) e automática.

A ranger não tem o motor mais potente do mundo, mas em estradas como Bandeirantes-SP fiz uma média de 8km/l vindo entre 140 e 160. A minha é cabine simples e pula um pouquinho comparado a CD, porém acredito que ande mais.

Abs,

Carlos Jacomini
09/09/2008, 22:52
Olá, Carlos!
Você pode resolver o problema dos faróis de duas maneiras: Custo baixo, lâmpadas de 100 W, aliadas a um relé equivalente (um bom eletricista instala sem problemas); a Natasha está assim e viajo tranquilamente à noite. Custo alto, kit xênon.
Abraços.

Raposo

coloquei a Crystal Vision da Cool Blue de 55w...melhorou...a de 100w pode danificar o espelhamento interno do farol devido ao calor gerado...na verdade devems nos preocupar com a intensidade de luz e não com a potência em si....como isso não é informado nas caixinhas da lampadas o resultado é irmos pela tentativa e erro...

Mas valeu...uma abraço!

Raposo
10/09/2008, 17:51
Raposo

coloquei a Crystal Vision da Cool Blue de 55w...melhorou...a de 100w pode danificar o espelhamento interno do farol devido ao calor gerado...na verdade devems nos preocupar com a intensidade de luz e não com a potência em si....como isso não é informado nas caixinhas da lampadas o resultado é irmos pela tentativa e erro...

Mas valeu...uma abraço!
Talvez você tenha razão. Mas eu já comprei a Natasha com lâmpadas de 100w e relê, já tenho ela a um ano e os faróis continuam os mesmos. Talvez porque eu só utilize na estrada por duas a três horas no máximo a cada quinze dias. Pode ser que usando com mais freqüência realmente danifique o conjunto ótico.
Eu estou namorando um conjunto de faróis de lente lisa na www.globalautoimports.com.br que é show de bola. Fica parecendo 2005 em diante.
Abraços

Carlos Jacomini
17/09/2008, 21:11
Já vi esse bloco ótico pra Ranger. Entrei em contato com eles e me disserram que é pulg and play, ou seja, retira o atual e coloca esse no lugar sem nenhuma outra adaptação. Mas não gostei do preço, me pediram R$950,00, somado a mão de obra e lâmpadas, chega em R$1.200,00 fácil fácil.
Para mim não vale a pena...mas cada um sabe o tamanho de seu bolso....

Um abraço

JuniorDafe
06/10/2008, 20:45
Ola
Tenho uma ranger 2.5 cs gas/gnv, consumo dela igual de uma v6, faz na gasosa 5km/l na cidade e estrada 8km/l no gnv 7km/m e 10km/m, motorzinho e bom, pouca manutenção, anda muito melhor q a 2.2 da s-10, ela desenvolve bem a ate a 3ª, e depois ... heheheheh Mas ja estou atras de outra cabine dupla, mas no diesel...

soneca_zzz
07/10/2008, 00:25
Talvez você tenha razão. Mas eu já comprei a Natasha com lâmpadas de 100w e relê, já tenho ela a um ano e os faróis continuam os mesmos. Talvez porque eu só utilize na estrada por duas a três horas no máximo a cada quinze dias. Pode ser que usando com mais freqüência realmente danifique o conjunto ótico.
Eu estou namorando um conjunto de faróis de lente lisa na www.globalautoimports.com.br (http://www.globalautoimports.com.br) que é show de bola. Fica parecendo 2005 em diante.
Abraços

"Fox", esse link que passou, parece que é da Ranger até 97, se não me engano... acho que é esse o ano... hehehe
Aqui tem umas coisas tb:
http://www.tuningimports.com.br/loja/index.php?cPath=121_169&lvUsid=474418d54b4b127d14bf973c539b570f

Só não sei se é de confiança... :pensativo:

Raposo
08/10/2008, 14:47
"Fox", esse link que passou, parece que é da Ranger até 97, se não me engano... acho que é esse o ano... hehehe
Aqui tem umas coisas tb:
http://www.tuningimports.com.br/loja/index.php?cPath=121_169&lvUsid=474418d54b4b127d14bf973c539b570f

Só não sei se é de confiança... :pensativo:
I'm sorry, you aren't fox. You are 'Nap" :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Não vou comprar os faróis agora por falta de "tempo" ($$$). Um amigo me passou uma dica que achei bem interessante: passar uma lixa d'água bem fininha (grão 600 ou mais) até o farol ficar opaco. Depois polir com massa de polir para tinta usada (o ideal é com politriz). Segundo ele, o farol fica como novo.
Abraços!

soneca_zzz
08/10/2008, 15:42
hahahahaa!!!

Raposo, o ideal seria arrumar as lentes em desmanche e tentar isso. Não sei qual seria o resultado final, esteticamente pode ficar bom, só me preocupo como ficaria a luz... no farol de lente lisa (tipo cristal), o espelho é quem direciona o foco da luz e na lente normal, é ela quem direciona. Se deixarmos ela lisa, deve prejudicar a iluminação.

Isso é o que eu acho, posso estar enganado, espero que alguém com experiência nisso possa nos esclarecer... hehehe

Raposo
08/10/2008, 16:24
hahahahaa!!!

Raposo, o ideal seria arrumar as lentes em desmanche e tentar isso. Não sei qual seria o resultado final, esteticamente pode ficar bom, só me preocupo como ficaria a luz... no farol de lente lisa (tipo cristal), o espelho é quem direciona o foco da luz e na lente normal, é ela quem direciona. Se deixarmos ela lisa, deve prejudicar a iluminação.

Isso é o que eu acho, posso estar enganado, espero que alguém com experiência nisso possa nos esclarecer... hehehe
Fala, Soneca!
As ranhuras do farol normal ficam por dentro da lente. Eu vou polir por fora. Vou trocar o farol auxiliar da Natasha (lado esquerdo) que está "estourado" e, aí faço o teste. Vou fotografar o antes e o depois.
Abraços!

soneca_zzz
08/10/2008, 16:38
Achei que o que queria "alisar" essas ranhuras, não entendi o que pretende fazer... quer deixá-lo "liso" ou a lente está esbranquiçada e a lixa/polimento recuperaria?

Sinceramente fiquei confuso agora... pensei no farol esbranquiçado pq aconteceu isso com uma S-10 que tínhamos, as lentes ficaram amareladas, muito estranho, acho que criou uma espécie de fungo... hehehe!

Raposo
08/10/2008, 16:44
Achei que o que queria "alisar" essas ranhuras, não entendi o que pretende fazer... quer deixá-lo "liso" ou a lente está esbranquiçada e a lixa/polimento recuperaria?

Sinceramente fiquei confuso agora... pensei no farol esbranquiçado pq aconteceu isso com uma S-10 que tínhamos, as lentes ficaram amareladas, muito estranho, acho que criou uma espécie de fungo... hehehe!
É isso. Farol esbranquiçado e até manchado. Acho que lixando e polindo dá para acabar com o tal do fungo. Sai mais em conta do que trocar os faróis.
Abraços.

soneca_zzz
08/10/2008, 16:56
Curti isso:

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/98-00-RANGER-CRYSTAL-CORNER-LIGHTS-FOR-HEADLIGHTS-NEW_W0QQcmdZViewItemQQ_trksidZp3286Q2em20Q2el1116Q QitemZ380034144303#ebayphotohosting (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/98-00-RANGER-CRYSTAL-CORNER-LIGHTS-FOR-HEADLIGHTS-NEW_W0QQcmdZViewItemQQ_trksidZp3286Q2em20Q2el1116Q QitemZ380034144303#ebayphotohosting)

Raposo
09/10/2008, 09:44
Curti isso:

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/98-00-RANGER-CRYSTAL-CORNER-LIGHTS-FOR-HEADLIGHTS-NEW_W0QQcmdZViewItemQQ_trksidZp3286Q2em20Q2el1116Q QitemZ380034144303#ebayphotohosting (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/98-00-RANGER-CRYSTAL-CORNER-LIGHTS-FOR-HEADLIGHTS-NEW_W0QQcmdZViewItemQQ_trksidZp3286Q2em20Q2el1116Q QitemZ380034144303#ebayphotohosting)
Essas eu achei a R$ 99,00 no ML.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-76568259-lanterna-pisca-altezza-cristal-ranger-98-04-_JM
O problema é o encaixe do soquete das lâmpadas, porque na Ranger anterior eu coloquei as lanternas brancas mas o encaixe era diferente. Tive que adaptar soquetes de Corcel II.
Mas são muito bonitas.
Abraços.

Carlos Jacomini
16/10/2008, 15:59
Já tentei polir, melhorou mas não resolveu. Se fizer direitinho não estraga o farol. Segue um passo a passo:

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Lixar as lentes com cuidado com lixa 1200 sempre molhando ela e o farol, dando uma maior atenção as areas mais afetadas e com cuidado para não comer a tinta dos para lamas e para choques.

Depois que você achar que ja foi o bastante eo farol estiver todo fosco, dar um polimento com massa Nº 2 de pintura, ate que você tire todo o fosco do farol, depois passe outra bucha tirando a cera como um polimento normal de pintura.

Caso ainda fique alguma coisa, repita o procedimento ate achar necessário.

Materiais:

- 1 lixa 1500
- 1/2 tampa de tubo de spray (desengripante, etc etc etc) de cera n°2
- 1 saquinho de algodão pra carro (100 ou 200g eu acho)
- 1/2 tampa de tubo de spray de granprix
- 1 pote de sorvete vazio com água limpa

Processo....

1 - corte a lixa no meio
2 - Divida o saco de algodão ao meio
(isso é pra vc não gastar mais que o necessário)

3 - corte as lixas em pedaços de 2,5 x 5cm
4 - isole ou tome cuidado com a lataria em torno do farol - abra o capô.

5 - lixe com pressão moderada e lixa molhada a superfície do farol, movimentos circulares e pequenos, use dois ou três dedos.

6 - mantenha sempre a lixa com água, molhe sempre ela no pote de sorvete (com água - não sorvete!)

7 - vá de um lado ao outro do farol, sempre molhando a lixa. Cada pedaço dá pra fazer uma ida e uma volta, depois disso pode jogar fora a lixa.

8 - Se estiver muito esburacado, use 3 lixas, vá e volte 3 vezes fazendo movimentos circulares, molhando sempre a lixa!

9 - depois disso, seque o farol com lenço de papel ou flanela e se assute ao ver ele todo fosco! É normal, isso não vai ficar assim...

10 - pegue um pedacinho pequeno de algodão (pegue um "xumaço" do tamanho de uma bolinha de gude grande - se vc nunca jogou, azar o seu!), passe na massa e com 2 dedos esfregue por todo o farol com movimentos circulares. Se faltar massa, busque mais no potinho...

11 - não espere secar porque ele não seca! hahaha, use um pedaço generoso de algodão (um "xumaço" do tamanho de um limão pra caipirinha - se vc nunca preparou uma, perdeu 10 pts no meu conceito!) e vá tirando a massa aos poucos, vire o algodão para absorver a massa, até o farol estar limpo, sem massa.

REPITA O PROCESSO DA MASSA POR MAIS 2 VEZES.

12 - analise se existe algum risco mais forte, se está embassado... aí aplique uma camada bemmm fininha de massa, tudo com algodão novo.

13 - limpe essa ultima camada e veja, se ainda ficou alguma marca forte, passe novamente outra camada fininha.

14 - com o farol quase legal, passe então cera granprix da latinha azul, esfregue com força moderada por todo o farol. Espere secar e repita o processo.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Peguei essa receita na internet há algum tempo.....é meio básica mas funciona....rsrs

Abraços

soneca_zzz
16/10/2008, 16:11
Carlos, a receita parece boa, mas só te pensar em arranhar sem querer a pintura e o trabalho que teria, penso em gastar uma grana e trocar tudo! hehehe

Sem contar que fiquei com vontade de tomar sorvete, caipirinha e jogar bolinha de gude...

Será que tem só a lente para vender? Apesar que, se trocar a lente, tem que vedar muuuito bem, pois já vi muito farol com infiltração de água devido a troca e vedação mal feita...

F. França
17/10/2008, 13:22
Hahahah
Galera, No Mercado Livre Acha Esses Farois Ai Por Um Preço Bem Mais Acessivel Mesmo Hein.

Agora Esse Lance De Tentar Polir E Tal, Tem Que Ter Nervos De Aço, Pode Dar Errado Hein...

Abraços Trilheiros!

Raposo
17/10/2008, 14:51
Já tentei polir, melhorou mas não resolveu. Se fizer direitinho não estraga o farol. Segue um passo a passo:

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Lixar as lentes com cuidado com lixa 1200 sempre molhando ela e o farol, dando uma maior atenção as areas mais afetadas e com cuidado para não comer a tinta dos para lamas e para choques.

Depois que você achar que ja foi o bastante eo farol estiver todo fosco, dar um polimento com massa Nº 2 de pintura, ate que você tire todo o fosco do farol, depois passe outra bucha tirando a cera como um polimento normal de pintura.

Caso ainda fique alguma coisa, repita o procedimento ate achar necessário.

Materiais:

- 1 lixa 1500
- 1/2 tampa de tubo de spray (desengripante, etc etc etc) de cera n°2
- 1 saquinho de algodão pra carro (100 ou 200g eu acho)
- 1/2 tampa de tubo de spray de granprix
- 1 pote de sorvete vazio com água limpa

Processo....

1 - corte a lixa no meio
2 - Divida o saco de algodão ao meio
(isso é pra vc não gastar mais que o necessário)

3 - corte as lixas em pedaços de 2,5 x 5cm
4 - isole ou tome cuidado com a lataria em torno do farol - abra o capô.

5 - lixe com pressão moderada e lixa molhada a superfície do farol, movimentos circulares e pequenos, use dois ou três dedos.

6 - mantenha sempre a lixa com água, molhe sempre ela no pote de sorvete (com água - não sorvete!)

7 - vá de um lado ao outro do farol, sempre molhando a lixa. Cada pedaço dá pra fazer uma ida e uma volta, depois disso pode jogar fora a lixa.

8 - Se estiver muito esburacado, use 3 lixas, vá e volte 3 vezes fazendo movimentos circulares, molhando sempre a lixa!

9 - depois disso, seque o farol com lenço de papel ou flanela e se assute ao ver ele todo fosco! É normal, isso não vai ficar assim...

10 - pegue um pedacinho pequeno de algodão (pegue um "xumaço" do tamanho de uma bolinha de gude grande - se vc nunca jogou, azar o seu!), passe na massa e com 2 dedos esfregue por todo o farol com movimentos circulares. Se faltar massa, busque mais no potinho...

11 - não espere secar porque ele não seca! hahaha, use um pedaço generoso de algodão (um "xumaço" do tamanho de um limão pra caipirinha - se vc nunca preparou uma, perdeu 10 pts no meu conceito!) e vá tirando a massa aos poucos, vire o algodão para absorver a massa, até o farol estar limpo, sem massa.

REPITA O PROCESSO DA MASSA POR MAIS 2 VEZES.

12 - analise se existe algum risco mais forte, se está embassado... aí aplique uma camada bemmm fininha de massa, tudo com algodão novo.

13 - limpe essa ultima camada e veja, se ainda ficou alguma marca forte, passe novamente outra camada fininha.

14 - com o farol quase legal, passe então cera granprix da latinha azul, esfregue com força moderada por todo o farol. Espere secar e repita o processo.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Peguei essa receita na internet há algum tempo.....é meio básica mas funciona....rsrs

Abraços
Professor Carlos!
Parabéns pela "aula".
Só estou pensando quantas latinhas vou ter que derrubar para polir os dois faróis. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Obrigado pela dica.

Carlos Jacomini
17/10/2008, 15:22
Eu fiz na minha. Foi uma tarde de paciencia e o resultado ficou médio. Quanto a troca de lentes, em Curitiba tem um pessoal que faz. Vou dar uma olhada no preço, depois posto. Mas como foi dito, é preciso tomar muito cuidado com o serviço, senão vai ficar mais caro....

Abraços

Pequeno jr
18/10/2008, 10:54
DEpois de tanto ler .... desisti o lance de polir

Achei uma epoca atrás um pessoal aqui no DF que recuperava os farois. Os meus já estao mais da metade esbranquiçados e por isso, cada vez mais o meu farol ilumina menos.

Pensei em trocar apenas a lente, mas vendo um pouco o restante do conjunto otico, acho que a parte cromada do meu tbm já não esta lá essas coisas. Se trocar só a lente acho que melhora na casa de 10 e 20%, ou seja, gastar grana atoa.

Vcs postaram alguns links de farois paralelos por R$ 460,00 o par. Esse é quase o preço de apenas 1 deles original Cibie. O local mais em conta que achei foi por R$ 380,00 cada.

Gastar essa grana tda num farol tbm não to afim ... por isso ... to mais indeciso do que no dia que tive quer falar o SIM !!!!! rs !!!

vitorvitor
29/11/2012, 09:23
Bom dia pessoal! Sou novo aqui no fórum e no mundo dos "carros grandinhos".

Abri uma empresa de construção civil, e estou precisando trocar meu carro em um modelo mais funcional. Pensei em Strada, Saveiro ou Montana, mas estou querendo pick-up maior, com maior robustez e que encare melhor algumas obras no interior (estradas de chão).
Naturalmente a pick-up vai andar carregada a maioria das vezes durante o dia (economiza um frete danado).

Preciso de duas, uma pra mim outro pro meu sócio...
Eu tenho a verba de R$21.000,00 pra comprar a viatura, já ele tem R$29.000,00.

Eu vi alguns anúncios...

S10 2001/2001 2.4 8v Gasolina 4x2 CS 190.000km por R$20.900,00

S10 2001/2001 2.4 8v Gasolina 4x2 CS 275.000km por R$19.900,00

Ranger XL 1999/2000 2.5 8v Gasolina 4x2 CS 98.000km por R$21.900,00

Ranger XL 2000/2000 2.5 8v Diesel 4x2 CS 250.000km por R$19.000,00

Como não conheço nada desse mundo, gostaria de saber a opinião de vocês... sobre consumo, manutenção, tração 4x2, itens a serem observados na compra. As opções acima estão boas?

Meu sócio está olhando Ranger CS 4x2 2006 pra cima, de até R$29.000,00...

Desde já agradeço pela ajuda!

Neto Morruga
06/12/2012, 09:25
já vi V6 fazer menos que 4cc principalmente na estrada, essas media que as montadoras colocam nos sites de vendas são da potência ideal de trabalho do motor, como na maioria das vezes o terreno, vento e bla bla bla não deixam o motor trabalhar na potencia ideal para menor consumo logo vemos 6 canecos bebendo menos q 4cc.

Ressucitando o tópico,cara onde você viu V6 gastar menos que 4cc.
Isso não existe,o consumo da v6 é bem maior vide sua potencia ante as 4cc.
Pra uma 4cc beber igual v6 só se tiver muito desregulada,isso não existe.
uma v6 no máximo que conseguira é 7km/l a 7,5km/l.
Mas que isso só acredito vendo.
Agora que a v6 e muito mais forte que a 4cc isto é sem duvida,lembrando que estou falando de gasolina e ja tive as duas.

EvandroSTM
09/07/2015, 14:05
Em minha cidade tem uma a gasolina 98 8 velascom 40.000 km parada a 6 anos, gostaria de ressuscita-la, mas com carburador e ignição eletronica, alguem sabe se isto eh possivel e quais as pças que precisaria?

Edintruder
09/07/2015, 20:25
Para usar com 8 velas somente mantendo o sistema de injeção eletrônica original.
Podes colocar o carburador e manter o sistema de ignição ligada pela própria injeção eletrônica. Basta tirar os bicos e corpo de borboletas. Vai andar com a luz da injeção sempre acesa mas funcionará.

eduardojr1416
06/07/2017, 00:11
Amigo, estou interessado em comprar uma XL 2.5 cs 2001.. estão vendendo por 16 mil... pneus bom.. morto feito a pouco tempo.. ela só ta com painel parado.. acho que é fusivel..?? Estou comprando pra andar na roça.. acha que compensa??? O consumo?????

paulorl
06/07/2017, 07:40
Amigo, estou interessado em comprar uma XL 2.5 cs 2001.. estão vendendo por 16 mil... pneus bom.. morto feito a pouco tempo.. ela só ta com painel parado.. acho que é fusivel..?? Estou comprando pra andar na roça.. acha que compensa??? O consumo?????

Eu tive uma 2.5 1998, cabine simples também. É um puta carro, não tive nem um único problema com ela, porém o consumo da minha não passava dos 7km/l, mesmo sendo 4 cilindros... Ficava mais na casa dos 6km/l, mas ocasionalmente chegava nos 7.

paulorl
06/07/2017, 07:42
Acrescentando, também tive uma 2.3 2008 cabine dupla, 4 cilindros também, e esta por incrível que pareça o consumo ficava na casa dos 10km/l, se chegava perto dos 9 eu estranhava, sempre era entre 9 e 10. Não sei se houve muita alteração do 2.5 para o 2.3, mas o fato é que essas foram as minhas medições!

csadelson
06/07/2017, 21:25
A minha é 2.3 CD e se eu andar até 100 km/h vai ficar na média de 9,6 km/l. Nunca consegui fazer média melhor que essa. Se passar para 120 km/h, a média cai para 8,5 km/l.

VITOR PIMENTEL
01/02/2018, 11:59
fala galera, quero pegar uma Ranger 98/98 2.8 4cc gasolina, o que preciso saber sobre ela antes de comprar? quero colher o máximo de informações;